Sunteți pe pagina 1din 11

O TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGGICO: IMPLICAES NA FORMAO DO SUJEITO CRTICO E REFLEXIVO.

Adeilsa da Silva Ferreira adeilsasilva@hotmail.com UFPE Alena Karine Andrade Oliveira Alena_karine@hotmail.com UFPE

Resumo: Este relato de pesquisa fruto de uma inquietao e imensa curiosidade por entender os processos educativos e a transformao sofrida pelos sujeitos envolvidos com a prtica do teatro. Tendo como objetivo principal identificar as prticas educativas do teatro amador e suas implicaes na formao cidad de jovens nas camadas populares, utilizando-se de uma abordagem qualitativa, atravs do mtodo do caso alargado e tendo como campo emprico uma instituio de Caruaru-PE. Conclumos que a instituio utiliza a arte como meio de construir um sujeito crtico, poltico e reflexivo, contribuindo de forma positiva para a formao cidad. Palavras-chave: Teatro amador, formao cidad, arte-educao.

Abstract: This research report is the result of a huge concern and curiosity for understanding educational processes and the transformation experienced by the subjects involved in the practice of theater. Its main goal is to identify the educational practices of amateur theater and its implications for civic education of young people at the grassroots, using a qualitative approach, through extended case method as an empirical field and having an institution of Caruaru-PE. We conclude that the institution uses art as a means of building a critical subject, political and reflective, contributing positively to civic education.

Keywords: amateur theater, civic education, art education.

Introduo Entendendo o teatro e suas formas de expresso como instrumento de transformao e construo social, sua contribuio na formao do sujeito, trabalhando o estmulo reflexo e a criticidade, e conhecendo a histria da instituio escolhida que o tema: O Teatro como instrumento pedaggico: implicaes na formao do sujeito crtico e reflexivo foi escolhido, e levando em considerao o objetivo da disciplina propiciadora desta pesquisa, que visa estudar os movimentos e instituies com fins sociais; percebendo ainda a importncia do referido tema para a nossa formao acadmica, uma vez que iremos ser parte fundamental da construo social de diversos indivduos, de diversas culturas. Pesquisar o referido tema fruto de uma inquietao e imensa curiosidade por entender os processos educativos e a transformao sofrida pelos sujeitos envolvidos com a prtica do teatro. O presente exerccio de pesquisa teve como objetivo principal identificar as prticas educativas do teatro amador e suas implicaes na formao cidad de jovens nas camadas populares. A instituio que escolhemos como campo emprico de pesquisa foi o grupo TEA- Teatro Experimental de Artes, que tem como Slogan TEA Experimentado vida e produzindo arte, a qual tem como objetivo principal proporcionar meios de transformao social para jovens das camadas populares. Mais especificamente, buscamos nesta instituio:

1. Identificar os principais temas abordados por organizaes que trabalham com teatro nas classes populares. 2. Discutir a contribuio do teatro enquanto prtica educativa para a formao de sujeitos crticos. 3. Entender quais as mudanas que o teatro pode causar na vida dos sujeitos e na sua concepo de mundo.

2. CONVERSANDO COM OS AUTORES

2.1 O TEATRO E A EDUCAO POPULAR Para entendermos como as prticas do teatro amador contribuem para a formao cidad nas classes populares se faz necessrio a busca por entender o sentido de: Educao popular e arte-educao Devido a entendermos o teatro como uma ao poltica, pois polticas so todas as aes do homem que vimos no teatro amador o sujeito leigo ser transformado em um sujeito crtico, atravs das prticas educativas encontradas nas oficinas. Tendo Augusto Boal como um dos principais instigadores das relaes oprimido/ opressor que buscamos primeiro entender como essas relaes contribuem para a formao do sujeito crtico.
Como sabia o que fazia e como se fazia, esse opressor no poderia ser transformado, nem podia se transformar a si mesmo, naquilo que no era nem queria ser: tinha conscincia do mal que causava e dos benefcios que, disso tirava. Trabalhar com esse homem seria tempo perdido, intil temeridade. Lutar contar ele sim, valia a pena... Existe tambm o opressor que sabe o que faz mas se defende dizendo que no tem outra sada, apesar de no concordar com o que diz ser obrigado a fazer. (BOAL, 2008,p. 23.)

No teatro amador encontramos a relao de oprimido e aprendemos a ter a conscincia de como podemos deixar de ser, atravs do grito, da luta, e assim vivenciamos uma transformao. O teatro amador abre portas para o conhecimento de mundo, vivenciamos uma tempestade de realidades diferentes, com as portas abertas para o mundo e com elas que aprendemos a lidar com as relaes de opressor e oprimido. Encontramos tambm no teatro amador vivencias e experincias diferentes da realidade que pensamos vivenciar. Com isso percebemos que a educao popular tambm esta presente no teatro. E baseadas tambm na concepo freireana que entendemos o termo popular, como oprimido, partindo da idia de que essa classe vive sem as condies fundamentais para o exerccio de sua cidadania. Entendendo o teatro como instrumento de

libertao e denncia, percebemos que libertar-se dessa opresso contida no termo popular, no apenas uma escolha, porm envolve a no aceitao, ou melhor, a no percepo da condio de oprimido, a busca no apenas pela libertao, mas sim pela mudana de posio querendo tornar-se na verdade um opressor, ou mesmo a acomodao.

2.2Educao popular Foi com os movimentos populares que nasceu a discusso de uma educao que atendesse as necessidades do povo e que ampliasse a relao entre Estado, sociedade e educao das classes populares. A Educao Popular uma educao participativa orientada pela perspectiva de realizao de todos os direitos do povo. Sua principal caracterstica utilizar o saber da comunidade como matria prima para o ensino. aprender a partir do conhecimento do sujeito e ensinar a partir de palavras e temas geradores do cotidiano dele. So baseadas nessas relaes estabelecidas entre os sujeitos envolvidos na instituio e nas provocadas pelos monitores da mesma, que a identificamos como uma experincia de educao popular, uma vez que a busca pela troca de conhecimento a partir da realidade de cada um dos que l frequentam.
Quando o homem sabe e ensina o saber, sobre e atravs das relaes de objetos, pessoas e ideias que ele est falando. E no interior da totalidade e da diferena de situaes atravs das quais o trabalho e as trocas de frutos do trabalho garantem a sobrevivncia, a convivncia e a transcedncia, que, no interior de uma vida coletiva anterior a escola , mas plena de educao, os homens (BRANDO,2006, p.22) entre si se ensinam-e-aprendem.

Na instituio que pesquisamos existe uma espcie de permuta de saberes, onde a busca pelo aprendizado de todos na cultura de todos, buscase entender como cada ao, manifestao, crena se manifesta na cultura de cada sujeito envolvido, Experimentam vida e produzem arte como diz o slogan da instituio, ou seja, so as vidas envolvidas l transformada em arte e exposta ao povo como forma de denncia a situao que cada um vive.

O teatro amador tem como finalidade proporcionar aos jovens das camadas populares da cidade um contato com a literatura nacional e internacional, com a arte cnica de forma plena, ou seja, no apenas estudando sobre, mas tendo a possibilidade de assistir a espetculos de diversos lugares do pas sem nenhum custo. Trabalha as questes relacionadas a preconceito e descriminao, mostrando que essa diversidade nos ensina e nos acrescenta valores e experincias; Utiliza as experincias de problemas sociais nas montagens de seus espetculos, pois entendem o teatro como um meio de demonstrar a realidade, as insatisfaes que essa realidade causa e buscar melhorias para este problemas sociais que denunciam. Segundo Brando(1984, p.103) A educao atravs da qual o sujeito no se veja apenas como um annimo sujeito da cultura brasileira, mas como um sujeito coletivo da transformao da histria e da cultura do pas, percebemos que nestas instituies os sujeitos se identificam como participantes na sua histria, uma vez que eles possuem a possibilidade de vivenciar diferentes experincias e de ver vivenciadas as suas, tendo tambm voz e vez, pois o que se percebe um imenso incentivo a formao crtica e reflexiva do sujeito, onde ele tem liberdade para expor o que pensa e refletir sobre as concepes que possui.

2.3 A ARTE E A EDUCAO Atravs do contato direto que tivemos com a arte que encontramos no TEA, nos perguntamos como esse tipo de arte (o teatro) produzida fora de um ambiente educacional poderia ser significativa para a formao humana. Percebemos ento como era rica essa construo da formao fora de uma sala de aula, descobrimos uma construo e constituio de culturas e de relaes diferentes em um mesmo lugar, sem preconceitos e sem excluses. O ensino de arte fator contribuinte na formao do cidado

(Strazzacappa,2008,p.77). Com isso, percebemos a arte como uma produo cultural. Tendo em vista que a educao uma das aes que definem o sujeito, percebemos a importncia da arte nessa perspectiva. Ainda tendo em vista a arte como mais uma maneira de transformar e educar o sujeito. Percebemos como arte e a educao caminham bem juntas.

... em defesa da arte na educao passa pela sua importncia ao desenvolvimento cognitivo dos aprendizes, pois o conhecimento em arte amplia as possibilidades de compreenso do mundo e colabora para um melhor entendimento dos contedos

relacionados a outras reas do conhecimento, tais como matemtica, lnguas, histria e geografia (Moura, Selma. 2008).

A educao atravs da arte possibilita os indivduos que participam dessa experincia, a se apropriarem de conhecimentos externos, de mundo e no s de um conhecimento especfico, pronto. A busca do homem atravs da histria sempre uma busca de compreender e transformar a realidade. E atravs da arte que o homem procura transformar essa realidade. O homem possui diversas caractersticas, tanto fsicas como cognitivas. Essa dimenso de caractersticas j explicaria por si s a importncia da arte na educao. Arte uma forma de expressar cultura. Ela fruto de sujeitos que expresso a viso de mundo, viso que esta atrelada a concepes, vivncias, espaos, tempo e princpios. O contato com arte de diversos lugares amplia a viso do mundo do sujeito e faz com que o sujeito cresa intelectualmente e se torne um sujeito critico em relao a sua cultura e a relao para com outras culturas. Assim, o sujeito caminha para uma cultura tolerante, que respeita as diferenas valorizando as diversidades e contribuindo para uma cultura de paz. No teatro amador percebemos que a arte valoriza a cultura regional. Conhecendo sua prpria cultura permiti-se ao sujeito que ele conhea a si mesmo, podendo assim escolher seus princpios, superar preconceitos e agir socialmente para transformar a sociedade em que vive. Foi atravs da arte do teatro amador que os sujeitos estudados encontraram uma forma de expressar a realidade vivida por eles. 3. Metodologia Entendendo que a pesquisa qualitativa busca a compreenso dos significados, e leva em considerao a particularidade do assunto abordado, que identificamos nosso estudo como tal. Devido especificidade do

entendimento da temtica estudada e visando a impossibilidade de sua quantificao nos baseamos na particularidade da pesquisa qualitativa.
A pesquisa qualitativa responde a questes muito particulares. Ela se ocupa nas Cincias Sociais, com um nvel de realidade que no pode ou no deveria ser quantificado. Ou seja, ela trabalha como o universo dos significados, dos motivos das aspiraes, das crenas, dos valores e das atitudes (Minayo, p. 21).

Nossa pesquisa do tipo exploratrio, que segundo Silva e Menezes (2001;p.21)


Visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torn-lo explcito ou a construir hipteses. Envolve levantamento bibliogrfico; entrevistas com pessoas que tiveram experincias prticas com o problema pesquisado; anlise de exemplos que estimulem a compreenso.

E para realizao da mesma utilizamos diversas formas de abordagem: Anlise de contedo: Esse procedimento se refere a observar, selecionar e investigar materiais coletados no campo de pesquisa de acordo com a necessidade do projeto, baseada no referencial terico e nos objetivos pretendidos. Mtodo do Caso Alargado: Percebendo a peculiaridade da instituio, mas tambm entendendo a necessidade de expandir suas experincias a fim de contribuir para o crescimento de demais instituies e sujeitos com realidades similares a do TEA que entendemos como mais adequado para o referido trabalho o mtodo do caso alargado, no qual delimitamos nossa pesquisa ao estudo dos movimentos sociais e organizaes afins que utilizam os principais aspectos da arteeducao, com foco no teatro amador.
O melhor mtodo a ser utilizado no aquele mais conhecido e de domnio amplo, mas aquele que consegue investigar todos os pontos relevantes para que os resultados da pesquisa sejam alcanados. O Mtodo do Caso Alargado caracterizado por um estudo de caso convencional que tem alargada as suas implicaes quando da sua concluso. ( Lage, 2009, p.5)

Observao participante: Segundo Gil (2008, p.103)


A observao participante, observao ativa, consiste na participao real do conhecimento na vida da comunidade, do grupo ou de uma situao determinada. Neste caso, o observador assume, pelo menos at certo ponto, o papel de um membro do grupo.

Alm do levantamento bibliogrfico, uma das autoras teve e tem experincias prticas com o problema de pesquisa, tem acesso e contato direto com os sujeitos envolvidos, pois foi membro da instituio pesquisada.

3.1. Fontes de Informao

Na coleta de dados para esse projeto de pesquisa contamos com a ajuda de alguns grupos sociais. Para com os grupos escolhidos para se estabelecer as observaes, as conversas no diretivas, as entrevistas foram: Com os gestores, para sabermos mais como funcionava o movimento; Com os monitores, para entendermos como as oficinas eram trabalhas e em que autores eles se baseavam para realizarem as oficinas para a transformao de um sujeito. Com os jovens envolvidos no movimento, para sabermos a importncia daquele movimento para eles e em que para a sua formao.

3.2. Tcnicas de Coleta

Para entendermos melhor o movimento usamos alguns tipos de coloca como: anlise de contedo, entrevistas, observao participante, dirio de campo e entrevistas no diretivas. Comeamos com as anlises de contedo para melhor compreender as aes do movimento. Descobrimos aqui um currculo pedaggico, um projeto poltico pedaggico, e vrios projetos do movimento. As entrevistas, e as entrevistas no diretivas nos ajudaram a compreender um pouco mais as vivncias existentes naquele movimento. A observao proporciona ao pesquisar a interao direta com o movimento estudado.

O observador, no caso, fica em relao direta com seus interlocutores no espao social da pesquisa, na medida do possvel, participando da vida social deles, no seu cenrio cultural, mas com a finalidade de colher dados e compreender o contexto da pesquisa. ( MINAYO,2008 p. 70)

Com isso o pesquisador participa do contexto social o modificando e modificando a si mesmo. E por fim o temos como instrumento chave da nossa pesquisa o dirio de campo. Que nos proporciona registrar tudo que acontece durante nosso tempo de pesquisa no movimento.

3.3. Registro do campo

A maneira que encontramos de fazer o nosso registro de campo foi atravs do dirio de campo. Que nos possibilitou registrar tudo que aconteceu sem perder nenhum detalhe importante. Os registros implicam em reunir todas as informaes obtidas no campo.
O dirio de campo um instrumento no s de registro, mas fundamentalmente um instrumento de anlise de todo o trabalho de campo. ainda, um instrumento de trabalho dirio, literalmente dirio, e por isso mesmo um incansvel e por vezes saturante trabalho, que exige disciplina mas que proporciona ao prprio pesquisador(a) uma grande satisfao medida que vai sendo construdo e redescoberto a cada consulta que se faz dos passos dados. Tal como um lbum de fotografias, que nos leva ao reencontro das descobertas quotidianas (Lage, 2005: 452).

Assim, percebemos a importncia do dirio e vemos que a cada ida ao campo relatamos os acontecidos e depois reunimos todos os nossos relatos, sendo possvel utiliz-los como contribuio na formulao de nossas concluses. 4.Concluses Percebemos na instituio uma relao de respeito e troca entre os sujeitos envolvidos. Estes sujeitos usam a arte e seus elementos fundantes para criar esses novos seres da sociedade e procuram formar sujeitos que se

tornem transformadores de seu convvio social. Novos sujeitos detentores de direitos, deveres e cidadania, atuantes na sociedade de forma consciente e crtica. Observamos que a instituio conseguiu atravs da arte, incluir jovens carentes e em situao de risco em um contexto menos arriscado, proporcionando a estes jovens a possibilidade de perceber o mundo a sua volta de forma diferente, sentindo-se capaz de lutar por seus direitos e pela modificao do meio em que vivem atravs de suas atitudes. Conclumos tambm que a instituio utiliza uma prtica que implica na utilizao do cotidiano dos jovens envolvidos em seus estudos e montagens teatrais, a qual estimula estes jovens atravs da sua identificao com o que est sendo praticado e pela possibilidade de mudar sua realidade com a denncia em forma de espetculo. Por fim, percebemos que o objetivo principal da instituio, que a mudana e a transformao dos jovens envolvidos na instituio, tm sido alcanados. Mesmo que de forma discreta, o TEA tem formado e transformado a vida de jovens de diversas idades e contribudo de forma bastante positiva para que os ensinamentos da instituio sigam com estes jovens mesmo que eles no estejam mais envolvidos nela.

Referncia

BOAL, Augusto,1931- Teatro do oprimido e outras poticas polticas/Augusto Boal.-8ed.Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2008. BRANDAO, Carlos Rodrigues. O que educao popular. So Paulo: Brasiliense, 2006. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. So Paulo: Atlas, 2008. LAGE, Allene; Orientaes epistemolgicas para a pesquisa qualitativa em educao e movimentos sociais; IV Colquio internacional de polticas e prticas curriculares: diferena nas polticas de currculo; 2009. MOURA, Selma de Assis; Arte-Educao para qu (Razes para ensinar arte); Especializao; So Paulo- SP, 2008

MINAYO, Ceclia de Souza. Pesquisa Social. Teoria, mtodo e criatividade. Rio de Janeiro: Petrpolis, 2008. Mini-currculo

S-ar putea să vă placă și