Sunteți pe pagina 1din 29

A CAPOEIRAGEM BAIANA NA CORTE IMPERLAL (1863-1890)

Carlos Eugnio Lbano Soares *

capoeira foi uma das iniinifestaes mais vigorosas da cultura popular do Rio de Janeiro do final do sculo XIX. Seja como grupos isolados ciin Iiita com outros grupos por controle de areas urbanas (as "rnaltas"),l seja como capangas, aliados ocasionais de polticos, geralmente ligados ao regime monrquico,' os capoeiras (como eram chamados os praticantes da capoeira na poca) tiveram um papel extremamente ativo no inundo das iuas da Cidade do Rio da poca.

A capoeira n5o era. naquele momento. como se poderia pensar. uma atividade exclusiva de escravos ou negros nascidos na cidade. Uma variedade de grupos de origens diversas (brasileiros. portugueses, etc.) se valiam das p r t i c ; ~ ~ capoeiragem para se afirmar no ambiente da urbano. Entre esses grupos despontam aqueles oriundos das vrias regies do pas, que vinham para a Corte atrados pelas oportunidades da cidade grande, ou carreados pelo trfico de escravos. Vindos das mais longnquas partes do Imprio, merecem destaque os nascidos na Bahia, particularmente na Cidade de Salvador. A tradigo rln cnpoeirii buiaiia j um lugar comum nos estudos de cultura no Brasil.' Mas estudos sobre a capoeira baiana do sSculo XIX ainda so inexistentes,muito menos versando sobre capueiras baianos no Rio de Janeiro desse tempo. Este artigo anal isn a presena de baianos no universo da capoeiragem na Cidade do Rio de Janeiro da segunda metade do sculo XIX.
ProtCsbor da Uiiiversi(1;ide Scveriiio Soiiihia (Vassouras-RJ). Vci C;irliiv Eiig21iio Lihiiiio So;iics. .A irt,grrg(~tl<iiiistitiri<.Wo: o.v (.rrl~orirus Rro tle no Jtriri,ir.o. IH.70-IX90, Rio d r J:iiieiro. Prefeitiira d;i Cidadz do Rio, 1994. 1 7 ~ .39-94. ! Soill-ci>.A iie,yi'eptrrltr ifi.rrrri~i(~(io. V . cal). ' Ver a ric;i bibliografia pi.oduzid:i pela Fuiiorte: Cclpol,rr(r: .fi)ii~os iri~~ltiri~rilic~. Biblioteca Ain;ideo Aii~ar:il. Rio de Jniieiio. Ftiii:irte. CFCP, 1095. 158 p.

'

Mas o nosso enfoque ser limitado pelo carter das nossas fontes. A principal fonte que utilizamos so os chamados Livros de Matrcula da Casa de Deteno do Rio de Janeiro. Eles registram o movimento de presos no maior centro prisional da Corte (atual Presdio Frei Caneca), c~lja funo era deter indivduos que praticassem pequenos delitos, ou que estivessem sendo processados. Esses documentos registram com riqueza de detalhes aqueles personagens mais comumente atingidos pela represso policial, naturalmente preocupada com os estratos mais baixos da sociedade, as chamadas "Classes perigosas".' Essas fontes representam, possivelmente, uma das mais minuciosas radiografias da pobreza urbana carioca no s6culo XIX. Os capoeiras, juntamente com prostitutas, assaltantes, pedintes. "ratoneiros" (ladres de residncias) e outros, estavam entre os perigosos membros dessa turbulenta multido das ruas. E eram constantemente apanhados nas malhas da represso. Devido ao fato de a capoeira no ser criminalizada no Cdigo Penal (como serh em 1890), e s poderosas ligaes que mantinham com polticos, os capoeiras escapavam frequentemente de punies maiores, embora fossem vtimas constantes de prises rpidas. Existiam registros carcerrios separados para livres e escravos, mas os primeiros eram muito mais abundantes. Os dados da Casa de Deteno que utilizaremos em nosso trabalho se referem a nome, idade. ocupao. moradia, local em que foi preso e data da soltura. Outros dados como filiao, traos fsicos (rostos, olhos, etc.) no sero utilizados. Quanto aos escravos, existem registros do nome do senhor e da nao. Quanto aos perodos utilizados, sobre livres, levantamos dados dos anos de 1868. 1 870,1877.1879,1880,1881, 1 882. 1 883,1884, 1885,1886,1887, 1888, 1890; dos escravos, foram preservados poucos registros: os dos anos de 1863, 1 879, 188 1. 1882.

Um total de 1 12 prises por capoeira envolvendo baianos foi registrado na Casa de Deteno nesses anos, dez de escravos e o restante de livres. Vrios indivduos foram deridos mais de uma vez. Isso indica um sinal da "periculosidade" dos bnianos capoeiras na Corte. ElaboVer o estiido de Sidney Clialliouh, A prfei.i.(r dos r,oiti(~n,s:Cirl(i(1c do Rio. /h'.iO-10(I(,. Cninpinns. IFCHIUNICAMP. I1)UO (Col. Priineirn Versiio. no 10).

ramos uma tabela da porcentagein de baianos, em comparao com capoeiras de outras provncias, o que pode dar uma ideia do peso da colnia baiana nos anos 80 daquele sculo.

A priineira coisa que assorria aos olhos 12 o peso da comunidade baiana no conjunto daqueles praticantes da capoeira de ei-ito. De um total de 2.632 presos capoeiras enrre 186 1 e 1890. ternos 1 12 baianos (4.3S'k). Mesmo descontando aqueles que foram presos mais de uma vez, esses 5% s5o rnniq numerosos que qualquer comunidade fora da Provncia do Rio ou dn Corte.
Tabela 1 Distribuio segundo a origem dos capoeiras detidos na Casa de Deteno do Rio de Janeiro. 1881-1890
Origem
Bahia Minas Gerais Pernambuco Piau Santa Catarina Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul So Paulo Maranhao Ceara Par Alagoas Sergipe Paraiba Parana Mato Grosso Amazonas Esprito Santo Provncia do Rio Corte

Numero
112 39 70 14 16 9 38 63

% 5.6 1.9

35
0,7 0,8 0 ,a 13 3,1 1,7 13 0-5 0,s
0,4

35
37 1O 11
9 13 5 2

O .6 02 0,1
0,1 O ,4 17.0

2 9

338
1146

57.9

Fica claro, na tabela acima. o predomnio de baianos entre os capoeiras oriundos do interior do Brasil. superados apenas pelos nuscidos na Corte e na Provncia do Rio. Cerca de 5% das prises de brasileiros por ci:poeira eram filhos da Bahia.

Quais os significados dessa presena? Sabemos que nossa resposta no pode ser dada em termos numricos, mas propomos nesse artigo apenas demonstrar os dados relativos aos capoeiras baianos na Corte na ltima dcada da escravido. Os censos de 1872 e 1890 permitem ter uma idia da populao baianageral nesse perodo. Em 1872, residiam 5.559 baianos no Rio, sendo 1.432 escravos e 4.127 livres. Representavam cerca de 2,9% de toda a populao brasileira na cidade, e 213% da populao brasileira no fluminense ou ~ a r i o c aEm-1890, os baianos chegam a 10.300, cerca de .~ 2,8% dos brasileiros no total, e apenas 7,7% dos brasileiros no-cariocas." Assim, a percentagem de prises de baianos capoeiras supera a proporo da colnia baiana para o total de brasileiros na Corte. Podemos, assim, afirmar que a presena de baianos na capoeiragem carioca no era apenas resultado de sua presena numrica, realmente alta na populao em geral, e principalmente entre os brasileiros no cariocas entre 1872 e 1890. Pelo contrrio, sua maior presena nas estatsticas criminais da capoeiragem alerta para mecanismos culturais, e esteretipos sociais, que extrapolam os dados numricos. Alias, os escravos merecem um comentrio parte. A capoeira emergiu na vida cultural carioca como uma atividade de escravos. S tardiamente que livres e libertos vieram se agregar a este mundo. E, pouco a pouco, superaram os escravos numericamente, at mesmo pelo declnio da escravido nas cidades. Mas os livres mantiveram algumas tradies da ciipoeira escrava, muitas vezes expressa nas posies poIticas desses indivduos. Outra questo importante. e que essa documentao no revela, a forma como esses indivduos foram para a Corte. Os cativos, podemos supor com certa exatido, chegaram na vaga do trzifico interprovincial. que aumentou muito aps o colapso final do trfico atlntico, em 1850. Quanto aos livres, sabemos que o fluxo de navios entre as cidades litorneas e a Corte era muito grande no sculo XIX, e respondia por muito da
Rr~r-c~ii.rr~:rriicr~top ( ~ l > ~ i l c r (c10i oM u i r i i . ~ j > i o iltr ~ Neriti.o r/(, 1 8 7 2 ,
I

Riri <Ic .I:iiiciro.

c.. 1872.

Se.co.

i . i , { ~ i C T / [ I ( / O . f ~ . i /i , ~ ~ ~ c i o ~ i ~ ~f i / ~( i ( ~ c i o ( . i/ ie/ o e ~ ~ ~ I ~ I / / ~ / I ~ ~ / ~ j ? o 1I7,~~ / c i ( ~ i~ 1 , ( . / i ~ / ~ i, . l . c L ~ c ~ I t / I I cI

ier~i,ir~r,,i<Icr (,til -1'1 cle

~IC:CIII/>I.II lh'90. R i o tle Jaiieiro, Diretoria Geral de Esratistica. c/c

1x98

mobilidade dentro do pas. Supomos que muitos desses baianos foram para a Corte em busca de mell~ores empregos e oportunidades, como era natural que ocorresse, em se tratando de uma grande metrpole. Quanto aos filhos de baianos no Rio, ser que eles se assumiam como baianos? Esta outra questo que a documentafio levantada no permite perceber.

Cor
A maior parte dos baianos capoeiras lia Corte so "pretos" de acordo com os padres de cor do Brasil do final do XIX. Esses padres se dividiam em "pretos", "pardos" (mulatos e mestios) e "fulos" (mestios claros), "caboclos", morenos e brancos.

A capoeira nas ltimas dcadas do sculo XIX perdera uma caracterstica comum da primeira metade do sculo, que era seu domnio absoluto por escravos, e o predomnio de africanos (que na totalidade eram "pretos"). A chegada de imigrantes e o xodo rural crescente mudam a composio racial e social da massa trabalhadora urbana. Ela se torna mais "branc;:" e "parda", crioula. A capoeira acompanha esse movimento.' Sob esse ngulo, os baianos representavam a manuteno dos padres raciais pr- 1850, pelo predoinnio de negros e, especialmente, "pretos". Os dados revelam o seguinte:
Tabela 2 Distribuiqao por cor dos baianos presos por capoeira no Rio de Janeiro
Cor
Pretos Pardos Brancos Nmero
61 %

54 24
5

27
6

Morenos Total da ainostra: I I?

Eiu 1850. cerca de 'Jh'2 diis cnl~oeiraspresos no Rio de Jaiieiro crnili "pretos" e "parR(,iti(.Co cl(r,s ;>ri.ri,(,.r. /r,rrci.r tio h'io (Ir J(itie~/.o. Arqui\lo Nncioiiol. Cdiw .7<!8. Ern : XOO. ccrc;~de 3(Jc7r. dijh presos 1101. ciipoeira eram hraiicos * L'ulos s5o iiiestic;os de cor clara e i~~orei~o.r braiicos de pele hroiizeada e cabelos lisos. so

110s"

Afro-Asia, 21 -22(1 998-1 9993, 1 4 7 - 17 6

151

' guisa de compai-iiqo, ~icjamos 4 coino se estabelecem os padres de cor entre os cariocas:
Tabela 3 Distribuio por cor dos cariocas presos por capoeira no Rio de Janeiro
Cor

Nmero

Pretos Pardos Brancos Fulos Morenos Caboclos Total d a iiiiiosirii: IO(73

O predomnio de negros entre os capoeiras baianos maior do que em todas as provncias que tiveram representantes presos coino capoeiras. A coniposiqlio r?icial dos capoeiras baianos na Corte poderia revelar algo peculiar i ciipneira baiana do sculo XIX": uma forte presena escrava, atenuada na segunda metade d o sculo pelo papel de brancos e inigraiites portugueses. Esta presena escrava estava relacionada com os padi-es raciais dos baianos? Na primeira metade do sculo XIX, principalmente aps 1835, ficaram clebres 110Rio os "Minas" ou "Nagos" africanos vindos da Bahia. grande pai-le deles Fiigindo da represso desencadeada pel;is ;lutoridades provinciais aps o Levante Mal daquele ano.'" Esses baiiirios popularizaixin os "Minas" oii "Nags" entre a populaqao negi-a na cidade e tivrram uin papel iinpoi-t;inte 11a vida cultural do Rio ate o sculo XX.
Um elemerito que no podernos deixar de registrar a importiilci a dos "Napoas" no LI n i verso da capoe i ragem ciirioca. "Nagoa" era
"
"

Nio liji-iii locoliz:ido>. ~11i1.e S T L I ~ ;IC:I~GIIIICOS, ~~.:~hi~IIios ii C : I I > ~ ~ I):~i;iiiu 110 C ~S sohrc IT;L ~;i.culo XIX Subi-e o prcscii:i de iiiiiias oriiiiitloh <lu Boliiii 110 Rii?. ver ;i iiioii~iiiiciilalohrn dt: M;iry C Kuiascli. .\'i(ri,c /(i(, 111 Rio (I(' . l o / f o / ~ ~ o , IKOK-18-70. Priiiceloii. Priiiceton Uiiiversiiy Press. pp 5 . .?-?S. 322-324.

uma importante malta de capoeiras, que dominava a rea perifrica da Cidade Velha. e que teve papel importante na participao poltica dos capoeiras nas ltimas dcadas da monarquia. ' O outro gnipo, que igualmente no se sabe se formava unia malta ou urn conjunto delas, eram os "Guayams", que controlavam a parte central da cidade." Essa malta, ou coiiglomerado de maltas diversas, tinha papel de peso na correlao de fora entre os grupos no Rio. E os africanos nags, oriundos da frica Ocidental, eram especialmente importantes em Salvador e temidos pelos senhores de escravos como fomentadores de rebelies. Seriam os "Nagoas" do Rio de Janeiro relacionados com os nags da Bahia, como aliados ou prximos? A partir da dcada de 1830, a presena de negros da frica Ocidental no Rio, oriundos da Bahia, cada vez maior. Na metade do sculo eles formam faixa expressiva dos africanos no Rio. Seus bairros de moradia quase sempre esto dentro da rea dominada pelos " ~ a ~ o a s " . ' " pelo menos plausvel que os Nagoas dos anos 1870-80 estejam relacionados com os mina-nag dos anos 1840. abundantes e principalmente importantes na comunidade negro-escrava do Rio de Janeiro. Quando trabalharmos com os padres de moradia ou de local de priso poderemos comprovar essa hiptese.

Faixa etria
As mais dspares idades estavam presentes eiitrc os capoeiras baianos da Corte. Desde o "caxinguel" (aprendiz) Antnio Eleutrio dos Santos, morador na Rua Larga de So Joaquim, pardo, sem profisso, preso por "capoeira e desordem" em I de abril de 1 887, de 12 anos, mas que j sabia se esconder no vulgo Pedro Eleutkrio dos Santos, at o ancio Jose Joaquim de Santana, de 64 anos. residente na Rua So Luiz Gonzaga
O

"

'
"

Soarrs. A iieci.cpci/ri i i i s r i ~ ~ r i ( . t i cap. V. o. Ihid.. cap 11. Ilin gmiide i-el~osittirio ciidereos dos :il'i-icaiios iniiias iio Rio so as I'oiiies das tle iriiiaiidudeh. priiicil~nliiieiilr as de Siiiitn Efiyriiia e Sniito Eleshk. iio centro do Rio. qiic coiipi-eyavaiii ~i':iiitlc parcel;~dos iiiiiins ii;i Corte. Ver Lri<m.\ (li., ~ i l ~ i t or~iti.trrlrr ~ C r 1'r~iir~r.rii:rl li~riiorir/(idrdr .S(itrici Efi,qc'trici Sarito Eic.sh(io - lX.<I.lSSO.

146,110distante bairro de So Cristbviio, pedreiro, solteiro, preto, preso por capoeira em 10 de agosto de 1890 e enviado para o Arsenal de Guerra em 13 de a g o ~ t o . ' ~ Esses dados mostram uma sensvel diferena em rela- ao conno junto de capoeiras presos no perodo, que tinha uma ampla maioria de indivduos dentro da faixa de idade entre 15 e 20 anos. Abaixo vemos a faixa etria do conjunto de presos por capoeira (nacionais e estrangeiros) para uma anlise comparativa com aqueles da Bahia. O primeiro impacto foi a diferena entre a percentagem da menor faixa etria entre baianos e o total dos capoeiras. Nada menos de 4% dos baianos contra apenas 0,3%. Essa presena de menores entre os baianos pode revelar algo da maior importncia sobre a capoeira na cultura popular em Salvador. E no deixa de ser interessante corno essa vocao precoce para a capoeiragem similar entre bainnos e escravos, mais do que no conjunto dos livres presos por capoeira.
Tabela 4 Faixa etria dos baianos presos por capoeira no Rio de Janeiro
Faixa etaria
Menos de 15 anos Entre 15 e 20 Entre 21 e 25 Entre 26 e 35 Mais de 35 Desconhecida

Nmero

Tambm digno de registro a expressiva presenqa de baianos em faixas de idade mais elevadas, como aqueles presos com mais de 35 anos. Uma rpida comparniio entre as tabelas 4 e 5 revela uma caracterstica peculiar em relao tios outros grupos, sejam livres ou escravos.
' 9 5 0 coiistri local de priso desicb ii~divduos.Livro de Matrcula da Casa de Deteiio tLMCDi 11" 30X1. Ficlia 2860.

Tabela 5 Faixa etria do total de presos por capoeira no Rio de Janeiro


Faixa etria

Livres Nmero
%

Escravos Nmero '0 7

Menos de 15 Entre 15 e 20 Entre 2 e 25 1 Entre 26 e 35 Mais de 35

88 975 677 419 163

3,7 41,9 29,l


18,O

9 68
40

4,3 32,8 19,3 39,6 3,8

82 8

7,O

Temos informaes de que j havia no sculo XIX uma vigorosa tradio de capoeira em Salvador, mesmo sem ter at hoje sido estudada. Pensamos que parte destes indivduos devem ter vindo para o Rio muito tempo depois de sua forma50, atrados talvez pelo fato de o Rio ser um grande centro irradiador do pas. em todos os sentidos. De qualquer maneira, a faixa etria mais proeminente (entre 15 e 20 anos) similar quela encontrada em outros grupos. Assim, os baianos n5o so diferentes quanto ao padro etrio mais destacado: a adolescncia, entre 15 e 20 anos, uma idade de afirmao, principalmente para aqueles oriundos da pobreza urbana, marcados pela com-

Ocupaes e profisses
A Cidade do Rio das ltimas dcadas da escravido assistiu ao surgimento de novas profisses, fruto do desenvolvimento tecnolgico e tambm dos novos grupos sociais, no caso o gi-ande nmero de homens livres pobres das mais diversas origens, que convergiram para a cidade em busca de oportunidades. Mesmo no perodo anterior a 1850, a mode-obra escrava, abundante naquele momento, passou neste meio sculo por profunda diversificaio. con-i acentuado crescimento das ocupaes de comrcio de rua, dos mai:, diferentes gneros. Essa maior complexidade do trabalho escravo na metrpole teve forte influncia no perfil do trabalho livre.
Esta diversidade ocupacional vai se refletir no apenas no amplo universo de diferentes especializaes registradas entre os baianos ca-

poeiras da Corte, mas tambm na rotatividade intensa de ocupao entre a pobreza urbana. Em outras palavras, o crescimento do mercado de trabalho livre na cidade, no crepsculo da escravido urbana aps 1 850, se fez de modo a ocupar o espao deixado pelos cativos, e mesmo manter tradies ocupacioilais criadas poi- escravos e africanos. Quanto aos capoeiras baianos na Corte. os dados ocupacionais podem ser valiosos para visualizar o nicho social ocupado por estes indivduos, e sua maior proximidade dos padres de escravos e livres. E perceber como esse,s baianos so integrados no mundo do trabalho na capital. se por meio de ocupaes tcnicas ou artesanais (indicativos de iiiuior iritegraq50 ao mercado local) ou por atividades desqualificadas, indicativos de inenor ascenso social e permanncia nos nveis mais baixos do mundo urbano. Primeiramente, exibiremos as profisses propriamente ditas, como aparecem na documentao, e, posteriormente, as agruparemos em padres similares, para uma anlise mais global. No primeiro caso, a relao que encontramos demonstra a complexidade do mundo do trabalho na cidade e a pliade de ocupaes diversas que podiam ser adotadas pelo forasteiro no agitado ambiente urbano da Corte.
Carpinteiro Copeiro Carregador Quitandeiro Negociante Pedreiro Bombeiro Catraieiro Martimo Marceneiro Calceteiro Vendedor de jornais Cozinheiro Limador Tanoeiro Padeiro
9
9 6 1

Lustrador Vendedor de doces Semente Calaiate Vendedor de biscoito Estivador Corrieiro Foguista Charuteiro Cocheiro Fereiro Cigarreiro Pautador Ajudante de pedreiro Tipgrafo Condutor

Sem profissao

Mas, somente quando articuladas, essas informaes podem ser melhor decodil'ic:ldas. Para isso. elaboramos cinco categorias para agregas as ocupaes. Arto.v~7os: So aqueles envolvidos coni profisses manufatureiras ou artesmais, que geralmente trabalham em oficinas, e dominam um ofcio determinado. Envolvem uma ampla vai4iediidede profisses diferentes. desde f(>griistii>, empresados em niaiicisear fornalhas ou caldeiras de vapor. ate cesteiros. que ficam nas esquinas ou em lojas produziildo pai-a a clientela. So calrifates, douradores, carpinteiros, tipgrafs, marceneiros, etc. T~-~~k~rl/itrtlot-<.s So os que tm que circular pelas ruas e lc rucr: praas da cidade para vender seus produtos. ou que cai-regain os mais divei-sos objetos e mercadorias em trnsito. So ocupaes mais desqualificadas, cujo padro etrio mais baixo. Formam um contingente numeroso de trabalhadores de baixa renda, que compem o ambiente tpico da Cidade do Rio no final do s0culo XTX. Milito': vindos de fora da cidade (nacionais ou estrangeiros) tm essas ocupacs como as mais acurveis. Muito da ti-adiqrio dos escravos de ganho da I " metade do skc~ilo incorporada por livres pobres nas dcadas seguintes. So quifoi tandeiros, currcgiidores. vendedores de jornais, de doces, etc. Don~t;sric-o.(: Formam o contingente menos numeroso dos tras principais citados. Mas a inaioi-ia dos escravos nu dcada de 1880 tem ocupac;es domsticas. So coziiiheiros, copeiros, serventes e, inesnin com pequena diversificao, conformam parte importante do nicho ocupacional de negros e rnestic;~~, principalmente mulheres. Mnrrimos: So lodos aqueles envolvidos com ocupaes do cais do porto e estiva. ou da marinha e dos navios ancorados ou surtos na baa. So catraieiros que levam as niercadorias e OS passageiros dos navios aos trapiches e portos. Tambm envolve os pescadores. Trclha1h~tlorc.sc10 -o~~i(:r~.io: cntegoi-iu rara. Em sua maior Uma parte so caixeiros de botequins. mas tambein Ii negociantes, doi~os de mercearias. Se117 oc.~tprr(.rio: 1J111apai-cela importante da popiilac;o mais pobre estava deslocada desses padres mais baixos de trabalho. Encarnava o fantasma da vadiagem. alvo predileto da ordem policial.

Tabela 6

Capoeiras da Bahia por categorias ocupacionais


Categorias ocupacionais Livres Nmero ArtesBos Trabalhadores de rua Domsticos Martimos Trabalhadores do comrcio Sem ocupaao 43
18
%

Escravos Nmero 1
O
%

35,5
14,8 11,5 19.0 0,8 18,l

8,3

25.0
-

14 23

3
0 0

1
22

66,7

Corno podemos ver na tabela acima. uma parcela majoritria dos capoeiras nascidos na Bnhia exercia ocupaes qualificadas, o que indica uma maior intimidade com o univei-soocupacional da cidade?na medida em que o exerccio de ocupaes com maior habilidade artes~nal exigia maior capacitaiio e insero no mercado de trabalho. Ser carpinteiro mais difcil do que ser carregador de cafk. Este perfil se iga ao padro etrio mais alto, o que pode indicar um xodo de indivduos mais habilitados que buscam a cidade por objetivos profissionais mais consistentes. As ocupaqes de rua eram espao predileto de menores e garotos de rua, bem prximo ao palco primordial da capoeiragein. Nesse ambiente urbano, as habilidades do jogo eram importantes. Como esses menores vinham para o Rio'? Prov:ivelmente, eram filhos de migrantes da Bahia. Como entravam no mundo da capoeira? Parece lgico, por sua idade, que esse aprendizado se dava no Rio, com certeza um grande centro irradiador das tradies da capoeira." A forte presena de desocupados indica a rotatividade da mo-deobra num mercado infoimal dominante, o que no era privi Igio de baianos. Entretanto. os capoeiras podiam desempenhar servios de capangas ou guarda-costas, fortemente disputados por polticos e negociantes.
"

Para iiin;i ;iiiioslrn (1:i dif'tihiio da (l.i:(li$io carioca d;: capoeira, ver o texto d e Vicente Sniies. A ~ ( , / P s ( I /JC'X.\V(I(I/ t1~q1.0: ( I (,(11~o(,il.dl 1 1 0 Pnn, ed. do niiior, 1994. do

O que os dados ocupacionais sobre baianos capoeiras podem elucidar? O enraizameoto da comunidade baiana no Rio demonstrado por profisses como bombeiros e negociantes, raras no padro total dos presos na Casa de Deteno; mas, em nmero expressivo, eles tinham ocupaes de rua mais desqualificadas (como o comrcio ambulante) ou mesmo eram desocupados. Interessante a proximidade que escravos e livres tm das ocupaes domsticas, forte entre escravos, mas relativamente pouco expressiva entre os livres. Coin certeza. o padro racial dos baianos era relacionado com seu padro ocupacional, numa cidade onde os preconceitos raciais e sociais ainda eram definidores para a insero do indivduo no mercado de trabalho.

Moradia e priso
Os registros de moradia so sinais valiosos dos plos de ao e socializao da colnia baiana no Rio dos fins do sculo XIX. A tradio guarda que a comunidade baiana no Rio (eminentemente negra, como os registros de cor dos capoeiras indicam) tinha seu centro no Morro do Livramento e imediaes de Sade e Praa Onze. onde importantes terreiros de candombl. e umbanda. como o da lendria Tia Ciata, estavam localizados.'" Para utilizar os registros de endereo. teremos que agrupar as ruas em torno das freguesias (bairros) de ento. As principais freguesias do Rio eram Candelria. Santa Rita e Sacramento, que formavam o que era chamado de Cidade Velha, a zona comercial mais antiga. As outras freguesias foram formadas em pocas posteriores, e combinavam reas urbanas e atividades semi-rurais, como criao de animais. Infelizmente, os escravos no tinham registro de moradia, mas a moradia dos senhores podia ser indicativa, apesar de muitos escravos residirem longe de seus senhores, como era costume. Os dados que temos so os da tabela 7. Como podemos ver claramente, a moradia predileta dos capoeiras baianos era a Freguesia de Santa Ana. Esse dado corrobora a tradio de que a rea em tomo dos morros da Sade e Providncia era o

'"

Roberto Moura, Tic~ Ciatcl e (i pequer~u,f~.ic.c~ Rio de Jnileiio, Rio de Janeiro, no Secretaria Mt~~iicipal Ciiltiirn. DGDI, 1995 (Col. Biblioteca Carioca. li" 32). de

Tabela 7 Capoeiras baianos por moradia (livres)


Moradia

Nmero
4

YO
3,5
25,O

Candelria Sacramento Santa Rita Santa Ana So Jos Glria Santo Antonio Esprito Santo Engenho Novo So Cristvo Moradia desconhecida

28 1O 30 13
3

83
26,7 11,6 2,6 1,7 03 1,7 0,9 16,O

2 1 2 1 18

centro da comunidade baiana no Rio. Membros influentes dessa comunidade ali tinham sua residncia, como Cndido Fonseca Galvo. ou, mais popularmente, Prncipe Ob I1 d3frica,ex-combatente rl;l Guerra do Paraguai, baiano de Lenis e figura lendria da comunidade negra do Rio de outrora." Amigo pessoal do imperador Pedro 11, frequentador dos bailes da monarquia, era tambm venerado pela populaiio negra da Corte. Sua moradia era na Rua Bar50 de So Flix, na Freguesia de Santa Ana. a mesma rua do mais famoso cortiqo da poca, o Cabea de Porco,'' onde tambm morava quantidade aprecivel dos baianos. Decerto o Prncipe Ob era um referencial para a comunidade baiana, e para aqueles que viessem para a capital. A denon~inao "Pequena de frica" para aquela regio tambm era sintomtica de uma parcela da cidade marcadamente negra, e onde os filhos da Bahia tinham suas prticas culturais c religiosas mantidas. Mesmo no sendi um capoeira praticante, o Prncipe Ob era
Ediinrdo Silvn. 5lo1~r.v. f?c,et1i11(1111 tr~~(lfi-e(~I I 01' c~oloui.ir1 ///e ~~.(r~i.si/ioii .sltr,~ei.\ III~ fi.oii~ BI.I~:~/ C I I , ~ ,,SIII(/Y~ /if(* 1i11rr(111d ide~i,s D ~ I I0111i 11 ( / ' A , ~ ? ~ I/.~ iI ,i ~ ~I(/ ', r A ~ 1/10 o/ I C- ( />co/~lr. 184-5-1890. Loiidoii. Uiiiversily of Loiidoii/Uiiivcrsity Collctc. 1097. '"Siney Clirilloub, A ~ l 1 ~ 1 . 1 9 1 1.0111171 11,s (~ol~ti(:o,s: Ci(ku/e (/o Rio. / ~ . i 0 - / 9 0 6 .Criinpinns, (I UNICAMPIIFCH. 1000. pp. 44-50 (Gol. Priinrira Vc-siio, 1090)
r11

"

portador de uma mensagem poltica claramente simptica aos capoeiras: a manifesta simpatiii pela monarquia e por sua adeso 3 causa abalicionista. O Prncipe ObS era um mito para a populao negra da Corte. A segunda freguesia de moradia era Sacramento, na rea mais comercial e freqiientada da cidade. Palco principal das brigas de malta, era o centro nervoso dos conflitos envolvendo capoeiras. Decerto a moi-adia estava relaciona com as .fidelidades locais e de bairro, to importantes na formaco das maltas. tambm importante destacar que fazia larga froiiteira com a Freguesia de Santa Ana.

A Freguesia de So Jos vinha em seguida. Ela cobria uma rirea desde a atual Praa Quinze at o bairro da Glria. Santa Rita e Candelria. mesmo eni rireas mais centrais, eram pouco representativas. Coincidncia oii iiXo, os locais de moradias destes baianos nas dcadas de 1830-1 840 se tornaro as Areas dominadas pelos nagoas nas dcadas de 1870 e 1880. Um segundo dado importante o local de priso desses capoeiras. As diversas subdelegacias e seus distritos enviavam suas vtimas para a Casa de Deteno, onde eles eram fichados. Mas muitas vezes o prprio chefe de Polcia enviava os presos para a Deteniio, o que iiiipossibilitava a discriminaiin dii freguesia exata onde fora preso. Mesmo assim, os dados da Deteiiyo s5o importantes para localizar os locais de ao preferidos dos capoeiras, que podem informar os vetores da formao das maltas, ou os antagoi~ismos dentro do universo da capoeiragem.
Como vemos na tabela 8, cerca de 22 (21%) dos livres foram presos por ordem direta do chefe de Polcia da Corte. Esse dado indica maior preocupao das autoridades centrais da fora policial com este tipo de "criminalidade".

A maior pi-eseii~i~ prises de livres na Freguesia do Sacrade iiiento indica que esses ciipoeiras tinham conflitos que no se relacionavam sornente com os espaos de moradia, ou com a inanuteniio de uma comunidade local (como aparece no romance O Cortio na rixa entre "Carapicus" e "Cai-as de Gato"), mas muitas vezes com o controle informal de reas vitais para a reproduo de grupos de trabalhadores ambulantes, que eram fundamentalmente dependentes do comPrcio informal ou ambulante.

Tabela 8 Capoeiras baianos por local de priso (livres) Local


Candelria Sacramento Santa Rita Santa Ana So Jose Espirito Santo Santo Antonio Engenho Velho Engenho Novo Pelo chefe de Polcia

Nmero
4

33 29,7

30

Em outras palavras, as maltas de capoeiras poderiam ter sido orientadas para a defesa de reas importantes para a reprodu- ecoao nmica do grupo, como ambulantes que reprimem a entrada de outros mascates em sua zona "privilegiada". A Freguesia de Sacramento era parte da chamada Cidade Velha, zona de urbanizao mais antiga, e com forte presena de comrcio e servios, ao contrrio de outras, como Santa Ana, com um carter mais residencial.
De qualquer modo, a Freguesia de Sacramento, onde se concentrava grande nmero de 10,jas e estabelecimentos comerciais e de servios, era. por isso, uma das mais policiadas, o que ajuda a explicar o maior nmero de conflitos com policiais naquela rea. Quanto mais afastado do centro. formado por Candelria, Santa Rita e Sacramento, mais acentuado o papel residencial. Deve ser notada a presena da Freguesia de Santa Ana menos como local de ao repressiva. e mais como reduto de moradia. Santa Ana era, desde muito. local de concentrao da populao escrava e africana, fator relacionado com a formao da malta dos nagoas, dominante naquela irea. Quanto aos locais de priso de escravos, vemos que, mesmo com o diminuto nmero de escravos baianos comparados com os livres, a

presena acentuada de Sacramento se repete, confirmando os dados anteriores. Podemos intuir que a progressiva reduo do nmero de escravos no meio urbano, fenmeno persistente para os ltimos anos da escravido no Brasil, foi marcado por sua coiicentra5o em reas limitadas. No caso, as reas de urbanizaqo mais antiga, como vemos na tabela 9.
Tabela 9 Capoeiras baianos por local de prisao (escravos)
Local

Nmero

70

So Jos Sacramento Santa Rita


Sem local de priso

Capoeira e capoeiragem
A capoeira no era contemplada no Cdigo Penal do Imprio, mas era suficientemente perigosa para justificar uma vigilncia rigorosa por parte das autoridades. Um nmero aprecivel de indivduos foi preso por esse motivo no Rio do sculo XIX.

As autoridades policiais souberam forjar um jargo peculiar, relacionado ao falar popular, para identificar as diferentes dimenses da capoeira e justificar as repetidas detenes feitas em toda a cidade. Os capoeiras geralmente eram detidos, pelo simples motivo de serem "capoeiras", s vezes por vrios dias. Isso se explica pelo grande receio que as autoridades policiais na cidade tinham da capoeira. Sua simples presena j preocupava. Mas, s vezes, o motivo de priso registrado era algo mais complexo, o que exige explicaes. Quanto aos escravos, o motivo de sua priso sempre por "capoeira", o que tambm testemunha o grau de receio que as autoridades tinham destes tipos sociais. O termo "capoeiragem" ou "exerccio de capoeiragem" significava o treino, ou movimentos, geralmente utilizados como preparao.

Em grande parte esses presos eram menores, que ficavam nas ruas e praas pblicas aprendendo os meneios com outros mais velhos. Esses "exerccios" eram sintomas de que novas levas de capoeiras estavam se preparando para agir ou do quanto certos gnipos estavam j habilitados para agir. Outro motivo de priso era "desordem e capoeira", que indica uma ao mais violenta, ou mesmo um conflito com outros grupos, e que alarmava as autoridades policiais. Naquele momento, alguCm podia ser processado por ferimentos ou ameaas, o que resultava em maior testemunho documental das prticas dos capoeiras. De qualquer forma, a "desordem" era uma ao mais violenta, e decerto era punida com maior severidade. Outro motivo tpico era a associao entre "capoeira e vagabundo" ou "vadio". Controlar o que denominou-se "vadiagem" era uma obsesso da elite do Estado da poca, e refletia o medo de uma imensa massa de trabalhadores no mercado informal, gestando sua prpria sobrevivncia sem o controle patrotlal direto. Essa massa de ambulantes e biscateiros vai ser um fator de preocupao e receio por parte das autoridades policiais do sculo XIX comparvel aos operrios do sculo XX, as "classes perigosas" da contemporaneidade. Quando h "capoeira" se somava a "vadiagem". isto , a capacidade de somar conflitos de rua junto a uma autonomia de reproduo econmica, podemos dizer que uma mistura explosiva, na viso das autoridades, se formava. o que explica a virulncia das prises arbitrrias. comuns no perodo. Se registram outros motivos de priso mais raros, mas nem por isso menos reveladores. A priso de indivduos por "suspeitos de capoeira" desvelam o grau de preocupaao e o nvel a que podia chegar a parania das autoridades. Quanto aos baianos, o que podem esses dados revelar? As prises por "capoeira" exibem um esteretipo facilmente identificado pela autoridade. e que era facilmente vtima do arbtrio policial. Os dados indicam que cerca da metade dos presos (52,4% dos livres e 100% dos escravos) foi detida simplesmente por "capoeira", dado que se conforma com o conjunto global de todos os presos, o que s salienta a periculosidade da capoeira.

Em seguida, como mostra a tabela 10, referente aos livres, vinham 18 por "capoeira e desordem" ( 17,8%), 1 l por "capoeira e vadio" (10,8%) e 9 por "capoeiragem" (8,9%). Um certo nmero foi detido por agresso a policiais. possivelmente por reagirem ao ato de priso (3,9%). Curiosa a alegao de "capoeiragem e desordem", que intui a existncia de conflitos nos momentos de exibizo e de treino. Na realidade, "capoeiragem" 6 a nica alegao em que podemos afirmar com segurana a presena dos golpes de corpo caractersticos da capoeira.
Tabela 10 Motivo de priso de capoeiras baianos no Rio (livres)
Motivo
Capoeira Capoeira e desordem Capoeira e vadiagem Capoeiragern Capoeiragem e desordem Capoeiragem e vadiagem Capoeira e agresso a policiais Capoeira, vadio e desordeiro Suspeito de capoeira 1
1

Nmero
53

'Yo
52,4

18

17,8

03
0.9

A primeira coisa que tem de ficar clara a veracidade das informaes. Ser que os dados coletados nas ocorrncias no so excessivamente vulnerveis ao humor das autoridades policiais, ou dos escrives, sem a preciso nescessria para um levantamento quantitativo? Em primeiro lugar, esse problema aflige todos os pesquisadores que utilizam as Fontes de origem policial. 1130 apenas os dados da Casa de Deteno. Em segundo lugar. a quantidade de pessoas envolvidas nessas instituies (visveis, por exemplo, na quantidade de caligrafias diferentes nos registros) e a regularidade de certas informaes apontam para a existncia de prticas costumeiras. e regulamentadas. que orientavam a identificao das causas de prisEo.
Em outras palavras, a presena de indivduos presos por trs ou

mais motivos diferentes se contrape ao recurso fcil da "desordem", por exemplo, como alegao mais que suficiente para levar um sujeito para trs das grades. O arbtrio policial tenderia a generalizar os motivos de priso, o que no acontece. No nosso entender, isso era determinado pelas prprias autoridades superiores. que precisavam de informaes precisas para planejar, com maior meticulosidade, o manejo do crime. O que estes dados apontam? Os filhos da Bahia praticantes da capoeira no Rio sofriam o crivo da vigilncia e da punio de forma um pouco mais acentuada do que os de outra origem, o que aponta a menor dissimula30 desses baianos no meio dos grupos diferentes. A alegao de "capoeira e desordem" indica uma certa hostilidade. ou dirigida contra outros grupos ou contra policiais. Mas esta ltima possibilidade menor, j que a agresso a policiais era um agravante registrado com freqncia. separado da "desordem" pura e simples. Infelizmente. a docuinentao dos jornais poucas vezes entra em detalhes sobre essas brigas de rua, tGo cniiiuns entgo. A presena desse motivo entre baianos mais do que entre capoeiras de outras origens aponta maior beligerncia, algo relacionado ao prestgio social, e afirmao num ambiente hostil ou estranho.

J os "vadios" se dedicariam a profisses de rua ou ambulantes, cuja mobilidade e autonomia, como j dissemos, preocupava as autoridades. Os detidos em "capoeiragem" eram menores de 20 anos: nefitos, como a coincidncia de dados indica.'" A proximidade percentual entre baianos "suspeitos de capoeira" e indivduos de outras origens presos pelo mesmo motivo denota similitude entre os da Bahia e os do resto do pas, pelo menos em uma coisa: a lgica da desconfiana que movia as autoridades. J a deteno por "vagabundo. capoeira e desordem" est ligada 21 noo de periculosidade que os capoeiras carregavam naquela poca. No sabemos ao certo como estes baianos eram vistos pelas autoridades. mas decerto o estigma da cor co1;borava para aumentar a truculncia para com eles.
"' Dos presos por "cnpoeiriigeiii". Trs tiiilioiii 2 0 anos e dois. ? I
iiiii

tiii1i:i 16 uiios, outro 17. oiitri) I X , r iiiri outro 15.

Vestes e grupos
Um dos registros mais sugestivos e ricos da documentao da Casa de Deteno refere-se b roupas dos presos na Casa. Com certeza esses registros serviam para posterior identificao numa sociedade onde documentos individuais eram raros. Esse testemunho no apenas confirma a baixacondio da maioria esmagadora dos capoeiras, mas tambm formas de identificao de gmpos, tais como as cores de Nagoas e Guaiamiis."' Um sintoma da riqueza desse material que podemos, por meio dele, perceber as formas de dissimulao que escravos engendravam, querendo desaparecer no meio da multido de livres e libertos que passava pela cidade. Essas informaes s podem ser entendidas em seu conjunto se agrupadas com o conjunto de vestimentas dos outros capoeiras. o que escapa dos objetivos desse artigo. O que pretendemos apenas apontar a possibilidade de encontrar traos de identidades especficas entre as roupas usadas. apesar de ser claro que a indigncia da maioria destes indivduos implicava numa roupagem sumria, marca da pobreza urbana. Apenas a ttulo de registro. podemos relatar o uso generalizado de chapus entre livres e escravos, uma marca tradicional do tipo social "capoeira" do sculo XIX. Outra observao sobre a uniformidade de cores que alguns usavam. Poderiam identificar maltas especficas?No sabemos, mas uma hiptese. Como exetnplo, vemos o caso de Odorico Antonio, lustrador, preto. Ele usava cala, palet e chapu preto.'' Seu companheiro, o tambiii preto Jos Bahiano, usava cala, palet e chapu de cor,"que, por inferiicia. podemos supor que vermelho ou prximo. As informaes das roupas usadas pelos seus companheiros de malta, com os quais foram presos, no possibilitam esse raciocnio. Outra informao cuidadosamente preservada pelos escriviies da Deteno era se a priso do capoeira ocorrera isoladamente ou em
!"

''
! '

Dc acorcio coin a irndiiio carioca do filial do sCculo, branco era usado pelos Nagas e verinellio pelos Gii:ii:iinus. V ~ I Sou~.es.A ~ ~ e g r e x <i~~.stif~ii(.<jo, 11. . ~d<~ cal). LMCD ii" 7962. 0 8 / 0 S / I X 8 1 . LMCD i:" 31179. 15/12/1 8 8 4 .

grupo, as famosas "maltas". Quanto aos baianos livres, podemos perceber, inicialmente, que metade dos presos ( 5 5 % ) foram apanhados dentro de algum grupo. Destes, uma minoria ( I 1%) foi apanhada em "desordem", o que pode indicar conflitos com outros grupos e dificulta saber quem pertencia a determinado grupo. Entre os escravos, um nmero bem menor (25%) foi preso em maltas. Na maioria, tanto entre livres como entre escravos, eles eram os nicos da Bahia na malta, o que sugere um alto nvel de intimidade com a capoeira local. Raros foram os grupos compostos s de baianos, como o formado por Luiz Fortunato e Ru fino Joiiqtiim Mzirques, ambos "pretos" e calafates, presos em 1887." Isso significa que a capoeira no foi, ao contrrio do que espervamos, um canal de identificao baiano no Rio, como uma marca de diferena. Era mais um movimento de pai-ticipano na comunidade local, marcada na poca pelas diferenas raciais e de nacionalidade.

E quanto 2 gregariedade dos capoeiras baianos, eles estavam em maioria dentro de maltas. quando foram presos? Na mesma direfio dos livres, os escravos baianos se misturavam no meio da populao cativa, e podemos ate supor sua maior intei-aocom os africanos, muitos deles j tendo passado por Salvador. Como testemunho, podemos citar o mais antigo registro de malta onde havia um baiano, um escravo, pardo, de nome Honorato, capturado, sintomaticamente, junto com dois africanos, Joaquim, 36 anos. nao cabina, e Antnio, 32 anos, benguela, alfaiate, e por ltimo Fnituoso, nascido no Rio, 22 anos. com banca de venda de peixe.'4 As induinentrias dos capoeiras baianos no Rio pouco revelam de diferente em relao a elementos de outras origens, mas guardam considerveis semelhanas entre si. Podemos concluir que a indumentaria no era um trao de identidade da comunidade baiana na Corte. Mas uma percepo curiosa permanece. Por que uma quantidade aprecivel dos baianos usava roupa de cor azul, rara na maioria dos registros? Seria um trao de identidade grupal?

"
A '

LLMCD LMCIJ

11" 11"

39x7. 2311 111 863 3963, ~XI0911 XX?

Concluso
Uma anlise substantiva da presena de baianos na capoeira carioca do sculo XIX exige um conjunto de dados qualitativos mais amplos, principalmente de jornais e fontes policiais. A riqueza da documentao relativa capoeira no Rio de Janeiro permite supor que esse trabalho se.ja possvel. Este artigo tinha somente o ob-jetivo de apresentar alguns dados sobre este terna por meio de uma documentao especfica e indita, e abrir o debate sobre o assunto. Procuramos. algumas vezes, levantar interpretaes breves e iluminar hipteses que a-judem a entender os elos ocultos que do sentido a um mundo social particularmente mal conhecido, formado por homens quase sempre alvos do medo ou da fria dos mantenedores da ordem. Uma comunidade com uma singular porcentagem de "homens feitos7'numa atividade marcadamente adolescente e jovem. Uma colnia onde a preseiia iiegra era hegemnica. Uma presena negra que deixou marcas nas formas de associao e ritualizao social, to presentes na comunidade baiana no Rio como um todo. Uma comunidade que no era apenas feita de crioulos, mas de africanos, oriundos principalmente da frica Ocidental, e que, anos depois de chegarem a Salvador, vieram para o Rio, quase sempre fugindo da ira dos escravocratas aps a rebclio de 1835. Estes africanos, conhecidos como minas, mudaram os padres da cultura escrava na cidade e, no perodo aludido. tinham forte presena entre os escrrivos africanos no Rio." Quantos desses minas vindos da Bahia passaram somente como africanos nos arquivos da Casa de Deteno? Uma questo ainda no respondida, que leva a outro dado importante: trabalhamos aqui apenas com os nascidos na Bahia, e no com todos aqueles oriundos da provncia que no deixaram registro dcssa passagem na cadeia. A "negritude" da capoeiragem baiana no Rio refletiu-se tambm nos seus padres de moradia. A "Pequena frica" da Sade e rea portuiria foram, no por coincidgncia, regies marcadas pelo conflito

"

Por volta de 1x63. cerca de 304. tlos ;ifi.inii!is iio Rio ei-ain iiiinas. A g r a d e ~ oa Carla Adriaiio CAiidido. Iiisroriadora dii Pir:i. lirir esta iiil'oriiiaio.

social e pela resistncia. Quando, em 1904, o novo prefeito Pereira Passos botava abaixo bairros inteiros, tendo em vista o "embelezamento" da cidade, no momento em que a onda demolidora chegou ao bairro da Sade teve de enfrentar uma verdadeira revoluo popular, com cenas biutais de conflitos enti-e soldados e moradores. Entre os lderes da Revolta da Vacina, como ficou conhecida, uin capoeira: Pata Preta.'" Para se desvendar os mistrios dessa colnia baiana preciso entrar nos cortios, penetrar os labirintos da cidade, recolher os fragmentos da docuine~itac;o dispersos em jornais e ofcios de polcia. Mas talvez o maior mistrio desse pedao da Bahia no Rio esteja

na posiiio estratgica assuiiiitla por seus ineinbi-oi, dentro do mundo marginal carioca. Um exeinplo vivido est na trajetria de um aparentemente anriimo negi-o baiano. De nome Jos Antnio, ele era um frequentado~ contumaz da Detenqo, muitas vezes por capoeira. Morador do Morro do Cilstelo e vendedor de jornais nas luas do centro, foi, somente entre 1 885 e 1 888, preso cluatro v e z e ~ . ' ~ No dia 19 de junho de 1888. uma grande malta, com mais de 30 indivduos (todos negros), F i capturada no Campo de Santana. Seu cheo fe era Jos Antonio. cu-jas caractersticas coincidiam com aquele preso ein 1885. Mas o mais importante estava para acontecer! No dia 30 de dezembro de 1888. Liin grande conflito colocou frente a frente capoeiras e militantes repiiblicanos. Era o batismo de fogo da Guarda Negra, organizao de libertos que s: notabilizou pela defesa da monarquia.'x Na t
Nicol:iii Scvcciiko. .A I.(,I.o/I(I (/(I i~~ic.iii(i, Paulo. E(1. Scipioiic. IL)03 (TiiI. I-l~.;iiiri;i c i n S3i) Aberto). ' I Jose Aiii6iiio tlos S:iiiios. I X anos. rchideiiic tio Morro tio Castelo. preso eiii 10/03/IXXC> por "c;ipoeira", c1110410XII XX5 por " c n l ~ o e i r ~ ie v:i(lio. cin OJ/OO/I 8x6 por "calioeira. " vadio e tlcsordciro". cin 10/04/IXX7 por "v:~<li:igciii e c:ipoeirageiii". eiii 30103lIXXX por "c:~!)oeiru e tlesordeii~" Ver Livi-os T' 4038. 54 I X. WSX. 54 17 c 43 1 1 I " 'Guarda Ncgr:i Ii iiiii iiioviiiieiiio de iirgros livres c liberros ein apoio 4 inoii:irqtiia 9 aos replihlic:ins. Entre os trabapelo 1.7 tle iii:iio e se coiiri;il)iiiilin t'iiiitIaiiieiit:il~ne~iIe Ilios clissicos cliir. fnl:iiii ii;i Cii;ii-da Negr;i. podeiiios citar Osvaldo Orico, O rifii'r (lu ~ ~ h ~ l r ( ~ c i o de Juiieii.o. S. c.. 10.53; 1i:iiiiitiiido Magalhiies Jiiior. A ii(ltr rur/~iilrrirrrr10 Rio . .losr;(10 Priti.ocirio. Rio tle .I:iiieii-o. Ed. Siihii, 1960; Rehecca Baird Bergsiressr. T l i ~ iilr i irioi,e~i~eii/ tiro (rbrrlirirrii ri/ s l < r i . r r ~r ! Rio (/r .Irri~eiiur. Ih'hO-1889, Staiif~irclUiiivcrsity. 1973. PIiO.: Maria Lci:~(Ir Soiiz:i R:iiigel Ricci. C;~iriizlri N(>,qi. /J<~I:$/ tlc, rri~rrr.~vcierI(rrlp r ~ ic.?i.\.r. C;iiiiliiins. s r.. 1000; Micliael Trochiiii. "Tlie Brrizilian Hlnck Giirtrd: racial i XLI coiil'lict iii pwi-;ih[ilitioii iii Br;izil". Tlic Air~<~i~ic<r.v. V 3 (1088): Georze Boeher. Du ir~oritii~c/~iitr (r lic~priblic.o./~~.ririi.r(r Portido Rrl~rrhlic.<iii~i Brtrsil. R i o de poi.(i (10 iro
"'

lista de feridos o noine de Jos AntBnio e vrios membros da malta. presos ein junho. No ano scguinte, Jos Antnio preso de novo quando liderava outro contlito eiitre a Guarda Negra e republicanos, desta vez na Rua do Ouvidor, no centenjrio da Revoluo Francesa. Ele desafiava os republicanos gritando "vivas" ao Prncipe Obi. e foi preso como u n i dos lderes do ataque dos capoeiras.''' No princpio de 1 890, ele seria tambm deportado para Feriiando de Noronha com LI nata da capoeiragem carioca."' Seria Jos Antnio o elo entre os baianos e a capoeiragem poltica na Corte? Seria essa ligao um;i aliana entre diversas tradies da capoeira (a baiana e a carioca) em noine da luta por causas de negros e libertos'? O que podemos ter certo o papel estratgica dos baianos na rnovirneiita50 poliria dos capoeiras, como a presena de uma figura como o Prncipe Obri I1 pode atestar, e a frentica atiiaiio de um Jos Antnio, certamente iim lder, tambm aponta. O perfil negro da capoeira baiana na Corte era ingrediente importante nessa preeminncia. Outros comt.iiirios ainda podem ser feitos. Os registros de filia$20 para livres ocusioiialmente podem informar a posiq5o social de famlia na terra de origein. Igualmente, a posio dos proprietrios de escravos pode ajudar a entender a posio dos escravos baianos no jogo das in:ilt;ts nii Corte. Certamente, uin escravo de um senador poderoso recebia iim tiatainento das autoridades policiais diferente do dispensado ao cativo de um simples sapateiro. Para realizar este estudo, que escapa dos objetivos desse artigo, seria necessrio ter acesso a fontes sobre proprietrios de escravos da Bahia que depois vieram ao Rio, ou documentos da Provncia da Bahia que elucidassem a posio social dos pais daqueles presos. Um outro dado interessante a diferenqa entre a permanncia na priso de escravos e livres da Bahia, e a reincidncia alta, principal-

Jaiieiro, Iiiipreiisa Nacioii~il. 11173 c Flrivio dos Sniilos Goiiira. "No iiieio das dalias C O tlirv;th. I I L C ~ ~ I ~ I citladaiii;~110 alvorcccr tl:i Rcpiiblica. A Giiiirda Negra 11:i Cortr - 1888A,fj.o.,4,\iu/1(o,!. IRio (lc Iaileiro. 7 I ( icJLJ I ) , lpl?. 75-[)i>. I XXL)". /;,,III~(I,S '" LMC'Ii 11" 397.1, 15/07/1XX9 "' Ele I'oi dcliorrndo c111 23 tle tiiaio tle 1890. apts ter sido detido eiii 27 d c inaro do iiiesiiio aii0. Ver LMCI) 11" 4372. 27/03/1Xc)0.

mente de livres. A alta taxa de reincidncia de prises para livres revela a persistncia da capoeira como uma atividade arraigada, mesmo sendo de alto risco. Quanto a escravos, a mdia de permanncia nas prises ( 1 0 dias) contrasta muito com a dos livres (3 dias), o que pode ser explicado pelo fato de que o escravo somente podia ser solto com a anuncia do senhor, que muitas vezes no sabia da prisgo de sua "propriedade". Somente atravs de uma pesquisa com fontes mais narrativas, como jornais e ofcios de polcia, utilizando os registros da Casa de Deteno como ponto de partida, poderemos estabelecer um quadro mais ntido do lugar ocupado pelos baianos na capoeiru do Rio e, em conseqncia, da histria oculta da capoeira neste pas.

Anexo I
Relao dos capoeiras da Bah ia presos no Rio
Escravos
1803 1881 Honorato Nicolau Eduardo Eduardo Anacleto Manoel 1882 Niccio Li brio" Pacfico

Livres 1868

Heni-ique Manoel da Conceio Romiio Fr;incisco de Oliveira Felisberto Alves Carneiro Martins Joaquim da Silva Ladislau Apostinlio do Desterro Lus Verssiino (vulgo Cachaa I Jos Maria dos Santos Joo Bahia de Souza Vieira EugCnio Pedro da Silva Rodrigo Peixoto Guimaresh Antonio JosC Ioaquiin Odorico Antimio Fernando Antonio dos Prazeres Cosme Jos de Sant'b\i1nac Miguel Bernardino Joaquim de Barros Lus de Almeida Silva

1870 1877 1879 188 1

1882

':

Foi prern iiovuineiite ein 18x2.

.. Foi preso de novo ein 1885.

" Foi prc.il de iiovn ein 1882.

I883

Victoi. (diz ser Victor Gustavo da Cunha) Jos Pedro Guiinares Joaquim Jos de Snnt' Aniia Anl6nio Carolino da Conceiqo Maiioel Nunes Floriano da Raclia Brito" Felipe SantiagotJoo Pedi-o da Silva

1884

Lus Gonzaga Doiniiigos Evarislo da Cruz Marcos Tlieodoro Josf Baiano Antiinio Faria da Costa 1885 Joii(1 Sacerdote da Boa Morte Joat Garcia de Souza Ric:irdo Joo da Costa Jose Antonio' Jo;i( da Silva Braga Manoel Valentiin do Sacramento Martinho Francisco Sirnplionio Joo Batista Joo Tlieodoro Manoel Joaquiin dos Santosg Elpdio Ric~ii-do Silva'' da
I

1886

Angelo Manoel do Nascimento Eduardo ivartins d;b Rosa' Francisco Nuiies da Costa (vulgo Francisco Joo) Maiioel Jos: Joaquiin d e Saiitana1 Tlieodoro Marques da Costa Gerrnano Jlio Francisco dos Santos Vicente Joo de Faria

:' Fi orcsrr de iiovo coiii o iioiiie de i\iit6iii du Costa Torres

Foi preso eiii 1883. e tliias vezcs cri1 IXRS Foi preso eiii 1XX5. 1x86. 1x87. I XXX. 1889 e 1890. L Foi prcsiI trCs V ~ Z I S 188.5. e duas eiii 1886). " Foi preso de iiovo eiii 1886. ' Foi preso de inovo eiii 1886. 1 Foi preso de iiovo eiii 1886.
'

Eduardo Afonso (vulgo BrBs Dainiisio do Nascimento) Maiioel Nunes do Nasciineiito (vulgo Manoel Novaes do Nascimento) Joo Evaristo Pereira Goines Luiz Fortunato (vulgo Tlieophilo Lus Fortunato) Ruiino Joaquiin Marques 1887 Manoel Anjo da Coiicei5o Antonio Eleutrio dos Santos (diz ser Pedro Eleutkrio dos Santosi Emygidio Mariaiio do Espirito Santo Frederico JosG de Oliveira Cosme e Dainio Antonio Pereira Franccliiio AniOnio Balbino Alexandre Alves Manoel Firinino de Souza Thoin Francisco do Bonfim Artur Pontes de Miranda Lus de Frana Rastos Manoel Gouveia Manoel Aristides Pereira Liina Augiisto dos Santos Loureno Justiniano dos Santos Aurlio Fclix Vianna Manoel dos Santos Manoel Arcendino da Conceiqao Acicici Alvcb Moreira Joo Batista da Cruz Eduardo Jos de Oliveira Angelo Custcdio Piinentel Aineriiio Jos dos Santos Doniingos AiitOiiio dos Santos Joo Cndido Manoel dos Passos Sal (diz ser Raul Barreto) Jose Joaquiin de Sanlana Jos Francisco Leiw Guimares Jos Antnio Fernandes

1888

1890

S-ar putea să vă placă și