Sunteți pe pagina 1din 11

Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao Universidade de Coimbra Licenciatura em Servio Social

Aconselhamento e desenvolvimento pessoal no idoso A nova velhice

Ana Filipa Amaral 20091912 Carla Ins Ponte 20082839 Diana Mota 20091914 Lusa Pinto 20091889

Aconselhamento e Desenvolvimento Pessoal

Coimbra, Maio de 2011

Aconselhamento e Desenvolvimento Pessoal no Idoso A nova velhice

Resumo A vida humana frequentemente dividida em vrias etapas (infncia, adolescncia; adulto jovem; adulto; meia-idade; idoso), diviso que se torna arbitrria se pensarmos que, tanto o processo de envelhecimento, como o de desenvolvimento se iniciam desde a concepo. Como tal, podemos afirmar que a cada dia que passa nos desenvolvemos, crescemos e envelhecemos. Em Portugal considerado idoso quem tem 65 anos ou mais e nesta fraco populacional que nos vamos debruar. A preocupao com o Envelhecimento, que assenta na maior longevidade dos indivduos (aumento da esperana mdia de vida) uma realidade actual, e em constante crescimento nas sociedades modernas. Esta fase final da vida acarreta grandes preocupaes para o indivduo, famlia, mas tambm para a sociedade, a sua regenerao e sustentabilidade.

Aconselhamento; idoso; Envelhecimento; Envelhecimento activo; solidariedade intergeracional; sustentabilidade

Abstract The Human life is often divided in serial steps (childhood, adolescence, young adult; adult; midlife; elderly), division that becomes random if we think that, both the aging and development processes begin since their conception. As such, we can confirm that with each day we develop, grow up and grow old. In Portugal one is considered elder if he has more than 65 years and its in this population fraction that we are going to focus. The worries with aging, that rest in the bigger longevity of the individuals (increase in average life expectancy) is an actual reality, and in constant growth in modern societies. This final phase of life entails great worries for the individual, family, but also for the society, its regeneration and sustentability.

Counselling; elderly; aging; active aging; solidarity between generational; sustentability

H medida que vamos conquistando a maturidade tornamo-nos mais jovens (Herman Hesse)

Introduo Chegados velhice, deparamo-nos novamente com dificuldades que pensamos estar resolvidas na fase inicial do nosso desenvolvimento (dependncia) por isso, muitos autores enfatizam e defendem a existncia de uma segunda infncia. Assiste-se por diversas vezes nostalgia, sentimento de tarefa inacabada (dfice de autorealizao), e o medo do futuro acompanham demasiadas vezes esta fase de solido e revolta. essencial reflectir acerca da importncia do contexto em que este envelhecimento ocorre, sendo que, pretendemos dar a entender que a solidariedade intergeracional adquire cada vez maior importncia num mundo onde as polticas sociais so escassas mas, quando o suporte social mais prximo (famlia, amigos, vizinhos) falha, a quem recorrer para uma melhor adaptao a esta fase de integridade vs. desespero (E. Erikson). Existem profissionais na rea do aconselhamento que se dedicam a assistir o indivduo na sua totalidade psquica a se ajustar mais efectivamente a si prprio e ao seu ambiente (Sheefer, 1989, pp13). Estes profissionais ajudam pessoas normais a integrarem-se em diferentes tipos de actividade, utilizando as potencialidades dos indivduos que a eles recorrem. Aconselhamento O termo aconselhamento foi sempre utilizado para designar diferentes situaes e comea a ficar mais em voga nos anos 90, anteriormente (cultura anglo-saxnica) era descrito como uma tcnica utilizada para aconselhar, amparar, orientar, elogiar, analisar o significado do comportamento do utente e apresentar sugestes. O termo sofreu alteraes ao longo do tempo, mas possui ainda uma investigao escassa em termos tericos. As definies iniciais eram estticas e sucintas em que, de uma forma geral, uma pessoa tenta ajudar outra na resoluo dos seus problemas, presentes ou futuros, Garrett descrevia aconselhamento como uma conversa profissional (Sheeffer, 1889, pp12), neste dilogo a principal tcnica a que se recorria era a entrevista. Existem uma pluralidade de definies apresentadas por diversos autores de acordo com a sua viso da realidade. Carl Rogers, psiclogo humanista com interesse na
2

rea da mudana de personalidade marcou uma nova compreenso do termo quando o descreveu como uma srie de contactos directos com o indivduo com o objectivo de lhe oferecer assistncia na modificao das suas atitudes e comportamentos (Sheeffer, 1989, pp12). Entre as acepes de aconselhamento, as que mais se adequam ao nosso tema sero as de Tolberg e Robinson. Para Tolberg o aconselhamento incide sobre indivduos normais, proporciona uma aprendizagem constante de si prprio e pretende potencializar as caractersticas do sujeito (neste caso, o idoso) para um desenvolvimento interno satisfatrio e vantajoso para a sociedade, seria ento desenvolvida uma aprendizagem para resoluo de problemas futuros e tambm para atender s necessidades do momento. Robinson descreve este processo de aprendizagem como uma ajuda s pessoas normais a obter um nvel mais elevado de ajustamento que se manifesta atravs de maturidade crescente, independncia, integrao pessoal e responsabilidade (Sheefer, 1989, pp13) Com base nestas asseres, podemos concluir que o aconselhamento tem como finalidade ajudar o indivduo a conseguir um maior desenvolvimento pessoal e social atravs da relao face a face que se estabelece entre duas pessoas em que uma delas ajudada a criar condies para resolver possveis dificuldades de diversas ordens, a nvel educacional, profissional, vital. Para esta finalidade so utilizados e potencializados recursos intrnsecos pessoa ou grupo que pede ajuda. Esta forma de assistir ao indivduo destina-se ento a intervir na tomada de deciso para ultrapassar determinados tipos de obstculos, comummente de natureza ambiental ou situacional. Mowner refere que no aconselhamento se proporciona assistncia a pessoas que sofrem de conflitos plenamente conscientes, acompanhados da chamada ansiedade normal (Sheefer, 1989, pp16), lida com problemas reais e no com distrbios de personalidade ou problemas mais profundos como a psicoterapia. Apesar de ser uma tcnica em crescimento em Portugal, o aconselhamento com o idoso ainda no muito praticado, por um lado, devido ausncia de iniciativa de recorrer a ajuda profissional tanto da parte do idoso como dos familiares, por outro, os profissionais de aconselhamento deparam-se com uma srie de obstculos emocionais e principalmente pessoais pois, revem-se na situao em que o idoso se encontra, todas as suas dificuldades, necessidades e problemas a nvel geral (do foro biolgico e social) assolam a mente do terapeuta fazendo-o despertar para o seu prprio envelhecimento.

Assim, esta tcnica pode e deve ser utilizada para ajudar os indivduos a ultrapassar crises mais profundas na sua passagem pela vida, medida que vo envelhecendo e caso no encontrem lugar para si no mundo ou espao que ocupam.

Envelhecimento A questo do envelhecimento tem sido alvo de diversas discusses na actualidade. De facto, este tema s passou a ser central, para interesse cientfico, no final do sculo passado, quando as sociedades mais desenvolvidas comearam a ficar com dfices de jovens ao passo que a populao idosa aumentava progressivamente. Apesar de o envelhecimento ser um processo complexo, envolvido por diversos factores, existem algumas caractersticas gerais (Cancela, 2007) como:

um processo natural, gradual e universal, isto , o envelhecimento no considerado um estado, mas sim um processo de degradao progressiva que termina aquando da morte do organismo. Este processo implica um conjunto de transformaes que afecta todos os seres vivos, independentemente da sua vontade.

At hoje, ainda um processo irreversvel, apesar de investigaes levadas a cabo pela comunidade cientfica, ainda no existe nenhum mtodo que possa impedir ou reverter o envelhecimento.

um processo singular, individual e heterogneo, uma vez que, cada ser humano tem uma histria de vida nica, influenciando e sendo influenciado por factores internos (gentica) e externos (contexto social, cultural, histrico). Podemos ento afirmar que existem formas diferentes de envelhecer,

distinguimos trs: a biolgica, a social e a psicolgica (Cancela, 2007). Por vezes assistimos a um desfasamento entre idade aparente e idade real (biolgica) por isso, de extrema importncia analisar a histria de vida do doente e analisar estas trs vertentes de forma a haver uma compreenso real do indivduo e compreender as suas dificuldades de adaptao a este processo.

A idade biolgica relaciona-se com o envelhecimento orgnico, isto , os rgos vo sofrendo modificaes, vo tornar-se progressivamente menos funcionais e tornam a capacidade biolgica de auto-regulao menos eficaz. Por exemplo, o aparecimento de cabelos brancos, perda de cabelo, flacidez da pele, situaes de que o organismo de um jovem consegue recuperar devido sua auto-regulao e equilbrio do sistema.
4

A idade social est fortemente associada cultura e histria do indivduo e refere-se aos estatutos, hbitos e papis desempenhados pelo indivduo na sociedade, ou seja, essencial ter acesso a informaes que nos permitam reconhecer, o indivduo como membro activo, participativo ou passivo na sociedade. Desta forma, a idade social est tambm relacionada ao ganho e perda de papis, quando estes se equilibram, o indivduo pode continuar a sentir-se integrado, por exemplo, perde o papel de profissional activo mas, em compensao, ganha um novo papel, o de av. Mas, quando h apenas perdas o indivduo pode entrar numa fase de desespero (Erikson) e descompensao que o levar a pedir conselho, para encontrar outras actividades ocupacionais.

idade

psicolgica

refere-se

ao

desenvolvimento

de

competncias

comportamentais e emocionais e evoluo dos processos cognitivos (inteligncia, memria) que permitem pessoa adequar-se e mobilizar-se em resposta s mudanas do ambiente e s diversas situaes e modificaes que ocorrem ao longo da vida. Assim, aceitamos como principal caracterstica do envelhecimento a variabilidade inter e intra-individual. Em vez de contemplar o envelhecimento como um estado final necessrio olh-lo como um processo natural inevitvel, que ir afectar a todos e, para ser bem sucedido, deve ser transformado no mais activo possvel, funo que cabe a cada um de ns.

Envelhecimento activo A Organizao Mundial da Sade adoptou o termo envelhecimento activo no final dos anos 90, para expressar o processo de conquista de uma nova viso, em que o envelhecimento seria uma experincia positiva, os indivduos teriam mais e melhores oportunidades de auto-realizao em funo de uma vida cada vez mais longa, acompanhada de uma optimizao das oportunidades de participao, sade e segurana com vista a melhorar a qualidade de vida medida que as pessoas vo mergulhando no processo de envelhecimento. Portanto, procura transmitir uma mensagem mais abrangente do que envelhecimento saudvel e reconhecer que, para alm dos cuidados de sade, existem outros factores que afectam o modo como os indivduos e as populaes envelhecem. O termo envelhecimento activo aplica-se no s a indivduos, como tambm a grupos populacionais. A palavra activo refere-se participao contnua nas questes
5

sociais, econmicas, culturais, espirituais e civis, e no somente capacidade de estar fisicamente activo ou de fazer parte da fora de trabalho. Permite s pessoas perceber o seu potencial para o bem-estar fsico, social e mental ao longo do curso de vida de acordo com as suas necessidades e capacidades. Muitas vezes estes indivduos apresentam apenas a necessidade de lhes ser dito, recorrendo a profissionais de aconselhamento que, mesmo depois de reformados ou incapacitados por doenas ou outros, continuam a ser teis e contribuem activamente para os seus familiares, companheiros, sociedade, aumentando a auto-estima e expectativas nestas pessoas. Assim, a abordagem do envelhecimento activo baseia-se no reconhecimento dos direitos humanos e nos princpios de independncia, participao, dignidade, assistncia ou cuidados e auto-realizao estabelecidos pela Organizao das Naes Unidas (Mendona, 2008). Ou seja, o idoso passa a ser tratado como um membro activo, na poltica, na cultura e em todos os aspectos da vida em comunidade, tendo responsabilidades para com ele e para a sociedade. Sustentabilidade socioeconmica e solidariedade intergeracional A idade adulta, no ciclo de vida actual, prolonga-se por longos perodos de tempo o que deve em primeiro lugar a diversos avanos ao nvel tecnolgico e medicinal, melhoria das condies de higiene e alimentares. Muitos autores apresentam a velhice, como um tempo de perdas, familiares, econmicas, fsicas, sociais, isto , de dependncia, representando esta fase uma segunda infncia. Com a chegada da reforma, os dias tornam-se cada vez mais extensos e grande parte as pessoas revelam uma necessidade enorme de se sentirem teis, de cuidar dos outros (netos) mas, diversas vezes, para alm desta integridade, experimentam o desespero devido responsabilizao que lhe atribuda no que se refere dependncia face aos subsdios, admite-se que no do nada sociedade e que apenas representam um custo adicional para a mesma. Nesta lgica, importante reflectir sobre a sustentabilidade dos modelos sociais vigentes na sociedade actual, tanto a nvel europeu como na nossa realidade mais prxima, a portuguesa, em que existe um desfasamento entre apoios (sejam estatais ou familiares) e sustentabilidade no que concerne no s s penses mas tambm aos custos com a sade e pesquisa de novos tratamentos.

Em termos estatsticos, a longo prazo, esta realidade ainda mais assustadora, de acordo com dados do EUROSTAT (2004). Espera-se um aumento de indivduos com idades compreendidas entre os 65 e 79 anos de 44,5% entre 2005 e 2050 e um aumento de 171,6 % de idosos com mais de 80 anos. Na anlise destes dados essencial ter em faixas etrias mais jovens, presume-se uma diminuio na ordem dos 25% entre as idades dos 15 aos 24 anos e dos 25 aos 39 (Silva, 2009, pp11). No decorrer desta crise eminente muitos autores defendem a reviso da actual poltica assente no Estado Providncia. Mas, ser saudvel em termos sociais enveredarmos numa lgica mais capitalista da sociedade? Quem ficaria a cargo dessa fraco em constante crescimento (idosos) da nossa sociedade? A nosso ver, a soluo reside numa maior solidariedade intergeracional, ou seja, uma responsabilidade cada vez mais acentuada das geraes mais novas junto daquelas a que lhe deram origem, maior apoio, confraternizao, compreenso, afectividade, ou seja, ao longo do tempo, e do nosso desenvolvimento, deve haver uma maior unio familiar em vez de um afastamento derivado das dificuldades naturais que vo sendo desvendadas com a idade. Num passado recente (Portugal), devido ao sistema de crenas e valores que desde cedo era incutido, o respeito pelos mais velhos e o sentimento de obrigao, levavam as famlias a cuidar dos seus. Hoje, assiste-se a um desprendimento na relao familiar, sendo que, so facilmente encontradas solues para resolver o problema, os idosos so de facto aceites na sociedade, como um problema, um peso a resolver, so despejados em centros de dia, lares, residncias, legais ou no, com ou sem condies de habitabilidade. Para que haja uma melhor qualidade de vida no futuro, no que concerne s geraes mais novas, necessrio ter em conta que o estado e as polticas sociais, j escassas, no tm que ser o nico suporte. O principal alicerce, que deveria suprir as fragilidades do papel do Estado na proteco social deveria ser a solidariedade intergeracional. Mas, face a um agregado familiar absorvido pelo mercado de trabalho, centrado no consumismo e capitalismo, com preocupaes centradas na educao e sustentabilidade dos seus filhos, poderemos ns retomar a uma responsabilidade, perdida no tempo, colocando os velhos ao seu encargo? Esta resposta poder valer a sustentabilidade financeira do sistema e criar laos de maior proximidade e coeso entre geraes, no abrindo mo do Estado Providncia.

Estratgias de Aconselhamento para o Envelhecimento saudvel verdade que o declnio fsico e biolgico inevitvel, mas podemos sempre proporcionar actividades aos nossos velhos para que no se sintam descartados ou pertencentes a uma outra realidade. Chegados a uma idade mais avanada, todos os indivduos necessitam de se adaptar a mudanas que ocorrem tanto no nosso exterior (corpo) como interior (alma). Todos ns podemos e devemos optimizar as nossas potencialidades at ao fim dos nossos dias, a idade apenas a passagem do tempo e existem vrias formas, actividades, que os idosos podem adoptar e frequentar para conseguir uma velhice activa, saudvel, participativa. Podemos de facto referir que as diferenas entre pessoas jovens e mais velhas traduzem o efeito de coorte, no o efeito da idade. Retirados do mercado de trabalho, atravs principalmente da reforma, muitos no aceitam o facto de estar inactivos, tentando permanecer no mundo laboral, o que cria constrangimentos perante os jovens, incapazes sequer de ingressar neste mundo novo e l permanecer. No lado mais ldico, por diversas vezes as pessoas no conseguem inserir-se em actividades criativas ou acham-se simplesmente incapacitadas para fazer algo, necessitando de ajuda profissional para serem guiadas, aconselhadas, ajudadas! Todas as actividades propostas devem manifestar respeito pela pessoa em geral e o idoso em particular. Muitas pessoas em idade avanada, que tiveram uma vida cheia de amarguras e limitaes, no tiveram acesso ao ensino ou a qualquer outro tipo de informao, muitas vezes encontram ajuda no encontro proporcionado pelo trabalho de grupo, grupos de desenvolvimento pessoal que possibilitam a criao de relaes interpessoais, o desenvolvimento de autonomia e oportunidades de realizao devido a experincias partilhadas. Em aconselhamento so discutidos com o cliente actividades promotoras de desenvolvimento e reestruturao pessoal, criao de alternativas e consequentemente bem-estar. As actividades mais aconselhadas incidem principalmente em actividades prticas e cognitivas (Jacob, 2008, pp47) como: Componente fsica/motora: exerccios de motricidade, coordenao e mobilidade de forma a manter ou melhorar os ndices de independncia do idoso. Componente cognitiva ou mental: actividades intelectuais e sensoriais que visam manter o crebro e o sistema nervoso do snior activo.
8

Criatividade: actividades manuais e de expresso artstica. Actividades promotoras de desenvolvimento pessoal e social: encontros temticos, terapia de grupo para troca de experincias e ingresso na Universidade Snior.

Consideraes finais Na realidade social actual o envelhecimento um fenmeno natural que atropela a vida activa que o indivduo vivencia at idades cada vez mais avanadas. Com o desenvolvimento acentuado da sociedade no que concerne ao melhoramento das condies e qualidade de vida, bem com a ajuda profissional disponibilizada pelo aconselhamento para uma velhice mais saudvel, adoptando uma aprendizagem e adaptao constante do seu novo Eu a nvel fsico e mental, espera-se um envelhecimento cada vez mais activo, inclusivo, aceitando os indivduos que se encontram nesta fase como membros competentes e pessoas humanas, na sua totalidade. Na abordagem socioeconmica ao idoso, este visto como uma fonte, no de ofertas, mas de procura constante (financeiramente). Esta procura recorrente de apoios estatais pode ser minimizada pela solidariedade intergeracional, ou seja, atravs da responsabilizao cada vez mais acentuada, principalmente da famlia, mas tambm de outros laos afectivos criados ao longo da vida, no cuidado dos seus velhos. Desta forma, desde o bero da vida, at ao leito da morte, s ns poderemos decidir qual o caminho a percorrer.

Bibliografia Bacelar, R. (2002) Envelhecimento e produtividade - processos de subjectivao. Brasil: Fasa Editora. (pp. 27 51)

Cancela, D (2007). O Processo de Envelhecimento. Consultado a 20 de Abril, 2011, de www.psicologia.com.pt/artigos/textos/TL0097.pdf

Costa, E. (1991). Contextos sociais de vida e desenvolvimento da identidade. Porto: Instituto Nacional de Investigao Cientfica, Centro de Psicologia da Universidade do Porto. (pp. 17 23)

Fonseca, A. (2004). Psicologia desenvolvimental do ciclo de vida e adaptao ao envelhecimento. Desenvolvimento Humano e Envelhecimento. Lisboa: Climepsi Editores. (pp. 210 222)

Jacob, L. (2008). Animao de idosos: actividades, (4 ed). Porto: Editora mbar. (pp. 15 49)

Lima, M. (2004). Posso Participar? Actividades de desenvolvimento pessoal para idosos, (1 ed.). Porto: Ambar.

Mendona, J (2008, Outubro 07). Os direitos humanos e a pessoa idosa. Consultado a 26 de Abril, 2011, de

htp://www.gerontologia.org/portal/archivosUpload/Os_Direitos_Humanos_e_a_Pessoa _Idosa.pdft

Scheeffer, R (1989). Aconselhamento Psicolgico, (7 ed.). So Paulo: Editua Atlas S.A. (pp.7 17)

Silva, S. (2009). Envelhecimento Activo: Trajectrias de Vida e Ocupaes na Reforma. Tese de mestrado, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra. Consultado a 17 de Maio, 2011, de

https://estudogeral.sib.uc.pt/jspui/bitstream/10316/12294/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_ Sofia%20Maia%20Silva.pdf (pp. 1-59)

10

S-ar putea să vă placă și