Sunteți pe pagina 1din 9

ERGONOMIA DESIGN 2005.

Conceituao

Algumas definies para a ergonomia... Montmollin, M. - A Ergonomia a tecnologia das comunicaes homem-mquina (1971). Grandjean, E. - A Ergonomia uma cincia interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria a sociedade no trabalho. O objetivo prtico da Ergonomia a adaptao do posto de trabalho, dos intrumentos, das mquinas, dos horrios, do meio ambiente s exigncias do homem. A realizao de tais objetivos, ao nvel industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforo humano (1968). Leplat, J - A Ergonomia uma tecnologia e no uma cincia, cujo objeto a organizao dos sistemas homens-mquina (1972). Murrel, K.F. - A Ergonomia pode ser definida como o estudo cientfico das relaes entre o homem e o seu ambiente de trabalho (1965). Self - A Ergonomia rene os conhecimentos da fisiologia e psicologia, e das cincias vizinhas aplicadas ao trabalho humano, na perspectiva de uma melhor adaptao ao homem dos mtodos, meios e ambientes de trabalho. Wisner - A Ergonomia o conjunto de conhecimentos cientficos relativos ao homem e necessrios a concepo de instrumentos, mquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o mximo de confrto e eficcia (1972). A Ergonomia considerada por alguns autores como cincia, enquanto geradora de conhecimentos.Outros autores a enquadram como tecnologia, por seu carteer aplicativo, de transformao.Apesar das divergncias conceituais, alguns aspectos so comuns as vrias definies existentes: a a o o aplicao dos estudos ergonmicos; natureza multidisciplinar, o uso de conhecimentos de vrias disciplinas; fundamento nas cincias; objeto: a concepo do trabalho.

OBJETO E OBJETIVO DA ERGONOMIA Se, para um certo nmero de disciplinas, o trabalho o campo de aplicao ou uma extenso do objeto prprio da disciplina, para a ergonomia o trabalho o nico possvel de interveno. A ergonomia tem como objetivo produzir conhecimentos especficos sobre a atividade do trabalho humano. O objetivo desejado no processo de produo de conhecimentos o de informar sobre a carga do trabalhador, sendo a atividade do trabalho especfica a cada trabalhador. O procedimento ergonmico orientado pela perspectiva de transformao da realidade, cujos resultados obtidos iro depender em grande parte da necessidade da mudana. Mesmo que o objetivo possa ser diferente de acordo com a especializao de

cada pesquisador, o objeto do estudo no pode ser definido a priori, pois sua construo depende do objetivo da transformao. Em ergonomia o objeto sobre o qual pretende-se produzir conhecimentos, deve ser construido por um processo de decomposio/ recomposio da atividade complexa do trabalho, que analisada e que deve ser transformada. O objetivo ocultar o mnimo possvel a complexidade do trabalho real. Quanto mais ergonomia aprofunda o seu questionamento sobre a realidade, mais ela interpelada por ela mesma.

Cronologia

Cronologia... Mundial Brasileira

1857

Jastrezebowisky publica o artigo "ensaios de ergonomia ou cincia do trabalho" Primeira reunio do grupo de pesquisas para retomada dos estudos sobre ergonomia e cincia do trabalho. Adoo do neologismo "Ergonomia" durante a segunda reunio do grupo de estudos. Fundao da Ergonomics REsearch Society, na Inglaterra. Publicao dos trabalhos: Prtica da Fisiologia do Trabalho de Lehmann, G.A.; e Fadiga e Fatores Humanos no Desenho de Equipamentos de Floyd & Welford A European Productivity Agency (EPA), uma subdiviso da Organization for European Economics Cooperation, estabelece uma Human Factors Section. A EPA visita os Estados Unidos para observar as pesquisas em Human Factors. Seminrio tcnico promovido pela prpria EPA, na University of Leiden, "Fitting the Job to Worker". Durante o seminrio formou-se um comit para analisar as propostas e organizar uma associao internacional que adotou a denominao International Ergonomics Association. Encontro especial, em Paris, em setembro, para Anlise de um regimento preliminar para a associao. Decidiu-se, ento, dar continuidade aos trabalhos de organizao da associao e realizar um

1857

1949

1949

1950

1950

1951

1951

1953

1953

1955

1955

1956

1956

1957

1957

1958

1958

Congresso Internacional, em 1961. O comit passou a se denominar Comittee for the International Association of Ergonomics Scientists. O comit se reuniu em Oxford, decidiu manter o nome International Ergonomics Association, e aprovou o regimento e o estatuto.
-

1959

1959

1960

1960

Abordagem do tpico "O produto e o homem" por Ruy Leme e Srgio Penna Kehl na disciplina Projeto de Produto (Eng. Humana) na Politcnica da USP. Aplicaes da Ergonomia no curso de projeto de Produto ESDI/UERJ. "Introduo Ergonomia" no curso de Psicologia Industrial II, na USP - Ribeiro Preto - Paul Stephaneck. Livro "Ergonomia: notas de aulas", de Itiro Iida e Henri Wierzbicki, lanado em So Paulo, pela Ivan Rossi. Disciplina de Ergonomia no Mestrado de Eng. de Produo da COPPE-UFRJ/ Ergonomia na rea de Psicologia do Trabalho-Isop/FGV Franco Lo Presti Seminrio Tese de Doutorado "A Ergonomia do manejo", defendida por Itiro Iida, na Politcnica da USP./ Curso de Ergonomia na ESDI/UERJ - Itiro Iida./ rea de concentrao em Ergonomia treinamento e Aperfeioamento Profissional no mestrado em Psicologia do Isop/FGV Ergonomia como disciplina nos cursos de Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho da Fundacentro. 1o Seminrio Brasileiro de Ergonomia, no Rio de Janeiro, promovido pela ABPA (Associao Brasileira de Psicologia Aplicada) e pelo Isop/FGV. Publicao de "Aspectos ergonmicos do urbano" de Itiro Iida - MIC/STI/COPPE./ Curso de especializao em Ergonomia, na FGV. Grupo de Estudos Ergonmicos do Isop/FGV - Franco Lo Presti

1961 1964 1966 1967

I Congresso Trianual da IEA, em Estocolmo, na Sucia. II Congresso Trianual da IEA, em Dortmund, FRG.
-

1961 1964 1966 1967

III Congresso Trianual da IEA, em Birmingham, na Inglaterra.


-

1968

1968

1970

IV Congresso Trianual da IEA, em Strasbourgo, na Frana.

1970

1971

1971

1973

V Congresso Trianual da IEA, em Amsterdam, na Holanda.

1973

1974 1975

1974 1975

Seminrio. Fundao do GAPP (Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento Ltda.) - Srgio Penna Kehl. Ergonomia como disciplina do currculo mnimo da graduao em Desenho Industrial./CEBERC - Centro Brasileiro de Ergonomia e Ciberntica Isop/FGV - Ued Maluf.
-

1976

VI Congresso Trianual da IEA, em College Park, nos Estados Unidos.

1976

1979

VII Congresso Trianual da IEA, em Varsvia, na Polnia. VIII Congresso Trianual da IEA, em Tokio, no Japo.
-

1979

1982 1983

1982 1983

Fundao da ABERGO - Associao Brasileira de Ergonomia, em 31 de agosto 2o Seminrio Brasileiro de Ergonomia, no Rio de Janeiro, promovido pela ABERGO - Isop/FGV./ Inaugurao do Laboratrio de Ergonomia do INT - Diva Maria P. Ferreira. Implantao do setor de Ergonomia da Fundacentro - Leda Leal Ferreira Curso de Especializao em Ergonomia, Departamento de Psicologia Experimental USP - Regina H. Maciel. 3o Seminrio Brasileiro de Ergonomia e 1o Congresso Latino-Americano de Ergonomia, em So Paulo, promovido pela ABERGO/Fundacentro.
-

1984

1984

1985 1986

IX Congresso Trianual da IEA, em Bornemouth, Inglaterra.


-

1985 1986

1987

1987

1988 1989

X Congresso Trianual da IEA, em Sidney, Austrlia.


-

1988 1989

4o Seminrio Brasileiro de Ergonomia, no Rio de Janeiro, promovido pela ABERGO/FGV.


Segundo livro do Professor Itiro Iida, "Ergonomia: projeto e produo", pela Editora Edgard Blucher, de So Paulo. Fundao da ERGON PROJETOS, o primeiro escritrio dedicado a consultoria e desenvolvimento de projetos em Ergonomia.

1990

1990

1991

XI Congresso Trianual da IEA, em Paris, Frana.

1991

Fundao da ABERGO/RJ, Associao Brasileira de Ergonomia, seo Rio de Janeiro, em 23 de maio. / 5o Seminrio Brasileiro de Ergonomia, em So Paulo, promovido pela ABERGO/Fundacentro. 1o Encontro Carioca de Ergonomia, no Rio de Janeiro, promovido pela ABERGORJ/UERJ.

1992

1992

1993

1993

6o Seminrio Brasileiro de Ergonomia e 2o Congresso Latino-Americano de Ergonomia, em Florianpolis, promovido pela ABERGO/Fundacentro.
-

1994

XII Congresso Trianual da IEA, em Toronto, Canad.

1994

1995

1995

IEA World Conference 1995./ 3o Congresso Latino-Americano de Ergonomia and 7o Seminrio Brasileiro de Ergonomia, no Rio de Janeiro, promovido pela ABERGO e pela International Ergonomics Association.
-

1997

XII Congresso Trianual da IEA, em Tampere, Finlndia.

1997

Histrico

Em 1857 Jastrezebowisky publicou um artigo intitulado "ensaios de ergonomia ou cincia do trabalho". O tema retomado quase cem anos depois, quando em 1949 um grupo de cientistas e pesquisadores se reunem, interessados em formalizar a existncia desse novo ramo de aplicao interdisciplinar da cincia. Em 1950, durante a segunda reunio deste grupo, foi proposto o neologismo "ERGONOMIA", formado pelos termos gregos ergon (trabalho) e nomos (regras). Funda-se assim no incio da dcada de '50, na Inglaterra, a Ergonomics Research Society. Em 1955, publicada a obra "Anlise do Trabalho" de Obredane & Faverge, que tornase deciciva para a evoluo da metodologia ergonmica. Nesta publicao apresentada de forma clara a importncia da observao das situaes reais de trabalho para a melhoria dos meios, mtodos e ambiente do trabalho. Em referncia as publicaes cientficas que marcaram o incio da produo dos conhecimentos em ergonomia, podemos citar: 1949 1953 1953 Chapanis Lehmann, G.A. Floyd & Welford com a aplicao da Psicologia Experimental Prtica da Fisiologia do Trabalho Fadiga e Fatores Humanos no Desenho de Equipamentos

Ergonomia no Brasil
fonte: ABERGO A ergonomia no Brasil comeou a ser evocada na USP, nos anos 60 pelo Prof. Sergio Penna Khel, que encorajou Itiro Iida a desenvolver a primeira tese brasileira em Ergonomia, a Ergonomia do Manejo. Tambm na USP, Ribeiro Preto, Paul Stephaneek introduzia o tema na Psicologia. Nesta poca, no Rio de Janeiro, o Prof. Alberto Mibielli de Carvalho apresentava

Ergonomia aos estudantes de Medicina das duas faculdades mais importantes do Rio, a Nacional (UFRJ) e a ciencias Mdicas (UEG, depois UERJ); O Prof. Franco Seminrio falava desta disciplina, com seu refinado estilo, aos estudantes de Psicologia da UFRJ. O maior impulso se deu na COPPE, no incio dos anos 70, com a vinda do Prof. Itiro Iida para o Programa de Engenharia de Produo, com escala na ESDI/RJ. Alm dos cursos de mestrado e graduao, Itiro organizou com Collin Palmer um curso que deu origem ao primeiro livro editado em portugus.

Mtodos e Tcnicas

A Ergonomia utiliza mtodos e tcnicas cientficas para observar o trabalho humano. A estratgia utilizada pela Ergonomia para apreender a complexidade do trabalho decompor a atividade em indicadores observveis (postura, explorao visual, deslocamento). A partir dos resultados iniciais obtidos e validados com os operadores, chega-se a uma sntese que permite explicar a inter-relao de vrios condicionantes situao de trabalho. Como em todo processo cientfico de investigao, a espinha dorsal de uma interveno ergonmica a formulao de hipteses. Segundo LEPLAT "o pesquisador trabalha em geral a partir de uma hiptese, isso que lhe permite ordenar os fatos". So as hipteses que daro o status cientfico aos mtodos de observao nas atividades do homem no trabalho. A organizao das observaes em uma situao real de trabalho feita em funo das hipteses que guiam a anlise, mas tambm, segundo GUERIN (1991), em funo das imposies prticas ou das facilidades de cada situao de trabalho. Os comportamentos manifestveis do homem so freqentemente observveis pelos ergonomistas, como por exemplo: Os deslocamentos dos operadores - esses podem ser registrados a partir do acompanhamento dos percursos realizados pelo operador em sua jornada de trabalho. O registro do deslocamento pode explicar a importncia de outras reas de trabalho e zonas adjacentes. Exemplo; em uma sala de controle o deslocamento dos operadores at os painis de controle est relacionado explorao de certas informaes visuais que so fundamentais para o controle de processo; o deslocamento at outros colegas pode esclarecer as trocas de comunicaes necessrias ao trabalho.

Tcnicas utilizadas na anlise do trabalho


Pode-se agrupar as tcnicas utilizadas em Ergonomia em tcnicas objetivas e subjetivas.

Tcnicas objetivas ou diretas: - Registro das atividades ao longo de um perodo, por exemplo, atravs de um registro em video. Essas tcnicas impem uma etapa importante de tratamento de dados. Tcnicas subjetivas ou indiretas:- Tcnicas que tratam do discurso do operador, so os questionrios, os check-lists e as entrevistas. Esse tipo de coleta de dados pode levar a distores da situao real de trabalho, se considerada uma apreciao subjetiva. Entretanto, esses podem fornecer uma gama de dados que favoream uma anlise preliminar. Deve-se considerar que essas tcnicas so aplicadas segundo um plano preestabelecido de interveno em campo, com um dimensionamento da amostra a ser considerado em funo dos problemas abordados.

Mtodos diretos
Observao o mtodo mais utilizado em Ergonomia pois permite abordar de maneira global a atividade no trabalho. A partir da estruturao das grandes classes de problemas a serem observados, o Ergonomista dirige suas observaes e faz uma filtragem seletiva das informaes disponveis. Observao assistida Inicialmente considera-se uma ficha de observao, construda a partir de uma primeira fase de observao "aberta". A utilizao de uma ficha de registro permite tratar estatisticamente os dados recolhidos; as freqncias de utilizao, as transies entre atividades, a evoluo temporal das atividades. Em um segundo nvel utiliza-se os meios automticos de registro, udio e video. O registro em video interessante medida que libera o pesquisador da tomada incessante de dados, que so, inevitavelmente, incompletos, e permite a fuso entre os comportamentos verbais, posturais e outros. O video pode ser um elemento importante na anlise do trabalho, mas os registros devem poder ser sempre explicados pelos resultados da observao paralela dos pesquisadores. Os registros em video permitem recuperar inmeras informaes interessantes nos processos de validao dos dados pelos operadores. Essa tcnica, entretanto, est relacionada a uma etapa importante de tratamento de dados, assim como de toda preparao inicial para a coleta de dados (ambientao dos operadores), e uma filtragem dos perodos observveis e dos operadores que participaro dos registros. Alguns indicadores podem ser observados para melhor estudo da situao de trabalho (postura, explorao visual, deslocamentos etc). Direo do olhar A posio da cabea e orientao dos olhos do indivduo permite inferir para onde esse est olhando. O registro da direo do olhar amplamente utilizado em Ergonomia para apreciao das fontes de informaes utilizadas pelos operadores. As observaes da direo do olhar podem ser utilizadas como indicador da solicitao visual da tarefa. O nmero e a frequncia das informaes observadas em um painel de controle na troca de petrleo em uma refinaria, por exemplo, indicam as estratgias que esto sendo utilizadas pelos operadores na deteco de presena de gua no petrleo, para planejar sua ao futura. Comunicaes A troca de informao entre indivduos no trabalho podem ter diversas formas: verbais, por intermdio de telefones, documentais e atravs de gestos. O contedo das informaes trocadas tem se revelado como grande fonte entre operadores, esclarecedora da aprendizagem no trabalho, da competncia das pessoas,

da importncia e contribuio do conhecimento diferenciado de cada um na resoluo de incidentes. O registro do contedo das comunicaes em um estudo de caso no Setor Petroqumico da Refinaria Alberto Pasqualini, Canoas - RS, mostrou a importncia da checagem das informaes fornecidas pelos automatismos e pelas pessoas envolvidas no trabalho, atravs de inmeras confirmaes solicitadas pelos operadores do painel de controle. O contedo das comunicaes pode, alm de permitir uma quantificao de fontes de informaes e interlocutores privilegiados, revelar os aspectos coletivos do trabalho. Posturas As posturas constituem um reflexo de uma srie de imposies da atividade a ser realizada. A postura um suporte atividade gestual do trabalho e um suporte s informaes obtidas visualmente. A postura influenciada pelas caractersticas antropomtricas do operador e caractersticas formais e dimensionais dos postos de trabalho. No trabalho em salas de controle, a postura condicionada oscilao do volume de trabalho. Em perodos montonos a alternncia postural servir como escape monotonia e reduzir a fadiga do operador. Em perodos perturbados a postura ser condicionada pela explorao visual que passa a ser o piv da atividade. Os segmentos corporais acompanharo a explorao visual e excutaro os gestos. Estudo de traos A anlise centralizada no resultado da atividade e no mais na prpria atividade. Ela permite confrontar os resultados tcnicos esperados e os resultados reais. Os dados levantados em diferentes fases do trabalho podem dar indicao sobre os custos humanos no trabalho mas, entretanto, no conseguem explicar o processo cognitivo necessrio execuo da atividade. O estudo de traos pode ser considerado como complemento e usado, com freqncia, nas primeiras fases da anlise do trabalho. O estudo de traos pode ser fundamental no quadro metodolgico para anlise dos erros.

Mtodos subjetivos
O questionrio pouco utilizado em Ergonomia pois requer um nmero importante de operadores. Entretanto a aplicao de questionrio em um grupo restrito de pessoas pode ser utilizada para hierarquizar um certo nmero de questes a serem tratadas em uma anlise aprofundada. As respostas dos questionrios podem ser teis para a contribuio de uma classificao de tarefas e de postos de trabalho. O questionrio, entretanto, deve respeitar a amostra e as probabilidades de aplicao. Deve-se ressaltar que com o questionrio se obtm as opinies, as atitudes em relao aos objetos, e que elas no permitem acesso ao comportamento real. Segundo PAVARD & VLADIS (1985), o questionrio um mtodo fcil e se presta ao tratamento estatstico, e, se corretamente utilizado, permite coletar um certo nmero de informaes pertinentes para o Ergonomista. Tabelas de avaliao Esse tipo de questionrio permite aos operadores avaliarem, eles mesmos, o sistema que utilizam. O objetivo apontar os pontos fracos e fortes dos produtos. No caso de avaliao de programas, uma tabela de avaliao deve cobrir os aspectos funcionais e conversacionais. Entrevistas e verbalizaes provocadas A considerao do discurso do operador uma fonte de dados indispensvel Ergonomia. A linguagem, segundo MONTMOLLIN (1984), a expresso direta dos processos cognitivos utilizados pelo operador para realizar uma tarefa. A entrevista pode ser consecutiva realizao da tarefa (pede-se ao operador para explicar o que ele faz, como ele faz e por que). Entrevistas e verbalizaes simultneas

As entrevistas podem ser realizadas simultaneamente observao dos operadores trabalhando em situao real ou em simulao. A anlise se concentra nas questes sobre a natureza dos dados levantados, sobre as razes que motivaram certas decises e sobre as estratgias utilizadas. Dessa maneira o Ergonomista revela a significao que os operadores tem do seu prprio comportamento. As verbalizaes devem ser aplicadas com cuidado e de maneira a no alterar a atividade real de trabalho.

S-ar putea să vă placă și