Sunteți pe pagina 1din 23

tica, investigao e trabalho de campo em Antropologia e na produo audiovisual

Jos da Silva Ribeiro


Universidade Aberta
jsribeiro.49@gmail.com

Resumo: H mltiplas analogias entre a Antropologia ou etnologia e cinema. Uma e outro se interrogam sobre a realidade e sobre o que a realidade e a representao, o ponto de vista, ateno cuidadosa ao detalhe, ao micro social, ao frgil. No pois possvel separarmos Antropologia e cinema no que se refere metodologia e ao processo de realizao. Ambos partem do real ou do real imaginado, detm-se no detalhe, baseiam a construo discursiva na observao, na ideia sobretudo no olhar e no escutar e no ponto de vista, e na montagem. A prtica de terreno e a montagem marcada pelas mesmas questes ticas e polticas. Palavras-chave: tica, poltica, representao, consentimento informado. Resumen: Hay muchas analogas entre la antropologa, la etnologa y el cine. Unos y otros se preguntan sobre la realidad y sobre qu es realidad y qu es representacin, el punto de vista, la atencin cuidadosa a los detalles, la fragilidad de lo microsocial. Por ello no es posible separar a la antropologa y el cine, en lo que respecta a la metodologa y al proceso de realizacin. Ambas parten de lo real o de lo real imaginado, se detienen en los detalles, basan su construccin discursiva en la observacin, en la idea - sobre todo en mirar, en escuchar, en el punto de vista- y en el montaje. La prctica sobre el terreno y el montaje estn marcadas por las mismas cuestiones ticas y polticas. Palabras clave: tica, poltica, representacin, consentimiento informado. Abstract: There are many similarities between anthropology and ethnology and cinema. One and the other are questioning the reality and what is reality and representation, the point of view, careful attention to detail, the micro social fragile. It is therefore not possible to separate anthropology and history in regard to the methodology and the process of realization. Both are based on the real or imagined real, hold it in detail, based on the discursive construction of the observation, the idea - especially on the look and listen and point of view, and assembly. The practice of land and the assembly is marked by the same ethical and political issues. Keywords: ethics, politics, representation, informed consent. Rsum: De nombreuses similitudes existent entre lanthropologie, lethnologie et le cinma. Nombreux sont ceux qui sinterrogent sur la ralit, et ce qust la ralit et la reprsentation, le point de vue, lttention minutieuse aux dtails, le fragile micro social. Il nest donc pas possible de sparer lanthropologie et le cinma en ce qui

Doc On-line, n.07, Dezembro 2009, www.doc.ubi.pt, pp. 29-51.

30

Jos da Silva Ribeiro

concerne la mthodologie et le processus de ralisation. Tous deux sont fonds sur le rel ou suppos rel, sttachent au dtail, se fondent sur la construction discursive de lobservation, sur lide - surtout sur le regard et lcoute, sur le point de vue, et sur le montage. La pratique du terrain et le montage sont marqus par les mmes questions thiques et politiques. Mots-cls: thique, la politique, la reprsentation, le consentement clair.

Introduo

ste texto tem a sua gnese no ensino de mtodos de investigao em Antropologia e de iniciao ao documentrio realizao do trabalho de campo em Antropologia e no documentrio. Constitui uma breve sntese das atividades desenvolvidas nessas situaes de ensino e incorpora algumas das dvidas e debates colocados pelos estudantes. tambm, de certa forma palimpsesto, isto , resultado de vrias reescritas que se foram sobrepondo sem que, no entanto, se tenham perdido da verso original os princpios orientadores. Parti para a escrita inicial do texto da Antropologia para o Cinema mas, confesso que gostaria de o fazer posteriormente, ou de propor aos leitores, o percurso inverso que leiam o texto a partir da sua experincia de realizao cinematogrca. A atividade dos investigadores e o trabalho de campo est hoje, em qualquer parte do mundo, sob o olhar atento de uma multiplicidade de instituies e de atores sociais: os atores sociais e suas redes locais; as organizaes no-governamentais e associaes internacionais (ecolgicas, dos direitos do homem, de sade, etc.); os jornalistas e os meios de comunicao social; os poderes pblicos locais e nacionais; outros investigadores da mesma rea ou de outra rea de investigao e as suas associaes prossionais (associao de antroplogos, de socilogos, documentaristas, etc., dos pases onde decorre a investigao e dos pases dos investigadores); Universidades, Departamentos e Centros de Estudos e outras instituies no mbito dos quais decorre a investigao, ou a realizao do documentrio, etc. Por outro lado, a investigao e a passagem ao terreno (trabalho de campo) e s imagens (rodagem e realizao) deixam marcas indelveis. Os lmes e os textos e, neles, as pessoas, locais, tempos, instituies que, por muito que sejam mascaradas com mudanas de nomes e outros artifcios frequentemente utilizados, deixam sempre traos que os tornam identicveis. Os documentos produzidos no trabalho de campo notas, dirio de campo, fotograas, gravaes udio e vdeo que, embora no tendo sido concebidos para publicao, acabam frequentemente por aparecer em pblico: noutros lmes, em documentos complementares (extras) das publicaes audiovisuais ou referidos em livros e revistas. Veja-se o que aconteceu a Um Dirio no Sentido Estrito do Termo, de Malinowski, publicado pela viva, abrindo grandes polmicas acerca do autor e da sua atividade nas ilhas Trobriand ou muitas obras documentais que se consideravam impublicveis por razes ticas ou polticas e que apareceram no escaparate de uma livraria ou de uma videoteca.

tica, investigao e trabalho de campo em antropologia...

31

As redes de convivncia e sociabilidade local dos antroplogos, cientistas sociais e realizadores com caractersticas intensivas e, por vezes, ntimas, embora muito variveis so, habitualmente, mantidas e desenvolvidas com retornos ao terreno e contactos mais ou menos frequentes. O terreno escolhido para a pesquisa constitui, para o bem e para o mal, uma situao de onde dicilmente se sai. Veja-se o lme N!ai, the Story of a !Kung Woman (1978) de John Marshall, o retrato ntimo de N!ai, uma mulher Kung rodado durante cerca de trinta e cinco anos que documenta simultaneamente a presena do cineasta e antroplogo no terreno, a histria e as mudanas polticas na Nambia colonizao, a luta armada da Swapo. O lme torna-se uma referncia pois permite seguir as mudanas que vo decorrendo na sociedade !Kung durante mais de trs dcadas e de como a histria individual de N!ai se vai construindo nos diversos contextos sociopolticos. Qualquer trao deixado no terreno pode pois prevalecer durante muito tempo, oculto ou encoberto na memria e nas conversas das pessoas, nas cartas, nas fotograas, nos documentos deixados mantm uma potencialidade latente de se tornarem pblicos. A publicao destas marcas da presena do investigador ou do realizador podem acontecer de forma descontextualizada, sensacionalista e at, por vezes, de forma intencional e por vezes perversa. Podem tornar-se pblicos no apenas no mbito do debate acadmico entre pares, do ensino ou da divulgao junto da comunidade, na tribo dos cineastas e documentaristas mas, tambm, passar para os meios de comunicao social, ser objeto de outras leituras e interpretaes e utilizados a favor ou contra os atores sociais, a comunidade, o investigador, as instituio nanciadora da pesquisa ou da produo audiovisual, a associao cientca, etc. Assim parece ter acontecido nas polmicas em torno do antroplogo americano, Napoleon Chagnon, 1 (Tierney, 2002) responsvel com Timothy Asch por The Yanomamo Series, um conjunto de 22 lmes sobre a cultura yonomani, entre os quais se destacam The Ax Fight (1975), Childrens Magical Death (1974), Magical Death (1988), A Man Called Bee: A Study of the Yanomamo (1974), Yanomamo Of the Orinoco (1987). Esta polmica cientca surge a partir de denncias da Survival, 2 uma organizao mundial de apoio a povos indgenas, sobre o facto de eminente cientistas americanos (antroplogos e bilogos) terem levado a cabo um programa de experincias secretas da Comisso Americana de Energia Atmica da qual resultaram centenas de mortes entre os ndios Yanomani da Venezuela. O caso foi mais tarde tratado pelo jornalista americano Patrick Tierney (2002), em Darkness in ElDorado onde se procura juntar provas destas supostas prticas realizadas no mbito das misses cientcas.

1. Resposta de Napoleon Chagnon s denncias da Survival, obra de Patrick Tierney e a antroplogos americanos em http://www.nku.edu/humed1/darkness_in_el_dorado/documents/0204.htm, consultado em Novembro de 2009. 2. Ver Trevas na Antropologia e na biomedicina em https://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=959 consultado em Novembro de 2009.

32

Jos da Silva Ribeiro

O que acabamos de referir acontece a investigadores annimos, iniciados, mas tambm, a investigadores destacados no mbito de qualquer rea cientca. As guras mais conhecidas, investigadores e realizadores que se tornaram notados, so frequentemente alvos mais apreciados para a divulgao sensacionalista. Na preparao do trabalho de campo torna-se assim indispensvel ter em considerao todas estas condicionantes. s questes epistemolgicas, tericas e metodolgicas juntam-se as de mercado (um lme produzido sempre para um pblico) e as ticas e as polticas que de modo algum so menos importantes que as anteriores.

Consentimento informado
O trabalho de campo e a investigao e a produo audiovisual envolvem relaes entre uma variedade de indivduos, grupos, coletividades e instituies: entre o investigador e o patrocinador (individual ou coletivo); entre investigadores e seus pares no mbito da disciplina e das redes intelectuais e acadmicas; entre o investigador e o pblico em geral (leitores, os media); entre investigadores e outros prossionais que desenvolvem as suas atividades nos mesmos locais de pesquisa, abordando as mesmas temticas ou temticas ans (investigadores de outras reas, jornalistas, cineastas documentaristas, etc.); entre o investigador e os diversos gatekeepers (aqueles que controlam o acesso aos lugares de pesquisa); entre investigador e participantes locais na pesquisa (atores locais, instituies locais, ONGs, etc.). Esta complexa rede de interaes do antroplogo e do realizador (lmmaker ) exige que desenvolva o trabalho de campo, tendo em conta as questes relacionais e as questes ticas e polticas da decorrentes. O consentimento informado (Informed consent) est relacionado com esta ltima relao isto , com as interaes que constituem o encontro da pesquisa e o padro tico do consentimento informado o mais relevante para esta relao. O princpio do consentimento informado foi explicitado nos julgamentos de guerra de Nuremberga na sequncia da Segunda Guerra Mundial. O consentimento voluntrio em matrias relacionadas com o homem essencial. Isto quer dizer que a pessoa envolvida dever ter capacidade legal para dar consentimento; dever situar-se de modo a poder exercer a livre escolha, sem a interveno de qualquer elemento de fora, fraude, falsidade, dureza, ameaa ou qualquer outra forma de constrangimento ou coero; e deve ter suciente conhecimento e compreenso dos elementos de uma dada matria de modo a torn-lo capaz de tomar uma deciso esclarecida e com conhecimento de causa. (Cdigo de Nuremberga, 1949, re-editado in Reiser et al: 272-273). Tal como muitos dos princpios ticos envolvidos na pesquisa social e na produo audiovisual, o conceito de consentimento informado deriva da pesquisa biomdica e, enquanto tal, suscitou problemas quando foram feitas tentativas para aplic-lo pesquisa social e produo audiovisual. Em alguns pases, EUA, Canad, etc., as comisses de avaliao no s exigem consentimento informado, como tambm obrigam a formas de consentimento escrito que devem ser assinadas antes de a

tica, investigao e trabalho de campo em antropologia...

33

pesquisa comear. Noutros pases, como em Portugal, no h indicaes e regras precisas, nem as associaes se tm pronunciado sobre esta matria. Referiremos os princpios da BSA (British Sociology Association). Os investigadores deveriam familiarizar-se detalhadamente com os cdigos ticos promulgados pelas associaes prossionais e informar-se das implicaes do consentimento informado e das diculdades da sua aplicao na prtica de investigao. Tanto quanto possvel a pesquisa sociolgica deve ser baseada naqueles que se oferecem livremente para ser estudados consentimento informado (informed consent). Isto implica a responsabilidade do socilogo de explicar o mais pormenorizadamente possvel e em termos acessveis aos participantes, sobre o que trata a pesquisa, quem a est a levar a cabo e a nanciar, o porqu de estar a ser feita e como vai ser disseminada. textitBritish Sociology Association, 1996. Decorrente destes princpios surge a necessidade de alguns procedimentos: 1. Informar os participantes, de uma forma compreensvel, acerca da natureza e provveis consequncias da sua participao na pesquisa nos lmes a realizar; 2. Obter o consentimento baseado na compreenso da informao da explicao prvia e na opo livre de qualquer coero ou inuncia indevida ou meios de persuaso. Estes procedimentos so, por vezes, eivados de diculdades subsequentes do modo de apresentar a pesquisa a potenciais participantes: 1. A diculdade tcnica decorrente do modo de apresentao da pesquisa e dos projetos dos lmes a realizar de uma forma a torn-la compreensvel audincia especca dos participantes; 2. Diculdades relacionadas com o resultado da pesquisa e da produo audiovisual, com a sua divulgao e com as eventuais vantagens econmicas, ou outras, resultantes do trabalho a realizar com aquela populao. Jean Rouch encontrou processos originais de incluso dos seus colaboradores de terreno na produo dos lmes; 3. Outras diculdades surgem com a explicao, aos participantes das caractersticas dos mtodos utilizados na pesquisa e na produo audiovisual. Nem sempre os investigadores e realizadores sabem no incio, quais so todos os aspetos pertinentes que devero ser facultados s pessoas lmadas ou participantes na pesquisa. A focalizao, o ponto de vista, pode mudar. Diferentes tipos de informao podem tornar-se relevantes medida que a pesquisa avana, os informantes podem vir a ganhar ou perder importncia durante o trabalho de campo. Com certeza que os participantes no precisam de ser consultados sobre todas as perspetivas tericas e metodolgicas em desenvolvimento ou sobre as reformulaes do projeto. De qualquer forma, devem ser informados de que a pesquisa sempre um processo de descoberta, por isso as suas consequncias no podem ser completamente previstas no incio. No entanto, se acontecerem mudanas substanciais na pesquisa (tanto no seu enfoque como no seu objetivo) que possam afetar os resultados inicialmente previstos, as condies iniciais ou a vontade de participao, o consentimento

34

Jos da Silva Ribeiro

dos participantes necessita de ser renegociado. Os participantes devero ser informados de que mesmo nos encontros informais, nas interaes do quotidiano, poder haver recolha de informao; 4. O Consentimento em estudos de trabalho de campo... um processo, no um acontecimento nico, e pode exigir nova renegociao (British Sociology Association, 1996). Pode acontecer que durante uma srie de entrevistas com os mesmos indivduos, a sua disposio para participar se altere. Esta deve, ento, ser renegociada e assegurada antes de cada sesso. Ao entrevistar pessoas com problemas de diculdades de tomada de deciso, decorrentes da sua personalidade, situao, ou da natureza das questes abordadas, deve ser regularmente perguntado, mesmo durante o decorrer de uma s entrevista, se elas esto dispostas a continuar; 5. Surgem tambm diculdades relacionadas com a informao sobre o uso das tecnologias de registo de som e imagem nas conversas com os participantes e com os grupos mesmo numa fase prvia de abordagem das populaes e atores sociais a lmar. Deve ser assegurada a compreenso das razes e o uso do registo, nomeadamente para ouvir as conversas anteriores antes de comear a nova entrevista; 6. Finalmente, tm de ser bem explicados todos os aspetos que tm a ver com a utilizao da imagem. necessrio mostrar como a imagem vdeo torna pblica a atividade privada, documenta o encontro com o investigador e torna impossvel manter a condencialidade quando usada na comunicao nal dos resultados da pesquisa em forma de lme. O controlo da informao tambm poder eventualmente escapar ao investigador que realiza o trabalho de campo.

Condencialidade
A condencialidade diz respeito, essencialmente, ao tratamento da informao obtida sobre os indivduos no decurso da pesquisa e da produo audiovisual. Abrange consideraes de privacidade e de garantia de anonimato. As pessoas sentiro que a sua privacidade invadida se a informao sobre elas for obtida sem o seu conhecimento e consentimento, pela investigao oculta ou sem o consentimento informado, ou usada de formas que elas desaprovem. A ideia ou a crena que as pessoas tm sobre o que a atividade privada no uniforme, depende de um conjunto de fatores por exemplo, o background cultural, a crena religiosa, a idade, o sexo, a classe social. Os investigadores devem estar conscientes destas diferenas e responder consequentemente. Muita da investigao que se realiza no mbito da produo de um lme depende da capacidade do investigador obter a informao sobre as reas da vida pessoal e social que so consideradas privadas e h inmeros exemplos, onde se tem sido bemsucedido. A razo habitualmente apontada para tal sucesso, decorre do facto de os

tica, investigao e trabalho de campo em antropologia...

35

investigadores serem capazes de oferecer aos informantes a garantia de condencialidade em relao ao uso da informao, da importncia que dada e ao anonimato na publicao nal dos resultados e a formas criativas de documentar o acontecimento sem revelar os atores. Normalmente, essa garantia assegurada no incio da recolha de informao, particularmente no caso das entrevistas. As resistncias que possam surgir, nomeadamente no processo de registo das entrevistas, podero ser superadas pela conana no investigador. Esta , no entanto e sempre, resultante de um equilbrio precrio, continuamente construdo e qualquer indcio pode levantar dvidas e suspeitas comprometendo a investigao. Na pesquisa baseada na observao participante, decorrente de uma longa estada no terreno e de relaes sociais mais prximas, as discusses sobre condencialidade so, normalmente, inapropriadas nas fases iniciais da pesquisa, visto que os investigadores, nesta fase, tm somente acesso vida pblica dos seus informantes. , contudo, necessrio incluir, nesta fase, informao sobre a natureza da investigao e negociar as condies de participao das pessoas contactadas e envolvidas na pesquisa. Os investigadores devem ser cautelosos acerca do grau de condencialidade que prometem e realistas quanto possibilidade de proteo do anonimato dos participantes. No podem ignorar que prticas habituais de proteo do anonimato, como usar um pseudnimo e alterar alguns detalhes biogrcos do indivduo, ao referir-se aos sujeitos da pesquisa, evitam realmente a sua identicao, mas no so totalmente ecazes. O uso de extensas citaes diretas torna os informantes identicveis, pelo menos por eles prprios e, muitas vezes, por outros que os conhecem bem. Os informantes devem ser informados deste facto bem como ser-lhes mostrado o modo como a condencialidade vai ser mantida. Tambm, nem sempre possvel manter o anonimato de guras pblicas na medida em que, por vezes, torna-se necessrio que os informantes sejam identicados em termos da sua posio pblica presidente da associao local, diretor da escola, reitor da universidade, presidente da cmara, membro do governo, candidato ao parlamento, etc. Mesmo quando haja intervalo de tempo antes da publicao e mudanas das pessoas que ocupam estes cargos, os seus antigos ocupantes continuam a poder ser identicados com facilidade. Nesses casos, deve ser claramente explicado que o anonimato no possvel ser mantido. Quando se usam registos fotogrcos, videogrcos ou fonogrcos, sobretudo quando estes se destinam a publicao (lmes, discos e produtos multimdia) no possvel manter o anonimato nem a condencialidade da informao. Nestes casos, necessrio especicar o modo e os ns para que vo ser usados, negociar a sua aceitao, dar a conhecer as consequncias dessa aceitao. T. Asch (1992) acentua a importncia de obter o controlo sobre a distribuio e subsequente uso de qualquer lme, assinalando que o fracasso num dos casos, quando lmava entre um grupo de nmadas no Afeganisto, decorreu do facto de o lme nunca ter sido usado para ns educativos como prometido, mas em noticirios depois da invaso pelo exrcito sovitico, podendo pr em perigo alguns dos informantes. O mesmo acontece com materiais recolhidos no mbito da investigao que possam vir a ser includos em processos de formao, ou de ensino aberto, distncia, sem o assentimento das pessoas lmadas e dos autores da pesquisa.

36

Jos da Silva Ribeiro

Uma outra diculdade em garantir condencialidade que a informao recolhida pelos investigadores sociais no tem o mesmo estatuto que as conversas entre o mdico e o doente ou o advogado e o cliente. Os participantes na investigao devem ser avisados contra a prpria incriminao se houver alguma hiptese que tal possa acontecer. Por outro lado, os investigadores devem tornar claro junto dos seus responsveis, no incio da investigao, de quem ser o depositrio das notas de campo, dos registos udio e vdeo, das fotograas, de outros materiais recolhidos e de outras informaes, de forma a garantir o seu controlo sobre toda a informao recolhida. Esta mesma questo deve ser colocada s pessoas que colaboraram na entrada no terreno e na identicao dos informantes, gatekeepers; isto , no se deve esperar que os investigadores lhes forneam informao sobre os informantes, por vezes seus subordinados. Goffman (1961) foi cuidadoso na claricao do seu estudo sobre asilos / hospitais psiquitricos, apesar de adotar um papel clandestino nas enfermarias. Da mesma forma, necessrio recusar a divulgao aos pais, o que os seus lhos ou lhas discutiram com o investigador nas entrevistas, aos professores os depoimentos dos alunos, aos patres os depoimentos dos empregados, aos dirigentes os depoimentos dos associados, aos maridos os depoimentos das mulheres ou s mulheres os depoimentos dos maridos. No lme Portugais d{Origine (1985) de Serge Gordey que aborda o testemunho de mulheres entre os vinte e vinte e seis anos que se exprimem sem complacncia acerca das relaes entre pais e lhos, entre homens e mulheres (em Paris e no Portugal rural dos anos de 1960 e 70), sobre o seu vivido e sobre seus projetos de vida, desencadeou complexos problemas de relao entre famlias e destas com as populaes dos locais de origem das jovens mulheres quando o lme foi transmitido pela RTP. As populaes locais dicilmente compreenderam que as jovens, socializadas em Paris, tivessem determinados comportamentos sexuais sem lhe serem colados esteretipos sociais, envolvendo nesta situao os pais e os familiares com ideias mais conservadores em relao a esses comportamentos sociais. Caso semelhante ocorreu com o lme La Bte Lumineuse (1982) de Pierre Perrault, realizado no Canad, que aborda o quotidiano de homens caadores cujas imagens de comportamentos sob o feito do lcool acabaram, quando vistas pela famlias e suas redes sociais, por criar graves problemas familiares, psicolgicos e sociais num dos personagens principais: 3 Stphane-Albert Boulais, aps a divulgao do lme. H tambm consideraes ticas decorrente das garantias de condencialidade de dados entregues aos arquivos de instituies, ao consequente processo de informatizao ou classicao e disponibilizao de acesso pblico s fontes de informao em bruto, tais como transcries completas de entrevistas, registos de sons e imagens, fotograas e at objetos doados pelos informantes (correspondncia e outros documentos). Razes evocadas de que a informatizao da informao annima no so convincentes, na medida em que atravs de cruzamentos de informao

3. Ver acerca desta temtica a argumentao desenvolvida por Marion Froger acerca do lme La Bte Lumineuse em Don et image de don: esthtique documentaire et communaut em http://cri.histart.umontreal.ca/cri/fr/intermedialites/p4/pdfs/p4_froger_text.pdf

tica, investigao e trabalho de campo em antropologia...

37

se poder com alguma facilidade permitir a identicao dos informantes. Na informao etnogrca, as caractersticas pessoais tais como os maneirismos de discurso, a forma de exprimir opinies, o uso de material com a descrio de casos ou lugares e narrativas pessoais detalhadas, permitem a identicao fcil dos participantes na investigao. Alm disso, pode ter-se levado os informantes a pensar que a informao recolhida se destinava a ser utilizada num nico projeto com determinados objetivos e pelo investigador ou investigadores envolvidos numa determinada pesquisa e num determinado trabalho de campo. A utilizao desta mesma informao noutros projetos com outros objetivos ou por outros investigadores rompe esse compromisso. Tambm no poder o investigador que realizou o trabalho de campo aceitar argumentos de que o informante nunca ter conhecimento de posteriores utilizaes, por outros investigadores, com diferentes objetivos. Uma ltima considerao sobre o anonimato tem a ver com o facto de, algumas vezes, ele no ser desejado. Nesta situao, os participantes na investigao podem car dececionados e sentir que o benefcio da sua participao cou prejudicado por no serem identicados ou por no lhes ter sido dada toda a importncia necessria. Obviamente que se a investigao sobre a comunidade, ento os desejos dos indivduos podem entrar em conito, a este respeito, e o assunto pode ter de ser resolvido pelo investigador se possvel negociando com os participantes. Contudo, mesmo que todos os indivduos, que diretamente participaram na pesquisa, declinem o anonimato, obrigao do investigador ter em considerao qualquer possvel consequncia, imediata ou proveniente de futuras publicaes relativas informao, que pode afetar adversamente a coletividade.

Pesquisa encoberta
Entenderemos por pesquisa encoberta a investigao na qual os investigadores escondem deliberadamente a sua identidade, ocultam a inteno de realizar uma pesquisa e o seu carter, utilizam mtodos que lhes permitam recolhas secretas ou dissimuladas de dados para uma investigao no reconhecvel pelos seus interlocutores no terreno. Vejamos como que estas questes se colocam no debate entre K.T. Erikson e N. Denzin: O ataque de Erikson aos mtodos de pesquisa oculta assenta em quatro pontos particulares. Em primeiro lugar, os socilogos tm responsabilidades para com aqueles que investigam. Em segundo lugar, os socilogos tm responsabilidades para com os seus colegas, e certo que o trabalho oculto compromete a reputao da sociologia e o futuro da pesquisa. Em terceiro lugar, muita pesquisa oculta feita por estudantes graduados que sofrem tenses pessoais no envolvimento do seu trabalho e, nalmente, a investigao oculta m cincia. Em resumo, a posio de Erikson esta: (1) no tico para um socilogo falsear deliberadamente a sua identidade com o propsito de entrar num domnio privado para o qual ele no foi escolhido; e (2) no tico para um socilogo falsear deliberadamente o carter da pesquisa a que est vinculado. (Erikson, 1967: 373).

38

Jos da Silva Ribeiro

Entretanto, Denzin responde a Erikson ponto por ponto. Primeiro, relativa mente intromisso na privacidade, Denzin refere que alguma distino deve ser feita entre contextos privados e pblicos (cf. Roth, 1962). Segundo, na medida em que o comprometimento analisado em relao comunidade prossional, Denzin sustenta que um qualquer mtodo constitui alguma ameaa potencial aos colegas. Terceiro, ele coloca a questo de saber se os papis disfarados so mais desconfortveis do que os papis abertos e, por m, que os socilogos devem assumir a disrupo que lhes trazem as situaes sociais. Na sua rplica, Erikson (1968) responde a cada um dos pontos de Denzin, referindo que est em desacordo com o juzo de valor bsico de que aquilo que bom para o socilogo, intrinsecamente tico (Denzin, 1968: 506). Burgess, 1997: 216. Numa primeira abordagem, parecer-nos- que a pesquisa encoberta s pode ser levada a cabo usando a observao ou a observao participante, no sendo possvel, por exemplo, fazer uma entrevista de uma forma encoberta. No entanto, poder haver muitos outros mtodos de pesquisa encoberta decorrentes da utilizao de tecnologias (registo de som e imagem, utilizao de microfones encobertos e ultrassensveis, utilizao de teleobjetivas, telefones, computadores, salas de chat, cmaras Web, etc.), utilizao de informao indireta (conversas com crianas, familiares, redes de amigos ou frequncia dos espaos de sociabilidade das pessoas que queremos inquirir), dissimulao da presena do investigador (agentes de negcios, turistas, jornalistas, amantes) em situaes semelhantes aos de um agente secreto, roubo ou recetao de documentos, outros mtodos e estratgias que mais se aproximam de um inqurito de uma polcia secreta. A pesquisa encoberta pode ser parcial quando no consentimento informado se oculta, intencionalmente, a informao induzindo os informantes em erro de forma a manter um determinado grau de encobrimento acerca da pesquisa. Mesmo nas pesquisas mais abertas, quando as relaes estabelecidas atingem relevncia e maior intimidade, pode o observador ser colocado em situaes em que o seu papel de investigador se torne irrelevante ou impercetvel, favorecendo assim formas de acesso a informao mais ntima, margem dos objetivos do projeto de investigao e, muitas vezes, inscrita no processo de cumplicidades e das relaes sociais criadas. A pesquisa encoberta constituiu-se assim como um caso limite, m de um espetro, que apresenta gradaes variadas entre si e o consentimento informado. Esta gradao constitui um espao de abertura ao plano e objetivos de pesquisa, de negociao com os informantes e de gesto das relaes criadas no trabalho de campo. O assumir deliberado de um outro papel social com o objetivo primrio de conduzir uma investigao, escondendo-a ao mesmo tempo daqueles que so os seus sujeitos (objetos), , qualitativamente, muito diferente das diculdades inerentes ao consentimento informado totalmente garantido que se discutiram acima, ou mesmo de desonestidades menores neste campo, como fazer de conta que se mais velho ou casado para assegurar melhores relacionamentos. H inmeras razes fortes para que tal encobrimento deva ser evitado na conduta da pesquisa social (Bulmer, 1982). O papel social do investigador, ainda que no encoberto e resultante de consentimento informado pode, por qualquer razo, tornar-se suspeito e comprometer o trabalho de

tica, investigao e trabalho de campo em antropologia...

39

campo. No trabalho de campo que realizmos no Alto da Cova da Moura 4 a presena de um operador de cmara da Universidade levou recusa generalizada e ostensiva de participao, nossa identicao como jornalistas e classicao da nossa atividade como suspeita. Esta situao envolvia, segundo a representao local, uma rutura com o anteriormente acordado, a perda de controlo da informao recolhida. (Ribeiro, 2000). Em primeiro lugar, uma violao clara e no ambgua do princpio do consentimento informado, que um pilar central da maior parte dos cdigos de tica que dizem respeito a relaes com participantes em pesquisas. Em segundo lugar, a recolha de informao encoberta , tambm, uma forma de explorao assim como uma traio da conana das relaes pessoais. Apesar de poder haver uma analogia com a obteno de dados atravs de laos pessoais de amizade no decurso do trabalho de campo a longo prazo, o uso de mtodos encobertos envolve uma inteno deliberada de esconder e de enganar enquanto aquela que suscita, por vezes, sentimentos de traio, mais resultado de um mal-entendido do que propriamente de um engano premeditado. A pesquisa encoberta, como qualquer outra, tambm envolve riscos: para os sujeitos nela envolvidos, na medida em que, como objeto da pesquisa encoberta, no tm a oportunidade de determinar, por si prprios, se esto dispostos a aceitar tais riscos; para os investigadores na medida em que, ao optarem pela pesquisa encoberta, se expem a uma variedade de riscos retaliaes como pesquisador, ser induzido e at pressionado a adotar comportamentos de risco, tais como atividades ilegais, de forma a proteger o seu prprio disfarce. Ser, em qualquer situao, a pesquisa encoberta uma estratgia prtica ou ecaz de pesquisa? A impossibilidade de registar observaes abertamente ou de fazer perguntas aos informantes, limita bastante a abilidade e o espetro dos dados obtidos. O argumento de que h muitas situaes que, simplesmente, no poderiam ser estudadas atravs de mtodos mais abertos, no totalmente convincente. H estudos que foram levados a cabo com sucesso em reas delicadas como o trco de drogas, sem se recorrer a mtodos encobertos ou mesmo sem se fazerem promessas irrealistas ou quaisquer representaes.... Alm disto, a distoro que se pensa ser introduzida pela presena do investigador no deve ser excluda e pode, assim, ser considerada como um elemento reexivo inerente a toda a investigao. Tambm o argumento de que a pesquisa encoberta necessria para fazer investigao de grupos poderosos ou secretos no convence. De facto, a pesquisa encoberta tem sido, talvez, com mais frequncia, conduzida em coletividades relativamente menos poderosas e as possibilidades de um investigador penetrar com sucesso em organizaes poderosas so muito limitadas. Um conjunto nal de consideraes sobre a pesquisa encoberta tem a ver com os seus efeitos nas disciplinas que o permitem e nos prprios investigadores:

4. Ver em Ribeiro (2000: 102-106), a descrio do acontecimento e sua contextualizao no trabalho de campo, da sociedade local e de outras experincias no mbito da fotograa e da Antropologia.

40

Jos da Silva Ribeiro

O uso alargado de mtodos encobertos poderia, rapidamente, prejudicar o ambiente de pesquisa, tornando os mtodos mais abertos altamente suspeitos e menos passveis de terem a adeso e cooperao de sujeitos potenciais; Nem mesmo podemos esquecer o efeito da deceo constante no indivduo investigador como sendo desgastante. A habituao deceo, seja por que razes forem que se cultive, pode encorajar um cinismo maior e uma dureza, nas relaes humanas, no desejveis em indivduos que estudam outros seres humanos, individual ou coletivamente (Mead, 1969). Uma forma de pesquisa encoberta a anlise retrospetiva de experincias do investigador como participante num contexto social: pesquisa realizada em coletividades ou instituies a que o investigador legitimamente pertence clube de dana, bar, escola, universidade, hospital, associao prossional, empresa; ou situaes pontuais de passagem na vida do investigador internamento hospitalar, tratamento mdico, conito prossional, resoluo de questes burocrticas aquisio de casa, etc.. Esta forma de pesquisa no tem que ser, ou permanecer, clandestina. Poder-se- optar pelo princpio de obteno do consentimento a posteriori, antes da publicao ou do plano de investigao que vai ser levado a cabo. H, ainda, formas de pesquisa que tambm so encobertas, mas que no tm as mesmas objees ticas. A investigao em lugares pblicos, por exemplo, a observao de rituais ou de espetculos, no requer a noticao da presena nem as intenes do investigador, embora algumas formas de registo desses eventos possam requerer a autorizao dos organizadores. Mesmo assim, o anonimato de quem est a ser observado, parte dos atores publicamente identicados, tem de ser preservado. Tambm importante reconhecer que as denies do que pblico variam de cultura para cultura e que, por vezes, as pessoas praticam, em pblico, atos do domnio considerado privado que devem ser tidos em conta e respeitados. Era necessrio denir uma estratgia de insero no terreno e desenvolvimento de uma pesquisa simultaneamente balizada por princpios ticos e epistemolgicos. Optei por uma relao aberta que no ocultasse aos observados o ponto de partida da observao e a escolha privilegiada dos atores sociais em relao s estruturas, das suas vozes em relao aos relatrios ociais. Expus objetivos gerais da investigao, a metodologia, ou atitude no terreno, que desejava os mais partilhados possveis. Esclareci a Associao (local) de que o antroplogo, na sua atividade, no julgava, avaliava ou examinava aes e programa de ao, tentava descrever e interpretar comportamentos, gestos, atitudes, relatrios, documentos, etc., e que os resultados da pesquisa logo que elaborados cariam disponveis para uso ou debate com todos os intervenientes. Informei que a base de dados sobre que trabalhava, as condncias e relaes de terreno eram exclusivamente minhas e de cada pessoa com quem trabalhei, no havendo pois nenhuma forma de a Associao romper a invulnerabilidade desta informao ou de exercer controlo sobre os informantes, as suas armaes, o processo de investigao, a redao deste trabalho, a montagem do lme. Disponibilizei-me para colaborar com a Associao Local dentro deste quadro de relacionamento. A negociao explcita, a explicao detalhada acima referida e a recusa do controlo (praticado em relao a outros investigadores) agravou o conito.

tica, investigao e trabalho de campo em antropologia...

41

Era, no entanto, a partir destes princpios que iria desenvolver todo o trabalho. O conito tornava-se um lugar de observao, uma situao de investigao particularmente produtiva (Hammersley e Atkinson, 1994: 120). Tinha, todavia, de informar claramente a associao desta inteno de transformar desconanas em situao de pesquisa, de atribuir ao conito o mesmo valor heurstico de outras relaes estabelecidas. A interao conituosa tornou-se situao privilegiada de observao. Esta inteno era do conhecimento explcito da instituio [...] As imagens, como os boletins, os relatrios, as folhas volantes, os documentos de trabalho, os depoimentos na imprensa, etc. constituem hoje a matriz complexa de representaes alternativas existentes da qual o antroplogo retira poder crtico e reexo [...] refaz e representa outras representaes (Marcus, 1995: 45). Estes materiais tinham a vantagem de serem do domnio pblico e encontrarem-se venda na instituio. Era atravs deles substituda a voz da Associao, repetidamente pedida e negada ou nalmente concedida, em forma de relatrio escrito, lido por um dos jovens em formao. Ribeiro (2000: 111-112).

Patrocnio e trabalhos por encomenda


Os princpios ticos que orientam os investigadores no trabalho de campo, nas interaes decorrentes dos projetos de investigao e da publicao dos trabalhos cientcos em Antropologia confrontam-se, por vezes, com interesses exteriores decorrentes de autorizaes, encomenda, patrocnio ou nanciamento. Esta situao cria verdadeiros dilemas ticos, processos de negociao e de tomada de deciso complexos, com os quais os investigadores se confrontam no dia-a-dia e que retomaremos mais adiante quando abordarmos as relaes entre poltica e investigao. tica e poltica de investigao revelam-se frequentemente de forma inseparvel. Esta problemtica pe-se, em primeiro lugar, em relao ao Estado como nanciador da investigao e denio desta como servio pblico, como misso de interesse geral e como tal a realizar no mbito deste, independentemente dos interesses locais e da tica do trabalho de campo. Coloca-se, tambm, no mbito das organizaes e das empresas que condicionam os objetivos, o acesso e o desenvolvimento da pesquisa aos seus interesses. frequente que os antries queiram dar uma imagem favorvel da organizao que o etnlogo vai estudar e exercer algum grau de vigilncia e controlo, tanto para bloquear certas linhas de investigao como para guiar o investigador em terreno numa direo ou noutra; que tenham expectativas em relao s intenes e identidade do investigador e ajam a partir delas; que esperem que o investigador seja um perito e um crtico. (Hammersley e Atkinson, 1994: 80-90). Esta problemtica tem sido frequentemente debatida em alguns pases como os EUA, sobretudo em projetos de investigao social nanciados pela CIA ou por outras instituies, como no caso que referenciamos e documentamos ao longo deste captulo, Agncia de Energia Nuclear. Em Inglaterra, no h casos documentados de envolvimento do governo na investigao social a no ser na pesquisa social rela-

42

Jos da Silva Ribeiro

cionada com as prises (Burgess, 1997). Em Portugal, h uma falta de comunicao efetiva entre os cientistas e a Administrao. Talvez isso possa explicar a relativa escassez, at h pouco tempo, de controvrsias pblicas (Gonalves, 1996: 123) Esta situao pode ter-se alterado ligeiramente com o surgimento de algumas controvrsias que marcaram as agendas polticas e a participao dos cientistas: imagens rupestres de Foz Coa, a BSE e a Coincinerao de resduos txicos. Vejamos como no caso que acima referimos, a pesquisa e os lmes realizados por Napoleon Chagnon e outros antroplogos e realizadores junto dos Yanomani e como as ligaes perigosas dos investigadores com interesses polticos ou econmicos e com os agentes desses interesses e a sua sobreposio s relaes com a sociedade estudada e com as pessoas envolvidas na investigao o confronto entre os princpios ticos da investigao no contexto dos patrocnios e os apoios polticos e econmicos. Uma das revelaes mais espetaculares de Tierney que todo o projeto Yanomani foi o desenvolvimento e continuao do programa secreto da Comisso de Energia Atmica de experimentaes em humanos. James Neel, o criador e diretor do projeto, fazia parte da equipa de investigao mdica e gentica, adjunta Comisso de Energia Atmica, desde os tempos do projeto Manhattan. Era membro de um pequeno grupo de investigadores responsveis por estudar os efeitos da radiao nos seres humanos. Liderou pessoalmente a equipa que investigou os efeitos das bombas de Hiroshima e Nagasaki nos sobreviventes. Ficou encarregado do estudo dos efeitos das bombas de Hiroshima e Nagasaki e, mais tarde, esteve envolvido nos estudos dos efeitos da radioatividade das exploses das bombas A e H nos nativos das ilhas Marshall (a nossa colega May Jo Marshall tem muito a dizer acerca do papel desempenhado por Marshall e Neel nestes estudos). O mesmo grupo tambm levou secretamente a cabo experimentaes em humanos nos Estados Unidos. Estes incluam injetar pessoas com plutnio radioativo sem o seu conhecimento ou consentimento, levando, em alguns casos, sua morte ou desgurao (o prprio Neel parece no ter dado nenhuma destas injees experimentais). Outro membro do mesmo grupo de geneticistas humanos e experimentadores mdicos do AEC, um venezuelano, Mareei Roche, era um colega prximo de Neel e passou algum tempo no seu AEC um centro de Gentica Humana, fundado em Ann Harbor. Voltou Venezuela depois da guerra e realizou um estudo dos Yanomani que envolvia administrar doses de um istopo radioativo de iodo e analisar amostras de sangue para dados genticos. Roche e o seu projeto eram aparentemente a ligao que levou Neel a escolher os Yanomani para o seu grande estudo da gentica de "liderana" e diferentes graus de reproduo entre homens dominantes e sub-dominantes numa populao humana geneticamente "isolada". A h portanto uma ligao genealgica entre as experincias em humanas levadas a cabo pela AEC, e o projeto dos Yanomani de Neel e Chagnon, o qual foi desde o incio nanciado pela AEC. Turner e Sponsel (Carta AAA - Anthropological American Association). Em 1976, contudo, o tipo de etnograa de Chagnon fez com que perdesse em Caracas o apoio antropolgico ocial para a pesquisa, e por quase uma dcada no conseguiu autorizao para recomear seu trabalho de campo. Em 1985, quando por m retornou acompanhado por um aluno, este relatou que foram recebidos por uma

tica, investigao e trabalho de campo em antropologia...

43

multido de ndios que gritavam a verso Yanomani de "Chagnon Go Home!". Em 1989, Chagnon foi novamente impedido de entrar porque a lei exigia que pesquisadores estrangeiros colaborassem com cientistas venezuelanos e, como ele disse a um missionrio a quem pediu ajuda, "os antroplogos daqui no gostam de mim." Privado de apoio ocial, Chagnon voltou em 1990 sob a gide dbia de Ceclia Matos, amante do ento presidente da Venezuela, e de um certo Charles Brewer Carias, que se dizia naturalista, era um conhecido opositor dos direitos territoriais indgenas e tinha fama de fazer minerao ilegal de ouro. O trio tinha arquitetado um plano para criar uma reserva Yanomani e uma reserva cientca de biosfera em 15.540 km no distante Altiplano de Siapa, a ser dirigida por Brewer e Chagnon e subsidiada por uma fundao criada por Ceclia Matos. Segundo Tierney, Brewer estava de olho nas jazidas de estanho no territrio Yanomani. Numa repetio intensicada de um padro que j era conhecido, a enorme quantidade de mercadorias que os avies militares carregaram para o projecto ajudou a deagrar a guerra mais sangrenta da histria dos Yanomani, com o pessoal de Chagnon enfrentando uma coaliso de opositores Yanomani cheados por um lder carismtico. Ao cabo de trs anos, o esquema soobrou. Ceclia Matos acabou sendo indiciada por corrupo, em parte por seu papel de recrutar apoio militar para o golpe da reserva. Marshall Sahlins, The Washington Post, 10/12/2000. Muitos investigadores chamam tambm a ateno para outros agentes no patrocnio da pesquisa social. Dingwall (1980) nota que no desenvolvimento de uma pesquisa h frequentemente uma hierarquia de consentimento que tem implicaes para o investigador. Argumenta que usual os investigadores hierarquicamente mais bem colocados atuarem como agentes de controlo, pois entendem ter o direito de autorizar, orientar, condicionar, promover ou menosprezar o trabalho dos que se situam abaixo na hierarquia. Refere, ainda, que qualquer subordinado, que rejeite participar em pesquisas aprovadas por um superior, est a assumir o risco de incorrer no desfavor da hierarquia. Tais questes necessitam de ser efetivamente consideradas e ponderadas pelos investigadores na conduo das suas investigaes. Em Portugal, o debate acerca desta matria poder ser brando, fechado ou encoberto, o conito frequentemente mal-entendido (entrave eccia) ou desvalorizado. No entanto, os processos de inuncia, o paternalismo e as redes clientelares so, como noutros processos sociais nacionais, frequentes. Isto no parece acontecer s por c. Outra maneira de colocar este problema referir-se conversa de corredor. Por muitos anos, os antroplogos discutiram seus trabalhos de campo informalmente entre si. Mexericos acerca destas experincias eram uma componente importante da reputao do antroplogo. Mas at h pouco tempo no se escrevia seriamente sobre tais questes; os mexericos permaneciam nos corredores e nos clubes docentes. Os domnios que no podem ser analisados ou refutados, ainda que sejam centrais hierarquia, no deveriam ser considerados como inocentes ou irrelevantes. Sabemos que uma das tticas mais comuns de um grupo de elite a recusa em discutir questes que lhe so desconfortveis, classicando-as de vulgares ou desinteressantes. Quando as conversas de corredor sobre as pesquisas de campo se tornarem discursos, isto , quando estes domnios privilegiados de alguns poucos se tornarem

44

Jos da Silva Ribeiro

objetos cientcos, certamente aprenderemos bastante.Rabinow (1999: 94-95).

Posio do investigador uma Antropologia e produo audiovisual responsvel


Ser a etnologia um luxo das nossas sociedades ricas, devoradora de recursos naturais limitados? Ser o antroplogo (e o realizador), um Assalariado do Estado (ou da produtora, da multinacional dos media), que pretende ultrapassar as contingncias e gozar de uma neutralidade cientca, de uma espcie de extraterritorialidade moral? Dever contentar-se em olhar do exterior ou poder permitir-se criticar, como se fosse membro da sociedade? Fixando conservadorismos como se d conta do movente, do no habitual, dos comportamentos fora das normas, dos contestatrios, dos que mexem com o sistema existente da sua sociedade? Estas algumas das perguntas de Bernard Dupaigne (1997). So muito diversicadas as respostas a estas perguntas e mltiplos os percursos intelectuais e morais dos investigadores. Uns centrados nos percursos acadmicos, outros comprometidos com interesses econmicos e polticos, outros ainda implicados nas problemticas sociais das pessoas, povos e sociedades estudadas. Propomos a reexo sobre a responsabilidade do etnlogo a partir de duas referncias. Pierre Centlivres, Museu de Etnograa de Neuchatel e Napoleon Chagnon, Universidade de Santa Barbara, Califrnia: O percurso de Pierre Centlivres permite interrogarmo-nos sobre o que a etnologia. Contemplar os outros do exterior, depois entrar no seu escritrio e construir a propsito deles teorias calibradas seguindo o nosso gosto de belas mquinas, de raciocnio lgicos, de frases bem alinhadas? Ou ento observlas mantendo no esprito /o desejo de compreender as individualidades que, reunidas, formam esta sociedade; tentar imaginar os seus pensamentos, o que fazem ou o que queriam fazer da sua vida? Testemunhas privilegiadas, deveremos limitarmo-nos a snteses egostas e desenquadradas? Deveremos "fazer um terreno", como se diz, para redigir uma tese e obter um lugar, depois desinteressarmo-nos daqueles com quem vivemos, que nos acolheram com pacincia ou enfado? O etnlogo observa os humanos, no estuda fenmenos abstratos, sociedades tericas. Pierre e Micheline Centlivres caram no movimento da sociedade. Seguiram-na onde foi levada e descreveram os seus mecanismos de conservao, de adaptao ou de sobrevivncia. Outros preferiram afastar-se do seu objeto de estudo instvel, tornado inacessvel ou muito perigoso para as carreiras universitrias a estabelecer. A etnograa atual, prudente, hesita diante da vertigem que a leva a ter de descrever sociedades que mudam to depressa. Por causa de contactos e das inuncias exteriores mas tambm porque os indivduos que a compem querem evoluir. A etnologia queria desenvolver regras de que os indivduos se libertam hoje: como analisar portanto uma sociedade se ela se transformou radicalmente entre duas visitas do etnlogo?

tica, investigao e trabalho de campo em antropologia...

45

Pierre e Micheline Centlivres souberam passar de uma descrio estvel que parecia imutvel, a uma anlise de mudana. Toda a sua obra desde 1980 participa na etnologia da mudana, que ser preciso praticar bem nas nossas pocas de instabilidade. "Fronteiras e fenmenos migratrios", "A organizao poltica nas aldeias de refugiados afegos, Os refugiados afegos no Paquisto: uma nao em exlio", eis alguns ttulos recentes. Em 1988 cumpriram o seu papel de testemunha reunindo num volume os seus artigos sobre funcionamento da sociedade afeg. E se falssemos do Afeganisto? Fazia ouvir a voz de etnlogos num momento em que era preciso explicar o que se passava num pas com reaes desconcertantes e que poucos podiam compreender... Pierre Centlivres continuou a lgica dos seus trabalhos ao realizar estudos de casos, por conta do Comit Internacional da Cruz Vermelha nos campos de refugiados afegos do Paquisto, sobre as novas estruturas de poder de organizao que preservavam a coeso nos campos imensos. Com Micheline, estuda agora as redes de solidariedade, para se perguntar ainda o que faz a personalidade destes Afegos, como preservam a sua identidade e o que faz realmente a identidade dos que esto mergulhados num outro mundo. Assim, entra na lgica, ambgua e contraditria, da ao humanitria internacional. Dupaigne (1997: 14-15). Patrick Tierney em (Darkness in el dorado, 2000) relata que Chagnon no cessou de cozinhar e recozinhar os seus dados sobre o conito, mas tentou mesmo produzir o fenmeno em si mesmo, fomentando conitos entre as comunidades de Yanomani, no uma, mas repetidas vezes. No seu trabalho flmico com Asch, por exemplo, Chagnon induzia os Yanomani a representar lutas e comportamentos agressivos para a cmara de Asch, construindo s vezes aldeias inteiras como "cenrios" para este objetivo, que eram apresentados como excertos espontneos da vida dos Yanomani, no afetada pela presena dos antroplogos. Alguns destes cenrios no declaradamente articiais tornam-se, contudo, em conitos reais, em parte devido poltica de Chagnon de oferecer vasta quantidade de presentes aos aldees que aceitassem entrar no lme, o que distorcia as suas relaes com os seus vizinhos de tal forma que encorajavam a ecloso de ataques. Em suma, a maioria dos conitos dos Yanomani que Chagnon documenta, e que so a base para a sua interpretao da sociedade yanomani como um sistema neo-hobbesiano de estado de guerra endmico, foram causados direta ou indiretamente por ele prprio: um facto queele invariavelmente evita relatar. Isto no apenas uma questo de fazer m etnograa ou teorizao no reexiva: os Yanomani foram estropiados e mortos nestes conitos, e comunidades inteiras foram desfeitas ao ponto de sso e luta (Brian Ferguson tambm documentou alguma desta histria, mas Tierney acrescentou mais provas novas). Como ponto geral, claro que toda a obra de Chagnon sobre os Yanomani mais radicalmente contnua com as teorias eugnicas de Neel e a sua abordagem no tica de experincias em humanos do que parece ser

46

Jos da Silva Ribeiro

pela simples leitura dos trabalhos de Chagnon.. Terry Turner e Leslie Sponsel, carta 5 AAA - Anthropological American Association. Demonstrar o seu prprio poder foi no apenas uma condio necessria no trabalho de campo de Chagnon, como tambm uma tcnica central de pesquisa. Numa reprise cientca de uma ttica militar fracassada, ele tambm tentou conquistar coraes e mentes com a redistribuio calculada de riqueza material. Com isso, conseguiu desestabilizar ainda mais a regio e estimular a escalada de violncia. Tierney cita um importante lder Yanomani: "Chagnon feroz. Chagnon muito perigoso. Ele tem a guerra dele". Enquanto isso, na Califrnia, um defensor de Chagnon nas batalhas de e-mail aclamou-o como sendo "talvez o antroplogo social mais famoso do mundo". A narrao kurtziana de como Chagnon atingiu o status poltico de monstro na Amaznia e de heri na academia norte-americana constitui o verdadeiro corao das Trevas no Eldorado. Mesmo que alguns factos reportados por Tierney tenham sido sujeitos a ataques, esse sem dvida um livro revelador, com um lembrete que se estende para muito alm do campo da Antropologia. Ele soa como uma alegoria do poder e da cultura norte-americanos desde o Vietname. Marshall Salhins,The Washington Post,10/12/2000. Acrescentemos ainda a reexo de Marion Froger, acerca de La Bte Lumineuse (1982) baseada em Derrida: Le lm est pardon, don, hospitalit, responsabilit. Le lm manifeste le rapport lautre comme impossibilit de la communication, de la rencontre, de la communaut: il le fait advenir dans lordre dune rencontre, dune communication, dune communaut impossibles, et pourtant sensibles. Jacques Derrida accorde Safaa Fathy le gnie davoir laiss apparatre au spectateur limpossibilit de toute identication ou reconnaissance, en laissant paratre la fragilit des options du lm, face au tout quil voque, en mme temps que la coherence potique de sa proposition, qui travaille n avec z plutt que ncontre cette fragilit. Marion Froger (2004: 10). z

Poltica, investigao e produo audiovisual


O papel da poltica na investigao em Antropologia e na produo de lmes documentrios pode ser entendido numa multiplicidade de sentidos. Estes podem, tambm, levantar srias questes ticas aos investigadores em todas as etapas do processo de pesquisa, desde a determinao do foco, objeto ou sujeito da pesquisa, s questes de acesso aos informantes e a outras fontes de dados e mesmo publicao nal dos resultados. Inter-relaes entre tica e poltica na investigao. 1. No sentido tcnico restrito diz respeito s questes prticas de obteno de suporte nanceiro e autorizao ocial para realizar a investigao. Tem, pois, como objetivo convencer aqueles que esto nas posies do poder a nanciar a investigao

5. Os documentos referentes a esta polmica, bem como os relatrios nais da AAA - Anthropological American Association esto disponveis em http://www.nku.edu/humed1/index.php/darkness-in-el-dorado

tica, investigao e trabalho de campo em antropologia...

47

ou a usar da sua inuncia no sentido de conseguirem as permisses necessrias sua realizao numa determinada instituio pblica (associaes, laboratrios, escolas, universidades hospitais, governo, etc.) ou num determinado local. Este sentido de poltica tem a ver com processos de negociao e obteno de contactos ou patrocnios, mas tambm com a obteno de autorizaes de acesso a instituies e locais de pesquisa, a individualidades especcas (diretores de laboratrios cientcos, escolas, hospitais, presidente de autarquias, conselhos de administrao de empresas, clubes desportivos, de associaes, membros do governo, dirigentes partidrios, artistas, etc.) e a documentos particulares (relatrios, informao classicada, correspondncia). 2. H ainda um sentido mais restrito (micro poltica) que diz respeito ao estabelecimento de contactos, de modo a conseguir que o projeto de investigao seja aceite pelas instituies e participantes locais na pesquisa. Tem, ainda, a ver com as relaes estabelecidas com os intervenientes locais na pesquisa; as redes de pares com quem o investigador debate, troca informaes, obtm apoios e encorajamento; os orientadores, coordenadores ou responsveis pela pesquisa; e at com a famlia e amigos cujas relaes iro ser afetadas pela ausncia ou pela maior ateno e disponibilidade dada pesquisa. A Poltica entendida desta maneira no especca da investigao, nem a investigao em Antropologia faz parte da congurao e por vezes recongurao. 6 3. Num sentido mais lato, a relao entre poltica e investigao em Antropologia e na produo do documentrio tem a ver com a relao que os investigadores e a pesquisa que se propem realizar tm com os que exercem o poder poltico e com as ideologias do poder; a inuncia que a investigao tem nas polticas ou nas prticas sociais que essas polticas geram; a utilizao e instrumentalizao dos cientistas e da cincia na justicao pblica (nos media, nas campanhas, etc.) das polticas. Debates sobre a relao entre investigao e poltica social questionam se a investigao social pode ou deveria ser diretamente aplicvel denio de polticas e prticas ans ou ser til para a sua avaliao. A questo central de saber se projetos de investigao especcos deveriam ser desenvolvidos com o intuito expresso de responder a perguntas relevantes de poltica ou, se a pesquisa se deveria preocupar com temas tericos mais gerais, mais relacionados com a chamada investigao pura ou fundamental e, simplesmente, fornecer um leque de conhecimentos sociais baseados na pesquisa, conhecimentos a partir dos quais os polticos poderiam formular decises fundamentadas. Bulmer apresenta trs modelos de pesquisa poltica, rejeitando os dois primeiros e advogando a favor do terceiro. No modelo empirista, os investigadores recolhem factos para que os administradores os utilizem nas suas decises de poltica; tal modelo est alicerado no reconhecimento de que esses factos no so teoricamente neutros e que essa abordagem

6. Para o aprofundamento desta matria, quando relacionada com a preparao de investigao orientada para a obteno de graus de mestrado e doutoramento, ver a obra de Estelle M. Phillips e D. S. Pugh, 1998, Como Preparar Mestrado ou Doutoramento, Lisboa: Edies Lyon.das relaes sociais.

48

Jos da Silva Ribeiro

desperdia todos os pontos de vista que a investigao social tem para oferecer, assim como se arrisca a srias distores na sua convico de que os factos no so problemticos. No modelo de engenharia, os polticos fornecem questes especcas e os investigadores efetuam a pesquisa, fazendo recomendaes. O problema deste modelo que tal formulao precisa de questes, tende a limitar as respostas possveis, restringindo basicamente a pesquisa a uma escolha entre poucas opes conhecidas, escolha essa que pode ser melhor realizada na base do conhecimento clnico (muito especco) do que da pesquisa social. Em todo o caso, este modelo elimina essencialmente a componente central da pesquisa, ou seja, a sua capacidade de surpreender, de produzir descobertas inesperadas. O terceiro modelo de Bulmer, de esclarecimento, v a nalidade da pesquisa social como uma forma de proporcionar possibilidades alternativas e de esclarecer os polticos atravs da sua interao com os pesquisadores e com a exposio de novas perspetivas. Hammersley concorda com este modelo, defendendo que a investigao deveria ser de uma signicncia geral e no especca. (1992:131-2). Posteriormente, defende que a pesquisa social essencialmente um processo coletivo, mais do que uma questo de resoluo individual de um problema, sendo a investigao submetida a uma comunidade prossional mais ampla, para uma observao crtica e um desenvolvimento posterior. Assim, a escala temporal da investigao social obsta a sua aplicabilidade aos objetivos a curto prazo dos polticos. Por mais atrativo que o modelo de esclarecimento possa parecer, em termos de desenvolvimento da investigao social intelectualmente independente e de procura de possibilidades alternativas (ver teoria crtica), enfrenta algumas reversas por parte do poder poltico e da ideologia do poder. Em primeiro lugar, impraticvel e ingnuo pensar que os polticos teriam tempo, recursos, interesse ou vocao para consultar as descobertas, os debates prossionais ou as perspetivas alternativas, provenientes da investigao, que poderiam apresentar uma relevncia potencial para as suas preocupaes. Na mais remota das hipteses, os investigadores tm que estar preparados para apresentar questes relevantes, num formato acessvel e numa linguagem no-tcnica. Na realidade, os investigadores tero mais probabilidades de contribuir na formao da poltica quando realizam pesquisas direcionadas para determinados temas polticos e, quando so, consequentemente patrocinados por organizaes envolvidas na feitura e implementao da poltica social. Por mais imperfeita que esta abordagem da investigao social possa ser, ela indiscutivelmente melhor quando levada a cabo por aqueles que possuem um treino prossional e uma experincia de pesquisa mais extensa, do que por investigadores especialistas, pertencentes a organizaes. Pode ser alegado que, apenas atravs de tais laos, o esclarecimento, disponibilizado por via da investigao social generalizada, ser trazido cena pblica da poltica. Argumenta-se tambm, que a investigao poltica produzir concluses mais slidas no s porque tende a ser interdisciplinar e a utilizar uma multiplicidade de mtodos e fontes, mas tambm porque tem que enfrentar o teste imediato e rigoroso da sua implementao no terreno ou da sua exposio no espao pblico.

tica, investigao e trabalho de campo em antropologia...

49

Referncias bibliogrcas
AAA - Anthropological American Association - http://www.aaanet.org/ (Consultado em Agosto de 2003) ASCH, Timothy (1992), Coment lenseigne lanthropologie visuelle in CinmAction, 64: 122-127. AUG, Marc(1997) Le Nouvel espace-temps de lantropologie, in Dire les Autres, Lausane: Editions Payot. BERGALA, Alain (1999), Le bb et leau du bain in LImage, le Monde, 1 : 52-55. BERGER, Peter L. e LUCKMANN, Thomas (1998), A Construo Social da Realidade, Petrpolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes. BOURDIEU, Pierre (2000), Science de LEtat, Actes de la Recherches en Sciences Sociales, 133, Paris : Seuil. BRUCE, Albert, Pesquisa biomdica, imagens tnicas e responsabilidade antropolgica, http://www.proyanomami.org.br/v0904/documentos/doc2/part4.pdf, consultado em Novembro de 2009. BULMER, Martin (1978), Social Policy Research. Londres: The Macmillan Press. BURGESS, Robert G. (1997), A Pesquisa de Terreno, Oeiras: Celta Editora. COPANS, Jean (1996), Introduo Etnologia e Antropologia, Lisboa: Publicaes Europa Amrica. DENZIN, Norman K. e LINCOLN, Yvonna (eds.) (1994), Handbook of Qualitative Research, London: Sage. DEVEREAUX, Leslie, HILLMAN, Roger (eds.) (1995), Fields of Vision, essays in lm studies, visual anthropology, and photography , Berkeley and Los Angeles: University of California Press. DEWALT, Kathleen M. e DEWALT, Biblie, R., (1998), Participant Observation in H. Russell Bernard (ed.), Handbook of Methods in Cultural Anthropology : 259-299. DUPAIGNE, Bernard (1997), LEthnologue Responsable in Dire les Autres : 1320, Lausanne : Editions Payot. FROGER Marion, Don et image de don: esthtique documentaire et communaut, http://cri.histart.umontreal.ca/cri/fr/intermedialites/p4/pdfs/p4_froger_text.pdf, consultado em Novembro de 2009 FROGER, Marion (2004) Don et image de don: esthtique documentaire et communaut, Intermdialits: Histria e Teoria das Artes, Humanidades e Tecnologia, n 4, pp 115-140. GAILEY, Christine Ward (1998), Feminist Methods in H. Russell Bernard (ed.), Handbook of Methods in Cultural Anthropology : 203-233.

50

Jos da Silva Ribeiro

GINSBURG, Faye (1995), Mediating Culture: Indigenous media, ethnographic lm, and the production of identity in Leslie Devereaux, Roger Hillman (eds.), Fields of Vision, essays in lm studies, visual anthropology, and photography : 256-291. GLASER, B. G. e STRAUSS, A. L. (1967), The Discovery of Grounded Theory: Strategies qualitative research, Chicago: Aldine. GOFFMAN, Erving (1961), Manicmios, prises e conventos. Traduo de Dante Moreira Leite. So Paulo: Perspectiva, 2001. GOFFMAN, Erving (1961),Manicmios, prises e conventos.Traduo de Dante Moreira Leite. So Paulo: Perspectiva, 2001. HAMMERSLEY, Martyn e ATKINSON, Paul (1994) Etnograa, mtodos de investigacin, Barcelona: Paids. HUME, Douglas W., Anthropological Niche, http://www.nku.edu/humed1/index.php/darkness-in-el-dorado, Consultado de Dezembro em 2009 HUME, Douglas W., Anthropological Niche, http://www.nku.edu/humed1/index.php/darkness-in-el-dorado, Consultado em Dezembro de 2009) LAPLANTINE, Franois (2007), Leons de Cinma pour Notre poque, Paris: Tradre. LATOUR, Bruno (1994), Jamais Fomos Modernos, So Paulo: Editora 34. MACDOUGALL, David (1994), Whose Story Is It? in Lucien Taylor (ed.), Visualizing Theory , Selected Essays from V.A.R., 1990-1994: 27-36, New York and London: Routledge. MACDOUGALL, David (1995), The Subjective Voice in Ethnographic Film in Leslie Devereaux e Roger Hillman (eds.), Fields of Vision, essays in lm studies, visual anthropology, and photography : 217-255, Berkeley and Los Angeles: University of California Press. MALINOWSKI, Bronislaw (1989), Um Dirio no Sentido Estrito do Termo, S. Paulo: Editora Record. MARCUS, George E. (1995), nThe modernist sensibility in recent ethnographic writing and the cinematic metaphor of montage in Leslie Devereaux, Roger Hillman z (eds.), Fields of Vision, essays in lm studies, visual anthropology, and photography: 35-55. PIAULT, Marc-Henri (2000), Antrhopologie et cinma, Paris : Nathan cinma. RABINOW, Paul (1992), Reexiones sobre un Trabajo de Campo en Marruecos, Madrid: Jcar Universidad. RABINOW, Paul (1999), Antropologia da Razo, Rio de Janeiro: Relume Dumar. RIBEIRO, Jos da Silva (2000), Col S. Jon, Oh que sabe! As imagens as palavras ditas e a escrita de uma experincia ritual e social, Porto: Edies Afrontamento. RIBEIRO, Jos da Silva (2003), Mtodos e Tcnicas de Investigao em Antropologia, Lisboa: Universidade Aberta. RIBEIRO, Jos da Silva (2004), Antropologia visual da mincia do olhar ao Olhar distanciado, Porto: Edies Afrontamento. RIBEIRO, Jos da Silva e HORTA, Ana Paula.Imagens e Sonoridades das Migraes Base de dados, http://ism.itacaproject.com/.

tica, investigao e trabalho de campo em antropologia...

51

RONY, Fatimah Tobing(1996),The Third Eye. Race, cinema, and ethnographic spectacle, Durham, London: Duke University Press. SAHLINS, Marshall Resenha publicada no Washington Post em 10/12/2000, por, referente ao livro "Darkness in Eldorado", http://www.proyanomami.org.br/frame1/rese.htm. SAHLINS, Marshall, Jungle Fever, The Washington Post, 10/12/2000, http://www.nku.edu/humed1/index.php/darkness-in-el-dorado. SAHLINS, Marshall, Jungle Fever, The Washington Post, 10/12/2000, http://www.nku.edu/humed1/index.php/darkness-in-el-dorado. TIERNEY, Patrick (2002), Trevas no Eldorado: como cientistas e jornalistas devastaram a Amazonia e violentaram a cultura ianomami, Rio de Janeiro: Ediouro. TIERNEY, Patrick (2002), Trevas no Eldorado: como cientistas e jornalistas devastaram a Amaznia e violentaram a cultura ianommi, Rio de Janeiro: Ediouro.

Filmograa
A Man Called Bee: A Study of the Yanomamo (1974), de Timothy Asch and Napoleon Chagnon. Childrens Magical Death (1974), de Timothy Asch and Napoleon Chagnon. Col S. Jon, Oh que sabe! (1996), de Jos da Silva Ribeiro. La Bte Lumineuse (1982), de Pierre Perrault. Magical Death (1988), de Timothy Asch and Napoleon Chagnon. N!ai, the Story of a !Kung Woman (1978), de John Marshall. Onde os tambores se inventam (1995), de Jos da Silva Ribeiro. Portugais dOrigine (1985), de Serge Gordey Serge. The ax ght (1975), de Timothy Asch and Napoleon Chagnon. Yanomamo Of the Orinoco (1987), de Timothy Asch and Napoleon Chagnon.

S-ar putea să vă placă și