Sunteți pe pagina 1din 3

Funoes do fluido hidraulico 1. Transmissao de potencia 2. Lubrificaao 3. Vedar as folgas entre peas moveis 4.

Arrefecimento do sistema O que e quanto vale o numero maximo de neutralizaao a medida de acidez ou alcalinicidade do leo. Em excesso causa corrosao dos metais e elementos de vedaao. O maximo valor de 1g de hidroxido de potassio por litro de oleo. Fludo resistente ao fogo. 1. Deve-se utilizar vedaoes indicadas pelo fabricante 2. Reduao ou aumento da viscosidade com o uso 3. Maior desgaste do equipamento 4. Deterioraao das pinturas vedaoes e isolamentos Pq a temperatura nao deve ultrapassar 50C quando se tem oleo com glicol? Deve-se fazer analises constantes pois devido a evaporaao da agua a viscosidade tende a aumentar. Como se dimensiona um reservatorio hidraulico ? Como regra pratica utilizamos tres vezes a vazao da bomba para determinar o volume do reservatorio. O reservatorio deve estar apto a suprir o sistema durante 3 minutos sem retorno. h=3/1e1/2d pode-se utilizar chicanes h1= 2 O que filtro qumico ? um filtro especial que realiza a limpeza absoluta. composto de um reator que anula o efeito acido ou basico resultante da oxidaao transformando a substancia nociva em agua e cloreto de sodio. Quais procedimentos para troca de oleo? 1. Drenar todo o sistema incluindo o reservatorio, fazer uma limpeza com oleo diesel secar e trocar os filtros de sucao 2. Encher o reservatorio com oleo novo fazendo circular direto da bomba para o reservatorio por 20 minutos 3. Fazer o oleo circular o sistema todo sem carga, por 30 min 4. Instalar um novo filtro de retorno e recomear a operar a maquina. Esquema de um sist hidraulico com as 3 partes. 1. Sistema de aplicaao de energia: atuador 2. Sistema de distribuiao e controle: Valvulas de direao, vazao e pressao 3. Sistema gerador de energia: bomba, motor eltrico e filtros. Do que depende o fator de fricao? Depende basicamente das caracteristicas da tubulaao e do numero de reynolds do fluido analisado. Cite os tipos de vedao: 1. Anis de segmento - utilizados em altas vel. e baixas presses 2. O'ring - vedaes simples mais utilizado e quando submetido a altas presses utiliza-se o sistema back up. 3. Anis em V - usado em numeros pares de acordo com a presso de trabalho a cada 50 bar coloca-se um jogo a mais.

4. Anis em U - utilizado para altas presses e baixas velocidades Filtro na linha de pressao: Usado somente quando um componente necessita de perfeita limpeza, devendo ser incorporado a uma valvula de retenao simples. Cilindro posicional Tendem? Possui dois embolos ou pistoes e recebe fluido hidraulicoem duas tomadas consecutivas, aumentando assim a fora tanto no avano quanto no recalque. O que sao chicanes? Chicanes horizontais: evitar a formao de vortices sendo colocadas um pouco abaixo do nivel do fluido Verticais: colocadas entre o duto de sucao e retorno para facilitar a troca de calor no fluido, obrigando a circulaao do mesmo. Bombas em paralelo: aumento de vazao! Utilizada quando se quer rapida aproximaao do cilindro e que a execuao do trabalho seja lenta e com plena carga e quando nao possuimos uma bomba que supra a carga necessaria. Circuito de alta vazao e baixa pressao e de alta pressao e baixa vazao Bombas em serie - a presso no se soma utilizamos uma bomba em serie para evitar o problema de suco a bomba alimenta a seguinte "supercharging" Vazao induzida: Podemos ter vazao induzida de avano e vazao induzida de retorno, e ocorre quando a bomba fornece vazao a um cilindro de duplo efeito. No caso do retorno a vazao induzida eh maior do que a vazao fornecida devido a diferena de volume pela presena da haste. Esta vazao induzida de retorno que eh a que deve ser usada para dimensionamento do SH. O que eh e como acontece o choque hidraulico? Pode ser por compressao ou descompressao. Ocorre por exemplo quando mudamos a posiao da valvula direcional. O fluido tende a descer por gravidade na linha de pressao e ao mesmo tempo no sentido contrario devido a vazao da bomba ocasionando choque hidraulico por compressao. Ponto de anilina - a temperatura na qual o leo e a anilina assumen uma nica colorao. BPA< 200 ao solvente nas vedaes APA> 200 torna as vedaes ressequidas. Sistemas "back up" - usado juntamente com a vedao O ring quando o sistema foi submetido a presses maiores servindo de encosto e evitando a sua mordedura. Tubo de parada - utilizado para cilindros que possuem um grande curso e ou sofrem ao de uma carga perpendicular a haste. Bomba de pisto axial - a posio de trabalho paralelo ao eixo e neste caso o giro deste provoca a rotao do bloco com os pistes e atravs da inclinao do prato gera tem-se a variao do curso dos pistes alterando a vazo, somente a fora centrifuga responsvel pela vazo. Bomba de pisto radial - a sua principal vantagen poder desviar para o tanque a vazo fornacida por um ou mais pistes aumentando assim a presso Influncia do fator de frico - o fator de frico devido a temp. do fluido e rugosidade interna do duto .

Bombas de deslocamento no positivo - um pequeno aumento de presso reduz consideravelmente a sua capacidade de vazo usadas basicamente p/ deslocamento de um volume de fluido, no existe boa vedao, pode operar com liquido contaminados ou de baixa viscosidade, no necessita de proteo contra sobre carga Bombas de deslocamento positivo - permite a tansmisso de potncia e so usadas em sistemas leo - hidrulicos Bomba de engrenagem - bomba que cria uma determinada vazo devido ao constante engrenamento e desengrenamento de duas ou mais rodas dentadas usada em circuitos de baixa ou mdia vazo e presso relativamente alta sua vantegen a robustes e desvantagen o rudo excessivo, vazo fixa e necessidade de alvio Bomba de engrenagens internas - construo mais compacta vazo mais suave menor rudo porm mais cara Bombas de excntrico interno - baixssimo rudo Bombas de rotores lobulares - usa - se lobulos no lugar de engrenagens usada p/ altas rotaes Bombas de parafuso - usada em circuitos que exigem uma vazo uniforme suporta altas rotaes Bomba de palhetas de deslocamento varivel - maior resistncia a picos elevados de presso no usa vlvula de alvio, menor aquecimento do fluido, baixo consumo de potncia Bomba de pisto - fornece uma vazo pulsante sua vantegem que pode desviar a vazo fornecida por um ou mais pistes este tipo resiste as maiores presses resiste a presses mais elevadas, alto rendimento volumtrico Dizer ou provar se a relao v = Qb/Ah vlida para um sistema regenerativo Q1 = Q2 + Qb v1 x Ap = v1 x Ac + Qb v1 x (Ap - Ac) = Qb v1 = Qb/Ah

S-ar putea să vă placă și