Sunteți pe pagina 1din 5

2.

6 Filme Fotogrfico(Antonio)
Filmes fotogrficos so elementos importantes em sistemas de processamento de imagens. So frequentemente utilizados como meio de gravao de imagens, sendo, de longe, o meio mais popular para se gravar resultados de sada. Por essas razes, conclumos esse capitulo com uma discusso sobre algumas propriedades de filmes fotogrficos monocromticos, (preto e branco) assim como suas relaes com aplicaes em processamento de imagens. 2.6.1 Estrutura do filme e exposio(Antonio) A figura 2.23 mostra uma seo transversal de um filme fotogrfico tpico como apareceria ao ser aumentado. Ele consiste das seguintes camadas e componentes: (1) uma camada externa de gelatina usada para proteo contra arranhes e marcas de abraso; (2) uma camada de emulso de minsculos cristais de sais de prata; (3) uma camada de substrato para promover a adeso da emulso base do filme; (4) a base do filme ou suporte, feita de triacetato de celulose ou um polmero relacionado; e (5) uma camada base para prevenir encurvamento. Quando o filme exposto luz, os gros de sal de prata absorvem energia ptica e sofrem uma mudana fsica complexa. Os gros que tenham absorvido uma quantidade suficiente de energia contem pequenas manchas de prata metlica, chamadas centros de processamento. Quando o filme exposto processado, a existncia de um nico centro de processamento num gro de sal de prata pode causar a mudana de todo o gro para prata metlica. Os gros que no contem centro de processamento no sofrem tal mudana. Aps o processamento, o filme fixado atravs de remoo qumica dos gros de sal de prata remanescentes. Quanto mais luz alcanar uma certa rea do filme,mais sal de prata tomado processvel e mais denso ser o deposito de prata que ser la formado. Uma vez que os gros de prata so fortemente opacos nas freqncias pticas, uma imagem de tons de cinza obtida onde os nveis de brilho so invertidos, assim produzindo o conhecido negativo do filme.

O processo repetido para se obter uma figura positiva. O negativo projetado sobre um papel sensvel contendo uma emulso de sal de prata semelhante aquela utilizada no filme. A exposio a uma fonte de luz produz uma imagem latente do negativo. Aps o processamento, o papel apresentar uma imagem positiva.

2.6.2 Caractersticas do Filme(Sergio) Parmetros de interesse pratico para o fotografo so contraste, velocidade, granularidade, e poder de resoluo. Uma compreenso dos efeitos desses parmetros particularmente importante em aplicaes especializadas, tal como fotografar os resultados obtidos em um sistema de processamento de imagens. Contraste(Sergio) Filmes de alto contraste reproduzem diferentes tons do objeto de imagem como grandes diferenas de densidade na fotografia; filmes de baixo contraste traduzem diferenas de tom como pequenas diferenas de densidade. A exposio E a qual um filme submetido definida como energia por unidade de rea para cada ponto sobre a rea fotossensvel. A exposio depende da intensidade incidente I e da durao da exposio T. Essas quantidades esto relacionadas pela expresso. E = IT. A descrio mais usada das propriedades fotossensveis do filme fotogrfico o grfico da densidade do deposito de prata sobre um filme versus o logaritmo de E. Essas curvas so chamadas curvas caractersticas, curvas Dlog-E(densidade versus logaritmos da exposio), e curvas H & D (em homenagem a Hurter e Driffield, que desenvolveram o metodo). A figura 2.24 mostra uma curva tpica H&D para um negativo fotogrfico. Quando a exposio menos que um certo nvel, a densidade independente da exposio e igual ao valor mnimo chamado de nvoa grosseira. No p da curva, a densidade comea a aumentar com o aumento da exposio. Depois

esta a regio da curva na qual a densidade linearmente proporcional exposio logartmica. A inclinao dessa regio linear referida como o filme gama (Y). Finalmente, a curva satura numa regio chamada o ombro, e novamente a densidade no muda com o aumento da exposio. O valor de Y uma medida do contraste do filme: quanto mais inclinada for a curva, maior ser o contraste obtido. Filmes de uso geral de contraste mdio possuem gamas no intervalo entre 0,7 a 1,0. Filmes de alto contraste tm gamas da ordem 1,5 a 10. Geralmente, filmes com gamas relativamente baixos so utilizados para reprodues em tons contnuos; filmes de alto contraste so utilizados para se copiar traados grficos, assim como para outros usos especiais.

Velocidade(Sergio) A velocidade de um filme determina quanta luz necessria para produzir uma certa quantidade de prata no processamento. Quanto mais baixa a velocidade, mais tempo o filme dever ser exposto para registrar uma dada imagem. O padro de velocidade mais utilizado a escala ASA. Essa escala aritmtica, com o nmero de velocidade sendo diretamente proporcional sensibilidade do filme. Um filme de ASA 200 duas vezes mais rpido (requer metade do tempo de exposio) do que um filme de ASA 100. Algumas escalas de velocidades, tal como o sistema DIN usado na Europa, so logartmicas. Cada aumento de trs no numero de velocidade DIN dobra a velocidade real. Um filme de ASA 50 equivalente ao DIN 18, um de ASA 100 ao DIN 21 e assim por diante. Filmes de uso geral para fotografias ao ar livre e mesmo para ambientes fechados tem velocidades entre ASA 80 e ASA 160; filmes de granularidade fina para mxima definio da imagem tem velocidades entre ASA 20 e ASA 64; filmes de alta velocidade para pouca luz e fotografias em ambientes fechados possuem velocidades entre ASA 200 e ASA 500; e filmes de ultravelocidade para nveis muitos baixos de luminosidade tem velocidade ASA 650 para cima.

Granularidade(Anderson) A imagem derivada de cristais de sais de prata possui estrutura descontinua, que d uma aparncia granular em grandes ampliaes. O efeito mais proeminente em filmes rpidos, que tem cristais relativamente maiores; emulses mais lentas, com granulao fina, so portanto preferveis em aplicaes em que finos detalhes so desejadas, ou quando ampliaes so necessrias. Poder de Resoluo(Anderson) O nvel de detalhes que um filme pode resolver depende no apenas de sua granularidade, mas tambm de propriedades de espalhamento de luz da emulso e do contraste com que o filme reproduz pequenos detalhes. Filmes de granulao fina com emulses de pouca espessura permitem maior poder de resoluo. 2.6.3 Ajuste do diagrama e obturador(Anderson) Independentemente do tipo de filme utilizado, ajustes apropriados da cmera so essenciais para se obter imagens aceitveis. Os ajustes principais so os do diafragma da lente e a velocidade do obturador. No diafragma da lente, uma srie de lminas aumentam ou diminuem o tamanho da abertura para controlar a quantidade de luz que passa atravs da lente para o filme. O anel de controle do diafragma calibrado com uma escala dos denominados nmeros f, ou nmeros de aberturas, em uma srie tipo 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32. O numero menos o valor de luminosidade da lente e cada reduo da abertura do diafragma significa 50% menos luz que o do numero seguinte, a abertura 2 admite 50% menos luz que 1.4, 2.8 menos 50% que 2 e assim por diante. Ajustes de velocidades do obturador das cmeras tambm segue um padro de sequncia dobro-ou-metade.

Velocidades tpicas so 1, , , 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500 e 1/100 segundo. Quanto mais rpida a velocidade ajustada, menor o tempo de exposio obtido para uma dada abertura.

O diafragma e o obturador controlam a quantidade de luz que atinge o filme, atravs da intensidade de luz e do tempo durante o qual ele age. Diferentes combinaes de abertura e velocidade de obturador podem assim resultar na mesma exposio. Por exemplo, uma diafragma f/2.8 com 1/250 segundos, f/4 com 1/125 segundos e f/5.6 com 1/60 segundos, resultaro na mesma exposio. Entretanto, a combinao escolhida para esses ajustes depende das condies nas quais a fotografia tirada, ou das caractersticas do filme. Por exemplo, quando se fotografa uma cena em que a profundidade do foco que interessa, o fotografo deve selecionar um f de abertura to fechado quanto possvel, para dar a lente caracterstica de buraco de alfinete. Para um dado filme, essa condio limita a escolha de velocidades do obturador. Em outras aplicaes, a velocidade do obturador a considerao essencial. Um exemplo com implicaes em processamento de imagens o problema de se fotografas uma cena na televiso. Nesse caso, a velocidade do obturador deve ser ajustada abaixo da taxa de apresentao de quadros da TV (1/30 segundo por quadro), para compensar o fato de que o obturador no sincronizado com a emisso sinais da TV. Tipicamente, 1/8 segundo adequado, embora velocidades mais baixas sejam frequentemente usadas, a fim de se alcanar integrao de quadros. Muitas das imagens neste livro, por exemplo, foram fotografadas com segundos, com filme Kodak Panatomic-X de baixa granulao (ASA 32). Os ajustes do diafragma foram determinados atravs do uso de um medidor de luz (fotmetro) da intensidade de cada imagem.

S-ar putea să vă placă și