Sunteți pe pagina 1din 4

Pro-Posies. v. 16. n. I (46) - jan./abr.

2005

Ciclos, Seriao e Avaliao:confronto de lgicas


FREITAS. LuizCarlosde. SoPaulo:Moderna, 2003.

96p.

Eiana Nunes da Silva'

Neste livro o professor Luiz Carlos de Freitas discute, dentro da temtica da avaliao, os modelos de seriaoou ciclos.Numa exposio clara e bastante didtica, analisa em quatro breves captulos a lgica da escola, a lgica da avaliao, a lgica dos ciclos e a lgica das polticas pblicas, colocando o leitor a par dessa polmica. Ao tratar, no primeiro captulo, sobre a /gicada escola,o autor inicia a discusso sobre como se organizam os tempos e os espaos da escola. Sua construo histrica determina a sala de aula como espao mais importante da produo pedaggica, que se faz no tempo da seriao dos anos escolares. Recupera alguns ideais da educao moderna, como, por exemplo, a mxima liberal de que a escola deve ensinar tudo a todos, de modo que a desigualdade social deve ser compensada com os recursos pedaggicos da escola. Para Freitas, esse ideal, que prevalece at os dias de hoje, constitui o que ele chama de "perspectiva ingnua da eqidade", pois a forma como a sociedade est organizada afeta o cumprimento desse papel da escola, o que requer um olhar para a necessidade de eliminao dos desnveis socioeconmicos e da distribuio do capital cultural/social entre os alunos. Ensinar tudo a todos "pode ser o nosso desejo, mas est longe de ser o compromisso social da escola na atual sociedade", diz o autor, pois "h uma hierarquia econmica fora da escolaque afeta a constituio das hierarquias escolares

queiramos

ou no, gostemos ou no". (p.18)

Analisando em alguns autores os antecedentes da concepo de progresso continuada, apresenta o argumento de que "h que se diversificar o tempo de aprendizagem", ou seja, preciso que cada um avance em seu ritmo, usando todo o tempo que lhe seja necessrio. A progresso continuada, instituda no Estado de So Paulo em 1998, agrupou em um mdulo as sries de Ia. a 4a. e, em outro mdulo, as sriesde 5a. a 8a. , sob os argumentos do respeito aos ritmos diferenciados de aprendizagem e da eficcia dos recursos escolares.

Mestre em Educao pela Unicamp. Professora da Unopec - Sumar. eli.nunes@uol.com.br

273

Pro-Posies, v. 16, n. I (46) - jan./abr. 2005

Nesse ponto o autor problematiza as razes da avaliao na escola e a prpria lgica da escola capitalista. Explica que, na formao social capitalista e no desenvolvimento de suas foras produtivas, a funo da escola preparar rapidamente, em srie, recursos humanos para alimentar a produo hierarquizada e fragmentada. Nesse aspecto nos deparamos, ento, com os processos de aprendizagem artificiais, pois ensinar de maneira tradicional (verbal e por srie) mais rpido que por mtodos ativos (pesquisa). A forma atUal da escola diz respeito s necessidades de preparao de mo-deobra do capitalismo: o conhecimento foi partido em disciplinas e distribudo por anos. "Convencionou-se que uma certa quantidade de conhecimento devia ser dominada pelos alunos dentro de um determinado tempo" (p.27). No processo histrico de constitUio escolar, a avaliao surge como um "motivador artificial" para a aprendizagem. O sistema de avaliao resultante em notas tem o sentido de estimular o aluno para os estUdos '~prender para trocar por nota" (p.28). Conclui o aUtor que essa a lgica da escola e que decretos no chegam a afetar a trama do processo educativo. "No foi o professor quem inventou essa lgica: ela faz parte da prpria gnese da escol' (p.30). Para Freitas, a lgica da excluso e a lgica da submisso se completam: caso as crianas no aprendam o contedo escolar,aprendero a ser submissas, pela escola. "Deixadas ao acaso, sem resistncias, essas lgicas usuais se cumprem" (p.39). No segundo captUlo, o autor apresenta a lgicatk avaliao como aquela que leva a "aprender para mostrar conhecimento ao professor", e no "aprender para intervir na realidade". Elabora trs segmentos de avaliao do processo pedaggico que ocorre em sala de aula entre professor e alunos: 10.) Instrucional: baseia-se na demonstrao do domnio de contedos e habilidades pelo aluno, atravs de provas e trabalhos. 2.) Comportamento: expressa o controle e o poder do professor sobre o comportamento do aluno, visando a obedincias. 3.) Valores e AtitUdes: sua avaliao se revela nos momentos em que o professor critica os valores e atitudes do aluno, humilhando-o.

Tal explicao evidencia o peso da avaliao informal no processo ensinoaprendizagem, como uma categoria importante que desvela mecanismos de excluso da escola, to "eficientes" quanto aqueles expressosna falsa neutralidade da avaliao formal. O terceiro captUlo analisa a lgicadosciclos,e Freitas afirma: "os ciclos procUtam contrariar a lgica da escola seriada e sua avaliao". S por isso, j devem ser apoiados. No eliminam a avaliao formal, muito menos a informal, mas redefinem seu papel (...)" (p.5l). . O aUtor aborda de forma positiva as experincias lanadas pela Secretaria Municipal de Educao de Belo Horizonte e de Porto Alegre, na implantao dos 274

Pro-Posies. v. 16. n. I (46) - jan.!abr. 2005

"ciclosde formao", subdivididos entre infncia, pr-adolescncia e adolescncia. Orientando-se pelo tempo de formao do prprio desenvolvimento humano, os parmetros a serem seguidos pelo professor baseiam-se nas caractersticas pessoais e nas vivncias socioculturais. O autor acrescenta a essa viso a noo de que os ciclos devem planejar suas vivncias, estabelecendo forte vnculo com a realidade social (no sentido de apontar suas contradies). Tambm se revela a noo do trabalho coletivo e da solidariedade como ancoragem da aprendizagem: "estudantes no 'exploram' o professor, professor no 'explor o estudante e estudante no pode 'explorar' estudante". (p.59). A diferena est no fato de o professor ser mais experiente do que o estudante. "Devolver essa relao sua naturalidade algo fundamental como princpio educativo". (p.59) Outra dimenso apontada pelo autor diz respeito auto-organizao dos estudantes. "Ao 're-situarmos' a posio do aluno, seremos levados a discutir a posio de todos os atores no processo educativo (...) - a escola deve ser o palco dessa aprendizagem (...)" (p.62), tendo em vista que as relaes devem ser horizontalizadas e no baseadas na aprendizagem da subordinao. No quarto captulo, ao discutir a lgicadaspolticaspblicas, o autor opina que os ciclos no devem ser implantados como poltica pblica que determine sua adoo em massa - as escolas devem ter autonomia para fazer a opo pelos ciclos. Nesse aspecto, o autor critica a implantao da progresso continuada no Estado de So Paulo, pois, nesse sistema, a avaliao assume papel de controle e atua para implementar verticalmente uma poltica pblica. O autor apresenta um quadro esquemtico, estabelecendo diferenas entre os princpios e as concepes do sistema de ProgressoContinuada (concepo conservadora e liberal) e aqueles dos Ciclos (propostas transformadoras e progressistas). A avaliao do desempenho da escola, em So Paulo, prepara-a para um quasemercado, atravs dos mecanismos de competio, punio, comparao e premiao.
Essa a viso de qualidade que informa as polticas pblicas neoliberais (00')' para monirorar os resultados das escolas de forma quantitativa e genrica (...), criar competio (.00)e reduzir gastos - o modelo amplamente conhecido e aplicado no campo empresarial. (p.80-8I)

Conclui o autor que os ciclos devem ser vistos como um processo de mobilizao e tomada de conscincia dos reais impedimentos para que os estudantes aprendam, gerados por uma estrutura social injusta. Esta obra do professor Luiz Carlos de Freitas expressa seu valor pela atualidade da temtica e pela profundidade das crticas que apresenta sobre a escola, marcada 275

Pro-Posies. v. 16. n. I (46) - jan./abr. 2005

pela generosidade de no culpar apressadamente o professor pelos problemas surgidos na realidade, sem, no entanto, iludi-Io pelo caminho da inovao alienante, to presente nos discursos pedaggicos atUais.

Recebida em 03 de novembro de 2004 e nprovada em 26 de novembro de 2004.

276

S-ar putea să vă placă și