Sunteți pe pagina 1din 3

A Era Vargas o perodo que se inicia na crise de 1929, com a quebra da bolsa de Nova York e a recesso mundial que

e causou extremo aumento no desemprego do Brasil e do mundo. No Brasil, afetou a indstria cafeeira. Nesse perodo Getlio Vargas subiu ao poder implantando o populismo na poltica brasileira e provocando modificaes na economia, que se voltou para o mercado interno, no movimento conhecido como industrializao por substituio de importaes1 e que provocou a migrao de pessoas do campo para as cidades que estavam despreparadas para uma populao maior, o que aumentou ainda mais as desigualdades.
Com a denominada revoluo burguesa, como caracteriza Florestan Fernandes, o Estado concentra investimentos na infra-estrutura para o desenvolvimento industrial para substituir as importaes. Somado crise e estagnao das outras regies, tem surgimento as desigualdades regionais que permanecem ainda hoje. (GODOY, 2008. p.11).

Em 1934, a constituio, oficializa o populismo e expande o capitalismo para o campo, respeitando a vontade dos coronis e suas propriedades. J a Polaca, Constituio de 1937 reforou a centralidade e a autoridade presidenciais, de forma ditatorial, indicando o fechamento do Congresso, o controle das Foras Armadas, o mandato presidencial de seis anos e mantendo extinto o cargo de vice-presidente. A Segunda Guerra Mundial teve incio em setembro de 1939, e o Brasil enviou soldados em 1942. Antes, em 1940 foi criado o salrio mnimo e iniciada a contribuio sindical, com orientao de que cada categoria teria um s sindicato e estes passaram a ser controlados pelo Ministrio do Trabalho. Com o capitalismo, surgem tambm seus problemas, dentre as quais, a questo social, a desigualdade econmica e social que aumenta na sociedade capitalista brasileira. Na sade, o governo define as diferenas entre previdncia e assistncia social, e o oramento mximo para as despesas com assistncia mdico-hospitalar e farmacutica2. O aumento de miserveis, a fome e as doenas como tuberculose, infeces, DST e outras, comeam a amedrontar as classes dominantes. Os trabalhadores lutam por seus direitos trazendo prejuzos crescentes ao mercado. Como reao, a Igreja Catlica inicia um movimento para alimentar e tirar das ruas os mendigos e loucos, evitando a marginalidade e, de certa forma, protegendo a burguesia capitalista. Com o apoio das mulheres da alta sociedade, cuja origem social pode ser localizada na burguesia e aristocracia agrrias da poca (RAICHELIS, 1988, p: 63-64), de forma totalmente assistencial na dcada de 1930, surge o Servio Social no Brasil, favorecendo e reproduzindo o capitalismo monopolista e o desenvolvimento industrial.
Quando emergiu no Brasil, nas dcadas de 1930 e 1940, o Servio Social possua uma caracterstica assistencial e controladora que buscou favorecer o capitalismo monopolista e o desenvolvimento industrial, conformando uma atuao imediatista e acrtica.. (MIRANDA, 2005, p.6).

O apoio feminino comeou a ser muito importante para o Populismo; ento, em 1932, Vargas regulamentou o trabalho feminino, e as mulheres passaram a ter acesso ao mercado de trabalho em igualdade com os homens. So desta fase: o princpio de salrio igual para trabalho igual, a jornada de trabalho de oito horas e a licena-maternidade de dois meses.
a Sade emerge como questo social no Brasil, no bojo da economia capitalista exportadora cafeeira, refletindo o avano da diviso do trabalho, ou seja, a emergncia do trabalho assalariado. (BRAGA e PAULA, 1985, p.41).
1

O perodo que se inicia aps o trmino da Segunda Guerra Mundial e vai at o incio da dcada de 90 e que solidificou a industrializao a partir da substituio de produtos importados pela produo interna diversificada. 2 Segundo Oliveira e Teixeira (1986, p.207), a nfase na prtica mdica curativa, individual, assistencialista e especializada, faz parte de uma articulao do Estado com os interesses do capital internacional, via indstrias farmacuticas e de equipamento hospitalar, que ir se efetivar no perodo ditatorial, atravs da criao de um complexo mdico-industrial, responsvel pelas elevadas taxas de acumulao de capital das grandes empresas monopolistas internacionais na rea de produo de medicamentos e de equipamentos mdicos.

A sade e a educao so centralizadas no Ministrio dos Negcios de Educao e Sade Pblica, e so criados os IAPs - Institutos de Assistncia Previdenciria 3, que substituem as Caixas de Aposentadorias e Penses CAPs, sendo que se organizam por categorias profissionais e incluem assistncia mdica. Com o aumento da populao de desempregados, aumentam as desigualdades sociais inclusive no atendimento sade, pois sem o vnculo da categoria, no havia atendimento pelos institutos. Em 1942 cria-se a LBA Legio Brasileira de Assistncia, como um rgo beneficente, para atender as famlias dos soldados que iam ou estavam envolvidos com a Guerra e, em 1946 passou a dedicar-se tambm infncia e maternidade. Em 1943, so promulgadas as leis trabalhistas, na forma da CLT Consolidao das Leis Trabalhistas e, na poltica de sade, foram mantidas
as campanhas sanitrias; a atuao de coordenao do Departamento Nacional de Sade nos casos dos estados fracos em termos polticos econmicos, a interiorizao das aes para as reas de endemias rurais e a criao de servios de combate s endemias, alm da reorganizao do Departamento Nacional de Sade (1941), que (...) assumiu o controle da formao de tcnicos em sade pblica. (BRAGA e PAULA, 1986, 53-55)

Os principais acontecimentos de 1945 at o Golpe Militar de 1964 so o fim da 2 Guerra Mundial, a redemocratizao e a queda de Getlio, o Governo Gaspar Dutra de 1946 a 1950, a ascenso de Getlio, legitimado pelo voto popular e seu suicdio, em 1954. Com as novas condies mundiais que pregavam a democracia e a criao da ONU 4 - Organizao das Naes Unidas, Vargas teve que se reestruturar. O Brasil se dividia entre o Queremismo, liderado por Luis Carlos Prestes, que era candidato do partido comunista, mas queria manter Vargas no poder; e os movimentos que queriam o fim da ditadura Vargas, surgem ento os primeiros partidos nacionais, destacando-se a Unio Democrtica Nacional UDN; o Partido Social Democrtico PSD e o Partido Trabalhista Brasileiro PTB. Getlio Vargas foi criticado por favorecer a abertura poltica, ao mesmo tempo em que tentava atrasar as eleies. Tanto trabalhistas, como comunistas eram movimentos polticos que estavam em franco crescimento e queriam Getlio de forma democrtica; no entanto, acusado de pretender dar um golpe de estado5, em 29 de outubro de 1945, Vargas foi deposto pelos militares do Exrcito, contrrios ao seu continusmo. Em 1946 foi eleito Eurico Gaspar Dutra, ex-ministro da Guerra do governo Vargas. O Plano econmico de seu governo denominou-se SALTE que so as iniciais de Sade, Alimentao, Transporte e Energia, destacou o incentivo dado pesquisa, ao refino e distribuio do petrleo. Alm disso, buscou que o Estado no interferisse na economia, seguindo o modelo norte-americano. Atitude que o levou separao de Getlio e ao apoio da UDN Unio Democrtica Nacional, partido contrrio a Getlio Vargas. Gaspar Dutra considerado o responsvel pela redemocratizao do Brasil: instala a Assemblia Nacional Constituinte para elaborar uma nova Constituio e devolve a autonomia aos estados. A Constituio de 1946 democrtica, incorpora a CLT, restabelece a independncia entre os trs poderes e as eleies diretas, exceto para prefeitos, que, poca, era cargo de confiana, preenchido por nomeao.

Com os institutos, os sistemas previdencirios passam a estar associados a categorias profissionais e o Estado assume a gerncia das instituies de previdncia, que antes eram geridas pelo setor privado.
4

Organismo internacional, criado em 24 de outubro de 1945, para manter a paz e a cooperao entre as naes. Getlio colocara seu irmo Benjamin Vargas na ocupao do cargo de Chefe da Polcia do Distrito Federal, tirando este posto das mos dos militares, que sempre o haviam ocupado.
5

O presidente que se elegeu foi Getlio Vargas, que voltou como o Pai dos Pobres. Neste segundo governo a inflao j era um problema crnico6 (CPDOC / FGV. UNESCO, 2007. p.13), mas ele buscou voltar ao Nacionalismo, ao processo de industrializao e implantou o monoplio estatal sobre o petrleo, criando a Petrobrs, com o lema O petrleo nosso, o que lhe rendeu muitos inimigos polticos. Carlos Lacerda, maior inimigo poltico de Getlio era jornalista da Tribuna da Imprensa e diariamente publicava notcias de corrupo, mau uso da verba pblica e inflao, at que em agosto de 1954, aconteceu o atentado contra Carlos Lacerda, ou Atentado da Toneleros, em que morreu o major Rubens Florentino Vaz, e cujo inqurito demonstrou envolvimento da Guarda Nacional, o que fez com que as Foras Armadas solicitassem reunio ministerial exigindo a renncia ou a deposio de Vargas. No entanto, a Histria mostra que tudo mudou porque Getlio suicidou-se deixando uma cartatestamento para o povo brasileiro dizendo que no era culpado e chamando o povo a luta popular contra os inimigos da nao e responsveis por seu suicdio, terminando com a famosa frase:
Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereo a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na Histria. (D'ARAJO, 2004. p.305).

Com o suicdio de Vargas a UDN e Lacerda no chegaram ao poder e os militares no puderam tomar posse poltica, sem ferir a democracia. por isso que h quem diga que com o suicdio, Getlio pode ter contribudo para adiar por 10 anos o Golpe Militar. Quem assumiu o governo foi Joo Caf Filho do Partido Social Progressista (PSP). Ficou no governo de 24-08-1954 a 08-11-1955 e procurou a unio entre polticos da UDN e os pr-americanos. Sua principal atuao foi no combate inflao e ao dficit da Balana de Pagamentos com o exterior, a partir da conteno do crdito e corte das despesas pblicas. De 1956 at 1961, o Dr Juscelino Kubitschek de Oliveira, governou o Brasil com a proposta de retomar a industrializao. Seu vice-presidente foi Joo Goulart, e ambos eram do desagrado dos militares conservadores. O Plano de Metas ou Plano Nacional de Desenvolvimento do governo JK tinha como lema cinqenta anos em cinco, isto , pretendia desenvolver o pas cinqenta anos em cinco anos de governo.
Os projetos distribuam-se em cinco setores: energia, transportes, indstria de base, alimentao e educao, cada qual dividido em metas, que totalizavam 30, incluindo a construo de Braslia, cujos projetos de transporte estavam especialmente articulados. (CAPUTO, A.C. ARAJO, H. P. M., 2008, p. 5).

As principais aes foram: estmulo e diversificao da economia; investimento em reas fundamentais ao desenvolvimento econmico, principalmente, infra-estrutura (rodovias, hidreltricas, aeroportos) e indstria. Implantou a internacionalizao7 da economia sob o modelo trip econmico mundial, em que cabia ao capital privado nacional a produo de bens no-durveis, ao capital externo a produo de bens durveis e ao capital estatal a operao na esfera dos bens de produo. (BECKER e EGLER, 2003, p.83). As eleies de 1960 fizeram Jnio da Silva Quadros8 presidente e Joo Goulart vice-presidente.

De 1949 a 1952, a inflao medida pela Fundao Getlio Vargas situava-se ao redor de 12% ao ano. Em 1953 pulou para 20%, e tinha previso de chegar a 25% em 1954. Uma das provveis causas destacadas pela pesquisa da poca foi o aumento de 100% no salrio-mnimo, em 1 de maio de 1954. 7 A previso de financiamento interno era: 39,7% oramento corrente da unio; 10,4% oramentos dos Estados; 14,5% de entidades pblicas (BNDE, Banco do Brasil, etc.); e 35,4% recursos de empresas privadas ou sociedades de economia mista. Total: Cr$ 284,8 bilhes. (Programa de Metas. Rio de Janeiro, 1958. tomo I.) 8 Jnio tinha como smbolo uma vassoura e, nos comcios, prometia varrer a corrupo existente nos rgos pblicos. Com o slogan varre-varre, vassourinha, varre-varre a bandalheira, Jnio empolgou a populao. Prometeu acabar com a corrupo, equilibrar as finanas pblicas e diminuir a inflao.

S-ar putea să vă placă și