Sunteți pe pagina 1din 16

LOGSTICA CONCEITOS GERAIS

OBJETIVOS Entregar o produto certo / na hora certa / no local correto / quantidade correta / qualidade desejada e ao menor custo total. DEFINIES Qual o significado da Palavara LOGSTICA Do grego logistik ( relativo ao clculo ). Denominao dada pelos gregos parte da aritmtica e da lgebra concernente s quatro operaes

Parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realizao de projeto e desenvolvimento, obteno, armazenamento, transporte, distribuio, reparao, manuteno e evacuao de material ( para fins operativos ou administrativos ). Dicionrio Aurlio

LOGSTICA CONCEITOS GERAIS

Logstica de Suprimento

Logstica de Produo
Logstica de Distribuio

Logstica Reversa

LOGSTICA CONCEITOS GERAIS

LOGSTICA CONCEITOS GERAIS


LOGSTICA: Agrega valor a Cadeia Produtiva.

Valor de Lugar
Cerveja no Estdio. Cerveja no Supermercado

Valor de Tempo
Caso real Translor - SP -> Recife - Encalhou no RJ nos anos 60. Promete entregar. Quando ? Jornal

Valor de Qualidade
Bicicleta na cor errada Carro refrigerado desligado no caminho

Valor de Informao
Federal Express Rastreamento de Veculos LOGSTICA: Alm de agregar, ELIMINAR do processo tudo que no tenha valor para o cliente. Tudo que acarreta custo e perda de tempo

LOGSTICA CONCEITOS GERAIS


Logstica

a parte do processo da suprimentos e o controla, fluxo que de planeja, forma e a

cadeia

de

implementa expedio, como do

eficiente e eficaz e ao custo correto, a reverso de armazenagem de bens e servios, assim fluxo informaes relacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, com o propsito de atender s necessidades dos clientes, Council of Supply Chain Management
A Logstica considerada hoje um dos elementos-chave na estratgia competitiva das empresas. Era, no incio, confundida transporte e a armazenagem. com o

Segundo Peter Druker: Logstica a ltima fronteira

LOGSTICA CONCEITOS GERAIS


LOGSTICA NA HISTRIA DA
ACERTO DE USO

HUMANIDADE

O fato de NO ter tido que terminar de construir a ARCA antes do dilvio comear e , ao mesmo tempo , conseguir reunir animais de diferentes lugares.
CRISTVO COLOMBO e CABRAL precisaram dimensionar a quantidade exata de vveres e o tamanho das tripulaes para viagens que durariam meses , sem possibilidade de reabastecimento , ao longo desse tempo.

GRAVE ERRO LOGSTICO NAPOLEO , ao contar com o reabastecimento das tropas pelo esplios conseguidos durante a invaso RUSSIA, ele acabou vendo seus exrcitos derrotados pela fome e pelo frio. As provises foram queimadas pelos russos , que abandonavam os campos invadidos antes que os soldados invasores chegassem.

FONTE: MARCILIO CUNHA

LOGSTICA EVOLUO
LOGSTICA NA HISTRIA DA
O que todos esses

HUMANIDADE

eventos tem em comum ????:

A gesto de recursos finitos; Limites escassos de tempo; Estrutura complexas; Solues simples. Qual o fator determinante ??? Mas o fator determinante a impossibilidade de erro, A inexistncia da hiptese de uma segunda tentativa.

Dcada de 1940: As foras armadas norte-americanas a utilizam como forma de abastecimento na 2 Guerra Mundial. Origem: Termo blico que designava: Agilidade nos deslocamentos; Posicionamento de tropas; Provises e munies; Padronizao. Livro A Arte da Guerra do General Chins Sun Tzu;

LOGSTICA EVOLUO
LOGSTICA AO FINAL DA GUERRA DCADA DE 50 NOS EUA :

Expanso empresarial com a exploso mercadolgica ; Necessidade de novas tcnicas marketing e distribuio ; de

Consolidao do varejo com muitas redes como a SEARS sendo modelos para outros pases. A disciplina surge em Harvard

LOGSTICA NA DCADA DE 60
Orientada para Distribuio de Mercadorias pelo Setor de Marketing ; Utilizao de Transporte Rodovirio e Ferrovirio. O primeiro livro Business Logstics.

A EVOLUO DA LOGSTICA Primeira Fase: Atuao Segmentada


Sistema de comunicao incipiente; Produtos Padronizados; O estoque era o elemento chave no balanceamento da cadeia de suprimento; Grande quantidade de material (matria-prima, componentes e produtos) parado nos fornecedores, fbricas, atacadistas e varejistas; Alto custo financeiro dos estoques, crescente com o valor agregado ao produto; Racionalizao dos estoques uma das estratgias competitivas mais importante.

LOGSTICA EVOLUO LOGSTICA NA DCADA DE 70 Fenmenos mundiais que mudaram a direo desse sistema : Crise do petrleo com elevao dos custos de transportes; Incio da era ciberntica, com uso cada vez mais popular dos computadores; Invaso comercial japonesa acompanhada de inovaes tcnicas (JUST-IN-TIME , QUALIDADE TOTAL )
LOGSTICA NO INCIO E MEIO DA DECADA DE 80 Exploso da micro informtica;

O mundo comeou suas grandes transformaes do sculo ; A partir da a vida nunca mais

seria como antes.

A EVOLUO DA LOGSTICA Segunda Fase: Integrao Rpida


Aumento na oferta de produtos e de opes e Crescimento urbano e congestionamentos; Alternativas de multimodalidade de transporte e encarecimento do transporte de mercadorias Introduo da informtica O planejamento e a racionalizao de atividades passam a ser os elementoschave de sucesso (concentrados na manufatura, o grande poder na indstria) Estoques excessivos em toda a cadeia de suprimento

LOGSTICA EVOLUO
LOGSTICA NO FIM DA DCADA 80 E NA NICIO DA DCADA DE 90

Derrubada as barreiras entre fornecedores, produtores e clientes. Servio ao cliente.

Foi constituda pela grande batalha comercial denominada MERCADO GLOBAL ou GLOBAL SOURCING.

Constitui-se a palavra COMPETITIVIDADE As grandes armas :

TECNOLOGIA

MARKETING

LOGSTICA

A EVOLUO DA LOGSTICA Terceira Fase: Integrao Flexvel


Integrao dinmica e flexvel em 2 nveis:

Dentro da empresa Nas relaes com fornecedores e clientes ainda realizada entre as empresas duas a duas Intercmbio de informaes via EDI (Intercmbio Eletrnico de Dados) (dentro da empresa e entre empresa e fornecedores e clientes) Possibilidade de ajustes freqentes no planejamento Busca utpica pelo Estoque Zero, atravs de redues sistemticas e continuadas (filosofia Kaizen)

LOGSTICA EVOLUO
LOGSTICA NO SCULO XXI
Nos pases mais desenvolvidos a superao do

SUPPLY CHAIN sobre a LOGSTICA INTEGRADA;

mais abrangente com ADMINISTRAO em trs focos: ESTRATGIA ; PLANEJAMENTO ; OPERAO Incio do Postponement (Ex. Benetton) e Empresas Virtuais ( Ex, Dell )
FATORES QUE AFETARAM E AFETAM A LOGSTICA: Globalizao; Aumento das incertezas econmicas; Proliferao de produtos com menores ciclo de vida; Maiores exigncias de servios; Aplicaes de TI Tecnologia de informao para a logstica: Softwares e hardwares.

A EVOLUO DA LOGSTICA Quarta Fase: Integrao Estratgica


Interpenetrao de operaes entre os elementos da cadeia de suprimento Utilizao de TI em larga escala Concentrao no core competence (core business) Terceirizao de atividades e formao de parcerias com fornecedores e clientes Abertura plena entre parceiros (informaes e processos operacionais) (exemplo: VW, Resende) Postponement : Benetton -> Produz tom cinza (sia) em funo da volatilidade das cores. Perto do centro consumidor tinge. Automveis: Fabricado Japo com acessrios da Frana, montados no trem para Espanha.

SUPRIMENTOS

FORNECEDOR OPERAES

TRANSPORTADOR DISTRIBUIO FSICA

FBRICA

PRINCIPAIS MACROPROCESSOS LOGSTICOS

DISTRIBUIDOR

LOGSTICA CONCEITOS GERAIS

LOGSTICA REVERSA

VAREJO CONSUMIDOR

FONTE: MARCILIO CUNHA

S-ar putea să vă placă și