Sunteți pe pagina 1din 7

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN DEPARTAMENTO ACADMICO DE QUMICA CAMPUS PONTA GROSSA

Alessandra Zaperllon Teixeira Elaine Rafaela Machado Benndorf Pereira Reis Maiara Schlusaz Tatiane Barbosa Bretas

COULOMETRIA

PONTA GROSSA 2011

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN CURSO DE ENGENHARIA QUMICA

Alessandra Zaperllon Teixeira Elaine Rafaela Machado Benndorf Pereira Reis Maiara Schlusaz Tatiane Barbosa Bretas

COULOMETRIA

Relatrio, solicitado pelo professor Rolf, como requisito parcial avaliao das aulas prticas da disciplina de Qumica Instrumental.

PONTA GROSSA 2011

OBJETIVOS

Determinao de corrente eltrica e concentrao em soluo de Sulfato de Cobre e Cloreto de Sdio, bem como um maior conhecimento respeito de clulas eletrolticas.

INTRODUO MATERIAIS E REAGENTES

RESULTADOS E DISCUSSES

Tendo como objetivo uma anlise e posterior estudo prtico dos fundamentos e propriedades envolvidas na coulometria, realizou-se a prtica em duas diferentes etapas. Primeiramente, utilizou-se de uma soluo de cobre para determinao de potencial e posteriormente deu-se sequncia prtica repetindo os procedimentos para uma soluo de Cloreto de Sdio. Iniciando-se a primeira parte da prtica, com o experimento de cobre, preparouse a soluo com a adio de aproximadamente 600 mL de gua destilada e ento se adicionou uma determinada quantidade de Sulfato de Cobre, que foi pesada para ser possvel a determinao da concentrao do analito em soluo. A massa de Sulfato de Cobre adicionada foi de 10,2267g. A soluo apresentou-se de colorao azul escuro transparente. A transferncia de carga que ocorre na soluo de cobre preparada um processo catdico no qual a espcie reduzida pela transferncia de eltrons eletrodo. A reao abaixo representa a reduo decorrente: Cu+2 + 2e- Cu0 do

Ao contrrio, a transferncia de carga um processo andico onde a espcie oxidada pela remoo de eltrons para o eletrodo. Representando em forma de reao tem-se: 2H2O O2 + 4H+ + 4e-

A quantidade de carga que flui atravs de um eletrlito depende da voltagem aplicada e da resistncia da soluo.

Possuindo o valor da quantidade de corrente que fluiu no experimento e o tempo necessrio at que a corrente apresentasse valor zerado, consegue-se determinar ento, a quantidade de carga que o atravessou (Coulomb). Levando em considerao que para uma corrente de 0,26 A o tempo decorrido at que a corrente zerasse foi de 2 min 15s (135s), podemos calcular a quantidade de carga transferida. Tendo como base as duas semi-reaes: Cu+2 + 2e- Cu0 2H2O O2 + 4H+ + 4eTemos que, 1 mol de cobre equivalente a 2 mols de eltrons e 1 mol de oxignio corresponde a 4 mols de eltrons.

Substituindo na Equao: Q =It, Temos, Q =0,26 A x 2 min 15 s x 60 s/min = 35,1C

Com o valor obtido para carga transferida no referido experimento, tem-se a possibilidade de calcular ento o nmero de mols e as respectivas massas (g) do Cobre e do Oxignio. Podemos obter o nmero de mols de Cu e O2 a partir da Equao: nA= Q/nF nCu = 35,1C / 2 mol e-/mol Cu x 96,485 C/mol enCu =0,1819 x 10-3mol Cu nO2 = 35,1C /4 mol e-/mol Cu x 96,485 C/mol enO2 = 0,091 x 10-3 mol O2 As massas de Cu e O2 so dadas respectivamente por:

Massa Cu = 0,1819 x 10-3mol Cu x 63,55g Cu/mol= 0,0116g Cu Massa O2 = 0,091 x 10-3 mol O2 x 32,00g O2/mol = 2,912 x 10-3g O2

Pode-se verificar que depois de determinado tempo a corrente tende a diminuir j que o com o potencial constante, existe um aumento de barreira (polarizao). Uma CLULA (ou CUBA) ELETROLTICA um dispositivo onde se opera uma eletrlise. Os componentes essenciais da clula eletroltica so o gerador de corrente contnua, o banho eletroltico e os eltrodos. O gerador circula os eltrons, e polariza os eltrodos. Conforme o banho eletroltico, a eletrlise pode ser gnea (eletrlito fundido) ou aquosa (eletrlito dissolvido). Os eltrodos podem ser inertes (no reagem) ou ativos (reagem durante o processo). No experimento realizado, observamos uma eletrlise aquosa, j que o eletrlito dissolveu-se em soluo. Observando-se a clula eletroltica utilizada, ao terminal negativo (ctodo) ocorre deposio de mais cobre metlico, enquanto que no outro eletrodo, ligado as terminal positivo (nodo) o cobre metlico oxidado a Cu2+. O eletrodo em que ocorre reduo sempre chamado ctodo, enquanto que o nodo sempre o eletrodo no qual ocorre oxidao.
Cu2aq 2e Cu s no ctodo

Cu s Cu2aq 2e no nodo

Representa-se ento a clula eletroltica do experimento da seguinte maneira: desenhar???????? Dando-se sequncia prtica, o 2 experimento foi realizado de igual maneira, utilizando-se de uma soluo de Cloreto de Sdio. Quando dois eletrodos so submersos em gua pura no acontece nada. A gua no boa condutora de eletricidade porque a concentrao dos ons H+ (H3O+) e OH- muito pequena: 1x10-7 mol/L. Quando se adiciona uma pequena quantidade de uma substncia inica, como cloreto de sdio ( NaCl) ocorrem as seguintes reaes:

Ctodo: reduo

2 H2O + 2 e-

H2 + 2 OHO2 + 2 H+ + 2 e-

nodo: oxidao H2O

Quando se tem uma soluo concentrada de NaCl as reaes passam a ser: Ctodo: reduo 2 H2O + 2 e2 ClH2 + 2 OHCl2 + 2 e-

nodo: oxidao A reao completa :

eletricidade 2 NaCl + 2 H2O Cl2 + H2 + 2 NaOH

A clula eletroltica que representa o ocorrido durante a prtica para o experimento com o Cloreto de Sdio pode ser ento representada da seguinte maneira:

desenhar????

CONCLUSO

Os mtodos coulomtricos so realizados por meio da medida da quantidade de carga eltrica requerida para converter uma amostra de um analito quantitativamente a um diferente estado de oxidao. Sabe-se que os processos coulorimtricos envolvendo eltrons so de grande importncia na indstria atual.

Pode-se dizer que eletrlise o fenmeno de decomposio de uma substncia pela ao de uma corrente eltrica. A eletrlise ocorre com solues onde existam on ou com substncias inicas fundidas. Uma fonte de energia faz passar corrente eltrica pelo recipiente contendo a soluo, ou a substncia fundida, provocando a reao qumica e liberando as espcies finais nos eletrodos. Durante o experimento foi possvel notar, mesmo que e uma maneira qualitativa, muitas reaes (de oxirreduo) envolvidas em uma clula eletroqumica. Verificou-se tambm que havia maior transmisso de corrente enquanto o cobre se depositava no grafite, devendo-se isto ao fato de possuir uma maior condutividade.

REFERNCIAS

S-ar putea să vă placă și