Sunteți pe pagina 1din 14

10/02/2011

pequeno livro de oracoes ortodoxo

Pequeno Livro de

Oraes Ortodoxo
I n d i c e: Oraes da Manha. Oraes da Tarde. Oraes Da Noite. Preparao Para A Comunho. Agradecimento Pela Comunho. Akatist.

Oraes da Manh

Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Amm.


Glria a Ti, Senhor, Deus nosso, glria a Ti. Senhor, s misericordioso para comigo pecador. Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, pelas oraes de Tua Me Santssima e todos os Santos, tem misericrdia de ns. Amm. Rei Celestial, Consolador, Esprito da Verdade, que ests presente em todo lugar e tudo preenches. Tesouro dos bens e Doador da Vida, vinde e habita em ns e purifica-nos de todas impurezas e salva, Bondoso, as nossas almas. Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal, tem piedade de ns. (3 vezes). Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm. Santssima Trindade, tem piedade de ns; Senhor, purifica-nos de nossos pecados; Soberano, perdoa as nossas faltas; Santo vinde e cure as nossas enfermidades, pela gloria de Teu Nome. Senhor, tem piedade (3 vezes). Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm.

fatheralexander.org//oracoes.htm

1/14

10/02/2011

pequeno livro de oracoes ortodoxo

Pai nosso, que ests nos Cus, santificado seja o Teu nome, venha a ns o Teu Reino, seja feita a Tua
vontade assim na Terra como no Cu. O po nosso de cada dia nos d hoje e perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns perdoamos as nossos devedores; e no nos deixes cair em tentao, mas livra-nos do maligno. Porque Teu o Reino, o poder e a glria, Pai, Filho e Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm.

Tendo-nos levantado do sono, adoramos-Te, Senhor e cantamos-Te o hino angelical; Santo, Santo, Santo s, Deus, pela Santssima Virgem, tem misericrdia de ns. Glria ao Pai, e ao Filho, e ao Esprito Santo. Tu que me ergueste do sono, Senhor, ilumina a minha mente e abra a minha boca para que eu Te glorifique, Santssima Trindade: Santo, Santo, Santo s, Deus, pela Santssima Virgem: tem misericrdia de ns. Agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm. O Juiz vir repentinamente e as obras de cada um aparecero, porm invocamos-Te com temor. Santo, Santo, Santo s, Deus, pela Santssima Virgem, tem piedade de ns. Tendo-me levantado do sono, agradeo a Ti Santssima Trindade, que por Tua benevolncia e pacincia, no Te aborreceste comigo, pecador e preguioso, nem me abandonaste nos meus infortnios; mas pela Tua inefvel bondade, me ergueste da lascividade, para que eu possa glorificar e santificar Tua grandeza. Agora, ento, ilumina os olhos da minha mente, abra a minha boca para que eu possa aprender Tuas palavras e entender Teus mandamentos; para praticar a Tua vontade, adorar-Te e glorificar-Te de corao, Pai, Filho e Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm. Senhor, tem piedade. (12 vezes). Vinde adoremos Rei nosso Deus! Vinde adoremos e prostremo-nos perante Cristo Rei e nosso Deus! Vinde adoremos e prostremo-nos unicamente perante Cristo Rei e Deus nosso. Salmo 50

Tem piedade de mim, Deus, segundo Tua grande misericrdia; e, segundo a multido das Tuas
clemncias, apaga a minha iniqidade. Lava-me da minha culpa e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheo a minha maldade, e o meu pecado est sempre diante de mim. Pequei contra Ti s, e fiz o mal diante dos Teus olhos, para que sejas encontrado justo nas Tuas palavras e venas quando fores julgado. Eis que fui concebido em iniqidades, e minha me concebeu-me no pecado. Eis que Tu amaste a verdade e me revelaste o segredo e o mistrio da Tua sabedoria. Tu me borrifars com o hissopo e serei purificado; lavarme-s e me tornarei mais branco que a neve. Tu me fars ouvir uma palavra de gozo e alegria, regozijar-seo meus ossos humilhados. Aparta o Teu rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqidades. Cria em mim, Deus, um corao puro e renova nas minhas entranhas um esprito reto. No me arremesses da Tua presena e no tires de mim Teu Esprito Santo. D-me a alegria da Tua salvao e conforta-me com
fatheralexander.org//oracoes.htm 2/14

10/02/2011

pequeno livro de oracoes ortodoxo

um Esprito magnnimo. Ensinarei aos inqos Teus caminhos e os mpios se convertero a Ti. Livra-me do sangue, Deus, Deus da minha salvao, e minha lngua exaltar a Tua justia. Senhor, abrirs os meus lbios, e a minha boca anunciar os seus louvores. Porque, se quisesses um sacrifcio, eu o teria aferecido; mas tu no te comprazes com holocaustos. 0 sacrifcio digno de Deus um esprito compungido; no desprezars, Deus, um corao contrito e humilhado. Senhor, s benigno com Sio por Tua boa vontade, para que se edifiquem os muros de Jerusalm. Ento aceitars os sacrifcios legtimos, as aferendas e os holocaustos; ento sobre Teu altar novilhos sero colocados.

Smbolo da F Creio em um s Deus, Pai Onipotente, Criador do Cu e da Terra e de todas as coisas visveis e invisveis.
E em um s Senhor, Jesus Cristo, Filho Unignito de Deus, nascido do Pai antes de todos os sculos. Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado e no feito, consubstancial ao Pai, por Quem foram feitas todas as coisas. O Qual, por causa de ns homens e por causa de nossa salvao, desceu dos cus e se encarnou pelo Esprito Santo e da Virgem Maria e se fez homem. E foi crucificado por nossa causa, sob o poder de Pncio Pilatos; padeceu e foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E subiu aos cus e est sentado direita do Pai e novamente vir com glria para julgar os vivos e os mortos, e cujo Reino no ter fim. E no Esprito Santo, Senhor Vivificante, que do Pai procede e que juntamente com o Pai e o Filho adorado e glorificado, e que falou pelos profetas. E na Igreja Una, Santa, Universal e Apostlica. Confesso um s batismo para a remisso dos pecados. Espero a ressurreio dos mortos e a vida do sculo futuro. Amm.

Ave Maria, cheia de graa, Virgem Me de Deus, o Senhor est contigo, bendita s Tu entre as mulheres e
bendito o fruto do Teu ventre, porque geraste o Salvador de nossas almas.

Salva, Senhor, o Teu povo e abenoa a Tua herana; d a vitria aos cristos ortodoxos contra os inimigos
e guarda o Teu povo pelo poder da Tua Cruz.

Anjo de Deus, meu Santo protetor, enviado do Cu por Deus para me guardar, peo-Te com fervor que
me ilumines agora e me protejas contra todo o mal, orientando-me para todas as boas aes e levando-me pelo caminho da salvao. Amm.

Ao despertar do sono, a Ti recorro, Soberano Senhor Deus da bondade e peo: ajuda-me todo o tempo e
em todas as coisas e livra-me de toda m ao e de todas as tentaes do demnio. Salva-me e leva-me para o Teu Reino eterno, porque Tu s o meu Criador e Dispensador de todos os bens. Em ti ponho toda aminha esperana e a Ti canto os meus louvores, agora e sempre pelos sculos dos sculos. Amm.

Orao ao Santo
do nosso nome

Intercede por mim junto a Deus, So/Santa (nome....), porque, confiante, espero Tua pronta ajuda e
fatheralexander.org//oracoes.htm 3/14

10/02/2011

pequeno livro de oracoes ortodoxo

intercesso pela minha alma.

Orao dos monges de Optina

Senhor! conceda-me a graa de saber aceitar tudo que venha acontecer neste dia que se inicia. Permita que
eu me entregue completamente Tua santa vontade em todo momento deste dia. Ajuda-me e orienta-me em tudo em todos os meus atos e palavras. Guia meus pensamentos e sentimentos em todos os casos inesperados. No permita que eu me esquea que tudo vem de Ti. Ensina-me a agir corretamente com cada membro da minha famlia para que no ofenda e no magoe ningum. Senhor, d-me foras para superar o cansao deste dia, e suportar tudo o que hoje venha acontecer. Dirija a minha vontade, e ensina-me a rezar, ter f, esperana, pacincia, saber perdoar e amar. Amm.

Orao pelos Vivos Salva, Senhor, e tem piedade do meu pai espiritual (nome), de meus pais, parentes, mestres e benfeitores
(dizer os nomes de quem desejar), de meus amigos e inimigos, de todos os cristos ortodoxos e de todos que me pedem, a mim indigno, de rezar por eles. Orao pelos Mortos Concede o repouso, Senhor, s almas de Teus servos falecidos (nomes), de todos os meus parentes, benfeitores, amigos e inimigos falecidos e perdoa-lhes todas as suas faltas voluntrias e involuntrias e dlhes o Reino dos Cus.

Oraes da Tarde
Orao antes do Estudo

Senhor misericordiosssimo, envia-nos a graa do Teu Esprito Santo que nos d a compreenso e revigora
as nossas foras espirituais para que ouamos com ateno as coisas que nos so ensinadas, podendo assim crescer para TI, nosso Criador, para a alegria de nossos pais e para o bem da Igreja e da nossa Ptria. Orao depois do Estudo

Agradecemos-Te, nosso Criador, por nos ter concedido a Tua graa para aprendermos as lies.
Abenoa nossos mestres, pais e todos os que nos ensinam a conhecer o bem e d-nos a sade e as foras necessrias para continuarmos aprendendo. Orao antes das Refeies

Os olhos de todos esto voltados para Ti, Senhor, e Tu ds a todos o alimento no tempo oportuno,
fatheralexander.org//oracoes.htm 4/14

10/02/2011

pequeno livro de oracoes ortodoxo

abrindo a Tua mo bondosa para encher todos os seres vivos de bnos. (ou o Pai Nosso). Orao para depois das Refeies

Agradecemos-Te, Cristo nosso Deus, por nos ter alimentado com os alimentos que a Terra produz; no
nos prive do Teu Reino celeste, nosso Salvador, mas como vieste aos Teus apstolos e lhes deste a Paz, assim tambm venha a ns e nos salve.

Oraes da Noite

Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Amm.


Glria a Ti, Senhor, Deus nosso, glria a Ti. Senhor, s misericordioso para comigo pecador. Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, pelas oraes de Tua Me Santssima e todos os Santos, tem misericrdia de ns. Amm. Rei Celestial, Consolador, Esprito da Verdade, que ests presente em todo lugar e tudo preenches. Tesouro dos bens e Doador da Vida, vinde e habita em ns e purifica-nos de todas impurezas e salva, o Bondoso, as nossas almas. Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal, tem piedade de ns. (3 vezes). Glria ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm. Santssima Trindade, tem piedade de ns; Senhor, purifica-nos de nossos pecados; Soberano, perdoa as nossas faltas; Santo vinde e cure as nossas enfermidades, pela glria de Teu Nome. Senhor, tem piedade. (3 vezes). Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm.

Pai nosso, que ests no Cus, santificado seja o Teu Nome, venha a ns o Teu Reino, seja feita a Tua
vontade assim na Terra como no Cu. O po nosso de cada dia nos d hoje e perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns perdoamos a nossos devedores; e no nos deixes cair em tentao, mas livra-nos do maligno. Porque Teu o Reino, o poder e a glria, Pai, Filho e Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm.

Senhor, nosso Deus, perdoa-me todas as minhas faltas que comet hoje em pensamentos, palavras e obras,
porque Tu s misericordioso e benevolente. D-me um sono calmo e pacfico; envia-me o anjo da guarda para me proteger e amparar contra todo o mal, pois Tu s o protetor de minha alma e do meu corpo e por
fatheralexander.org//oracoes.htm 5/14

10/02/2011

pequeno livro de oracoes ortodoxo

isso te glorifico Pai, Filho e Esprito Santo, agora e sempre por todos os sculos dos sculos. Amm.

Preparao Para a Comunho

Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Amm.


Glria a Ti, Senhor, Deus nosso, glria a Ti. Senhor, s misericordioso para comigo pecador. Pelas oraes de nossos santos Padres, Deus nosso Senhor Jesus Cristo, tem piedade de ns. Amm. Rei Celestial, Consolador, Esprito da Verdade, que ests presente em todo o lugar e tudo preenches, Tesouro dos bens e Doador da vida, vinde e habita em ns e purifica-nos de todas as impurezas e salva, Bondoso, as nossas almas. Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal tem piedade de ns. (3 vezes). Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo, agora e sempre pelos sculos dos sculos. Amm. Santssima Trindade, tem piedade de ns; Senhor, purifica-nos de nossos pecados; Soberano, perdoa as nossas faltas; Santo, vinde e cure as nossas enfermidades, pela glria de Teu Nome. Senhor, tem piedade. (3 vezes). Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo, agora e sempre pelos sculos dos sculos. Amm.

Pai nosso que ests no Cus, santificado seja o Teu Nome, venha a ns o Teu Reino, seja feita a Tua
vontade assim na Terra, como no Cu. O po nosso de cada dia nos d hoje e perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns perdoamos a nossos devedores; e no nos deixes cair em tentao, mas livra-nos do maligno. Porque Teu o Reino, o poder e a glria, Pai, Filho, Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm. Senhor, tem piedade. (12 vezes). Vinde, adoremos o Rei, nosso Deus! Vinde, adoremos e prostremo-nos perante Cristo Rei e nosso Deus! Vinde, adoremos e prostremo-nos unicamente perante Cristo Rei e Deus nosso!

Salmo 22

O Senhor meu pastor, nada me faltar; colocou-me num lugar de pastos. Conduziu-me gua
fatheralexander.org//oracoes.htm 6/14

10/02/2011

pequeno livro de oracoes ortodoxo

fortificante; converteu a minha alma. Levou-me por veredas de justia por causa do Seu Nome. Por isso, ainda que ande no meio da sombra da morte, no temerei males, porque ests comigo. Tua vara e Teu bculo me consolaram. Preparaste uma mesa diante de mim vista daqueles que me perseguem. Ungiste com leo a minha cabea e quo precioso o meu clice que embriaga! Tua misericrdia ir aps de mim todos os dias de minha vida, a fim de que eu habite na casa do Senhor durante longos dias.

Salmo 23

Do Senhor a Terra e tudo o que ela encerra; a redondeza da Terra e todos que a habitam. Porque Ele
fundou-a sobre os mares e a estabeleceu sobre os rios. Quem subir ao monte do Senhor? Ou quem estar no lugar santo? O inocente de mos e limpo de corao. O que no entregou vaidade a alma, nem fez juramentos dolosos ao prximo. Este receber a beno do Senhor, e a misericrdia de Deus, seu Salvador. Tal a gerao dos que O buscam, dos que buscam a face de Deus de Jac. Levantai, prncipes, as vossas portas, levantai-vos, portas eternas e entrar o Rei da glria. Quem este Rei da glria? o Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso nas batalhas. Levantai, prncipes, as vossas portas, levantaivos, portas eternas e entrar o Rei da glria. Quem este Rei da glria? O Senhor das virtudes, esse o Rei da glria.

Salmo 115

Eu cri, por isso falei, mas estive na ltima humilhao. Eu disse no meu abatimento extremo: todo o homem
mentiroso. Que darei em retribuio ao Senhor, por todos os benefcios que me tem feito? Tomarei o clice da salvao e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor, diante de todo o Seu povo. preciosa aos olhos do Senhor a morte dos Seus santos. Senhor, eu sou o Teu servo, e sou Teu servo e filho da Tua escrava. Quebraste minhas cadeias; eu Te oferecerei uma hstia de louvor e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor diante de todo o Seu povo, nos trios da casa do Senhor, no meio de ti, Jerusalm. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo agora e sempre e peloa todos os sculos dos sculos. Amm. Aleluia, aleluia, aleluia, glria a Ti, Senhor. (3 vezes). Senhor, que nasceste da Virgem, livra-me da iniquidade e limpa meu corao, tornando-o templo dos Teus preciosos Corpo e Sangue, e, pela Tua infinita benevolncia, no me afaste do Teu rosto. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. Como posso eu, indigno, ter a comunho dos Teus sagrados Dons? Se, porventura, tentar aproximar-me com os dignos, minhas vestes me denunciariam, pois no so nupciais, e trar julgamento minha alma pecadora. Purifica, Senhor, as mculas de minha alma e salva-me, Benevolente. Agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm. So muitos e inmerosos meus pecados, Virgem pura, mas recorro a Ti, implorando a salvao: visita esta minha alma atribulada e interceda a Seu Filho e nosso Deus, para que me d o perdo das minhas maldades, nica abenoada.

Salmo 50
fatheralexander.org//oracoes.htm 7/14

10/02/2011

pequeno livro de oracoes ortodoxo

Tem piedade de mim, Deus, segundo Tua grande misericrdia; e, segundo a multido das Tuas
clemncias, apaga a minha iniquidade. Lava-me da minha culpa e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheo a minha maldade, e o meu pecado est sempre diante de mim. Pequei contra Ti s, e fiz o mal diante dos Teus olhos, para que sejas encontrado justo nas Tuas palavras e venas quando fores julgado. Eis que fui concebido em iniquidade, e minha me concebeu-me no pecado. Eis que Tu amaste a verdade e me revelaste o segredo e o mistrio da Tua sabedoria. Tu me borrifars com o hissopo e serei purificado; lavarme-s e me tornarei mais branco que a neve. Tu me fars ouvir uma palavra de gozo e alegria, regozijar-seo meus ossos humilhados. Aparta o Teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidade. Cria em mim, Deus, um corao puro e renova nas minhas entranhas um esprito reto. No me arremesses da Tua presena e no tires de mim Teu Esprito Santo. D-me a alegria da Tua salvao e conforta-me com um esprito magnnimo. Ensinarei aos inquos Teus caminhos e os mpios se convertero a Ti. Livra-me do sangue, Deus, Deus da minha salvao, e minha lngua exaltar a Tua justia. Senhor, abrirs os meus lbios e a minha boca anunciar os Teus louvores. Porque, se quisesses um sacrifcio, eu o teria oferecido; mas Tu. no Te comprazes com holocaustos. O sacrifcio digno de Deus um esprito compungido; no desprezars, Deus, um corao contrito e humilhado. Senhor, s benigno com Sio por Tua boa vontade, para que se edifiquem os muros de Jerusalm. Ento aceitars os sacrifcios legtimos, as oferendas e os holocaustos; ento sobre o Teu altar novilhos sero colocados. Senhor, tem piedade. (40 vezes). tu, que desejas tomar o fogo - o Corpo do Soberano - aproxima-te com temor, para que no te queimes. Desejando unir-te ao Divino Sangue, apazigua-te antes com os teus ofensores. E, ento, aproxima-te do banquete. (Antes da comunho dos sublimes Mistrios do vivificante Corpo do Soberano, diga com temor o que se segue). Orao de So Baslio o Grande

Senhor Jesus Cristo, nosso Deus Soberano, fonte da vida e imortalidade, Criador de todos os seres visveis
e invisveis, Filho eterno e unignito de Deus eterno, que pela Tua inefvel benevolncia desejaste nos ltimos dias Te revestir de corpo, ser crucificado e sepultado por causa de ns, indignos e maldosos, e renovar com Teu Sangue, nossa natureza corroda pelo pecado: Tu, Rei imortal, receba a penitncia deste pecador, reclina-Te para mim e ouve-me: pequei, Senhor, pequei perante o Cu e perante Ti, e j no sou digno de olhar para as alturas de Tua glria. Enfureci Tua bondade, transgredi as Tuas leis e desobedeci Tua vontade. Mas Tu, Bondoso Senhor, paciente e misericordiosssimo, no me deixaste perecer com toda a minha iniquidade, sempre aguardando o meu arrependimento. Tu disseste, Senhor, a Teus profetas: No desejo a morte do pecador, mas que ele se arrependa e viva eternamente. Tu no desejas, Soberano, que a obra de Tuas mos perea, nem Te apetece a perdio do homem, mas desejas que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Por isso e eu, mesmo sendo indigno do Cu, da Terra e desta vida passageira, pois estou submerso no pecado, afundado nas paixes e maculei a Tua imagem. Porm sou obra e criatura de Tuas mos e por isso no me desespero da salvao, mas me entrego todo Tua infinita misericrdia. Receba-me, Senhor benevolente, como recebeste a meretriz, o ladro, o publicano e o pecador, e perdoa todos os meus pesados pecados, Tu que redimiste os pecados do mundo, que curas as doenas dos sofredores; que chamas a Si os trabalhadores e sofredores e os consolas; que vieste para chamar no os justos, mas os pecadores para o arrependimento e penitncia. Limpa-me de toda a iniquidade do corpo e da alma, e ensina-me a praticar a santidade do Teu temor. E, tendo assim, limpa a conscincia, e recebendo os Teus Santos Dons, me junte aos Teus Santssimos Corpo e Sangue e tenha a Ti vivendo em mim com o Pai e
fatheralexander.org//oracoes.htm 8/14

10/02/2011

pequeno livro de oracoes ortodoxo

o Teu Esprito Santo. Senhor Jesus Cristo, Deus meu, que esta comunho dos Teus Santos Dons no seja para meu juzo, nem para enfraquecimento do corpo e da minha alma, pois sei que estou recebendo-Os indignamente. Porm, Senhor, at o meu ltimo suspiro permita-me receber sem condenao os Teus Santos Mistrios, unir-me ao Esprito Santo, receber a vida eterna e uma sentena favorvel no Teu Juzo Final. Para que, assim, eu esteja entre os Teus escolhidos e seja participante dos bens eternos, que preparaste, Senhor, para que os que Te amam, nos quais s bendito por todos os sculos. Amm. Orao de So Joo Crisstomo

Creio, Senhor e confesso, que em verdade Tu s Cristo, Filho de Deus vivo e que vieste ao mundo para
salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. Creio ainda que este o Teu Purssimo Corpo e que este o Teu prprio precioso Sangue. Suplico-Te, pois, tem misericrdia de mim e perdoa-me as minhas faltas voluntrias e involuntrias, que cometi por palavras ou aes, com conhecimento ou por ignorncia, e concede-me sem condenao receber Teus purssimos Mistrios para remisso dos pecados e para a vida eterna. Amm. Da Tua Ceia Mstica, aceita-me hoje como participante, Filho de Deus; pois no revelarei o Teu Mistrio aos Teus inimigos, nem Te darei o beijo como Judas, mas como o ladro me confesso: lembra-Te de mim, Senhor, no Teu Reino, Que no seja para meu juzo ou condenao, a recepo de Teus Santos Mistrios, Senhor, mas para a cura da alma e do corpo.

Oraes depois da Comunho


Glria a Ti, o Deus! (3 vezes). Primeira Orao

Agradeo-Te,

Senhor meu Deus, por no teres rejeitado, a mim pecador, mas tornaste-me compartilhante de Teus Santos Mistrios. Agradeo-Te por teres me permitido, embora indigno, receber (comungar) os Teus Purssimos Dons Celestiais. Porm, Senhor Benevolente, que morreste e ressuscitaste por nossa causa, e destenos estes temveis e Vivificantes Mistrios para o bem e Santificao de nossas almas e corpos, concede para que em mim eles sejam para a cura do corpo e da alma, para a libertao de todo o inimigo, para a iluminao dos olhos do meu corao, para a paz das minhas foras esprituais, para uma f inquebrvel, para um amor sincero, plenitude da sabedoria, cumprimento os Teus mandamentos, aumento da Tua Divina Graa e ajuntar-me ao Teu Reino; para que mantido por Eles na Tua Santidade, sempre me lembre da Tua graa e no viva mais para mim, mas para Ti, nosso Soberano e Benfeitor. E assim, ao partir desta vida na esperana da vida eterna, possa alcanar o descanso eterno onde constante a voz dos que se rejubilam e incessante a felicidade dos que contemplam a beleza indizvel de Tua face. Pois Tu s, Cristo nosso Deus, o desejo verdadeiro e a felicidade inefvel dos que Te amam, e a Ti louva toda a criao por toda a eternidade. Amm.
fatheralexander.org//oracoes.htm 9/14

10/02/2011

pequeno livro de oracoes ortodoxo

Segunda Orao (de So Basilio o Grande)

O Cristo Deus Soberano, Rei dos sculos e Criador de todas as coisas, agradeo-Te por todos os bens
que me tens dado e pela comunho dos Teus Purssimos e Vivificantes Mistrios. Rogo-Te, misericordioso e amante da humanidade, guardame sob a Tua proteo, sombra de Tuas asas, e conceda-me com conscincia pura, at o meu ltimo suspiro, receber dignamente os Teus Santos Dons, para a remisso dos pecados e alcanar a vida eterna. Pois Tu s o Po da Vida, a Fonte da Santidade, Doador dos bens: a Ti rendemos glria, juntamente com o Pai e o Esprito Santo, agora e sempre pelos sculos dos sculos. Amm. Terceira Orao (de So Simeo Metafrastes)

Por Tua vontade me deste o Teu Corpo em alimento, Fogo que consome os indignos, no me consumas,
o meu Criador. Porm, entra em meus membros, em todo o meu ser, no corao e na alma. Queima os espinhos de todos os meus pecados. Purifica a alma, santifica os pensamentos, firma as ligaduras juntamente com os ossos. Ilumina os meus sentidos, fixa todo o meu ser no Teu temor. Guarda, protege e livra-me sempre de toda ao ou palavra destruidora da alma. Purifica-me, lava e adorna: torna-me bondoso, compreensivo e iluminado. Faa-me morada somente de Teu Esprito, e nunca a do pecado. Que desta Tua casa, pela entrada da Comunho, fuja, como do fogo, todo o mal e todo o vcio. Ponho diante de Ti as oraes de todos os santos, das potestades angelicais, do Teu precursor, dos sbios apstolos, juntamente com Tua pura e imaculada Me, cujas preces, Cristo meu, aceita com compaixo e faze deste Teu servo um filho da luz. Somente Tu trazes, Bondoso, a santidade e a luz s nossas almas, e diariamente ns te rendemos a glria, que a Ti devida com Deus e Senhor. Quarta Orao

Que o Teu Santo Corpo seja para a minha vida eterna, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, o Teu
Precioso Sangue para a remisso dos pecados. Que seja este agradecimento para minha alegria, sade e satisfao, e no dia do Teu terrvel segundo advento permita-me ficar mo direita da Tua glria, pelas oraes de Tua Me purssima e de todos os santos. Quinta Orao

Santssima Soberana, Me de Deus, luz de minha alma obscurecida, minha esperana, abrigo e refgio,
minha consolao e alegria minha; agradeo-Te por teres permitido, que embora eu indigno, recebesse o purssimo Corpo e preciosssimo Sangue de Teu Filho. Tu, de quem nasceu a Verdadeira Luz, ilumina os olhos da sabedoria de meu corao. Tendo dado nascimento Fonte da Imortalidade, renova minha vida, morta pelo pecado. Bondosa Me de Deus misericordioso, tem misericrdia de mim e d-me humildade em meus pensamentos, corao contrito e devoo e liberdade minha mente escravizada. Torna-me digno, at meu ltimo suspiro, de receber sem condenao a satisfao destes Purssimos Sacramentos, para a cura da alma e do corpo. E d-me lgrimas de arrependimento e confisso, para que eu possa louvar-Te e glorificarTe todos os dias de minha vida, porque Tu s bendita e gloriosa por todos os sculos. Amm.
fatheralexander.org//oracoes.htm 10/14

10/02/2011

pequeno livro de oracoes ortodoxo

Agora Senhor, deixas ir em paz o Teu servo, segundo a Tua palavra. Porque os meus olhos viram a Tua
salvao que preparaste ante a face de todas as naes. Luz para a iluminao dos povos e glria de Teu povo Israel. Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal, tem piedade de ns. (3 vezes). Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm. Santssima Trindade, tem piedade de ns; Senhor, purifica-nos de nossos pecados; Soberano, perdoa nossas faltas; Santo, vinde e cura as nossas enfermidades, pela glria de Teu Nome. Senhor, tem piedade. (3 vezes). Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm.

Pai nosso que ests no Cus, santificado seja o Teu Nome, venha a ns o Teu Reino, seja feita a Tua
vontade, assim na Terra como no Cu. O po nosso de cada dia nos d hoje e perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns perdoamos aos nossos devedores e no nos deixes cair em tentao, mas livra-nos do mal. Pois Teu o Reino, o Poder e a Glria do Pai e do Filho e do Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm. De Teus lbios como iluminao do fogo, brilhou a Graa e iluminou o mundo; no procurou para o mundo dos tesouros da avareza, mas mostrou-nos a altura da humildade. Pai Joo Crisstomo, cujas palavras nos instruram, roga ao Verbo Cristo Deus, que as nossas almas sejam salvas. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. Do Cu recebeste a graa Divina e por Teus lbios ensinas a todos a adorar o nico Deus na Trindade. Joo Crisstomo, Santo e bem aventurado, dignamente te louvamos, Tu s nosso mestre; pois mostra-nos as coisas divinas. Agora e sempre, e pelos sculos do sculos. Amm. Firme Protetora dos cristos, constantemente intercedendo junto ao Criador, no desprezes o apelo dos pecadores; mas na Tua bondade ajuda-nos, a ns que confiadamente clamamos por Ti. S solcita em ouvir as nossas peties, pronta em defender-nos, Me de Deus, que sempre proteges queles que te veneram. Senhor, tem piedade. (12 vezes). Mais honorvel que os Querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins, que ao Verbo de Deus dste nascimento sem mcula, s verdadeiramente, Me de Deus, e ns Te exaltamos. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo agora e sempre e pelos sculos dos sculos: Amm. Senhor tem piedade. (3 vezes). Abenoai. Sacerdote: Que Cristo nosso verdadeiro Deus, ressuscitado dos mortos, pelas oraes de Sua Purssima
fatheralexander.org//oracoes.htm 11/14

10/02/2011

pequeno livro de oracoes ortodoxo

Me, de nosso Pai So Joo Crisstomo, Arcebispo de Constatinopla e de todos os Santos, tenha piedade de ns e nos salve, pois Ele infinitamente bom e nos ama. Amm.

*** *** ***

Akafisto de Virgem Maria


Kondakio 1

Oh! Preferida Generalssima, Oh! Senhora nossa Me de Deus, ns teus servos, ofertamos a Ti cnticos
de louvor, j que com o advento de Tua venervel imagem ganhamos escudo forte, muralha inconquistvel e Guardi vigilante, Tu, que possus poder invencvel, cubra e nos proteja, Oh! Senhora, de todos os inimigos visveis e invisveis e livrai-nos de todos males espirituais e corporais para que a Ti envoquemos. Alegra-te! Bondosa Guardi que abre as portas do paraso aos fiis. Ikos 1 Quando foste escolhida para o servio apostlico na terra de Ivria, um anjo predecessor foi enviado a Me de Deus dizendo: No deixe Jerusalm, a escolha que Te coube ser iluminada em outros dias, Tu deves empenhar-te na terra que Deus Te indicar, assim Te clamamos: Alegra-te! pois por Ti anunciou-se o Evangelho, alegra-te! pois por Ti foi suprimida a seduo da idolatria. Alegra-te! pois por Ti o poder do prncipe das trevas foi destrudo alegra-te! pois por Ti o reino de Cristo foi fundamentado. Alegra-te! pois por Ti foram envocados para a luz do evangelho aqueles que caram nas trevas da idolatria, alegra-te! pois por Ti os servidores do demnio foram levados liberdade da Glria dos filhos de Deus. Alegra-te! Serva constante de Teu Filho e Deus, alegra-te! Pois por tua obedincia eximio a desobedincia de Eva. Alegra-te!Incomparvel virtude, alegra-te! Incomparvel humildade e sabedoria. Alegra-te! pois por Ti os infiis reconheceram o Criador, alegra-te! pois por Ti os fiis foram adotados pelo Pai. Alegra-te! Bondosa Guardi que abre as portas do paraso aos fiis.

Kondakio Vi
fatheralexander.org//oracoes.htm 12/14

10/02/2011

pequeno livro de oracoes ortodoxo

Fazendo de Gabriel um instrumento de Tua vontade disse-lhe Soberana: no vim para ser protegida por vos, mas para ser a vossa protetora no s agora como tambm no futuro, e eis aqui o sinal : enquanto contemplais no mosteiro Minha imagem, no faltar a graa e misericrdia do Meu Filho para que todos Lhe exclamem : Aleluia. Ikos Vi Resplandece grande alegria dos que ouviram Tua promessa, Oh! Me de Deus e a Ti Guardi celeste, os monges com alegria ergueram a igreja s portas do mosteiro e exclamaram assim: Alegra-te! Nossa Protetora no presente, alegra-te! Nossa Intercessora no futuro. Alegra-te! Tu, que ensina s temor a Deus, alegra-te! que nos indicas o caminho da virtude. Alegra-te! Nossa audcia e esperana, alegra-te! Nossa confiana e proteo. Alegra-te! pois inclinou a benevolncia do Teu Filho sobre ns, alegra-te! Pois anuncias que a graa Dele permanecer sempre conosco. Alegra-te! Pois deu Tua Santa Imagem como garantia de Tua graa alegra-te! Pois outorgou a ela o dom miraculoso. Alegra-te! Pois afastas do mosteiro todo o mal, alegra-te! Pois abres para ns a entrada de todo o bem Alegra-te! Bondosa Guardi que abre as portas do paraso aos fiis. Kodakio Xiii

Oh, Me cantada por todos ns, Senhora Santssima Virgem, Me de Deus! Proteja-nos pois oferecemos, humildemente, com lgrimas, essas pequenas oraes diante de Tua Purssima imagem e depositamos toda a nossa esperana e toda a nossa confiana em Ti, e livrai-nos de todos os males e dificuldades desta vida, e de sofrimentos futuros, para que salvos por Ti exclamemos: Aleluia, Aleluia, Aleluia! Este Kondkio l-se trs vezes, aps Ikos 1 (Quando foste escolhida) e em seguida Kondkio 1 (Oh! Preferida Generalssimo). Me de Deus e Me da Igreja

A Santssima Genitora de Deus honrada pela Igreja Ortodoxa como Intercessora por todo gnero
cristo. Somente a Ela ns recorremos com a prece - "salve nos" ao passo que aos Santos restantes ns pedimos "orem a Deus por ns." Dos dois lados das Portas Rgias, que simbolizam a entrada do Reino Celeste, em cada templo ortodoxo numa posio idntica, situam-se as imagens do Salvador e da Me de Deus, indicando e salientando, que o
fatheralexander.org//oracoes.htm 13/14

10/02/2011

pequeno livro de oracoes ortodoxo

ingresso no Reino Celeste realiza-se somente por intermdio da Santssima Virgem Maria. Tambm, demonstra-se que nada na Igreja realiza-se sem a Sua participao e intermediao, do que so testemunhas os inmeros cantos e oraes da Igreja Ortodoxa. Surge a pergunta : porque tamanha significncia e tal o Seu poder? Geralmente, presumisse que tudo isso provm dos traos pessoais Dela e tambm pelo fato de Deus ter escolhido-A para ser a Me do Seu Filho encarnado. conhecido e amplamente interpretado o sentido das palavras do Salvador na Cruz, quando Ele perfilhou So Joo Evangelista Sua Me. No entender da Igreja isso sempre significou a perfilhao de toda gente de f Me de Deus. Agora a questo focaliza-se num determinado ponto exato, adquirindo uma nova nuana. Em que sentido deve ser compreendida esta perfilhao? Metafrico-potico, figurado, ou moral, de um cunho tico? Ou ento, no mais profundo existencial? A resposta, irmos e irms, evidente, s prestar ateno. Ns comungamos o Corpo e Sangue de Cristo, que provm do purssimo sangue da Me do Senhor Jesus Cristo. Consequentemente, unindo-se no Sacramento da Eucaristia a Cristo, ns entramos numa certa unio com a Me de Deus. Esta unio no pode ser entendida a no ser como filial. Em outras palavras, no Sacramento da Comunho, ns, semelhante a Cristo, tornamo-nos filhos da Me de Deus, e no em algum sentido figurado, alegrico, mas no sentido real sacramental. Ns nos tornamos Seus filhos consangneos (pelo Sangue de Cristo). Eis um mistrio da Ortodoxia. Nele as feies da Abenoadssima, pessoa da Sempre-Virgem Maria comunicam-se necessariamente quele que tem f sincera, bem como Igreja Ortodoxa inteira. Estamos portanto, com razo, concluindo que Ela a verdadeira Me de cada alma ortodoxa e Me da Igreja. Agora, ento, tornasse compreensveis as palavras do Salvador sobre a perfilhao de So Joo Evangelista e na pessoa dele, de todos homens de f. O povo russo, desde o tempo imemorvel, sentia a maternidade da Virgem Maria com relao Igreja e por isso chamou-A, como no seio da famlia, chamam a prpria me - pela palavra carinhosa - "Matushka." Go to the top P25
Paroqua Da Santssima Trindade Da Diocese Brasileira, Da Igreja Ortodoxa Russa Fora Da Rssia Rua Paratinguara, 151 - Vila Alpina - So Paulo - BRASIL Fone: (011) 917.1932 Traduo: Rev. Arcipreste GEORGE PETRENKO Editorao: Ana Berenice M. Baranov Impressao: Copiadora Guanabara (oracoes.doc, 11-11-99)

fatheralexander.org//oracoes.htm

14/14

S-ar putea să vă placă și