Sunteți pe pagina 1din 10

Os Estados Unidos no sculo XIX

Relembrando Tratado de Tordesilhas: terras do norte da Amrica para a Espanha. * ouro e prata das antigas civilizaes; * pouco interesse pelo territrio do futuro E.U.A.

Colonos vindos para as 13 colnias: 1 Cercamento de terras na Inglaterra: * xodo rural; * falta de oportunidades nas cidades; * alternativa Amrica. 2 Perseguio religiosa: * criao da Igreja Anglicana.

Colnias do Norte * mercado interno (menor incidncia do Pacto Colonial); * pequena propriedade; * indstria = burguesia e assalariados; Colnias do Sul * gneros para exportao (maior incidncia do Pacto Colonial); * plantation: - grande propriedade, - monocultura, - escravido, - exportao. PROCESSO DE INDEPENDNCIA * ligado ao aperto do Pacto Colonial (prejuzo da Inglaterra na Guerra dos Sete Anos); * imposies da Inglaterra = Lei do Acar = comrcio de melao (1764) = Lei do Selo: documentos, jornais = selos ingleses (1765) = Lei do Ch = monoplio comercial ingls (1767) (Festa do Ch de Boston = 1773) = Leis Intolerveis = porto de Boston fechado (1774) (diminuio das liberdades comerciais)

A INDEPENDNCIA DAS 13 COLNIAS - Dois momentos: * Primeiro Congresso Continental da Filadlfia 1774: - liberdade e direitos; - partiria para a emancipao; - conflito armado - 1775. * Segundo Congresso da Filadlfia: - separao; - organizao do exrcito (George Washington); - Declarao da Independncia-1776 (Thomas Jefferson).

- A guerra de independncia: * E.U.A = auxlio: Frana, Espanha e Holanda; * 1781 = Exrcito ingls rende-se; * 1783 = acordo de paz: - aceitao da independncia; - criao dos E.U.A.

EXPANSO E GUERRA DE SECESSO Independncia dos Estados Unidos: * primeira Repblica burguesa do mundo; * liberdade para a reproduo do capital; Organizao do novo Estado * Aps a independncia o novo Estado norte-americano se organiza em meio a duas fortes tendncias partidrias: - Republicana: desejava maior autonomia para os Estados (defendida por Thomas Jefferson); - Federalistas: Desejava um forte governo central (defendida por Alexandre Hamilton). Governo de George Washington (1732-1799) *Consolidou-se o desenvolvimento comercial, industrial e financeiro; *Atraiu grande nmero de imigrantes (crescimento demogrfico); *Expanso territorial; *Ampliao da atuao econmica em todo o continente americano. A Constituio de 1787 *objetivo maior em fortalecer o poder central sem que os Estados perdessem sua soberania; *O governo central seria responsvel pela poltica externa, pela defesa, comercio exterior entre outros, enquanto os Estados controlariam tudo que no fosse atribuio do governo federal (Federalismo); *Diviso do poder em executivo, legislativo e judicirio; *Constituio mais antiga em vigor. Obs.: Dois grandes impasses do perodo: 1 aumentar o territrio = Marcha para o Oeste 2 definir o projeto econmico = Guerra de Secesso EXPANSO TERRITORIAL: A MARCHA PARA O OESTE * Para alm das 13 colnias: - tomada do Oeste (mobilizao de milhares de pessoas).

* Motivao: - mais terras para os fazendeiros do Sul; - matrias-primas para os industriais do Norte; - corrida do ouro.

Duas formas de aquisio de terras: 1 pacfica = compras e cesses = Louisiana, Flrida, Oregon; 2 violenta = matana e apropriao = ndios e mexicanos. * Texas, Califrnia, Colorado, Novo Mxico, Nevada, Utah e Arizona.

Resultado da Expanso Territorial


Superfcie Estados Populao Imigrao 7.800.000 Km 23 em 1820 e 33 em 1860 9.600.000 em 1820 e 31.300.000 em 1860 4.600.000 de 1830 a 1860 16% ingleses, 39% irlandeses e 30% alemes

O IMPERIALISMO ESTADUNIDENSE Doutrina Monroe: A Amrica e para os Americanos *Formulada pelo presidente americano James Monroe em 1823. Tinha como principio a interveno dos Estados Unidos a qualquer influncia poltica ou militar dos pases Europeus nos assuntos internos do continente americano. * A doutrina Monroe era justificada atravs do Destino Manifesto. - Os norte-americanos espontaneamente haviam sido escolhidos por Deus para conquistar as reas mais distantes entre leste e oeste, ou seja, Atlntico e Pacifico.

(representao alegrica do destino Manifesto)

A poltica do Big Stick: fale macio e use um porrete *incio do sculo XX presidente Roosevelt *interveno na Amrica Latina *represso aos que contrariassem os interesses dos Estados Unidos - impor a poltica econmica dos EUA - interveno militar sustentar governos aliados depor governos hostis

A GUERRA DE SECESSO *Tambm chamada de Guerra Civil Americana, foi um conflito envolvendo o norte e o sul dos Estados Unidos, entre 1861 e 1865. *Podemos dizer que a Guerra de Secesso ocorreu por diferenas econmicas entre o norte e o sul dos Estados Unidos.
Principais Diferenas dos Estados do Norte e Sul Norte industrializado. Sul latifundirio: queria fornecer matria prima. Poltica protecionista: aumento das Poltica livre-cambista (livre comercio): taxas alfandegrias. busca por expandir o escoamento da matria prima (principalmente o algodo). Abolio da escravido: aumento do Escravocrata. mercado consumidor.

Eleio de Abraham Lincoln: * Alm das visveis diferenas entre a regio norte e sul dos Estados Unidos, a eleio de Abraham Lincoln, em 1860, tambm foi determinante para o incio da guerra. Isto porque Lincoln foi eleito pelo norte e tinha uma postura anti-escravagista, ou seja, totalmente oposto aos interesses do sul. Assim, alguns estados do sul resolveram criar um estado independente. Foi o incio da guerra. A Guerra: *A guerra em si ocorreu porque, enquanto o sul desejava a separao, o norte lutou para manter a unidade do pas. *Considera-se que a vitria do norte ocorreu, entre outros motivos, devido superioridade da tecnologia blica e a libertao dos escravos, que desestabilizou as tropas do sul. *A Guerra de Secesso considerada a primeira guerra moderna, utilizando blindados, trincheiras, ferrovias e at metralhadoras. A guerra deixou um saldo de, aproximadamente, 600 mil mortos.

Conseqncias da Guerra: *Abolio da escravido nos Estados Unidos, em 1863, o que intensificou a campanha abolicionista em outros pases, como o Brasil. *Criao da Ku-Klux-Klan, em 1867, uma seita racista criada por fazendeiros do sul, e que existe at hoje.

*Processo de industrializao dos Estados Unidos, que possibilitou sua posterior transformao em potncia mundial, dentro e fora da Amrica.

S-ar putea să vă placă și