Sunteți pe pagina 1din 3

2010/2011 Escola E.B 2,3 Dr.

Antnio Francisco Colao Lngua Portuguesa 7 ano Ficha formativa II Notcia Grupo I A) Texto jornalstico 1 Perodo
Prof. Manuela Pereira Paulo Mota

Uma casa para animais em risco extremo


Milagros Caninos d assistncia a animais sem perspectivas de adopo.
Chama-se Milagros Caninos (Milagres Caninos), fica na Cidade do Mxico e presta assistncia aos mais desprotegidos de todos os animais de companhia em situao de abandono, nos ltimos meses. Neste santurio sem jaulas o primeiro do Mxico a dedicar-se exclusivamente ao acolhimento de animais em risco extremo - ces no final da vida, com deficincia grave, desfigurados por maus tratos, mutilados em acidentes, vtimas de violao ou com doena crnica ou terminal, reencontram a dignidade de que se viram privados ao longo da vida. Peluso, que faleceu em Julho, foi um desses ces sem perspectivas de adopo, chegado ao santurio da Cidade do Mxico j muito doente. Foi ele que inspirou o Monumento ao Animal Abandonado que a Instituio ergueu no bairro de Tlalpan, num tributo sua resistncia perante a adversidade. Santurio privado, Milagros Caninos foi criado por Patrcia Espanha, na sequncia da morte, em 2004, do seu co, Clavo. No site da instituio www.milagroscaninos.org -, Patrcia que "sempre soubera qual o sentido da vida de Clavo", mas que, nesse momento de perda, no conseguiu "encontrar um sentido para a sua morte". Foi durante esse processo de luto que Patrcia descobriu que poderia fazer a diferena - ajudando outros animais a viver. 1

Alm da sua funo primeira, a instituio desenvolve tambm programas de terapia assistida junto da comunidade, envolvendo idosos, crianas e jovens em risco ou com necessidades especiais.

In Dirio de Notcias, 2 de Novembro de 2008 Aps uma leitura atenta do texto, responda s questes apresentadas. 1. Classifica o tipo de texto jornalstico apresentado. Justifica a tua resposta, 2. Identifica as informaes que podemos encontrar no lead. 3. Atenta no subttulo. 3.1. O que a Milagros Caninos? 3.2. Por que razo a associao ter este nome? 3.3. O que distingue este abrigo canino dos outros que normalmente recebem
todo o tipo de ces? indicando a respectiva estrutura.

4. Atenta na legenda da segunda imagem. 4.1. Por que razo Peluso ter inspirado aquela esttua? Justifica a tua resposta
com elementos do texto. 5. Patrcia Espanha foi a criadora deste santurio canino. 5.1. Indica os motivos que levaram esta mexicana a desenvolver um projecto to interessante.

6. Atenta no ltimo pargrafo do texto. 6.1. De que forma os ces retribuem o alimento, o conforto e a ateno que
recebem? GRUPO II 1. A) Milagros Caninos d assistncia a animais sem perspectivas de adopo. B) No ser a Milagros Caninos um exemplo a seguir? 1.1. Indica o tipo e a forma de cada uma das frases. 2. ces no final da vida, com deficincia grave, desfigurados por maus tratos, mutilados em acidentes, vtimas de violao ou com doena crnica ou terminal, reencontram a dignidade de que se viram privados ao longo da sua vida. 2.1. Classifica as palavras sublinhadas. 3. Derrepente Patricia persebeu que o Clavo tinha desaparessido e comesou a xorar asseguir afundou uma acossiao para protejer os animais porque eles tambem tem dirtos. 3.1. Reescreve o texto, corrigindo os erros ortogrficos e sintcticos e colocando a pontuao correcta.

GRUPO III 1. Escolha uma das seguintes propostas de produo escrita.

A) Imagina que jornalista e que foi incumbido de noticiar um ataque de uma


abetarda a um homem. Elabora uma notcia (150 200 palavras) clara, correcta e concisa, de acordo com o tema proposto e respeitando a estrutura desta tipologia textual.

B) Imagina que na sua vila h muitos ces abandonados que se tornaram perigosos,
porque, devido falta de comida, andam em matilha e atacam crianas. Escreve uma carta de reclamao (150 200 palavras) aos servios municipais que zelam pela ordem e sade pblica.

S-ar putea să vă placă și