Sunteți pe pagina 1din 8

Criao da primeira Faculdade de Direito no Brasil

A) a)1889 por D. Pedro II logo aps ter proclamado a Repblica com o auxlio de Rui Barbosa. B) b)1827 por D. Pedro I em Olinda e em So Paulo. C) c)1808 por D. Joo VI em Salvador da Bahia. D) d)1532 por D. Manuel na cidade de So Vicente, auxiliado por Martin Afonso de Sousa. E) e)1934 na cidade de So Paulo ato do Presidente Getlio Vargas. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: B) Deu Frana um conjunto de cdigos: de 1804 a 1810, o Cdigo Civil, Cdigo de Processo Civil, Cdigo Comercial, Cdigo Penal, Cdigo de Processo Penal e Cdigo de Instruo Criminal, a maior parte ainda hoje em vigor tambm na Blgica.

A) a)Jacques Chirac. B) b)Charles De Gaule. C) c)Jacques Rousseau. D) d)Napoleo Bonaparte. E) e)Voltaire. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: D) No ano de 1994 no ramos cerca de 190 Faculdades de Direito no Brasil. Em 2005 tnhamos cerca de 800 Faculdades de Direito, naquela poca nos Estados Unidos da Amrica do Norte possuam 170. Hoje somos 1017, superamos em muito a Europa que possui cerca de 800. Mas nosso pas uma continente maior que o europeu sem a Rssia. Somos cerca de 650.000 advogados no Brasil. Formam-se cerca de 35.000 alunos por ano. A OAB s aprova cerca de 10% dos formados anualmente. Ulisses Guimares pai da Constituio de 1988 e fundador de uma das Universidades em So Paulo disse que nosso pas necessitaria de 3.000.000 de bacharis. Como voc analisa este fato? Assinale a mais plausvel:

A)

a)Baseado nos dados acima podemos inferir que o direito americano e europeu inferior ao exercido no Brasil. B) b)O Brasil permaneceu atrasado, mas ainda no hoje o pas dos bacharis. C) c)A quantidade deve ser controlada precisamos agora investir na qualidade, j h massa crtica. D) d)A quantidade ainda insuficiente precisaramos de mais Faculdades de Direito. E) e)Mais faculdades, so necessrias sem cautela pois um pas como o nosso no pode ficar sem estudantes na rea do Direito. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: C) A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, promulgada em 28 de agosto de 1789, afirme a verdadeira: . A) a)salvaguarda dos direitos humanos tanto dos homens como das mulheres. B) b)referia a mulher em igualdade de direitos mas as funes privadas eram inerentes s mulheres. C) c)mesmos direitos do homem e das mulheres. D) d)a mulher era a mulher do cidado e no tinha os mesmos direitos. E) e)mais de uma resposta correta. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: D) Que significa terceiro estado?

A) a)o clero e a nobreza instalada B) b)Terceiro estado nobreza palaciana, nobreza provincial e a nobreza de toga (burguesia que, por muito dinheiro, haviam comprado vargos e ttulos de nobreza) C) c)Terceiro estado Alto clero bispos e abades e baixo clero padres e vigrios) D) d)nobreza e a alta burguesia. E) e)Terceiro estado: 98% da populao com vrios sub-grupos de acordo com o poder econmico. Alta burguesia (banqueiros, empresrios e financistas); mdia burguesia (professores, mdicos, etc...) e a pequena burguesia (pequenos lojistas, etc...) Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: E)

Olympe de Gouges convoca as mulheres no psfacio da declarao:

Mulher, acorda, o sino da razo se faz ouvir em todo o universo, reconhece os teu direitos. O potente imprio da natureza no est rodeado de preconceitos, de fanatismos, de supersties e mentiras. A luz da verdade dissipou todas as nuvens da estupidez e da usurpao. O homem escravo multiplicou suas foras, recorrendo s tuas, para romper cadeias. Uma vez livre tornou-se injusto para com a sua companheira. Isto queria dizer que:

A) a)as mulheres tinham os mesmos direitos. B) b)as mulheres tinham os mesmos deveres. C) c)os homens no reconheciam os direitos das mulheres. D) d)os homens reconheciam os direitos das mulheres. E) e)os homens lutavam pela igualdade feminina nos direitos humanos. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: C) Genocdio significa qualquer dos seguintes atos, cometidos com a inteno de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, tnico, racial ou religioso: A) a)Matar membros do grupo; B) b)Causar severos danos fsicos ou mentais a membros do grupo; C) c)Infringir deliberadamente ao grupo condies de vida calculadas para provocar sua destruio fsica, no todo ou em parte D) d)Impor medidas que pretendam evitar nascimentos no grupo; Transgredir forosamente crianas do grupo para outro grupo. E) e) todas as afirmaes acima so verdadeiras. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: E) A palavra genocdio foi cunhada por/pelo:

A) a)Scrates no momento em que bebia cicuta, veneno que mata por asfixia, cumprindo sua sentena como criminoso em Atenas. B) b)Charles Darwin, pois queria dizer gene criminoso. C) c)Gregor Mendel, o pai da gentica em Brno na atual repblica Tcheca.. D) d)Tribunal de Nuremberg quando crimes praticados pelos Nazistas acabaram por influenciar a morte de milhares de seres humanos. E) e)Raphal Lemkin, Advogado criador do termo genocdio. Um refugiado na Duke University, antigo Promotor de Varsvia e especialista em Direito Internacional. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: D) Eugenia foi um termo cunhado por:

A) a)Francis Galton B) b)Graham Bell C) c)Albert Einstein D) d)Cesare Lombroso. E) e)Nia Rodrigues. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: A) Votao na constituinte de 1823. Assinale a incorreta:

A) a)podiam votar todo cidado, casado ou solteiro, sendo emancipado ou seja, que no fosse filho famlia no sentido romano. B) b)excludos de votao os religiosos regulares. C) c)os criminosos no podiam votar D) d)podiam votar os estrangeiros no naturalizados. E) e)a incluso dos escravos estava implcita no fato de no serem considerados indivduos e portanto no serem considerados brasileiros Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: E) Sob a Constituio de 1824 poderamos afirmar:

A) a)A Pessoa do Imperador inviolvel e sagrada; ele no est sujeito a responsabilidade alguma. B) b)Os juzes eram nomeados pelo Imperador. C) c)O poder moderador a falcia da independncia D) d)Podia o Imperador nomear bispos e prover os benefcios eclesisticos. E) e)todas as alternativas esto corretas. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: E) As mulheres comeam a votar no Brasil a partir da Constituio:

A) a)de 1946. B) b)de 1937, Estado Novo, com GetlioVargas. C) c)de 1934, com Getlio Vargas. D) d)de 1967 do governo militar. E) e)de 1824, a Primeira Constituio brasileira e a nica do Imprio. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: B) Qual das Constituies no Brasil foi chamada de Cidad? A) a)de 1988. B) b)de 1937, Estado Novo, com GetlioVargas C) c)de 1934, com Getlio Vargas. D) d)de 1967 do governo militar. E) e)de 1824, a Primeira Constituio brasileira e a nica do Imprio. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: A) So Leis abolicionistasda escravido no Brasil: A) a)Lei Eusbio de Queiroz. B) b)Lei do Ventre livre. C) c)Lei dos sexagenrios ou Lei Senador Saraiva Cotegipe. D) d)Lei urea. E) e)Todas citadas acima. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: E)

Palavra usada apenas duas por Ccero, comea a ser empregada a partir de Domiciano, significando, como bvio, quem pleiteia uma causa. Quintiliano informa-nos que se tratava por esta palavra o advogado medocre, capaz no entanto, de defender os interesses do litigante. Poetas como Juvenal e Marcial empregam quase sempre o termo em sentido pejorativo. A) a)consilium B) b)advocatio C) c)togat D) d)ordo E) e)causidicus Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: E) Um dos modos errados de expressar o nome da profisso, adevogado ao invs de advogado, denominado:

A) a)mesclise ou nclise B) b)anaptixe ou suarabcti. C) c)pleonasmo. D) d)antema. E) e)metfora. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: B) As denominaes diversas dos advogados j desde os romanos muito cedo distinguiram os jurisconsulto e o advogado, mais ou menos como os ingleses distinguem entre o barrister e o attorney-at-law O jurista seria o homem de estudo, de gabinete, digamos, enquanto o homem da prtica seria o advogado o advocatus. Qual a designao romana mais antiga de advocatus e remota ao perodo aristocrtico da profisso, quando s o patrcio, membro de alguma gens tinha acesso ao direito.

A) a)adevogado B) b)juridicus C) c)suarabcti ou anaptixe D) d)causidicus

E) e)patronus Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: E) No que diz respeito educao o artigo 26 da Declarao Universal dos Direitos do Homem de 1948 afirma que (assinale a verdadeira): A) a)A instruo ser desorientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais. B) b) A instruo no promover a compreenso, a tolerncia e amizade entre todas as naes e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvar as atividades das Naes Unidas em prol da manuteno da paz. C) c) Todo o homem tem direito instruo. A instruo ser gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instruo elementar ser obrigatria. A instruo tcnica profissional ser acessvel a todos, bem como a instruo superior, esta baseada no mrito. D) d)A instruo superior ser obrigatria. A instruo tcnica profissional ser acessvel a todos, bem como a instruo superior, esta baseada no mrito. E) e) Os pais no tm prioridade de direito na escolha do gnero de instruo que ser ministrada a seus filhos Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: C) O Artigo 16 da Declarao Universal dos Direitos do Homem de 1948 afirma que I) Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrio de raa, nacionalidade ou religio, tem o direito de contrair matrimnio e fundar uma famlia. Gozam de iguais direitos em relao ao casamento, sua durao e sua dissoluo. Atualmente h um esforo na ONU para que seja mudada a terminologia raapor outra, qual? A)a)raa negra, raa caucasiana, raa asitica, raa indiana ou raa australide especificando melhor. B) b)etnia. C) c)pessoa humana. D) d)ser humano. E) e)natureza humana Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: C) O Artigo 9Declarao Universal dos Direitos do Homem de 1948 afirma: Ningum ser arbitrariamente preso, detido ou exilado. Este artigo pretende observar quais princpios?

A) a)Da liberdade incondicional do ser humano. B) b)Da presuno da inocncia e do devido processo legal. C) c)Da verdade absoluta dos fatos e da presuno da culpa. D) d)Da busca permanente do estado de que a pessoa humana no pode ser detida em hiptese nenhuma. E) e)De que o ser humano deve ser culpado quando for preso, detido ou exilado. Voc j respondeu e acertou este exerccio! (Resposta: B) A Lei da Boa Razo, o direito romano s seria aplicado se fosse conforme boa razo, (recta ratio jurisnaturalista), isto , desde que correspondesse aos princpios do direito natural ou do direito das gentes." Foi aplicada no perodo: A) Afonsino. B) Manuelino. C) Pombalino. D) Holands. E) Muulmano

Afirme a alternativa correta: A) foi devido exagerada cobrana de impostos pela coroa portuguesa que acabou por levar Derrama, determinada com freqncia quando a arrecadao normal do quinto no era suficiente para cobrir o montante do imposto que deu origem a Insurreio Mineira. B) O pau-brasil chamado pelos ndios de ibirapitanga (ibir=pau; pita = vermelho) servia para a extrao de tintas para panos. C) O perodo Pombalino em que o Marqus de Pombal, um dspota esclarecido, Sebastio Jos de Carvalho e Melo, secretrio de estado de D. Jos II, tentou por a casa portuguesa em ordem. Fez uma obra jurdica publicista visando a fortalecer o Rei. D) Portugal nasce em 1139 na cidade de Guimares quando um jovem prncipe de 17 anos prendesua me Dona Tareja no castelo de Guimares, pois com a morte de seu pai havia um pretendente de Castela que queria desposar a rainha. D. Afonso Henriques ainda jovem funda o pas e comea uma luta de conquista, ou melhor, de reconquistar aos mouros o territrio portucalense. E) todas esto corretas.

S-ar putea să vă placă și