Sunteți pe pagina 1din 14

Guia Didtico do Professor

Programa

A Qumica do Fazer
Sabo

Reaes Qumicas Qumica 2 Srie | Ensino Mdio

CONTEDOS DIGITAIS MULTIMDIA

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Coordenao Didtico-Pedaggica Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Redao Gisele da Silva Moura Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Reviso Alessandra Muylaert Archer Projeto Grfico Eduardo Dantas Diagramao Isabela La Croix Reviso Tcnica Ndia Suzana Henriques Schneider Objetivo geral: Produo Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro Realizao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao Ministrio da Cincia e Tecnologia Ministrio da Educao Reconhecer a importncia da qumica como conhecimento imprescindvel para a compreenso do mundo que nos cerca.

Objetivos especficos: Reconhecer a importncia da utilizao do sabo no dia-a-dia; Compreender o processo de produo do sabo; Alertar sobre manuseio da soda custica; Compreender a importncia ecolgica da reciclagem do leo de cozinha usado;

Vdeo (Audiovisual) Programa:A Qumica do Fazer Episdio: Sabo Durao: 10 minutos rea de aprendizagem: Qumica Contedo: reaes qumicas Conceitos envolvidos: hidrlise, reciclagem, sabo, saponificao. Pblico-alvo: 2 srie do Ensino Mdio

Identificar as reaes qumicas da saponificao.

Pr-requisitos: No h pr-requisitos.

Tempo previsto para a atividade: Consideramos que uma aula (45 a 50 minutos cada) ser suficiente para o desenvolvimento das atividades propostas.

A srie A Qumica do Fazer composta por diversos episdios que apresentam a aplicao do conhecimento qumico em situaes distintas. Os vdeos podem ser utilizados antes ou aps uma breve exposio terica sobre o tema. Este guia tem o objetivo de contribuir com o seu trabalho, trazendo sugestes, atividades e informaes relacionadas ao episdio Sabo. Entretanto, no necessrio explorar todo o material. Voc deve desenvolver os contedos de acordo com o seu planejamento. Cabe lembrar que os tpicos apresentados pretendem enriquecer sua aula, portanto, sinta-se vontade para desenvolver os temas que despertarem a curiosidade e o interesse dos seus alunos. Todos os episdios de A Qumica do Fazer possuem um formato ldico, abordando a importncia e a utilizao da qumica no nosso dia-a-dia. Lembre-se de providenciar com antecedncia um aparelho de DVD e uma TV ou um projetor de multimdia para a reproduo do vdeo. Confirme a disponibilidade do equipamento para a data da aula. Mas, imprevistos acontecem, por isso importante que voc tenha alguma atividade programada, caso fique sem condies de exibir o vdeo.

O dilogo um instrumento poderoso de motivao e aprendizagem! Converse sempre com seus alunos!

Audiovisual | Programa A Qumica do Fazer | Sabo

Introduo

professor!

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

1.

Desenvolvimento
O episdio em questo traz diversas informaes sobre a origem, produo e utilizao do sabo no dia-a-dia. Procure passar as informaes apresentadas no episdio aproveitando as questes levantadas pelo grupo. importante considerar as experincias e os aspectos culturais de seus alunos. Voc pode fazer uma breve apresentao sobre o tema, indagando o que os alunos sabem sobre o assunto. Em seguida, explique porque o sabo tem uma funo importante no nosso cotidiano e que usado para diversos fins como a lavagem de roupas, fachadas, louas, etc. Lembre-se que o aspecto central da aprendizagem a produo de conhecimento e tambm a ao. Reserve um tempo para que eles comentem, reflitam e opinem, pois o mnimo de noo prvia pode ser aproveitada para engatar um bom debate.

O sabo

mais detalhes!
Para saber mais sobre este assunto leia o texto de FILHO, Ubiracir Fernandes Lima, Saneantes, no site do Conselho Regional de Qumica IV Regio: http://www.crq4.org. br/default.php?p=texto. php&c=quimica_viva__ saneantes

O sabo o produto ideal para resolver um problema muito antigo do homem: a sujeira!
De acordo com a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA), os produtos saneantes, como o sabo, so definidos como aqueles que higienizam e desinfetam ambientes domiciliares e pblicos, bem como so utilizados para o tratamento da gua. Dentre as categorias de saneantes, podemos destacar: produtos de limpeza em geral (sabes, detergentes, alvejantes), produtos com ao antimicrobiana (desinfetantes, esterilizantes) e os desinfetantes (raticidas, repelentes, inseticidas). Cada produto acima listado possui uma funo higienizadora. Para que os produtos possam ser comercializados, preciso conter em seu rtulo a aprovao de rgos especializados como a ANVISA e GGSAN (Gerncia Geral de Saneantes). Os sabes caseiros no passam por nenhum teste qumico para comprovar sua qualidade. Nesse sentido, mesmo possuindo aromas diversos e agradveis, podem no estar limpando devidamente. Esse pode ser um tema interessante para debater com o grupo.

S no fim do sculo XVIII, aps uma sucesso de pestes causadas, entre outros fatores, pelas precrias condies de higiene, que a relao entre limpeza e sade comeou a ganhar fora. (...) E no d pra pensar em higiene sem pensar em sabo.
Provavelmente, poucos alunos sabem que o primeiro tipo de sabo surgiu na Babilnia, no ano 2800 a.C., e que s a partir do sculo VIII o sabo comeou a ser usado com a preocupao de manter a higiene e a sade. Convide seus alunos a fazer uma pesquisa na internet sobre a histria do sabo. Em seguida promova uma roda de discusso. A troca de experincias dos alunos durante a atividade tornar sua aula mais interessante e dinmica. Durante escavaes da antiga Babilnia, surgem os primeiros indcios de materiais semelhantes ao sabo. Os registros da poca indicam que os babilnios ferviam, na gua, gorduras animais e leos vegetais, sais alcalinos, possivelmente de cinzas. Eles depositavam a mistura em cilindros de barro. Porm, a utilidade do sabo ainda no era mencionada. Os fencios usavam terra argilosa contendo calcrio ou cinzas de madeira (sabo pastoso). A palavra saponificao surgiu de uma lenda romana. A mistura da gordura de animais derretida com cinzas e barro foi nomeada sabo e sua reao, saponificao. Gaius Plinius Secundus divulga que o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de madeira e sal produz sabo.

Saiba mais sobre a histria do sabo nos links a seguir: http:// naturlink.sapo.pt/article. aspx?menuid=7&cid=69 43&bl=1 http://www.crq4. org.br/?p=texto. php&c=quimica_viva__ saneantes_prodquim

2800 a.C

600 a.C.

Sculo I d.C.

Sculo II d.C.

Galeno (130-200 d.C), mdico grego, descreveu uma tcnica de preparao do sabo a partir de gorduras e cinzas e destaca sua importncia para a limpeza corporal.

Audiovisual | Programa A Qumica do Fazer | Sabo

A histria do sabo

dica!

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Sculo IV

Em Roma, o sabo utilizado apenas para lavar os cabelos.

Sculo VIII

Geber, alquimista rabe, refere-se ao sabo como agente de limpeza.

Sculo XIII

Os rabes descobrem o processo de saponificao que origina o sabo slido. O processo envolve a mistura de leos naturais, gordura animal e soda custica.

Sculos XV e XVI

O sabo, ento um produto de luxo, era produzido em diversas cidades da Europa.

Sculo XVIII

O qumico francs Nicolas Leblanc obtm soda custica a partir do sal de cozinha e cria o processo de saponificao das gorduras, o que d grande impulso fabricao do sabo. Neste sculo, ocorre a primeira patente de um processo de fabricao de sabo.

Sculo XIX

O qumico James Gamble consegue identificar como produzir sabo branco, cremoso e perfumado.

Atualmente

Temos uma grande variedade de tipos, cores e formatos de sabo.

O sabo por si s no limpa a sujeira, ele mais um... digamos, assistente da gua; funciona assim: ele se liga s gorduras, poeira e sujeira em geral e ao mesmo tempo se liga gua.
Pergunte aos seus alunos se eles sabem como o sabo atua. Deixe que se expressem livremente, antes de qualquer comentrio. Caso seja necessria alguma interferncia, procure faz-la em forma de questionamento. A sujeira basicamente composta por leos ou gorduras acompanhadas de micro-organismos. O sabo no limpa a sujeira. Essa afirmao pode gerar certo estranhamento: como pode o sabo no limpar a sujeira? O sabo possibilita a remoo de certos tipos de sujeira que a gua sozinha no consegue. Como fcil observar, isso ocorre porque os leos e gorduras no se dissolvem em gua. Em outras palavras, as molculas de gua so polares enquanto as dos leos so apolares. Pode-se dizer que a cadeia polar de um sabo hidrofbica (repele a gua) e que a extremidade polar hidrfila (atrai a gua). O processo de limpeza ocorre quando as molculas de sabo agem juntamente com as molculas da gua, ou seja, as molculas de sabo em contato com a pele levantam as gorduras e impurezas, que so removidas pela gua.

Para aprofundar seu conhecimento sobre o tema, leia o trabalho de NETO, Odone Gino Zago e PINO, Jos Cludio Del. Trabalhando a Qumica dos Sabes e Detergentes. Disponvel em: http://www.nossofuturoroubado.com.br/ arquivos/junho_09/quimica_dos_saboes.PDF

dica!
No link a seguir voc poder ter ideias para realizar atividades com a turma: http://www.cdcc.sc.usp. br/quimica/experimentos/sabao.html

CH3 - CH2 - CH2 - CH2 - CH2 - CH2 - CH2 - CH2 - C = O O Na


Extremidade apolar Capaz de ingeragir com leo Extremidade polar Capaz de ingeragir com gua
+ -

Audiovisual | Programa A Qumica do Fazer | Sabo

A ao das molculas de sabo sobre a sujeira

mais detalhes!

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Produo de sabo

O sabo um sal de cido graxo. Ele obtido pela reao entre um ster e um hidrxido alcalino, originando o sabo e mais uma outra substncia, que a glicerina.
Inicie uma conversa com a turma, perguntando se eles sabem do que o sabo composto. Em seguida, explique que o sabo produzido a partir de leos e gorduras, por meio de reaes de saponificao. Alerte aos alunos que a soda custica (base alcalina) um material bastante corrosivo. Por essa razo, alguns cuidados precisam ser tomados ao manuse-la, como por exemplo, a utilizao de luvas e culos de proteo. Como sugesto, apresentamos uma receita simples para a produo de sabo caseiro de roupas para voc realizar com seus alunos:

Reagentes:
Soda custica (NaOH), banha de porco, gua destilada ou filtrada, lcool etlico (etanol), glicerina, essncia (leo de eucalipto). Preparao (para cerca de 120g de sabo): 1. Em um copo de Becker de 250mL, com auxlio de balana, adicionar 60g de banha de porco (pode ser outro tipo de gordura animal galinha gado). 2. Colocar em banho-maria para derreter a banha. No aquea demais. Deixe esfriar um pouco, evitando que a banha se solidifique novamente. 3. Medir, com o auxlio de proveta, 40mL de lcool. 4. Acrescentar, aos poucos e sob constante agitao (use basto de vidro), o lcool banha derretida. Mexer por cerca de 5 minutos (deixe reservado para a etapa 7). Enquanto um membro do grupo realiza essa etapa, os outros podem fazer as etapas 5 e 6. 5. Medir em um copo Becker plstico, com o auxlio de balana, 10g de soda custica. No utilizar copo de vidro e nem fazer a medida diretamente no prato da balana.

7. Misturar em uma forma (saboneteira, pote de margarina ou fundo de caixa de leite longa vida) a mistura do item 4 e a soluo do item 6, de forma lenta e gradual. Manter agitao constante. Adicionar quantidades maiores da mistura de banha com lcool e menores da soluo de soda custica. Mexer bem at aparecer uma espuma que vai se solidificar lentamente. A mistura poder ser aquecida para acelerar a reao de saponificao (esterificao). 8. Acrescentar cerca de 2 mL de essncia ou 5 mL de leo de eucalipto. 9. Deixar esfriar e secar (evaporar o excesso de gua formada). O sabo estar pronto. Obs: Para produzir quantidades maiores de sabo, as propores dos reagentes devem ser preservadas. O sabo poder ser cortado em barras aps estar pronto. Pode-se acrescentar uma colher de sopa, com glicerina lquida durante o procedimento do item 8. Referncia: ELY, C. R; LINDNER, E. L; AMARAL, L. C; BOM, M. H. H e LETTRES, R. A. Diversificando em Qumica Propostas de Enriquecimento Curricular. Porto Alegre: Mediao, 2009.

Para saber mais sobre o processo de fabricao de sabo slido acesse: http://projetos.unioeste. br/projetos/gerart/apostilas/apostila7

Matrias-Primas

As matrias-primas do sabo so, essencialmente, um leo de origem vegetal ou uma gordura de origem animal, uma base alcalina - em geral o hidrxido de sdio - e gua.
a partir dos leos ou gorduras e das bases como hidrxido de sdio ou de potssio que o sabo produzido. O processo de saponificao, portanto, consiste na reao entre esses agentes. Pergunte aos seus alunos qual a diferena entre o sabo e o sabonete. Essa uma dvida que comumente surge na cabea das pessoas. Explique que o sabo um produto mais alcalino e bruto, utilizado para limpezas pesadas, enquanto o sabonete mais leve, utilizado para a higiene pessoal. O sabonete um sabo quase neutro que contm glicerina, leo, perfumes e corantes.

Audiovisual | Programa A Qumica do Fazer | Sabo

6. Acrescentar, em seguida, 20 mL de gua destilada ou filtrada. Dissolver com cuidado para no respingar (utilizar basto de vidro). Vale reforar que a soda custica corrosiva e pode causar queimaduras na pele.

dica!

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

mais detalhes!
Confira o artigo de BARBOSA, Andr Borges e SILVA, Roberto Ribeiro da, Xampus, Qumica Nova na Escola, n 2 novembro, 1995, p. 3-6, e conhea o processo de limpeza do xampu, sabo e detergente. Disponvel em: http:// qnesc.sbq.org.br/online/ qnesc02/quimsoc.pdf

Pode-se dizer, ento, que o sabo matria-prima para a fabricao de sabonete. Mas, quais so as matrias-primas para a sua prpria produo? Informe que o sabo pode ser obtido a partir de gorduras diversas, tais como a do boi e do porco ou a partir de leos vegetais como o de algodo ou de coco.

O leo de Babau

No processo de clareamento do leo de babau, faz-se a coleta, mede-se uma alquota de 100 mL para fazer o clareamento com carvo ativado e argila, homogeneza-se, aquece-o a certa temperatura para que seja atingido o ponto de clareamento.
Pergunte turma se algum j ouviu falar no leo de babau. Em seguida, explique que esse leo serve de matria-prima para a fabricao de diversos produtos alimentcios e cosmticos, e que extrado do interior do fruto (amndoa) de uma palmeira localizada no norte do Brasil. Graas ao alto teor de cido lurico contido em sua frmula, o leo de babau tornou-se bastante conhecido por suas funes teraputicas. Alm de nutrir e fortalecer a pele, o leo tem uma potente funo antioxidante e anti-inflamatria.

dica!
Na pgina do Departamento de Qumica da Universidade Federal de Santa Catarina, h uma boa explicao sobre a formao de bolhas de sabo e detergentes. Disponvel em: http:// www.qmc.ufsc.br/ qmcweb/exemplar27. html#bolhas

Reaes Qumicas na Saponificao


Uma das evidncias de estar ocorrendo a reao de saponificao pode ser observada com a liberao de calor quando os reagentes so colocados em contato e h a percepo de que esto reagindo. H uma transformao das substncias que se encontravam em fase lquida e passam a resultar em um produto slido: o sabo. Ocorre tambm a alterao de cor. Para que uma reao ocorra, algumas condies so necessrias. A reao de saponificao, tambm conhecida como hidrlise alcalina, ocorre quando um ster em soluo aquosa de base inorgnica origina um sal orgnico e lcool. Talvez alguns alunos j tenham visto mes, tias ou algum conhecido colhendo leo comestvel para fazer sabo caseiro. Esse exemplo facilita o entendimento da sua fabricao, que se torna possvel porque quase todos os steres so extrados de leos e gorduras. Em outras palavras, a obteno do sabo (sal orgnico) feita atravs da mistura de um ster (proveniente de um cido graxo) e uma base (hidrxido de sdio).

ster

base forte

sabo

glicerol

Equao genrica da hidrlise alcalina:

O R C O O R1 C O O R2 C O
glicerdio

CH2 CH CH2 3NaOH H 2O

O O Na O
+

HO CH2 HO CH HO CH2

R1 C R2 C

soda custica

O Na O O Na
-

glicerina ou glicerol

sabo

A equao acima representa a hidrlise alcalina de um leo (glicerdeo). uma hidrlise, pela presena de gua (H2O), e alcalina, pela presena da base NaOH (soda custica). H um aquecimento durante o processo, que na equao est representado pelo smbolo . Os produtos da reao de saponificao so sabo e glicerol (lcool).

Iniciativas Ecolgicas

Alm de gerar emprego e renda, iniciativas como esta ajudam a preservar o meio ambiente.

Toda semana eles recolhem em comunidades, restaurantes e comrcios o leo que usam e trazem para c.
11

Audiovisual | Programa A Qumica do Fazer | Sabo

Veja como ocorre esse processo:

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

O descarte de leo comestvel nas redes de esgoto tem provocado danos irreparveis ao meio ambiente, como por exemplo, o aumento do aquecimento global. Na tentativa de minimizar esses danos, diversas empresas tm desenvolvido projetos de carter ecolgico, aproveitando o leo de cozinha usado por lanchonetes, restaurantes e outros estabelecimentos, para fabricar sabo. comum alguns desses estabelecimentos descartarem esse leo diretamente em pias e ralos, causando o entupimento nas redes de esgoto e atrapalhando o seu funcionamento. Os produtos qumicos utilizados nas estaes de tratamento so altamente txicos, pois alm de causarem efeitos negativos sobre o meio ambiente, comprometem a sobrevivncia de seres vivos aquticos. Por isso interessante aproveitar o tema para trabalhar essas questes ecolgicas. Vale lembrar que essa conscincia deve se estender para toda a populao. Procure construir junto com a turma essa conscincia to necessria para a sobrevivncia da humanidade.

dica!
Aprenda a reutilizar o leo de cozinha no link: http://mudeomundo. com.br/2007/02/21/oque-fazer-com-o-oleode-cozinha/

Reciclagem

O primeiro passo (...) filtr-lo para retirar as impurezas slidas. Em seguida passa por um perodo de decantao. Para transformar o leo em sabo preciso mistur-lo com uma soluo altamente alcalina, aqui formada por gua e soda custica.
Uma dvida recorrente a respeito dos leos comestveis o que fazer com o seu resto depois de usado? No h um modelo ideal para descartar os leos de cozinha utilizados. Uma das alternativas encontradas para minimizar os danos ao meio ambiente, como j foi dito, utiliz-los na fabricao de sabo. Explique aos seus alunos que atualmente vrias associaes fazem a reciclagem do produto. Estimule-os a iniciar em suas casas essa prtica mais consciente e ecolgica. Voc sabia que um litro de leo suficiente para contaminar 1 milho de litros de gua? E que essa a causa da morte de muitos seres vivos como peixes, plantas e micro-organismos? Estimule-os a contribuir com o meio ambiente: promova uma campanha de reciclagem junto com a sua turma.

12

a) b)

Convide um profissional para explicar como se d o processo de fabricao do sabo; Aps a exposio do tema, incite os alunos a desenvolverem um projeto com a finalidade de construir uma conscincia ecolgica no s da comunidade escolar, mas da sociedade como um todo, a respeito do descarte de leos comestveis em pias, ralos e esgotos; Organize uma gincana com o objetivo de colher a maior quantidade de leo de cozinha usado e em seguida doe para alguma instituio comprometida ecologicamente.

c)

3.

Avaliao
Procure estar atento presena, participao e interao dos alunos durante a aula, esclarecendo todas as dvidas e inquietaes que surgirem. Mantenha sempre o dilogo com os alunos, promovendo situaes que desafiem e estimulem a construo de um pensamento crtico. As interaes e intervenes dos alunos contribuem para um enriquecimento maior da aprendizagem. O processo de mediao extremamente importante para que o aprendizado ocorra. Mantenha sempre um clima harmonioso com a turma. Aproveite para avaliar tambm o desenvolvimento do seu trabalho, revendo os aspectos positivos e negativos a serem aperfeioados.

13

Audiovisual | Programa A Qumica do Fazer | Sabo

2.

Atividades

VDEO - AUDIOVISUAL EQUIPE PUC-RIO

Coordenao Geral do Projeto Prcio Augusto Mardini Farias Departamento de Qumica Coordenao de Contedos Jos Guerchon Reviso Tcnica Ndia Suzana Henriques Schneider Assistncia Camila Welikson Produo de Contedos Carlos Eduardo Pinto CCEAD - Coordenao Central de Educao a Distncia Coordenao Geral Gilda Helena Bernardino de Campos Coordenao de Audiovisual Sergio Botelho do Amaral Assistncia de Coordenao de Audiovisual Eduardo Quental Moraes Coordenao de Avaliao e Acompanhamento Gianna Oliveira Bogossian Roque Coordenao de Produo dos Guias do Professor Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Assistncia de Produo dos Guias do Professor Tito Tortori Redao Alessandra Muylaert Archer Gabriel Neves Gisele Moura Gislaine Garcia Design Eduardo Dantas Isabela La Croix Romulo Freitas Reviso Alessandra Archer Gislaine Garcia

S-ar putea să vă placă și