Sunteți pe pagina 1din 3

1

TRABALHO DE LEGISLAO TRABALHISTA PROFESSOR: CAROLINE M. KUNZLER

TRABALHADOR BANCARIO

ALUNOS: Alvair Abreu Beck Jose Antnio Marcaroni

Porto Alegre, Novembro 2011 1. Jornada de trabalho

A jornada normal do bancrio de seis horas, de segunda a sexta-feira, totalizando trinta horas semanais. Exceto os ocupantes de cargo de confiana que recebam gratificao no inferior a um tero do salrio do cargo efetivo. O caixa, independentemente do recebimento de gratificao, est sujeito jornada reduzida. Admite-se a prorrogao excepcional para at oito horas dirias, com o pagamento das horas suplementares como extraordinrias. A pr-contratao de horas extras reputada ilegal, remunerando apenas a jornada normal. No caso de excedente da jornada de trabalho fica assegurando o pagamento de hora adicional de 50% (cinquenta por cento) no mnimo. O intervalo o previsto no art. 71 da CLT, de quinze minutos para os que trabalharem em jornada de seis horas e entre uma e duas horas para os demais. O intervalo de 15 minutos no computado na jornada de trabalho.

2. Remunerao Integra a remunerao do bancrio a verba denominada quebra de caixa e o ganho por ele obtido na comercializao de servios e produtos oferecidos pelo banco, tal como sucede com os demais trabalhadores. O caixa bancrio, ainda que caixa executivo, no exerce cargo de confiana. Percebendo gratificao igual ou superior a um tero do salrio do posto efetivo, esta remunera apenas a maior responsabilidade do cargo e no s duas horas extraordinrias alm da sexta. O bancrio que exerce a funo a que no esta enquadrada no 2 do art. 224 da CLT, e que recebe gratificao no inferior a um tero do seu salrio, j tem remuneradas s duas horas extraordinrias que excederem de seis, pois esta enquadrado como cargo de confiana ou gerencia.

O bancrio sujeito jornada de oito horas tem salrio-hora calculado com base no divisor 220 e a jornada de seis horas tem calculado em 180.

O gerente bancrio, enquadrado na previso do 2 do art. 224 consolidado, cumpre jornada normal de oito horas, somente no tendo jus s horas suplementares, excedentes da oitava hora quando, investido em mandato, em forma legal, tenha encargos de gesto e usufrua de padro salarial que o distinga dos demais empregados. A gratificao de funo tem como objetivo remunerar a maior responsabilidade do cargo, isto , pagar ao trabalhador pelo exerccio de uma atividade de maior relevncia e que envolve obrigaes mais complexas e emocionalmente mais tensionantes. O pagamento de horas extras tem a finalidade de remunerar o tempo de trabalho que ultrapasse os limites da jornada normal e que o empregado despendeu em efetivo proveito do empregador. H que se considerar mais o seguinte: se nos termos da Smula n 102, as horas excedentes de seis trabalhadas pelos comissionistas so extraordinrias e pagas pela gratificao de funo, o trabalhador bancrio est tendo evidentssima perda salarial. Basta constatar que a hora-extra deve ser paga com acrscimo de no mnimo 50% (cinquenta por cento) em relao hora normal. Assim, a gratificao de funo, paga na proporo de 1/3 do salrio da funo inferior ao que receberia o bancrio se as duas horas fossem pagas efetivamente como horas extras. A auxilio-alimentao assegurada por norma coletiva no tem natureza salarial. A ajuda alimentao prevista em norma coletiva em decorrncia de prestao de horas extras tem natureza indenizatria e, por isso, no integra o salrio do empregado bancrio. A ajuda alimentao paga ao bancrio, em decorrncia de prestao de horas extras por prorrogao de jornada, tem natureza indenizatria e, portanto, no integrativa ao salrio.

3. Justa causa O art. 508 da CLT contm justa causa especfica para o bancrio, a falta contumaz de pagamento de dvidas legalmente exigveis. Art. 509 (revogado pela lei n: 6.533, de 24-5-1978).

S-ar putea să vă placă și