Sunteți pe pagina 1din 3

Leitura: Resumo, Resenha e Relatrio

Professora Myriam Christiano Maia

Apesar de todo avano tecnolgico observado na rea de comunicaes, principalmente audiovisuais, nos ltimos tempos, ainda , fundamentalmente atravs da leitura que se realiza o processo de transmisso/aquisio da cultura. Da a importncia capital que se atribui ao ato de ler, enquanto habilidade indispensvel, nos cursos de graduao. Aprender a ler no uma tarefa to simples, pois exige uma postura crtica, sistemtica, uma disciplina intelectual por parte do leitor, e esses requisitos bsicos s podem ser adquiridos atravs da prtica. Os livros, de modo geral, expressam a forma pela qual seus autores vem o mundo; para entend-los indispensvel no s penetrar em seu contedo bsico, mas tambm ter sensibilidade, esprito de busca, para identificar, em cada texto lido, vrios nveis de significao, vrias interpretaes das idias expostas por seus autores. A leitura do mundo precede a leitura da palavra ... (Paulo Freire). O processo de ler implica vencer as etapas da decodificao, da inteleco, para se chegar interpretao e, posteriormente, aplicao. Para penetrar no contedo, apreender as idias expostas e a intencionalidade, fundamental que o leitor estabelea um dilogo com o autor, que se transforme, de certa forma, em co-autor, a fim de reelaborar o texto, ou seja, reescrever o mundo. a) Tipos de leitura: . verbal . simblica ou icnica (imagens e smbolos) . gestual (gestos codificados ou no) . sonora (apitos, assobios, buzinas) 4 b) Finalidades da leitura: . informao . aquisio de conhecimento . ampliao de conhecimento . distrao c) A leitura pode ser: . casual, espontnea . de lazer ou entretenimento d) Modalidades de leitura: . oral ou silenciosa . tcnica ou de informao . de estudo . de higiene mental e prazer . informativa . formativa

e) Anlise de textos: . textual - levantamento dos elementos importantes do texto. . temtica identificao da idia central e das secundrias. . interpretativa anlise crtica, discusso e julgamento do contedo do texto. f) Regras elementares: . jamais realizar uma leitura de estudo sobre um propsito definido. . reconhecer sempre que cada assunto, cada gnero literrio, requer uma velocidade prpria de leitura. . entender o que se l. . avaliar (de modo crtico) o que se l. . discutir o que se l. . aplicar o que se l. g) Seleo: . examinar o livro (ou texto), verificar o ttulo, autor, informaes nas capas, sumrio ou ndice, prefcio ou introduo, bibliografia, editora, nmero da edio e data da publicao. . tratando-se de livro recente, verificar a validade em revistas especializadas. . formar arquivo e biblioteca pessoal de fontes de consulta h) Rendimento e rapidez: . praticar a leitura oral sempre que possvel e, aos poucos, procurar dar-lhe a expresso natural das narrativas orais. . durante a leitura, abarcar com os olhos todo um conjunto de palavras ou unidades de pensamento expressas no texto. . ao terminar a leitura de uma linha, passar rapidamente para a primeira palavra da linha seguinte, mas fixando-se mais nas palavras que se encontram no centro das linhas. i) Vocabulrio: . esclarecer o significado da palavra desconhecida no momento em que ela surge no texto, ou . anotar a palavra desconhecida e s recorrer ao dicionrio para esclarecer seu significado se no ficar expresso pelo contexto. . ler muito e freqentemente para conviver com as palavras e observ-las em ao. . a memria visual bastante confivel. j) O estudo do texto: 1. Idia principal . delimite as unidades de leitura do texto, segundo o sentido completo de pensamento expresso pelo autor. . analise a unidade de leitura, encontre a idia principal e formule-a em uma frase resumo.

2. Como sublinhar . no sublinhe na primeira leitura, antes de comear a sublinhar preciso ter um contato inicial com o texto e submete-lo a um questionamento. . sublinhe durante a leitura reflexiva, mas apenas o que realmente importante para o estudo do texto. 3. Como esquematizar . faa uma distribuio grfica do assunto, mediante divises e subdivises que representem sua subordinao hierrquica. . construa o esquema por meio de chaves de separao ou por listagens com diferenciao de espao e/ou classificao para as divises e subdivises dos elementos. . mantenha no esquema fidelidade ao texto original. . ordene a estrutura do esquema de forma lgica e facilmente compreensvel. 4. Como resumir . no comece a resumir antes de se levantar o esquema do texto ou de preparar as anotaes de leitura. . redija primeiramente em frases breves, diretas e objetivas. . acrescente as referncias bibliogrficas durante o texto (se achar conveniente), assim como suas observaes pessoais. . construa o texto. 5. Como sintetizar . encontrar a mensagem do texto. . analisar a mensagem. . desenvolver a mensagem mediante retomada pessoal do texto e raciocnio personalizado. . elaborar um novo texto, com redao prpria, com discusso e reflexo pessoais. l) Resenha: Exerccio de compreenso e crtica, cujo objetivo informar sem deturpar o pensamento do autor. Consiste na leitura, no resumo e na crtica, formulando (o resenhista), um conceito sobre o valor do livro (ou captulo). A resenha crtica apresenta uma estrutura ou roteiro: 1. Referncia bibliogrfica autor; ttulo; imprentas (local da edio, editora, data); n de pginas; ilustraes (tabelas, grficos, fotos, etc) 2. Credenciais do autor informaes gerais sobre o autor; autoridade no campo cientfico (ttulos); quem fez o estudo, quando, por qu, em que local. 3. Conhecimento resumo detalhado das idias principais; do que trata a obra; o que diz; tem alguma caracterstica especial; como foi abordado o assunto; exige conhecimentos prvios para entend-lo?

4. Concluso do autor o autor faz concluses?; onde esto localizadas (final do livro, nos captulos); quais foram? 5. Quadro de referncia do autor modelo terico; que teoria serviu de base; mtodo utilizado. 6. Apreciao julgamento da obra; mrito da obra; estilo; forma; indicao da obra (a quem dirigida). m) Relatrio: a parte final da pesquisa, devendo ser considerado como o ato culminante do pensar reflexivo (Whitney, 1958). Geralmente os relatrios, curtos ou longos, seguem um sistema, cujos elementos constituem uma estrutura bsica. Seo Preliminar 1. Capa 2. Folha de rosto 3. Agradecimento (se houver) 4. Prefcio (dispensvel) 5. Resumo ou abstract 6. Relao das tabelas e grficos (se houver) 7. Sumrio ou ndice (s omitido em relatrios curtos) Corpo do Relatrio 1. Introduo (explicao da pesquisa, seu significado, o objeto investigado e aspectos tericos) 2. Desenvolvimento (reviso bibliogrfica, procedimentos, fontes dos dados, metodologia, apresentao, anlise e interpretao dos dados) 3. Concluso (principais descobertas, sugestes para pesquisas posteriores) 4. Recomendaes ( se achar necessrio) Seo de Referncias 1. Referncias (livros, documentos e sites pesquisados) 2. Apndice (tabelas, quadros, grficos, figuras, questionrios, etc de prpria autoria) 3. Anexo (tabelas, quadros, grficos, figuras, questionrios, etc do autor pesquisado ou outros autores)

Bibliografia sugerida e consultada: ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico, 6.ed., So Paulo: Atlas, 2003. DEMO, Pedro. Metodologia do cientfico, So Paulo: Atlas, 2000. conhecimento

PARRA FILHO, Domingos; SANTOS, Joo Almeida. Metodologia cientfica, 5.ed., So Paulo: Futura, 2002.

RUIZ, Joo lvaro. Metodologia cientfica: guia para eficincia nos estudos. 5.ed., So Paulo: Atlas, 2002.

S-ar putea să vă placă și