Sunteți pe pagina 1din 3

Penal II QUESTES DO FILME O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO 1) Explique o que vem a ser a saidinha citada no filme So as datas comemorativas

que o preso tem na cadeia quando ele tem um bom comportamento, ele tem o direito a este beneficio de ir visitar a famlia. e depois disto retorna a priso, dado um prazo pela justia que e de cinco a seis dias mas s possvel a saidinha por ordem judicial. 2) Qual o objetivo da avaliao da comisso tcnica em relao ao preso Esta avaliao tem o objetivo de avaliar o preso para ver as suas condies para uma provvel possibilidade de remir o detento para um regime mais brando. Percebe-se que no vdeo algo extremamente discricionrio a este tcnico quanto s decises destas remisses. Deveria ser mais criteriosa e ter mais embasamento na lei, na humanizao, nos princpios da razoabilidade, da proporcionalidade. Se assim fosse resolveria muitos problemas ali focados e conseguiria desafogar mais o sistema prisional. 3) Quais o direito constitucionais assegurados podem ser observados no curso do filme So poucos os direitos assegurados que mostram no filme que efetivamente se cumpre, entre eles o direito a comida, a saidinha, ao trabalho, aos cuidados mdicos ainda que de forma precria. Outro direito assegurado que o objetivo deste sistema seria uma reeducao, uma preparao para que o detento esteja preparado para voltar a sociedade mudado com uma outra idia diferente. 4) Quais so as maiores dificuldades encontradas pelos presos ao longo do cumprimento das penas O tratamento desumano que eles vivem ali dentro, a falta de cuidado em todos os aspectos de vida, como sade, alimentao, moradia, e ateno as suas mais bsicas necessidades. E especialmente o esquecimento aos seus delitos no que diz respeito ao cumprimento das suas penas. 5) No documentrio existem registros que demonstram a insalubridade prisional, cite exemplos disso. Percebe-se que no documentrio uma desorganizao total que evidencia estas insalubridades, como o calor a iluminao, as radiaes Ionizantes, trabalho sob condies precrias, frio, umidade, gases e vapores, agentes qumicos. Agentes biolgicos e varias outras evidencias que efetiva e constatam esta insalubridade..

6) O

que

possvel

fazer

para

melhorar

sistema

penitencirio brasileiro uma questo de melhoria de vida, de educao, de sade, de dignidade da pessoa humana e mesmo de. Primeiro, a dignidade da pessoa humana deveria ser respeitada mesmo dentro do sistema carcerrio e penitencirio. O sistema penitencirio deveria ser dividido em delitos de menor e maior potencial ofensivo, sendo que os crimes hediondos deveriam receber tratamento especial, na medida de seu grau de crueldade e culpabilidade. Assim, evitaria a chamada "faculdade de criminosos", posto que os presos estariam confinados na medida de seus delitos, por crime praticado. Aps esta reestruturao no sistema, aumentar a demanda de oficinas e salas de aula para os presos. preciso ensinarlhes de forma a serem reinseridos na sociedade. Se no tiveram chance ao aprendizado de um trabalho e a uma educao digna, pois que a rua s os ensinou a praticar os delitos, cabe ao padro de "ressocializao" esta tarefa! Para isso, outrossim, necessrio que o Estado tenha profissionais especializados, capacitados e treinados a lidar com qualquer tipo de problema. Pessoas ss e psicologicamente bem de sade; afinal, o estado das cadeias e das penitencirias enlouquece qualquer um! Por fim, quando tudo dentro das penitencirias estivesse "arrumado", reduzir a populao carcerria, enviando os presos condenados aos centros de triagem. Atualmente as carceragens das Delegacias tm um contingente humano enorme de presos j condenados, mas que por conta da falta de espao mesmo nos presdios ficam nas carceragens, esquecidos. Muitos no tem advogado e por ainda estarem nas delegacias e suas respectivas carceragens, no tem acesso assessoria jurdica dos presdios. Assim, o tempo passa, estes presos ficam ainda mais perturbados e a chance de diminuir este contingente muito menor, pois que ficam sem acesso aos benefcios que teriam direito com um acompanhamento jurdico (comutao e remio de pena, progresso de regime ).

FACULDADE CAMBURY

ALENCAR LOPES CARDOSO

GOIANIA-GO 10/2011

S-ar putea să vă placă și