Sunteți pe pagina 1din 91

TI 3130

Verso deste manual: 0.1/05 Compatvel com a verso 1.0 do Terminal e suas revises

Caro Usurio
Obrigado por ter adquirido o Terminal Inteligente 3130 Digital. Este produto foi desenvolvido buscando atender-lhe com o que h de mais moderno em tecnologia telefnica de qualidade. O TI 3130 Digital atende a Central Intelbras 95 Digital e a Central Intelbras Central 141 Digital, possuindo caractersticas diferenciadas e facilidades que tornam a comunicao com o PABX mais harmoniosa e de fcil acesso. Este Manual tem como objetivo orient-lo na instalao, programao e operao de seu Terminal, que possui vrias facilidades que deixaro seu dia-a-dia mais gil e prtico. Para que voc possa conhecer todas as facilidades (operaes e programaes) oferecidas por seu equipamento, voc dever ler atentamente as orientaes aqui apresentadas. Precisamos de sua opinio no nosso constante trabalho de adaptao deste manual s suas necessidades. Entre em contato conosco para dar sugestes e crticas sobre o manual do usurio. Afinal, conquistar a sua satisfao o nosso objetivo!

Departamento de Documentao document@intelbras.com.br Fax: 0 xx 48 3281 9505 Verso deste manual: 0.1/05 compatvel com a verso 1.0 do Terminal e suas revises

1. CONHECENDO O TERMINAL
O Terminal Inteligente 3130 Digital um aparelho desenvolvido para a Central Intelbras 95 Digital e para a Central Intelbras 141 Digital e possibilita agregar funo normal de um aparelho telefnico uma srie de facilidades operacionais do PABX ao qual est ligado. Desta forma, atravs do Terminal mais fcil e prtica a operao das diversas funes do PABX. O Terminal Inteligente possui uma tela de cristal lquido que possibilita visualizar todos os procedimentos para utilizao das facilidades que sero mostradas passo a passo.

1
A F K P U B G L Q V W C H M R X D I N S Y E J O T Z

1
QZ

2
ABC

3
DEF

3
ENTRAR
DESLIGAR

4
GHI

5
JKL

6
MNO

SAIR
A PA G A R

7
PRS

8
TUV

9
WXY

PROG
A LT E R A R

AG INTERNA
L I M PA R

LIGOU
AJUDA

AG EXTERNA
G R AVA R

0
RECHAMA
V I VA V O Z FLASH SIGILO

RETER

A N O TA R

CORREIO

? Tela; @ Teclas programveis (A ... Z);

Vista frontal

B Teclas com funes fixas; C Teclas de um telefone comum;

A Teclas de navegao.

Vista lateral

1.1. TELA
Esta tela composta de duas linhas com 16 caracteres cada. O Terminal possui uma mensagem padro que aparecer na tela sempre aps sua inicializao e quando este no estiver sendo operado, ou seja, em repouso. Esta mensagem consta das seguintes informaes:

DD /MM /AA HH :MM :SS

Dia Alm

Exemplo: 23 de janeiro de 1998 - Sexta-feira, 9 horas 10 minutos e 15 segundos. Blq indicando alarme presente (alarme de bloqueio de acesso). 23/01/98 09:10:15 Sex Blq

na primeira linha temos: dia, ms, ano e dia da semana que ter a

seguinte nomenclatura: Dom - domingo Seg - segunda Ter - tera

Qua - quarta Qui - quinta Sex - sexta

Sab - sbado

na segunda linha temos: hora, minuto, segundo, o modo de operao e o

tipo de alarme presente que aparece alternado com o nmero do ramal. Se no houver alarme presente o nmero do ramal fica fixo na tela (se o terminal estiver operando como telefone o nmero do ramal no ser indicado na tela). Inteligente ou como telefone comum. No primeiro caso, se houver mensagem padro programada (Veja o item 6.5.2), o Terminal indicar esta condio na tela do calendrio o smbolo . No ltimo caso, diversas

seu Terminal poder funcionar de duas maneiras: como Terminal

funes do Terminal no ficam disponveis e o mesmo opera como um simples telefone sinalizando na tela do calendrio.
os alarmes so apresentados da seguinte forma:

Bil - indica alarme de bilhetagem: ocorre quando h problema na comunicao da impressora ou bilhetador. Cal - indica alarme de calendrio: ocorre quando o calendrio da Central PABX no foi acertado. Mem - indica alarme de memria de bilhetes: ocorre quando o espao de memria reservado para o armazenamento de bilhetes est cheio. Blq - indica alarme de bloqueio de acesso: ocorre quando o espao para armazenamento de bilhetes estiver esgotado e neste caso o acesso externo ocorre somente atravs da telefonista. Not - indica alarme de noturno: ocorre quando o PABX passa a operar no modo noturno. Dig - indica qualidade do canal de comunicao digital com o PABX: ocorre quando o sinal enviado pelo PABX para o terminal (udio e comunicao digital) est com baixa amplitude e/ou sujeito a rudo. Importante: - campo referente ao alarme tem espao para 3 caracteres. Os alarmes so mostrados na tela piscando na cadncia de 1 segundo. Caso haja mais de um alarme presente eles aparecero de forma seqencial, com durao de 1 segundo para cada um. Exemplo: se voc tiver os alarmes Blq, Cal, Mem presentes estes aparecem na seqncia: Blq, Cal, Mem, Blq, Cal, Mem...

1.2. TECLAS PROGRAMVEIS (A ... Z)


Este Terminal sai de fbrica com teclas programveis que podem assumir funes diversas, ficando a seu critrio quais atendem melhor as suas necessidades. Para isto acompanha o Terminal uma etiqueta padro (figura abaixo) onde voc poder escrever a funo que associou a tecla. O led da tecla funciona de acordo com a funo programada. As letras do alfabeto associadas as teclas podem ser utilizadas nas facilidades agenda, pgina de anotao e programao.

Etiqueta Padro do Terminal

1.3. TECLAS DE NAVEGAO

ESQUERDA/DIREITA:

desloca o cursor para a direita. desloca o cursor para a esquerda.

ACIMA/ABAIXO:

desloca o cursor para cima ou para a pgina anterior. A funo assumida somente quando voc estiver na facilidade programao, agendas, pgina de anotao ou ligou.

de

desloca o cursor para baixo ou para a prxima pgina. A funo assumida somente quando voc estiver na facilidade de programao, agendas, pgina de anotao ou ligou.
ENTRAR/SAIR:

utilizada nas diversas facilidades do terminal: com o terminal em repouso permite consultar a verso e reviso do software do terminal e do PABX, bem como os respectivos modelos. retorna tela anterior, sai de uma programao ou facilidade. As teclas de cursor direita/esquerda e acima/abaixo so usadas nas diversas facilidades oferecidas pelo Terminal como programao, agendas, pgina de anotao ou ligou, para deslocar o cursor dentro dos campos de entrada de dados ou para navegar pelos menus do Terminal. Com o Terminal em repouso ou durante uma chamada estas teclas possibilitam selecionar e alterar os volumes do monofone, viva voz ou campainha ou ainda alterar o contraste da tela: Esquerda/direita: diminui ou aumenta os volumes ou o contraste; a primeira vez que a tecla pressionada a tela correspondente ao volume ou contraste mostrada na tela. Ao pressionar novamente a tecla o volume ou contraste alterado e mostrado na escala grfica da tela: em repouso diminui/aumenta o volume da campainha; numa ligao usando o monofone ou fone de cabea diminui/aumenta o volume da recepo do udio; numa ligao usando o viva voz diminui/aumenta o volume do VIVA VOZ. Acima/abaixo: seleciona volumes ou contrastes independentemente do Terminal estar em repouso ou em uma ligao: Sempre que se estiver consultando ou alterando os volumes ou contrastes, sero apresentadas uma das telas abaixo: Vol. Monofone Min

Max

Vol. Fone de cabeca Min Max

As telas acima com a programao dos volumes so apresentadas no terminal aps acionar qualquer das teclas de cursor (nas condies indicadas anteriormente) e, aps 6 segundos sem pressionar novamente qualquer uma destas teclas a tela com volume ou contraste retirada da tela, que volta condio anterior. Pode-se tambm pressionar a tecla SAIR, que faz a tela voltar imediatamente a condio anterior.

1.4. TECLAS COM FUNES FIXAS


Estas teclas tem funes pr-definidas para uso em algumas facilidades, operao e programao do Terminal, sendo que 6 (seis) delas apresentam indicao luminosa de estado.

Cada tecla deste bloco possui a seguinte funo: - executa o desligamento das chamadas, sendo equivalente a colocar e retirar o monofone do gancho. PROG - coloca e retira o Terminal do estado de programao.
DESLIGAR APAGAR - apaga o campo onde est o cursor; na LIGOU apaga um registro de ligao. AG. INTERNA - acessa a agenda interna (de ramais).

Contraste

Vol. Viva Voz Min


Vol. Campainha Min


Max

Max Max

facilidade

ALTERAR - altera LIGOU - acessa

informaes presentes na tela. a relao das ltimas chamadas atendidas e no atendidas pelo Terminal. - tem funes diferenciadas se o Terminal estiver em programao, agenda, anotao ou ligou: - em programao: limpa campos de entrada de dados; - em anotao: limpa a anotao; - em ligou: apaga todos os registros de ligaes; - em agenda: retira o item da agenda. AG. EXTERNA - acessa a agenda externa.
LIMPAR

- mostra a tela de ajuda para a operao/programao que estiver sendo efetuada, ou mostra a durao da ltima chamada externa feita pelo terminal quando este estiver em repouso. RETER - retm chamadas externas.
AJUDA GRAVAR ANOTAR

- salva na memria a programao efetuada. - acessa a pgina de anotao.

VIVA VOZ - ocupa ou desocupa o Terminal e indica

interrupo da comunicao com o PABX (tecla piscando).


FLASH - permite que durante a conversao sejam utilizados

recursos do PABX como, por exemplo, consulta a outro ramal ou transferncia de ligao.

SIGILO - interrompe a transmisso de voz do terminal.

CORREIO - permite o acesso ao Voice mail.

1.5. TECLAS DE UM TELEFONE COMUM


Estas teclas so as mesmas de um telefone convencional (1...9, *, 0, #) com uma pequena diferena nas teclas: * e #.

Teclas de um telefone comum. , - funo utilizada no modo multifreqencial (MF) para programao de algumas facilidades que as companhias telefnicas oferecem.

- funo que no modo multifreqencial utilizada para programao de algumas facilidades que as companhias telefnicas oferecem. Tambm tem a funo de memria do ltimo nmero discado. RECHAMA - funo que programa uma rechamada dependendo do estado em que se encontra o ramal chamado (ocupado ou no atende), linha ou nmero externo.

2. OPERANDO O TERMINAL
Este captulo descreve os procedimentos para utilizao das facilidades oferecidas pelo PABX e que podero ser utilizadas atravs das teclas dedicadas com funes fixas, atravs das teclas da etiqueta especfica do terminal, ou ainda, atravs das teclas pr-programadas (teclas de A - Z) veja item configurao das teclas de A Z no captulo de programao. Voc dever estar atento para alguns tpicos importantes na utilizao de seu Terminal: - durante a utilizao do Terminal voc poder receber na tela uma srie de mensagens referentes ao desempenho do mesmo, algumas destas mensagens j esto apresentadas na descrio das facilidades, as demais esto no final deste captulo com um breve explicativo sobre cada uma delas; - na falta de energia eltrica seu Terminal ficar desligado (recomenda-se o uso de short-break).

2.1. COMO VERIFICAR VERSO E REVISO DE SOFTWARE DO TERMINAL


Para verificar a verso e reviso (software) de seu Terminal voc dever pressionar a tecla ENTRAR () quando este estiver em repouso. Aparecer a mensagem: TI 3130 Num. _ _ Versao _ _ 1 linha: nmero do Terminal; 2 linha: nmero da verso e reviso do software. Teclando ENTRAR novamente voc ter a informao da verso do software do PABX: PABX _ _ _ _ _ _ _ _ Versao _ _

2.2. COMO OPERAR O TERMINAL


O Terminal Inteligente oferece trs opes para iniciar uma operao: Normal: consiste no modo de utilizao normal de um telefone, ou seja, basta voc retirar o fone do gancho e executar a operao desejada. Atravs do Viva-Voz: pressionando a tecla no h a necessidade de retirar o monofone do gancho. O efeito o mesmo, porm, toda a comunicao ocorre sem utilizar o monofone. Se pressionar a tecla novamente voc desligar o sistema de VIVA-VOZ.

10

Para a operao de seu Terminal atravs da tecla VIVA-VOZ importante voc saber que esta poder ser afetada se voc estiver em ambiente com muito rudo ou se existir qualquer tipo de interferncia. A distncia ideal do telefone para uma chamada atravs do VIVA-VOZ de cinqenta centmetros. Uma outra forma de utilizao do Terminal consiste na troca do monofone pelo fone de cabea, para tanto voc dever estar atento funo do VIVAVOZ nestas operaes: Sem fone de cabea (com monofone): A tecla VIVA VOZ quando pressionada com o monofone (operao normal) no gancho tem a funo de ativar o circuito VIVA VOZ. Indicador Luminoso - sem fone de cabea (com monofone): aceso: circuito de viva voz ativado; apagado: circuito de viva voz desativado. Com fone de cabea: A utilizao do Terminal com fone de cabea exige algumas operaes preliminares: - programar o Terminal na opo com fone de cabea (veja captulo de programao - operao com fone de cabea); - desconectar do Terminal o conjunto cordo espiralado/fone e conectar o fone de cabea. O monofone, se desejado, pode permanecer junto ao Terminal. Quando usado com fone de cabea a funo VIVA-VOZ da tecla passa a atuar como se fosse o gancho, ou seja, pressionando a tecla voc ocupa ou desocupa o ramal, como se estivesse retirando ou colocando o fone no gancho. Indicador luminoso - com fone de cabea: aceso: fora do gancho; apagado: no gancho. Acesso Direto pelo Teclado: Consiste em operar o Terminal sem a necessidade de retirar o fone do gancho ou pressionar a tecla VIVA-VOZ, basta executar a discagem desejada que o terminal ativar automaticamente o viva voz.

2.3. DESLIGAMENTO AUTOMTICO


Se, ao fazer uma chamada interna com o VIVA-VOZ ativado voc receber tom de ocupado, a tecla VIVA-VOZ desativada automaticamente.

11

2.4. ACESSOS
2.4.1. Ligao Interna
(Acesso a Ramal) a comunicao entre os ramais. Este tipo de ligao identificada pelo toque diferenciado da campainha (toque de chamada interna). Esta facilidade permite, ainda, realizar ligaes encadeadas para os ramais sem colocar o fone no gancho caso no tenha sido atendido em alguma tentativa de chamada.

pressione a tecla (A ... Z) programada como ramal


Indicador luminoso: piscando: ramal est recebendo chamada; aceso: ramal est ocupado; apagado: ramal livre. Importante: - se voc for atendido pelo ramal aparecer na tela a seguinte mensagem: Ligao Interna com o Ramal _ _ _ _ ; - se o ramal que voc chamou programou uma mensagem de recado (mensagem padro) esta aparecer na tela do seu Terminal; - se o ramal que voc chamou estiver ocupado, voc receber a mensagem: O Ramal est Ocupado; - se o ramal com quem voc deseja fazer contato tambm for um Terminal Inteligente 3130, voc poder enviar-lhe uma mensagem solicitando que ligue urgentemente para o seu ramal, bastando para isto discar 7 ao receber o tom de ocupado ou tom de chamada; o ramal ocupado receber a seguinte mensagem: Ligar urgente Para Ramal _ _ _ _ - para utilizar a discagem encadeada sobre o tom de ocupado, voc deve teclar o prximo ramal em at 7 segundos aps ter recebido o tom; - para solicitar uma rechamada, consulte Rechamada a Ramal Ausente ou Ocupado neste captulo.

2.4.2. Ligao Externa


o acesso linha externa, ou seja, a forma de efetuar ligaes externas atravs do PABX.

pressione a tecla (A ... Z) programada como linha

12

(aguarde o tom de discar externo e tecle o nmero desejado)

Indicador luminoso: piscando rpido: recebendo chamada externa ou chamada do estacionamento; piscando lento: chamada retida; aceso: linha ocupada; aceso com rpida piscada: linha ocupada pelo terminal (diferencia das demais linhas) apagado: linha livre. No momento da discagem voc visualizar na tela o nmero telefnico discado que permanecer exposto at o instante em que o PABX considerar a ligao atendida. A partir deste momento o nmero telefnico ser substitudo pelo tempo de durao da chamada, o qual permanecer visvel at o trmino da ligao. Importante: - se, ao acessar a linha externa voc receber tom de ocupado, poder utilizar a rechamada pressionando a tecla RECHAMA; - se o seu ramal no possuir categoria para realizar chamada externa, ao tentar este tipo de acesso voc ter na tela, a mensagem: Acesso Negado a este Servio seguida de um bip; - se a linha estiver bloqueada para acesso externo voc receber a mensagem Tronco Bloqueado; - o acesso Rede Pblica poder ser feito travs da facilidade Hot Line Externa. Veja como programar esta facilidade no Manual de Programao do seu PABX; - toda discagem feita no terminal (que seja interna, externa ou programao) indicada na tela do terminal como: NR 2819500 Sempre que feito o acesso linha externa esta tela limpa para receber a discagem do nmero externo desejado. Aps ser concluda a discagem externa teremos indicado na tela: 2819500 originada
 

Aps o PABX indicar o registro da durao da chamada externa, a tela acima muda para a seguinte tela com a indicao do tipo e da durao da chamada (MM = durao em minutos, SS = durao em segundos e Ori = originada): 2819500 MM:SS Ori

13

2.4.2.1. Visualizao da ltima Ligao Externa Efetuada e Sua Durao


Seu Terminal permite que voc consulte o nmero da ltima ligao externa efetuada, bem como a sua durao. Esta informao fica disponvel ao fim de cada chamada externa com o Terminal em repouso e sem chamada externa retida. Com o Terminal em repouso:


2.4.3. Ligao Externa pela Rota Especial
Com esta facilidade voc poder ter acesso linha externa atravs de rotas especiais.

pressione a tecla (A ... Z) programada como rota


(aguarde o tom de discar externo e tecle o nmero desejado)

Indicador luminoso: aceso: rota congestionada; apagado: rota livre; Importante: - para que o ramal tenha acesso rede pblica via rota especial dever ter esta categoria programada, veja como definir Categoria para Ligao Externa pela Rota Especial no Manual de Programao do PABX. Esta facilidade possibilita o acesso a ramal atravs de grupos de ramais previamente programados. A programao dos grupos realizada pelo ramal programador, veja como programar Grupo de Ramais no Manual de Programao do PABX. uma forma simplificada de ligao, uma vez que vrios ramais fazem parte do grupo qualquer um deles poder atender sua chamada.

2.4.4. Acesso a Grupo de Ramais

pressione a tecla (A ... Z) programada como grupo


(aguarde o tom de chamada)

Indicador luminoso: piscando: chamada externa para grupo toque mltiplo; apagado: nenhuma chamada externa para o grupo.

14

2.4.5. Acesso ao Porteiro


uma facilidade que permite, atravs de um ramal, a conversao com algum que esteja prximo ao porteiro eletrnico. O ramal no qual ligado o porteiro deve ser programado no Plano de Numerao e deve ter categoria que permita acesso a este servio definida em Categoria de Acesso ao Porteiro. Para programar consulte Categoria de Acesso ao Porteiro no Manual de Programao (requer interface para porteiro eletrnico - acessrio).

pressione a tecla (A...Z) programada para acesso a porteiro 1 e/ou 2 Indicador luminoso: aceso: porteiro ocupado; apagado: porteiro livre; piscando: porteiro est sendo chamado.

15

2.4.6. Acesso a Atuao Externa


O PABX oferece esta facilidade para que voc possa comandar via ramal algum tipo de dispositivo externo, campainha, sirene ou outro tipo de equipamento. O PABX permite a programao mxima de duas atuaes externas (requer interface para atuao externa - acessrio).

pressione a tecla (A ... Z) programada para comando 1


e/ou 2
(aps a execuo da atuao externa o ramal receber tom de operao incorreta (TOI) ficar inapto, at que o fone seja recolocado no gancho)

Indicador luminoso: aceso: atuao ocupada (acionada); luminoso apagado: atuao livre. Importante: - tempo de comando da atuao externa programvel, veja Temporizaes no Manual de Programao do PABX; - caso voc acione a atuao externa e receba tom de ocupado, verifique se esta atuao foi programada para chamada a nmero externo quando o porteiro for acionado, ou ainda, se o ramal usado tem categoria para acesso a atuao externa, veja Categoria de Acesso Atuao Externa no Manual de Programao do PABX.

2.4.7. Cadeado
Esta facilidade permite bloquear o ramal para que no possa gerar chamadas.

pressione a tecla (A ... Z) programada como cadeado


Indicador luminoso: aceso: ramal com cadeado; apagado: ramal sem cadeado. Importante: - o ramal com a facilidade cadeado programada receber tom de discar interno com advertncia (tom contnuo seguido de bips a cada segundo); - para cancelar o cadeado, pressione a tecla programada como CADEADO, tecle em seguida a senha do ramal e aguarde a confirmao. Esta facilidade permite bloquear a recepo de chamadas dirigidas ao seu ramal. Uma vez programado, seu ramal no receber mais chamadas, podendo apenas realiz-las.

2.4.8. No Perturbe

16

Na etiqueta padro do Terminal:

pressione a tecla (A ... Z) programada como no perturbe e tecle em seguida a senha do ramal

(aguarde tom ou mensagem de programao correta)

Indicador luminoso: aceso: no perturbe ativado; apagado: no perturbe desativado. Importante: - mesmo com a facilidade no perturbe programada as facilidades de despertador e rechamada continuam funcionando normalmente; - o ramal com a facilidade No Perturbe programada, receber tom de discar interno com advertncia (tom contnuo seguido de bips a cada segundo); - para cancelar a programao basta pressionar a tecla programada como NO PERTURBE e aguardar a confirmao.

2.4.9. Acesso a Chefe-Secretria


O PABX permite que um ramal tenha acesso a outro de forma fcil (resumida), esta facilidade bastante til para ramais que precisam se comunicar constantemente. Para isto basta que eles pertenam a um grupo Chefe-Secretria (veja Manual de Programao do PABX). Na etiqueta padro do Terminal:

pressione a tecla (A ... Z) programada como chefesecretria 1 e/ou 2

Indicador luminoso: piscando: ramal chefe-secretria chamando; aceso: ramal com chefe-secretria ocupado; apagado: ramal chefe-secretria livre.

17

2.4.10. Monitorao de Ambiente


(Babyphone) A facilidade de monitorao permite o acompanhamento de um ambiente atravs de um ramal. muito utilizado para monitorar o quarto de crianas, idosos, doentes, deficientes e outras necessidades particulares que necessitem de acompanhamento. Depois de retirar o fone do gancho ou pressionar a tecla ramal que est no ambiente que voc deseja monitorar: Na etiqueta padro do Terminal:
VIVA VOZ

do

pressione a tecla (A ... Z) programada como monitora


(telefone convencional: deixe o fone fora do gancho)

De qualquer ramal tecle o n. do ramal que est no ambiente sob monitorao; caso o ramal que ir realizar a monitorao seja um Terminal Dedicado:

pressione a tecla (A ... Z) programada como monitora


(a partir deste momento voc estar em contato com o ambiente)

enquanto esta facilidade estiver ativa voc poder alm de escutar,

conversar com quem est no ambiente monitorado.

Como desprogramar: coloque o fone do ramal que est sendo monitorado no gancho ou pressione a tecla VIVA VOZ novamente. Indicador luminoso: aceso: monitorao ativada; apagado: monitorao desativada. Importante: - se qualquer outro ramal fizer uma ligao para o ambiente monitorado, no receber tom de chamada e sim acesso direto monitorao; - esta programao s permitida a um ramal de cada vez.

2.4.11. Acesso ao Servio de Busca Pessoa


um servio que liga o PABX a um sistema de alto-falante, permitindo que voc anuncie sua mensagem, seja para o atendimento de uma chamada que foi estacionada, ou ainda, para a transmisso de avisos gerais (requer placa Multi-Acessrio).

pressione a tecla (A ... Z) programada como busca pessoa


(a partir deste momento seu ramal ser ligado ao servio de alto falante).

18

Indicador luminoso: aceso: busca pessoa ligado; apagado: busca pessoa desligado. Importante: - o ramal deve ter categoria que permita o acesso ao servio Busca Pessoa, veja Categoria para Ligao Externa pela Rota Especial no Manual de Programao.

2.4.12. Interfone Chefe-Secretria


O interfone Chefe-secretria permite a comunicao direta entre chefe e secretria em um grupo Chefe-Secretria. O interfone Chefe-Secretria faz com que o ramal da secretria ou o do chefe seja atendido automaticamente (sai do gancho e entra com o viva-voz e com o sigilo ativados), permitindo a comunicao imediata entre ambos.

pressione a tecla (A ... Z) programada como interfone


Chefe- Secretria 1 e/ou 2
(a partir deste momento a comunicao feita diretamente com o viva voz e o sigilo ativados).

Indicador luminoso: aceso: chefe (ou secretria) ocupada; apagado: chefe (ou secretria) livre.

2.4.13. Reteno de Chamada


Durante uma ligao externa voc tem a opo de deix-la em espera para executar outras funes. Este tempo de espera programvel. Voc receber bips de aviso caso seu ramal esteja ocupado aps transcorrido o tempo programado. Para reter uma chamada:


Indicador luminoso: aceso: chamada retida; apagado: nenhuma chamada retida.

19

2.4.14. Acesso ao Voice mail


Esta facilidade permite o acesso ao Voice mail para poder escutar as mensagens nele deixadas. Para ouvir as mensagens deixadas no Voice mail:

e aguarde pelas mensagens

Indicador luminoso: piscando: h mensagens novas no Voice mail; aceso: acessando o Voice mail; luminoso apagado: no h mensagens novas no correio; Importante: - deve ter sido programado o(s) ramal(is) que est(o) ligado(s) ao Voice mail, veja Plano de Numerao no Manual de Programao do PABX. - sempre que uma mensagem for deixada no Voice mail, alm do indicador luminoso piscando, voc ter na tela do seu Terminal a mensagem h mensagem no Voice mail; - quando voc acessar o Voice mail receber na tela a mensagem ligao com o Voice mail; - a tecla CORREIO permanecer acesa at que a ligao seja desligada. Se aps acessar o Correio voc no ouvir a mensagem recebida, o PABX voltar a inform-lo da existncia da mensagem atravs da tecla CORREIO que voltar a piscar; - se voc retirar a mensagem do Correio atravs de outro ramal, o Terminal apagar automaticamente a tecla programada no seu Terminal; - se voc acessar o correio sem utilizar a tecla dedicada, o indicador luminoso desta no ser alterado (caso voc queira manter a sinalizao para alguma mensagem importante, por exemplo); - requer Voice mail - acessrio; - para ramal ter acesso ao Voice mail preciso que o mesmo tenha sido programado com categoria para tal (veja programaes do PABX); - voc pode programar Desvio se ocupado ou no atende para o correio no seu ramal (veja Captulo de Programao para os Ramais no Manual de Operao do PABX).

20

2.5. RECHAMADAS
2.5.1. Rechamada Linha Ocupada
Quando voc recebe tom de ocupado aps teclar o cdigo de acesso linha externa, poder programar uma rechamada, to logo a linha esteja livre para uso, o seu ramal ser chamado. A rechamada pode ser identificada pelo toque de campainha diferenciado. Para utilizar est facilidade automaticamente, consulte o item: Tempo para Rechamada Automtica Linha. Depois de discar o cdigo de acesso ou pressionar a tecla programada para acesso linha externa e receber tom de ocupado:


(aguarde confirmao ou espere a rechamada automtica, se esta programao estiver ativada)

Importante: - quando a rechamada for programada, aparecer na tela a mensagem: Rechamada Linha Programada; - ao ser executada a rechamada surgir na tela a mensagem: Rechamada Linha Executada.

2.5.2. Rechamada a Nmero Externo


Se aps buscar o acesso linha externa, teclar o nmero do telefone desejado e receber tom de ocupado:


Para cancelar a rechamada:

durante o tom de linha

Assim que o nmero programado estiver sendo chamado, o PABX ir gerar automaticamente uma chamada para o seu ramal. Importante: - se a pessoa a qual voc ligou atender a chamada rapidamente, quando esta tocar no seu ramal e voc atender poder estar com a pessoa na linha; - o nmero de tentativas e o intervalo entre elas programvel; - no possvel utilizar esta facilidade para chamadas de Teleservios (com cdigo de acesso 88) ou sistemas com Atendimento Automtico; - o PABX ir considerar a rechamada executada quando:

21

transferir a chamada para o ramal e for atendida; se a transferncia para o ramal for feita e aps o nmero de toques programados para tocar no for atendida; - o PABX ir considerar como tentativa feita: se o nmero externo estiver ocupado; se o nmero externo estava sendo chamado, mas o PABX no conseguiu a transferncia para o seu ramal porque ficou ocupado;

2.5.3. Rechamada a Ramal Ausente


Aps gerar uma chamada interna para um ramal e este no atender:

sobre o tom de chamada

(aguarde confirmao)

Importante: - o PABX s realiza uma rechamada por vez, para cada ramal.

2.5.4. Rechamada a Ramal Ocupado


Aps gerar uma chamada interna para um ramal e este encontrar-se ocupado:

sobre o tom de ocupado

(aguarde confirmao)

Importante: - quando a rechamada for programada surgir na tela a mensagem: Rechamada Ramal Programada; - quando a rechamada estiver em andamento surgir na tela a mensagem: Rechamada Ramal em Execuo; - o PABX s realiza uma rechamada por vez para cada ramal.

2.6. MENSAGENS DE FALHA DURANTE A UTILIZAO DO SEU TERMINAL


As mensagens de falha indicam que algo est errado no funcionamento do Terminal. Elas dificilmente aparecero e esto principalmente relacionadas com problemas de instalao ou rudos eltricos no ambiente. A seguir apresentamos as principais mensagens e uma breve explicao sobre estas.

22

2.6.1. Mensagens Durante a Inicializao do Terminal


TI 3130 INTELBRAS VERSO XY Falha Detectada: < Tipo de Falha > Para esta tela cinco tipos de falha podero ser detectadas: - memria RAM (memria de dados); - memria EPROM (memria de programa); - endereamento (acesso s memrias); - control. HDLC (controle de comunicao); - telefone IDPC (controle de telefone). Versoes TI/PABX Incompativeis Esta mensagem indica que as verses de software do Terminal e do PABX so incompatveis. Enquanto no houver a troca de verso o Terminal funcionar como um telefone comum (ser indicado na tela de calendrio o smbolo ), no ficando disponveis as facilidades do terminal (programao, agendas, pgina de anotao e ligou). Nesta tela a tecla ENTRAR (smbolo ) pode ser usada para que seja vista a verso de software do Terminal, do PABX e os respectivos modelos. Nao Ha Vaga para Este Terminal Esta mensagem indica que o Terminal no pode ser inicializado pois o PABX j est operando com o nmero mximo permitido de Terminais Inteligentes. Nesta situao, apenas ser possvel o Terminal funcionar como um telefone comum (ser indicado na tela de calendrio o smbolo ), no ficando disponveis as facilidades do terminal (programao, agendas, pgina de anotao e ligou).
 

PABX Nao Respondendo

Esta

O Terminal no est recebendo resposta aos pedidos para transmisso de dados para o PABX. Esta mensagem pode ocorrer na inicializao e durante a operao.

23

Durante a inicializao, o Terminal recebe do PABX o seu nmero (endereo), a identificao do PABX, a tabela de ramais do sistema e a configurao correspondente etiqueta especfica das teclas A ... Z. Caso o Terminal no receba uma destas informaes (dentro do tempo mximo de espera por elas) ele no iniciar a operao como Terminal Inteligente e indicar na tela o problema ocorrido: TI Nao Recebeu Num. do Terminal TI Nao Recebeu Ident. do PABX TI Nao Recebeu Tabela de Ramais TI Nao Recebeu config.das teclas a

Se o Terminal no conseguiu efetuar a inicializao dentro do nmero mximo de tentativas (15), o terminal passar a operar como um telefone digital padro, sendo indicada a seguinte mensagem na tela: TI operando No Modo Telefone( )

2.6.2. Mensagens de Falha e Manuteno Durante a Operao


Estas mensagens dificilmente ocorrero pois, normalmente, esto associadas a problemas na instalao eltrica dos terminais ou ambientes com rudos eltricos intensos. Se sua ocorrncia for freqente, desligue o equipamento e certifique-se de que o ambiente (inclusive fiao) onde est instalado o Terminal est livre de rudos eltricos (provocado por motores, chaves eltricas abrindo e fechando, etc.). Buffer Mensagem Cheio (perdendo) Esta mensagem aparece quando a memria reservada para as mensagens recebidas do PABX est cheia e est ocorrendo perda das que esto chegando. Excesso de Dados para Transmitir

24

Esta mensagem aparecer quando a memria reservada para as teclas (127 posies que devem ser transmitidos para o PABX) estiver cheia e as eventuais teclas pressionadas estiverem sendo ignoradas. Esta falha ocorrer quando voc pressionar uma quantidade excessivamente grande de teclas em curto espao de tempo de forma a esgotar a capacidade de armazenamento. Esta falha no tem conseqncia grave, exceto pela perda das teclas que excedem a capacidade de memria. O Terminal voltar a operao normal to logo voc volte velocidade normal de entrada de teclas. Erro na Comunic. Serial com o PABX Esta mensagem aparece quando as informaes enviadas pelo PABX para o Terminal estiverem incorretas. Presena de rudos ou de problemas na ligao entre TI e PABX pelo canal serial podem ser a causa. Sem Comunicacao com o PABX Esta mensagem aparecer quando o TI no estiver recebendo quaisquer informaes do PABX (perda de comunicao). Alm desta mensagem, o terminal sinaliza a perda de comunicao com o PABX atravs da tecla VIVA VOZ, que ir piscar enquanto perdurar esta condio; no caso de interrupes breves de comunicao apenas a tecla piscar. A sinalizao pela tecla indica sempre uma falha fsica de comunicao como, por exemplo, problema com a fiao ou rudos; a sinalizao pela mensagem pode indicar uma falha fsica ou lgica (o PABX no est transmitindo dados para o terminal). Durante a operao, caso ocorra alguma problema srio com os circuitos de comunicao digital do TI, podem ser apresentadas as seguintes mensagens: Falha no Control. de Comunicacao Se a comunicao entre o Terminal e o PABX sofrer interrupo fsica (ou seja, o sinal eltrico que vem do PABX no pode ser entendido pelo Terminal), quer seja por um rudo intenso, quer seja pelo PABX ter sido reinicializado, o Terminal reinicializar automaticamente indicando a seguinte mensagem na tela: Inicializaco Falha Comunic. TI

25

2.7. AVISOS SONOROS (BIPS)


O Terminal possui uma campainha especifica para a emisso de bips de aviso de ocorrncias. Estes bips acontecem nos seguintes casos:
bip para aviso de Terminal fora do gancho

Este bip ocorre quando o usurio retira o fone do gancho para executar uma operao e, no final da operao, esquece o fone fora do gancho (recebendo tom de ocupado do PABX). Aps 5 segundos na condio de ocupado o PABX pra de enviar o tom deixando-o mudo. Este novo estado (mudo) recebe o nome de ramal inoperante e, decorridos 2 minutos dentro desta condio, o Terminal passa a gerar um bip a cada 3 segundos, com o intuito de avisar esta condio de Terminal com fone fora do gancho. bip para aviso de alarme presente Este bip ocorre somente se o Terminal tiver sido instalado na posio fsica 00 para conexo de ramal e, se houver a condio de alarme presente (veja item TELA - no captulo Conhecendo o Terminal). To logo o Terminal detecte a condio de livre, sero gerados 3 bips sucessivos. bip para aviso de tecla pressionada Este bip ocorre sempre que uma tecla pressionada.
bip para aviso de lembrete

O bip para aviso de lembrete tem a seguinte construo: so quatro bips sucessivos seguidos de uma pausa, tudo isto repetindo-se vinte vezes. bip para aviso de mensagem Existem algumas mensagens recebidas do PABX e outras geradas pelo prprio Terminal que alm do aviso atravs da tela, acontecem com um aviso sonoro. Este aviso d-se atravs de bip que ocorre to logo a mensagem aparea na tela. Importante: - todos os bips so programveis, voc poder programar o volume desejado para cada bip escolhendo entre: mudo, baixo e alto. O Terminal assume a seguinte programao de fbrica: bip para aviso de Terminal fora de gancho - volume alto; bip para aviso de alarme presente - volume baixo; bip para aviso de tecla pressionada - volume baixo; bip para aviso de lembrete - volume alto; bip para aviso de mensagem - volume alto. A programao do volume dos bips est descrita no captulo de programao. - quando o Terminal estiver em monitorao de ambiente nenhum bip ser gerado; - quando o Terminal estiver em programao, agendas, pgina de anotao ou ligou, os nicos bips possveis sero: bip de tecla pressionada e bip de lembrete.

26

2.8. PROCEDIMENTO DE UTILIZAO DAS FACILIDADES DE SISTEMA KS NO TI 3130


2.8.1. Acesso Direto Linha
- pressione a tecla dedicada correspondente linha desejada.

2.8.2. Acesso Direto a Ramal


- pressione a tecla dedicada correspondente ao ramal desejado.

2.8.3. Consulta a Ramal


- numa ligao em andamento, seja externa ou interna, pressione a tecla dedicada correspondente ao ramal que deseja consultar.

2.8.4. Transferncia a Ramal


- numa ligao em andamento, seja externa ou interna, pressione a tecla dedicada correspondente ao ramal para qual deseja transferir a chamada e coloque o fone no gancho. No h necessidade de aguardar ser atendido.

2.8.5. Atendimento Encadeado de Chamada Externa


- se voc estiver com uma ligao externa em andamento poder atender a uma segunda chamada direcionada para o seu ramal (indicador luminoso da linha piscando rpido) pressionando a tecla dedicada correspondente linha que deseja atender. A ligao anterior fica retida automaticamente. Este procedimento pode ser repetido novamente caso uma outra chamada seja encaminhada para o seu ramal e assim sucessivamente. Para voltar a quaisquer das ligaes retidas, basta pressionar a tecla dedicada da linha.

2.8.6. Reteno de Chamada Externa com Ocupao de Nova Linha


- se voc estiver com uma ligao externa em andamento, poder reter esta chamada e ocupar uma nova linha, bastando para isso pressionar a tecla dedicada correspondente linha que deseja ocupar.

27

2.8.7. Estacionamento de Chamada


- se voc estiver com uma ligao externa em andamento, poder estacionar esta chamada de modo que a mesma fique disponvel para todos os terminais (indicador luminoso da linha piscando rpido). Qualquer ramal que tenha o TI 3130 poder atender esta chamada estacionada, pressionando a tecla dedicada correspondente a esta linha (que estar piscando rpido). Se houver vaga no estacionamento voc receber tom de chamada, devendo ento colocar o fone no gancho para completar a operao. A chamada ficar retida no estacionamento por 3 minutos e o indicador luminoso da tecla dedicada correspondente piscar rpido em todos os terminais. Se no houver vaga no estacionamento voc receber tom de ocupado, devendo ento, discar 0 para trazer a chamada de volta, ou simplesmente colocar o fone no gancho e atend-la novamente. Observao: - importante ressaltar que o indicador luminoso da tecla dedicada como tronco s pisca lento (chamada retida) ou rpido (chamada entrante) para o ramal ao qual a chamada se destina, e pisca rpido (estacionamento geral) para todos os ramais TI 3130.

28

3. AGENDAS
O Terminal Inteligente 3130 possui duas agendas para sua utilizao: Interna: para registro de nmeros de ramais com capacidade de memria reservada para 100 nmeros. Externa: para registro de nmeros telefnicos externos com capacidade de memria reservada para 254 nmeros. As agendas do Terminal possibilitam alm da memorizao dos nmeros o registro do nome do usurio. de fcil operao tanto para encontrar nomes e nmeros agendados como para incluir novos registros. Como a agenda faz parte do prprio Terminal, para discar o nmero selecionado basta apenas pressionar a tecla ENTRAR. Importante: nenhuma mensagem de agenda possui bip;

o processo de discagem da agenda externa s se d atravs da rota 0.

3.1. COMO EST ORGANIZADA A AGENDA


A agenda est estruturada em ordem alfanumrica. A ordem de localizao dos nomes nas agendas obedece a seguinte prioridade: - A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - 0 - 1 - 2 - 3 - 4 5 - 6 - 7 - 8 - 9. O espao em branco mostrado acima tem prioridade sobre qualquer outro caracter inclusive o A. Assim o nome Rose Meri aparece antes do nome Rosemeri.

3.1.1. Como usar a Letra V e W


Caso queira agendar um nome que possua a letra V pressione a tecla correspondente a letra uma nica vez. Caso queira agendar um nome com a letra W, pressione duas vezes a tecla correspondente num intervalo de 1,5 segundos. Importante: as letras V e W esto associadas a uma mesma tecla.

29

3.2. CONTEDO DOS CAMPOS DA AGENDA


Aps ter digitado o nome ou usado as setas da agenda que a seguinte: Para Agenda Interna
________________ Ramal _ _ _ _

voc ter a tela de edio

Para Agenda Externa


________________
    

_____________

a primeira linha com 16 caracteres reservada ao nome. O primeiro caracter digitado dever ser sempre uma letra, sendo que os demais caracteres podero ser letras, nmeros ou espaos; na segunda linha temos os espaos reservados para o nmero do telefone ou do ramal. A agenda externa permite registrar nmeros telefnicos com at 20 dgitos. Devido limitao fsica da tela do Terminal, que pode visualizar apenas 14 dgitos, o campo da tela referente ao nmero do telefone permite a rolagem do nmero para a esquerda ou para a direita, apresentando na sua extrema esquerda um smbolo que indica ao usurio que parte do nmero est sendo visualizado na tela. Veja os exemplos abaixo considerando o nmero 01234567890123456 (17 cifras), sabendo-se que [ ] indicam o que est sendo visualizado no campo da tela. Nome 01234567890123
 

Nmero [01234567890123]456 Smbolo : indica que o primeiro dgito da seqncia do nmero est no incio do campo da tela. Se o nmero possuir mais de 14 cifras, voc poder utilizar a seta para a direita at chegar ao final do campo, quando ento o nmero se deslocar para a esquerda e voc poder visualizar o restante do mesmo. Quando o nmero do telefone rolar e o primeiro dgito do nmero for deslocado para a esquerda ele no mais aparecer na tela, neste caso, o Terminal mudar o smbolo de para : Nome 12345678901234 indica que o primeiro dgito do nmero no est sendo mostrado.
   

Nmero: 0[12345678901234]56 o smbolo

30

Continuando com a seta para a direita sero visualizados os demais dgitos, at que o cursor chegue no fim do campo, onde ento o Terminal mudar o smbolo de para . Nome 90123456
  

Nmero: 012345678[90123456


Smbolo : indica que os dgitos esquerda do nmero no esto sendo mostrados. Voltando o cursor para a esquerda, o nmero do telefone ir deslocar-se para a direita (com a mudana dos smbolos) at que o cursor chegue novamente na primeira posio do nmero, retornando o smbolo .

3.3. FUNES DA AGENDA


3.3.1. Funes:
As setas apenas fazem o cursor locomover-se para esquerda e direita, no provocando pesquisa na agenda.

3.3.2. Funo:
A seta tem dois efeitos dependendo do local em que se encontra o cursor no momento em que a tecla for pressionada. o posiciona na primeira se o cursor estiver na segunda linha, a tecla linha, canto esquerdo; procurar por um se estiver na primeira linha da tela o efeito da tecla nome que esteja hierarquicamente antes do nome que est na tela. Como por exemplo, voc tem o seguinte nome na tela: CAROL Como o cursor est na primeira linha, se voc pressionar a tecla na tela o nome anteriormente gravado, que pode ser: CAIO O nome Caio vem alfabeticamente antes do nome Carol. Se ao pressionar a tecla no for encontrado nenhum nome surgir na tela a mensagem Nao Existe Nome Agendado por 6 segundos, voltando em seguida a tela anterior.
! !

surgir

31

Existe uma situao particular que ocorre quando voc encontra um nome com seu ramal, entra no modo alterao (ver funo ALTERAR), altera o nome e/ou nmero do telefone ou ramal e pressiona a tecla . Neste caso, antes de executar a funo, o programa coloca a mensagem: Grava Alteracao? (Entrar = Sim) se voc pressionar ENTRAR, o procedimento de gravao ser executado (veja funo GRAVAR); se voc pressionar qualquer tecla diferente de ENTRAR, esta resposta ser entendida como um no e o programa executar a funo como descrito anteriormente.

3.3.3. Funo:
A seta tem dois efeitos dependendo do local onde estiver o cursor no momento em que a tecla for pressionada. se estiver na primeira linha da tela o efeito desta tecla ser ir para a linha de baixo, na primeira posio; se estiver na linha de baixo ir procurar pelo prximo nome agendado; no for encontrado nenhum nome agendado se ao pressionar a tecla surgir na tela a mensagem Nao Existe Nome Agendado por 6 segundos, voltando em seguida a tela anterior. Existe uma situao particular que ocorre quando voc encontra um nome e seu nmero, entra no modo alterao (ver funo ALTERAR), altera o nome e/ou nmero (do ramal ou telefone) e pressiona a tecla . Neste caso, antes de executar a funo, o programa coloca a mensagem: Grava Alteracao? (Entrar = Sim) se voc pressionar ENTRAR, o procedimento de gravao ser executado (veja funo GRAVAR); se voc pressionar qualquer tecla diferente de ENTRAR, esta resposta ser entendida como um no e o programa executar a funo como descrito anteriormente.

3.3.4. Funo: Ajuda


Esta tecla tem como funo auxili-lo quando estiver na tela de edio das agendas (Interna ou Externa), orientando-o a preencher o campo onde est o cursor. se o cursor estiver na primeira linha da tela de edio e voc pressionar a tecla AJUDA surgir na tela a mensagem:

32

Digite o Nome Desejado se o cursor estiver na segunda linha da tela de edio e voc pressionar a tecla AJUDA surgir na tela a seguinte mensagem: Para Agenda Interna Digite o Numero do Ramal Para Agenda Externa Digite o Numero do Telefone

3.3.5. Funo: Alterar


Esta funo permite alterar as informaes gravadas na agenda. Voc dever pressionar a tecla ALTERAR para navegar entre um e outro modo e ficar atento a indicao do cursor: piscando: indica modo pesquisa, ou seja, voc poder pesquisar o nome/nmero agendado para efetuar as alteraes que desejar; fixo: indica modo alterao, ou seja, o cursor dever estar fixo para que voc possa efetuar a alterao; - se voc alterou uma informao e deseja grav-la, basta pressionar a tecla GRAVAR. Isto dever ser feito antes de pressionar novamente a tecla ALTERAR para uma nova pesquisa.

3.3.6. Funo: Gravar


Esta funo possibilita gravar na memria reservada para as agendas o nome e o nmero do telefone ou ramal que esteja na tela. - qualquer erro no processo de preenchimento dos campos ser detectado e mostrado na tela uma mensagem especfica orientando para o tipo de erro que ocorreu; - no permitida a gravao de nomes iguais na agenda, mesmo com nmeros diferentes; voc ter que diferenci-los de alguma forma. Caso voc venha a digitar um nome que j conste na agenda (externa ou interna) voc receber a seguinte mensagem: Sobrepor Numero? (Entrar = Sim) - pressione ENTRAR se desejar sobrepor; - caso no queira sobrepor pressione qualquer outra tecla e voc retornar para a tela anterior.

33

Se no houve nenhum problema no preenchimento, ao pressionar a tecla GRAVAR voc ter uma outra tela mostrando a quantidade de nmeros telefnicos ou de ramais agendados: Para Agenda Interna _X _ Ramais Agendados Para Agenda Externa _ _X _ Telefones Agendados

3.3.7. Funo: Apagar


A funo APAGAR apaga o caracter onde encontra-se o cursor. Isto faz com que os caracteres direita do cursor sejam deslocados uma posio esquerda e um espao seja inserido na ltima posio direita.

3.3.8. Funo: Sair


Esta funo executa a sada da agenda externa ou interna. Para executar a funo basta pressionar a tecla SAIR. - no estado inicial (Digite o Nome ou Use as Setas ), a tecla SAIR provoca uma sada simples da agenda (no pergunta se deseja salvar eventuais nomes registrados), retornando operao normal do Terminal; - se voc estiver utilizando a agenda e pressionar a tecla SAIR, ser verificada a condio em que est o cursor: piscando (modo pesquisa): se estiver neste modo a sada ser executada normalmente; fixo (modo alterao): se voc estiver no modo alterao, alterou um determinado nome e/ou nmero de telefone ou ramal e pressionou a tecla SAIR, o programa mostrar a seguinte mensagem: Grava Alteracao? (Entrar = Sim) Se voc pressionar qualquer tecla diferente de ENTRAR, esta resposta ser entendida como no e o programa executa a sada da agenda. Se voc pressionar ENTRAR, o procedimento de gravao descrito acima ser executado. Se a gravao ocorrer sem problemas, a sada ser executada.
# "

3.4. COMO ENTRAR NA AGENDA


Para entrar na agenda interna ou externa, basta pressionar a tecla desejada: AG. INTERNA ou AG. EXTERNA.

34

Voc pode acessar agenda com o Terminal em repouso ou durante a conversao. Depois de pressionada a tecla, a seguinte mensagem aparece na tela: Digite o Nome ou Use as Setas a tela acima apresentada permite que voc digite o nome da pessoa a qual voc deseja consultar ou registrar o nmero (ramal ou telefone), ou ainda, usar as setas para percorrer a agenda; para digitar o nome, use as teclas de A Z apresentadas no bloco superior do painel, sendo que, a partir deste momento as teclas do bloco inferior esquerdo assumem as suas respectivas funes: AJUDA, LIMPAR, ALTERAR, GRAVAR, APAGAR, alm das teclas , , , , ENTRAR e SAIR. Importante: - se no houver nomes cadastrados na agenda, ao usar as setas voc receber a mensagem no existe nome agendado por alguns segundos e em seguida aparecer a tela de edio da agenda. - se j houver nomes agendados ao digitar a letra acontecer uma busca na agenda.
% $

3.5. COMO INSERIR UM NOME


Para incluir um novo nome na agenda voc dever: entrar em agenda interna ou externa; digitar o nome desejado na primeira linha; digitar o nmero do telefone ou do ramal na segunda linha; pressionar a tecla GRAVAR; (seta para direita). para inserir um espao entre nomes teclar Quando se entra em agenda externa ou interna o modo inicial o modo pesquisa. Se voc preferir poder utilizar o modo alterao para cadastrar um nome novo. A diferena, que no modo alterao os caracteres digitados ou apagados no provocam pesquisa na agenda. Importante: - sempre que voc inserir um nome, aps o procedimento de gravao ser mostrada a mensagem referente a quantidade de nmeros gravados voltando em seguida a tela anterior.

3.6. COMO PESQUISAR UM NOME


A pesquisa de um nome agendado bastante simples, basta entrar em agenda e digitar o nome desejado. Ao digitar um nome seu Terminal ir buscar, em ordem alfabtica, os nomes agendados medida em que forem sendo digitados os caracteres.

35

A agenda deve estar no modo pesquisa, ou seja, cursor piscando. Outra forma de pesquisa pressionando as setas . Usando a seta a pesquisa d-se de baixo para cima iniciando com a letra Z. Usando a seta o processo de pesquisa inverso. Se nesta pesquisa no forem encontrados nomes agendados aparecer por 6 segundos a mensagem Nao Existe Nome Agendado e em seguida aparecer a tela padro de edio onde voc ter o campo do nome e nmero do telefone ou ramal. Modo pesquisa: Enquanto o cursor estiver piscando a agenda est no modo pesquisa, e neste modo, todo caracter digitado ou apagado na primeira linha provoca uma nova pesquisa na agenda. A pesquisa usa os caracteres que vo desde a primeira posio do campo at o caracter digitado ou apagado. Os caracteres digitados ou apagados na segunda linha (nmero de ramal, telefone) no provocam pesquisa na agenda.

3.7. COMO ALTERAR UM NOME AGENDADO


primeiramente voc deve procurar o nome que deseja alterar. Veja item uma vez encontrado o nome desejado e seu nmero de telefone ou alterar o nome e/ou nmero; gravar (tecla GRAVAR).

Como pesquisar um nome;

ramal, voc deve entrar no modo alterao (cursor fixo) (tecla ALTERAR);

3.8. COMO APAGAR UM NOME AGENDADO


primeiramente voc deve procurar o nome que deseja apagar. Veja item uma vez encontrado o nome desejado e seu nmero de telefone ou

Como pesquisar um nome;

ramal, voc deve entrar com o comando para apagar um nome/nmero: tecla LIMPAR seguido da tecla ENTRAR.

Importante: - o comando LIMPAR retira da agenda o nome/nmero que est sendo mostrado na tela, portanto no ser necessrio o comando de gravao.

36

3.9. COMO LIGAR PARA UM NMERO AGENDADO


Depois que voc encontrou o nome e o nmero do telefone ou do ramal agendado, poder efetuar a discagem bastando pressionar a tecla ENTRAR. O Terminal executa os seguintes passos: analisa o campo numrico para certificar-se de que a sintaxe est correta. Se houver erro (uma letra no campo numrico, por exemplo), a tecla ignorada; executa a discagem (se o Terminal est em repouso, o viva-voz acionado automaticamente); se o nmero foi cadastrado de maneira completa na agenda (com o prefixo e o cdigo da prestadora) ele ser discado normalmente; se o nmero DDD foi cadastrado sem o prefixo e a prestadora (apenas o cdigo de rea e o nmero do telefone), o terminal apresentar automaticamente a seguinte tela: Prefixo e Codigo Prestadora ____
preencha o prefixo (0 para DDD, 00 para DDI ou 90 para a cobrar) e o o campo possui os mesmos recursos de edio disponveis nesta e nas aps preenchida esta informao basta teclar *ENTER para que seja

cdigo da prestadora escolhida para efetuar a ligao; demais facilidades do Terminal;

iniciada a discagem da mesma forma como foi feita para o nmero completo (o terminal inclui estes nmeros automaticamente na discagem); a qualquer momento pode-se desistir de efetuar a discagem, bastando pressionar a tecla SAIR; nesta situao o terminal indicar: Discagem Cancelada
durante a discagem o terminal poder indicar esta mensagem caso ocorra

alguma situao em que no seja possvel concluir o processo de discagem (por exemplo, discar um nmero DDI em um ramal cadeado ou sem categoria para tal); a discagem tambm pode ser cancelada caso seja pressionada alguma tecla durante a discagem; caso a agenda tenha nmeros cadastrados no formato 0 + cdigo de rea + nmero do telefone (por exemplo 0 48 2819500), basta retirar o prefixo "0" do nmero do telefone para converter os nmeros da agenda para o novo plano de numerao. Os nmeros que no forem convertidos sero discados diretamente como estiverem cadastrados na agenda. sempre que for feita uma nova discagem, pela agenda, de um nmero DDD que no tenha o prefixo e o cdigo da operadora mostrada a tela indicada anteriormente j preenchida com o ltimo prefixo e cdigo da prestadora utilizada (indicada no exemplo abaixo como "NN"), bastando teclar *ENTER para iniciar a discagem utilizando a operadora indicada:

37

Prefixo e Codigo Prestadora 0XX_


para mudar o prefixo e a prestadora basta teclar outro nmero no campo

da tela e iniciar a discagem (tecla *ENTER);

o Terminal memoriza os ltimos 5 prefixos e prestadora que forem

especificados, sempre trazendo na tela o ltimo utilizado;


&

quando existirem dois ou mais nmeros memorizados ser indicado na

tela o smbolo

(setas para cima e para baixo):

Prefixo e Codigo Prestadora 0XX_


utilizando as teclas de cursor para cima ou para baixo sero mostrados os

ltimos nmeros memorizados. Se for escolhido um dos nmeros memorizados, basta teclar *ENTER para iniciar a discagem.

Importante: - no caso da agenda externa, se o PABX estiver com as linhas ocupadas voc poder programar a rechamada externa; - na agenda externa voc pode teclar um nmero que tenha encontrado pressionando diretamente a tecla (#)RECHAMA. O Terminal programa no PABX uma rechamada externa. - a identificao de chamadas como o nome registrado na agenda feita independentemente da forma que o nmero estiver cadastrado na agenda (com ou sem o prefixo e o cdigo da prestadora); - se nas chamadas locais o identificador de chamadas mostrar o cdigo de rea DDD juntamente com o nmero do telefone, voc dever programar no PABX o cdigo de rea (prefixo DDD) local. Esta programao faz-se necessria para que o terminal exclua automaticamente o cdigo de rea local em nmero de telefones locais, possibilitando identificar os nomes registrados na agenda relativos a nmeros locais (que so registrados na agenda sem o cdigo de rea DDD); - em alguns casos, existe a possibilidade de termos cidades vizinhas em uma regio, com o mesmo cdigo de rea e onde as ligaes entre tais cidades sejam consideradas de longa distncia (DDD). Se no PABX for programado o cdigo de rea (prefixo DDD) da regio, no ser possvel diferenciar as ligaes locais registradas no ligou das DDD entre tais cidades e, neste caso, no ser possvel a discagem pelo ligou para tais nmeros (pois sero considerados nmeros locais). Para tal, voc dever ocupar uma linha, discar o prefixo, discar o cdigo da operadora e o cdigo de rea, entrar no ligou e efetuar a discagem.

38

3.10. COMO ATUA O FONE OU GANCHO NA AGENDA


Em agenda externa ou interna, toda a retirada do fone do gancho no tem efeito para a situao atual da agenda, tanto na tela inicial: Digite o Nome ou Use as Setas Como na tela de edio da agenda externa:
_______________ ____________
0 ) ( '

Ou na tela de edio da agenda interna:


_____ __________ Ramal _ _ _ _

O Terminal pode receber toque de chamada se estiver na agenda; voc pode retirar o fone do gancho para atender esta chamada e pode conversar normalmente, sem ser alterada a situao atual da agenda. Por outro lado, toda vez que o fone colocado no gancho o programa atua sobre o estado atual da agenda e faz a seguinte pergunta: Sair da Agenda? (Entrar = Sim). Se voc pressionar a tecla ENTRAR, a sada ser executada. Se pressionar qualquer outra tecla, o programa retornar condio anterior.

3.11. PROGRAMAO DE TECLA DO PAINEL COMO DISCAGEM AUTOMTICA DE UM NMERO DA AGENDA


Para os nmero que so freqentemente utilizados possvel associar uma tecla do painel ao nmero da agenda (chamado atalho). Para efetuar a discagem pressione a tecla programada, o que elimina a necessidade de entrar na agenda, procurar o nmero e s ento disc-lo. Para programar uma tecla como atalho, entre na agenda de nmeros externos e posicione o cursor sobre o smbolo : Nome 482819500 _ _ _ _ Para posicionar o cursor sobre o smbolo do telefone voc dever estar com o cursor sobre o campo contendo o nmero do telefone e pressionar a tecla de cursor para a esquerda. O smbolo sempre indicado quando no houver nenhum atalho programado para o nmero da agenda. Com o cursor sobre o smbolo do telefone, pressione a tecla A..Z desejada para ser o atalho da agenda. Para limpar o campo pressione APAGAR, o que faz reaparecer o smbolo . Aps escolhido o atalho do nmero, pressione GRAVAR (veja o item 3.3.6 Funo: Gravar).
4 4 3 2 1

39

Ao consultar a configurao da tecla aparecer na tela o nome correspondente ao nmero que foi programado: & Disca Para INTELBRAS Observao: - a programao do atalho sobrepe qualquer outra programao feita para a tecla escolhida; - se o nmero da agenda j tiver outro atalho programado, ele automaticamente cancelado. Somente uma tecla pode ser programada como atalho para um determinado nmero da agenda.

40

4. LIGOU
Seu Terminal possui uma memria com capacidade para armazenamento de at 250 chamadas/mensagens. Esta facilidade possibilita o registro de mensagens e chamadas recebidas, sejam estas atendidas ou no pelos terminais, permitindo a consulta e o retorno das mesmas. O acesso ao registro destas chamadas/mensagens d-se atravs da tecla LIGOU, onde voc poder verificar, apagar ou retornar a ligao a partir do registro deixado na memria. A indicao de que existem chamadas/mensagens registradas na memria d-se atravs do indicador luminoso da tecla LIGOU. Se o indicador luminoso estiver apagado significa que todas as mensagens registradas foram vistas. Se este estiver piscando indica que h chamada(s) na memria no vista(s). A chamada/mensagem considerada vista quando a mesma j apareceu na tela ou se j foi atendida (registro de chamada externa atendida).

4.1. TIPOS DE CHAMADAS E MENSAGENS QUE PODEM SER REGISTRADAS


A facilidade LIGOU permite o registro dos seguintes tipos de chamadas: No atendidas pelo Terminal (internas e externas)
5 5 5 5 5 5

Internas: Diretas Consultas Chamadas quando estava ocupado Externas Diretas Diretas em espera (quando o chamador desligar) Transferidas por outro ramal em espera (quando retornar ao ramal origem); Externas Diretas Capturadas Penduladas Recebidas e transferidas por outro ramal, com ou sem consulta;
5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5

Atendidas pelo Terminal (somente externas recebidas)

No Atendidas Pelo PABX Mensagens Gerais Mensagens personalizadas

41

Importante: - qualquer tipo de chamada recebida gera a pesquisa na agenda para identificao do chamador, exceto as mensagens temporrias de chamada interna urgente, mensagem personalizada e chamadas em espera; - Alguns tipos de chamadas no so registradas no Ligou; - chamadas desviadas para grupo tipo toque geral, distribuidor ou hierrquico; - a chamada s ser registrada no Terminal que a recebeu, antes de ser desviada para o grupo; - requer identificador de chamadas - opcional.

4.2. COMO APARECEM AS CHAMADAS NA TELA


4.2.1. Chamadas Externas
As chamadas podero aparecer na tela do seu Terminal de vrios modos, tais como:

4.2.1.1. Nmero do Telefone Chamador No Est na Agenda Externa


Veja a tela: 01234567890123 Chamando 01234567890123 456789 Chamando 1 tela apresenta o nmero chamador com at 14 dgitos; 2 tela apresenta o nmero chamador com 15 a 20 dgitos. Importante: - se a classificao do chamador for recebida da Companhia Telefnica, a mesma ser indicada abreviadamente no canto direito da tela substituindo a palavra chamando e pode conter as seguintes informaes:
Categ. 0 Ass. Comum Tar. Espec. Em Manut. TP Local Telefnsta Fax Modem TP DDD A cobrar
6 6

14 dgitos

15 a 20 dgitos

0 - no definida (erro) 1 - assinante comum 2 - assinante com tarifao especial 3 - equipamento em manuteno 4 - telefone pblico local 5 - telefonista 6 - equipamento de comunicao de dados 7 telefone pblico interurbano 8 chamada a cobrar

42

Exemplo: Se a chamada for feita de um telefone pblico local teremos: 01234567890123 TP Local 01234567890123 456789 TP Local
7 7 7 7

14 dgitos

15 a 20 dgitos Se houver chamada em espera o Terminal mostra sua condio substituindo o smbolo do telefone no canto superior esquerdo pela letra E. Esta mensagem temporria. E 01234567890123 Espera 14 dgitos E 01234567890123 456789 Espera 15 a 20 dgitos Se a classificao do chamador for recebida da Companhia Telefnica, a mesma ser indicada abreviadamente no lugar da palavra Espera. E 01234567890123 Ass. Comum 14 dgitos E 01234567890123 456789 Ass. Comum 15 a 20 dgitos Se a chamada for transferida por outro ramal a informao de classificao do chamador no estar disponvel (ela apenas aparece no ramal que recebeu a chamada diretamente) e no seu lugar ser indicado o nmero do ramal que transferiu a ligao: 01234567890123 (RM 1234) 14 dgitos 01234567890123 456789 (RM 1234) 15 a 20 dgitos

43

Se a chamada transferida ficar em espera o Terminal indica a condio com a letra E no lugar do smbolo do telefone (esta mensagem temporria): E 01234567890123 (RM 1234) 14 dgitos E 01234567890123 456789 (RM 1234) 15 a 20 dgitos
8

4.2.1.2. Nmero do Telefone Chamador Est na Agenda Externa


Se o nmero do telefone estiver cadastrado na agenda externa teremos as seguintes possibilidades para uma chamada recebida com at 14 dgitos ou 15 a 20 dgitos: INTELBRAS 01234567890123
8 8 8

14 dgitos INTELBRAS +01234567890123 15 a 20 dgitos No primeiro caso, o nmero do telefone cabe completamente na tela do Terminal, j no segundo caso, o Terminal indica com o sinal + na frente do nmero que o mesmo parcial e, simultaneamente, a tecla AJUDA ir piscar indicando que o nmero completo estar disponvel com um simples pressionar da tecla AJUDA ou da seta para a direita ( ): 01234567890123 456789 O nmero ser mostrado integralmente na tela do Terminal por alguns segundos, retornando automaticamente para a tela anterior. Importante: - em qualquer destes casos, a classificao do telefone chamador no indicada pois o nmero do chamador foi identificado; - se a ligao foi transferida por outro ramal ela ter o mesmo aspecto de uma chamada normal, no sendo indicado o nmero do ramal que transferiu a chamada; - se a chamada estiver em espera, quer tenha chegado diretamente ou tenha sido transferida por outro ramal, ela aparecer apenas por alguns segundos na tela e, para estes casos, o nmero do telefone no ser pesquisado na agenda; desta forma, a chamada ser mostrada na tela da mesma maneira que um nmero que no est cadastrado na agenda.
9

44

4.2.2. Chamadas Internas


No caso das ligaes internas no temos um nmero to grande de variveis como no caso das chamadas externas; para este tipo de ligao as mensagens mostraro o nmero do ramal, ou ainda, o nome do chamador se este estiver cadastrado na agenda.

4.2.2.1. Chamada Direta de Outro Ramal


Ramal no cadastrado na agenda interna: Chamada Interna Ramal 1234 do

Ramal cadastrado na agenda interna: INTELBRAS Ramal 1234

4.2.2.2. Consulta de Outro Ramal


Ramal no cadastrado na agenda interna: Consulta interna do Ramal 1234 Ramal cadastrado (a indicao CST significa consulta) INTELBRAS Ramal 1234 CST

4.2.2.3. Outro Ramal Ligou Enquanto o Seu Ramal Estava Ocupado


Ramal no cadastrado na agenda interna: O Ramal 1234 Ligou Para Voce Ramal cadastrado: INTELBRAS Ramal 1234 Ligou

4.2.2.4. Chamada Urgente de Outro Ramal


Esta mensagem mostrada na tela diretamente, sem consultar a agenda interna: Ligar Urgente Para Ramal 1234

45

4.2.2.5. Mensagem Personalizada de Outro Ramal


Esta mensagem mostrada na tela, diretamente, sem consultar a agenda interna (consulte o item enviar Mensagem Personalizada): REUNIAO APOS ALMOCO R 1234

4.3. COMO FICAM REGISTRADAS AS CHAMADAS NO LIGOU


As chamadas e mensagens so registradas no Ligou de modo padronizado, independente do tipo de mensagem produzido pela chamada na tela. As informaes bsicas disponveis (em funo do tipo de mensagem e cadastro nas agendas) so: nmero do telefone ou ramal; nome do chamador; data e hora do registro; classificao do chamador.

4.3.1. Nmero do Telefone Chamador no est na Agenda Externa


Para os casos de uma chamada externa com at 14 dgitos ou 15 a 20 dgitos teremos disponvel o nmero do telefone a data e hora da ligao: 01234567890123 01/02 01:30 14 dgitos 0123456789012345 679 01/02 01:30 15 a 20 dgitos Se o Terminal recebeu a classificao do chamador a tecla AJUDA ir piscar, indicando que a informao est disponvel com um simples pressionar da tecla AJUDA: 01234567890123 TP Local 14 dgitos 0123456789012345 6789 TP Local 15 a 20 dgitos A tecla AJUDA muda a informao entre a data, a hora da chamada e a classificao do chamador.

46

4.3.2. Nmero do Telefone Chamador est na Agenda Externa


Neste caso temos disponvel o nome do chamador, o nmero do telefone, a data e a hora da chamada: INTELBRAS 01/02 01:30 14 dgitos A tecla AJUDA estar piscando, indicando que o nmero do telefone (de at 20 dgitos esta disponvel com um simples pressionar da tecla AJUDA: 01234567890123 456789 A tecla AJUDA muda a informao entre o nome e o nmero do chamador.
@

15 a 20 dgitos

4.3.3. Nmero do Ramal no est na Agenda Interna


Neste caso temos disponveis o nmero do ramal chamador, a data e a hora da chamada: Ramal 1234 01/02 01:30

4.3.4. Nmero do Ramal Est na Agenda Interna


Neste caso temos disponveis o nome cadastrado na agenda para o ramal chamador, o nmero do ramal, a data e a hora da chamada: INTELBRAS 1234 01/02 01:30

4.3.5. Casos Especiais de Chamadas Internas


As mensagens personalizadas e as chamadas internas sero registradas da mesma forma como so mostradas na tela do Terminal: REUNIAO APOS ALMOCO R 1234 Ligar Urgente Para Ramal 1234

47

4.4. PROGRAMAES DO LIGOU


O Ligou permite a voc diversas opes de configurao, possibilitando selecionar os tipos de mensagens que sero registradas: modo que o indicador luminoso do Ligou ir operar para alert-lo da existncia de mensagens que ainda no foram vistas; modo de operao do Ligou. Para configurar o Ligou, entre no modo de programao do Terminal (tecla PROG) e selecione o item do menu correspondente: Programacao do Ligou
A

Voc ter disponvel um menu com as seguinte opes: Registrar ligacoes no atendidas Registrar ligacoes no atendidas - PABX Registrar ligacoes atendidas Registrar mensagens Aviso luminoso do ligou Modo de operao

4.4.1. Registrar Chamadas no Atendidas


Esta programao permite que voc escolha o tipo de ligao que ser registrada no Ligou, caso ela no seja atendida: Tipos:I Externas I Internas posicione o cursor no tipo desejado e pressione a tecla ALTERAR. Se o quadrado estiver em branco ( ) significa opo desativada e quadrado preenchido (I)significa opo ativada; a tecla ALTERAR faz com que o quadrado mude de situao ( ou I); pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR para registrar a programao. Importante: - Terminal sai de fbrica programado para registrar tanto chamadas internas como externas no atendidas.
B B

48

4.4.2. Registrar Chamadas no Atendidas - PABX


Esta programao permite que um dos terminais (apenas um) registre todas as chamadas externas que chegaram ao PABX e no foram atendidas. Como usar: pressione ENTRAR no item Registrar Chamadas no Atendidas PABX no menu Programao do Ligou; aparecer a tela: Term. Recebendo Ligou do PABX Neste momento o Terminal ficar habilitado a receber as chamadas no atendidas pelo PABX. Se o Terminal j estiver habilitado para tal voc receber a mensagem: Deseja Cancelar? (Entrar = Sim Caso exista outro Terminal cadastrado, o PABX indicar o nmero do ramal que est cadastrado. O cancelamento s poder ser executado no prprio ramal que est cadastrado para receber as chamadas no atendidas (NNNN indica o nmero do ramal): Ramal NNNN Rec. Ligou do PABX Importante: - apenas possvel programar um terminal TI 3130 para registrar as ligaes no atendidas pelo PABX caso no exista mesa operadora ativa; caso haja, ser indicado o ramal da mesa operadora. Se um Terminal estiver programado para receber as ligaes e for ativada a mesa operadora, a programao para o Terminal ser cancelada automaticamente.

4.4.3. Registrar Chamadas Atendidas


Esta programao permite ativar ou desativar o registro das chamadas externas recebidas que foram atendidas pelo Terminal: Tipos:I Externas Recebidas Terminal sai de fbrica programado para no registrar as chamadas atendidas.

49

4.4.4. Registrar Mensagens


Esta programao permite ativar ou desativar o registro das mensagens personalizadas enviadas ao seu Terminal: Tipos: I Personalizada Terminal sai de fbrica programado para registrar as mensagens personalizadas.

4.4.5. Aviso Luminoso do LIGOU


Esta programao permite escolher o modo de sinalizao do indicador luminoso da tecla LIGOU para indicar a presena de mensagem registrada que voc ainda no viu.
C

Aviso: Aceso
C

Nenhum I Pisca

Importante: - se voc escolher nenhum aviso, nunca saber que foram registradas novas mensagens desde a ltima vez que voc consultou o Ligou, a menos que consulte os registros e verifique a data e a hora em que foram registrados. A opo Pisca til quando voc deseja ter sua ateno chamada para qualquer nova mensagem registrada. - o Terminal sai de fbrica programado na opo Pisca.

4.4.6. Modo de Operao


Quando voc consultar os registros do Ligou poder encontrar vrias repeties de chamadas de um mesmo ramal ou nmero externo (sem que sejam consecutivas). Se todo este conjunto de informaes no for importante para voc, o Terminal possibilita programar o modo de operao resumido: Modo: I Detalhado Resumido No modo resumido, caso voc apague da memria o registro relativo a um determinado ramal ou nmero externo, todas as demais ocorrncias deste mesmo ramal ou nmero externo tambm sero apagados, resumindo a operao a um nico comando. O mesmo vale para quando voc utilizar o registro do Ligou para retornar uma chamada discando ou programando uma rechamada.
C

50

Por exemplo, voc pode ter os seguintes registros de chamadas internas no atendidas: Ramal 200 01/02 INTELBRAS 201 01/02 Ramal 200 01/02 DIRETORIA 202 01/02 Ramal 200 01/02 01:30

01:40

01:45

01:50

01:55

Se voc apagar, discar ou programar rechamada para o ramal 200 (de qualquer registro) voc ter ao final registrados: INTELBRAS 201 01/02 DIRETORIA 202 01/02 01:40

01:50

No modo detalhado ocorre de forma diferente, ao apagar ou retornar uma chamada relativa a um registro, apenas aquele registro ser excludo da memria do Ligou. A consulta do Ligou para qualquer um dos modos acima sempre feita do modo detalhado. Importante: - o Terminal sai de fbrica programado para operar no modo detalhado.

4.5. CONSULTA E OPERAO DO LIGOU


A consulta do Ligou feita diretamente pela tecla LIGOU do painel do seu Terminal. Se ao pressionar esta tecla no existir nenhum registro de ligao ou mensagem voc receber a tela: Nao ha Ligaoes Registradas

51

A tecla LIGOU tem um indicador luminoso que informa se h mensagens que foram registradas pelo Terminal e ainda no foram vistas (o indicador pode ser programado para piscar, ficar aceso ou simplesmente permanecer sempre apagado) veja item 4.4.5. Caso existam chamadas ou mensagens registradas, voc ter um menu com todos os tipos de mensagens que foram registrados, o nmero de registros de cada tipo, e ainda, uma opo de menu para eliminar todos os registros: Nao Atendidas Externas (58) Atendidas Externas (9) Nao Atendidas Internas (1) Nao Atendidas PABX (137) Mensagens Recebidas (3) Apagar Todos Registros Use as setas para selecionar o item desejado e ENTRAR para consultlos ou selecionar a opo apagar todos os registros. Se algum tipo de mensagem no tiver nenhum registro efetuado (ou no foi programado), o item de menu correspondente no ir aparecer na tela. Sempre que voc entrar na facilidade Ligou, o primeiro item de menu que ser mostrado ser o correspondente ao tipo de registro que foi feito a menos tempo. Se voc optar por apagar todos os registros o Terminal solicitar a confirmao: Limpar Tudo? (Entrar = Sim) Voc pode confirmar pressionando ENTRAR, o que apagar os registros e sair da facilidade Ligou, ou simplesmente pressionar qualquer tecla para desistir, retornando ao menu.

52

Enquanto voc estiver selecionando o item do menu o Terminal continuar efetuando o registro das chamadas e mensagens, como por exemplo: Nao Atendidas PABX (137) Se o Terminal registrar mais uma ligao no atendida do PABX, o menu ir automaticamente mostrar a contagem atualizada: Nao Atendidas PABX (138) O indicador luminoso da tecla LIGOU funciona de modo diferenciado quando voc est fora ou dentro da facilidade Ligou. Quando est fora da facilidade Ligou ele indica que existem mensagens que foram registradas e voc ainda no viu, independentemente do tipo da mensagem. Dentro da facilidade Ligou o indicador sensvel ao tipo de mensagem selecionada no menu e durante a consulta, possibilitando que voc saiba exatamente quais os tipos de mensagens que foram registradas e que ainda no foram vistas. Aps selecionar o item desejado voc estar no modo consulta, onde estaro disponveis as seguintes teclas: Seta para baixo ( ) Mostra o prximo registro, no sentido do mais recente para o mais antigo; aps chegar no registro mais antigo o Terminal indicar: Fim de Mensagem Seta para cima ( ) Mostra o registro anterior, no sentido do mais antigo para o mais recente; aps chegar no registro mais recente o Terminal indicar: Fim de Mensagem AJUDA Se esta tecla estiver piscando ao consultar um registro, indica que h mais informaes disponveis relativas ao registro (como por exemplo, o nmero do telefone na agenda ou classificao do telefone chamador). LIGOU Esta tecla tem a mesma funo que a tecla seta para baixo ( ).

53

APAGAR Esta tecla apaga da memria o registro mostrado na tela e seleciona a prxima mensagem mais antiga. Se o Terminal for programado para operar no modo resumido, alm do registro mostrado na tela tambm sero apagados todos os registros (do mesmo tipo) relativos ao mesmo nmero de ramal ou nmero externo. Se forem apagados todos os registros da memria do tipo consultado, o Terminal retornar ao menu de escolha do tipo a consultar e, ainda, se no houver mais nenhum tipo registrado (todos os registros foram apagados), o Terminal sair da facilidade Ligou. SAIR Se voc estiver no menu de escolha de tipo de mensagem sair da facilidade Ligou, se voc estiver consultando um tipo de mensagem, retornar ao menu de escolha de tipo. LIMPAR Se voc estiver no menu de escolha de tipo de mensagem, sair da facilidade Ligou, se voc estiver consultando um tipo, permitir excluir todos os registros do tipo selecionado: Limpar Tudo? (Entrar = Sim) Pressione a tecla ENTRAR para confirmar, o que apagar os registros e retornar ao menu ou simplesmente pressione qualquer tecla para desistir, retornando consulta do Ligou. ENTRAR Permite que voc retorne uma ligao interna ou externa registrada no Ligou (veja seguir - Retorno de Chamadas Registradas). RECHAMA Esta tecla permite dar retorno a uma chamada que tenha sido registrada no ligou, somente pressionando a tecla RECHAMA. Se aps utilizar a tecla ENTRAR o PABX no conseguir efetuar a discagem ser programado a Rechamada.

4.6. RETORNO DE CHAMADAS REGISTRADAS


Qualquer registro do Ligou permite que voc retorne uma ligao interna ou externa. O Terminal automaticamente efetua os passos necessrios para a discagem do nmero externo ou ramal que voc deseja retornar a ligao, bastando para isso pressionar a tecla ENTRAR sobre o registro selecionado. Importante: - esta facilidade no se aplica quando o PABX estiver operando como subsistema. No h a identificao das chamadas externas pois o PABX no encaminha para o Terminal o nmero do assinante chamador.

54

4.6.1. Retorno de Chamadas Internas


No caso de chamadas internas o Terminal efetua os seguintes passos: se o Terminal estiver em repouso, aciona o viva-voz; disca o nmero do ramal; apaga da memria o registro de acordo como o modo selecionado de operao: detalhado ou resumido; sai da facilidade Ligou e volta ao modo de operao normal (telefone).

4.6.2. Retorno de Chamadas Externas


No caso de chamadas externas o Terminal efetua os seguintes passos: se o Terminal estiver em repouso, aciona o viva-voz; verifica se existe linha livre para a discagem: Aguarde Pesquisa de Linha Livre apaga da memria o registro de acordo com o modo selecionado de operao: detalhado ou resumido; aguarda por 10 segundos a resposta do PABX; se esta no vier, sai da facilidade Ligou e volta ao modo de operao normal (telefone); o PABX pode enviar a seguinte resposta: Linha Disponivel Neste caso a discagem ser efetuada. o PABX poder enviar outras respostas, como: Linha Ocupada! (Ha Opcao Rechm) Linha Sem Tom! (Ha Opcao Rechm) Nos casos acima voc pode optar pela opo de rechamada, pressionando a tecla RECHAMA (#) em at 4 segundos. sai da facilidade Ligou e volta ao modo de operao normal (telefone).

4.6.3. Rechamada Externa


Voc pode programar a rechamada externa para retornar diretamente uma ligao externa ou aps utilizar a tecla ENTRAR se o PABX no conseguiu linha para a discagem (se houver esta opo). Para programar diretamente a rechamada externa o Terminal efetua os seguintes passos:

55

Se o Terminal estiver em repouso, aciona o viva-voz; Apaga da memria o registro de acordo com o modo selecionado de operao: detalhado ou resumido; Programa a rechamada externa; Sai da facilidade Ligou e volta ao modo de operao normal (telefone). O PABX pode enviar as seguintes respostas: Recham. Externa Programada Este Prefixo Esta Bloqueado Rechamada Congestionada Em nenhum destes casos existe a opo de rechamada. Para o caso em que o PABX no conseguiu linha para a discagem aps utilizar a tecla ENTRAR e foi teclado RECHAMA (#), o Terminal apenas programa a rechamada, sai da facilidade Ligou e volta ao modo de operao normal (telefone); o PABX responde da mesma forma que na rechamada direta.

4.7. CAPACIDADE DE REGISTRO DE CHAMADAS


O Terminal est preparado para registrar at 250 chamadas ou mensagens de qualquer dos tipos programveis, sem nenhum limite pr-estabelecido para cada tipo, o que permite que voc configure o Ligou da forma que melhor atenda suas necessidades: por exemplo, se voc apenas tiver interesse em registrar as chamadas atendidas basta cancelar o registro de todos os demais tipos resultando em uma capacidade de registro de at 250 chamadas atendidas. No caso em que todo espao disponvel de memria estiver esgotado, os novos registros que forem feitos eliminam os mais antigos da memria, assim, a memria do Ligou estar registrando as 250 ltimas chamadas. Durante a consulta, se voc estiver observando o registro mais antigo da memria e for feito um novo registro o Terminal indicar: A Memoria Transbordou! Esta mensagem temporria; aps sua apresentao a tela retorna ao menu do Ligou.

56

O Terminal dispe de um mecanismo que garante a consistncia das informaes registradas na memria e apresentadas pelo Ligou; se em algum momento o Terminal identificar uma inconsistncia nestas informaes voc receber a mensagem: Falha Na Memoria Do ligou O Terminal automaticamente eliminar todos os registros da memria, evitando que voc receba informaes incorretas. A principal causa para um problema desta natureza pode ser o desligamento ou uma falha de alimentao no Terminal durante o processamento e registro de informaes no Ligou.

4.8. COMO ATUA O FONE OU GANCHO NO LIGOU


Nesta facilidade, toda vez que voc retirar o fone do gancho o Terminal continua com a mensagem na tela, sem alter-la, porm ao coloc-lo no gancho o Terminal retorna ao modo de operao normal.

57

5. PGINA PARA ANOTAO


Esta facilidade consiste em uma memria com capacidade para 40 caracteres de anotaes diversas. Qualquer anotao feita no ser perdida, mesmo que voc saia da facilidade. Voc poder ainda transferir o contedo anotado para a agenda externa, desde que a informao esteja anotada seguindo o critrio de anotao da mesma. Para transferir utilize a tecla GRAVAR. Esta facilidade elimina o uso de papel e caneta quando quiser anotar qualquer informao recebida no momento em que estiver em conversao ao telefone. Como utilizar a facilidade: pressione a tecla ANOTAR; aparecer a mensagem: Digite a Informaao; em seguida digite a informao desejada. Se ao entrar na facilidade houver alguma informao previamente anotada, esta ser mostrada com o cursor piscando no canto superior esquerdo. Voc poder apag-la ou escrever a nova mensagem por cima da anterior.

5.1. COMANDOS DISPONVEIS


A pgina de anotao possui 2 linhas na tela do Terminal para anotaes. Cada linha da pgina de anotao funciona exatamente como o campo de nmero da agenda externa (exceto que permite caracteres numricos e alfanumricos indistintamente) com os mesmos smbolos indicativos, um para cada linha independentes entre si. Esta tecla muda o cursor da linha superior para a linha inferior, na primeira posio. Esta tecla muda o cursor da linha inferior para a linha superior, na primeira posio. Esta tecla avana o cursor e, no final da linha muda de linha (para baixo). Esta tecla recua o cursor e, no incio da linha muda de linha (para cima). APAGAR Esta tecla apaga o caracter que est sob o cursor e traz todos os caracteres da linha, que esto sua direita, uma posio para esquerda, inserindo um espao na ltima posio da linha.

58

LIMPAR Para Limpar a tela pressione a tecla LIMPAR + ENTRAR. SAIR Esta tecla provoca a sada da facilidade, ou seja, retorna ao modo de operao normal. GRAVAR Esta tecla transfere o contedo anotado para a agenda externa, entretanto, a gravao s acontecer se a informao anotada estiver no padro da agenda externa, ou seja, uma linha deve conter o nome e a outra linha deve conter o nmero. A ordem de anotao no importa, ou seja, a primeira linha pode conter o nome e a segunda linha pode conter o nmero, ou vice versa. Caso o nome anotado j conste na agenda, mostrada a mensagem: Sobrepor Nmero? (ENTRAR = SIM). Se voc pressionar a tecla ENTRAR, a informao anotada ir sobrepor a existente na agenda externa. Qualquer tecla diferente de ENTRAR far o programa retornar tela de anotao sem gravar a informao. ENTRAR possvel discar para um nmero anotado pressionando a tecla ENTRAR. O nmero anotado deve estar na forma padro, ou seja, somente caracter numrico, sem espao entre nmeros de 14 ou 20 dgitos no mximo. O nmero deve estar anotado em uma das linhas, nunca nas duas. O processo de discagem via ENTRAR segue os mesmos passos daquele usado na agenda externa e, aqui tambm, no final retorna-se operao normal. RECHAMA Esta tecla utilizada para discar um nmero anotado que esteja na forma correta, semelhante ao comando ENTRAR. O processo de discagem difere do comando acima pois faz uso da rechamada a nmero externo e segue os mesmos passos daquele usado na agenda externa. Aqui tambm ocorre o retorno operao normal no final do processo.

5.1.1. Smbolos Indicativos nas Linhas de Anotao


D

O caracter a esquerda do texto est no incio do campo da tela. Se o texto tiver mais de 14 caracteres utilize a seta para a direita at chegar ao fim do campo, quando ento o texto ir deslocar-se para a esquerda e voc poder visualizar o restante do mesmo.

59

Linha 1:[TI 3130 INTELBR]AS SA Linha 2:[SO JOSE SC BRA]SIL Quando o texto rolar e o primeiro caracter do texto for deslocado ele no aparecer na tela, neste caso, o Terminal mudar o smbolo para . 3130 INTELBRAS SO JOSE SC BRA
E F E F

Linha 1:TI [3130 INTELBRAS] SA Linha 2:[SO JOSE SC BRA]SIL


E

Linha 1:[TI 3130 INTELBRA]S SA Linha 2:SAO[JOSE SC BRASIL]


F

Este smbolo mostra que o caracter mais a esquerda do texto no est sendo mostrado.
G

Voltando com o cursor para a esquerda, o texto ir deslocar-se para a direita (com a mudana dos smbolos) at que o cursor chegue novamente na primeira posio do mesmo, retornando o smbolo . 0 INTELBRAS SA OSE SC BRASIL
H H H

Linha 1:TI 63[0 INTELBRAS SA] Linha 2:SAO J[OSE SC BRASIL] Observao: - caso a anotao seja inserida na agenda externa (usando GRAVAR) e tenha comprimento acima de 16 caracteres, os caracteres restantes sero descartados; - todos os caracteres digitados no Terminal em qualquer facilidade so maisculos.

TI 3130 INTELBR SAO JOSE SC BRA


E

TI 3130 INTELBR JOSE SC BRASIL


F

60

5.2. COMO ATUA O FONE OU GANCHO NO ANOTAR


Nesta facilidade, toda vez que voc retirar o fone do gancho o Terminal continua com a mensagem na tela, sem alter-la, porm ao coloc-lo no gancho o Terminal retorna ao modo de operao normal.

5.3. COMO DISCAR UM NMERO ANOTADO QUANDO O PABX FOR UM SUBSISTEMA


Quando o PABX ao qual o Terminal estiver ligado for um subsistema o procedimento de discagem dever seguir os passos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. acessar a linha externa; aguardar o tom de discar do PABX principal; discar o cdigo de acesso linha do PABX principal; aguardar o tom de discar da Companhia Telefnica; entrar na facilidade ANOTAR; pressionar a tecla ENTRAR.

Importante: - os passos 5 e 6 devem ocorrer antes da Companhia Telefnica enviar o tom de ocupado.

61

6. PROGRAMANDO COM O TERMINAL


Voc poder atravs do seu Terminal efetuar vrias programaes de grande importncia. As programaes descritas neste captulo so aquelas feitas utilizando a tela, as demais programaes devero ser feitas seguindo o procedimento apresentado no manual da Central PABX qual este Terminal est ligado.

6.1. COMO PROGRAMAR USANDO A TELA


Para programar utilizando a tela do seu Terminal necessrio que voc conhea alguns procedimentos simples que tornaro a tarefa mais fcil e rpida.
Em primeiro lugar, procure familiarizar-se com as teclas utilizadas na

programao com tela, so elas: PROG, AJUDA, LIMPAR, ALTERAR, GRAVAR, APAGAR, SAIR, , , , . Estas teclas esto na parte inferior direita do painel, voc poder encontrar a localizao exata e a descrio de cada uma delas no captulo 1 - Conhecendo o Terminal; fique atento para teclar os parmetros corretamente, caso contrrio o PABX no aceitar a programao.

6.2. COMO ENTRAR EM PROGRAMAO


Voc poder entrar em programao pressionando diretamente a tecla PROG, depois de pressionada esta tecla o Terminal apaga todos os indicadores luminosos mostrando em seguida a seguinte mensagem na tela: : Seleciona Entrar : Confirma As setas devero ser utilizadas para selecionar o tipo de programao; uma vez escolhida, dever ser pressionada a tecla ENTRAR para confirmar o item selecionado. Utilizando as setas voc tambm percorre o menu principal de programao, disponvel para o seu Terminal e que apresenta as seguintes opes: Programacao de Ramal Correio de Mensagem Lembrete Ajusta Volume dos Bips Relacao de Terminais Trava Teclado para Limpar TI Operao com Fone de Cabeca Configura Tecla do Painel Programao do Ligou Tipo de Campainha

62

6.3. COMO SAIR DE PROGRAMAO


Voc poder sair de programao pressionando a tecla SAIR, colocando o fone no gancho, ou ainda, pela tecla PROG. No caso da tecla SAIR ser preciso acionar a tecla vrias vezes, at sair de todos os menus.

6.4. PROGRAMAO DE RAMAL


Se voc escolher a opo Programao de Ramal, ter um novo menu contendo as programaes disponveis para o seu ramal: Senha Siga-me Desvios Cadeado Nao Perturbe Hot Line Despertador Tempos Bloquear Chamada Externa Direta Ramal Telemarketing

6.4.1. Senha
Esta programao permite que voc cadastre ou altere a senha para o seu ramal. As senhas podem ter de 2 at 4 cifras. Quando voc for registrar a senha pela primeira vez ser informado o nmero de cifras (X = 2 a 4) com que a senha deve ser registrada. Registre a Senha com X Digitos Nas prximas vezes esta mensagem no ser mais apresentada, garantindo uma maior segurana no registro da senha; tambm no apresentada nenhuma mensagem que indique que a senha no confere em nmero de dgitos. Todos os campos de senha utilizados em diversas programaes do Terminal so protegidos (os nmeros que voc inserir aparecero sombreados) impedindo que terceiros vejam sua senha.

63

Como usar: pressione a tecla ENTRAR na opo: Senha no menu Programaao de Ramal; aparecer a tela de edio:
I I

Senha Nova Senha Atual

__ __ __ _ _

preencha a senha nova e senha atual do seu ramal; pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR para executar a operao;

aguarde a confirmao da operao.

Importante: - se voc estiver cadastrando a senha pela 1 vez, dever repetir o valor desejado nos dois campos; - qualquer facilidade que utilize senha s poder ser executada se a senha do ramal j estiver programada. - Se voc no lembrar a senha programada, veja Cancelamentos no Manual do PABX.

6.4.2. Siga-me
Esta programao permite que voc programe a funo Siga-me. Esta facilidade programada no ramal destino e pode ser cancelada no ramal origem. Como usar: pressione a tecla ENTRAR na opo: Siga-me no menu de Programaao de Ramal; aparecer a tela de edio:
Q Q

preencha os campos com o nmero e a senha do seu ramal (origem); pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR para executar a operao;

aguarde a confirmao da operao.

Importante: - se j houver siga-me programado no ramal onde voc est, voc receber a mensagem indicando que existe Siga-me programado e em seguida a mensagem de cancelamento; - se desejar cancelar pressione a tecla ENTRAR; - se no quiser cancelar, porm quiser programar siga-me do seu ramal pressione qualquer tecla diferente de ENTRAR e voc ter a tela de edio onde dever preencher conforme mencionado anteriormente.

P R

Seu Ramal Sua Senha

__ _ _ __ _ _

64

6.4.3. Desvios
Atravs desta programao voc poder programar desvios para o seu ramal. Aps pressionar a tecla ENTRAR na opo Desvios voc dever selecionar o tipo de Desvio: Desvios se Ocupado para Ramal Desvios se Ocupado para Grupo Desvios se Ocupado para Correio Desvios se nao Atende para Ramal Desvios se nao Atende para Grupo Desvios se nao Atende para Correio Desvios Sempre para Ramal Como usar: pressione a tecla ENTRAR na opo escolhida; Caso a opo escolhida seja: Desvio se Ocupado para Ramal
aparecer a tela de edio:

Desviar Ocupado Para Ramal ____


preencha o campo com o nmero do ramal para onde deseja desviar as

chamadas.

Caso a opo escolhida seja: Desvio se Ocupado para Grupo


aparecer a tela de edio:

Desviar Ocupado Para Grupo _ Recomendamos que seja utilizada a tecla AJUDA para verificar a faixa de valores aceita em cada campo, pois diversos parmetros dependem do PABX.
preencha o campo com o nmero do grupo para onde deseja desviar as tecle AJUDA para obter os nmeros do grupos.
S

chamadas.

65

Caso a opo escolhida seja: Desvio Se Nao Atende para Ramal aparecer a tela de edio: Ramal _ _ _ Num. Toques
T T

_ _

preencha os campos relativos ao nmero do ramal para onde deseja

desviar as chamadas e o nmero de toques (3 a 7) no ramal antes da chamada ser desviada.

Caso a opo escolhida seja: Desvio Se Nao Atende para Grupo aparecer a tela de edio: Grupo _ Num. Toques
U U

preencha os campos equivalentes ao nmero do grupo para onde deseja

desviar as chamadas e o nmero de toques (3 a 7) no ramal antes da chamada ser desviada; tecle AJUDA para obter o nmero do grupo. Caso a opo escolhida seja: Desvio Sempre para Ramal aparecer a tela de edio: Desviar Sempre Para Ramal _ _ _ _
preencha o campo com o nmero do ramal para onde deseja desviar as pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR;
V

chamadas sempre;

aguarde a confirmao da operao.

Importante: - se j houver algum tipo de desvio programado neste ramal voc recebe uma mensagem com o tipo de desvio programado e em seguida a mensagem de cancelamento; - se desejar cancelar pressione a tecla ENTRAR; - se no quiser cancelar o desvio programado, mas quiser programar um outro tipo de desvio pressione qualquer tecla diferente de ENTRAR e voc ter a tela de edio com os tipos de desvios.
]

66

Exemplo: Suponha que exista um Desvio se ocupado para grupo programado e voc queira programar um Desvio se ocupado para ramal. Ao pressionar a tecla ENTRAR voc receber a mensagem avisando que j existe um Desvio se ocupado para grupo e em seguida pergunta se voc deseja cancelar. Caso voc no cancele e programe o Desvio se ocupado para ramal o desvio para grupo ser cancelado automaticamente, pois no possvel programar dois tipos de desvio se ocupado.

6.4.4. Cadeado
Atravs desta programao voc programa o cadeado eletrnico para o seu ramal. Voc poder programar cadeados do tipo DDI, DDD, Regional e total. Sempre que um cadeado for programado os cadeados de nvel superior tambm sero ativados; por exemplo: ao programar cadeado DDD, o cadeado DDI automaticamente ativado, assim a programao de cadeados tm a seguinte abrangncia: 1. Cadeado DDI - impossibilita internacionais (DDl); o Terminal de realizar ligaes

2. Cadeado DDD - impossibilita o Terminal de realizar ligaes interurbanas (DDD) e internacionais (DDI); 3. Cadeado Regional - impossibilita o Terminal de realizar ligaes interurbanas (DDD), internacionais (DDI) e regionais; 4. Cadeado Total - Impossibilita o Terminal de fazer qualquer tipo de ligao, seja esta local, regional, DDD ou DDI. Aps pressionar ENTRAR no item Cadeado no menu programao de ramal voc dever escolher o tipo de cadeado desejado. O menu de Cadeado tem as seguintes opes: Cadeado Cadeado Cadeado Cadeado Cancela Como usar:
pressione a tecla ENTRAR na opo desejada;

DDI DDD Regional Total Todos Cadeados

aguarde a confirmao da operao.

67

Importante: - nas opes Cadeado DDI, Cadeado DDD, Cadeado Regional e Cadeado Total a programao feita diretamente porm, caso haja outro cadeado programado voc receber a mensagem programao incorreta, sendo necessrio cancelar o cadeado atualmente programado. Na opo Cancela todos Cadeados o terminal mostra os cadeados programados e em seguida apresenta a mensagem de cancelamento; caso queira finalizar o cancelamento voc dever fornecer a senha do ramal. MENSAGENS COM CADEADOS PROGRAMADOS Nao Ha Cadeado Programado ou Prog. Atual: < Cadeado > Onde <Cadeado> indica: DDI DDD e DDI Reg. DDD e DDI Total (Reg, DDD e DDI

6.4.5. No Perturbe
Atravs desta programao voc poder colocar seu ramal na condio de No Perturbe. Como usar: pressione a tecla ENTRAR no item: Nao Perturbe do menu Programacao de Ramal; aparecer a tela de edio: Senha do Seu Ramal _ _ _ _
preencha o campo com senha do seu ramal; pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR;
X

aguarde a confirmao da operao.

68

Importante: - se j houver No Perturbe programado voc receber mensagem indicando que o Terminal est com no perturbe e, em seguida, a mensagem de cancelamento; se desejar cancelar pressione a tecla ENTRAR e aguarde a confirmao da operao; se no quiser cancelar pressione qualquer tecla diferente de ENTRAR e o Terminal retorna ao menu anterior; - o ramal principal no permite No Perturbe.

6.4.6. Hot Line


Atravs desta programao voc habilita a facilidade Hot Line. Aps pressionar a tecla ENTRAR na opo Hot Line voc dever selecionar o tipo de Hot Line desejado. O menu de Hot Line tem as seguintes opes: Hot Line Interno (Com Retardo) Hot Line Interno (Sem Retardo) Hot Line Externo (Com Retardo) Hot Line Externo (Sem Retardo) Como usar: pressione a tecla ENTRAR no item desejado; Para Hot Line interno (com ou sem retardo) aparecer a tela de edio: Hot Line para o Ramal _ _ _ Line.
`

__ _ _ _

preencha o campo com o nmero do ramal para onde deseja ativar Hot

Para Hot Line externo (com ou sem retardo) aparecer a tela de edio: Hot Line para a Rota _ _ _ _ _ _ _
`

__

preencha o campo com o nmero da rota para o qual deseja ativar a Hot pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR;
a

Line (tecle AJUDA para obter nmero vlido de rota); aguarde a confirmao da operao.

69

Importante: - se j houver algum tipo de Hot Line programado neste ramal voc receber mensagem indicando o tipo de Hot Line programada e em seguida a mensagem de cancelamento. Se voc deseja cancelar pressione a tecla ENTRAR, porm se voc quiser reprogramar Hot Line pressione qualquer tecla diferente de ENTRAR e voc ter a tela de edio de acordo com o Hot Line desejado; - para Hot Line interno e externo sem retardo o cancelamento s poder ser feito atravs da operadora;

6.4.7. Despertador
Atravs desta programao voc habilita a facilidade Despertador para o seu ramal. Aps pressionar a tecla ENTRAR no item Despertador voc dever selecionar o tipo de despertador desejado. Voc poder programar as seguintes opes: Despertar Despertar Despertar Despertar Um So Dia Todo Dia a Cada Periodo nos Dias Uteis

Como usar: pressione ENTRAR no item desejado; Caso a opo escolhida seja: Despertar Um So Dia Despertar Todo Dia Despertar nos Dias Uteis
aparecer a tela de edio:
b b

Despertar

__ : __

preencha o campo com a hora e minuto em que voc deseja despertar. pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR;

aguarde a confirmao da operao. Caso a opo escolhida seja: Despertar a Cada Periodo aparecer a tela de edio:
c c

Despertar a Cada __ : Periodo de despertar;

__

preencha o campo com a hora e o minuto do perodo em que deseja pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR;

aguarde a confirmao da operao.

70

Importante: - se j houver algum tipo de DESPERTADOR programado voc receber uma mensagem indicando o tipo de despertador e em seguida, a mensagem de cancelamento; - se o relgio do PABX no for inicializado, a seguinte mensagem de erro ser apresentada: Relogio PABX Nao Inicializado - se desejar cancelar pressione a tecla ENTRAR. Se no quiser cancelar, porm quiser verificar o tipo de despertador programado pressione qualquer tecla diferente de ENTRAR e voc ter a tela de edio com o Despertador programado; - para programar cada tipo de despertador, dever ser cancelada a programao anterior. O Terminal s mostrar o Despertador programado se o tipo escolhido for igual ao que est programado, caso contrrio, o Terminal retorna ao menu anterior.

6.4.8. Temporizaes
Atravs desta programao voc determina uma srie de tempos usados pelo PABX no tratamento do ramal. Aps pressionar a tecla ENTRAR no item Tempos voc dever selecionar o tempo que voc deseja programar. O menu de Tempos tem as seguintes opes: Tempo para Rechamada Ramal Automatica Tempo para Rechamada Linha Automatica Tempo de Flash no Ramal Tempo para Retorno Chamada Retida Como usar: pressione ENTRAR no item desejado; Caso a opo escolhida seja: Tempo para Rechamada Ramal Automatica aparecer a tela de edio: Tempo Rech. Ramal Automatica _
preencha o campo com o tempo desejado (3 a 6 segundos); pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR;
d

aguarde a confirmao da operao.

Caso a opo escolhida seja: Tempo para Rechamada Linha Automatica

71

aparecer a tela de edio:

Tempo Rech Linha Automatica _


preencha o campo com o tempo desejado (3 a 6 segundos); pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR;
f

aguarde a confirmao da operao.

Caso a opo escolhida seja: Tempo de Flash do Ramal aparecer a tela de edio: Tempo de Flash do Ramal _00 ms
preencha o campo com a centena do tempo desejado (2 a 9). pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR;
f

Caso a opo escolhida seja: Tempo para Retorno Chamada Retida aparecer a tela de edio: Tempo Ret. Cham. Retida _ _ s
preencha o campo com o tempo desejado (10 a 90 segundos); pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR;
h

Importante: - se houver tempo programado para Rechamada Linha Automtica voc receber a mensagem com a indicao de Rechamada Linha Automtica habilitada e em seguida a mensagem de cancelamento; - se desejar cancelar pressione a tecla ENTRAR; - se no quiser cancelar, porm quiser verificar o tempo atual, basta pressionar qualquer tecla diferente de ENTRAR e voc ter a tela de edio com o tempo programado.

6.4.9. Bloquear Chamada Externa Direta


Atravs desta programao voc habilita o seu ramal para receber ou no a chamada externa direta, transferida pelo atendedor digital. Como usar: pressione a tecla ENTRAR na opo: Bloquear Chamada Externa Direta no menu de Programao de Ramal; aguarde a confirmao da operao.
i

g g i

aguarde a confirmao da operao.

aguarde a confirmao da operao.

72

Importante: - se o ramal j estiver habilitado para bloquear uma chamada externa direta voc receber a mensagem com a indicao chamada externa direta bloqueada e em seguida receber a mensagem de cancelamento. - se pressionar a tecla ENTRAR na tela de edio de cancelamento ser desabilitada a facilidade permitindo que o ramal receba chamadas externas diretamente. - se pressionar qualquer tecla diferente de ENTRAR o Terminal retorna ao menu anterior.

6.4.10. Ramal Telemarketing


Atravs desta programao voc poder ativar seu ramal como ramal telemarketing. Como usar: pressione a tecla ENTRAR na opo: Ramal Telemarketing no menu Programacao de Ramal; aparecer a tela de edio: Senha do Seu Ramal _ _ _ _
preencha a senha do ramal; pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR;
p

aguarde a confirmao da operao.

Importante: - se o ramal j estiver programado como ramal Telemarketing, voc receber a mensagem indicando que o mesmo est ativado e em seguida a mensagem de cancelamento; - se desejar cancelar, pressione a tecla ENTRAR e em seguida voc ter a tela de edio para que preencha com a senha do seu ramal. Logo aps pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR para executar a operao; - se pressionar qualquer tecla diferente de ENTRAR o Terminal retornar ao menu anterior.

6.5. CORREIO DE MENSAGEM


Esta programao permite que voc envie mensagens personalizadas a outros Terminais ou deixe mensagens padro gravadas no seu, de forma que, quando outro Terminal ligar para voc, receber a mensagem gravada. Se voc escolher a opo Correio de Mensagem no menu principal, ter um novo menu contendo as programaes disponveis para o seu ramal. So elas:

73

Enviar Mensagem Personalizada Deixar Mensagem Padrao

6.5.1. Enviar Mensagem Personalizada


Atravs desta programao voc poder enviar mensagens personalizadas a outros Terminais. Como usar: pressione a tecla ENTRAR no item: Enviar Personalizada no menu Correio de Mensagem; aparecer a tela de edio: Digite Mensagem e Ramal Destino
passados 4 segundos mostrada a tela de edio da mensagem e ramal

Mensagem

destino:

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ R _ _ _ _

preencha os campos referentes a mensagem a ser enviada (23 posies pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR para transmiti-la.

alfanumricas) e ao nmero do ramal para onde a mensagem se destina; enviando mensagem. . . aguarde a transmisso e em seguida voc ter a mensagem:

Importante: - a tela de edio permanecer na tela do Terminal, permitindo o envio da mensagem para outros ramais sem a necessidade de reescrever a mensagem.

Mensagem foi Enviada ou O Ramal Destino Nao eh Terminal

74

6.5.2. Deixar Mensagem Padro


Esta programao permite que voc escolha uma mensagem pr-definida e deixe-a gravada no seu prprio Terminal, possibilitando que outro Terminal receba a mensagem gravada quando ligar para voc. As mensagens so: Estou em Ferias Estou em Reuniao Estou a Servico Fora da Empresa Sai Mas Volto Logo Retorno Amanha Retorno a Tarde Estou Viajando Licenca Paternidade Licenca Maternidade Licenca Matrimonio Licenca Medica Ligar para meu Celular Deixar Mensagem c/ Secretaria Horario de Almoo Cancelar a Mensagem Gravada Como usar: a tecla ENTRAR no item: Deixar pressione Personalizada no menu Correio de Mensagens; aparecer a tela: : Seleciona Gravar: Ativa
use as setas
r

Mensagem

para escolher a mensagem e pressione a tecla ou ENTRAR para ativ-la; aguarde a confirmao da operao.

GRAVAR

Importante: - se o seu Terminal j tiver uma mensagem gravada ela ser a primeira a aparecer na tela; - caso queira cancelar esta mensagem use as setas at a opo Cancelar a Mensagem Gravada e tecle ENTRAR; - o terminal indica na tela de calendrio por meio do smbolo de mensagem programada.

a existncia

75

6.6. LEMBRETE
Atravs desta programao voc poder anotar, no seu Terminal, at 20 lembretes com aviso de ocorrncia. Como usar: pressione ENTRAR na opo Lembrete; aparecer uma mensagem com o calendrio (dia/ms e hora/minuto) atual. Certifique-se de que as informaes constantes nesta tela esto corretas, pois o calendrio do Terminal est de acordo com o calendrio da Central PABX. Se este no estiver atualizado, acerte-o no PABX antes de programar o lembrete.
aps 6 segundos aparecer a tela de edio do lembrete:
________________ Dia _ _ /_ _ _ _ /_ _

preencha os espaos disponveis com a anotao desejada. O campo

alfanumrico com 16 posies. Preencha tambm o espao destinado ao dia, ms, hora e minuto que deseja ser lembrado; pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR.

Importante: - se ao entrar nesta programao j existirem lembretes anotados na memria, ser mostrado na tela o lembrete que estiver na primeira posio; - voc dever usar as setas para verificar os lembretes anotados. Caso o cursor esteja na primeira linha da tela ao pressionar a seta ser mostrado o lembrete que estiver na posio anterior. Se estiver na 2 linha da tela a seta mostrar o lembrete que estiver na prxima posio; - para apagar um lembrete da memria pressione a tecla LIMPAR. Em seguida voc ter a tela de confirmao da operao onde voc dever pressionar a tecla ENTRAR. Este procedimento no s apaga o contedo da tela como mostra o lembrete que estava frente na ordem de gravao; - a tecla APAGAR deleta uma posio do cursor; - no permitido ter lembretes com a mesma hora e minuto; - quando o lembrete atinge a hora de despertar o aviso feito de duas maneiras: atravs de bips ou atravs da tela do seu Terminal; - neste momento a tela do Lembrete surgir na tela no lugar do calendrio e permanecer at que o Terminal seja utilizado (fone seja retirado do gancho) ou pressionando uma tecla que provoque ocupao do Terminal ou pressionando a tecla APAGAR. Se, ao atingir a hora de despertar, voc estiver usando o Terminal em qualquer outra operao o aviso ser apenas sonoro, sendo que, ao voltar ao estado normal, a tela do lembrete aparecer na tela; - os bips de aviso de Lembrete sero desligados a partir do momento que voc retirar o fone do gancho, pressione uma tecla, ou quando terminar seu prprio tempo de execuo. Se voc estiver dentro de uma facilidade (agendas, ligou, anotar ou programao) a retirada do fone do gancho no ter efeito para cessar os bips de Lembrete.

76

6.7. AJUSTA VOLUME DOS BIPS


Atravs desta programao voc poder controlar o volume dos avisos sonoros recebidos pelo seu Terminal. H trs opes de volume: alto, baixo ou mudo. Aps pressionar a tecla ENTRAR na opo Ajusta Volume dos BIPS no menu principal voc dever selecionar o tipo de bip, que pode ser: Bip Bip Bip Bip Bip Aviso Aviso Aviso Aviso Aviso de TI Fora do Gancho de Alarme Presente Tecla Pressionada de Lembrete de Mensagem Recebida
ENTRAR

Como usar: aps pressionar a tecla edio:


s

num dos itens acima voc ter a tela de

posicione o cursor no volume desejado e pressione a tecla ALTERAR. Se o

quadrado estiver em branco ( ) significa opo desativada e quadrado preenchido ( ) significa opo ativada; a tecla ALTERAR faz com que o quadrado mude de situao ( ou ); pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR. Importante: - aps concluda a gravao o Terminal volta ao incio do menu para nova seleo. A tecla SAIR retorna ao menu anterior.
t s s t

6.8. RELAO DE TERMINAIS


Atravs desta programao voc poder identificar quais os ramais que esto equipados com Terminais Inteligentes, quais so ramais comuns (telefones ou terminais inteligentes operando como telefones) e quais ramais esto desconectados ou sem comunicao com o PABX. Como usar: pressione ENTRAR no item Relacao de Terminais no menu principal; em seguida voc ter a seguinte tela com quatro posies:
_ _ __ _ _ _ __ _ _ _ ___ _ _ ___

nas posies acima sero mostrados os nmeros dos ramais e o tipo de

equipamento que est conectado ou seu estado.

Volume: Baixo
s

Mudo Alto

77

Durante a consulta relao de terminais o usurio pode mudar de pgina usando as setas para cima e para baixo ( , ), ao atingir a ltima pgina ser apresentada a seguinte mensagem: Ultima Pagina utilize No caso da primeira pgina ao utilizar Primeira Pagina utilize Para o caso de algum PABX em que tenhamos uma nica pgina com terminais as mensagens no sero apresentadas e as teclas e sero ignoradas. O tipo de equipamento ou seu estado ser apresentado na tela ao lado do nmero do ramal por meio de um dos seguintes smbolos: - telefone comum (analgico ou digital) ou terminal inteligente operando como telefone;
u

teremos:

TI - terminal inteligente (inclusive mesa operadora); ? - terminal desconectado ou sem comunicao com o PABX. Como exemplo, poderamos ter uma tela de relao de terminais com o seguinte aspecto:
u

2000 TI 2002
u

2001 ? 2003

Importante: - cada tela tem capacidade para mostrar at 4 nmeros de ramais; - voc dever usar as setas para mudar de tela;

6.9. TIPO DE CAMPAINHA


O seu Terminal Inteligente digital TI 3130 oferece a voc dois tipos de campainha: o padro e o personalizado. Voc pode escolher um desses dois tipos e o tom da campainha entre 290 opes diferentes possveis. Aps pressionar a tecla ENTRAR no item Tipo de Campainha no menu principal voc dever selecionar o tipo de campainha, que pode ser: Campainha Tipo Padrao Campainha Personalizada Se ao abrir o menu do tipo de campainha algum dos tipos de campainha estiver habilitado este aparecer com o smbolo ( ) no canto esquerdo.

78

Como usar: no caso da campainha padro, basta teclar ENTRAR no item de menu correspondente que este tipo de campainha fica automaticamente selecionado (indicado por  no menu); no caso da campainha personalizada voc ter a seguinte tela que lhe permitir experimentar as diversas combinaes de som e escolher a que mais lhe agradar:
2

as teclas

, , e permitem que voc movimente o cursor pelos trs campos da tela. O primeiro e segundo campos, identificados pelos smbolos ( 1) e ( 2) permitem a escolha de dois tons diferentes, enquanto o campo identificado pelo smbolo permite a escolha do rtmo do toque da campainha entre lento ou rpido. para alterar a escolha utilize a tecla ALTERAR; para salvar a escolha e utilizar a campainha personalizada tecle GRAVAR ou ENTRAR; voc pode verificar a qualquer momento como fica a campainha que est sendo programada, bastando teclar AJUDA, o que faz com que a campainha toque por 1 segundo. Importante: - esta programao permite, inclusive, que a campainha seja desativada, porm, este tipo de programao no recomendado.
x y y

6.10. TRAVA TECLADO PARA LIMPAR TI


Atravs desta programao voc torna sem efeito todas as teclas do seu Terminal por um minuto e trinta (1:30) segundos. Esta facilidade de grande utilidade principalmente quando voc necessitar fazer uma limpeza no seu Terminal de modo seguro, ou seja, sem o risco de ativar qualquer funo do Terminal. Como usar:
pressione ENTRAR no item Trava Teclado para Limpar TI no

menu principal. Depois disso voc ter a tela: Teclado Travado por 01:30
este tempo comea com 01:30 e decresce at 00:00 segundos.

Terminando o tempo de bloqueio, o Terminal destrava o teclado e sai de programao, automaticamente.

1
y

79

6.11. OPERAO COM FONE DE CABEA


Atravs desta programao voc poder substituir o uso do monofone pelo fone de cabea. Como usar: pressione a tecla ENTRAR no item Operacao com Fone de Cabeca no menu principal; se o Terminal estiver operando sem fone de cabea, aps pressionada a tecla ENTRAR o Terminal mostrar a seguinte tela: Troque monofone pelo Fone de Cabeca
em seguida retire o fone juntamente com o cordo espiralado e instale o

fone de cabea.

Importante: - o menu operao com fone de cabea ao aparecer na tela mostra se esta facilidade est ativa ou inativa. Esta indicao consta de um smbolo ao lado do menu:  indica ativo (fone de cabea) e G indica inativo (monofone). - ao programar o seu Terminal para uso com fone de cabea a tecla VIVAVOZ assume a funo do gancho. Pressionando esta tecla voc ocupar ou desocupar o ramal. O indicador luminoso da tecla indicar o estado do ramal: Indicador luminoso: aceso: indica terminal fora do gancho (ramal ocupado); apagado: indica terminal no gancho (ramal desocupado); - se o ramal j estiver habilitado a operar com fone de cabea e for pressionada a tecla ENTRAR no item voc receber a mensagem: Deseja Retirar? (Entrar = Sim) - se voc deseja retirar o fone de cabea pressione a tecla ENTRAR e em seguida, conforme mensagem recebida, troque o fone de cabea pelo monofone juntamente com o cordo espiralado. A partir deste momento a tecla VIVA-VOZ volta a assumir sua funo normal; - se pressionar qualquer tecla diferente de ENTRAR o Terminal retorna ao menu anterior.

6.12. CONFIGURA TECLA


Atravs desta opo de programao voc configura as teclas de A Z (25 teclas do bloco superior do seu Terminal), associando a estas uma determinada funo.

80

Como usar: pressione ENTRAR no item Configura Tecla no menu principal; escolha uma tecla de A Z e pressione; para selecionar o tipo de configurao. use as teclas As teclas de A Z podem ser configuradas como: Mostra Configuracao da Tecla Cancela Configuracao da Tecla Configura Tecla como Ramal Configura Tecla como Linha Configura Tecla como Rota Configura Tecla para Acesso a Grupo Configura Tecla como Porteiro 1 Configura Tecla como Porteiro 2 Configura Tecla como Comando 1 Configura Tecla como Comando 2 Configura Tecla como Cadeado Configura Tecla para Nao Perturbe Configura Tecla para Chefe-Secretaria 1 Configura Tecla para Chefe-Secretaria 2 Configura Tecla como Monitora Configura Tecla como Busca Pessoa Configura Tecla como Interfone Chefe-Secretaria 1 Configura Tecla como Interfone Chefe-Secretaria 2 Configura Tecla como Discagem

6.12.1. Mostra Configurao da Tecla


Como usar: aps escolher a tecla pressione Configuracao da Tecla; pressionada, podendo ser: Tecla & Ramal _ _ _ _ Tecla & Linha _
ENTRAR

na

opo

Mostra

ser mostrada na tela do seu Terminal a configurao da tecla

81

Tecla & Rota _ Tecla & Grupo _ Tecla & Porteiro 1 Tecla & Porteiro 2 Tecla & Comando 1 Tecla & Comando 2 Tecla & Cadeado Tecla & Nao Perturbe Tecla & Chefe-Secret. 1 Tecla & Chefe-Secret.2 Tecla & Monitora Tecla & Busca Pessoa Tecla & Interfone C/S 1 Tecla & Interfone C/S 2 Tecla & Sem Configuracao

82

Importante: - depois de mostrada a primeira tecla configurada, basta ir pressionando a tecla referente letra da qual deseja saber a configurao e a mesma ser mostrada na tela, dispensando todo o procedimento descrito anteriormente.

6.12.2. Cancela Configurao da Tecla


Como usar: aps escolher a tecla pressione Configuracao da Tecla; aguarde a confirmao da operao.

ENTRAR

na opo:

Cancela

Importante: - aps cancelar a configurao de uma tecla ela fica sem funo.

6.12.3. Configura Tecla como Ramal


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo: Configura Tecla como Ramal, aparecer a tela de opo: Tecla Escolhida __ Sera Ramal

__

preencha o campo com o nmero do ramal desejado; pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR;

aguarde a confirmao da operao.

6.12.4. Configura Tecla como Linha


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo Configura Tecla como Linha, aparecer a tela de opo: Tecla Escolhida Sera Linha
preencha o campo com o nmero da linha; tecle AJUDA para obter o nmero vlido de linha; pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR;

6.12.5. Configura Tecla como Rota


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo: Configura Tecla como Rota, aparecer a tela de opo:

aguarde a confirmao da operao.

83

Tecla Escolhida Sera Rota _ _ _ _ _ _ _ _


preencha o campo com o nmero da rota; tecle AJUDA para obter o nmero vlido de rota; pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR;

aguarde a confirmao da operao.

6.12.6. Configura Tecla para Acesso a Grupo


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo: Configura Tecla para Acesso a Grupo, aparecer a tela de opo: Tecla Escolhida Sera Grupo __
preencha o campo com o nmero do grupo; tecle AJUDA para obter o nmero vlido de grupo; pressione a tecla GRAVAR ou ENTRAR;

6.12.7. Configura Tecla como Porteiro 1


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo Configura Tecla como Porteiro 1; aguarde a confirmao da operao.

6.12.8. Configura Tecla como Porteiro 2


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo Configura Tecla como Porteiro 2; aguarde a confirmao da operao.

6.12.9. Configura Tecla como Comando 1


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo: Configura Tecla como Comando 1; aguarde a confirmao da operao.

aguarde a confirmao da operao.

84

6.12.10. Configura Tecla como Comando 2


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo: Configura Tecla como Comando 2; aguarde a confirmao da operao.

6.12.11. Configura Tecla como Cadeado


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo: Configura Tecla como Cadeado; aguarde a confirmao da operao.

6.12.12. Configura Tecla como No Perturbe


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo: Configura Tecla como Nao Perturbe; aguarde a confirmao da operao. Importante: - o no perturbe uma facilidade que necessita do uso da senha, assim sendo, aps definir a tecla como no perturbe, querendo us-la voc ter que pressionar a tecla definida e a senha do seu ramal.

6.12.13. Configura Tecla para Chefe-Secretria 1


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo: Configura Tecla para Chefe-Secretaria 1; aguarde a confirmao da operao.

6.12.14. Configura Tecla para Chefe-Secretria 2


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo: Configura Tecla para Chefe-Secretaria 2; aguarde a confirmao da operao.

6.12.15. Configura Tecla como Monitora


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo: Configura Tecla como Monitora; aguarde a confirmao da operao.

85

6.12.16. Configura Tecla como Busca Pessoa


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo: Configura Tecla como Busca Pessoa; aguarde a confirmao da operao.

6.12.17. Configura Tecla como Interfone Chefe-Secretria 1


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo: Configura Tecla como Interfone Chefe-Secretaria 1; aguarde a confirmao da operao.

6.12.18. Configura Tecla como Interfone Chefe-Secretria 2


Como usar: aps escolher a tecla pressione ENTRAR na opo: Configura Tecla como Interfone Chefe-Secretaria 2; aguarde a confirmao da operao.

6.12.19. Configura Tecla como Discagem


Como usar: Aps escolher esta opo, aparecer a seguinte tela: Discagem Autom. O campo de edio aceita as seguintes teclas e suas correspondentes representaes na tela:
0..9, * e #

Ao consultar a configurao da tecla aparecer na tela a seqncia programada: &=[_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _


_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _]

_____________

A..Z Viva Voz Flash Sigilo Correio Reter

- 0..9, * e # - A..Z -& -+ - , (vrgula) - - (menos) -%

86

Observao: - podem ser programados at 26 dgitos/caracteres para cada tecla; - os espaos entre os dgitos programados so tratados pelo terminal como pausas de 1 segundo na discagem; - a discagem das teclas A..Z executada somente se estas no estiverem programadas tambm como discagem automtica (evita que uma tecla chame a discagem de outra e vice-versa, gerando uma discagem interminvel). A discagem automtica interrompida quando esta condio identificada; - para iniciar a discagem automtica pressione a tecla programada no painel. Se o terminal estiver em repouso feita a ocupao automaticamente (no requer a programao da tecla Viva Voz); - enquanto o terminal estiver efetuando a discagem automtica a tecla correspondente ficar piscando. Qualquer tecla pressionada interrompe imediatamente a discagem automtica; - como exemplos de aplicao: 1. discagem automtica de nmero de agncia e conta corrente em servios de telesaldo (NUNCA programe nenhuma tecla com senhas ou nmeros de carto de crdito pois outras pessoas podem consultar a configurao da tecla!); 2. acesso a linha externa e discagem automtica de prefixo e cdigo de prestadora em ligaes de longa distncia (utilize o recurso de pausa na discagem para discar aps a linha externa ser ocupada). Para fazer uma ligao a cobrar num PABX instalado como subsistema: a programao da tecla pode ser 0_ _0_ _9090A - tecla 0 (acessa linha no subsistema), espera 2 segundos pelo tom de discar, tecla 0 (acessa linha externa), espera 2 segundos pelo tom de discar, tecla 9090 (ligao a cobrar) e a programao da tecla A. A tecla A deve estar programada como atalho de um nmero da agenda externa (veja prxima programao).

87

7. INSTALANDO O TERMINAL
O nmero mximo de Terminais Inteligentes TI 3130 que podem ser conectados Central Intelbras 95 Digital e com a Central 141 Digital so de 48 (quarenta e oito) terminais ou 47 (quarenta e sete) terminais se a mesa operadora estiver instalada.

7.1. ORIENTAO PARA INSTALAO


A instalao dos Terminais Inteligentes muito simples. Qualquer ramal digital pode receber um Terminal Inteligente sem a necessidade de nenhuma interface ou qualquer programao na central. Logo aps ser instalado, o Terminal solicita automaticamente sua inicializao. At que o Terminal receba a inicializao da central os indicadores luminosos ficaro piscando seqencialmente. A conexo do Terminal central feita atravs de dois fios, que devem ser ligados sada do ramal digital escolhido (da mesma forma que um aparelho telefnico padro). A distncia mxima dos Terminais central de 1.000 metros utilizando-se 2 fio de 0,4 mm . Importante: - como proteo de ramais digitais externos, no pode ser utilizado nenhum tipo de protetor que possua bobinas (indutores) - veja o item Protees dos Ramais e Linhas no Manual de Programao do PABX.

7.2. PROCEDIMENTOS PARA INSTALAO


Fixe uma tomada (fmea) na parede onde ser instalado o Terminal; Faa a ligao das sadas RA/RB do ramal digital escolhido aos pontos

indicados da tomada no diagrama a seguir.

Ateno: No faa emendas nos fios para que isto no venha ocasionar futuros problemas. 2 Utilize fio na bitola indicada - 0,4 mm ; Utilizando um multmetro, teste a tomada instalada conforme indicado no desenho de orientao para teste da instalao; Conecte na tomada instalada o plug do Terminal. Neste momento os indicadores luminosos do Terminal devem piscar seqencialmente; Aguarde a inicializao automtica. Logo aps a inicializao o Terminal deve passar a operar normalmente. Caso isto no ocorra revise a instalao; Nenhum outro aparelho telefnico pode ser conectado, como extenso, no mesmo par de fios RA/RB do Terminal Digital.

88

7.3. DIAGRAMA DE INSTALAO

Figura 1

7.4. ORIENTAO PARA TESTE DA INSTALAO

Figura 2

89

7.5. ESPECIFICAO TCNICA


7.5.1. Sinalizao
udio: - sinal de chamada (ring); - sinal audvel de advertncia (bip). Visual: - sinalizao luminosa na tecla do teclado dedicado.

7.5.2. Distncia Mxima para Instalao do Terminal


A distncia mxima de instalao de 1.000 metros.

7.5.3. Alimentao
35 Vdc ( 7%).

7.5.4. Potncia Mxima


980 mw.

7.5.5. Condies Ambientais


Temperatura: 0 C a 37 C. Umidade relativa do ar: 10% a 90%, sem condensao.
0 0

7.5.6. Dimenses
Altura: 98 mm Largura: 175 mm Profundidade: 220 mm Peso (g): 960

S-ar putea să vă placă și