Sunteți pe pagina 1din 20

PlanoEstratgico20092011

INTRODUO
Com a liberalizao total do mercado das Comunicaes Electrnicas CE, a partir de 1 de Janeiro de 2007 e a liberalizao gradual e controlada dos servios postais, a Agncia NacionaldasComunicaesANAC,enquantoAutoridadeReguladoraSectorial,passouaser a entidade central cuja misso principal a promoo da concorrncia que se traduz na oferta de redes e servios para que os utilizadores/cidados obtenham o mximo de benefcioemtermosdeescolhas,depreoequalidade. Num ambiente onde os operadores histricos dominam quase a todo o mercado uma missodifcilecomplexamasnoimpossvel. Estseperantedesafiosemqueamissoeprincpiosdeactuaoimpemqueasmedidase intervenesregulatriasdevemsereficazeseoportunas, oqueporsuavezexigequeaANACsejaumaentidadeforteecredvel. Nestecontexto,paragarantirodesenvolvimentoequilibradodomercadodascomunicaes (electrnicasepostais),oactualplanoseguenaturalmenteaabordagemdoplanoanterior numa perspectiva que assenta em objectivos e aces estratgicos para o trinio 2009 2011queseromaterializadosatravsdeumplanooperacionaldeactividadesanual. OrientandosenosistemadeavaliaoporobjectivosaimplementaracurtoprazonaANAC, masnodescurandonuncaqueaactividadediriadaANACdependedefactoresinternose externoseemcertoscasosmuitodaevoluorealqueoambientedeincertezaquerodeia as mutaes tecnolgicas e institucionais implica, e cuja acelerao tem sido evidente nos ltimos tempos,aopo deexecuodopresenteplano,atravsdeumplanooperacional anual, facilita, por um lado, a actividade do seu acompanhamento econtrolo e,por outro, coloca a organizao da ANAC mais focalizada nos resultados a atingir, possibilitando uma avaliaodoseudesempenhomaisobjectiva,nofinaldecadaanodoreferidotrinio. Assim, para atingir os objectivos fixados, necessria uma melhoria da eficincia e da capacidade de actuao do regulador, considerando a eficincia organizacional como factor crtico de sucesso. Para tal, ANAC dever ser dotada de uma estrutura e perfil adequadossdiferentesreassobasuaactuao.

2MISSOEVISO

Conforme atrs referido, com a liberalizao total do mercado das comunicaes electrnicas,cabeaANACamissoprincipaldepromoveraconcorrncia,identificarnovos mercadoseservios,apresentandoaosagentesasuavisosobreaevoluodosmercados numhorizonteacurto,mdioelongoprazo. Num sector como o das comunicaes, caracterizado por alteraes muito significativas tanto no que se refere inovao tecnolgica como prpria viabilidade dos modelos de negciosequeocorremdeumaformageralmenterpida,oReguladordeveterumaclara perspectivadorumoaseguiredaformacomoasuaactividadetrarmaisbenefciosparaa economia,emtermosdeinvestimento,deinovaoedeganhosparaoconsumidor. Tambm, deve ter uma capacidade de antecipao do mercado, permitindo conciliar intervenes oportunas com o enriquecimento do processo de deciso, que se deseja transparente,participativoeatempado. OReguladordeveterumalinhadeintervenoconsistenteque,noessencial,incorporada nas expectativas dos intervenientes no mercado, de forma a que estes possam planear as suasactividadeseemparticular,assuasdecisesdeinvestimentosdeumaformaestvel. Uma outra misso o acompanhamento permanente da evoluo de um conjunto de indicadores, designadamente, quanto evoluo dos preos nos diferentes mercados, comparao de preos no sector, ao encorajamento do investimento em infraestruturas e de interoperabilidade,evoluo dainovaoediversidadedeoferta,comaconsequente ampliaodasopesdosconsumidoresemelhoriadosnveisdequalidadedeservio. Astendnciasapontamparaoabandonoprogressivadaschamadasredestradicionaispara as de novas geraes, onde a convergncia das tecnologias nos permitir ter acesso a um lequevariadodeserviosdeboaqualidadecomtarifasepreosacessveisatodos.

3OBJECTIVOS

Oartigo5,doDecretoLegislativon.7/2005,de24deNovembro,estabeleceuosobjectivos deregulaodascomunicaeselectrnicasaprosseguirpelaANAC. Dosobjectivosdefinidosnoreferidodiplomalegaleumavezconsagradoaliberalizaodo sectoreconsolidadooquadroregulatrioquepermiteodesenvolvimentodaconcorrncia, facilitandooacessoasociedadedoconhecimento,cabeANACassegurarumainterveno nomercadoquesetraduzaemganhosparaosconsumidoreseumautilizaoeficientedas infraestruturas existentes, o que requer um acompanhamento sistemtico dos modelos tarifrios e das ofertas de acesso e interligao, incentivando o investimento por parte de novosoperadores. Assim,constituiumdesafioimportanteparaoreguladorcriarcondiesdeigualtratamento edeacessoredebsicadascomunicaeselectrnicasporpartedosnovosoperadores. A aferio da qualidade dos servios a prestar pelos diferentes operadores bem como a fixaodosrespectivosparmetrosumdesafiodecurtoprazo. Umoutroobjectivodoreguladoraidentificaodenovosserviosemercadosnosentido de fomentar a concorrncia entre diferentes plataformas tecnolgicas. Aqui a neutralidade tecnolgicaumimportanteprincpioparaoregulador,queterdecriarcondiesparaque oaparecimentodenovastecnologiassetraduzaemmercadosdinmicos,abertoseflexveis. Damesmaforma,constituiumobjectivodoregulador,aintroduodeofertascombinadas devriosservios(bundling)queproporcionabenefciosaosconsumidores. Acredenciaodasentidadescertificadorasquedesejamemitircertificadosqualificadosser umaoutrametaaatingiracurtoprazo. De igual modo procederse a consolidao do quadro legal da prestao dos servios da sociedade de informao e do comrcio electrnico a fim de tornar essas actividades uma realidadeemCaboVerde Darse continuidade a implementao do projecto Sistema Integrado de Gesto do Espectro Radioelctrico SIGER, visando uma gesto e controlo efectivo do espectro em todooterritrionacional. 3

A definio das linhas orientadoras visando o desenvolvimento das infraestruturas das tecnologias de informao e comunicao, nomeadamente as Redes de Nova Gerao tambmumdosgrandesobjectivosparaosprximosanos. Deacordocomosnmerosapresentados,constatasequeataxadepenetraodeInternet emCaboVerdevemevoluindodeummodomuitolento.AmassificaodoacessoInternet acurtoemdioprazoumdesafiodoregulador. Continuaremosaenvidaresforosparaajudarnosprocessosdereformaedesenvolvimento dos servios postais. Questes fundamentais sero tratados na area da cooperao para o desenvolvimento,particularmentejuntodaUnioPostalUniversal. O desenvolivimento sustentvel, o servio postal universal e a questo do endereamento estaropresentesnasnosssasactividades. Uma outra vertente a considerar o desenvolvimento organizacional, visando consolidar umaculturaorganizacional,enquantoAutoridadeindependentederegulaoealcanarum quadrodepessoalqualificadoquerespondaasnecessidadesdaInstituio. Orientareinformarosconsumidoressobreosseusdireitoseobrigaeseacriaodeuma imagemcredvelnasociedadecaboverdianadaANAC,soobjectivosprioritrios. Para a prossecuo dos objectivos acima apresentados, so definidas reas de actuao e correspondentes aces prioritrias que resumidamente se apresentam de seguida para o perodo20092011.

4REASDEACTUAOEACESPROGRAMADAS

4.1 DESENVOLVIMENTOECONSOLIDAODOQUADROJURDICO/REGULAMENTAR Osectordascomunicaeselectrnicas 4.1.1Acessoeusopartilhadodasinfraestruturasexistentes Normas que regulam o acesso e uso partilhado das infraestruturas fsicas sero elaboradasnosentidogarantiranodiscriminaoentreosprestadoresdeservios. Ainda neste ponto, o acesso desagregado, partilhado e totalmente desagregado ao lacetelocalserodefinidos.

4.1.2QualidadedeServio As empresas que oferecem servios de comunicaes electrnicas acessveis ao pblicoestoobrigadasapublicareadisponibilizaraosutilizadoresfinaisinformaes comparveis, claras, completas e actualizadas sobre a qualidade de servio que praticam. Neste sentido a ANAC deve, definir, entre outros, os parmetros de qualidadedosserviosamedireoseucontedo,oformatoeomododepublicao dasinformaes.

4.1.3ServioUniversal Ainda nos termos do Decreto Legislativo n.7/2005, a ANAC dever promover a criao de um Fundo que permitir materializar a prestao do Servio Universal, para alm do mbito do contrato de concesso existente com a operadora incumbente.

A regulamentao do funcionamento do fundo, tambm dever ser elaborada e aprovada.

4.1.4Aportabilidadedosnmerostelefnicos Comoinciodaactividadecomercialdonovooperadordoserviodetelefoniamvel, e para facilitar a mobilidade dos clientes entre os operadores e dinamizar a competio no mercado, a introduo da portabilidade dos nmeros telefnicos deverserconseguidaaindaem2009.

AANACirpromoverumaConsultaPblicasobreessamatria,antesdeapresentara regulamentaodessafacilidade. 4.1.5Interligao(indirecta)dosoperadores Novos modelos de interligao vm sendo introduzidos em vrios pases, nomeadamente a chamada interligao indirecta que permite incentivar o uso de mecanismo de interligao de redes, tornando mais eficiente as redes existentes e permitindo o seu aproveitamento para facilitar a entrada de novos operadores a novosmercados,comotambmreduzirosprpriosencargos. Neste sentido, caber a ANAC regulamentar essa matria, procurando seguir as melhores prticas internacionais que por sua vez proporcionam benefcios aos consumidores.

4.1.6InfraestruturasdeTelecomunicaesnosEdifciosITED

Procederemos ao desenvolvimento do diploma legal e a acreditao de empresas certificadorasdasinfraestruturasdetelecomunicaesemedifcios. 4.1.7TarifriosdaANAC Tarifriosobreautilizaodoespectro radioelctricoemusodesde1999carecede uma actualizao atendendo a nova configurao do mercado e a necessidade de eficinciatcnicaeeconmicanagestodoespectro. Poroutrolado,serelaboradoumoutrotarifrioparaosoutrosserviosregulados pelaANAC.

4.1.8Onmeronicodeemergncianacional Razesdevriaordem,vemseadiandoaintroduodonmeronicodeemergncia nacional. Cada dia que passa se sente a necessidade de convergir os principais nmerosdeemergnciasnacionais. Assim, no mbito do processo de reviso, actualizao e implementao do PNN, a elaborao de uma estratgia e a respectiva regulamentao para a introduo do nmeronicodeemergncianacionalserlevadaacabo. OSectorPostal 4.1.9 Regulamentao,implementaoedivulgaodaLein.2/VII/2006 Aregulamentao,implementaoedivulgaoLein.2/VII/2006,de28deAgosto, quedefineasbasesgeraisaqueobedeceoestabelecimento,agestoeaexplorao deserviospostais,particularmentenoquedizrespeitoa: PublicaodoRegimejridicoaplicvelaoserviouniversal. Definio da rea exclusiva de oferta do servio universal pela Concessionria. CriaodoFundodeCompensaodestinadoacobrircustosnorazoveis eassociadosaoserviouniversal.

FixaodascondiesdeAcessoRedePostalPblica. 4.1.9.1Convniodepreosequalidadedeservio De acordo com clusula 12, do Contrato de Concesso, e nos termos do n 5 do artigo8daLein2/VII/2006,sernegociadocomosCorreiosdeCaboVerdeefixado osnveismnimosdequalidadedeservioassociadoprestaodoserviouniversal. Igualmente o Regulador dever estabelecer um Convnio sobre as regras para a 7

formao de preos dos servios postais que compoem o servio universal, o que passa pelo desenvolvimento de uma contabilidade analtica pelo operador, como formadedeterminaodoscustosdecadaumdosserviosprestados.

AsTecnologiasdeInformao,aactividadedecertificaoeoComrcioeletrnico 4.1.10Credenciaoeactividadedecertificao Durante o ano de 2008 foram definidos os requisitos minimos para as Politicas de Certificao e Declarao de Praticas de Certificao, os Procedimentos de credenciao,asnormaseospadresqueasECdevemcumprirduranteaactividade decertificao. Comoprximopassoseroinstitudososdocumentoseaestruturadainfraestrutura aserimplementada. 4.1.11GestodoTopLevelDomainTLD(odomnio.CV) Agestododomnio.cvquevemsendogeridapelaANACdesde2007temevoluido bastantebem,principalmentenoquedizrespeitoaotempoqueodomniodemoraa ficaractivo. MantemseanecessidadedatransfernciadagestotcnicaparaCaboVerde 4.1.12EstratgiaNacionalparaaCybersegurana No mbito dos programas estratgicos para o desenvolvimento da sociedade de informaoedagovernaoelectrnica(egov)continuarseatrataraquestoda integridade e segurana na utilizao de sistemas de informao e redes, independentemente, de estes pertencerem ao prprio Governo, s empresas ou sociedadecivil. Para o efeito, para alm de um plano estratgico para a Cybersegurana, que visa sobretudo a criao e desenvolvimento de uma cultura global de Cybersegurana, 8

pretendese a curto e mdio prazo, elaborao e aprovao medidas legais, nomeadamente: i)tratamentodedadospessoaiseprotecodaprivacidadenosectordas comunicaeselectrnicas; ii)aleidacriminalidadeinformtica; iii)aprovadigitalelectrnica; iv)cdigodedireitodeAutoredosDireitosconexosonline; v)direitoseaprotecodosconsumidoresonline;

4.1.13DesenvolvimentodeInfraestruturas AelaboraodeumPlanoEstratgicodedesenvolvimentodeinfraestruturasdas TICs,equestesregulamentaresrelacionadascomasRedesdeNovaGeraoestaro emagenda. 4.1.14OacessoSociedadedeInformaoedeconhecimento Para aumentar os pontos de acesso e o desenvolvimento da Banda larga, nomeadamente via rdio (Wimax, 3.5G, etc.) com o consequente efeito sobre os preosdeutilizaodaInternet,novosservioseredes.(ISPs)serointroduzidos.

4.2REFORODACAPACIDADEDEAVALIAODASCOMUNICAESEMCABOVERDE 4.2.1EstudoseInformaodoSector,PesquisaseConsultasPblicas Dado a importncia e o impacto das medidas e regulamentos a serem adoptados, estesserosempreprecedidosdepesquisas,estudoseconsultaspblicas,consoante amatria. Por outro lado, Estudos e Benchmarking e Estudos e Informao sobre o sector em matriasespecficasedegrandeimportnciaserofeitaspelaANAC,enriquecendoo processodedecisoefavorecendoaparticipaoactivadosutilizadoreseoperadores deredeseservios. 4.2.2Elaboraoepublicaodoquadroestatsticodosector. AANACdarcontinuidadeapublicaodasestatsticasdosectordascomunicaes numa base semestral e melhorar e seu contedo, nomeadamente pela introduo deinformaosobreosserviospostais.

4.2.3Avaliaodonveledasbarreirasparaaintroduodaconcorrncianosector A anlise e classificao de mercados fundamental para o posicionamento do regulador face aos eventuais abusos de poder dominante por parte de algum operador, que poderiam comprometer o objectivo estratgico maior que a promoodaconcorrncia.

Serelaboradoem2009,atravsdeumaconsultapblicaodocumentoqueservirde apoio para a definio e classificao de mercados, bem como a identificao dos operadoresdominantes,queajudarnatomadademedidasregulatrias.

10

4.2.4Avaliaodonveldecoberturatelefnicadopas Hoje, reconhece se que Cabo Verde tem uma das melhores taxas de penetrao telefnicaaonveldonossocontinente.Entretanto,devidoinsularidadedopasbem como a configurao populacional e demogrfica ainda existem zonas onde a rede telefnicaeouumpostopbliconochegaram.Paraumamelhoravaliaodonvelde coberturatelefnica(fixoemvel)umdiagnsticoserfeito. 4.2.4Avaliaodopotencialdomercadodatelefoniamvel Ser feito a actualizao das projeces para o desenvolvimento de mercado de telefonia movel e fixado novos objectivos face ao rpido crescimento da taxa de penetrao.

4.2.5Servioderadioamador O servio radioamadorismo em Cabo Verde vem paulatinamente sentindo um desinteressepeloscidadosnacionais.Emcontradioexistedemandaconstantedos cidadosestrangeirosquevisitamCaboVerde.Devidoainexistnciadeumacordode reciprocidadeestespedidosnoforamatendidos.Nointuitodeintroduzirumaoutra dinmicanesteservio,aANACemparceriacomorganismosnacionaiseinternacionais ergosreguladorescongneresquevisamaregularisaodestasituao.

4.2.6Estudossobrecompatibilidadeelectromagnticaeradiao

Comoaumentosubstancialdenovosoperadoresderadiodifuso(sonoraetelevisiva), operadores de telefonia mvel e de outros utilizadores do espectro radioelctrico urgente e necessrio estudos de propagao, compatibilidade electromagntica e tambmefeitosderadiao.

11

4.2.7CaseStudysobreaInternetemCaboVerde PreocupadoscomabaixataxadepenetraodaInternetequestesrelacionadascom aqualidadedoservio,pretendesecontratarumaconsultoriaparaestudarosdiversos factoresquepodemafectaranavegaonaInternet,inerentesounoaooperador. Tal estudo permitir, eventualmente, eliminar os factores exgenos ao operador, de modo a avaliar estas entidades em igualdade de condies e tirar concluses fiveis quantoaoseudesempenho. 4.2.8EstudosvisandoaintroduodaTelevisoDigitalTerrestreemCaboVerde AConfernciaRegionaldeRadiocomunicaes CRR06,paraa Regio 1, definiuum novoquadrodigitalparaaactividadederadiodifusodigitalbemcomoestabeleceuo perododetransioeoprazoparaoabandonodasemissesanalgicasat2015. Experincias em muitos pases demonstraram que o processo da introduo da Televiso Digital Terrestre TDT levou mais de cinco anos, incluindo os estudos e opestecnolgicasecomperodosdetransiolongos. Para o efeito urgente a criao pelo Governo de uma Comisso Nacional, que ter como objectivo criar condies para a implementao e massificao da radiodifuso digitalemCaboVerde,minimizandopossveisassimetriasemaximizandoosbenefcios paratodososoperadoreseconsumidoresemparticular. .

12

4.3DESENVOLVIMENTODOSISTEMAEMONITORIZAODOMERCADO 4.3.1Realizaodetestesdequalidadedoservio ODepartamentoderegulaoacompanharemonitorizaroservioprestadopelos operadores,verificandoocumprimentodascondiesdefinidasnaslicenaseoutras normativasexistentessobreessamatria. Acesaseremdsenvolvidas: Definiodosparmetrosdemediodequalidade Criaodeumabasededadosparaanlisecomparativa Realizaodetestesdequalidadedeservio. AANACterqueadquirirosequipamentosadequadosourecorreraterceirosparaa realizao de testes de qualidade dos servios de telefonia fixa, telefonia mvel terrestre,edoserviodaInternet,paraavaliaraqualidadeauditiva,acessibilidadee cobertura. 4.3.2Reviso,extensoedesenvolvimentodeModelosdeCusteio Darse continuidade ao trabalho de anlise do Modelo de custeio implementado pela CVTelecom e a prespectiva da sua evoluo para modelos mais avanados e justosparaosconsumidores. Em relao aos operadores de telefonia mvel, a ANAC dever definirum modeloe imprasuaimplementadoacurtoprazo. ParaaConcessionriadosserviospostaisreservadosdeverseriniciado oprocessoparaaintroduodaContabilidadeAnalitica,tendoemvistaainstaurao de uma politica coerente de tarifao dos produtos e dos servios, e determinar o custodamissodoserviopblico. Na medida do possivel iremos socorrer do modelo j testado pela UPU para alguns pasesemdesenvolvimento,comapresocupaodeterummodelofacildeinstalare poucooneroso. 13

4.3.3Definioeanlisedemercado Aps consulta pblica a ANAC identificar e analisar os mercados de produtos e servios cujas caractersticas podem justificar a imposio de obrigaes regulamentaressempresascompoderdemercadosignificativonessesmercados. Uma empresa tem poder de mercado significativo se gozar de uma posio dominante, ou seja, de uma posio de fora economica que lhe permita agir em largamedidaindependentementedosconcorrentesedosclientes. Aidentificaodosmercadosserfeitadeacordocomosprincpiosdaconcorrncia. 4.3.4Fiscalizao A fiscalizao dever permitir averiguar se as medidas do regulador so executadas nascondioese prazosestabelecidos, avaliandosimultaneamenteoseuimpactono mercado. Sero levados a cabo aces programadas de auditoria financeira e tcnica aos operadoresdetelefoniafixaemvel,quepermitirocertificarossistemasdecusteio eaanlisedarentabilidadedasempresas. A auditoria tcnica permitir avaliar a qualidade dos servios e a racionalizao na utilizaodosrecursosdosistemadetelecomunicaes. 4.3.5HomologaoeCertificaodosequipamentos Comaliberalizaodosectoreconsequenteliberalizaodeimportaoemgrande escala de equipamentos de redes e servios das comunicaes electrnicas a homologao,certificaoecontrolocomercialserprivilegiada.

14

4.4PLANEAMENTO,GESTOEFISCALIZAODOSRECURSOSRAROS 4.4.1ProjectodoSistemaIntegradodeGestodoEspectroRadioelctrico A continuao da implementao do projecto Sistema Integrado de Gesto do EspectroRadioelctricoSIGERserumoutrograndedesafiovisandoumagestoe controloefectivodoespectroemtodooterritrionacional.Esteprojectoirabsorver a maior fatia nosso oramento em termos de investimento nomeadamente na aquisiodeterrenoseequipamentos.Porisso,serimplementadoemvriasfases, emordemdeprioridade. Assim, a instalao do Centro de Controlo de Praia ser o primeiro, visto que na CapitaldoPasondetemosumamaiorutilizaodoespectroradioelctrico. 4.4.2ActualizaoePublicaodoQuadroNacionaldeAtribuiodeFrequncias. De acordo com Decreto Legislativo n. 7/2005, 28 de Novembro, compete ANAC publicitaranualmenteoQuadroNacionaldeAtribuiodeFrequnciasQNAF,oqual deveconter: a) As faixas de frequncia e o nmero de canais j atribudos s empresas que oferecemredeseserviosdecomunicaeselectrnicasacessveisaopblico, incluindoadataderevisodaatribuio; b)Asfaixasdefrequnciareservadaseadisponibilizarnoanoseguintenombito das redes e servios de comunicaes electrnicas, acessveis e no acessveis ao pblico, especificando os casos em que so exigveis direitos de utilizao, bemcomoorespectivoprocessodeatribuio;e c)Asfrequnciascujosdireitosdeutilizaososusceptveisdetransmisso. AindaemrelaoaoQNAFaintegraodasfrequnciasatribudassForasArmadas esforaseserviosdeseguranaserumaobrigaobemcomoasuaadaptaos ltimas Conferencias: a Regional RRC06 (a GE06) e a Conferncia Mundial de RadiocomunicaesCMR07,respectivamente.

15

4.4.3Combatesemissesilcitas A ANAC vem acompanhado a situao das emisses ilcitas tendo j desenvolvido algumasacesdefiscalizaoeintervenoadministrativa. Lamentavelmente, temos encontrado alguma resistncia dos infractores, sobretudo dasAutarquiasMunicipaisnotocantearetransmissodeprogramastelevisivos,oque jdeterminouoreforodoquadrolegal,paraquesepossaprcobroaesseestadode coisas. 4.4.4PlanoNacionaldeNumerao Uma reviso e adaptao do Plano Nacional de Numerao a nova organizao do mercado das telecomunicaes dever ser efctuada e equacionada a questo dos custosdautilizaodorecursoquesoosnmeros.

4.4.5.Gestodedomnio.cvedeendereosIPs A gesto do IP Caboverdiano vai facilitar a implementao do servidor primrio de gestodedominio,bemcomoosurgimentodenovosBackbonesdeservioInternet. Ser possovel realizar o intercambio de trafego e o roteamneto dentro do pas, atravsdeumoumaispontosdeInterconexoderedes(PIR).

16

4.5DESENVOLVIMENTOINSTITUCIONAL 4.5.1Aperfeioamentodaorganizao,dagestoeformaodosrecursoshumanos Para garantir uma actuao consistente e eficaz, susceptvel de contribuir para o desenvolvimento de mercados no sector das comunicaes e para a defesa dos interesses dos consumidores, devemos continuar a melhorar a nossa estrutura funcionaleorganizacional. AEstruturaorgnicadaANACdeverfacilitaracriaodesituaesfavorecedorasde trabalho em equipa, da criao de sinergias e o aproveitamento de todas as potencialidadesinternas. Sero produzidos Manuais de procedimentos administrativos, abarcando entre outros, procedimentos nas aquisies de bens e servios, controlos do imobilizado, sistemasdepagamentoelimitesdecompetenciadosdiferentesorgos. A Avaliao do desempenho como processo de desenvolvimento dos recursos humanos, visando melhorar de forma continua as prestaes individuais e a performanceglobaldaOrganizaoserefectuadaatodososcolaboradores. Continuaremosaapostarfortementenacapacitaoprofissionaldosnossostcnicos, numa aposta reforada de aces de formao autofinanciadas e ao mesmo tempo tirando partido dos Programas de cooperao com a Unio Internacional das Telecomunicaeseorganizaescongneres. Identificamosasseguintesreasparaformao: RegulaodeMercadoseInterligao GestodeRecursosRaros(espectro,domnios,endereosIP) AcreditaoeactividadedeCertificao SistemasdeInformaodeGesto GestodeRecursosHumanos Auditorias,ContabilidadedeCustoseInformtica LnguasEstrangeiras CapacidadeNegocial 17

4.5.2.PromoodaImagemedivulgaodeinformaes Odesafioparaoreguladorsocializaroconhecimentoeareflexosobreosectordas comunicaesetecnologiasdeinformaoedivulgaroseupapel,ascompetnciase aces. IremosdesenvolvercampanhasinformativasparadivulgaodasactividadesdaANAC utilizando os diversos meios de divulgao, e reforaremos as actividades de comunicao interna e externa para uma mmaior aproximao da sociedade dos oblectivosadinstituio.

4.5.3Parcerias Dadoatransversalidadedosectordascomunicaeseastecnologiasdeinformaes, e considerados sectores chaves para o desenvolvimento do pas, parcerias com diversas entidades pblicas e privadas sero privilegiadas no sentido de planificar, desenvolvereimplementaracesdevidamenteconcertadaseintegradas. 4.5.4SeminriosdaANAC Seminrios e Foruns para debates temticos sero promovidas, nomeadamente no seiodasprincipaisinstituiesdeensinosuperiordopas. 4.5.5Representaoepromoodacooperao Na qualidade do representante do Estado no sector cabe ANAC assegurar a participao tcnica do Estado de Cabo Verde em instncias internacionais, nomeadamente a UIT, a UPU, ICANN, e AFRINIC e acompanhar as experincias estrangeirasemmatriasderegulaoeestabelecerrelaescomoutrasentidades reguladoras. Neste sentido, uma participao activa nas principais reunies e conferncias internacionaisserfundamentaleestratgica. Apromoodacooperaoserprioritria,nomeadamentecomosreguladoresdos PasesdaRegioCEDEAOedaComunidadedePasesdeLnguaPortuguesa. 18

Praia,20deNovembrode2008 OConselhodeAdministrao ___________________________________ Eng.DavidGomes,Presidente _____________________________________ Dr.CarlosLopesSilva,Administrador ___________________________________ Dr.ValdmiroSegredo,Administrador

19

Em anexo o Oramento de Funcionamento e Investimento para o exerccio econmico de 2009.

20

S-ar putea să vă placă și