Sunteți pe pagina 1din 7

A Grandeza da Grande Comisso

(Prefcio do Editor)

Gary North
Traduo: Felipe Sabino de Arajo Neto1

E criou Deus o homem sua imagem: imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abenoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos cus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra (Gn, 1:27-28). E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: -me dado todo o poder no cu e na terra. Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos. Amm (Mt. 28:18-20).

H uma tremenda necessidade de evangelismo hoje. Com isso, no quero dizer simplesmente o limitado evangelismo pessoal de distribuir folhetos. Em todo caso, no usamos mais folhetos. Os e-mails e os programas de TV substituram os folhetos. O que necessrio hoje um programa abrangente de evangelismo mundial, que traga a mensagem de salvao a cada indivduo sobre a Terra, em cada estilo de vida. Tendo trazido as pessoas ao reino de Deus por meio da converso, Deus ento pede que elas comecem a fazer diferena no mundo. Ele no quer dizer que eles deveriam gastar o dia e noite distribuindo folhetos ou o equivalente a isso; Ele quer dizer que eles deveriam reformar suas vidas, famlia e seu andar dirio diante dEle e dos homens. O evangelismo ensina as pessoas a obedecer lei de Deus, por meio da capacitao do Esprito Santo de Deus. Evangelismo significa obedincia. Essa a mensagem de Jesus: Se me amais, guardai os meus mandamentos (Joo 14:15). Ele tambm disse:
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse o que me ama; e aquele que me ama ser amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele (Joo 14:21).
1

E-mail para contato: felipe@monergismo.com. Traduzido em abril/2008.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

Essa no a mensagem tica do fundamentalismo moderno. A mensagem tica do fundamentalismo o oposto: Nenhum credo, mas a Bblia; nenhuma lei, mas o amor! A mensagem cultural do fundamentalismo que os cristos no tm nada especfico para dizer a um mundo moribundo, exceto contar aos indivduos que estejam prontos para fugir dele, quer no arrebatamento ou na morte (preferencialmente o primeiro, claro, visto que os fundamentalistas esperam partir vivos dessa vida). Eles no pretendem deixar nada para trs. Eles planejam deserdar o futuro. O conhecido autor dispensacionalista Dave Hunt diz que o arrebatamento pr-tribulacional muito melhor do que morrer:
(1) Se estivermos num relacionamento correto com Cristo, podemos aguardar genuinamente o arrebatamento. Todavia, ningum (nem mesmo Cristo no Jardim) quer morrer. A esperana jubilosa do arrebatamento atrair nossos pensamentos, enquanto o prospecto desagradvel da morte algo que podemos tentar esquecer, tornando-o menos eficaz em nossas vidas dirias. (2) Embora o arrebatamento seja similar morte por ambos servir para o trmino da vida terrena de algum, o arrebatamento faz algo adicional tambm: ele sinaliza o clmax da histria e abre a cortina sobre o seu drama final. Assim, ele termina a vida de uma forma que a morte no o faz: eliminando todo o interesse humano em continuar os desenvolvimentos terrenos, tais como a vida dos filhos deixados para trs, o crescimento ou a disperso da fortuna acumulada, a proteo da sua reputao, o sucesso das causas terenas que tenha sustentado, e assim por diante.2

Eu chamo isso de evangelismo suicida. Ele adverte os cristos que a Grande Tribulao destruir o legado da Igreja aps o arrebatamento. Ela deserdar o evangelho. Mas isso no o que Deus ensina. Os cristos tm a sua misso: conquistar em Seu nome. Evangelismo Bblico Quando Deus diz evangelizar, Ele quer dizer que deveramos contar as boas novas ao mundo: no novas fceis, ou novas baratas, mas boas novas. As boas novas essa: Jesus Cristo venceu o mundo. Filhinhos, sois de Deus, e j os tendes vencido; porque maior o que est em vs do que o que est no mundo (1 Joo 4:4). A Grande Comisso uma grande vitria.
2

Dave Hunt, Looking for that Blessed Hope/ Omega Letter (Feb. 1989), p. 14.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

A maioria dos fundamentalistas deseja uma mensagem do evangelho diluda em gua, adequada para crianas, e somente para crianas. O problema que as crianas crescem. O que voc dir a um adulto recm convertido, quando ele perguntar: Tudo bem, eu aceitei a Jesus como Senhor e Salvador. O que devo fazer agora?. A maioria dos fundamentalistas diz que tudo o que ele deve fazer dizer a algum outro sobre o que acabou de acontecer com ele. Ento essa pessoa diz a outra, e assim por diante, at que o arrebatamento anule a Grande Comisso. O fundamentalismo moderno olha para o evangelho como se ele fosse algum tipo de carta-corrente gigantesca. Nada de valor aos olhos de Deus, exceto manter essa carta-corrente circulando. Mas o evangelho no uma carta-corrente. Ele as boas novas que Jesus j venceu este mundo e deu aos Seus discpulos autoridade para estender Seu domnio na histria antes dEle retornar em julgamento. o nosso trabalho demonstrar essa vitria em nossas vidas, significando cada aspecto das nossas vidas. Deveramos exercer domnio. Deveramos fazer isso como membros da igreja primeiro, mas em todas as outras esferas tambm. O Pacto do Domnio No tivesse havido uma queda no den, toda pessoa se definiria autoconscientemente em termos de domnio sob Deus (Gn. 1:26-28). Isso o que Deus disse ao homem que deveria ser a sua tarefa: servir como intermedirio de Deus sobre a Terra. Essa misso chamada de o mandato cultural por calvinistas holandeses na tradio de Abraham Kuyper. Eu a chamo de o pacto do domnio.3 O pacto do domnio no cessou com a queda de Ado; ele foi reconfirmado na nova criao aps o dilvio:
E abenoou Deus a No e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicaivos e enchei a terra. E o temor de vs e o pavor de vs viro sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos cus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mos so entregues. Tudo quanto se move, que vivente, ser para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde. A carne, porm, com sua vida, isto , com seu sangue, no comereis. Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das
3

Gary North, The Dominion Covenant: Genesis, 2nd ed. (Tyler, Texas: Institute for Christian Economics, 1987).

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

vossas vidas; da mo de todo o animal o requererei; como tambm da mo do homem, e da mo do irmo de cada um requererei a vida do homem (Gn. 9:1-5).

A Grande Comisso necessria porque o homem, em sua rebelio contra Deus, esqueceu quem foi que lhe deu a sua misso. Ele esqueceu a quem histrica e eternamente responsvel. Os homens precisam de regenerao para reconquistar o favor de Deus. O homem ainda est debaixo do governo de Deus, mas recusa conhecer esse fato. Ele adora outros deuses, quer feitos por ele ou encontrados na natureza (Rm. 1:18-21). Ele pode at mesmo adorar a prpria natureza (pantesmo), personificando-a como feminina. O fato que as duas misses de Deus esto unidas por seu status como pactos. Deus estabeleceu primeiro o pacto do domnio (famlia) porque o homem no tinha se rebelado ainda. Ele ento estabeleceu a Grande Comisso (igreja) porque tinha estabelecido o fundamento judicial para um Novo Pacto, um pacto universal que une todos os homens, de todas as raas e antecedentes, sob Deus. A Igreja e a Grande Comisso A Igreja institucional a administradora primria da Grande Comisso, pois somente ela controla o acesso legal aos sacramentos. A famlia a agncia pactual primria atravs da qual o pacto do domnio deve ser estendido. A famlia suporta a igreja local financeiramente em muitos casos, exceto quando h uma emergncia para uma famlia particular. As igrejas no so equipadas, como instituies sem fins lucrativos, para iniciar projetos sob o pacto do domnio. A tarefa da igreja local pregar, dar orientao moral, curar o doente, alimentar o destitudo, e administrar os sacramentos. Ela no foi designada para inovar negcios e outros projetos orientados para o domnio. O Estado no uma agncia pactual primria em nenhuma dessas tarefas, evangelismo ou domnio, embora ele imite tanto a Igreja como a famlia quando se torna autnomo e rebelde. requerido por Deus que o Estado defenda a Igreja e a famlia de ataques fsicos. Ele no deve se tornar uma agncia iniciadora. Sua tarefa negativa: impor sanes negativas contra os malfeitores (Rm. 13:3-7). Socialismo o resultado de um Estado pseudofamlia; imprio o resultado do Estado pseudo-Igreja.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

Pregamos a centralidade da Igreja. Mas tambm pregamos que h um mundo todo para colocarmos sob o justo governo de Deus. Escapando da Responsabilidade sempre difcil vender responsabilidade pessoal. O pacto do domnio estabelece a responsabilidade da humanidade sobre a criao e sob Deus: hierarquia. Esse sistema inescapavelmente hierrquico de responsabilidade coloca alguns homens sobre outros em certas instituies e em certas circunstncias: um sistema de recurso de apelao de baixo para cima. Certos homens devem exercer domnio sobre outros, dependendo de qual instituio estamos falando. Aqueles que gostam de exercer poder no so hesitantes em usar incorretamente esse aspecto hierrquico inevitvel de toda sociedade. Eles endossam a religio de poder. Aqueles que temem a responsabilidade esto dispostos a suportar opresso por segurana. Eles endossam a religio de escape. O que nenhuma dessas religies prega liberdade sob Deus, que significa autogoverno com sujeio s leis de Deus reveladas na Bblia. O Deus da Bblia produz sanes negativas previsveis na histria e manda pessoas para o tormento eterno se essas recusam fazer um pacto com ele. Esse Deus odiado. O Cristianismo a alternativa tanto para a religio de poder como para a religio de escape.4 Ele ensina a Bblia toda, que inclui o pacto do domnio. O Cristianismo prega a restaurao com Deus, significando a restaurao da autoridade do homem, governada pela lei, sobre o mundo todo.5 Mas sem redeno, e sem obedincia lei bblica, Deus sabe que os homens no podem exercer um domnio justo. Assim, por graa, Ele preparou um caminho de restaurao. Esse o evangelho salvador e curador de Jesus Cristo. Nada deve ser excludo da cura de Cristo: nem a famlia, Estado, negcio, educao e muitos menos a Igreja institucional. A salvao aquilo que cura as feridas infligidas pelo pecado: cada tipo de ferida e cada tipo de pecado. por isso que a Grande Comisso foi dada: capacitar a humanidade a retornar ao servio fiel sob Deus e sobre a criao. A salvao de Deus nos traz de volta tarefa original: exercer domnio para a glria de Deus, em
4

Gary North, Moses and Pharaoh: Dominion Religion vs. Power Religion (Tyler, Texas: Institute for Christian Economics, 1985), pp. 2-5.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

termos de Sua lei revelada na Bblia. O evangelho ter sucesso na histria antes de Deus vir novamente e julgar o mundo. A Bblia nos d esperana para o futuro.6 A Restaurao da Esperana O Rev. Gentry escreveu um ensaio soberbo com o mesmo ttulo deste livro. Ele apareceu no Journal of Christian Reconstruction do Chalcedon Foundation, que eu editava: o Simpsio sobre Evangelismo. Percebi naquela poca que sua viso da Grande Comisso, se aceita amplamente pela Igreja, transformaria no somente a Igreja, mas o conceito cristo de civilizao tambm. Pedi para ele escrever este livro em 1990, o que ele fez. O livro fornece muitas das notas de rodap e referncias bblicas que ele precisou evitar em seu ensaio original. Esse um tratamento erudito do assunto, embora eminentemente de fcil leitura. abrangente tanto que eu no espero que os cristos pietistas apresentem uma resposta. Como escrevi em 1990, esse livro os silenciar. At aqui tem feito isso. Este livro apresenta os ativistas cristos com a ordem de marcha dada por Deus. Em contraste, pietistas de todas as vises escatolgicas continuaro a definir o reino de Deus de uma forma suficientemente limitada, para que se encaixe sua viso limitada dos efeitos do evangelho, e eles alcanaro sucesso de magnitude comparvel. A Grandeza da Grande Comisso escrito como um livro motivacional para pessoas que precisam ser persuadidas. Se estiver disposto a verificar as fontes listadas nas notas de rodap, voc provavelmente repensar toda a questo do escopo e mtodo do evangelismo. O dr. Gentry fez seu dever de casa. Seus crticos devem a Deus, a si mesmos, e aos seus seguidores fazer no mnimo uma quantidade igual de dever de casa. Meramente insistir que Gentry entendeu incorretamente a Grande Comisso no o mesmo que provar isso. Para refutar a sua tarefa necessrio mais do que meras duas pginas de resenha em algum jornal ou revista.
5 6

Gary DeMar, Ruler of the Nations (Ft. Worth, Texas: Dominion Press, 1987). Kenneth L. Gentry, Jr., He Shall Have Dominion: A Postmillennial Eschatology (Tyler, Texas: Institute for Christian Economics, 1992).

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

minha esperana que esse livro servir bem Igreja numa era futura de reavivamento historicamente sem precedentes. Tal reavivamento, se chegar em nossos dias, ser internacional. Espero que seja abrangente tambm. Sem um caso teolgico para a natureza abrangente da natureza da redeno de Deus na histria, no pode haver nenhum reavivamento prolongado. Este livro fornece a evidncia bblica para a natureza abrangente da Grande Comisso. Se Gentry est correto em sua anlise do significado da Grande Comisso, ento cada igreja, seminrio e ministrio precisam reexaminar o que esto fazendo e por que. Tal reexaminao ser dolorosa, mas nem de perto to dolorosa quanto os julgamentos gigantescos de Deus na histria outra doutrina que a Igreja moderna esqueceu convenientemente. 7 Haver grande resistncia sua tese dentro da Igreja moderna mundial. difcil vender responsabilidade, e h muito que fazer agora. Nossa tarefa hoje extremamente grande porque se acumulou muito trabalho sem ser feito nesse longo perodo. Os cristos tm negligenciado sua misso abrangente da parte de Deus. Perdemos no mnimo trs sculos, a maioria das igrejas e todas as universidades. Podemos e devemos ganhar essas instituies de novo, alm de muitas outras que o Cristianismo nunca controlou. Fomos comissionados para fazer isso. Precisamos comear o trabalho. Em seus livros Gentry adota retrica gentil, argumentos precisos e muitos versculos bblicos. Esse livro no exceo. Seus livros so um testemunho eloqente contra a declarao comum desse ou daquele crtico que eu no posso aceitar a teonomia por causa da retrica dura de North e da intransigncia teolgica de Bahnsen. Devemos ser cuidadosos em distinguir escusas de razes.

Fonte: Prefcio ao excelente livro The Greatness of the Great Commission: The Christian Enterprise in a Fallen World, Kenneth Gentry, Institute for Christian Economics (1990), p. ix-xv.

Gary North, Millennialism and Social Theory (Tyler, Texas: Institute for Christian Economics, 1990), captulo 8.

Monergismo.com Ao Senhor pertence a salvao (Jonas 2:9) www.monergismo.com

S-ar putea să vă placă și