Sunteți pe pagina 1din 12

BIODISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES:

Definio: Quantidade de vitaminas disponvel no alimento depende no apenas da quantidade fornecida, mas tambm da quantidade absorvida e utilizada pelo corpo. Depende: - Eficincia da digesto e tempo de trnsito intestinal; - Estado nutricional do indivduo; - Outros alimentos consumidos ao mesmo tempo que possam inibir ou acentuar a absoro de nutrientes; - Mtodo de preparao (cru, cozido, processado); - Fonte do nutriente (forma qumica, sinttica, fortiicada ou de ocorrncia natural)

VITAMINAS

HIDROSSOLVEIS

LIPOSSOLVEIS A, D, E, K

NO-COMPLEXO B Vitamina C

COMPLEXO B

LIBERADORAS DE ENERGIA B1 = tiamina B2 = riboflavina B3 = niacina biotina cido pantotnico

HEMATOPOIESE

OUTRAS

cido flico B12 = cianocobalamina

B6 = piridoxina piridoxamina piridoxal

Resumo das diferenas entre vitaminas hidrossolveis e lipossolveis:


Hidrossolveis Absoro Transporte Armazenamento Excreo Toxicidade Necessidade
Diretamente no sangue

Lipossolveis
Primeiro linfa, depois sangue

livremente
Circulam livremente em partes do corpo com gua

Protenas carregadoras Em clulas associadas gordura Tendem a se acumular em locais com gordura Maior possibilidade de alcance de nveis txicos com suplementos

TIAMINA (VITAMINA B1)

Os rins detectam e eliminam excesso na urina Possibilidade de alcance nveis txicos com suplementos

Doses frequentes (1-3 dias) Doses peridicas (semanas ou at meses)

Qumica:
Instvel ao calor ou lcali Estvel ao calor em pH cido A perda na coco extremamente varivel, dependendo: pH do alimento, tempo de coco, temperatura, quantidade de gua utilizada e desprezada. O congelamento tem pouco ou nenhum efeito no contedo de tiamina.

Qumica:
A tiaminase presente em peixes de gua doce e crustceos crus destri ~ 50% da tiamina. O ch tambm contm um fator antitiamina.

Metabolismo:
DIETA - tiamina e seus steres de fosfato

Funes:
A tiamina combina-se com o fsforo para formar a coenzima pirofosfato de tiamina (PFT), necessria descarboxilao oxidativa do piruvato para formar acetato ativo (acetil-CoA) componente principal da via metablica do ciclo de Krebs.

lmen intestinal duodeno proximal pH cido

fosfatases intestinais

NO ARMAZENADA EM GRANDE QUANTIDADE NO ORGANISMO, SENDO NECESSRIO SEU FORNECIMENTO DIRIO PELA DIETA

Tiamina forma livre

Absoro: [ ] ativo [ ] passiva fosforilao intracelular: monofosfato de tiamina Veia porta fgado

Funes:
- Catalisa reaes de descarboxilao oxidativa e no-oxidativa dos alfacetocidos; - Catalisa reaes de transcetolao reao da via das pentoses fosfato.

Funes:
O NADPH fornece tomos de hidrognio para reaes qumicas que resultam na produo de coenzimas, esterides, cidos graxos, aminocidos e neurotransmissores, alm de exercer importante papel na sntese de glutationa, componente essencial para a defesa do organismo contra o estresse oxidativo.

Funes:
Funo no coenzimtica: papel especfico na neurofisiologia, atuando na membrana das clulas nervosa, permitindo deslocamento para que ons sdio possam atravessar a membrana livremente.
Causas alcoolismo

Deficincia:
deficincia da dieta,

Beribri manifestaes mais importantes afetam sistema nervoso e cardiovascular.

Antagonistas de tiamina:
Compostos naturais: enzimas que degradam tiamina Tiaminase I em pescados Tiaminase II em bactrias intestinais Polidroxifenis (cido cafeico, cido clorogenio e taninos) inativam a tiamina por oxi-reduo presentes em chs preto/mate, couve de Bruxelas, repolho roxo.

Avaliao do Estado Nutricional:


atividade transcetolase eritrocitria excreo urinria de tiamina antes ou depois de sobrecarga nveis sangneos

Recomendaes Nutricionais:
- Recomenda-se que 0,5mg de tiamina por 1.000 Kcal seja suficiente para suprir as necessidades dirias dessa vitamina em seres humanos de qualquer idade; - Na gravidez, uma ingesto adicional de 0,4mg/dia recomendada para adaptao ao crescimento materno e fetal e ao aumento da ingesto calrica materna.

Recomendaes para tiamina


Grupo etrio Lactentes Crianas 1 a 9 anos Mulheres adultas Homens adultos Gestantes Nutrizes Fonte: OMS, 2004. RDA (mg/dia) 0,2-0,3 0,5-0,9 1,1 1,2 1,4 1,5

Fontes alimentares:
- Os cereais so as fontes mais importantes de tiamina (germe), cobrindo aproximadamente 40% das necessidades de tiamina em seres humanos; - Fontes excelentes so a levedura e a carne suna magra; - Em alguns pases, a farinha de trigo e de arroz so enriquecidas com tiamina, j que esta se perde durante o processamento.

RIBOFLAVINA (VITAMINA B2)

Caractersticas qumicas e estabilidade:


Flavina ligada a um lcool pouco solvel em gua. Instvel luz ou lcali estvel ao calor, oxidao e cidos

Funes:
Principal: precursora das coenzimas Flavina Mononucleotdeo (FMN) e Flavina Adenina Dinucleotdeo (FAD) grupo prosttico das flavoprotenas que catalizam as reaes de oxi-reduo nas clulas. cadeia respiratria para produo de energia

Funes:
FMN e FAD so coenzimas das desidrogenases que catalisam o primeiro passo na oxidao de diversos intermedirios no metabolismo da glicose e cidos graxos, sendo tambm ativas na desaminao oxidativa de aminocidos

Metabolismo:
DIETA derivados coenzimticos

lmen intestinal

hidrlise para absoro por mecanismo de fosforilao Na+ dependente

duodeno proximal

Sangue : ligada a albumina e globulinas (IgA, IgG e IgM)

Absoro fcil: com alimentos (60%)

Excreo: urina como riboflavina


fosforilao intracelular: FMN

Metabolismo:
No armazenada em grande quantidade no organismo, sendo necessrio seu fornecimento dirio pela dieta. A ingesto de lcool interfere tanto na digesto das flavinas dos alimentos como em sua absoro

Metabolismo:
Cobre, zinco, ferro, cafena, teofilina, sacarina, nicotinamida, cido ascrbico e triptofano: formam quelatos insolveis alterando biodisponibilidade.

Deficincia:
Manifestaes clnicas debilidade, fadiga, dor e sensibilidade na boca, sensao de queimao e prurido nos olhos. Sinais avanados: queilose, estomatite angular, dermatite, vascularizao crnea, anemia.

Deficincia:
Causas raro deficincia isolada, conseqncia de deficincia alimentar, enfermidades, medicamentos e alteraes endcrinas.

Avaliao do Estado Nutricional:


Prova funcional: coeficiente de atividade da glutationa redutase eritrocitria (maior atividade em situaes de deficincia, refletindo menor saturao)

Necessidades e Recomendaes:
O OMS recomenda uma ingesto de 0,6mg de riboflavina por 1.000 Kcal para a manuteno das reservas teciduais dessa vitamina em adultos e crianas; Devido s demandas extras da gestao e lactao, a ingesto diria de referncia preconiza um adicional de 0,3mg/dia na gravidez, 0,5mg/dia extra nos 6 primeiros meses de lactao e 0,4mg/dia a partir do sexto ms de lactao.

Fontes alimentares:
Carne (aves, pescados, ovos), leite e derivados. Em pases em desenvolvimento: brcolos, espinafre, farinhas e cereais enriquecidos.

Recomendaes para riboflavina


Grupo etrio Lactentes Crianas 1 a 9 anos Adolescentes e Mulheres Adolescentes e Homens Gestantes Nutrizes Fonte: OMS, 2004. RDA (mg/dia) 0,3-0,4 0,5-0,9 1,0-1,1 1,3 1,4 1,6

Caractersticas qumicas:

NIACINA

O cido nicotnico (niacina) e a nicotinamida so slidos, brancos, cristalinos e estveis. Coenzimas: dinucleotdeo de nicotinamida e adenina (NAD) e NAD-fosfato (NADP)

Biosntese e regulao:
Eficincia de converso depende de nutricionais e hormonais: Deficincia de B2, B6, ferro eficincia fatores

Equivalentes de Niacina (EN)


Quantidade de niacina existente no alimento, incluindo a niacina que pode teoricamente ser produzida a partir do precursor triptofano.

Ingesto limitada de protenas,Triptofano, energia ou niacina e gestao (3. trimestre) eficincia devido atividade das enzimas

60mg de triptofano = 1 mg de niacina ~1 g de cada 100g de protena de alta qualidade triptofano

Metabolismo:
DIETA NAD e NADP

Metabolismo:
A nicotinamida ser transportada pelo sangue para os tecidos para a sntese de NAD conforme necessidade O excesso de niacina metilado no fgado a n-metilnicotinamida (NMN), que excretado na urina com produtos de oxidao como 2 e 4-piridona de NMN
Fgado: NAD

Estmago e intestino

NAD-glicoidrolases intestinais

Nicotinamida

Absoro : [ ] difuso facilitada Na+ [ ] difuso passiva

veia porta

Funes da Niacina:
essencial na forma de coenzimas NAD e NADP: poro nicotinamida atua como aceptor de eltrons ou doador de H+ em muitas reaes de oxi-reduo e transporte de eltrons para respirao celular. Participa como codesidrogenases de enzimas do metabolismo energtico. Formas reduzidas: NADH e NADPH

Avaliao do Estado Nutricional:


excreo urinria de 24 horas dos principais metablitos metilados (NMN e 2-piridona) Adultos:
deficincia < 5,8 mmol/dia Valores limtrofes 5,8 a 17,5 mmol/dia

Recomendaes nutricionais:
EN oscila entre 9 e 13/dia ou 6,6 EN/1000 kcal/dia Gestantes: + 2 EN/dia Nutriz: + 5 EM/dia Triptofano: 1% das protenas da dieta mnimo 100g de protenas/dia

Recomendaes para niacina


RDA (mgENs/dia) Lactentes 2-4 Crianas 1 a 9 anos 6-12 Mulheres 14 Adolescentes e Homens 16 Gestantes 18 Nutrizes 17 Fonte: OMS, 2004. Grupo etrio

10

Fontes alimentares:
Perda por hidrlise e dissoluo na coco. Nos vegetais, NAD pode estar ligado a macromolculas (trigo, milho)

Deficincia de Niacina:
Meados do sc. XIX: Espanha piel pelada afetava classes sociais baixas com dieta base de cereal (milho ou sorgo) 1920 Goldberger demonstrou correlao entre pelagra e dieta base de milho em estudos experimentais 1937 isolamento do cido nicotnico

Deficincia de Niacina
Pelagra: -alteraes digestivas (vmitos e diarria) -neurolgicas (depresso, apatia, cefalia, fadiga e perda de memria) -cutneas: dermatite nas reas expostas luz, similar s queimaduras solares, de forma que nos casos crnicos a cor pode ser mais escura.

Deficincia de Niacina:
Sinais clnicos: adultos, 50-60 dias aps dieta de milho Principal causa atual: alcoolismo, refugiados, ndia, China e frica. Milho embebido em soluo alcalina e aquecimento torna o triptofano disponvel para absoro (tortillas Mxico)

11

Toxicidade:
1955: cido nicotnico colesterol e triglicrides sricos como frmaco 1,5-3mg/dia: LDL HDL (estimulao da lipase lipoprotica) Efeitos secundrios: enrijecimento da pele, hiperuricemia, distrbios hepticos e oculares (desaparecem com interrupo da administrao).

Contedo de tiamina, riboflavina e niacina (mg por 100 gramas de parte comestvel)
Alimentos Achocolatado, p1 Arroz, integral, cru1 Biscoito doce, maisena
1

Tiamina 1,38 0,24 1,01 <0,03 0,15


1

Riboflavina 1,02 <0,02 0,42 0,32 0,21 0,17

Niacina 5,0 4,0 3,9 1,8 4,3 4,9 24,2 11,0 9,5 13,0 1,5 1,5 5,1 11,2 5,1 0,1

Carne, bovina, cozida1 Carne, bovina, crua


1

Carne, bovina, , grelhada Cereais, mingau, milho, infantil1 Cereal matinal, milho1

<0,03 3,72

0,47 1,02 1,13 3,01 0,26 0,24 <0,01 1,65 0,23 0,20

0,76 1,43 0,24 0,04 0,04 0,11 0,71

Farinha, lctea, de cereais1 Fgado de qualquer animal2 Leite, desnatado, UHT 1 Leite fluido, integral1 Lentilha, crua Levedura
2 1 1

Porco, carne magra

0,95 0,03
2

Queijo tipo minas fresco2


1

Fonte: Tabela NEPA-UNICAMP12 ;

Fonte: Tabela IBGE13

12

S-ar putea să vă placă și