Sunteți pe pagina 1din 4

A cultura em nossa sociedade

Uma das caractersticas principais de muitas sociedades, inclusive a nossa, a grande diversificao interna. Pois, a populao se posiciona de modos diferentes no processo de produo. Basicamente h um setor que so os proprietrios de fabricas, fazendas, bancos e empresas e outro que so os trabalhadores dessas organizaes. Quando se fala de classe social, essa diferenciao mais complexa, pois no se pode dizer que as maneiras de viver so homogneas nem dentro da classe trabalhadora, nem dentro da classe proprietria. As grandes concentraes urbanas possuem uma larga faixa de camadas sociais intermediarias, de limites imprecisos e caractersticas variadas, as quais so rotuladas de classes mdias. O autor fala tudo isso para iniciar uma reflexo sobre como tratar a dimenso cultural em nossa sociedade. A cultura deve ser entendida de modo a dar conta dessas particularidades. H uma diferenciao muito grande entre a sociedade em geral, ento o autor centra a ateno em algumas preocupaes que so mais freqentes que outras. Assim, ao estudar a cultura no Brasil, se preocupa em saber o que seria a cultura nacional, a importncia dos meios de comunicao de massa na vida do pas, cultura das classes sociais e sobre a cultura popular.

Popular x erudito A dualidade estabelecida entre cultura erudita e cultura popular interessa, diretamente, ao conhecimento dominante. Ficando intrnseca a idia de que o erudito produzido por uma classe superior e elitizada, porque participa, justamente, das instituies dominantes. O popular o oposto (estipulado pelo prprio saber erudito) ficando atrelado s classes pobres, cultura inferior, que seria menos elaborada e requintada. A manuteno dessa polarizao uma atitude poltica, pois a reverso dessa idia passa pela transformao das relaes sociais e das desigualdades entre as classes sociais. O conhecimento de determinada cultura possibilita os instrumentos necessrios para sua dominao. E, ciente disso, o poder constitudo preocupa-se em definir, em entender, em controlar e em infiltrar na cultura os seus prprios interesses. nesse momento que a cultura adquire o carter de resistncia dominao, pois a cultura pode expressar fora de libertao e de rebeldia em suas mltiplas

manifestaes. Uma manifestao cultural popular pode conter o carter transformador, exteriorizando a luta travada na relao entre opressores e oprimidos. A cultura utiliza-se de aes humanas simblicas e essa pluralidade cultural que faz a diferenciao entre os grupos humanos, porque no aspecto biolgico ou fsico somos todos homo sapiens.

O popular na cultura

Geralmente consideramos cultura popular, as manifestaes que mobilizam a maior parte da populao brasileira, como o futebol e o carnaval. Mas, h setores da organizao social que tambm fazem parte da cultura popular como o sistema escolar, hospitalar e a justia. Esses segmentos da cultura, nem sempre tem a mesma origem histrica. O carnaval e os cultos afro-brasileiros, por exemplo, desenvolveramse a partir de tradies das populaes trabalhadoras, com marcas muito fortes das origens africana dessas populaes. J, por exemplo, o futebol, o sistema escolar, o hospitalar e o jurdico, so de origem europia e introduzidos pelas elites.

No entanto, a origem do que existe na cultura no to determinante, uma vez que muitas coisas no se apegaram apenas a origem e como parte do processo histrico da sociedade como um todo se encontram em condies de generalizao. As organizaes sociais transformam-se com o pas e deixam de ser exclusivamente associadas a uma parte da populao, seja na sua pratica, seja na sua organizao. E se determinados fatores, como sade, educao e justia, no atendem a toda a demanda da populao, isso no se deve a sua origem, mas as desigualdades sociais que cercam a nossa sociedade.

De acordo com o texto, a cultura popular expressa culturalmente por processos sociais vividos pelas classes dominadas, apesar da diversificao as populaes tem algumas caractersticas bsicas derivadas de sua posio comum de inferioridade nas relaes de poder na sociedade.

Ao dividirmos a cultura entre o popular e o erudito, ao invs de nos preocuparmos com a realidade cultural de um setor da populao, definiramos o setor da populao de acordo com a realidade cultural. Assim, levando aquela polarizao a limite, teramos de separar do popular os setores operrios que atravs de suas lutas, conseguiram

acesso escolarizao, sade pblica, habitao etc. Isso produziria apenas confuso, nunca entendimento da vida social. Ao contrrio, s tem algum sentido falar em popular na cultura para marcar tudo que tenha a ver com o crescimento e fortalecimento das classes dominadas.

A cultura popular e a cultura de classe, apesar de serem bastante diversificadas e haver uma grande variao interna, podem ter implicaes diferentes. Cultura popular pode implicar uma nfase no modo de ser e sentir que seja tpico de uma populao, que seja caracterstico dela, que seja mesmo um patrimnio seu. A mensagem poltica pode ser de preservar e valorizar esse patrimnio. J a cultura de classe implica em entender a relao entre classes sociais, desigualdade e exerccio do poder na sociedade. A mensagem poltica transformao dessas relaes sociais.

Ao falar em cultura, no geral, devemos considerar os processos sociais da sociedade como um todo, pois a cultura produto da sociedade, mas tambm ajuda a produzi-la. Ela no um mero reflexo dos outros aspectos da sociedade, na dimenso cultural sempre possvel antever e propor alteraes nas condies de existncia da sociedade. As manifestaes culturais no podem ser totalmente reduzidas s relaes sociais de que so produto. Elas tambm tm sua dinmica prpria. A cultura criativa. A questo principal aqui saber como as caractersticas centrais da sociedade como um todo podem ser detectadas no plano cultural.

Comunicao de massa A expresso cultura de massa, posteriormente trocada por indstria cultural, aquela criada com um objetivo especfico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma populao, transcendendo, assim, toda e qualquer distino de natureza social. Todo esse contedo disseminado por meio dos veculos de comunicao de massa, como o rdio, a televiso, a imprensa e o cinema. A lgica do funcionamento da comunicao de massa a homogeneizao da sociedade, o amaciamento dos conflitos sociais. No entanto, temos que considerar que as populaes a que esses meios de comunicao se dirigem esto expostas a dificuldades sociais concretas e as tenses da vida cotidiana. Os meios de comunicao de massa fazem parte da paisagem social moderna. Eles penetram em todas as esferas da vida social, e no s transmitem informaes, no s apregoam

mensagens. Eles tambm difundem maneiras de se comportar, propem estilos de vida e modos de organizar a vida cotidiana. Mesmo, com todo suposto poder de homogeneizao e controle das populaes quem tem os meios de comunicao de massa, essas sociedades continuam fortemente diferenciadas internamente, e suas historias recentes so marcadas por conflitos de interesses entre classes e grupos sociais diversos. As mensagens da indstria cultural podem ser um projeto dos interesses dominantes da sociedade, mas no so a cultura dessa sociedade.

S-ar putea să vă placă și