Sunteți pe pagina 1din 30

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR BIBLIOTECA UNIVERSITRIA BIBLIOTECA DE PS-GRADUAO EM ECONOMIA AGRCOLA

FACILITADORA:BIBLIOTECRIA MARGARETH DE F. N. MESQUITA

CITAES

FORTALEZA 2011

O que so citaes?
As citaes so as ideias retiradas dos textos lidos e servem para dar a fundamentao terica para os trabalhos acadmicos comprovando a fonte das quais foram extradas; Meno de uma informao extrada de outra fonte (NBR 10520, 2002, p. 1).

Quais so os tipos de citaes?


Citao direta: com at trs linhas; com mais de trs linhas;

Citao indireta; Citao de citao.

Citao direta
Transcrio literal de parte da obra do autor consultado.
Nas citaes diretas deve-se especificar no texto a(s) pgina(s), volume(s) da(s) fonte(s) consultada(s). Estes devem constar aps a data, separados por vrgula e precedido pelo termo que o(s) caracteriza. .

Uma citao textual (direta), quando h a transcrio literal do texto de um autor ou parte dele,

conservando-se grafia, a pontuao, o idioma e at eventuais incoerncias, erros de ortografia e/ou concordncia. (CRUZ; RIBEIRO, 2004, p. 176)

Exemplos:
De acordo com Leite (2009, p. 14), os repositrios institucionais so considerados como aqueles que, alm de serem de acesso aberto, lidam com informaes cientcas ou academicamente orientadas. Para entender as necessidades e desejos do

Citao direta com at trs linhas


Devem ser transcritas entre aspas duplas, com indicao das fontes de onde foram retiradas, data e pgina. Exemplo:

Citao direta com mais de trs linhas


Devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado (tamanho 10), sem as aspas e com espaamento simples entrelinhas.
Clique para editar o texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Citao direta com at trs linhas


Appolinrio (2004, p.150) define pesquisa como:
Processo atravs do qual a cincia busca dar respostas aos problemas que se lhe apresentam. Investigao sistemtica de determinado assunto que visa obter novas informaes e/ou reorganizaras informaes j existentes sobre um problema especfico e bem definido.*

*Grifo do autor

Citao indireta
Texto baseado na obra do autor consultado, escrito com as palavras do autor do trabalho.
No se utiliza aspas A indicao da(s) pginas(s) consultada(s) opcional.
Clique para editar o texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Citao de citao
a transcrio direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original. Utiliza-se o termo em latim: apud (citado por) Aparece na lista de referncia o trabalho dos autores citantes.

Exemplos:

No texto:

Na referncia:

ANDRADE, Eunice Maia de. Semirido e o manejo dos recursos naturais: uma proposta de uso adequado do capital natural.Fortaleza: Imprensa Universitria da UFC, 2010. 396 p.

- No texto: Um texto citado para ser interpretado ou para dar apoio a uma interpretao (ECO, 1983, p. 121 apud KOCHE, 2009, p. 147). -Na referncia: KOCHE, Jos Carlos. Fundamentos de metodologia cientfica: teoria da cincia e iniciao pesquisa. 28. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2009. 182 p.

Citao de informao verbal


em caso de dados obtidos por informao verbal (palestras, debates, comunicaes etc.), indicar entre parnteses a expresso informao verbal e os dados disponveis devem ser mencionados somente em notas de rodap:
Clique para editar o texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Citao de obras em fase de elaborao


menciona-se o fato entre parnteses, indicando os dados disponveis em notas de rodap:
Clique para editar o texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Supresses em citaes
As supresses em uma citao so indicadas usando-se [...]. As omisses em citao so permitidas quando estas no alteram o sentido do texto.
Exemplo:

Nascimento (2008, p. 2), aponta que a biblioteca universitria [...] precisa estar atenta s mudanas tecnolgicas e educacionais, adequando seus servios e acompanhando-os aos novos paradigmas do processo educacional.

Supresses em citaes
l

no caso de a supresso atingir um ou mais pargrafos, dever ser indicada por uma linha pontilhada:
Clique para editar o texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Interpolaes, acrscimos ou comentrios em citaes


As interpolaes, acrscimos ou comentrios em uma citao so indicadas usando-se [ ]: Exemplo:

Citar como testemunhar num processo. Precisamos estar sempre em condies de retomar o depoimento e demonstrar que fidedigno. Por isso, a referncia deve ser exata e precisa [no se cita um autor sem dizer em que livro e em que pgina], como tambm averiguvel por todos. (ECO, 2009, p.38).

nfase ou destaque em citaes:


a nfase ou destaque em uma citao pode ser dada usando-se grifo, negrito ou itlico: Exemplos: "Definir fazer conhecer o conceito que temos a respeito de alguma coisa, dizer o que a coisa , sob o ponto de vista da nossa compreenso." (RUDIO, 2002, p. 29, grifo do autor).

nfase ou destaque em citaes:


Exemplo: Dias e Pires (2004 apud Duarte, slide 16, grifo nosso), definem estudos de usurios como uma investigao que objetiva identificar e caracterizar os interesses, as necessidades e os hbitos de uso de informao de usurios reais e/ou potenciais de um sistema de informao

Citao de texto traduzido pelo autor: Exemplo:

A biodana uma postura filosfica, uma proposta educacional e uma metodologia de contedos. O princpio biocntrico : a vida ao centro. Aprender a aprender. Aprender a viver. Isso o que voc precisa saber. (TORO, 2006, p.43, traduo nossa).

SISTEMA DE CHAMADA DE CITAES


SISTEMA AUTOR DATA

A indicao da fonte feita pelo autor (sobrenome do autor, autor entidade ou ttulo de entrada) seguido do ano de publicao do documento e da(s) pgina(s), no caso de citao direta, separados por vrgula e entre parnteses.

EXEMPLO SISTEMA AUTOR-DATA


Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Quando houver coincidncia de autores com o mesmo sobrenome e data, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se ainda persistir a coincidncia colocam-se os prenomes por extenso: Exemplos:

(FERREIRA, C., 2007, p. 20). (FERREIRA, L., 2007, p. 40). (FERREIRA, Lus, 2007, p. 23). (FERREIRA, Leandro, 2007, p. 40).

Havendo citaes de diversos documentos de um mesmo autor, num mesmo ano, acrescentam-se junto ao ano letras minsculas e sem espacejamento: Exemplos:

(SILVA, 2007a, p. 37). (SILVA, 2007b, p. 39). Segundo Silva (2007a, p. 37) Segundo Silva (2007b, p. 39)

Havendo citaes indiretas de diversos documentos de mesma autoria, publicados em anos distintos, mencionados simultaneamente, as datas devem figurar separadas por vrgula:

Exemplo: (RUDIO, 2002, 2003)

Havendo citaes indiretas de diversos documentos de vrios autores, mencionados simultaneamente e que expressam a mesma ideia, separamse os autores por ponto e vrgula, em ordem alfabtica, independente do ano de publicao: Exemplos:

(FERREIRA,

2006; SILVA, 2007).

(FONSECA, 2007; PAIVA, 2005; SILVA, 2006).

havendo at trs autores, citam-se os trs: Exemplos: Segundo Cruz, Perota e Mendes (2000, p. 26) (CRUZ; PEROTA; MENDES, 2000, p. 26)

havendo mais de trs autores, indica-se o primeiro seguido da expresso et al. (do latim et alii, que significa e outros), do ano e da pgina: Exemplos:

Alandi et al. (2001, p. 198) (ALANDI et al., 2001, p. 198)

Obrigada! Margareth de F. N. Mesquita


Bibliotecria Biblioteca de Ps-Graduao em Economia Agrcola
3366-9719
margaret@ufc.br

S-ar putea să vă placă și