Sunteți pe pagina 1din 2

Como Aumentar os lucros - Autor: Paula Freitas Fonte: Dirio do comrcio & Indstria

Nem sempre possuir muito dinheiro no caixa bom para a empresa. Da mesma forma, algumas vezes no vale a pena ter sede e frota prprias. Apesar de parecer estranho, repensar essas questes pode significar mais capital de giro disponvel ao longo do tempo, o que pode diminuir, ou at mesmo acabar, com a procura por emprstimos bancrios. O Brasil ainda possui a mentalidade de que o melhor ter imvel prprio, carro prprio. No sempre que isso verdade, explicou o professor da Finder & Finance Treinamento e Assessoria e mestre em administrao de empresas pela Universidade do Rio de Janeiro, Fernando Marques. Para ilustrar, o professor d o seguinte exemplo: um empresrio procura uma sala de 30 metros quadrados na Avenida Luis Carlos Berrini, em So Paulo. O imvel custa R$ 70 mil e o aluguel, somado ao condomnio, sai por R$ 1.000 mensais. Qual a melhor opo? Certamente alugar. Apesar da boa localizao, o imvel sofrer depreciao e, quando quiser vend-lo, o empresrio ter de reduzir o preo. Se considerarmos ainda o momento atual, recessivo, para vender o imvel o preo ficar muito abaixo do valor de compra, o que resultar em perda de dinheiro. No caso dos veculos, acontece o mesmo. Nesse caso, o leasing pode ser uma alternativa, desde que a taxa seja negociada. Nunca aceite a primeira taxa apresentada pela empresa de leasing. Negocie muito, pois, em tempos difceis, todos querem clientes, afirma Marques Quando o assunto fluxo de caixa, ponto fundamental para as pequenas e mdias empresas, at o estoque passar a ter uma gesto financeira. O ideal que a quantia de produtos estocados seja a menor possvel, sem prejudicar o atendimento aos clientes. A manuteno do estoque gera gastos, como aluguel de galpo, iluminao, segurana. Com o mnimo de estoque, seja antecipando a produo ou mesmo deixando para comprar um dia antes da entrega do pedido, possvel reduzir os gastos. O valor economizado pode ir para o caixa, disse.

Pequena indstria

O gerenciamento do estoque e da demanda tem um peso ainda maior para as pequenas indstrias. Nesse caso, despesas com matrias-primas podem ser maiores no caso de crescimento da procura, j que muitos insumos so importados. Em tempos de desvalorizao da moeda, o gasto ser muito maior. Alm dessa despesa, o aumento da procura pelo produto implicar permanncia dos funcionrios na empresa, ou seja, mais gastos com horas extras. Por isso, o ideal sondar clientes habituais em intervalos menores. Outro ponto a negociao com fornecedor, tanto no aspecto quantidade de mercadorias, como na forma de pagamento. Numa indstria, cerca de 40% dos custos do empresrio so com mo-de-obra. Aumentar essa participao pode significar dificuldades, afirmou. Segundo Marques, outro erro comum do empresrio deixar os nmeros da empresa sob a responsabilidade do contador. Isso no certo, pois s o empresrio sabe o dia-a-dia de seu negcio. Se ele conhece conceitos de contabilidade e finanas, consegue encontrar solues com rapidez, evitando que a empresa deixe de existir por incapacidade de gerenciar problemas, alertou.

OS CUIDADOS PARA AUMENTAR OS LUCROS

- Ter dinheiro em caixa nem sempre a melhor soluo. Esses recursos podem ser investidos e dar melhor retorno. - possvel reduzir os custos fixos (aluguel, luz, gua, telefone) com atitudes simples, como cartazes de "feche bem a torneira". - Ateno ao ativo imobilizado (imveis, automveis, etc.). Pode-se alugar a sede da empresa e fazer leasing dos veculos. - No deixe os nmeros de sua empresa apenas sob a responsabilidade do contador. - Para ter mais lucro, aumentar as vendas essencial, mas deve-se evitar gastos adicionais (em custos fixos e variveis).

S-ar putea să vă placă și