Sunteți pe pagina 1din 10

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CBMDF

SELEO INTERNA CURSO DE FORMAO DE CABOS (Aplicao: 14/10/2001)


Nas questes de 1 a 50, marque, em cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando. Na Folha de Respostas, a marcao na coluna SR facultativa e no contar para efeito de avaliao; servir somente para caracterizar que o candidato desconhece a resposta correta. Use a Folha de Rascunho para as devidas marcaes e, posteriormente, a Folha de Respostas.

LNGUA PORTUGUESA
Texto LP-I questes de 1 a 3
QUESTO 2

Sensatez e dilogo para resolver conflitos


1

Ainda com base no texto LP-I, assinale a opo em que a correlao pronome/referente est incorreta.

10

13

16

19

22

Apesar dos ndices assustadores da violncia e do sensacionalismo dos meios de informao, os brasilienses tm conscincia de que a paz, a sensatez e o dilogo ainda so as melhores formas de se resolverem conflitos. Isso foi constatado em pesquisa iniciada h dois anos, pelo Departamento de Sociologia da UnB, que aplicou 625 questionrios aos moradores do Plano Piloto, do Park-Way, dos lagos e das cidades-satlites. A pesquisa intitulada As Representaes Sociais da Violncia no DF, segundo sua coordenadora, professora Maria Stela Grossi Porto, revelou um tipo de evoluo, um despertar da sociedade para o problema. Os resultados obtidos at agora mostram, segundo ela, um progresso em termos do processo de civilizao. Porm, Maria Stela faz uma ressalva: Percebemos, pelas respostas, que h uma recusa violncia, mas tambm detectamos a ambigidade das reaes, em uma proporo bastante significativa, com destaque para a idia de que, para me defender, ou para defender os que me so prximos, ento o uso da violncia vlido. A segurana privada um fator que pode aumentar a violncia, revelou ainda a pesquisa. Para Maria Stela, a proliferao da privatizao da segurana confunde o que pblico e o que privado. Um segurana particular defende interesses particulares, que podem se opor aos da comunidade. Isso eu considero um retrocesso.
Mrcio Varella. A banalizao da violncia. In: UnB Revista, ano I, n. 2, abril/maio/junho/2001, p. 106 (com adaptaes).

A Isso ( .5) As idias contidas no primeiro pargrafo do texto B que ( .6) Departamento de Sociologia da UnB ( .6) C sua ( .9) da pesquisa intitulada As Representaes Sociais da Violncia no DF ( .8-9) D ela ( .11) a pesquisa intitulada As Representaes Sociais da Violncia no DF( .8-9) E que ( .21) interesses particulares ( .21)
QUESTO 3

Acarretaria erro gramatical ao texto LP-I a substituio do trecho

A Apesar (...) violncia ( .1) por Apesar de os ndices assustadores da violncia. B os brasilienses (...) conflitos ( .2-4) por os brasilienses tm conscincia de que as melhores formas de se resolverem conflitos ainda so a

QUESTO 1

Com base nas idias do texto LP-I, assinale a opo correta. A De acordo com os meios de informao, a paz, a sensatez e o dilogo ainda so as melhores formas de se resolverem conflitos. B O Departamento de Sociologia da UnB j realizou 625 pesquisas acerca da violncia no Distrito Federal (DF). C A pesquisa realizada pela professora Maria Stela revelou que os habitantes do DF esto cada vez mais violentos. D Segundo as pessoas entrevistadas, nenhuma situao justifica o emprego da violncia. E A pesquisadora v o conflito entre os interesses da segurana privada e os da comunidade como um retrocesso no processo civilizatrio.

paz, a sensatez e o dilogo. C Isso (...) dois anos ( .5) por Constatou-se isso em pesquisa iniciada h dois anos. D Porm (...) ressalva ( .12-13) por Maria Stela faz, porm, uma ressalva. E A segurana (...) pesquisa ( .18-19) por Revelou, ainda, a pesquisa que a segurana privada um fator que pode aumentar a violncia.

UnB / CESPE CBMDF Curso de Formao de Cabos 1 / 10

Seleo Interna (Aplicao: 14/10/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

Texto LP-II questes 4 e 5

Texto LP-III questes 6 e 7

Esmeralda, a jovem que no danou na rua


1

Os seis nos
1

10

13

16

19

22

25

A moa se chama Esmeralda Ortiz, e o livro, que leva seu nome, tem como subttulo Por Que no Dancei. Trata-se de uma saga que condensa e simboliza a tragdia de uma gerao que j se d como perdida aquela que o pas no consegue retirar das ruas, salvar da criminalidade, livrar das drogas e preparar para fazer parte da construo de seu futuro. A histria deveria ser leitura obrigatria de autoridades, educadores, empresrios e sobretudo polticos. Vivendo na rua desde os oito anos de idade, furtando, cheirando cola e fumando crack, maltratada, estuprada, com dezenas de entradas na FEBEM, Esmeralda se salvou, ou est se salvando, graas principalmente a sua vontade, mas tambm a uma espcie de arrasto do bem, uma santa conspirao de voluntrios que se dedicam annima e heroicamente a ajudar os outros por nada, ou melhor, por tudo: por solidariedade. No caso de Esmeralda, a lista longa, comeando pelo Projeto Travessia, com seus educadores de rua, passando por terapeutas e professores e chegando at um jornalista. Sintomaticamente, no aparece nenhum poltico. Com inato talento para a expresso escrita e falada, Esmeralda quer estudar, entrar para uma faculdade (quero mexer nas minhas aflies), quer em suma construir seu futuro. No dia em que falou no Mditerrane, a platia, comovida, ouviu tudo isso resumido em um primor de contundente sntese: No quero cafetinizar o meu passado.
Zuenir Ventura. poca, 17/9/2001, p. 115 (com adaptaes).

10

13

O minicurso preparado pela psicloga Marilda Lipp, do Centro Psicolgico de Controle do Estresse, d um roteiro bsico do que no fazer no instante do assalto. NO ameace sair correndo nem esboce reao de fuga. Nada, a no ser seguir as instrues do bandido, vai ajud-lo naquele momento. NO faa gestos abruptos. Se tem planos de se mexer, pea permisso. NO tire o cinto de segurana nem toque no freio de mo. NO oferea o que no lhe foi pedido. Espere que o bandido diga o que quer e entregue apenas aquilo. NO chore nem ouse fazer ameaa de retaliao no futuro. NO encare o assaltante olhos nos olhos.
Maurcio Oliveira. Veja. 20/12/2000, p. 120 (com adaptaes).

QUESTO 6

De acordo com as idias do texto LP-III, assinale a opo incorreta. A Ao dizer vtima em potencial o que no fazer no momento de um assalto, a psicloga Marilda Lipp est, em verdade, dizendo-lhe o que fazer. B Os seis nos do roteiro bsico da psicloga Marilda Lipp visam deixar o assaltante mais seguro de seus atos, evitando, assim, que ele aja nervosa e irrefletidamente em relao vtima. C Oferecer ao assaltante mais do que ele pede uma garantia de que ele ser generoso com a vtima e poupar-lhe- a vida. D No ameaar o assaltante com retaliao nem encar-lo olhos nos olhos so atitudes que podem poupar a vida da vtima, j que ele ter menos receio de ser reconhecido e punido no futuro. E Os indivduos que seguirem risca as regras do roteiro bsico da psicloga Marilda Lipp tero uma maior chance de sair fisicamente ilesos de um assalto.
QUESTO 7

QUESTO 4

Em relao ao contedo do texto LP-II, assinale a opo correta. A O livro Esmeralda Ortiz: Por Que no Dancei foi escrito depois que Esmeralda ingressou na faculdade. B Esmeralda Ortiz: Por Que no Dancei aborda o drama individual da personagem central, no tendo, portanto, interesse social. C Esmeralda Ortiz saiu da marginalidade graas a seus prprios esforos mas tambm ajuda que recebeu dos educadores do Projeto Travessia e de um grupo de voluntrios annimos. D Terapeutas, professores, polticos e um jornalista colaboraram na recuperao de Esmeralda Ortiz. E Apesar de sua dificuldade para expressar-se oralmente, Esmeralda Ortiz conseguiu comover a platia que foi ouvi-la no Club Mditerrane.
QUESTO 5

Com relao ao emprego de palavras e expresses no texto LP-III, assinale a opo correta. A No ttulo, o vocbulo nos um advrbio de negao. B A primeira regra do roteiro bsico pode, sem se incorrer em erro, ser assim repontuada: NO ameace sair correndo nem esboce reao de fuga; nada, a no ser seguir as instrues do bandido vai ajud-lo naquele momento. C O pronome lo ( .6) tem como referente o virtual assaltante. D Uma nica regra orienta a colocao do acento grfico nos vocbulos d, bsico e ajud-lo. E Reescrita na segunda pessoa do singular, a quarta regra do roteiro bsico fica assim redigida: NO ofereas o que no te foi pedido. Espera que o bandido diga o que quer e entrega apenas aquilo.

Ainda com base no texto LP-II, assinale a opo incorreta. A No ttulo do texto, a forma verbal danou usada em sentido figurado. B Na linha 2, o subttulo do livro pode ser corretamente grafado Porque no dancei, sem alterao de sentido. C Na linha 12, um acento grave indicativo de crase pode ser colocado no a da expresso a sua vontade, sem que se incorra em erro. D Na linha 15, a expresso ou melhor pode ser substituda por isto , sem que ocorra alterao de sentido. E A orao que aparece entre aspas no final do texto reproduz um trecho da fala de Esmeralda Ortiz.

UnB / CESPE CBMDF Curso de Formao de Cabos 2 / 10

Seleo Interna (Aplicao: 14/10/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

Texto LP-IV questes de 8 a 10

Ecologia
1

HISTRIA DO BRASIL E DO DISTRITO FEDERAL


QUESTO 11

10

13

16

19

Um estudo do Instituto de Pesquisa Ambiental (IPAM) e da Universidade Federal do Par (UFPA), financiado pelo Banco Mundial (BIRD) com recursos do G-7, revelou que de 7.000 a 10.000 km de Floresta Amaznica queimam a cada ano sem que os incndios sejam captados por satlites. Como as copas das rvores permanecem verdes enquanto a mata pega fogo, a rea aparece como intacta. Esse tipo de queimada ocorre porque o corte seletivo de madeira abre fendas na mata atravs das quais os raios solares penetram at chegar ao cho coberto de folhas secas e restos florestais de alta combusto. Segundo um relatrio da Fundao SOS Mata Atlntica, a cobertura vegetal desse tipo est reduzida a apenas 7% da rea original e prxima da extino. S entre 1990 e 1995, a floresta perdeu mais de oito milhes de hectares. O Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar entre os estados mais desmatados, com cerca de 140.000 hectares derrubados em cinco anos. Um dos resultados desse desmatamento foi a ameaa a algumas espcies de animais. Uma lista elaborada por pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) mencionou 257 espcies ameaadas de extino, entre elas a ona-pintada, o mico-leo-dourado, o mono-carvoeiro e a preguia-de-coleira.
Livro do ano 1999. So Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1999, p. 216 (com adaptaes).

O descobrimento e a colonizao do Brasil resultaram do movimento expansionista europeu nos tempos modernos, marcando a arrancada para a formao do sistema capitalista que ainda hoje vigora. Assinale a opo correta acerca dessa poca da histria do Brasil. A O sistema de capitanias hereditrias vigorou at meados do sculo XVIII e alcanou sucesso, na medida em que houve uma transferncia significativa de portugueses para a Colnia. B O rei D. Joo VI foi o responsvel direto pelo processo expansionista portugus e pela adoo da poltica colonialista. C As prticas de monoplio, escravismo e latifndio asseguraram a transferncia de riquezas coloniais brasileiras para a Metrpole portuguesa. D A transferncia de jesutas para o Brasil vinculou-se inteno portuguesa de expandir suas fronteiras no sul e no centro-oeste da Colnia. E O ciclo da economia mineradora foi de longa durao e propiciou aos colonizadores grandes somas de riqueza, principalmente porque eles dispunham de tcnicas apropriadas para a extrao do metal em profundidade.
QUESTO 12

QUESTO 8

Considerando as idias do texto LP-IV, assinale a opo correta. A A preservao da Floresta Amaznica interessa apenas ao governo e ao povo brasileiros. B Os recursos tecnolgicos atuais permitem que todos os incndios ocorridos na Amaznia sejam captados pelos satlites. C Todos os incndios ocorridos na Floresta Amaznica tm sido iniciados pelo homem. D Ao longo dos anos, a Mata Atlntica perdeu 93% de sua extenso original. E O estado em que a Mata Atlntica tem sido mais bem preservada o Rio de Janeiro.
QUESTO 9

Muitos episdios ocorreram no Brasil ao longo do sculo XIX, podendo-se citar, entre eles, a emancipao poltica da Colnia e a Proclamao da Repblica. Com respeito a esse perodo da histria do Brasil, assinale a opo correta. A Romper os laos de dependncia com Portugal significou uma transformao radical das estruturas econmicas, sociais e polticas no Brasil. B Durante o perodo regencial (1831-1840), ocorreram diversos movimentos de rebeldia que anteciparam a coroao de D. Pedro II. C Ao derrotar a Trplice Aliana, o Paraguai conseguiu controlar a rota de comrcio que se estendia dos Andes ao esturio do rio da Prata. D A Abolio da Escravatura teve o apoio de todos os segmentos sociais, porque o Brasil j dispunha de um contingente considervel de trabalhadores imigrantes. E A Proclamao da Repblica foi o resultado de um movimento popular desencadeado e liderado pela classe D 4. E 5. mdia urbana.

Haver alterao nas relaes de significao do texto LP-IV caso se substitua A B C D E recursos ( .3) por verba. seletivo ( .7) por aleatrio. fendas ( .8) por brechas. coberto ( .9) por forrado. da extino ( .13) por do extermnio.

QUESTO 10

Com relao ao emprego e grafia de palavras no texto LP-IV, julgue os itens seguintes. I II III IV V Por extenso, a rea 10.000 km deve ser assim grafada: dez mil kilmetros quadrados. Do ponto de vista silbico, os vocbulos a seguir esto todos corretamente divididos: en-quan-to, der-ru-ba-dos, des-ma-tamen-to e ex-tin-o. O vocbulo intacta pode ser grafado como intata, sem que se incorra em erro. O plural da palavra composta ona-pintada onas-pintadas. As abreviaturas que aparecem entre parnteses no texto so chamadas siglas.

A quantidade de itens certos igual a A 1. B 2. C 3.

UnB / CESPE CBMDF Curso de Formao de Cabos 3 / 10

Seleo Interna (Aplicao: 14/10/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 13

O sculo XX foi cenrio de grandes mudanas em todo o planeta. O Brasil ora se beneficiou, ora sofreu restries em decorrncia desses movimentos. Com relao histria do Brasil no perodo citado, assinale a opo correta. A A implantao de Braslia favoreceu a integrao econmica das regies Norte e Centro-Oeste ao setor mais industrializado do pas, o Sudeste. B Durante a Segunda Guerra Mundial, a indstria passou por uma recesso devido reduo dos financiamentos externos e concorrncia norte-americana. C No final da dcada de 70, os partidos polticos foram colocados na ilegalidade, devido aos movimentos terroristas que se espalharam pelo interior do pas. D No governo Collor de Mello, os dirigentes da poltica econmica priorizaram a defesa do mercado interno e, para atingir esse objetivo, elevaram as taxas de importao. E Em 1994, pela primeira vez, um partido poltico de esquerda conseguiu vencer as eleies para a Presidncia da Repblica.
QUESTO 14

GEOGRAFIA DO DISTRITO FEDERAL


QUESTO 16

Localizado no interior do pas, na regio Centro-Oeste, o DF abriga a capital do Brasil, cuja criao foi um marco histrico do pas. Acerca da criao e da evoluo da capital brasileira, no contexto histrico da regio Centro-Oeste, assinale a opo incorreta.

A Alm de pouco povoada na poca da criao de Braslia, a regio Centro-Oeste apresentava uma pequena rede de estradas, o que dificultou a implantao da capital. B A localizao da nova capital brasileira foi escolhida por ser o centro geogrfico da Amrica do Sul. C A construo de Braslia obedeceu a um planejamento urbano que no previa um crescimento populacional to acelerado quanto ela hoje apresenta. D O fluxo de trabalhadores empregados na construo da nova capital contribuiu para o surgimento de algumas cidades-satlites do DF. E Observadas as ressalvas legais, o DF goza de autonomia

Acerca dos traos principais da evoluo poltica do Brasil, dos governos militares Nova Repblica, assinale a opo correta. A A chegada dos militares ao poder em 1964 ocorreu sem o apoio de setores civis. B O processo de redemocratizao foi iniciado no interior do regime, conduzido pelos prprios militares, sem a participao das novas foras sociais e polticas ps-1964. C A convocao da Constituinte de 1988 foi realizada devido a presses dos Estados Unidos da Amrica (EUA). D A chamada Nova Repblica foi uma transio poltica na qual colaboradores polticos do regime militar ainda permaneceram em cena. E A Constituio brasileira que emanou da Constituinte de 1988 permanece intacta, mais de uma dcada depois de promulgada.
QUESTO 15

nos planos poltico e administrativo.


QUESTO 17

O DF est dividido em regies administrativas (RAs), importantes no planejamento e na gesto de seu territrio. Assinale a opo correta quanto aos aspectos

socioeconmicos e polticos que caracterizam as RAs.

A Na RA de Braslia, localizam-se as sedes dos governos da Unio e do DF. B Implantado recentemente, o setor de indstrias de Ceilndia j se destaca como importante plo industrial

A chamada Revoluo de 1930 A modificou muito pouco a organizao poltica da Repblica Velha. B foi responsvel pelo fim da influncia das idias monarquistas no seio das elites brasileiras. C trouxe para a vida poltica brasileira as prticas do coronelismo e do voto de cabresto. D levou ao poder as elites mineiras e paulistas. E permitiu que se iniciasse um novo modelo de ordenamento econmico e social no Brasil, cuja face , at hoje, atribuda a Getlio Vargas.

no Centro-Oeste. C A RA de Taguatinga concentra a maior parte da populao do DF. D O governo do DF tem seu limite de atuao restrito RA de Braslia. E O conjunto das RAs tambm abrange a denominada regio do Entorno, apesar de ela estar localizada fora dos limites territoriais do DF.

UnB / CESPE CBMDF Curso de Formao de Cabos 4 / 10

Seleo Interna (Aplicao: 14/10/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 18

Com o auxlio do mapa acima, assinale a opo correta.

A Em linha reta, a cidade-satlite mais distante do Plano Piloto Sobradinho. B Ao sul do DF, encontra-se a represa do Descoberto, importante fonte de gua para o abastecimento da sua populao. C As guas do rio So Bartolomeu contribuem para a formao do lago Parano. D O paralelo de 15 30 representa o limite oeste do DF. E O rio Preto serve de limite leste do DF com os estados de Gois e Minas Gerais.
QUESTO 19 QUESTO 20

Com relao aos incndios na vegetao do DF, h muitas implicaes ligadas qualidade ambiental. Acerca desse assunto, assinale a opo incorreta.

O DF e a regio do seu Entorno tm experimentado um grande crescimento populacional. Novas reas e novos assentamentos tm surgido e se consolidado nos ltimos anos, atestando um veloz processo de expanso urbana. Com respeito s conseqncias do aumento populacional nessa regio, assinale a opo correta.

A Os incndios intensificam-se durante o vero, perodo mais quente do ano, quando a vegetao mais suscetvel queima. B A perda da vegetao natural por incndios provocados representa uma forma de destruio da rica biodiversidade do cerrado. C Durante as queimadas, grandes quantidades de cinzas so ambientais existentes atualmente no DF. depositadas sobre o solo do DF. Com a chegada das chuvas, esse material pode ser levado para os crregos, aumentando a turbidez e, assim, prejudicando a qualidade da gua. D Sem a proteo natural da vegetao, o solo torna-se mais sujeito eroso, tendo como conseqncia o assoreamento de rios. E A fumaa provocada pela queima da vegetao tambm uma fonte de poluio atmosfrica. D Os ncleos populacionais do DF seguem a tendncia das grandes cidades brasileiras, apresentando problemas aliados ao seu crescimento, como as invases de reas para moradias, o subemprego e a violncia. E A disponibilizao de servios populao, como, por exemplo, abastecimento de gua, saneamento, limpeza urbana e sade pblica, tem acompanhado, sem grandes defasagens, o ritmo de crescimento populacional, o que proporciona uma excelente qualidade de vida nas diversas reas do DF. A Pode-se apontar o crescimento vegetativo da populao como nico fator gerador do aumento populacional verificado nesses ltimos anos. B Diante do processo de expanso urbana mencionado, desapareceu a atividade de produo agropecuria no DF. C O crescimento industrial o principal causador dos desequilbrios

UnB / CESPE CBMDF Curso de Formao de Cabos 5 / 10

Seleo Interna (Aplicao: 14/10/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

MATEMTICA
QUESTO 21

RASCUNHO

O corpo de bombeiros de determinada cidade, em um ano, prestou assistncia a diversas vtimas de acidentes. Entre essas vtimas, sofreu queimaduras, sofreu intoxicao e sofreu, simultaneamente, queimaduras e intoxicao. Do

total de vtimas assistidas, a frao que representa a quantidade de pessoas que no sofreram queimaduras nem intoxicao igual a A . B . C . D . E .

QUESTO 22

O custo anual para proteo contra incndios (CAPI), em milhes de dlares, no perodo de 1995 a 1997, em determinado pas, est mostrado na tabela abaixo.
1995 24,7 1996 27,4 1997 29,8

Com base nessas informaes, julgue os itens a seguir. I De 1996 para 1997, o aumento do CAPI foi superior a 10%. II Se uma quantia igual ao CAPI de 1995 fosse investida a uma taxa de juros simples de 2,5% ao ms, por seis meses, o montante final obtido nesse investimento seria superior ao CAPI de 1996. III Se uma quantia igual ao CAPI de 1995 fosse investida a uma taxa de juros compostos de 3% ao ms, por quatro meses, o montante final obtido nesse investimento seria superior ao CAPI de 1997. IV Supondo que, a partir de 1997, o CAPI tivesse sido reajustado taxa anual de juros compostos de 10%, ento, em 2000, esse custo superaria 42 milhes de dlares. A quantidade de itens certos igual a A 0.
QUESTO 23

B 1.

C 2.

D 3.

E 4.

No combate a um incndio, foram utilizados 14 caminhes com capacidade de armazenar 6.000 litros de gua cada um. Se, para extinguir o mesmo incndio, houvesse apenas caminhes com capacidade para 4.000 litros de gua cada, ento teria sido necessria uma quantidade mnima de caminhes igual a A 18.
QUESTO 24

B 19.

C 20.

D 21.

E 22.

Uma empresa repartiu um bnus de R$ 1.800,00 entre trs empregados, de forma diretamente proporcional aos tempos de servio de cada um, que so iguais a 10, 6 e 4 anos. Nessas condies, o empregado mais antigo foi bonificado com uma quantia A B C D E inferior a R$ 700,00. superior a R$ 700,00 e inferior a R$ 750,00. superior a R$ 750,00 e inferior a R$ 800,00. superior a R$ 800,00 e inferior a R$ 850,00. superior a R$ 850,00.

QUESTO 25

Um dos agentes extintores de incndio mais utilizados o p qumico seco (PQS). Uma companhia produziu uma grande quantidade de PQS em trs etapas: na primeira etapa, da quantidade total; na segunda, 40% do total; na terceira e ltima etapa, foram produzidos 326,7 kg. Nessas condies, a quantidade total de PQS produzida pela empresa foi igual a A 1.633,5 kg. B 1.698,7 kg. C 1.720,2 kg. D 1.795,3 kg. E 1.836,4 kg.

UnB / CESPE CBMDF Curso de Formao de Cabos 6 / 10

Seleo Interna (Aplicao: 14/10/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

ATUALIDADES
QUESTO 26 QUESTO 29

Julgue os itens abaixo com referncia realidade poltica atual. No Brasil, desde o mandato presidencial de Jos Sarney, os partidos polticos de esquerda tm obtido maioria no Congresso Nacional. II O nazismo, na condio de ideologia poltica, tem sobrevivido ao orientar grupos radicais at mesmo fora dos limites geogrficos da Alemanha. III Desde o ano passado, todos os pases passaram a integrar a Organizao das Naes Unidas (ONU), embora ela seja presidida, desde 1990, por representantes polticos dos pases latino-americanos. IV Aps a libertao de Nelson Mandela, a frica do Sul vem desenvolvendo um processo de redemocratizao que incluiu a participao poltica da populao negra. Esto certos apenas os itens A I e II. B I e III.
QUESTO 27

O processo de globalizao iniciou-se com a criao de empresas multinacionais, sendo hoje uma realidade que atinge a todos, nas inmeras dimenses da sociedade. Com referncia a esse processo, assinale a opo correta. A Alguns pases asiticos desenvolveram um processo acelerado de industrializao, sendo exemplo desse fenmeno o Japo, que hoje representa a segunda maior economia mundial. B Devido robotizao na produo, os pases industrializados dispensaram a fora de trabalho dos imigrantes africanos e asiticos. C A globalizao efetivou-se no plano econmico, sem ter interferido no processo cultural da sociedade. D Os EUA atrasaram-se no processo de globalizao porque consumiram muitos recursos na guerra do Vietn. E Ao se descomprometer dos organismos financeiros internacionais, a Amrica Latina conseguiu um espao ampliado no processo de globalizao.
QUESTO 30

C II e III. D II e IV.

E III e IV.

Entre clculos de consumo, sobretaxas e governantes que se dizem surpresos, o brasileiro vai-se acostumando a acender velas, subir escadas e tomar banho frio. Lembra os tempos de D. Pedro II, h pouco mais de 100 anos, quando a luz eltrica chegou a essas bandas.
Galileu, jul./2001, p. 25 (com adaptaes).

Em relao ao tema do texto acima, assinale a opo correta. A O texto refere-se recente crise brasileira que ficou conhecida como apago, mas que, felizmente, j foi superada graas ao atingimento das metas de economia de energia determinadas pelo governo. B Se o Brasil possusse usinas termonucleares, certamente no enfrentaria crises de energia eltrica como as que tm ocorrido nas ltimas dcadas. C A devastao de florestas, o assoreamento dos rios e a escassez de chuvas contriburam para a crise energtica que se vive no Brasil. D Devido precauo com o vazamento de gases letais, os pases europeus desativaram todas as suas usinas termonucleares. E O monoplio de petrleo pelos povos rabes, desde a segunda metade do sculo XIX, inviabilizou, no Brasil, a construo de usinas eltricas acionadas por derivados desse combustvel.
QUESTO 28

Surpresa e desapontamento so normais, mas no devem ocorrer no momento da demisso. Nunca. No me recordo de uma nica ocasio em que a pessoa demitida por mim se sentiu chocada ou atraioada na ltima conversa, quando a situao j era irreversvel.
Jack Welch. Veja, 12/9/2001 (com adaptaes).

A respeito da situao atual de trabalho no mundo, julgue os seguintes itens. I Tem ocorrido demisso no Brasil quando se verifica uma queda no nvel de exportao, com a conseqente reduo de produo pelas empresas. As correntes migratrias no mundo devem-se, em boa parte, s melhores condies de trabalho e de remunerao ofertadas pelos pases industrializados. A atualizao profissional de mo-de-obra tornou-se desnecessria, haja vista a implementao, em escala mundial, de produo computadorizada. A situao de desemprego em massa vivida pela populao do Afeganisto a causa do atentado terrorista sofrido pelos EUA em 11 de setembro deste ano. O Plano Real, implementado em 1994, conseguiu reduzir drasticamente a desigualdade econmica no Brasil, reduzindo a taxa de desemprego a menos de 1% da populao economicamente ativa.

A princpio, a idia de uma lngua nica parece sedutora. Todos se entenderiam, no haveria distores do pensamento. Pelo menos, a mensagem subjacente histria descrita no Antigo Testamento. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. A Por ter sido colonizado por uma nica cultura, e de lngua portuguesa, o Brasil no tem nenhuma diversidade lingstica. B No Brasil, as empresas privadas no se beneficiaram com a indstria da informao (telefone, telgrafo, televiso) porque esses ramos da economia so monoplio do Estado. C O DDD, o DDI e a televiso a cabo no alteraram os hbitos da sociedade brasileira porque so acionados mediante pagamento pelos usurios, sendo acessveis apenas a uma parcela muito pequena da populao. D Com a Internet, dificultou-se ainda mais a expectativa de uma lngua nica, a comunicao globalizada, j que s possvel participar desse sistema de comunicao com o dispndio de grandes recursos financeiros. E Atualmente, a influncia e a expanso de um idioma esto proporcionalmente vinculadas importncia econmica do pas onde ele falado.

II

III

IV

A quantidade de itens certos igual a A 1. B 2. C 3. D 4. E 5.

UnB / CESPE CBMDF Curso de Formao de Cabos 7 / 10

Seleo Interna (Aplicao: 14/10/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS
QUESTO 31 QUESTO 35

Julgue os itens subseqentes, relativos a ns utilizados nas aes de salvamento. I II III IV V O n de ramo e o n de pinha so da famlia dos ns confeccionados nas extremidades de um cabo. Escota singelo e volta da ribeira so ns que fixam cabos. Coado e catau so ns usados para encurtar ou reforar um cabo. Balso do calafate e lais de guia pertencem ao conjunto de ns que formam alas e assentos. Volta singela e escota singelo so ns usados para emendar cabos.

Em um acidente automobilstico, uma pessoa ficou presa entre a coluna de direo e a poltrona do veculo. Para a retirada da vtima, a equipe de salvamento decidiu utilizar os jogos de correntes do modelo KSS 8/35, adaptados na ferramenta combinada LKS 35 do equipamento LUKAS. Nessa situao, no recomendvel A introduzir a ponta do gancho no elo da corrente. B utilizar os dispositivos de engate exclusivamente para os ajustes das correntes. C utilizar jogos de correntes em boas condies de uso. D ancorar uma das correntes em um ponto fixo e a outra no ponto a ser tracionado. E ligar as correntes aos dispositivos de engate, dando a tenso adequada.
QUESTO 36

Esto certos apenas os itens A I e III. B I e IV.


QUESTO 32

C II e IV. D II e V.

E III e V.

Quanto preveno de acidentes no uso de motosserras, assinale a opo incorreta. A Deve-se dar o arranque com a motosserra sempre apoiada sobre uma superfcie plana. B Ao deslocar-se ladeira acima, o sabre deve apontar para frente; ao deslocar-se ladeira abaixo, o sabre deve apontar para trs. C Antes de iniciar o corte de abate, deve-se cuidar para que a rvore a ser derrubada no ponha ningum em perigo. D Deve-se sempre usar capacete de proteo. E Deve-se sempre observar a correta tenso, lubrificao e afiao da corrente.
QUESTO 33

Um integrante de uma guarnio de bombeiros, em face da inexistncia de um agente extintor mais adequado, realizou a extino de um incndio em um equipamento eltrico de 220 V, que se encontrava energizado, utilizando, como agente extintor, a gua, jogando sobre o equipamento um jato compacto com esguicho de 1,5 pol. Com respeito a essa situao hipottica, correto afirmar que a distncia mnima de segurana adequada para se evitar um possvel choque eltrico igual a A 1,0 m. B 3,0 m.
QUESTO 37

O bombeiro em operao utiliza vrios materiais para proteger vidas e bens. Julgue os itens abaixo, acerca dos materiais e de sua classificao especfica de acordo com a operao de salvamento. I II III IV V O alicate e o croque-bombeiro so materiais de arrombamento e corte. A alavanca p-de-cabra um material de escora. Pranchas e cunhas simples so materiais para escoramento. As cunhas simples so materiais auxiliares ao corte. O gadanho e o alvio so materiais de remoo e explorao.

C 6,0 m. D 8,0 m.

E 10,0 m.

Desde o instante do surgimento de chamas at a destruio total dos materiais combustveis, um incndio se desenvolve e passa por uma srie de fases. Com respeito s fases do incndio, assinale a opo incorreta. A A ecloso a fase inicial do incndio, na qual se verifica a ocorrncia de uma combusto viva. B A extino a fase do incndio que se caracteriza pelo desaparecimento das chamas e a interrupo da emisso de vapores, em razo da deteriorao do combustvel. C A propagao a fase do incndio em que as chamas podem propagar-se por contato direto com os combustveis. D A incubao a fase final do incndio. Nessa fase, estima-se que 80% do calor seja transmitido por irradiao e contato, enquanto 20% seja transmitido por conveco. E A deflagrao a fase destrutiva do incndio e ocorre quando os combustveis presentes no ambiente sinistrado entram em combusto, em seqncia ou simultaneamente, formando o que se denomina cadeia de fogo.

A quantidade de itens certos igual a A 1.


QUESTO 34

B 2.

C 3.

D 4.

E 5.

No preparo do aparelho autnomo de ar comprimido do modelo PA 54 para utilizao, deve-se I II III IV efetuar a prova de vedao hermtica a alta presso. efetuar a prova de vedao hermtica a baixa presso. verificar a presso do ar comprimido no cilindro. efetuar o ensaio do sinal de alarme.

A quantidade de itens certos igual a A 0. B 1. C 2. D 3. E 4.

UnB / CESPE CBMDF Curso de Formao de Cabos 8 / 10

Seleo Interna (Aplicao: 14/10/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 38

QUESTO 42

Assinale a opo que contm somente medidas que podem ser tomadas para a extino de um incndio. A Extino qumica, abafamento, resfriamento e retirada do material. B Abafamento, resfriamento, isolamento do material e emulsificao. C Retirada do material, extino qumica, remoo e diluio do combustvel. D Resfriamento, retirada do material, abafamento e extino mecnica. E Extino fsica, resfriamento, abafamento e retirada do material.
QUESTO 39

Convulso a contratura involuntria dos msculos, provocando movimentos desordenados e, em geral, vem acompanhada pela perda de conscincia por parte da vtima. Assinale a opo que contm um procedimento incorreto de socorro para uma vtima nessa situao. A Tentar impedir os espasmos musculares a fim de evitar futuras leses. B Introduzir um pedao de pano ou leno entre as arcadas dentrias para evitar a mordedura da lngua. C Afastar objetos prximos que possam oferecer perigo vtima. D Manter a vtima em repouso aps cessada a convulso. E Afastar os curiosos do local e afrouxar as roupas da vtima.
QUESTO 43

Julgue os itens a seguir, acerca da classificao dos incndios quanto s suas propores. Princpio de incndio aquele em sua fase inicial, que pode ser combatido com um extintor porttil. II Mdio incndio aquele em que as chamas atingem vrias residncias ou um pavimento inteiro de um edifcio, sendo necessrio, para a sua extino, um socorro organizado de bombeiros. III Pequenos incndios so aqueles que, em sua fase de evoluo, podem ser combatidos por uma linha de mangueiras manuseada por uma equipe de civis bem treinada. IV Grandes incndios so aqueles causados por fenmenos naturais ou por bombardeios de aviao. A quantidade de itens certos igual a A 0.
QUESTO 40

O traumatismo cranioenceflico ocupa um lugar de destaque nas ocorrncias atendidas pelos corpos de bombeiros dos grandes centros urbanos. A esse respeito e com relao conduta a ser adotada pelo socorrista, assinale a opo incorreta. A Durante a avaliao, deve-se evitar manobras que possam agravar uma possvel leso existente. B A remoo da vtima para a maca dever ser efetuada como se as partes do seu corpo fossem uma pea rgida. C Caso a vtima esteja eliminando sangue pelos ouvidos ou pelo nariz, o socorrista dever efetuar uma compresso direta nesses locais a fim de controlar a hemorragia. D Deve-se dar prioridade de transporte a vtima de traumatismo cranioenceflico, salvo quando o estado de sade de outras vtimas exigir o transporte imediato. E preciso manter o acompanhamento da pulsao, da presso arterial e do padro respiratrio, j que o quadro clnico de uma vtima nesse estado pode modificar-se rapidamente.
QUESTO 44

B 1.

C 2.

D 3.

E 4.

Uma escada prolongvel formada por dois lances, um fixo e outro mvel. Para oper-la, existe uma guarnio formada por quatro bombeiros: o chefe e os nmeros 1, 2 e 3. A ordem de armar a escada abrange cinco operaes sucessivas, entre elas a de elevar a escada, que, ao ser ordenada, deve ser executada pelo(s) A B C D E nmeros 1 e 2. nmeros 2 e 3. nmeros 1 e 3. chefe e pelo nmero 2. chefe e pelo nmero 3.

Pode-se entender por primeiros socorros os primeiros atendimentos prestados a uma pessoa cujo estado fsico necessite de uma interveno especializada. A correta prestao dos primeiros socorros a uma vtima contribuir para I II III IV evitar-se o agravamento de alguma leso j existente. restabelecer as suas funes vitais ou para mant-las. evitar-se o surgimento de novas leses. o restabelecimento da sade da vtima em menor prazo.

QUESTO 41

A quantidade de itens certos igual a A 0.


QUESTO 45

O choque hemorrgico ou hipovolmico se desenvolve em uma condio na qual existe uma desproporcionalidade entre a quantidade de sangue em circulao e a capacidade total do sistema circulatrio. Nessa situao, o socorrista no deve A B C D E controlar todos os sangramentos evidentes. imobilizar as fraturas. reduzir a perda de calor corporal. manter as vias areas desobstrudas. manter a vtima em decbito dorsal, com a cabea mais alta que o restante do corpo.

B 1.

C 2.

D 3.

E 4.

No constitui sintoma apresentado por uma vtima de traumatismo que desenvolveu uma hemorragia interna A B C D E forte sensao de calor. pele fria e pegajosa. nuseas e vmitos. respirao curta, rpida e irregular. pulso rpido.

UnB / CESPE CBMDF Curso de Formao de Cabos 9 / 10

Seleo Interna (Aplicao: 14/10/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

LEGISLAO APLICADA AO CBMDF


QUESTO 46 QUESTO 49

A excluso do servio ativo do Corpo de Bombeiros e o conseqente desligamento da organizao a que estiver vinculado o bombeiro militar decorre, entre outros motivos, da transferncia para a reserva remunerada. A respeito da transferncia para a reserva remunerada, assinale a opo incorreta. A Efetuar-se- somente a pedido ou de ofcio. B Ser concedida, a pedido mediante requerimento, ao bombeiro militar que tiver mais de trinta anos de servio. C Ocorrer de ofcio sempre que o bombeiro militar atingir mais de trinta anos de servio, desde que ele esteja respondendo a inqurito policial militar. D Ser concedida ao bombeiro militar que ultrapassar dois anos de afastamento, contnuo ou no, agregado em virtude de ter passado a exercer cargo ou emprego pblico civil temporrio, no-eletivo, inclusive da administrao indireta. E Ser concedida ao bombeiro militar que for diplomado em cargo eletivo, desde que possua cinco ou mais anos de efetivo servio.
QUESTO 47

A respeito da aplicao de punio disciplinar, assinale a opo incorreta. A A punio deve ser proporcional gravidade da transgresso disciplinar. B A anulao da punio dever ocorrer quando for comprovada injustia ou ilegalidade em sua aplicao. C A uma nica transgresso, no deve ser aplicada mais de uma punio. D A punio aplicada a um militar pode ser anulada, atenuada ou agravada pela autoridade que a aplicar, ou por outra, superior e competente, quando esta tiver conhecimento procedimento. E Quando, por ocasio do julgamento do crime, este for descaracterizado para transgresso disciplinar ou a denncia for rejeitada, a falta cometida no poder ser apreciada para efeito de punio.
QUESTO 50

de

fatos

que

recomendem

tal

A respeito das punies disciplinares, assinale a opo incorreta. A As punies de deteno e de priso no podem ultrapassar trinta dias. B A advertncia a forma mais branda de punir. Consiste em uma admoestao feita por escrito ao transgressor, podendo ser em carter reservado ou ostensivo, que constar da ficha individual de punies do militar. C A repreenso a censura enrgica ao transgressor, feita por escrito e publicada em boletim. D A deteno consiste no cerceamento da liberdade do punido, que deve permanecer em local que lhe for determinado pela autoridade que aplicar a punio, sem ficar, no entanto, encarcerado. E Os presos disciplinares devem ficar separados dos presos disposio da justia.
QUESTO 48

Licena especial a autorizao para afastamento total do servio, relativo a cada decnio de tempo de efetivo servio prestado, concedida ao bombeiro militar que a requerer, sem que implique qualquer restrio sua carreira. A esse respeito, assinale a opo correta. A O perodo de licena especial gozado interrompe a contagem de tempo de servio. B O direito licena especial relativa a cada decnio de tempo de efetivo servio a que se refere o Estatuto foi revogado com a edio de medida provisria em setembro de 2001, que dispe sobre a nova estrutura remuneratria dos militares do DF. C A licena especial tem a durao de seis meses, podendo ser gozada de uma s vez ou parceladamente, em cada ano civil, em perodos de um, dois, trs ou quatro meses, quando solicitada pelo interessado. D A interrupo da licena especial poder ocorrer para o cumprimento de punio disciplinar. E Os perodos de licena especial que no forem gozados pelo bombeiro militar no podero ser computados para contagem de tempo para passagem para a reserva

Os direitos do bombeiro militar, de acordo com o respectivo Estatuto, incluem I a percepo de remunerao correspondente a dois graus hierrquicos superiores ou a melhoria desta, quando, ao ser transferido para a inatividade, contar com, pelo menos, 35 anos de efetivo servio. o clculo da sua remunerao com base no soldo integral do posto ou graduao que ocupar quando, no contando com trinta anos de servio, for transferido de ofcio para a reserva remunerada, por ter atingido a idade-limite para permanncia em atividade. a estabilidade, quando se tratar de praa com dez ou mais anos de tempo de efetivo servio. a licena para tratar de interesse particular, desde que ele conte com mais de dez anos de efetivo servio. o transporte, assim entendido como os meios fornecidos ao bombeiro militar para seu deslocamento, por interesse do servio.

II

III IV V

A quantidade de itens certos igual a A 1. B 2. C 3. D 4. E 5.

remunerada.

UnB / CESPE CBMDF Curso de Formao de Cabos 10 / 10

Seleo Interna (Aplicao: 14/10/2001)


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și