Sunteți pe pagina 1din 2

Distribuio da gordura x Risco

O risco sade no est associado somente quantidade de gordura acumulada no organismo, mas tambm localizao dela. Existem dois padres mais comuns de acmulo de gordura:

Iniciativa:

forma de ma acmulo de gordura no abdmen (cintura) forma de pra deposio de gordura nos quadris e ndegas.

As pessoas que acumulam gordura na regio abdominal (mas) apresentam, predominantemente, maior risco de desenvolver diabetes, doenas cardiovascular e cerebrovascular. Isso se deve s diferenas na atividade metablica da gordura depositada no interior do abdmen, em relao acumulada no subcutneo (imediatamente abaixo da pele).
50 60 70 80

90

100

110

120

Se o seu padro se encaixa na silhueta ma, voc tem o risco aumentado de apresentar doenas coronrias e Diabetes tipo 2 e, portanto, deve tomar cuidados extras para manter um peso saudvel.

Circunferncia abdominal fora de forma corao sob risco.

Procure um mdico. Ele conhece o tratamento mais adequado para reduzir a circunferncia abdominal e os riscos cardiometablicos.

28/09 - Dia Mundial do Corao


Voc conhece seu risco?

Dia Mundial do Corao


9/8/08 7:32:45 PM

folder_coracao_pop_final.indd 1

50

60

70

80

90

100

110

120

130

140

150

160

170

180

190

2 00

2 10

2 20

2 30

O ideal para mulheres at 80cm de circunferncia abdominal e para os homens, 90cm. Risco Cardiometablico = Risco de Doenas Cardiovasculares

Voc conhece o seu risco?


Risco cardiometablico (RCM) o ndice que representa o risco de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2 e doenas cardacas. Evidncias recentes mostram que o agrupamento de alguns fatores

Uma vida saudvel pode reduzir seu risco cardiometablico.


Alterar seu estilo de vida e de alimentao fundamental para perder o peso excedente e, conseqentemente, reduzir o Risco Cardiometablico. Quando voc come mais do que utiliza diariamente, o excesso de energia (calorias) armazenado em forma de gordura. Por isso, alm de ingerir menos calorias necessrio praticar exerccios para aumentar o seu gasto de energia.

Uma vida saudvel fundamental para manter um corao saudvel. E o seu corpo alerta quando voc est colocando seu corao em risco. A obesidade abdominal, mais conhecida como circunferncia abdominal, um dos fatores de risco que levam ao desenvolvimento das doenas coronrias, derrames cerebrais e do diabetes tipo 2.

de risco modificveis aumenta o risco cardiometablico:

Clssicos
Tabagismo Altos nveis de LDL (colesterol ruim). Hipertenso (presso arterial alta). Glicemia elevada (taxa de acar no sangue).

Reeducao Alimentar
Alm de ingerir menos calorias, necessrio: fazer diariamente 3 refeies completas. reduzir a ingesto de alimentos ricos em gordura. dar preferncia aos alimentos integrais (voc ingere menos calorias, pois o alimento integral parcialmente absorvido pelo organismo). comer frutas e vegetais frescos. trocar as frituras por alimentos cozidos no vapor, no forno ou grelhados.

Novos
Jornalista Responsvel: Antnio Jos Canjani MTB: 21.826

Obesidade Abdominal (excesso de gordura ao redor da cintura) Resistncia insulina. Baixos nveis de HDL (colesterol bom). Nveis elevados de triglicrides. Baixos nveis de adiponectiva/ nveis elevados de protena C-reativa.

Exerccios
Incluir atividades fsicas nas rotinas dirias ajuda a controlar o peso e altera as formas do corpo, reduzindo o desenvolvimento de diversas doenas relacionadas ao excesso de peso. pratique um exerccio fsico prazeroso. Grande parte da populao desconhece sua taxa de acar no sangue e a obesidade abdominal. Por isso importante medir regularmente os fatores de risco afim de reduzi-los atravs de terapias preventivas. suba escadas ao invs de usar elevadores. procure caminhar ao invs de usar o carro ou o nibus. adultos: caminhada rpida de 30 minutos/dia. criana: atividade fsica de 60min/dia.

folder_coracao_pop_final.indd 2

9/8/08 7:34:58 PM

S-ar putea să vă placă și