Sunteți pe pagina 1din 2

EXERCCIO 3 (Sanes e Desvalores Jurdicos) Elementos de preparao obrigatrios: Aulas tericas; OLIVEIRA ASCENSO, Direito, pp.

62-80

Identifique e caracterize as sanes subjacentes a cada uma das seguintes situaes, pronunciando-se, quando for caso disso, sobre a procedncia das pretenses dos vrios intervenientes em cada uma delas: a) Os artigos 22 e ss da Lei n. 145/99, de 1 de Setembro, que aprova o Regulamento de disciplina da GNR, prevem as situaes em que devem ser atribudas aos militares diversas recompensas, designadamente, i) referncia elogiosa, ii) louvor, iii) licena por mrito e promoo por distino; b) Teresa vendeu a Simo um jarro da dinastia Ming, convencionando-se que o preo 15000 euros no total seria pago em trs prestaes de 5000 euros, que se venciam (ou seja, que se tornavam exigveis) respectivamente dias 30 de Outubro, de Novembro e de Dezembro de 2011. No dia 30 de Outubro, Simo no pagou a primeira prestao, conforme combinado; por isso, Teresa acredita que poder agora (dia 31/10/2011) exigir-lhe o cumprimento da totalidade das prestaes. Tem razo? c) Clara contratou Margarida, costureira, para que lhe adaptasse umas calas, que tinha comprado dois nmeros acima do seu tamanho. Ficou combinado que o servio teria o custo de 15 euros. Clara no pagou e, consequentemente, Margarida recusa-se a devolver as calas enquanto o trabalho no for pago. Pode faz-lo? d) Carlos, apaixonado por Maria Eduarda, pede-a em casamento oferendo-lhe um lindo anel de rubis. Dmaso, um antigo namorado de Maria Eduarda, despeitado, lana o anel para o fundo de um lago. Maria Eduarda exige agora que Dmaso faa tudo o que for necessrio para recuper-lo, mas este, arrependido do seu gesto, disponibiliza-se apenas para pagar o valor do anel. Quem tem razo?

e) Na distante aldeia do L Vem Um, Patrocnio, senhora idosa, solteira e sem filhos, fez testamento deixando a seu sobrinho, Teodorico Raposo, todos os bens de que dispunha. Porm, o Padre Vasques, querendo candidatar-se igualmente fortuna, ameaa a pobre idosa de revelar a relao adltera que ela manteve por mais de 20 anos com o marido de uma vizinha, se a senhora no modificar o testamento fazendo dele seu nico herdeiro o que vem a acontecer. Porm, atenta a forma como conseguiu a alterao do testamento, aps a morte da senhora, o advogado da terra informa o Padre Vasques que, na verdade, no tem direito herana. assim? f) Carlos vendeu a Joaninha, dia 1 de Junho de 2011, a vaca Mimosa, mas este recusa-se a entreg-la, mesmo depois de o preo lhe ter sido pago. Joaninha aconselha-se com um advogado que lhe diz que o tribunal pode condenar Carlos a entregar-lhe a vaca, executando pela fora essa sentena, caso necessrio. Porm, Joaninha duvida, pensando que apenas poder exigir a devoluo do dinheiro pago. Pede-lhe, portanto, a si, como reconhecido especialista, uma segunda opinio; g) Antnio, contratou Bento para lhe pintar a casa, porque este se fez passar por pintor de profisso. Era, no entanto, servente de pedreiro. Antnio, que pagou 500 euros adiantados, dirige-se ao advogado Ipirico, para se informar sobre os seus direitos. Ipirico explica-lhe que poder desfazer o negcio, nos termos dos artigos 251. e 254. do Cdigo Civil e que, como penalizao, Bento ter que lhe devolver o dinheiro. Que lhe parece?

S-ar putea să vă placă și