Sunteți pe pagina 1din 3

Universo Jurdico Informa Web Novaprolink

Boa Noite, Ano X - 6 de Dezembro de 2010 ISSN 2177-028X Contato: Matriz: (32) 4009-2900 / Filial: (11) 2526-6451 - comercial@novaprolink.com.br

dico

micos Doutrinas

etio

Publique sua Doutrina no UJ

Preparar para: Impresso

Enviar por: E-mail

Contrato
Protegido pela Lei n 9.610, de 19/02/1998 - Lei de Direitos Autorais

suais

CONSIDERAES A RESPEITO DO AUTO DE RESISTNCIA


Sumrio 1. Funes da Polcia. 2. Oposio priso. 3. Desobedincia. 4. Resistncia. 5. Fuga do capturando. 6. Legitima defesa do executor da priso, quando agredido. 7. Priso ilegal. 8. Executor e uso de armas. 9. Capturando que atira contra Policiais.

icos

cusses

ME

Sorteio

ico Web

ciais

ico Web

EXPOSIO 1. Funes da Polcia.

gado

A Polcia Militar ostensiva e preventiva, tendo entre outras atribuies a de cumprir mandados de prises, efetu aquele que esteja em flagrante delito e etc.

Ocorre que ao cumprir sua misso, seu dever, deve faze-lo de acordo com as determinaes legais, a fim de estar legitimamente, caso contrrio poder incorrer em abuso de poder ou outro crime pertinente hiptese.

reinamento Reza o art. 284 do Cdigo de Processo Penal, o seguinte:

No ser permitido o emprego de fora, salvo a indispensvel no caso de resistncia ou de tentativa de fug preso.

E-mail

Assim, ao efetuar uma priso seja em decorrncia de ordem judicial seja em carter flagrancial, o Policial s dev empregar a fora em ltimo caso e assim mesmo proporcional, ou seja o suficiente para que se cumpra a ordem d

Vdeos

Se o Policial, executor da priso empregar a fora na dosagem certa, no excedendo o limite do indispensvel, es praticando o fato em estrito cumprimento do dever legal, que constitui excludente de ilicitude prevista no inciso 23 do Cdigo Penal, que dispe no haver crime quando o agente pratica o fato em estrito cumprimento do deve

CP-Pro 9

O particular tem a faculdade de ajudar o Policial quando da execuo do mandado ou da priso em flagrante, sen ele tambm dever respeitar as limitaes legais e agindo dentro do necessrio para que possa ser vlida a execu priso, ele tambm neste caso, age acobertado por uma excludente da ilicitude, qual seja, estar agindo no exercc de um direito.

O excesso, com o emprego de violncia desnecessria, constitui ilcito penal, abuso de autoridade, homicdio, les corporais e etc. conforme o caso. 2. Oposio a priso.

es

ico

wares

O capturando que se ope com violncia ou ameaa ao executor ou a terceiros que lhes estejam prestando auxlio em tese, o crime de resistncia (artigo 329 do CP) : Opor-se execuo de ato legal, mediante violncia ou a funcionrio competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio. 3. Desobedincia.

ws

J o sujeito que no atende a ordem, de forma passiva, pratica o crime de desobedincia (artigo 330 do CP) : De ordem legal de funcionrio pblico..

Existem opinies e julgados no sentido de que a simples fuga, sem violncia, no caracteriza o crime de desobed mesmo diante da voz de priso. Tal atitude natural, inspirada no pela vontade de transgredir a ordem, mas pel impulso instintivo de liberdade.

A regra a proibio do uso de fora, a priso deve ser efetuada com a simples voz de priso, no caso de flagr ou com a apresentao do mandado e a intimao de acompanhamento nos demais casos.

Copyright Novaprolink. Direitos reservados. Suporte: Matriz: (32) 4009-2900 / Filial: (11) 2526-6451 Produtos Novaprolink: Controle de Processos - CPPro | Informa Jurdico | Site do Advogado | Central Perito Poltica de Segurana e Privacidade

S-ar putea să vă placă și