Sunteți pe pagina 1din 6

DIREITO

RESENHA - TEORIA GERAL DO PROCESSO

Gabriel de Melo Honrio

Luzinia GO, 23 de Setembro de 2011

DIREITO

Resenha - J.E. Carreira Alvim

Trabalho apresentado ao curso de graduao em Direito do UNIDESC Universitrio, parcial para como Centro requisito da

obteno

meno em Teoria Geral do Processo Orientadora:Professora Viviane Rodrigues.

Luzinia- GO, 23 de Setembro de 2011

1 PROPEDUTICA PROCESSUAL O homem um ser dependente, sendo assim, podemos concluir que a necessidade uma relao de dependncia do homem para com algum elemento. A essa relao, o renomado autor Carnelutti, chamou de necessidade. Para ele, a tendncia para a combinao de um ente vivo (homem) com um entre complementar (bem) constitui uma necessidade, a qual satisfeita com a combinao. Carnelutti, define bem como "o ente capaz de satisfazer a uma necessidade do homem"; bonum quo beat (porque faz bem). Tambm define a utilidade como sendo a capacidade ou aptido de um bem para satisfazer a uma necessidade. De um lado temos o homem com suas necessidades, assim como temos os bens com suas utilidades. A necessidade e a utilidade so elementos que agregam valores prazerosos para a vida do homem. Isto no significa que sempre que haja utilidade num bem, ocorra um interesse relativamente a ele. preciso que utilidade se alie a necessidade presente ou de previso futura. Assim, surge o conceito de interesse: um juzo formulado por um sujeito acerca de uma necessidade, sobre a utilidade ou sobre um valor de um bem, enquanto meio para a satisfao dessa necessidade. O interesse consiste numa relao, verifica-se atravs da prpria palavra, que uma das expressivas. O significado uma variao do latim: quod inter est, que est entre - aquele que est entre uma necessidade e um bem apto a satisfaz-la, est numa posio que se chama "interesse". Distingue-se o interesse em duas espcies: interesse imediato e interesse mediato: quando uma situao se presta diretamente satisfao de uma necessidade, o interesse se diz imediato; quando a situao apenas indiretamente presta-se satisfao de uma necessidade, enquanto dela possa derivar uma outra situao, que se consegue a satisfao da necessidade, diz-se interesse mediato. Assim, a situao de quem possui dinheiro para adquirir alimento, apenas indiretamente (mediatamente) se presta satisfao da necessidade de alimentar-se. Os bens so limitados, e as necessidades humanas so ilimitadas, assim sendo, h a ocorrncia de conflitos de interesses, e conflitos so inevitveis no convvio de um

ser humano em sociedade. Ocorre conflito, entre duas partes distintas de interesses, quando a situao favorvel satisfao de uma necessidade exclui, ou restringe, a situao em favor da necessidade da outra parte. O conflito se resolve com sacrifcio do interesse menor em favor do interesse maior. Diante da limitao dos bens e as ilimitadas necessidades dos homens, a hiptese de um conflito entre interesses de duas pessoas, ao qual Carnelutti chamou de conflito intersubjetivo de interesses. Este

conflito tem particular importncia para o Estado, pelo perigo que representa de uma soluo violenta, quando ambos os interesses recordarem fora, para fazer com que o seu interesse prevalea sobre o interesse do outro. O conflito, ensina Carnelutti, pode dar lugar a uma atitude da vontade de um dos sujeitos, concretizada na " exigncia de subordinao do interesse de outrem ao interesse prprio". Esta exigncia chama-se pretenso, que um modo de ser do direito (direito subjetivo), que tende a fazer-se valer frente a quem no o respeita, ou, em geral, o discute. Quando a pretenso do titular de um dos interesses em conflito, ope-se a outra parte em resistncia, o conflito assume funcionalidade de lide (do latim, lis, litis), que significa litgio. Portanto, a lide nada mais do que um modo de ser do conflito de intereses. A lide tem um elemento material que o conflito de interesses, e um elemento formal, que so, somados, a pretenso e a resistncia. O conflito de interesses uma lide, enquanto uma das pessoas formula, contra a outra, uma pretenso, e esta outra ope-lhe uma resistncia.

1.2 Formas de resoluo dos conflitos: autodefesa, autocomposio e processo


Quando h um conflito entre dois interesses contrapostos, pode acontecer deles se resolverem por obra dos prprios litigantes ou mediante deciso imperativa de um terceiro. A autodefesa significa em "defesa prpria" ou "defesa por si mesmo", que nada mais que o emprego da fora material ou fora bruta contra o adversrio para vencer sua resistncia.

A autocomposio, segundo Carnelutti, equivale a "soluo, resoluo ou deciso do litgio por obra dos prprios litigiantes, e se traduz na renncia ou reconhecimento a favor do adversrio, como por exemplo uma vtima de crime contra a honra perdoa o seu ofensor. Uma maneira mais moderna e digna de excelncia, foi compreendida entre os homens, sendo esta a arbitragem, ou seja: a soluo de conflitos por intermdio de um terceiro que no tem interesse no objeto da disputa, tambm chamada de arbitragem facultativa. De facultativa, a arbitragem, pelas vantagens que oferece, torna-se obrigatria, e, com o arbitramento obrigatrio, surge o processo, como ltima etapa na evoluo dos mtodos compositivos do litgio. O processo, juntamente com a ao e jurisdio constituem os trs elementos fundamentais do direito processual. O processo, sabemos onde est, mas no o que (se uma relao ou uma situao jurdica etc); a jurisdio, sabemos o que , mas no onde est (seno direito processual ou no constitucional); e ao, ignoramos o que , e onde est (se no campo do direito material ou no direito processual). O processo se apresenta como meio que maiores probabilidade oferece de uma resoluo justa e pacfica dos litgios, porque o conflito resolvido por um terceiro sujeito, a ele estranho, segundo determinadas regras. Para que haja resultados neste processo, preciso que este terceiro imparcial seja mais forte do que as partes litigantes, para que possa impor a sua vontade, coativamente, frente a qualquer intuito de desobedincia ou descumprimento por parte dos contendores. Entende-se que este terceiro seja o Estado. O processo o instrumento de que se serve o Estado para, no exerccio da funo jurisdicional, resolver os conflitos de interesses, solucionando-os; o instrumento previsto como normal pelo Estado para a soluo de toda classe de conflitos jurdicos. No processo, a lide resolvida por um terceiro sujeito, que o juiz, o qual dele participa na qualidade de rgo estatal, investido de jurisdio, imparcial e eqidistante dos interesses das partes. O juiz no possui nenhum interesse naquilo que constitui objeto da disputa judicial.

BIBLIOGRAFIA
ALVIM, Jos Eduardo Carreira. Teoria Geral do Processo. Rio de janeiro: Forense, 2005.

S-ar putea să vă placă și