Sunteți pe pagina 1din 39

Universidade de Braslia Departamento de Servio Social Disciplina: Seguridade Social I - Previdncia Social Prof: Priscilla Maia 2/2011

Unidade III Compilado Legislaes Previdencirias:


LEI N 8.213 - DE 24 DE JULHO DE 1991 - Dispe sobre os Planos de Benefcios da Previdncia Social e d outras providncias. LEI N 8.212 - DE 24 DE JULHO DE 1991 - Dispe sobre a organizao da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e d outras providncias. DECRETO N 3.048 - DE 06 DE MAIO DE 1999 -Aprova o Regulamento da Previdncia Social, e d outras providncias. LEI COMPLEMENTAR N 108, DE 29 DE MAIO DE 2001 - Dispe sobre a relao entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, suas autarquias, fundaes, sociedades de economia mista e outras entidades pblicas e suas respectivas entidades fechadas de previdncia complementar, e d outras providncias. LEI COMPLEMENTAR N 109, DE 29 DE MAIO DE 2001 - Dispe sobre o Regime de Previdncia Complementar e d outras providncias. LEI N 12.470, DE 31 DE AGOSTO DE 2011 - Altera os arts. 21 e 24 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, que dispe sobre o Plano de Custeio da Previdncia Social, para estabelecer alquota diferenciada de contribuio para o microempreendedor individual e do segurado facultativo sem renda prpria que se dedique exclusivamente ao trabalho domstico no mbito de sua residncia, desde que pertencente a famlia de baixa renda, e outras alteraes; acrescenta o art. 21-A Lei no 8.742, de 7 de dezembro de 1993 - Lei Orgnica de Assistncia Social, para alterar regras do benefcio de prestao continuada da pessoa com deficincia.

Princpios Constitucionais da Seguridade Social


Universalidade da cobertura e do atendimento;

Uniformidade e equivalncia dos benfcios e servios s populaes urbanas e


rurais; Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios;

Irredutibilidade do valor dos benefcios;


Equidade na forma de participao no custeio e diversidade da base de financiamento; Carter democrtico e descentralizado da gesto administrativa;

Universalidade da cobertura necessidade de se buscar a cobertura ampla e irrestrita de todos os riscos sociais previstos minimamente na CF, bem como dos demais que venham a ser reconhecidos em legislao infraconstitucional.

Universalidade do atendimento - necessidade de que a proteo social seja a mais extensiva possvel, a fim de que atenda a todos os brasileiros e quem mais estiver em territrio nacional.

Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais respeita o princpio da igualdade ou da isonomia previstos na CF - nessa interpretao seria um principio dispensvel, todavia houve esse reforo, de modo a no deixar que tal diferenciao, to presente no histrico da proteo social brasileira voltasse a ocorrer.

Seletividade na prestao dos benefcios e servios seleo dos riscos sociais a serem cobertos pelo sistema de seguridade social que pelo princpio da universalidade dever ser o mais amplo possvel.

Distributividade na prestao dos benefcios e servios - enumerao daquelas pessoas que podem ser beneficiadas por determinada proteo social afirma-se como item de justia social (sade para todos, mas aposentadoria s para quem contribuiu...)

Irredutibilidade do valor dos benefcios manuteno de valor originrio dos benefcios (em especial das prestaes continuadas) de forma a no ter seu poder de compra reduzido com o passar do tempo principalmente por causa da inflao. Equidade na forma de participao no custeio contribui com mais, quem mais pode

Diversidade da base de financiamento toda sociedade deve participar do financiamento da seguridade social (pessoal), com diferentes formas de contribuir (material).
Carter democrtico e descentralizado da gesto administrativa participao ampla dos interessados no sistema de seguridade social (trabalhadores, empresrios e aposentados)

PREVIDNCIA SOCIAL

Definio: Previdncia o segmento da Seguridade Social, composta de um conjunto de princpios, de regras e de instituies destinado a estabelecer um sistema de proteo social, mediante contribuio, que tem por objetivo proporcionar meios indispensveis de subsistncia ao segurado e a sua famlia, contra contingncias de perda ou reduo da sua remunerao, de forma temporria ou permanente, de acordo com a preciso da lei.

A Previdncia Social compreende: O Regime Geral de Previdncia Social; e os regimes prprios de previdncia social dos servidores pblicos e dos militares. (Art. 6 do Dec. 3.048/99).

Riscos sociais cobertos pelo sistema previdencirio CF/88

Doena, Invalidez, morte, idade avanada, proteo maternidade, especialmente gestante, ao desemprego involuntrio, famlia, recluso e morte.

Classificao: Fenmenos da natureza causem riscos fisiolgicos Meio social: salrio-famlia e auxlio-recluso para dependentes dos segurados de baixa-renda Formao de grupos familiares proteo maternidade (gestante) Riscos fisiolgicos: doena, invalidez, idade avanada e penso por morte do segurado; Vida profissional: proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio

Os princpios da Previdncia Social esto elencados no art. 3 da Lei n 8.212 e art. 2 da Lei n 8.213 e so os seguintes:

a. Universalidade de participao nos planos previdencirios, mediante contribuio; b. Valor da renda mensal dos benefcios substitutos do salrio-de-contribuio ou de rendimento do trabalho do segurado, no inferior ao do salrio mnimo; c. Clculo dos benefcios, considerando-se os salrios-de-contribuio, corrigidos monetariamente;

d. Preservao do valor real dos benefcios ( 4 do art. 201 da CF);


e. Previdncia complementar facultativa, custeada por contribuio adicional; f. Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; g. Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios; h. Irredutibilidade do valor dos benefcios de forma preservar-lhes o poder aquisitivo; i. Carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do governo nos rgos

colegiados;
j. Solidariedade (ativos contribuem para financiar benefcios dos inativos); k. Contrapartida (no h benefcio sem custeio).

Fontes de Custeio da Previdncia Social

Fontes de custeio so os meios econmicos e financeiros obtidos e destinados concesso e


manuteno das prestaes da Previdncia Social.

As fontes de custeio provm da comunidade e destinam-se ao consumo de uma frao dela: os


beneficirios.

As fontes de custeio podem ser diretas ou indiretas.

So fontes diretas as contribuies previstas no sistema, cobradas de trabalhadores e

empregadores; so fontes indiretas os impostos que sero utilizados nas insuficincias


financeiras do sistema, sendo pagos por toda a sociedade.

As regras de custeio da Seguridade Social esto delineadas no art. 195 da Constituio e na Lei
8.212/91, alm de outras normas esparsas.

So fontes de custeio as seguintes contribuies sociais cuja criao de competncia da Unio:

a) dos empregadores, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei,


incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servios, mesmo sem vnculo

empregatcio, o faturamento ou a receita e o lucro.

b) do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio

sobre aposentadoria e penso concedidas pelo Regime Geral da Previdncia Social;

c) sobre a receita de concursos de prognsticos;

d) do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.

So fontes de custeio as seguintes contribuies sociais cuja criao de competncia da Unio: Podero ser institudas outras, alm das j citadas, com base na competncia residual prevista no 4 do art. 195, para a manuteno ou expanso do sistema, desde que a nova fonte de custeio seja instituda por lei complementar. Outras receitas (art. 27 da Lei n 8.212/91): as multas (moratrias e por descumprimento de obrigaes acessrias), a atualizao monetria e os juros moratrios; a remunerao recebida por servios de arrecadao, fiscalizao e cobrana prestados por terceiros (art. 274 do Dec. n 3.048/99);

as receitas provenientes de prestao de outros servios e de fornecimento ou arrendamento de bens;


as demais receitas patrimoniais, industriais e financeiras; as doaes, legados, subvenes e outras receitas eventuais; 50% do valor obtido e aplicado na forma do pargrafo nico do art. 243 da Constituio Federal valor economico apreendido em decorrencia do trafico ilicito de entorpecents e drogas afins)

Teorias sobre a natureza jurdica da contribuio seguridade social Diversas so as teorias que tentam explicar a natureza jurdica da contribuio para a seguridade social, isto , o que representa, para o direito, a contribuio para a seguridade. Vejamos as teorias e as respectivas crticas e, num momento posterior, as posies predominantes na doutrina e na jurisprudncia do STF:

Teoria do Prmio Seguro


A natureza jurdica da contribuio seguridade Social se equipara, segundo essa teoria, ao prmio pago pelo beneficirio s companhias seguradoras. Poderia ser chamado de

prmio de seguro de direito pblico, em face da obrigatoriedade da contribuio que


efetuada em benefcio dos segurados, atendendo ao regime jurdico de custeio do sistema da Seguridade Social.

CRTICA: a ideia de prmio de Seguro no se assemelha Seguridade Social, pois esta tem por objetivo amparar as pessoas que estejam em situao de necessidade. Outrossim, a

Seguridade Social tem por objetivo distribuir renda. Acrescente-se, ainda, que a
contribuio para a Seguridade Social pertence ao direito pblico, compulsria e independe da vontade do particular.

Teoria do Salrio Diferido

(deixar para mais adiante, adiado)


Para a Teoria do Salrio Diferido, a contribuio para a Seguridade Social seria um salrio diferido, porque o benefcio resultante no seria pago imediatamente ao trabalhador. Seria um salrio adquirido no presente a ser utilizado no futuro, uma poupana diferida, uma forma de peclio.

CRTICA: a contribuio no tem natureza de salrio, pois os benefcios da seguridade so pagos pelo Estado. O empregado, outrossim, no vai perceber benefcios necessariamente de igual valor que percebia como salrio. A relao de seguridade social de direito pblico, de modo que a contribuio incide, porque est prevista em lei. A contribuio no decorre tosomente da existncia de um contrato de trabalho, tanto assim que h os segurados facultativos.

Teoria do Salrio Atual

Consoante esta teoria, a contraprestao pela realizao do trabalho se d mediante

o pagamento de duas quotas: uma entregue diretamente ao operrio, como


retribuio pelos servios prestados, outra destinada aos fins da seguridade social.

Essa quota visa a assegurar uma existncia digna para a garantia da satisfao de
necessidades futuras, determinadas pela ocorrncia de certos eventos que venham a prejudicar a renda pessoal.

CRITICA: H o entendimento de que no h atualidade em tal salrio, nem este pago diretamente pelo empregador. No pode o referido salrio ser exigido de

imediato, apenas se atendidas determinadas condies especificadas em lei.

Teoria Fiscal A contribuio seguridade social uma obrigao tributria, uma prestao pecuniria compulsria paga ao ente pblico, com a finalidade de constituir um fundo econmico para o financiamento do servio pblico. Portanto, a contribuio para a Seguridade Social um tributo.

CRTICA: a contribuio no se enquadraria em nenhuma das espcies de tributo (no imposto, no taxa, nem contribuio de melhoria).

Teoria Parafiscal Contribuio parafiscal aquela se destina a sustentar encargos do Estado que no lhe seriam prprios. A contribuio para a Seguridade Social seria parafiscal, porque se destinaria a custear uma necessidade social da comunidade, qual seja o futuro benefcio previdencirio.

CRTICA: o fato do sujeito ativo no ser a prpria entidade estatal, mas outra pessoa especificada por lei (INSS), que arrecada a contribuio no alteraria sua natureza de tributo.

Teoria da exao sui generis A Contribuio Seguridade Social nada tem a ver com o Direito Tributrio, no tributo nem contribuio parafiscal, mas sim uma imposio estatal atpica, uma determinao legal, cogente, prevista na Constituio e na legislao ordinria. No sendo tributo, seria uma exceo sui generis, uma exigncia compulsria com previso legal. POSIO EM NVEL JURISPRUDENCIAL - A orientao firmada pelo Supremo Tribunal Federal no sentido de que a contribuio para a Seguridade Social modalidade de tributo que no se enquadra na espcie de imposto, taxa ou contribuio de melhoria. POSIO PREDOMINANTE DA DOUTRINA - As contribuies para a Seguridade Social possuem natureza jurdica tributria, estando sujeitas a regime constitucional peculiar aos tributos, salvo o princpio da anterioridade clssico, pois essas contribuies se subordinam ao princpio da anterioridade nonagesimal, previsto no art. 195, 6 da Constituio Federal.

Segurados e contribuintes do RGPS . Segurados

O conceito de segurado DEVE compreender:


a) aqueles que exercem atividade remunerada, tanto efetiva, diria (trabalhador empregado), como ocasional (trabalhador eventual). Para ser segurado, o trabalhador

poder ou no ter vnculo empregatcio;


b) aqueles que j exerceram atividade remunerada (os aposentados) e os que no mais esto exercendo (desempregados);

c) aqueles que no exercem atividade remunerada, como o estudante e a dona de casa e,


todavia, contribuem para o sistema.

Segurado pode ser definido como sendo a pessoa fsica que exerce, j exerceu ou no
exerce atividade remunerada, efetiva ou eventual, com ou sem vnculo empregatcio, bem como o que no exerce remunerada, porm contribui para a Previdncia Social.

Sobre a questo da idade de filiao, imperioso ressaltar que o Brasil ratificou a Conveno 138 da OIT, pelo Decreto Legislativo 179, de 14/12/99; e o Decreto n 4.134/02 aprovou o texto, onde consta idade mnima para admisso a emprego o trabalha como sendo 16 anos. A condio de aprendiz, a partir dos 14 anos admitida pela CF/88, sendo que o ECA assegura ao aprendiz maior de 14 anos direitos trabalhistas e previdencirios, sendo assim filiado ao RGPS como segurado empregado. O aposentado que estiver exercendo ou que voltar a exercer atividade pelo Regime Geral da Previdncia Social segurado em relao a essa atividade e dever realizar as contribuies previstas na Lei n 8.212, para custeio da Seguridade. Se o segurado exerce mais de uma atividade remunerada sujeita ao RGPS, concomitantemente, ser obrigatoriamente inscrito em relao a cada uma delas;

Para adquirir a condio de Segurado, a pessoa deve estar filiada ao Regime Geral da Previdncia Social. FILIAO o vnculo que se estabelece entre a previdncia social e as pessoas que para ela contribuem, do qual decorrem direitos e obrigaes. No caso dos segurados obrigatrios, que estudaremos mais adiante, a filiao decorre automaticamente do exerccio da atividade remunerada abrangida pelo RGPS. A filiao , portanto, obrigatria, compulsria, independente da vontade do segurado e ocorre automaticamente com o simples exerccio da atividade laboral remunerada. um ato informal.

A filiao do Segurado Facultativo decorre da formalizao da inscrio por ato volitivo e do pagamento da primeira contribuio. Ou seja, para o facultativo, o vnculo com o RGPS no automtico, mas surge apenas com o recolhimento da contribuio previdenciria. Destaque-se que a qualidade de segurado, portanto, condio necessria, porm insuficiente, para a obteno dos benefcios previdencirios. Ele h de estar inscrito, realizando as contribuies mensais e h de cumprir o perodo de carncia estipulado em lei para obter os citados benefcios. Distino entre os institutos jurdicos da inscrio e da filiao: Filiao: resulta a condio de segurado, surgindo o vnculo entre a Previdncia e o cidado. Inscrio: ato formal pelo qual o beneficirio cadastrado no RGPS, mediante comprovao dos dados pessoais e de outros elementos necessrios e teis a sua caracterizao. a apresentao do segurado perante o segurador, qualificando-se. Por intermdio da inscrio se individualiza a pessoa que ter direito proteo previdenciria e a pessoa que devedora da contribuio previdenciria.

Consoante o art. 18 do Decreto n 3.048/99, a inscrio do segurado obrigatrio se d da seguinte maneira:

Empregado/ trabalhador avulso Empregado domstico


Contribuinte individual

Pelo preenchimento dos documentos que os habilitem ao exerccio da atividade, formalizado pelo contrato de trabalho, no caso de empregado, e pelo cadastramento e registro no sindicato ou rgo gestor de mo-deobra, no caso de trabalhador avulso Pela apresentao de documento que comprove a existncia de contrato de trabalho
Pela apresentao de documento que caracterize a sua condio ou o exerccio de atividade profissional, liberal ou no. Ex: inscrio na OAB

Segurado especial
Facultativo

Pela apresentao de documento que comprove o exerccio de atividade rural


Pela apresentao de documento de identidade e declarao expressa de que no exerce atividade que o enquadre na categoria de segurado obrigatrio

Lei n. 12.470 As donas de casa com renda mensal familiar de at dois salrios mnimos (R$ 1.090) e esto inscritas no Cadastro nico para Programas Sociais (Cadnico), do governo federal, passaram a ter direito aos benefcios da Previdncia Social, como a aposentadoria por idade, no valor de um salrio mnimo, a partir dos 60 anos. A Lei n. 12.470 prev a contribuio mensal de 5% sobre o salrio mnimo nacional (R$ 27,25, em valores atuais). Antes da lei, caso quisessem recolher como contribuintes facultativas, elas pagariam 11%. A matria tambm reduz de 11% para 5% a contribuio dos inscritos no programa Microempreendedor Individual (EI) e concede os benefcios do INSS para os portadores de deficincia mental. A legislao prev que as donas de casa tero que contribuir por, pelo menos, 15 anos para pedir a aposentadoria. Elas tero ainda direito a auxlio-doena e salriomaternidade. As donas de casa que j trabalharam um dia e deixaram o emprego para cuidar da famlia tero o tempo de contribuio anterior computado. Assim, se a mulher trabalhou por cinco anos precisar pagar mais dez para receber a aposentadoria.

Manuteno e perda da qualidade de Segurado A participao nos planos previdencirios depende de contribuio, mas, sob determinadas circunstncias, o segurado continua fazendo jus s prestaes do RGPS, ainda que no contribua.
o denominado perodo de graa. O art. 13 do Dec. n 3.048/99 estipula os seguintes perodos de graa, independentemente de contribuies: Prazo Sem limite de prazo At 12 meses Circunstncias Estar no gozo de benefcio previdencirio (durante o gozo de benefcio previdencirio o segurado no contribui, salvo o benefcio da licena maternidade) da cessao de benefcio por incapacidade; aps a cessao das contribuies ( o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela PS ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao.) Licenciamento do segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar. Da cessao das contribuies par o segurado facultativo.

At 3 meses At 6 meses

Os perodos de graa podem ser maiores conforme a contribuio do Segurado.


Assim: a) Ser de at 24 meses o perodo de graa para o trabalhador que tiver pago mais de 120 contribuies sem interrupo, a contar da cessao de benefcio por incapacidade ou aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela PS ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao,

b) Ser de at 24 meses o perodo de graa para o segurado desempregado, desde que comprovada essa situao por registro no rgo prprio do Ministrio do Trabalho e Emprego, a contar da cessao de benefcio por incapacidade ou aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela PS ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao.
c) Ser de at 36 meses o perodo de graa para o trabalhador que tiver pago mais de 120 contribuies sem interrupo, a contar da cessao de benefcio por incapacidade ou aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela PS ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao e estiver desempregado. Expirados os prazos anteriormente mencionados sem que a pessoa volte a contribuir ocorre a perda da qualidade de segurado. A perda da qualidade de segurado importa em caducidade dos direitos inerentes a essa qualidade, ocorrendo a extino da relao jurdica com o INSS, no fazendo mais jus ao benefcio.

Classificao dos Segurados

Podemos dividir os Segurados em quatro grupos:


Segurados Obrigatrios Comuns Segurados Obrigatrios Individuais Segurados Obrigatrios Especiais empregado, empregado domstico e o trabalhador avulso. autnomos, eventuais e empresrios; produtor rural; e

Segurados Facultativos

donas de casa ou estudante.

Dependentes Pessoa fsica ligada ao segurado por laos de parentesco ou afinidade que tambm fazem jus a determinadas prestaes da Previdncia. o beneficirio indireto.

H trs classes de dependentes: Classe 1 Cnjuge, companheira, companheiro e o filho no emancipado menor de 21 anos ou invlido.

Classe 2 Pais.
Classe 3 - Irmo no emancipado, menor de 21 anos ou invlido

Contribuintes Contribuinte o sujeito passivo da obrigao tributria, podendo ser pessoa fsica ou jurdica,

sendo assim considerada a pessoa que, por determinao legal, est sujeita ao pagamento de
tributo.

O sujeito passivo da obrigao principal pode assumir a condio de contribuinte ou


responsvel.

Ser contribuinte se tiver relao pessoal e direta com a situao que se constitua em fato
gerador. Por exemplo: segurados empregados, empregados domsticos e trabalhadores avulsos so contribuintes da Seguridade Social.

Ser responsvel se, no sendo contribuinte, sua obrigao decorra da lei. como j visto.

Todavia, no so responsveis pela obrigao principal, que o recolhimento da contribuio


por eles devida. Os responsveis sero os tomadores dos servios deles.

Contribuies Contribuies da Unio A Unio no tem, efetivamente, uma contribuio social. Ela participa do sistema atribuindo dotaes do seu oramento Seguridade Social, fixados obrigatoriamente na Lei Oramentria anual, alm de ser responsvel pela cobertura de eventuais insuficincias financeiras da Seguridade, em razo do pagamento de benefcios de prestao continuada pela Previdncia Social. No se pode olvidar de que, aps a Emenda Constitucional n 20/98, vedada a utilizao de recursos provenientes das contribuies sociais do art. 195, I, a (folha de salrios e demais rendimentos do trabalhos pagos ou creditados a qualquer ttulo pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio), e II (do trabalhador e dos demais segurados da previdncia, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral da PS...) para fins outros que no as decorrentes do pagamento de benefcios do Regime Geral da Previdncia Social.

Contribuies dos Trabalhadores Salrio-de-contribuio - o valor que serve de base de incidncia das alquotas das contribuies previdencirias. a base de clculo da contribuio previdenciria devida pelos trabalhadores. Para o salrio de contribuies so estipulados limites mnimo e mximo. O menor valor, o limite mnimo do salrio-de-contribuio o salrio mnimo. E o maior valor, o limite mximo, do salrio-de-contribuio R$ 3.416,54, que foi fixado Portaria Interministerial MPS/MF n 350, de 30 de dezembro de 2009 o limite mximo sofre reajustes nas ocasies em que so reajustados os valores dos benefcios de prestao continuada da Previdncia Social.

Abaixo, temos a tabela de contribuio dos segurados empregado, empregado domstico e trabalhador avulso:
Salrio-de-contribuio At R$ 1.024,97 de R$ 1.024,98 at R$ 1.708,27 de R$ 1.708,28 at R$ 3.416,54 Alquota para fins de recolhimento ao INSS 8% 9% 11%

O fato gerador da obrigao previdenciria alcana dois contribuintes: a empresa e o trabalhador. Em relao empresa fala-se em remunerao; em relao ao trabalhador fala-se em salrio de contribuio. O salrio-de-contribuio est sujeito a limites mnimos e mximos. A remunerao, que base de clculo da contribuio da empresa no tem limites. Ex: Se um funcionrio recebe R$ 10.000,00, ter descontados apenas R$ 375,82 (pois o limite mximo do salrio de contribuio de R$ 3.416,54, sobre o qual a alquota de 11%). A contribuio da empresa ser de R$ 2.000,00, pois sua contribuio de 20% sobre a remunerao.

Integram o salrio-de-contribuio: salrio maternidade, gratificao natalina, gratificaes, frias, adicionais, planos de sade e seguro de vida, reembolso, dirias.
Por outro lado, NO integram o salrio de contribuio: benefcios previdencirios, indenizaes, ajuda de custo.

Contribuio do Contribuinte Individual


O facultativo contribui com a alquota de 20% sobre o salrio de contribuio que declarar. O valor no pode ser inferior ao do salrio mnimo nem superior ao teto do salrio-de-contribuio (atualmente, R$ 3.416,54). O facultativo responsvel pelo prprio recolhimento, que deve ocorrer at o dia 15 do ms subsequente quela que este se refere. Contribuio conforme o Plano Simplificado de Previdncia Social O contribuinte individual que trabalha por conta prpria (autnomo), sem relao de trabalho com empresa ou equiparada e o segurado facultativo podem optar pelo Plano Simplificado de Previdncia Social Lei Complementar n 123/2006. Plano Simplificado de Previdncia uma forma de incluso previdenciria com percentual de contribuio reduzido de 20% para 11%. O valor do salrio de contribuio limitado ao salrio mnimo no podendo pagar mais que esse valor no PSPS. So benefcios oferecidos para o segurado que contribui com 11% sobre o salrio mnimo: Aposentadoria por idade; auxlio-doena; salrio-maternidade; penso por morte; auxlio-recluso e aposentadoria por invalidez. (* PL para 5% )
De conformidade com a Lei Complementar 123/06, pargrafo 1 do artigo 18-A, o empresrio individual com renda bruta at R$ 36.000,00 pode optar pelo Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional.

Contribuies da Empresa

Para a Seguridade, empresa a firma individual ou sociedade que assume o risco de atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos ou no, bem como os rgos e entidades da administrao pblica direta, indireta e fundacional.
Na tabela a seguir, apresentamos a alquota e a base de clculo das contribuies da empresa sobre a folha de pagamento: Alquota Base de Clculo Total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas, a qualquer ttulo, no decorrer do ms, ao segurado empregado e trabalhador avulso.

20% 20% 15%

Total das remuneraes ou retribuies pagas ou creditadas no decorrer do ms ao segurado contribuinte individual.
Valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestao de servios relativamente a servios que lhe so prestados por cooperados por intermdio de cooperativas de trabalho.

Contribuies do Empregador Rural e do Segurado Especial A contribuio do produtor rural pessoa fsica e do segurado especial tem por base de clculo o total da receita bruta proveniente da comercializao da produo rural, sobre o qual incide a alquota de 2%, referente s contribuies a CARGO da empresa sobre folha de pagamento, 0,1% a ttulo de SAT e 0,2% ao SENAR. Contribuies da Agroindstria Agroindstria o produtor rural pessoa jurdica cuja atividade econmica seja a industrializao de produo prpria ou de produo prpria e adquirida de terceiros. Alquota 2,5% Base de Clculo total da receita bruta proveniente da comercializao da produo. Destinatrios INSS

0,1%
0,25%

total da receita bruta proveniente da comercializao da produo.


total da receita bruta proveniente da comercializao da produo.

SAT
SENAR

Contribuio sobre o Faturamento ou Receita Art 195 CF; LC ns 7/1970 e 70/1991 Leis n10.637/2002 e 10.833/2003

PIS/PASEP e COFINS
Faturamento mensal total das receitas auferidas pela independentemente de sua denominao ou classificao contbil. pessoa jurdica,

Faturamento: valor total das vendas dos produtos ou servios de uma empresa, enquanto a receita abrange todos os valores recebidos, ainda que no decorram da prpria atividade da empresa. COFINS seguridade social PIS/PASEP seguro desemprego e abono salarial anual

Contribuies Social Sobre Lucro Lquido -CSLL prevista no art. 195, I , c), da Constituio e criado pela Lei n 7.689/88 e pode ser assim desdobrada: Sujeito passivo Pessoas Jurdicas de Direito Privado, ou a elas equiparadas pela Legislao do Imposto de Renda, observadas as imunidades e isenes

Fato gerador Base de clculo Aliquota

Auferio de lucro Lucro (soma das receitas, diminuindo-se as despesas) 15 ou 9%

CSLL seguridade social

Contribuies Social Sobre Receita de Concursos de Prognsticos. So considerados concursos de prognsticos todo e qualquer sorteio de nmeros, loterias, apostas, inclusive a realizada em reunies hpicas, no mbito federal, estadual, distrital e municipal, como loto, mega-sena, loteria federal, time mania etc.

No esto includas as loterias e os concursos realizados por entidades privadas, como bingos e sorteios de 0900 ou 0800.
A Caixa Econmica Federal administra e arrecada a contribuio. Segundo dados da Caixa, somente em 2008 foram destinados seguridade R$ 960.771.000,00. A contribuio sobre concurso de prognsticos a renda lquida, excetuados os valores destinados ao crdito educativo, atual FIES (que fica 35% da renda lquida) e outras parcelas que foram sendo destinadas a diversos rgos, fundos entidades por outras leis, como a de n 9.615/98. No fosse essa mitigao, os valores repassados Seguridade superariam R$ 2.000.000.000,00, em 2008.

Isenes So isentas de contribuio para a seguridade social as entidades beneficentes de assistncia social (EBAS) que atendam s exigncias estabelecidas em lei ( 7 do art. 195 da Constituio). Para ser reconhecida como EBAS, a entidade deve atender a todos os que se enquadrem como necessitados, devendo obedecer ao princpio da universalidade do atendimento, ou seja, vedado dirigir suas atividades exclusivamente a associados ou a categoria profissional. As EBAS podem atuar, alm de na prestao de servios nas reas de assistncia social, tambm na rea da sade ou na da educao.

Entidades filantrpicas que no sejam de Assistncia Social no tem direito iseno. O artigo 55 da Lei 8.212 traz os requisitos para concesso da iseno para fins do 7 do art. 195 da Constituio. A iseno refere-se somente contribuio da empresa, 20%, e da pertinente a acidente de trabalho. As contribuies devidas pelo empregado devem ser retidas e recolhidas pela instituio beneficente. Impende destacar que a iseno concedida no perene, devendo ser renovada a cada 3 anos.

A Certificao de Entidade Beneficente de Assistncia Social (CEBAS) ser concedida s pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, que prestem servios nas reas de assistncia social, sade ou educao. A entidade certificada, e que atenda aos requisitos do art. 29, da Lei n 12.101, de 27 de novembro de 2009, faz jus iseno do pagamento de contribuies para a seguridade social, de que tratam os arts. 22 e 23 da Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991. Com a publicao da Lei n 12.101, de 2009, os requerimentos de concesso originria do Certificado ou sua renovao, que antes eram solicitados ao Conselho Nacional de Assistncia Social, passaram a ser responsabilidade dos Ministrios da Educao, da Sade e do Desenvolvimento Social e Combate Fome, conforme a rea de atuao da entidade. A entidade que atue em mais de uma das reas especificadas dever requerer a certificao e sua renovao no Ministrio responsvel pela rea de atuao preponderante da entidade.

Considera-se rea de atuao preponderante aquela definida como atividade econmica principal no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica do Ministrio da Fazenda.
No dia 21 de julho de 2010, foi publicado o Decreto n 7.237, de 20 de julho de 2010, que regulamentou a Lei n 12.101, de 2009, trazendo as disposies complementares acerca dos procedimentos relacionados Certificao no mbito dos Ministrios da Educao, Sade e Desenvolvimento Social e Combate Fome. Os processos no julgados no CNAS at a data da publicao da mencionada Lei tambm passaram a ser responsabilidade dos Ministrios da Educao, da Sade e do Desenvolvimento Social e Combate Fome, conforme a rea de atuao da entidade. Estes esto sendo remetidos aos Ministrios competentes e julgados conforme legislao vigente poca dos requerimentos.

Os Ministrios da Sade, da Educao e do Desenvolvimento Social e Combate Fome tm ainda a atribuio de supervisionar as entidades beneficentes certificadas e zelar pelo cumprimento das condies que ensejaram a certificao, para garantir que a iseno concedida seja revertida em prol da sociedade.

Referncias Bibliogrficas: Apostila Campus Virtual Cruzeiro do Sul - Unidade: Previdncia. Fontes de custeio. Segurados, contribuinte, contribuies e beneficirios (Responsvel pelo Contedo: Prof. Claudio Alves da Silva e Reviso Textual: Prof. Dr Patrcia Silvestre Leite Di Irio)

LOPES JUNIOR, Nilson Martins. Direito Previdencirio: custeio e benefcios. 3 ed. So Paulo: Ridel, 2010.
CASTRO, Carlos Alberto Pereira de; LAZZARI, Joo Batista. Manual de Direito Previdencirio. 11 ed. So Paulo. Conceito Editorial 2009. DIAS, Eduardo Rocha; MACEDO, Jos Leandro Monteiro de. Curso de Direito Previdencirio. So Paulo. Editora Mtodo 2009.

IBRAHIM, Fbio Zambitte. Curso de Direito Previdencirio. 14 ed. Rio de Janeiro. Impethus, 2009.
JUNIOR, Miguel Horvath. Direito Previdencirio. 7. ed. So Paulo. Quartier Latin. 2008. MARTINS, Srgio Pinto. Direito da Seguridade Social. 27 ed. So Paulo. Atlas, 2009.

S-ar putea să vă placă și