Sunteți pe pagina 1din 4

A sensibilidade da vontade: resumo do cap. 6 de Mente, crebro e cincia, de John Searle (Lisboa: Ed.

70, 1997, 105 121)


Pensamo-nos como agentes conscientes, livres, atentos, racionais num mundo que a cincia nos diz consistir inteiramente em partculas fsicas sem mente e sem significado. Ora, como podemos ns harmonizar estas duas concepes?

(Searle, 1997: 17) O captulo 6. da obra de Searle, referida no ttulo, pode-se considerar como uma sntese, ou concluso de todo o livro e tenta esclarecer qual a melhor maneira de responder ao problema colocado logo no inicio, como se pode ler na citao acima presente. A tese de Searle a de que o compatibilismo no uma boa resposta ao problema da relao entre: a) a convico de que somos livres e b) a convico de que o mundo uma vasta rede de fenmenos encadeados de forma determinista. Os argumentos que o A. apresenta e desenvolve so os seguintes:
1) A cincia no deixa espao para a liberdade da vontade (e mesmo

o indeterminismo na fsica (das partculas) no oferece () qualquer apoio possibilidade da vontade poder ser vontade livre (ibidem: 113). Ou seja, segundo a cincia, tudo est determinado.
2) A convico da liberdade da vontade parece ser um facto da nossa

experincia, porque embora tenhamos feito uma coisa, temos a certeza de sabermos perfeitamente bem que poderamos ter feito alguma coisa mais. (ibidem: 107)
3) O compatibilismo no consegue responder seguinte questo: poderamos

ns ter agido de outra maneira (quando existem vrias possibilidades em aberto) mesmo se permanecessem iguais todas as condies em que tommos uma certa deciso? Destes trs argumentos, o 2. claramente o mais polmico, ou pelo menos o que oferece mais dvidas e objeces nomeadamente:
1

a) At que ponto so fidedignas as experincias que nos do a certeza de

que poderamos ter feito mais? Ou seja, no sero iluses?


b) E se o chamado comportamento livre () determinado por processos

racionais de pensamento (cujos mecanismos ignoramos e assim acreditamos na liberdade)? ( ibidem: 11) Em relao primeira dvida ou objeco, responde com uma experincia de pensamento, i. e., com uma experincia de hipnose tpica (ibidem: 110), mostrando que uma pessoa hipnotizada, que receba uma sugesto ps hipntica para agir de um certo modo; parece comportar-se livremente, porque desconhece a causa que o leva a agir assim. Ora, pergunta Searle, todo o comportamento humano assim? (ibidem: 110). Ser todo o comportamento determinado por compulses psicolgicas como no caso das sugestes ps hipnticas? A resposta negativa: agimos com base nos nossos estados mentais: (crenas, esperanas, temores, desejos, etc., mas poderamos ter tido exactamente esses estados mentais e ter agido de outra maneira (ibidem: 111) Quanto segunda dvida, a resposta semelhante, quer dizer, mais uma vez, o facto de sabermos que poderamos ter feito coisas diferentes da maneira como efectivamente as fizemos (ibidem: 112), sugere que no existe um determinismo psicolgico tal como podemos verificar nos fenmenos naturais. Mais, diz Searle, a crena nesse facto liga-se com crenas acerca da responsabilidade moral (ibidem: 112)), crenas sem as quais no conseguimos deixar de viver. Assim, o 3. argumento atrs referido acaba por decorrer destas respostas, porque a nossa experincia, diz o A., nos impossibilita abandonar a crena da liberdade da vontade (ibidem: 114/5). E porqu? 1. , porque a crena na liberdade humana est essencialmente ligada conscincia , ou como se conclui com o exemplo de um rob, que cremos ser totalmente inconsciente, nunca sentiramos qualquer inclinao a dizer que ele livre;
2. e, observao importante, no qualquer estado de conscincia 2

que nos fornece a convico da liberdade (ibidem: 115), ou seja, a experincia caracterstica que nos d a convico da liberdade, a experincia de nos empenhamos em aces () voluntrias e intencionais. (ibidem: 115). Por conseguinte, ao vermos a possibilidade de cursos alternativos de aco surge a sensao de que se poderia fazer alguma coisa mais, sempre que desenvolvemos uma aco. E esta sensao que a fonte da nossa inabalvel convico na nossa vontade livre (ibidem: 116). Ou como se dir na pgina seguinte: A experincia da liberdade uma componente essencial de qualquer caso do agir com uma inteno (ibidem: 117) Ora, como esta experincia to forte como a convico de que o mundo est determinado, acabamos por no saber como compatibilizar liberdade e determinismo. As concluses que Searle extrai desta anlise so as seguintes: 1., o determinismo psicolgico surge como uma hiptese que no consistente, como se viu com o facto da liberdade, levando-nos a pensar numa forma modificada de compatibilismo. (ibidem: 119) 2. o sentido das possibilidades (o sentido do poderia ser, ou poderia ter sido de outra maneira parece ser essa forma modificada de compatibilismo (ibidem: 119) 3. mas mesmo esta forma modificada no resolve o conflito entre liberdade e determinismo

4. por razes que o A. diz no compreender, a evoluo deu-nos uma

forma de experincia da aco voluntria onde a experincia da liberdade, isto , a experincia do sentido de possibilidades alternativas (ibidem: 120, itlicos meus) se situa como ingrediente do comportamento humano consciente, voluntrio e intencial (ibidem: 120) Por tudo isto, conclui Searle, nem esta discusso (que o A. levou a cabo) nem qualquer outra
3

alguma vez nos convencer de que o nosso comportamento no livre (ibidem: 120, parntesis meus) Assim, ficamos com uma certa perspectiva, acerca do problema da conciliao do determinismo e da liberdade da vontade, a que poderamos chamar a vontade da liberdade, visto que a nossa sensibilidade pluralidade de possibilidades de agir, face a uma situao, acaba por ser a base das nossas decises, Ou seja, como h sempre (ou quase sempre, ou muitas vezes) vrias possibilidades de agir, a vontade tem espao para ser livre. Se quiser.

Francisco Marreiros

S-ar putea să vă placă și