Sunteți pe pagina 1din 17

Rodovia BR 470, km 71, n 1.040, Bairro Benedito Caixa postal n 191 - CEP: 89.130-000.

lndaial-SC Fone: (0xx47) 3281-9000/3281-9090 Home-page: www.uniasselvi.com.br

Curso de Nivelamento de Reforma Ortogrfica Centro Universitrio Leonardo da Vinci Organizao Cludia Suli Weiss Luciana Fiamoncini Patricia Maria Matedi Reitor da UNIASSELVI Prof. Malcon Anderson Tafner Pr-Reitor de Ensino de Graduao a Distncia Prof. Janes Fidlis Tomelin Pr-Reitor Operacional de Ensino de Graduao a Distncia Prof. Hermnio Kloch Diagramao e Capa Davi Schaefer Pasold Reviso: Digenes Schweigert Harry Wiese Jos Rodrigues Marina Luciani Garcia
Todos os direitos reservados Editora Grupo UNIASSELVI - Uma empresa do Grupo UNIASSELVI Fone/Fax: (47) 3281-9000/ 3281-9090 Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Proibida a reproduo total ou parcial da obra de acordo com a Lei 9.610/98.

S OBRE O USO DO TREMA


Leia com ateno: Acabou a tranquilidade. Agora s comeremos linguia e seremos bilngues. Chegaremos aos cinquenta sem o trema. A pronncia tona da letra U nos grupos gue, gui, que e qui acaba de car sem marcao. O trema foi sequestrado. Tambm do sequestro. Observe atentamente a conjugao do verbo arguir (que, antes do sequestro era argir) no presente do indicativo: Eu arguo Tu arguis Ele argui Ns arguimos Vs arguis Eles arguem Quando o trema ainda no havia sido excludo, cava mais fcil a pronncia dessa conjugao, certo? Agora temos duas palavras de graa idntica (tu e vs) e no sabemos qual qual. Neste caso, a abolio do trema far falta. Aps a leitura dessa pequena introduo, vamos aprofundar um pouco mais esse tema. Nesta parte de nossos
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

estudos, abordaremos a questo do trema. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele? Trema o nome dado ao sinal grco que cava, na lngua portuguesa, sobre a letra u, indicando que este deveria ser pronunciado. O uso do trema ocorria nos grupos gue, gui, que e qui. Com a vigncia do Novo Acordo Ortogrco, o uso do trema foi abolido, com exceo em palavras estrangeiras e suas derivaes, nomes prprios e sobrenomes. Exemplo: Gnther, Bndchen, Mller, mlleriano, Fhrer. Vamos observar o uso de algumas palavras conforme eram escritas e como caram:
COMO ERA AGENTAR ARGIR BILNGE CINQENTA DELINQENTE ELOQENTE ENSANGENTADO EQESTRE FREQENTE LINGETA LINGIA COMO FICA AGUENTAR ARGUIR BILNGUE CINQUENTA DELINQUENTE ELOQUENTE ENSANGUENTADO EQUESTRE FREQUENTE LINGUETA LINGUIA

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

5
QINQNIO SAGI SEQNCIA SEQESTRO TRANQILO QUINQUNIO SAGUI SEQUNCIA SEQUESTRO TRANQUILO

FONTE: Disponvel em: <http://www.ivoviuauva.com. br/?p=469>. Acesso em: 12 jan. 2011.

Vamos descontrair? Leia este texto, intitulado coitado do trema. _ E agora? _ Encare a realidade... Fomos extinguidos. Sem direito de argir... _ Arguir, voc quer dizer... _ E o U... Aquele falso! _ Ele no tem culpa.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

_ Mas poderia ter feito alguma coisa por ns. _ O que faria? _ No sei, mas sempre dependeu de ns pra ter voz... _ Pois , parceiro, agora no depende mais... _ No vou agentar. _ Aguentar, voc quer dizer? _ No sei como voc pode car to tranqilo. _ Tranquilo? _ Para com isso! _ Desculpe... S quero te ajudar a esquecer. _ Como? Acho que voc que tem que cair na real. No existimos mais! Somos dois defuntos conversando! _ Calma, amigo. Podemos ser reaproveitados; reciclados. T na moda. _ No d! Um pontinho alguma coisa, trs juntos tambm... Mas dois pontinhos no so nada! _ verdade. Por que no acabaram com aquele trs-pontos?! Vivem deixando as coisas no ar. _ Politicagem, essas coisas... _ Espera a; e se eu subisse em cima de voc?! isso! Poderemos ser um belo e atraente Dois-Pontos! _ Nem pensar! Voc sabe que um ponto em cima do outro sempre oportunidade pra algum falar. _ Deixe que falem. _ J estou imaginando: olha l! Aquele no era o Trema? Que degradao! Que vergonha! _ No liga. O mundo est mudando. O importante estar feliz. _ T. Mas por que no eu em cima de voc? _ Pode ser. A gente reveza.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

_ No! Prero ser um delinqente. _ Delinquente! Delinquente! _ schif...schif... _ Voc t chorando!? _ Me deixa! _ isso! Tive uma ideia! _ Desiste. _ Voc que me deu essa ideia! _ Ahnn? _ A gente se deixa por um pouco. Procuramos outro Trema e propomos uma sada para ambos os quatro. _ No to entendendo. _ Veja: dois Tremas juntos podem dar num Ponto-Final e uma Reticncias! _ , mas... _ Mas o qu? _ Um caria s. _ Sim, mas decidido e assertivo como um Ponto-Final! Um PontoFinal no tem crises! No sei, no... _ Est bem! Eu co sozinho e voc vira uma reticncia com os outros. schif...rschif... _ O que foi? _ Voc to frio... _ Estou buscando uma sobrevida pra ns, s isso. _ Aquele U traidor! _ Esquece, cara! _ No me conformo.
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

_ Olha... De repente voc pode conhecer uma vrgula interessante e subir nela, com o seu consentimento, claro. _ E me tornar um ponto-e-virgula?! Quem liga para um ponto-evirgula? _ Pelo menos ele existe... E quem liga para um Trema velho, intil e resmungando pelos cantos? _ Vou iniciar um levante com outros Tremas! _ T, e da?! Sem o U vocs so manchinhas no papel. Cocozinhos da impressora. O cara simplesmente amassa a folha e imprime outra. _ Arrumamos um lder eloqente... _ Sim, arrumam um lder ELOQUENTE e cam em frente da casa da Ortograa gritando: Tremas! unidos! Jamais sero vencidos! _ , e da?! _ A Ortograa vai achar engraado. Um monte de pontinhos juntos s uma textura e logo viro os tiros de bala de borracha para apagar todos vocs. _ Podemos formar Tremas kamikazes e espatif-los em cima dos textos! _ T, mas onde vocs vo achar esses mrtires? Coragem nunca foi virtude dos Tremas... O nome j diz: Trema. Tremero de medo, e mesmo se acharem algum louco, tremer tanto que cair fora do texto e do contexto. _ Vou me matar. _ Morto voc j est... Voc quer dizer, se apagar? Se deletar? _ . _ Ningum vai ligar... _ Nem voc? _ No isso! Estou dizendo que ningum vai ligar os fatos, que
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

voc se deletou pela causa dos Tremas. _ Tudo bem. No me importa. Quero me apagar por mim mesmo. Vai ver se eu no tenho coragem... _ Tive outra ideia! _ Nem vem! _ srio. Lembra daquele cara que conhecemos num texto alemo? Mller? _ Isso! O bilnge! _ [Bilngue!] Que que tem? _ Podemos ir para l com ele! _ Como? _ Entramos num texto e negociamos com uma mulher... _ Uma mulher? Que tem a ver? _ Procuraremos at encontrar uma que j no queira mais ser mulher com h... _ Mulher com h? _ Sim! A substitumos o h por mais um l e pronto! Temos um Mller para fugirmos, ns trs! _ schif...schif... Voc demais. Eu te amo! _ Vem, vamos achar nossa salvadora e brindar esse nosso ltimo texto nessas terras! _ schif...schif... Cai o pano.
FONTE: Coitado do Trema. Tecendo o Texto. Disponvel em: <http:// tecendootexto.blogspot.com/2008/09/coitado-do-trema.html>. Acesso em: 9 dez. 2010.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

10

Leia a tirinha da turma da Mnica!

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

11

FONTE: Disponvel em: <http://lingualinguisticaeliteratura.blogspot. com/2010_05_01_archive.html> Acesso em: 17 jan. 2011.


Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

12

S ITES
No site da editora tica <http://www.atica.com.br/ novaortograa/index_.htm>, voc encontra um manual online sobre o Novo Acordo Ortogrco. Muito interessante. Vale pena conferir.

SUGESTO DE LIVRO

Novo (e Divertido) Acordo Ortogrfico Andrey do Amaral 112 pginas - 1 edio - 2009 Por que heri leva acento e heroico no? Se o trema foi abolido, por que nossa modelo Gisele Bndchen assina seu sobrenome com o sinal? O que signica sinal de direse?
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

13

Como ca o circunexo? E o acento diferencial? O que o uso facultativo do acento? As regras do hfen caram mais fceis com a reforma? Alm da ortograa, o som das palavras ir mudar tambm? Onde posso usar letra maiscula? Muitos so os questionamentos, mas suas dvidas sero esclarecidas aqui de forma prtica e divertida. Para o estudante ou para o professor ou para os interessados na lngua portuguesa, este manual prtico com uma linguagem bem acessvel.
FONTE: Disponvel em: <http://www.lcm.com.br/index. php?Escolha=20&Livro=L00757>. Acesso em: 20 jan. 2011.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

14

A UTOATIVIDADE
Conforme voc estudou nesta etapa, o trema foi abolido das palavras aps a implantao do Novo Acordo Ortogrco. Diante disso, assinale apenas a(s) palavra(s) que permanece(m) com trema. ( ( ( ( ( ) freqncia ) seqestro ) lingia ) Mller ) cinqenta

O texto que segue apresenta vrias palavras que utilizam trema. Separe nas colunas a seguir as palavras nas quais o trema permanece e as palavras nas quais ele cai. A vida realmente uma comdia. Eu sou Alice. Moro em uma casa simples, com meu marido e dois lhos. Sou a rainha do lar, a Gisele Bndchen do pedao. Nossa casa ca em um beco tranqilo, mas ultimamente est dando o que falar. Esses dias, l estava eu fazendo o enxge das roupas que estavam no tanque, to encharcada quanto um pingim, quando ouo uma sirene, policiais, bombeiros e tudo mais. Meu vizinho, Mller, no aparecia em casa h dois dias. A esposa, desesperada, j pensou em seqestro e chamou a polcia. Todos estavam preocupados, mas a histria no foi muito longe, no. Logo apareceu o Zezinho, l da venda, e desvendou o mistrio: o seu Mller havia bebido um pouco
Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

15

mais nos ltimos dias e no sabia mais o caminho de volta, logo, decidiu pernoitar por l mesmo. Por um lado, menos mal, no h seqestradores na rea, por outro, coitado do seu Mller. Vai dormir no sof por uns cinqenta anos.
FONTE: As autoras.

O trema cai em:

O trema permanece em:

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

16

G ABARITO
O trema cai em: tranqilo; enxge; pingim; seqestro; seqestradores; cinqenta. O trema permanece em: Bndchen; Mller.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

17

R EFERNCIAS
MICHAELIS. Nova Ortografia. Disponvel em: <http:// michaelis.uol.com.br/novaortograa.php>. Acesso em: 9 dez. 2010. NICOLETI, Thas. Nova ortograa - Trema continua em nomes estrangeiros e termos deles derivados. Uol Educao. Disponvel em: <http://educacao.uol.com.br/ dicas-portugues/ult2781u864.jhtm>. Acesso em: 9 dez. 2010. ESTADO DE SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educao. Reforma Ortogrfica da Lngua Portuguesa. Florianpolis: IOESC, 2009. SOARES, Rosalina. Guia Ortogrfico da Lngua Portuguesa. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

Copyright Editora GRUPO UNIASSELVI 2011. Todos os direitos reservados.

S-ar putea să vă placă și