Sunteți pe pagina 1din 17

SO PAULO EM PERSPECTIVA, 18(3): 2004 2004 O AULO EM ERSPECTIVA 18(3) 16-32,

A REFORMA DA PREVIDNCIA SOCIAL BRASILEIRA entre o direito social e o mercado

ADEMIR ALVES DA SILVA

Resumo: Este texto trata da gesto do sistema previdencirio brasileiro, identificando as posies em confronto, em dois perodos: o imediatamente posterior reforma de 1998, do governo FHC, e o do primeiro ano do governo Lula. Palavras-chave: poltica social; seguridade social; previdncia social. Abstract: This text deals with the administration of the Brazilian social welfare system, identifying the opposite positions in two periods: the period subsequent to the 1998 Reform, in FHC government, and the first year of Lulas government. Key words: social politics; social security; social welfare.

polmica em torno de alternativas para a gesto do sistema previdencirio remete aos fundamentos do papel do Estado e de sua relao com a sociedade, pondo em questo o modelo de desenvolvimento econmico dominante na Amrica Latina e no Brasil na ltima dcada do sculo XX. Sob a gide do chamado projeto neoliberal, malgrado todos os efeitos danosos registrados particularmente no que concerne s polticas sociais, esse modelo parece persistir ainda nos primeiros anos deste sculo. Este texto 1 aborda os principais aspectos do tema, identificando as posies em confronto, em dois perodos: o imediatamente posterior reforma de 1998, do governo FHC, e o do primeiro ano do governo Lula. Embora as reformas desses perodos j estejam consubstanciadas em emendas constitucionais, as questes relacionadas gesto, no apenas da previdncia social, mas da seguridade social brasileira como um todo, esto longe do cabal e duradouro equacionamento, o que atesta a pertinncia e a oportunidade do presente estudo.

A PREVIDNCIA SOCIAL PS-REFORMA DE 1998 A Europa e a Amrica Latina tm sido palco de intensa polmica e de medidas inovadoras em torno da reforma de seus sistemas de seguridade social em razo da chamada crise fiscal do Estado. De fato, o desequilbrio das contas pblicas vem constituindo o grande argumento em favor da reduo das despesas previdencirias, como no caso da Amrica Latina e, particularmente, do Brasil uma das formas de liberar recursos para o pagamento de juros e encargos da dvida pblica. Associados questo do dficit fiscal, comparecem o desemprego da dcada de 90 e as mudanas nas relaes de trabalho orientadas pelo critrio da flexibilizao, a par da crescente informalidade. As baixas taxas de crescimento econmico, com queda da arrecadao previdenciria, combinadas com o aumento da longevidade da populao tm conduzido ao crescimento desproporcional do universo de beneficirios inativos em face dos contribuintes em atividade.

16

A REFORMA DA PREVIDNCIA SOCIAL BRASILEIRA: ENTRE O DIREITO ...

As mudanas at agora ocorreram em contexto de adeso ao iderio neoliberal, voltado recuperao ou reafirmao dos fundamentos da economia capitalista, sob hegemonia da frao financeira do capital, sendo o Estado sujeito e objeto da reforma. A nfase no desequilbrio oramentrio da seguridade e do prprio Estado privilegia a criao de condies para a restaurao das relaes econmicas que oneram o trabalho e desoneram o capital ou que impedem a ampliao dos custos do sistema de seguridade pela taxao do capital, mediante mecanismos de transferncia de renda, com um sentido distributivo. No Brasil, as novas regras derivadas da Emenda Constitucional EC n. 20/98 representaram, com efeito, a imposio de perdas aos segurados, uma vez que o eixo da reforma foi o aumento da idade mdia de concesso do benefcio, implicando extenso do perodo contributivo, reduo dos gastos no curto prazo pela postergao da concesso e reduo dos gastos no longo prazo pela concesso por menor perodo (CECHIN, 2002, p. 23). Trata-se de trabalhar mais, contribuir mais e receber menos, estreitando a relao entre contribuies e benefcios pela nova regra de clculo. Parece haver consenso em torno das medidas modernizantes da gesto do sistema, da inverso do nus da prova, do reconhecimento automtico de direitos,2 da lei de crimes contra a previdncia social,3 do aprimoramento das medidas de ampliao de arrecadao, da criao de mecanismos de atrao para a filiao,4 do combate sonegao e fraude, do fim dos privilgios e injustias, da necessidade de ampliao da cobertura, do papel social pela transferncia de renda e combate pobreza, ou mesmo da necessidade de previdncia complementar, entre outros aspectos. O acordo, todavia, logo se desfaz quando os argumentos em favor da continuidade e ampliao da reforma so outros, tais como: o da reproduo da desigualdade, da solidariedade invertida, da esperteza corporativista do servidor pblico, do impacto de benefcios assistenciais sem base contributiva, do dficit incontrolvel, da introduo de elementos atuariais no sistema por meio do fator previdencirio, da modernizao da gesto do sistema ou da superao da gesto pouco tcnica, arbitrria e intransparente (SCHWARZER, 1999, p. 29). A seguir, estes ltimos argumentos, objeto de intensa polmica, so analisados separadamente e, depois, em conjunto.

A Reproduo da Desigualdade Segundo pesquisadores e tcnicos da rea,


nossos sistemas de proteo social foram mais mecanismos de reproduo da desigualdade estrutural de nossas sociedades do que instrumentos de incorporao dos segmentos economicamente excludos ou de reduo das diferenas sociais. Com efeito, os gastos com os sistemas de aposentadorias e penses, incluindo os regimes especiais dos funcionrios pblicos, representam a parcela majoritria dos dispndios sociais e ultrapassam, na grande maioria dos pases, 10% do produto nacional, ainda que a cobertura em geral seja limitada e tenha fortes aportes fiscais. No obstante tenha ocorrido um processo gradual de ampliao da cobertura, tanto horizontal como vertical, em geral, esta no abarca a maioria da populao economicamente ativa. Na verdade, no chegamos a conhecer o Estado de Bem Estar Social. A cultura do privilgio nos levou muitas vezes ao Estado do mal-estar social que, ao reproduzir as estruturas de desigualdade do modelo de crescimento econmico, em geral no foi capaz de resolver os problemas das maiorias [...] Com efeito, o custeio do sistema de seguridade social se baseia em recursos tributrios ou parafiscais que incidem sobre diversas etapas da cadeia produtiva [...] incorporados ao custo da produo, gravando, portanto, o preo final de bens e servios e repercutindo na competitividade da economia. At que ponto se poder sacrificar a competitividade em nome da preservao ou da implementao de polticas de bem-estar social e viceversa? (MORAES, 1999, p. 4).

Est a uma questo que, certamente, divide os interlocutores. Colocada como oposio entre competitividade e bem-estar social, a seguridade social tende, sem dvida, a sucumbir sob a ditadura do mercado. Mas, se a questo central , realmente, a ampliao da cobertura e a reverso da desigualdade, ento prevalece o princpio da seguridade universal, cuja aplicao prtica depende do mercado retomada do crescimento econmico, gerao de empregos, filiao previdncia, aumento da arrecadao e garantia de cobertura , mas no se subordina a ele. Os aportes tributrios e parafiscais no representam fenmeno externo, alheios e autnomos em relao ao anseio por bem-estar social, mas como parcela do excedente econmico apropriada pelo Estado, so constitutivos da riqueza social, patrimnio coletivo. E por que dissociar a poltica social da poltica econmica, opondo-as? Ou, ao contrrio do que ocorreu ao longo da segunda metade do sculo XX, estaria descar-

17

SO PAULO EM PERSPECTIVA, 18(3) 2004

tada a perspectiva de compatibilizao da seguridade social com a economia de mercado, como estratgia essencial de regulao social? A Solidariedade Invertida Quanto solidariedade invertida, que se articula reproduo da desigualdade, segundo o ex-ministro Jos Cechin (2002, p. 9-13):
No caso do Brasil, caso no houvesse uma reforma no sistema previdencirio, estaria perpetuando-se uma perversa redistribuio de renda, via Previdncia Social, em que os mais pobres financiavam os mais ricos. E um dos mecanismos que possibilitavam essa espcie de solidariedade s avessas era a aposentadoria por tempo de servio. O perfil dos beneficirios da aposentadoria por tempo de servio era o de trabalhadores que tinham em mdia 48,9 anos, provinham, em grande parte, de postos de trabalho de melhor qualidade, com salrios mais elevados e uma vida laboral mais estvel, facilitando, portanto, a comprovao, especialmente em termos de documentao, dos requisitos para a obteno da aposentadoria. O valor mdio da aposentadoria era de R$ 515,71 2,3 vezes superior mdia de todos os benefcios. [...] Em outro extremo [...] encontravamse os trabalhadores que se aposentavam por idade, com, em mdia, 62,8 anos. Eram pessoas com menor poder aquisitivo e apresentavam dificuldade de comprovao do tempo de servio, devido maior instabilidade de suas vidas laborais. Seus postos de trabalho eram mais precrios, caracterizados por alta rotatividade, baixa qualificao e baixos salrios. O valor mdio da aposentadoria por idade, de R$ 145,18, era cerca de 3,6 vezes menor do que o valor mdio da aposentadoria por tempo de servio. Assim, configuravase um sistema de solidariedade s avessas [...] s existente no Brasil e em mais trs pases, Equador, Ir e Iraque.

dro de socialidade em si mesmo inquo e reprodutor da desigualdade. Portanto, o dissenso no decorre do imperioso compromisso tico-poltico de combater, no interior do sistema previdencirio, os mecanismos reprodutores da desigualdade, mas da tendncia de se nivelar por baixo a pauta de direitos sociais, nesse caso expressos em garantia de renda, a pretexto de combater privilgios, opondo trabalhadores entre si e transferindo renda de uns para os outros, preservando, em ltima anlise, os ganhos do capital. E quanto transferncia de renda, se verdade que no se pretende que os mais pobres continuem a financiar os mais ricos, de se perguntar em que medida a reforma contribuiu, efetivamente, para inverter a situao, transferindo para aqueles o que no mais ser pago a estes, alm da possvel reduo da concesso de benefcios, aliviando o caixa do sistema por determinado perodo. A Esperteza Corporativista do Setor Pblico Quanto aos propalados privilgios e disfunes5 da previdncia do setor pblico, a campanha que se desenvolveu, na dcada de 90, contra o Estado acusado de ineficiente, corrupto, esbanjador de recursos e mau patro no poderia deixar de capturar, no argumento pela desarticulao do aparelho estatal e das polticas pblicas em favor do mercado, a sua figura central o servidor pblico. Fortaleceu-se certa concepo de que o funcionrio pblico , por definio, um perdulrio do dinheiro pblico, gozando de privilgios jamais sonhados pelo trabalhador do setor privado. Ora, no se trata de acabar com o servio pblico ou se trata? a pretexto de combater a ineficincia e suprimir privilgios. Sem dvida, os favorecimentos e as disfunes tm que ser enfrentados. Porm, a discusso quanto ao servio pblico eivada de armadilhas, das quais preciso desvencilhar-se. Interesses puramente mercantis e, portanto, privatistas , atentos e fiis s recomendaes do Banco Mundial e do FMI, vm permeando, na Amrica Latina, os embates em torno da reforma do Estado e da seguridade social. Ora, trata-se de combater o patrimonialismo que, historicamente, marcou a cultura poltico-institucional, postulando a recuperao do papel do Estado na gesto do interesse pblico, orientada pela busca de excelncia na qualidade de servios prestados ao cidado. Isso requer investimentos na capacitao e consolidao de quadros de servidores que estejam aptos a responder pela opera-

Desnecessrio reafirmar a necessidade de combater os mecanismos pelos quais os pobres financiam os ricos. E no apenas no interior do sistema previdencirio que, inevitavelmente, constitui um reflexo da estrutura socioeconmica da qual se alimenta e que ajuda a reproduzir, esta sim, profundamente desigual. Em outros termos, as condies de trabalho, de insero ocupacional, de aferio de renda e de qualidade de vida na aposentadoria, que opem contribuintes mais ricos a contribuintes mais pobres, extrapolam o mbito do sistema previdencirio, embora possam ser e efetivamente o so reproduzidas por ele, como no caso em anlise, ao exprimirem um pa-

18

A REFORMA DA PREVIDNCIA SOCIAL BRASILEIRA: ENTRE O DIREITO ...

o de agncias governamentais articuladas em uma rede de apoio ao cidado portador de direitos civis, polticos e sociais caracterizada pela qualidade e resolubilidade dos servios prestados. O que implica, evidentemente, combater a corrupo e a ineficincia, aes que no significam a desqualificao do que se faz para justificar a reduo de gastos em relao quilo que, na realidade, no se quer fazer entenda-se , favorecendo o mercado. Com efeito, ser necessrio suprimir privilgios, criar condies para maior eficincia dos servios e rever velhas concepes em torno da constituio de feudos no interior do servio pblico. Trata-se, pois, de qualificar o servidor pblico pelo concurso, pela carreira, pela avaliao de desempenho, pela poltica salarial, pela seguridade social, pela preservao de direitos adquiridos. Sob tal perspectiva, embora temporariamente descartada pelo governo, a proposta de unificao de regimes o do setor privado e o do setor pblico teria que considerar os critrios que, at agora, vm orientando a relao do servidor pblico com o seu trabalho e com a sociedade: o ingresso por concurso, a investidura em um cargo pblico com direitos e deveres estabelecidos em um estatuto da categoria, a participao na gesto de negcios de interesse pblico, a estabilidade do vnculo em face da alternncia das coalizes governamentais, a ascenso por mrito na carreira. A contratao de servidores pblicos pelo Regime Geral da Previdncia Social RGPS, conforme prev a Lei n. 9.962/2000, submete-os s regras do setor privado, ou seja, com instabilidade no emprego e reduo de vencimentos na aposentadoria. De novo, contrapem-se os trabalhadores e agora sob condies antiisonmicas, a pretexto de combater a desigualdade. E, em ambos os casos, os trabalhadores so forados a migrar para a previdncia complementar privada. No mesmo servio pblico haver funcionrios estveis, com direito a aposentadoria integral, e outros instveis, sem vencimentos integrais na aposentadoria, reafirmando a desigualdade dentro do prprio servio pblico. certo que os diversos regimes municipais ou estaduais devero ser submetidos a reviso, sob o princpio da responsabilidade fiscal. E em alguns casos ter mesmo que ser redimensionada a contribuio previdenciria dos servidores ativos. 6 Mas, isso no significa compactuar com medidas tendentes ao confisco, seja pela reduo dos benefcios, seja pela cobrana de contribuio dos inativos, at porque o servidor pblico, ao contrrio do empregado do setor privado, no dispe da

poupana compulsria representada pelo FGTS. Tratase, no caso do FGTS, de uma reserva que, se no utilizada para outros fins durante o perodo laboral, poder complementar a renda na aposentadoria, o que tem sido um dos argumentos para a manuteno dos vencimentos integrais do servidor pblico inativo, que no conta com essa poupana. 7 O Impacto de Benefcios Assistenciais sem Base Contributiva O impacto negativo de benefcios assistenciais sem base contributiva o Benefcio de Prestao Continuada nas contas previdencirias tributrio da concepo de proteo social frente ao risco, reduzida noo de seguro social, dependente das oscilaes do mercado, em geral, e do mercado de trabalho, em particular. Um dos avanos da Constituio Federal de 1988 foi a incluso da assistncia social no elenco dos direitos sociais constitutivos da cidadania compondo, com a sade e a previdncia, o Sistema de Seguridade Social. Isso visto por segmentos progressistas como assistencializao8 da previdncia, e pelos liberais, como agravante do dficit, a demandar aportes fiscais. No segundo caso, os argumentos no conseguem disfarar a inteno restauradora do mrito individual como garantia do acesso a servios e benefcios, sob a lgica mercantil. H um discurso recorrente contra a incorporao da assistncia social ao Sistema de Seguridade Social, como ocorreu na Constituinte de 1988. Trata-se da assistncia social pura e simples (LAHZ, 2003, p. 35-ss), que, segundo os defensores da previdncia reduzida a seguro, deve ser desmembrada da seguridade social, especialmente pelo fato de ser um benefcio sem contribuio prvia. Ora, o sistema de seguridade social brasileiro, malgrado tratar-se do que apresenta a maior cobertura social no continente latino-americano, to acanhado, [...] composto apenas de trs polticas sociais [...] e sem as necessrias unicidade e organicidade conceitual, institucional e financeira (PEREIRA, 2000, p. 85). Ento, preciso resistir tendncia de dissociar a poltica social da poltica econmica e a seguridade social do mercado. A seguridade social no pode sucumbir s presses em favor da liberdade do mercado em face dos constrangimentos para este ltimo de ter que finan-

19

SO PAULO EM PERSPECTIVA, 18(3) 2004

ciar e manter a seguridade social, especialmente em seu elenco de benefcios no contributivos, pelo que representam como mecanismos de transferncia de renda para os mais pobres. Contributivos ou fiscais, os recursos constituem parcela da riqueza social, cuja gesto e distribuio deve responder a critrios de solidariedade, de universalidade e de justia social. Segundo o ex-ministro Jos Cechin (2002, p. 39-40, grifo meu),
evoluiu-se para o conceito de Previdncia como seguro social [...] Previdncia de carter contributivo, tanto no setor privado quanto no servio pblico. O acesso a um benefcio pressupe o pagamento dos prmios do seguro. O esquema que melhor implementa esta idia o modelo de capitalizao individual do estilo chileno [...] H muito por se fazer para que o sistema previdencirio siga de perto critrios de seguro social, que garantam o equilbrio atuarial.

Definitivamente a histria j demonstrou exausto , aumento de estoque de capital no representa, necessariamente, melhoria de condies de vida e bem-estar social.9 Dficit Incontrolvel A recorrente questo do dficit, na verdade o maior motivo declarado para a reforma, tambm objeto de dissenso, desde a concepo at a base de dados. Segundo o Ipea (2002, p. 15), o dficit foi de R$ 13,3 bilhes em 2001, ou seja, 1,08% do PIB. Ocorre que o RGPS foi superavitrio durante longo perodo, at 1995, quando se iniciou a tendncia de dficits (GUSHIKEN ET AL., 2002, p. 13, NR 5). De um supervit de R$ 16,6 bilhes em 1988, registrou-se um dficit de R$ 9,1 bilhes em 1998 (CECHIN, 2002, p. 14). A reduo do dficit nos ltimos anos apontada como efeito da reforma, combinada com outros fatores. Segundo Pinheiro (2001, p. 34), de janeiro a outubro de 2001, o dficit foi 6,6% menor que o de 2000, considerada tambm a recuperao da economia no perodo, com maior massa salarial e, conseqentemente, maior base de arrecadao. Afinal, a reforma de 1998 reverteu a tendncia de dficit? H mais dvidas no mximo, projees do que certezas. No caso da previdncia do servidor pblico federal,
a tendncia de decrscimo no dficit. Hoje, ns estamos no fundo do poo em relao previdncia do setor pblico. Para o futuro, considerando que no vai mais haver ingressos no sistema, a tendncia a diminuio do dficit. lgico que isso ocorrer em um perodo muito grande a projeo se alastra at 2070. Mas, nesse perodo, que vai at 2015, o dficit fica mais ou menos estvel, talvez crescendo um pouco, mas a partir da deve diminuir (PINHEIRO, 2001, p. 40).

Na realidade, houve um retrocesso. Reduzir seguridade a previdncia e esta a seguro implica passar a utilizar no seu mbito todas as estratgias tipicamente mercantis, quais sejam: selecionar riscos de menor custo, recusar certos riscos como objeto de seguro, transferir riscos e prejuzos para o segurado. Em suma, trata-se da substituio da seguridade pela incerteza em face do risco ou seja, mais um risco , prevalecendo o salve-se quem puder, sob a gide da rentabilidade, no mbito individual, sem as garantias de um pacto coletivo. Quanto ao paradigma chileno, no adianta tergiversar:
Contrariamente ao que se tem difundido, os dados mais recentes sobre a experincia da reforma no Chile, relativos ao ano de 2001, evidenciam fortemente a sua inadequao como modelo a ser seguido: o gasto pblico elevou-se em funo do chamado custo de transio, a cobertura previdenciria reduziu-se, o custo administrativo previdencirio aumentou e o valor dos benefcios oscila de acordo com a flutuao do mercado financeiro, gerando incertezas. Alm disso, no Chile, a alta concentrao dos ativos previdencirios em mos de poucas administradoras privadas est gerando oligopolizao do mercado (GUSHIKEN et al., 2002, p. 14, NR 6).

J no Regime Geral de Previdncia Social,


as medidas implementadas proporcionaram a melhora na performance da arrecadao e o aprimoramento dos mecanismos de recuperao de crditos, alm de terem condicionado a reduo da taxa de crescimento da despesa para patamares inferiores aos observados anteriormente. Neste sentido, os resultados financeiros foram alterados de maneira consistente no curto e longo prazos, revertendo a trajetria explosiva do dficit previdencirio. Hoje, pode-se dizer que o dficit do RGPS no curto prazo relativamente

Em outros termos, a soluo chilena parece no ser a mais eficiente. Mas, com certeza, ela carssima e um meganegcio para o setor financeiro custa do contribuinte (SCHWARZER, 1997).

20

A REFORMA DA PREVIDNCIA SOCIAL BRASILEIRA: ENTRE O DIREITO ...

controlvel, a depender principalmente de variveis polticas, como o aumento do salrio real para o salrio mnimo, e macroeconmicas, como o ritmo de crescimento do PIB [...] a relao dficit/PIB apresentar, no perodo entre 2003 e 2005, uma queda em funo do rpido crescimento esperado para o PIB. A partir de 2006, esta relao apresentar uma trajetria de crescimento, estabilizando-se em torno de 1,20% entre 2013 e 2021. Caso no houvesse reforma, o dficit chegaria a 3,6% do PIB no mesmo perodo (CECHIN, 2002, p. 25, grifos meus).

Portanto, registra-se uma tendncia de reverso, tornando controlvel o dficit, embora persistente.
[...] a previdncia social fechou o primeiro ano ps-reforma com um dficit de R$ 10,07 bilhes, equivalente a 0,9% do Produto Interno Bruto PIB. Esse resultado foi considerado bastante satisfatrio, pois estava sendo a primeira vez que o dficit, enquanto proporo do PIB, registrava queda em cinco anos. Contudo, em 2001, o dficit novamente aumentou (R$ 12,8 bilhes), representando 1,08% do PIB (MARQUES et al., 2003, p. 116).

A Constituio de 88 determina que as contribuies sociais, ou seja, Cofins sobre o faturamento das empresas, a CSLL Contribuio sobre o Lucro Lquido, e de empregados e empregadores sobre a folha salarial devem se destinar exclusivamente para o financiamento da seguridade social que, no Brasil, congrega as aes de sade, assistncia e previdncia social. A seguridade no inclui os benefcios propiciados a servidores pblicos regidos por estatutos prprios. Considerando essa definio, o Brasil teria um supervit da seguridade, no fazendo sentido falar em dficit da previdncia. [...] O texto constitucional prev, ainda, se necessrio, a utilizao de recursos do Oramento Fiscal para completar o montante necessrio ao financiamento do sistema, ainda que o Oramento da Seguridade Social seja plenamente suficiente para arcar com o custeio dos seus programas fins. Assim, ao se falar no dficit ou supervit [...], seria necessrio considerar as receitas e despesas deste conjunto e no somente a arrecadao do INSS e as respectivas despesas com benefcios previdencirios e assistenciais (ANFIP, 2002, p. 14;24, grifos meus). No existe dficit, porque tem de computar nas receitas as contribuies que foram criadas para isso. Se computar R$ 45 bilhes de Cofins, quase R$ 9 bilhes de Contribuio Social sobre o Lucro Lquido, j no h dficit. Em 2001, teria tido um supervit de R$ 34 bilhes na Previdncia. Se computar ainda a contribuio da Unio que no feita, a que no tem dficit mesmo. Tem que apurar isso. Se pegarem os desvios, dinheiro que foi para obras10 (grifos meus).

Todavia, pe-se em questo o prprio conceito de dficit utilizado pelo Ministrio da Previdncia e Assistncia Social MPAS, enfocando setorialmente a previdncia e no a seguridade social em seu conjunto. As citaes que se seguem, embora longas, so fundamentais:
Considerando esse conceito de proteo social (o da Constituio de 1988), no seria apropriado calcular isoladamente as contas da previdncia social, tal como previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. [...] seu resultado negativo reflexo, antes de tudo, do desempenho da economia brasileira que, se voltasse a crescer e a gerar emprego no mercado formal de trabalho, superaria rapidamente sua situao de dficit. Essa argumentao no desconsidera, entretanto, que, em termos contbeis, seja apurado o resultado da previdncia social. O que se estranha o fato de o governo federal nunca se preocupar em contabilizar e divulgar para toda a sociedade o resultado do conjunto da seguridade social. Em 1999, por exemplo, ano em que a reforma foi aprovada e a previdncia registrava um dficit equivalente a 1% do PIB, a seguridade social apresentava um supervit de R$ 16,3 bilhes, correspondendo a 1,7% do PIB. Em 2001, adotando-se o mesmo critrio, o supervit da seguridade social aumentou para R$ 32,1 bilhes, cerca de 2,6% do PIB (MARQUES et al., 2003, p. 117, grifos meus).

Se considerada em seu conjunto setor privado e setor pblico , a seguridade superavitria e estvel. Em 2002, o supervit foi de R$ 15 bilhes (MARQUES, 2003; TAVARES, 2003). Alm da questo quanto ao conceito ou critrio utilizado para contabilizar o dficit, impossvel chegar a concluso inequvoca sobre o comportamento dos benefcios e afirmar que a tendncia de reverso do dficit se admitida seja devida ao impacto da reforma ou que expresse o crescimento vegetativo da demanda contida ou antecipada de benefcios, em face de situaes atpicas desde 1986: as novas regras de clculo e de acesso a partir da Constituio Federal de 1988, com aumento de benefcios em 1992-93 e a corrida aposentadoria em 1997, face s expectativas quanto s mudanas que ocorreriam a partir de 1998. E, considerando-se as trs categorias de demandantes de benefcios os que j rece- biam benefcios antes da

21

SO PAULO EM PERSPECTIVA, 18(3) 2004

reforma; aqueles em transio sob as regras anteriores; e os ingressantes sob as novas regras , esperava-se mesmo pequeno impacto da reforma sobre os benefcios, no curto prazo (MARQUES et al., 2003). Parece que relativo sucesso pode ser constatado pelo lado do aprimoramento dos mecanismos de arrecadao, tais como: a reteno, que consiste na cobrana de contribuies de empresas terceirizadas; o recolhimento de depsitos judiciais na Justia do Trabalho; a renegociao da dvida de Estados e Municpios; os certificados da dvida pblica como instrumentos de recuperao de crdito (PINHEIRO, 2001, p. 29). Entretanto, to remotas quanto atuais, to recorrentes quanto jamais superadas, recolocam-se as questes do desvio de recursos11 e de sua m gesto, das fraudes e da sonegao. E no surpreendente que, no encalo das propostas de reforma, reacenda a proposta de auditoria externa do sistema. A auditoria deve combinar-se, evidentemente, com medidas administrativas, judiciais e quando for o caso policiais para combater o desvio, a fraude,12 a sonegao13 e a evaso de recursos constitutivos do patrimnio coletivo da seguridade social. Mas o principal desvio refere-se ao pagamento dos juros das dvidas interna e externa,14 o que remete busca de condies para a renegociao dos dbitos, extrapolando a alegada crise da previdncia. Impacto do Fator Previdencirio Quanto ao impacto do fator previdencirio15 h, igualmente, divergentes avaliaes. Em face da resistncia de segmentos do Congresso Nacional ao aumento da idade mnima para aposentadoria, na ocasio da discusso do projeto de reforma, o Executivo props e, ento, aprovou o fator previdencirio. Do ponto de vista do governo, tratou-se de um grande avano em favor do equilbrio atuarial entre os benefcios e as contribuies. Do ponto de vista de organizaes representativas de trabalhadores, o fator representou um confisco parcial do valor da aposentadoria, impondo perdas aos segurados, no caso do setor privado.
Esse fator prejudica os mais pobres e as mulheres, alm de estabelecer em relao ao clculo anterior um redutor de 30% nas aposentadorias, obrigando todos a trabalharem mais para garantir o mesmo nvel de aposentadoria da lei anterior (CUT, 2002).

O achatamento prejudica, principalmente quem comea a trabalhar mais cedo, o que ocorre com a maioria da massa trabalhadora. A alterao profunda e afeta homens e mulheres. S que as mulheres perdem mais, caso se aposentem aps cumprir 30 anos de contribuio, tempo mnimo exigido, tero uma perda de at 50% do valor do benefcio a que teriam direito. Sero obrigadas a renunciar justa aposentadoria e trabalhar pelo menos 10 anos a mais para recuperar o que est sendo retirado. Os homens tambm perdem muito. Mesmo que tenha cumprido os 35 anos de contribuio, exigidos como tempo mnimo, o trabalhador que tenha comeado sua vida profissional aos 15 anos, aos 50 anos, tendo completado o tempo de contribuio, perder 30% do valor no seu benefcio. Para recuperar a perda ter que trabalhar mais cinco anos (CUT, s.d.).

Trata-se, portanto, de um redutor (PENNA, 1999), obrigando todos a trabalhar mais. Pelo fator previdencirio, com o aumento da expectativa de vida, cai o valor da aposentadoria. O fator impe o adiamento da aposentadoria. A postergao significa que quanto mais velho o trabalhador, mais ele ganha em princpio , por menos tempo. E quanto mais novo se aposenta, menos ganha, por mais tempo. Ento, a longevidade uma punio. Em outros termos, significa mais anos de vida com menos dinheiro no bolso. E a aposentadoria por tempo de servio e de contribuio, portanto foi severamente desvalorizada. A introduo do fator previdencirio no clculo da aposentadoria parece estar longe de equacionar o problema que a motivou, uma vez que no h suficientes evidncias de que se esteja em vias de obter o alegado equilbrio atuarial, a despeito da reduo dos futuros benefcios.16 certo que apesar de redues de gasto diminutas nos primeiros anos, os gastos no mdio e longo prazo aps a aprovao da emenda so maiores do que se nada fosse feito (OLIVEIRA, 2000). Vale destacar que os ganhos com a eliminao da aposentadoria proporcional e a postergao da apsentadoria, ento com salrio integral, so neutralizados por um acrscimo de 42,86% ao valor mdio dos benefcios. Alm disso, a tentativa de implantar a contribuio dos inativos, derrubada por uma liminar no STF, inviabilizou judicialmente a referida cobrana at para alguns Estados e municpios que j a praticavam. Ao contrrio do que foi anunciado maior ganho para quem postergar a aposentadoria , o fator previdencirio implicar perdas

22

A REFORMA DA PREVIDNCIA SOCIAL BRASILEIRA: ENTRE O DIREITO ...

da ordem de 40% quando aplicado na integralidade (aps cinco anos do perodo de transio, portanto, a partir de 2004), em funo da elevadssima taxa intertemporal com que as pessoas descontam valores futuros (OLIVEIRA, 2000, p. 2).17 Ento, por que o fator previdencirio perverso? Porque impe o confisco e posterga, sem resolver, o alegado problema, pelo menos na forma em que tem sido formulado e apresentado sociedade por representantes do governo e pela mdia conservadora. Modernizao da Gesto A modernizao da gesto do sistema outro ponto controvertido. s declaraes dos ministros do governo de Fernando Henrique Cardoso possvel contrapor as preocupaes do ministro do governo de Lus Incio Lula da Silva:
Pretendemos fazer uma anlise profunda do gargalo tecnolgico da Dataprev. Para o tamanho das informaes do INSS so 21 milhes de benefcios e mais de 50 milhes de contribuintes, entre pessoas fsicas e jurdicas , a Dataprev tem um parque tecnolgico sucateado, funcionrios mal remunerados e uma situao de relacionamento com o INSS tensa, por causa das falhas. s vezes, as agncias ficam duas horas sem sistema porque o sistema no agenta a demanda nacional. Os bancos investem centenas de milhes de reais em informtica para ter controle contra fraudes e mesmo assim so objeto de fraude. Esse tipo de investimento, no Ministrio, no vem ocorrendo de forma sistemtica.18

Ou seja, o sistema de processamento, nas condies aqui apontadas, favorece a fraude e no assegura a agilidade, a resolubilidade, a confiabilidade e a transparncia das informaes. E o prprio quadro de pessoal insuficiente para a ao fiscal. Segundo a Associao Nacional dos Fiscais de Contribuies Previdencirias Anfip (2002, p. 46-47):
cada fiscal arrecada o equivalente a R$ 2,7 milhes por ano, segundo dados da Diretoria de Arrecadao e Fiscalizao do INSS. Com a quantidade atual de cerca de 3.800 auditores-fiscais, o resultado da ao fiscal RAF chegou a R$ 9,4 bilhes no primeiro semestre de 2002, quantia equivalente a cerca de 30% da arrecadao lquida total. Com 8 mil, o RAF poderia alcanar um montante duas vezes maior, contribuindo para a melhoria do equilbrio financeiro do sistema.

De qualquer modo, a perspectiva de realizao de concurso para a contratao de 3.800 funcionrios parece equacionar, ainda que parcialmente, o problema, considerando-se os 18 anos decorridos sem qualquer concurso para ingresso no quadro de pessoal da Previdncia Social. 19 Admitindo-se a necessidade da reforma ou de sua continuidade , quais seriam os parmetros? O que possvel depreender da anlise da posio dos ltimos ministros e outros integrantes da gesto de Fernando Henrique Cardoso, no mbito da Previdncia Social? Para Pinheiro (2001, p. 39), no caso do servidor pblico, a bomba est desarmada para o futuro, uma vez que esto equacionados problemas de fluxo (novos servidores ingressaro pelo RGPS, estatutrios tero a previdncia complementar em substituio aposentadoria integral), mas ainda necessrio equacionar os problemas de estoque relacionados aos atuais ativos e aposentados: aumentar a contribuio dos ativos, cobrar contribuio dos inativos, punir os maus dirigentes conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, criar incentivos para desistncia da aposentadoria integral e migrao para o sistema complementar. De modo geral, seria necessrio, segundo o autor: aprimorar o sistema do RGPS, acabar gradualmente com a previdncia do setor pblico e desenvolver o sistema de previdncia complementar. Jos Cechin (2002, p. 52), ltimo ministro da Previdncia da gesto FHC, defende a seguinte agenda para a continuidade da reforma: reviso das alquotas de contribuio; estmulo postergao das aposentadorias por tempo de contribuio; especializao das alquotas em financiamento de benefcios de risco (doena, invalidez, acidente e morte em servio) e financiamento de benefcios programveis (aposentadoria); reviso do acmulo de benefcios ou de benefcio e salrio; separao do financiamento dos benefcios sem a suficiente contrapartida contributiva; reviso das idades da aposentadoria rural. Ou seja, o que se preconiza a unificao dos atuais regimes de gesto pblica, o fortalecimento do seguro privado (inclusive, abrindo concorrncia a cobertura do seguro de acidentes de trabalho) sob o pretexto da renda complementar e, em suma, a continuidade de imposio de perdas aos trabalhadores urbanos e rurais: trabalhar mais tempo (idade mnima na cidade, reviso da idade no campo e postergao da aposentadoria), pagar mais (reviso de alquotas de ativos, cobrana de inativos) e reduzir os ganhos (fim da aposentadoria integral, reviso do acmulo de benefcio e salrio). E fica claro o retro-

23

SO PAULO EM PERSPECTIVA, 18(3) 2004

cesso na concepo de seguridade social (separao dos benefcios que no tenham suficiente contrapartida contributiva). Ora, a defesa da previdncia social solidria, de gesto pblica, democrtica e universal, significa postular muito mais do que ela hoje: cobertura restrita e benefcios equiparados para 65% dos beneficirios ao salrio mnimo, que, sabidamente, est muito longe de ser suficiente para suprir necessidades humanas vitais de uma unidade familiar que no disponha de outras fontes de renda. E, dentre os argumentos em favor da reforma, o mais facilmente defensvel o que se refere necessidade de expanso da cobertura. A atual cobertura de 39,9% da Populao Economicamente Ativa PEA (MPAS, 2002, p. 17), sendo de 77,3% a cobertura de pessoas com mais de 60 anos (IPEA, 2002, p. 15). Esto fora da previdncia 40,2 milhes de pessoas, ou seja, 60% da populao ocupada no setor privado (CECHIN, 2002, p. 41). Desse universo de no filiados que poderiam, em princpio, filiar-se, 11,3 milhes so trabalhadores por conta prpria, domsticos e empresrios e outros 7,5 milhes ganham mais de um salrio mnimo, sem carteira assinada, nos setores de servios, construo civil e agricultura (CECHIN, 2002, p. 42). Trata-se, portanto, de pouco para poucos. A maioria est fora do sistema previdencirio. A POLMICA PR-REFORMA 2003 Aps a posse do presidente Lus Incio Lula da Silva, a mdia desencadeou um movimento a favor da reforma realizada com a Emenda Constitucional n. 20/98, fazendo recorrentes menes ao prprio programa de governo, no qual a reforma previdenciria figurava entre as prioridades. Acusado de ser o maior ralo de dinheiro pblico do pas (EXAME, 2003) ou causador do desequilbrio das contas pblicas (VEJA, 2003), o crescimento do dficit o recorrente argumento em favor da reforma. E, de novo, o alvo o chamado desequilbrio atuarial do sistema, 20 seja pela queda do nmero de contribuintes em relao aos beneficirios inativos, pelos privilgios do sistema, pela incorporao conta da previdncia de benefcios assistenciais no contributivos, ou, especialmente, pela aposentadoria integral do servidor pblico. O foco foi, sem dvida, a aposentadoria do servidor pblico. Em janeiro de 2003, o Poder Executivo encaminhou ao Congresso Nacional uma proposta de emenda Cons-

tituio. possvel identificar os pontos centrais da polmica, a partir de declaraes do ministro Ricardo Berzoini quanto aos principais aspectos da reforma preconizada pelo governo. A proposta consistia, inicialmente, em regime nico para o setor privado e pblico, teto nico, aposentadoria complementar por meio de fundos de penses, contribuio de 20% sobre o faturamento e no sobre a folha salarial das empresas, regra de transio pro rata 21 e contribuio dos inativos. Mas a contribuio de inativos seria descartada em face da inevitvel querela de difcil superao desencadeada quanto argio de inconstitucionalidade da medida. Aps a intensa polmica que marcou o primeiro semestre de 2003 incluindo-se as manifestaes de servidores pblicos contra o projeto de reforma, as presses dos governadores, os recuos e reposicionamentos do governo federal , o relatrio final da comisso parlamentar definiu os seguintes pontos: - aposentadoria integral, desde que cumpridos os requisitos de dez anos na carreira, 20 anos de servio pblico, 35 e 30 anos de contribuio e 60 e 55 anos de idade (para homens e mulheres, respectivamente); - benefcio calculado pela mdia das contribuies para os servidores que no cumprirem as exigncias para a aposentadoria integral; - teto de salrio e aposentadoria de R$ 17.170,00 para a Unio, para Estados e municpios, subteto salarial igual ao salrio do chefe de cada um dos trs Poderes, e, para o Judicirio Estadual, teto de 75% do salrio do ministro do STF; - teto de R$ 2.400,00 para ingressantes no servio pblico e trabalhadores da iniciativa privada; - aposentadoria complementar por meio de fundo de penso; - extino da aposentadoria proporcional para servidores que ingressaram at 1998; - idade mnima de 55 anos para a mulher e de 60 anos para o homem; - penses integrais at o valor de R$ 1.058,00 e desconto mnimo de 30% sobre a parcela excedente; - fim da paridade e correo dos benefcios pela inflao para servidores que no cumprirem requisitos para aposentadoria integral; - paridade parcial para aposentadorias integrais com correo restrita ao salrio-base;

24

A REFORMA DA PREVIDNCIA SOCIAL BRASILEIRA: ENTRE O DIREITO ...

- contribuio de 11% de inativos atuais e futuros sobre a parcela de benefcios superior a R$ 1.058,00; - alquota mnima de contribuio de 11% para Unio, Estados e Municpios.22 Com a proposta de extino da aposentadoria integral do servidor pblico, objeto de intensa polmica, a noo de direito revelou-se inteiramente dependente da circunstncia histrica que, ao contrapor interesses e cotejar posies na arena jurdico-poltica, remete, inelutavelmente, aos fundamentos da ordem econmica e social. Ora, a questo da sustentabilidade do sistema previdencirio no se esgota na esfera do direito, que, se por um lado representa garantias sob a tutela jurisdicional, por outro no se desvencilha dos mecanismos fundamentais de reproduo e manuteno da ordem socioeconmica. Em outros termos, no possvel abstrair o direito da base material da sociedade. No outro o sentido da polmica que ope direito presumido a direito adquirido ou direito acumulado a direito consolidado, a pretexto de preservao ou de extino da integralidade da aposentadoria. Est em questo, simplesmente, a irretroatividade da lei. A insegurana no plano das relaes econmicas expressa-se, ento, no plano jurdico-poltico, na forma de instabilidade de regras, violao ou revogao de princpios constitucionais, esgaramento da expectativa de direito como marca do Estado democrtico. Trata-se, a rigor, da fragilidade de um contrato social merc das exigncias da poltica econmica ou fiscal em vigor. De novo, procura-se opor os trabalhadores os do setor privado aos do setor pblico.23 Tenta-se, ainda, nivelar por baixo os direitos sociais, criando anteparos elevao de custos para o capital, na forma de parcela do excedente econmico apropriada e gerida pelo Estado, pelos instrumentos fiscais, tributrios e contributivos. o que se demonstra, a seguir, cotejando as propostas que comparecem ao debate. Aps apresentao geral da proposta de reforma, discorre-se sobre as posies identificadas na imprensa conservadora e nas organizaes representativas de trabalhadores de diferentes perfis. No primeiro caso, foram selecionadas duas matrias, uma da revista Veja e outra da revista Exame. No segundo caso, arrolaram-se as posies da Fora Sindical, da Central nica dos Trabalhadores, da Federao Nacional de Servidores do Judicirio Federal Fenajufe, da Associao Nacional dos Fiscais de Contribuies Previdencirias Anfip e do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal Unafisco Sindical.24

A imprensa conservadora insiste no argumento da inviabilidade do sistema pblico de repartio e recupera o mrito individual: cada trabalhador financia seu prprio futuro e recebe de acordo com suas contribuies (AMARAL; BARELLI, 2003), segundo a lgica mercantil, defende o regime de capitalizao e exige que o Estado faa a reforma e promova o ajuste fiscal duradouro, de modo a honrar compromissos, fazer cair o risco-pas, reduzir o juro interno, retomar o crescimento sustentado (LAHZ, 2003). Para o mercado, em outros termos, a reforma importante para evitar o colapso fiscal do pas; dar visibilidade de longo prazo s contas brasileiras; tirar o pas da zona de risco de moratria da dvida; reduzir a avaliao de risco do pas; abrir espao para cortes nas taxas de juros; criar um ambiente mais favorvel ao investimento; permitir economia crescer sem causar impacto na inflao (OTTA; MURPHY, 2003). Qual a posio das organizaes representativas dos trabalhadores? Segundo a Unafisco Sindical, a reforma tributria deveria preceder a reforma previdenciria. O sistema tributrio concentrador de renda, onera a classe mdia e privilegia o capital com a pouca tributao sobre o patrimnio e iseno do juro sobre o capital prprio. O alegado dficit da previdncia precisa ser depurado de valores como despesas de pessoal. De novo, a proposta de reforma orienta-se pela lgica fiscal e do capital financeiro.25 Para a Anfip (2002), o debate atual oculta o fato de a previdncia pertencer ao Sistema de Seguridade Social. E os maiores problemas para a gerao de receitas so as renncias fiscais; as perdas de arrecadao; a sonegao fiscal pelo subfaturamento; o estoque da dvida previdenciria, com cerca de R$ 125 bilhes da dvida ativa em dezembro de 2001; a debilitao das relaes de trabalho; a queda da massa salarial ou a reduzida base de contribuintes regulares e a excluso da proteo pela limitao da renda e pela imagem negativa da previdncia. Em face de tal situao, as condies para a manuteno do sistema seriam: aumento do nmero de contribuintes; maior estabilidade das relaes de trabalho com o crescimento do assalariamento e a regularizao de contratos de trabalho; retomada do crescimento do PIB; reviso dos mtodos gerenciais; fiscalizao da arrecadao; reviso do regulamento de benefcios; garantia do carter redistributivo e garantia de direitos sociais, sob pena de elevao da desigualdade j existente no Brasil. Para a Anfip, portanto, a previdncia pblica

25

SO PAULO EM PERSPECTIVA, 18(3) 2004

vivel e o mais promissor mecanismo de articulao entre a economia e a sociedade para promover o desenvolvimento. Trata-se de resgatar o papel da seguridade, melhorando os servios, concebendo a proteo social como ncleo da estratgia para a retomada do crescimento econmico. A Fenajufe (2002), com base em ampla anlise dos contextos latino-americano e brasileiro em que se realizam reformas, declara-se contrria poltica de privatizao, aponta o declnio do neoliberalismo como sada para o impasse da crise capitalista contempornea e, afinal, reafirma os princpios da irredutibilidade salarial, da paridade entre ativos e inativos, do custeio parcial por empregadores privados ou estatais e da responsabilidade integral e absoluta do Estado pela manuteno do sistema e pela garantia de um direito social coletivo. Postula, portanto, um sistema de previdncia social pblico, nico, sob gesto estatal democrtica e transparente com participao de representantes dos trabalhadores nos conselhos de administrao, assegurada a integralidade dos proventos na aposentadoria. Contestando recomendaes do Banco Mundial e imposies do FMI quanto previdncia nos acordos para concesso de emprstimos, a CUT (2002) preconiza uma previdncia geral pblica, de gesto paritria, com teto de 20 salrios mnimos tanto para o setor privado quanto para o setor pblico e complementao por meio de fundos de penso. Reitera o combate sonegao e a renncia previdenciria em favor das falsas filantrpicas. Defende a gesto pblica do Seguro de Acidentes do Trabalho SAT e questiona a proposta de fixao de idade mnima sem considerar realidades regionais e caractersticas do trabalho realizado. Prope ainda a ampliao dos benefcios assistenciais. E, sob a perspectiva da defesa da previdncia pblica e solidria, prope a revogao da EC n. 20/98 e as leis subseqentes da reforma (CUT, 2002). O que se depreende da anlise das manifestaes aqui confrontadas? De um lado, a crtica ao sistema pblico de previdncia social, acusado de injusto e perdulrio, agora destacando o regime dos servidores pblicos; a exigncia de ajuste fiscal; a presso para desonerar o capital pela reduo da carga tributria ou para esconjurar pretensas ampliaes do chamado custo Brasil, a pretexto de gerao de novos empregos; a defesa da competitividade; a restaurao da cultura do mrito individual; e a consonncia com a lgica mercantil pela defesa do regime de capitalizao. De outro lado, a defesa da previdncia pblica, de gesto democrtica, propondo padres e limites

a serem observados no projeto de reforma, no estando, entretanto, suficientemente claras as posies quanto proposta de regime nico. A seguir, analisam-se os principais aspectos apontados, que remetem aos fundamentos da seguridade social e da economia capitalista contempornea. Privatizao Toda a reforma do Estado brasileiro orientou-se por uma estratgia de progressivo e crescente favorecimento do mercado, o que equivale privatizao. No Plano Diretor da Reforma do Estado, do governo FHC, no setor de atividades exclusivas (no lucrativas) ou monopolistas do Estado, figura a previdncia bsica. Bsica em relao ao conjunto das operaes da rea, a serem crescentemente assumidas pelas entidades abertas e fechadas de previdncia privada. Bsica no sentido de pagamento mnimo para pessoas cujos ganhos j so mnimos ou inexistentes: trabalhadores de baixa renda com vnculo formal de trabalho filiados ao sistema, idosos e deficientes, no contribuintes, admitido, com relutncia, o seu direito seguridade social. As baixas taxas de crescimento econmico, o desemprego estrutural,26 a informalidade do mercado de trabalho, a no filiao ao sistema (impossibilitando o aumento de arrecadao) e mesmo a falta de credibilidade no sistema agora agravada com a permanente ameaa de confisco pela reforma so fatores que contribuem para incentivar, de fato, a privatizao, a julgar pelo sucesso da previdncia privada. O mercado pede flexibilizao, desregulao e privatizao. E h um evidente interesse de seguradoras e bancos privados no estoque de recursos geridos pelos fundos de penso, que, por sua vez, apropriam parcela da renda dos trabalhadores a ttulo de capitalizao e formao de reservas para complementar a aposentadoria.27 O governo FHC afastou a proposta de substituio do regime de repartio pelo de capitalizao individual privada, em razo dos elevados custos da transio, tendo como modelos o do Chile e o da Argentina. No caso do Chile, questiona-se mesmo se houve privatizao ou, em outros termos, quais foram os limites da propalada privatizao, uma vez que
o Estado regula a demanda (atravs das contribuies compulsrias), regula a oferta (supervisionando as AFPs), financia parte das penses, administra e financia o antigo sistema (OLIVEIRA et al., 1999, p. 47).

26

A REFORMA DA PREVIDNCIA SOCIAL BRASILEIRA: ENTRE O DIREITO ...

No caso da Argentina,
h margem para acreditar que o sistema de previdncia privada [...] venha a ter dificuldades para cumprir suas promessas de fornecer benefcios mais adequados e para mais pessoas do que um sistema pblico reformado poderia ter sido capaz de proporcionar a um grau de risco financeiro muito inferior. Mantida a tendncia, provavelmente a Argentina ter de proceder a uma reestatizao do sistema de fundos de penso privados em momento futuro, assim que as questes mais prementes da estabilizao macroeconmica tenham sido resolvidas (IPEA, 2002, grifo meu).28

Ento, as solues de mercado tm mostrado resultados desastrosos no apenas por privilegiarem a rentabilidade e reproduzirem a desigualdade social, mas tambm por serem incapazes de honrarem os prprios postulados e intenes retricas. um mercado livre que nada faz sem o Estado e que, mais que isso, quer o Estado cmplice do Diktat mercantil. Reatualiza-se, destarte, a recorrente questo quanto ao carter do seguro no mbito do mercado e no apenas da previdncia social na sociedade contempornea: qual o modelo que se postula?
[...] o da solidariedade, onde o seguro significa proteo da vida, da sade, dos bens dos cidados brasileiros e no qual h que se inserir a preocupao com o carter social do seguro? Ou o do risco, onde o seguro antes de tudo considerado investimento, mais um servio financeiro prestado pelos grandes conglomerados? Ou uma combinao de ambos? (ALBERTI et al., 1998, p. 296).29

Unificao dos Regimes Quanto unificao dos regimes,30 alm da relao entre setor pblico e setor privado, caso venha a ser retomada, tero que ser equacionadas algumas bipolaridades, como: filiados e no filiados, contribuintes e no contribuintes, condies para o homem e condies para a mulher, trabalhador urbano e trabalhador rural. O regime nico e universal deve respeitar a diferena, sob pena de reproduzir a desigualdade. Se se trata de consolidar o sistema de seguridade social brasileiro, ento o desafio ampliar a cobertura pela incluso daqueles que por falta de trabalho, por insuficincia de renda, por absoluta impossibilidade de contribuio prvia ou mesmo por desconfiana encontram-se fora do sistema , aumentando o nmero de filiados e de contribuintes, o que re-

mete retomada do crescimento econmico e ampliao das oportunidades de emprego. A composio e o papel da famlia encontram-se em franca mudana, valendo ressaltar o desempenho da mulher como protagonista e no apenas na manuteno da coeso de famlias matriarcais , pondo em questo as funes e os efeitos econmicos do trabalho domstico no remunerado e modificando o perfil do mercado de trabalho. Ento, qualquer modelo que se venha a adotar ter que equacionar a diferente insero da mulher nas relaes de trabalho, sob condies diferenciadas, tais como a descontinuidade do vnculo, a maternidade e a condio cultural e histrica longe de ser superada de cuidadora31 dos demais membros da famlia. Nas diversas condies a mulher que cuida de criana, idoso, doente, portador de deficincia, etc. Quanto relao urbano-rural, sabido que a vida no campo se urbaniza em vrios sentidos, como no acesso aos meios de comunicao, aos servios e aos hbitos de consumo. E evidente a tendncia de trabalhar no campo sem viver ali confinado, morando no ncleo rurourbano, na agrovila, na pequena cidade. Isso est longe de significar condies de trabalho similares s da cidade, a no ser pela informalidade, pela precariedade do contrato, pela baixa remunerao e pela reduo de oportunidades em razo da mecanizao da produo. Alm de reproduzirem o que se passa na cidade no que diz respeito debilitao do trabalho, as condies laborais no campo so reconhecidamente mais deletrias, dependendo da insero ocupacional e do contrato. Ento, assim como no caso do trabalho urbano, deve-se considerar o grau de exposio a riscos sociais, ambientais, ergonmicos, fsicos, emocionais, em suma, a salubridade. A extenso da cobertura previdenciria ao trabalhador rural, com a criao do Funrural, em 1971, depois incorporado ao INPS, foi um significativo avano da seguridade social brasileira, ainda que essa cobertura seja freqentemente apontada como um fator de agravamento do dficit, por se tratar de concesso de benefcios que no tiveram contrapartida da contribuio.
[...] o Prorural/Funrural representou um mltiplo rompimento com os princpios do seguro social de padro contributivo bismarckiano, que caracterizaram a histria da previdncia social na Amrica Latina no sculo XX. Houve a ruptura com as noes de que: 1. a um benefcio deve corresponder uma contribuio; 2. essa contribuio deve ser tripartite (segurado, empregador e Estado); e 3.

27

SO PAULO EM PERSPECTIVA, 18(3) 2004

o benefcio resultante deve estar vinculado ao padro de rendimentos pregressos do segurado. O prprio fato de o benefcio ser de valor constante flat-rate, uma caracterstica mais presente em paradigmas de proteo social universalistas, constitui uma inovao em relao tradio brasileira e latino-americana em geral. Outro elemento diferenciador consiste no fato de que h, no programa, redistribuio de renda no sentido urbano-rural, contrarestando, ao menos parcialmente, o subsdio rural-urbano implcito na forma de financiamento dos sistemas urbanos via contribuio sobre a folha salarial, cuja parcela patronal geralmente repassada para os preos dos bens consumidos tambm na rea rural (MALLOY apud DELGADO; SCHWARZER, s.d.).

Ento, trata-se de preservar, aprimorar e ampliar a cobertura previdenciria do trabalhador rural, como parte de uma estratgia de distribuio mais justa da renda nacional. Piso e Teto de Benefcios Esta questo remete s condies de existncia coletiva que se deseja preservar, aprimorar ou superar. Referese a padres de vida como expresso das relaes sociais. Hbitos de consumo, graus de acesso a bens, recursos e servios e condies de vida, longe de se restringirem a preferncias, escolhas pessoais e adeses seletivas, exprimem modos de ser socialmente determinados. Direitos so expresses de luta social e poltica, condensando possibilidades e limites de pactos coletivos, sob determinadas condies histricas. Ento, as noes de bsico, vital, mnimo, razovel, mximo, excelente ou ideal, todas adjetivas, prestam-se a estabelecer os parmetros para outras noes, estas sim substantivas, relacionadas s vrias formas de apropriao de parcelas da riqueza social, das quais a renda inequvoca, mas nem por isso suficiente. So noes mutveis, relativas, dependentes das condies objetivas em que se d a produo e a apropriao de riqueza. Integralidade (e no parcialidade), irredutibilidade (e no redutibilidade) e paridade (e no disparidade) so princpios de justia social. Por que a aposentadoria tem que ser punida com a reduo de renda? Por que o tempo livre tem que significar queda do padro de vida, opondo ativos e inativos? Quem estaria impondo tais condies a quem? Piso e teto no podem ser discutidos em si mesmos, fora das relaes econmicas. Observa-se forte tendncia

em colocar a questo dos ganhos da aposentadoria no plano dos privilgios, para justificar o confisco geral, nivelando por baixo a pauta de direitos sociais. Por que a discusso to intensa em torno da renda do trabalho, mas fraca quanto do patrimnio e do capital?32 Aqui, seria justo compartilhar da posio da Anfip de que a reforma tributria deveria preceder a reforma previdenciria. Admitindo-se um teto para o valor da aposentadoria do servidor pblico o atual teto do setor privado de R$ 1.561,00 e as propostas em debate oscilaram entre 10 e 20 salrios mnimos, ou seja, R$ 2.400,00 e R$ 4.800,00 33 , seria razovel considerar que 67,3% dos funcionrios do Executivo Federal j ganham abaixo de R$ 2 mil.34 Considerado todo o pas, estima-se que 80% dos funcionrios pblicos j recebam abaixo de R$ 1.561,00 por ms, o teto do INSS.35 Ao propor um teto de 20 salrios mnimos, a CUT procurou assegurar salrios integrais para a maioria dos trabalhadores do setor pblico, preservando, na realidade, o princpio da irredutibilidade salarial, estabelecido pela Constituio Federal. Financiamento No h como reduzir o problema do financiamento ao desencaixe atuarial, desproporo entre contribuintes e beneficirios, oposio entre trabalhadores do setor privado e do setor pblico, ao aumento de contribuies e reduo de benefcios e, em suma, aos mecanismos de maior expropriao do trabalho. O que est em questo no apenas o equilbrio atuarial das contas da previdncia, mas o equilbrio e a coeso da sociedade com base em formas mais justas de apropriao e fruio da riqueza social. As presses pela reforma da previdncia social respondem a uma estratgia de mercantilizao da seguridade social, ou seja, a um processo de privatizao.36 Assim, a previdncia se converte em um produto, a compor o portflio de bancos e seguradoras, no caso das entidades privadas, ou passa a depender dos investimentos rentveis, sem compromisso com o desenvolvimento social, no caso dos fundos de penso. De qualquer modo, h associao maior ou menor ao capital internacional, pela observncia das recomendaes do Banco Mundial e do FMI e pela incorporao da experincia europia ou norte-americana, naquilo em que representam poder e sucesso no mercado de capitais. Qual poder? E que sucesso?37

28

A REFORMA DA PREVIDNCIA SOCIAL BRASILEIRA: ENTRE O DIREITO ...

CONCLUSO Da anlise realizada, depreende-se que a polmica em torno da reforma oculta, conforme a posio adotada, revela interesses que extrapolam o sistema previdencirio pblico, dissocia a poltica da economia, reduz a concepo de seguridade social ao clculo financeiro e atuarial, isola a questo do dficit da relacionada ao financiamento das aes do Estado, omite as exigncias do Banco Mundial e do FMI, relativiza o carter redistributivo das polticas sociais e representa mais uma forma de confisco aos trabalhadores, opondo os do setor privado aos do setor pblico. Em ltima anlise, privilegia o capital, particularmente sua frao financeira, e expropria o trabalho. A previdncia um campo de batalha de uma guerra maior. inaceitvel que seja imputada previdncia social, isoladamente, a responsabilidade pela deteriorao das contas pblicas. O que est em crise um modo de organizao e gesto da vida social. O que est em jogo so os interesses de favorecimento da competitividade do capital em detrimento das polticas sociais. A crise econmica que determina as alegadas dificuldades da previdncia, e no o contrrio. A previdncia depende do crescimento econmico e do mercado de trabalho, e no o contrrio. Inaceitvel, portanto, que o nus da crise, agravada sob as polticas neoliberais, recaia sobre os funcionrios pblicos e que o propalado dficit seja atribudo no contribuio prvia do trabalhador rural ou dos beneficirios da assistncia social, ao reajuste do salrio mnimo que corresponde ao valor dos benefcios de dois teros dos segurados do setor privado ou ao reajuste anual das penses dos demais segurados. A reforma da previdncia necessria, mas est longe de ser soluo para uma crise da qual apenas uma das expresses. Qual reforma desejada? A que concebe a previdncia como parte da seguridade social, expresso de um pacto coletivo e solidrio e que, portanto, resiste privatizao. Que consolida o democrtico Estado de Direito, honrando compromissos e respeitando contratos com os trabalhadores. Que no impe novas perdas aos segurados por meio de fatores de confisco. Que equacione piso e teto, parmetros e padres, iguais e diferentes, na esfera do direito social portanto, na arena do interesse pblico sem reduzir tudo a produtos, segundo a lgica mercantil, sabidamente reprodutora da desigualdade social.

NOTAS
1. Este texto foi elaborado com base na tese de doutorado do autor (SILVA, 2003). 2. A Lei n. 10.843, de 08/01/02, estabelece o reconhecimento automtico de direitos com base nos registros da Previdncia Social, desobrigando o segurado de apresentar documentos para provar tempo e valor das contribuies. 3. Lei n. 9.983/00 ou Lei de Crimes contra a Previdncia Social, versa sobre apropriao indbita, sonegao e omisso de informaes. 4. Concesso de salrio-maternidade para autnomas; compensao entre contribuies de empregados e empregadores (setor rural e contribuintes individuais empregados por empresas); reteno da contribuio que consiste na antecipao da receita em relao a setores terceirizados; divulgao de informaes ao pblico (PINHEIRO, 2001, p. 38-39). 5. A lista de disfunes grande, envolvendo a profuso de regimes prprios criados no mbito dos municpios e Estados, os quais, desamparados de controle social, absolutamente no transparentes e desprovidos de homogeneizao nas regras previdencirias e administrativas, criaram facilidades para fraudes, incentivaram a prtica abusiva de concesso de aposentadorias extremamente generosas protagonizadas por grupos corporativos, desviaram recursos para atividades no previdencirias, no sendo raros os casos em que os Tesouros locais no repassavam suas respectivas contribuies entidade ou ao rgo gestor e mantiveram sob o mesmo abrigo contbil e financeiro benefcios assistenciais e previdencirios, financiados, via de regra, por contribuies estabelecidas por critrios polticos, sem o menor rigor tcnico (GUSHIKEN et al., 2002, p. 19). Era no setor pblico onde ocorria o maior nmero de aposentadorias precoces, acumulao de aposentadorias, acumulao de aposentadoria com salrio de outro emprego, e onde era maior a durao dos benefcios e menor o prazo de carncia [...] No servio pblico, os diferentes regimes e critrios permitiam que alguns se aposentassem mais de uma vez e ainda voltassem a ocupar emprego pblico. A acumulao de aposentadorias e estas de valor igual remunerao da ativa gerava os super-salrios [...] As tendncias indicavam gastos com aposentadorias e penses de tal magnitude, que inviabilizariam as administraes pblicas, com a compresso dos salrios dos trabalhadores da ativa e diminuio da disponibilidade de recursos para as polticas pblicas locais (CECHIN, 2002, p. 14-17). 6. Conforme j ocorreu no Estado de So Paulo, que antes tinha, a menor alquota de contribuio previdenciria dos servidores ativos (6%), elevada para 11%, aproximando-se da alquota da maioria dos Estados (de 10% a 14%). 7. Vale registrar, no obstante, que Em vrios Estados da Unio existe contribuio de inativos, inclusive diferenada por faixa de renda. De acordo com o Relatrio Anual da Previdncia Social de 1999, [...] a contribuio dos aposentados de 3,5% em Minas Gerais, de 4% a 5% no Acre, de 5% na Bahia, de 6% em So Paulo, de 7,4% no Rio Grande do Sul, de 8% em Roraima, de 9% em Tocantins, de 11% no Rio de Janeiro, de 8% a 12% em Santa Catarina e Mato Grosso, de 11% (at R$ 1.200,00) a 20% no Amazonas, de 10% (at R$ 1.200,00) a 20% no Paran e de 10% (at R$ 200,00) a 20% (acima de R$ 1.200,00) em Pernambuco. No havia contribuies em Roraima, Par, Amap, Piau, Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Gois e Distrito Federal. Como existem aes na Justia relativas a essas contribuies, a situao pode ter mudado. Alguns Estados (12) tambm impem contribuies aos pensionistas (FALEIROS, 2000, p. 111-112, grifos meus). 8. desalentador constatar, mesmo nos governos de coalizes de centro-esquerda, o embate entre a afirmao e a recusa da assistncia social como poltica pblica provedora de bens e servios no mbito da seguridade social.

29

SO PAULO EM PERSPECTIVA, 18(3) 2004

9. Ao analisar trs modelos tericos para a previdncia social, Miranda (1997, p. 49, grifos meus) conclui que: importante frisar que a adoo de um ou outro modelo tem srias implicaes sobre as formulaes de poltica econmica e, em especial, sobre os resultados a serem esperados de uma reforma no sistema previdencirio. No modelo de Diamond, uma migrao do sistema Pay-as-you-go para o fully funded poderia ampliar o estoque de capital da economia, mas no necessariamente ampliaria o bem-estar, pois poderia levar o sistema econmico a um estado de ineficincia dinmica. Sob a perspectiva do modelo de Barros, essa reforma seria incapaz de ampliar o estoque de capital da economia, uma vez que os agentes privados compensariam por completo a redistribuio intergeracional de riqueza promovida pelo governo. No modelo de Martins, por sua vez, uma reforma desse teor aumentaria a acumulao de capital, mas, no necessariamente ampliaria o bem-estar, pois nesse caso haveria um decrscimo nas heranas doadas. De qualquer forma, o incremento da poupana gerado no modelo de Diamond estaria amplamente superestimado quando contrastado com aquele obtido a partir do modelo de Martins. 10. Presidente da Unafisco Sindical, Paulo Gil Introni, em entrevista Folha de S.Paulo, 21/01/03. 11.Casos mencionados com freqncia: a construo de Braslia, da Rodovia Transamaznica e da Ponte RioNiteri. 12. Para Antoninho Marmo Trevisan, auditor, h trs pontos vulnerveis fraude: o sistema eletrnico, o processo de concesso de benefcios e a sonegao pelas empresas. 13. Especialmente de grandes empresas e bancos. 14. Conforme admitido pelo ministro-chefe da Casa Civil Jos Dirceu em seminrio do PT (MARQUES, 2003). 15. Fator previdencirio, estabelecido pela Lei n. 9.876, de 29/11/99, uma frmula que considera os seguintes elementos: tempo de contribuio; alquota de contribuio (0,31); idade e expectativa de vida do segurado, na data da aposentadoria (MPAS, 2002:23). A regra de clculo do valor dos benefcios, ps-reforma de 1998, a seguinte: Sb = Mx [(TC x a)/Es] x [1+ (Id + Tc x a) /100] Sb = salrio de benefcio M = mdia dentre os 80% dos salrios de contribuio apurados entre julho de 1994 e o momento da aposentadoria, corrigidos pela inflao Tc = tempo de contribuio do segurado a = alquota de contribuio do segurado e do empregador = 0,31 Es = expectativa de sobrevida do segurado na data da aposentadoria, medida anualmente pelo IBGE, considerando-se a mdia nica nacional para ambos os sexos Id = idade do segurado na data da aposentadoria 16. Ver, a propsito, texto de Lus Nassif publicado na Folha de S.Paulo (13/10/00), que aponta as conseqncias da utilizao da tbua da vida, argumentando que o poo continuar sem fundo enquanto no se fizer um corte radical, implantando o novo sistema para quem entrar agora e aportando ativos para garantir o atual passivo previdencirio e que a grande revoluo que est ocorrendo na Previdncia gerencial. 17. So constataes de um ardoroso defensor da reforma Chico Previdncia, o autor aqui citado, para o qual trata-se de alterar a prpria lgica de funcionamento, substituindo-se, pelo menos parcialmente, o inexoravelmente falido regime de repartio pelo de capitalizao (OLIVEIRA, 2000, p. 2, grifos meus). 18. Ministro Ricardo Berzoini em entrevista ao Correio Brasiliense, 10/01/03. 19. Conforme entrevista do ministro Ricardo Berzoini ao Correio Brasiliense, 10/01/03. 20. O equilbrio seria alcanado pela equivalncia do valor presente das contribuies ao valor presente dos benefcios (MPAS, 1999, p. 4, NR 6).

21. Direito aposentadoria integral para o tempo j trabalhado, sendo que o tempo restante seria igual soma do tempo de servio anterior reforma dividido por 35 anos e do tempo de servio posterior reforma dividido por 35 anos. 22. Conforme a reportagem Como ficou o relatrio da reforma da Previdncia, Folha de S.Paulo, 18/07/03 (grifos meus): J o texto votado em segundo turno apresentou as seguintes alteraes: um redutor de ganhos para quem antecipar a aposentadoria, de 5% para cada ano at o mximo de 35%; aumento do subteto do Judicirio Estadual para 90,25% do salrio do ministro do STF; alm das demais, exigncia de permanncia de cinco anos no ltimo cargo, para aposentadoria integral; aumento de 70 para 75 anos da idade para aposentadoria compulsria a partir de 2012; teto de R$ 2.400,00 para futuros pensionistas e desconto de 30% sobre a parcela excedente; contribuio de 11% sobre a parcela da aposentadoria ou penso (inativos) que exceder a R$ 1.200,00, no caso dos Estados e Municpios, e R$ 1.400,00, no caso da Unio. Para atuais servidores o teto de iseno, quando se aposentarem, ser de R$ 2.400,00. O teto do INSS sobe de R$ 1.869,34 para R$ 2.400,00. Os fundos de penso a serem criados aps a reforma sero fechados, pblicos e com contribuio definida, ou seja, o beneficirio saber quanto pagar, mas no quanto receber de aposentadoria. Militares e policiais militares de todos os Estados tero, segundo o governo, projeto especfico de reforma. Conferir Como ficou a proposta, Folha de S.Paulo, 15/ 08/03. Em 19/12/03, foi promulgada a Emenda Constitucional n. 41 pelo Congresso Nacional. Entre outros aspectos, acima descritos, o texto estabelece a contribuio dos inativos e aumenta a idade mnima para a aposentadoria (60 anos para o homem e 55 para a mulher). Mas o Senado fez modificaes no texto original da reforma e aprovou em segundo turno a PEC paralela, a ser apreciada pela Cmara dos Deputados, contendo aspectos favorveis aos atuais servidores pblicos, trabalhadores informais, pessoas com deficincia fsica e aposentados e pensionistas com doenas incapacitantes. At o encerramento deste artigo a Cmara ainda no tinha votado a PEC paralela. 23. Em favor da preservao da integralidade dos vencimentos, os militares arrolam as condies sob as quais exercem a sua funo: dedicao exclusiva, disponibilidade permanente, transferncias constantes, horas extras no remuneradas, no pagamento de adicional noturno, ausncia de FGTS, proibio de exerccio de atividade profissional paralela, possibilidade de convocao na reserva, baixos salrios na ativa, contribuio de 7,5% pelos inativos. Os juzes, por sua vez, apontam a carreira especfica com limitaes funcionais, o acmulo de cargo somente pela docncia, a proibio de filiao a partidos polticos, o impedimento de participar de sociedades comerciais. J os funcionrios da Justia Federal destacam o contrato de adeso no ingresso, as regras predefinidas, o exerccio de funes com implicaes sobre o jurisdicionado, a contribuio previdenciria sobre o total dos vencimentos e no sobre um teto, como no caso do INSS, e, como exemplo, a situao dos oficiais de justia que se sujeitam a riscos para fazer cumprir as decises judiciais (cf. Folha de S.Paulo, 14/01/03, p. A-4; O Estado de S.Paulo, 17/01/03, p. A-7; teses aprovadas na plenria da Federao Nacional de Servidores do Judicirio Federal Fenajufe, Agncia Fenajufe de Notcias, Braslia, 04/12/02). 24. Trata-se de artigo assinado por Marco Aurlio de Freitas Lisboa, publicado no stio da organizao: <http://www.unafisco.org.br>. 25. Segundo o Presidente da Unafisco Sindical, Paulo Gil Introni, em entrevista Folha de S.Paulo, 21/01/03. O sindicato representa 16 mil pessoas entre ativos, aposentados e pensionistas. 26. Por oposio ao desemprego voluntrio, friccional, temporrio, ocasional ou sazonal. 27. Ver, a propsito, a reportagem Lobby quer gerir penso do funcionalismo, Folha de S.Paulo, 26/05/03, segundo a qual bancos e seguradoras criticam teto de R$ 2.400,00 e tentam influir na reforma do sistema complementar pblico.

30

A REFORMA DA PREVIDNCIA SOCIAL BRASILEIRA: ENTRE O DIREITO ...

28. Ocorre que, segundo a mesma fonte, vem caindo o percentual de inscritos efetivamente contribuintes, de 55,3%, em 1995, para 30,3%, em 2001, o que inviabiliza o regime de capitalizao individual. 29. interessante a apresentao de duas concepes de seguro: a anglo-sax (seguro martimo navegao de longo curso , de mercado) e a alpina (seguro institucional, solidrio, mutualista). 30. O governo desistiu do regime nico, que no consta do relatrio da comisso parlamentar concludo em meados de julho de 2003. 31. Na Amrica Latina, especialmente no Peru, na Guatemala e na Bolvia, 20% dos lares uma em cada cinco famlias so chefiados por mulheres. No Brasil, inmeros estudos vm apontando o crescente papel feminino na gesto da famlia, a par da feminizao da pobreza. Entre os idosos, a maioria do sexo feminino, conforme o IBGE. 32. Tanto no plano nacional como no internacional. Para o mbito internacional, considera-se atual, oportuna e pertinente a proposta do professor americano James Tobin, de 1972, de criao de um tributo sobre as operaes de cmbio. Tributar as operaes de cmbio para penalizar a especulao, controlar o movimento de capitais de curto prazo significa fazer uma sria advertncia poltica aos principais agentes econmicos e afirmar que o interesse geral deve prevalecer sobre os interesses particulares e a necessidade de desenvolvimento sobre a especulao internacional [...] O economista americano Howard Watchell sustenta que seria preciso pelo menos trs taxas para controlar o capital: alm do tributo sobre as operaes cambiais, um sobre os investimentos diretos no exterior e, por fim, um tributo internacional uniforme (ou tributo nico) sobre os lucros. Ademais, bvio que o parasitismo financeiro no poder ser estrangulado sem que se ataquem os mecanismos que o sustentam. O que est em jogo o carter sistmico do processo de mundializao dos mercados financeiros, bem como os fundamentos rentistas dos mecanismos de apropriao e de transferncia internacional do valor e da riqueza (CHESNAIS, 1999, p. 12;15). 33. Em julho de 2003, o salrio mnimo era de R$ 240,00. 34. Conforme Balbi (2003, p. A-6): s 1,5% dos servidores civis do Executivo receberam mais de R$ 8.500,00 mensais nos 12 meses encerrados em setembro passado, citando Sonoe Sugahara, do Ipea. Mil servidores ganham acima de R$ 20 mil por ms, segundo Amaral e Barelli (2003, p. 36). 35. Caldas (2003, p. A-4), citando estimativa feita pelo Partido dos Trabalhadores. 36. A propsito, foi de 74,6% o aumento da captao dos planos de previdncia privada no primeiro trimestre de 2003, em comparao a igual perodo de 2002 (Folha de S.Paulo, 26/5/03). A proposta de reforma, antes mesmo de sua votao no Congresso Nacional, provocou uma corrida previdncia privada, que tem crescimento mdio anual no setor entre 35% e 40% (conforme a Associao Nacional de Previdncia Privada ANAPP no Dirio do Nordeste, 19/04/03). 37. Ver, a propsito, Chesnais (1999, p. 31-ss), sobre o poderio das instituies financeiras e sua perversa participao nos ataques especulativos que provocaram as crises cambiais de 1992 e 1993. Deles participaram: os 30 maiores bancos, os fundos especulativos especializados hedge funds , dentre os quais a sociedade Quantum Funds, de George Soros, os fundos de penso (investidores institucionais) e os fundos mtuos de investimento que decidem o resultado do conflito travado no mercado cambial, em detrimento dos governos e a favor do melhor meio de lhes impor suas exigncias [...] o efeito desestabilizador sobre os mercados (de cmbio e de ttulos) desencadeado por esses investidores institucionais incomensurvel.

AMARAL, L.H.; BARELLI, S. Comeou mal a reforma da previdncia. Veja, So Paulo, n. 3, ed. 1.786, 22 jan. 2003. ASSOCIAO NACIONAL DOS FISCAIS DE CONTRIBUIES PREVIDENCIRIAS ANFIP. Seguridade e desenvolvimento: um projeto para o Brasil. Braslia, DF: 2002. BALBI, S. Aposentados levam 42% da folha da Unio. O Estado de S.Paulo, So Paulo, p. A-6, 13 jan. 2003. CALDAS, S. Estados so maior obstculo reforma de Berzoini. O Estado de S.Paulo, So Paulo, p.A-4, 12 jan. 2003a. ________. PT foi contra projeto igual, afirma ex-secretrio. O Estado de S.Paulo, So Paulo, p. A-6, 12 jan. 2003b. CECHIN, J. A previdncia social reavaliada II. Revista Conjuntura Social, Braslia, DF, MPAS, 2002. CHESNAIS, F. Tobin or not Tobin. Porque tributar o capital financeiro internacional em apoio aos cidados. So Paulo, Unesp, ATTAC, 1999. CUT. CUT defender fim da aposentadoria diferenciada de militares e juzes. So Paulo, 16 jan. 2003. (Seo Brasil AE). Disponvel em: <http://www.cut.org.br>. ________. Previdncia social. Presente e futuro da previdncia pblica, complementar e dos servidores pblicos. In: 10a Plenria Nacional. So Paulo, 08 a 11 maio 2002. Disponvel em: <http://www.cut.org.br>. ________. Quem perde com a reforma. Projeto de FHC impe limite de idade e novo clculo reduz a aposentadoria em 50%. So Paulo, s.d. Disponvel em: <http://www.cut.org.br>. DELGADO, G.; SCHWARZER, H. Evoluo histrico-legal e as formas de financiamento da Previdncia Rural no Brasil. s.d. EXAME. Reforma da previdncia: quem vai pagar a aposentadoria dele? So Paulo, ed. 783, 15 jan. 2003. FALEIROS, V. de P. A questo da reforma da previdncia social no Brasil. Revista Ser Social, Braslia, DF, UNB, n. 7, 2000. FENAJUFE. Deu na imprensa. Braslia, DF: 2003. Disponvel em: <http://www.fenajufe.org.br>. Acesso em: 10 jan. 2003. ________. Teses aprovadas na plenria da Fenajufe. Braslia, DF: 2002. Disponvel em: <http://www.fenajufe.org.br>. Acesso em: 4 dez. 2002. GUSHIKEN, L. et al. Regime prprio de previdncia dos servidores: como implementar? Uma viso prtica e terica. Braslia, DF: MPAS, 2002. (Srie Estudos). IPEA. Polticas sociais. Acompanhamento e anlise. Braslia, DF, n. 5, ago. 2002. LAHZ, A. para ontem. Porque a reforma da previdncia a principal tarefa do governo Lula. Exame, So Paulo, n. 1, ed. 783, p. 35-ss, 15 jan. 2003. LISBOA, M.A. de F. A reforma da previdncia e a nossa aposentadoria. Braslia, DF: s.d. Disponvel em: <http://www.unafisco.org.br>. MARQUES, R.M. E se a previdncia no tiver dficit? In: SEMINRIO: A REFORMA DA PREVIDNCIA. So Paulo, PT e Fundao Perseu Abramo, maio 2003. Disponvel em: <http://www.cirandabrasil>. MARQUES, R.M.; BATICH, M.; MENDES, . Previdncia social brasileira: um balano da reforma. So Paulo em Perspectiva, So Paulo, Fundao Seade, v. 17, n. 1, p. 111-121, jan./mar. 2003. Disponvel em: <http://www.seade.gov.br>. MIRANDA, R.B. Trs modelos tericos para a previdncia social. Braslia, DF, Ipea, 1997. (Texto para discusso, n. 516).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALBERTI, V. (Coord.); et al. Entre a solidariedade e o risco: histria do seguro privado no Brasil. Rio de Janeiro: Fundao Escola Nacional de Seguros e Fundao Getlio Vargas, 1998.

31

SO PAULO EM PERSPECTIVA, 18(3) 2004

MORAES, M.V.E. O futuro da seguridade social. Reforma previdenciria, Vetores do debate contemporneo, So Paulo: Centro de Estudos da Fundao Konrad Adenauer, 1999. (Srie Debates, n. 19). MPAS. Tudo o que voc quer saber sobre a previdncia social. 2. ed. Braslia, DF: 2002. ________. A nova regra de clculo dos benefcios: o fator beneficirio. Informe da Previdncia Social, Braslia, DF, v. 11, n. 11, nov. 1999. NASSIF, L. A sntese da reforma da previdncia. Folha de S.Paulo, So Paulo, 13 jan. 2000. OLIVEIRA, F. Quando chegar o dia da reforma da previdncia? Economia em perspectiva. Carta de Conjuntura, So Paulo, Corecon-SP, n. 175, 2000. OLIVEIRA, F.E.B. de.; BELTRO, K.I.; PASINATO, M.T.M. Entidades de previdncia privada: financiamento do desenvolvimento no Brasil. Reforma previdenciria Vetores do debate contemporneo, So Paulo, Centro de Estudos da Fundao Konrad Adenauer, 1999. (Srie Debates, n.19). OTTA, L.A.; MURPHY, P. Mercado aposta tudo na reforma da previdncia. O Estado de S.Paulo, So Paulo, 19 maio 2003. PENNA, A.F. O fator previdencirio: o destino de todos. Campinas: Adunicamp, dez. 1999. Caderno Especial. Disponvel em: <http://www.adunicamp.org.br>. Acesso em: jun. 2003.

PEREIRA, P.A.P. Por uma nova concepo de seguridade social. Revista Ser Social, Braslia, DF, UNB, n. 7, 2000. PINHEIRO, V.C. A experincia brasileira. Reformas dos sistemas de penso na Amrica Latina. Braslia, DF: MPAS, 2001. SCHWARZER, H. Algumas anotaes sobre equvocos conceituais na discusso das reformas previdencirias na Amrica Latina. Reforma previdenciria Vetores do debate contemporneo, So Paulo, Centro de Estudos da Fundao Konrad Adenauer, 1999. (Srie Debates, n. 19). ________. O modelo chileno vale o que custa? Folha de S.Paulo, So Paulo, 28 set. 1997. SILVA, A.A. da. A gesto da seguridade social brasileira: entre a poltica pblica e a competitividade mercantil. Tese (Doutorado) PUC-SP, So Paulo, 2003. TAVARES, L. No h dficit no sistema de previdncia. Folha de S.Paulo, So Paulo, 22 jun. 2003. VEJA. Reforma da previdncia: ningum quer largar o osso. So Paulo, ed. 1.786, 22 jan. 2003.

ADEMIR ALVES DA SILVA: Professor de Poltica Social e Servio Social nos cursos de Servio Social e de Relaes Internacionais da PUC-SP, Assistente Social na Secretaria Municipal de Assistncia Social de So Paulo.

32

S-ar putea să vă placă și