Sunteți pe pagina 1din 6

1

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB Campus XX

Trabalho de concluso do I Mdulo da Ps-Graduao lato sensu em Literatura Brasileira Formao do Cnone e Contrapontos Crticos, ministrado pelo Prof. Dr. Marcello Moreira.

Ps-graduanda: ANA PAULA DE CASTRO CARVALHO

Tentarei tratar do tema proposto a este trabalho, o de destacar as proposies nucleares de dois textos de Joo Adolfo Hansen, sob o risco de omitir observaes importantes com o fim nico de no me alongar. Joo Adolfo Hansen nos mostra em seus escritos, mais especificamente os captulos Agudezas seiscentistas e Ut pictura poesis e verossimilhana na doutrina do conceito no sculo XVII colonial, sob quais paradigmas e recomendaes doutrinrias escreviam os poetas lusos do sculo XVI e XVII. Para compreender a literatura da poca, nos necessrio estar inteirados dos preceitos e procedimentos conhecidos, compartilhados e respeitados por todos os homens de letras de ento, tanto escritores quanto leitores destes escritos, educados dentro das prticas das monarquias absolutistas catlicas dos seiscentos e setecentos. Um dos princpios fundamentais da retrica a puritas (a pureza), a correo gramatical, o domnio completo da lngua. O conhecimento da gramtica implica em escolher e aplicar com adequao as palavras em isolado (verba singula): h vocbulos que denotam ilustrao, preservam a puritas e garantem a inteligibilidade do discurso (perspicuitas) e outros que, a depender do contexto e do gnero, ferem a puritas, so vulgares e prejudicam a inteligibilidade do discurso. Para garantir a puritas necessrio ainda adequar as palavras aos gneros. Assim, o verbum peregrino (palavra estrangeira) que em determinados gneros prejudica a inteligibilidade do discurso denotava, no caso especfico dos estrangeirismos gregos e latinos, ilustrao. Do mesmo modo, o verba vetusta (arcasmos, palavras desusadas) podia ser empregado para denotar grandiloqncia ou referenciar a fala de um personagem ancestral. A licena potica para uso das palavras que feriam a puritas era dada quando seu emprego colaborasse com uma imitao mais perfeita da realidade (mais verossmil). Devido preocupao dos poetas da corte portuguesa sobre a concorrncia do castelhano em sua corte bilnge, deu-se o processo de latinizao da lngua portuguesa. Introduziu-se ao idioma tanto os vocbulos quanto o consuetudo do latim (ordem clssica dos sintagmas na orao). Portanto, fazia parte das recomendaes sobre a verba conjuncta (a estrutura sintagmtica) o privilgio de uso da consuetudo latina, para elevar a importncia e nobreza da lngua portuguesa. O uso de termos arcaicos para a sua prpria poca, bem como a adoo de palavras e sintaxe latina dificultam a compreenso destes poemas ao pblico moderno, o que uma pena. Garantida a pureza e a inteligibilidade do discurso, devem se empregar meios que o tornem eficaz. Dizia-se que as metforas deviam ser agudas para inferir ao interlocutor o belo eficaz. Passar simplesmente uma mensagem de maneira direta no era o

bastante para os mestres de retrica, pois o esprito humano no se deleita com a verdade nua, ele anseia pela verdade travestida das metforas. importante notar que a teoria sobre a eficcia da linguagem dos retores diferenciava tambm os destinatrios dos textos. As pessoas incapazes de compreender a linguagem alm de seu uso corriqueiro seriam chamadas pelos retricos de vulgares, e os dotados da capacidade de perceber a agudeza da linguagem e identificar os procedimentos aplicados pelos poetas seriam os discretos. Os discretos eram os destinatrios por excelncia dos gneros maiores, eles seriam, em tipologia aristotlica, os iguais ao que somos da potica seiscentista. Aos vulgares restava o papel de objeto de escrnio das stiras, pessoas sem virtude e sem cultura s quais os poetas poderiam no mximo divertir com as vulgaridades dos gneros menores. Devemos lembrar que na corte portuguesa do XVI e XVII, os discretos eram os cortesos e nobres, a quem a atividade intelectual ocupava o espao de profisso e cio, enquanto os vulgares seriam as pessoas comuns, os burgueses, camponeses e inferiores, aos quais competiam funes menores (trabalhar, comerciar, servir).

A Retrica a arte de usar as palavras com eficcia para comunicar, comover e deleitar leitores discretos, em outras palavras, agradar a leitores exigentes, conhecedores dos engenhos tcnicos, aos quais no s a aplicao da tcnica impressionaria, mas somente a aplicao da tcnica com agudeza. Sobre a natureza da agudeza, Hansen cita Gracin, para quem havia trs espcies de agudezas artificiosas: a de conceito, a verbal e a de ao. O prprio Gracin considera a agudeza de conceito (sutileza do pensar) a mais perfeita e basilar para a criao retrica, pois nela o intelecto compara conceitos de forma dialtica, por meio da comparao e contraste de suas partes decompostas. Contudo, esta comparao dispensa o conectivo, uma substituio, uma metfora. A metfora relaciona coisas semelhantes substituindo um signo por outro por analogia. A analogia escolstica dividia-se em trs espcies: de atribuio (A:B:C), proporo (A:B:C:D) e proporcionalidade, que aproximava conceitos muito distantes. Quanto mais distante um conceito do outro, maior a engenhosidade do autor para estabelecer conexo entre os dois, e maior o estranhamento e o prazer intelectual do leitor para desvendar os artifcios utilizados para criar aquela imagem metafrica. Para se desvendar as agudezas conceituais do XVI era necessrio no s o domnio do uso da metfora e dialtica escolsticas, era preciso tambm fazer parte de um grupo seleto de leitores (os discretos), conhecedores das imagens clssicas da arte, de seus procedimentos tcnicos e estilsticos, ou seja, era preciso ser to engenhoso quanto o prprio artista.

Nas doutrinas seiscentistas da metfora aguda comum comparar o intelecto humano ao anglico, e Hansen retoma neste ponto o que escreveu sobre o assunto Robert Klein. Por partilharem da natureza divina, os anjos conhecem e expressam os conceitos puros, sem recorrer aos signos para se comunicar. O homem por sua vez no capaz de contemplar as idias e os conceitos em sua essncia, s os compreende e representa de modo indireto por meios dos signos e significantes. Os prprios referentes so imitao dos conceitos puros residentes no mundo das idias. A linguagem humana, por outro lado, imitao da imitao, metafrica por natureza, sua excelncia se d pela agudeza de vestir as verdades com imagens. Assim, o modelo de representao preconizado nas artes do XVI e XVII, pautado nas agudezas, definido como semelhante Substncia divina, que no concebe conceito seno os espirituais. A arte deve ser a representao do disegno ou segno de Dio (signo de Deus) na mente dos homens e transposta para as linguagens. o transpor das Idias para o mundo dos homens. Dessa mistura entre teologia, dialtica e retrica o engenho que produz o belo eficaz ou as agudezas por meio do decoro retrico do estilo demonstra no s a tcnica e percia do autor, mas tambm a prudncia deste. Assim, a imitao perfeita aquela que procura ser fiel forma natural dos objetos, a forma como foram criados por Deus, e mesmo quando houver distores tcnicas (como nos desenhos a idia de perspectiva) estas devem servir para causar aos olhos o efeito de verossimilhana. O ut pictura poesis de Horcio a doutrina do estilo para se obter a verossimilhana necessria a obra para agradar, convencer e comover. primeira vista a doutrina escolstica d preferncia ao estilo tico e imagem icstica (proporo entre as palavras/imagens e os pensamentos de maneira que nada sobre ou falte) em oposio ao asitico ou fantstico (rebuscado, cheio de palavrrio, desproporcionado, no caso da pintura). Todavia, a retrica a arte dos efeitos e dos afetos, sendo mais importante considerar a congruncia das partes da obra com o todo e os fins a que se destina o discurso em si do que somente considerar o estilo empregado.
Pensando-se o ut pictura poesis cenograficamente, a relao de proporcional/desproporcional ou de icstico/fantstico implica no qualquer proximidade ou qualquer distanciamento, mas, sempre a correta distncia, a distncia exata, matematizada como commensuratio ou proportio no discurso antigo e nas letras do XVII, empenhadas em produzir o fantstico como a maravilha que fa stupire...

Com base nisso, clareza e obscuridade so dois meios de se alcanar o mesmo fim, o que descartaria a separao tradicional entre clssico e barroco cunhada pelos romnticos.

Joo Adolfo Hansen, Revista de Crtica Literria Latinoamericana, Lima-Berkeley, v. 45, p. 121, 1997

No conveniente que um orador seja obscuro em um discurso para uma assemblia deliberativa, mas conveniente que o seja para um grupo seleto, que ter tempo para analisar de perto e vrias vezes o seu discurso. uma recomendao lgica e funcional. A obscuridade nas artes do sculo XVII programtica, visa tornar a obra de arte hermtica, pois a destina a um pblico definido, os discretos. Porm, devemos notar que h gneros nos quais ela no aparece, gneros estes praticados pelos mesmos autores, ou seja, a obscuridade um artifcio, no um fim em si mesmo. O que significa que tipificar as obras de certos autores como barrocas em oposio a outras que seriam clssicas fazer uma leitura anacrnica (supervalorizar os traos estilsticos e desprezar as evidncias histricas) destas obras e ignorar toda uma tradio que inspirou e pautou estes autores.

S-ar putea să vă placă și