Sunteți pe pagina 1din 4

A esperana da razo: ensaio sobre o argumento kantiano da experincia da liberdade Este texto procura mostrar que a teoria moral

de Kant coloca numa experincia de pensamento a que se chama aqui experincia da liberdade o seu argumento central. Para l de se caracterizar, num primeiro momento, tal argumento, proceder-se- tambm a uma anlise de algumas implicaes prticas daquela teoria. Como sabemos, para Kant, o imperativo categrico (=IC), ou lei moral, um mandamento da razo. Por isso a priori e distingue-se de qualquer mxima, i. e., de qualquer princpio de orientao da aco que tomemos como vlido em termos subjectivos ou individuais, ou seja, o IC uma orientao universal, vlida para qualquer ser racional (e no s para qualquer ser humano, como pode ser interessante notar). Mas como que possvel, por um lado, dizer que o IC possui uma validade universal e, por outro lado, garantir que a concretizao do IC respeita tal universalidade? Mais, se repararmos (como claro que j se reparou), tudo depende da vontade individual que, por definio, do mais subjectivo que existe. Ou no? Analisemos o IC, ou mais rigorosamente, as suas 2 primeiras formulaes: 1. Age apenas segundo uma mxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal. (Fundamentao,56) 2. Age como se a mxima da tua aco se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza. (idem, 57) Consideremos ento o que diz o texto, que apresenta explicitamente o querer como dinmica central do IC. Mas agir de acordo com uma mxima que se possa transformar, pelo querer, numa orientao que valha para qualquer ser humano (ou melhor, racional), equivale a qu? Ou: como que se pode saber que o que quero para mim pode ser vlido para qualquer um? Bem, dir Kant, h que avaliar consequncias e, mais importante, o valor intrnseco da prpria mxima. Por exemplo, dizer sempre a verdade , segundo Kant, uma mxima que podemos querer que se torne lei universal, ou no matars. Agora, querer que quebrar uma promessa seja uma regra universal, isso j no faz sentido, diz Kant, uma vez que destruiria, caso fosse seguida por todos, a confiana entre as pessoas.
1

Ora, dir um opositor, mas s vezes quebrar uma promessa pode ser, por exemplo, um modo de salvar uma vida e matar pode ser, muitas vezes, uma forma de salvar vrias vidas. Portanto, conclui aquele opositor, no matars tambm no tem validade universal e, eventualmente, nenhuma mxima tem. A respeito destas e doutras excepes que, primeira vista, enfraquecem a possibilidade de uma mxima poder ser querida como regra universal, h que dizer que tais excepes no pem em causa o querer universalidade, mas eventualmente, apenas aqueles contedos. Ou seja, ser que a mxima se, para salvar uma vida, tiveres que quebrar uma promessa, ento quebra, se pode considerar, melhor, se pode querer, sem pr em causa a dignidade da pessoa, uma lei universal? Se sim, ento eis aqui uma prova de que o IC possvel. Se no, ento em que que ficamos? Porque razo que para se salvar uma vida, no se pode/deve quebrar uma promessa? A melhor razo, segundo Kant, para se justificar querer universalidade na justificao das nossas aces que existe um facto incontestvel e verdadeiramente digno (e, como se ver, dignificante) de admirao: o pensamento capaz de se elevar acima do determinismo natural e capaz de desenvolver ideias cada vez mais amplas at universalidade. Pode, depois, em termos epistemolgicos, reconhecer que s com o apoio da experincia as ideias se transformam em conhecimento (da o ttulo da obra Crtica da razo pura (1781), onde Kant mostra que a razo no conhece sem a experincia emprica), mas isso no significa que, em termos morais, acontea o mesmo. Pelo contrrio, diz Kant, s quando a razo pura, a nvel a priori, que conseguimos reconhecer um poder insondvel (KprV:A82), o poder da liberdade. Quer dizer, quando pensamos se esta ou aquela mxima pode ser lei universal, quando avaliamos moralmente uma situao, sem qualquer lei natural que nos sirva de orientao e tendo apenas em conta a vontade de um mximo de sentido para nos orientarmos, o que estamos a testemunhar em directo e ao vivo passe a expresso que esta experincia do pensamento uma realidade fora do determinismo fsico natural. Dito de outra forma, uma experincia de liberdade. Seno, como que seria possvel querer o mximo de sentido moral, se a natureza no o mostra? E quando agimos segundo o IC, ento, refere Kant, isso o sinal maior com que nos dignificamos como seres racionais, ou como Kant gosta de dizer, com que nos tornamos dignos das mais altas aspiraes.

Por conseguinte, esta realidade, de sermos capazes de querer universalidade como se fosse uma lei natural, que Kant coloca como ponto central da sua teoria moral, chamando-lhe inclusive facto da razo (e. g., KprV,A81). Recapitulemos O principal argumento da teoria moral de Kant , portanto o seguinte: qualquer ser humano pode reconhecer que possui o poder de conceber a priori princpios morais universais e com implicaes prticas no domnio da vida privada e da vida pblica. A este poder chama Kant razo; ao princpio moral essencial, imperativo categrico; s implicaes prtica na vida privada, virtude e aos efeitos na vida pblica, cidadania, cosmopolitismo, paz perptua. Sem prejuzo do interesse em esclarecer estes ltimos conceitos, podemos dizer que a teoria moral de Kant nos confronta com um desafio pertinente, a saber: que significado atribumos ao poder de pensar em termos universais e consequentes, ou correntes? Mais: que efeitos afectivos ou emotivos de longo alcance podemos obter com certos pensamentos neste caso, morais decorrentes daquela universalidade e coerncia? Uma nota: ao efeito emotivo do respeito e utilizao da -/pela lei moral (ou imperativo categrico) chama o filsofo sentimento moral e considera que se trata de uma elevao dos estados de esprito a um nvel de tal intensidade que mortifica e anula o amor de si, que a matriz de tudo o egosmo. Outra nota: a este respeito, da elevao dos estados de esprito a partir do respeito e compromisso com a lei moral, Kant utiliza, numa das suas ltimas obras, uma linguagem bem sugestiva que, eventualmente, pode ajudar a enfrentar algumas objeces sua tese. Escreve o filsofo: () que algum se torne () moralmente bom (), tal tem de produzir-se por meio de uma revoluo na disposio de carcter no homem (); e ele s pode tornar-se um homem novo graas a uma espcie de renascimento, como que por uma nova criao e uma transformao do corao. (A religio nos limites da simples razo, trad.,p.53) Ainda a respeito da elevao dos estados de esprito, diga-se que, para Kant, o melhor exerccio de preparao de uma tal situao consiste numa atitude de ateno s mais pequenas coisas e majestade do grande na natureza, que nos sugere haver uma
3

autoria divina na criao do mundo, e, nesse sentido, permite uma esperana racional no progresso. Racional, entenda-se, nos termos de Kant, i.e., algo que faz sentido, ao nvel mais amplo que se possa pensar, mas que no se pode nunca conhecer e sobre o qual no h nem pode haver certeza, mas apenas tomada de posio moral. Ou, nas palavras de um estudioso e conhecedor de Kant: A ideia de progresso no h garantia objectiva de um saber mas a obrigao subjectiva de um dever. Isso implica uma concepo dos objectivos histricos em termos de risco e da aco como aposta. (Sobre a concepo kantiana de progresso, em Histria e poltica no pensamento de Kant: 49). Por ltimo, a aposta numa orientao moral universal, em vez de noutro tipo de orientao, e.g., utilitarista, justifica-se, segundo Kant, porque desde modo contribumos ou participamos, melhor dizendo, no que se pode considerar idealmente a melhor maneira de vivermos uns com os outros: uma sociedade onde as leis so o reflexo de uma conscincia moral universal que s obedece a IC, encontrando-se os seres humanos unidos moralmente e j no s politicamente. A esta sociedade moral chama Kant a comunidade civil tica. Mas, como j se teve oportunidade de dizer atrs, no sabemos se isto possvel. A nica coisa que podemos saber que isto, diz Kant, d um sentido mximo possvel (mas nunca confirmvel) lei moral. Por isso Kant chamar comunidade civil tica o povo moral de deus. Mas isso, como se costuma dizer, j outra histria. Quanto nossa histria, acerca da esperana da razo, nada melhor que pedir ao velho Kant que termine esta pobre excurso pelas suas ideias: quem se quiser tornar verdadeiramente filsofo, tem que se exercitar a fazer um uso livre e no meramente imitativo e, por assim dizer, mecnico da sua razo. (Kant. Manual de lgica, trad.Jos Barata-Moura, 43)

Francisco J. G. Marreiros

S-ar putea să vă placă și