Sunteți pe pagina 1din 15

ndice 1. Instalaes Eltricas sob o Piso Elevado Monoltico Werden 1.1 1.2 1.3 1.4 1.4.1 1.4.2 1.4.

3 1.5 1.5.1 1.5.2 1.5.3 1.5.4 1.5.5 1.6 1.6.1 1.6.2 1.6.3 1.7 1.7.1 1.7.2 1.7.3 1.7.4 1.7.5 1.7.6 1.8 1.8.1 1.8.2 1.8.3 1.9 Os diferentes Tipos de Sistemas Eltricos Cabos de sinal Cabos de potncia Componentes bsicos da Instalao Eltrica sob o Piso Monoltico Aspectos a considerar no Projeto das Instalaes Eltricas sob o Piso Monoltico Planejamento da Instalao A configurao funcional Configurao em Estrela Configurao em Estrela Arborescente Configurao em Barramento As prescries das Normas Instalaes de Energia Eltrica Instalaes de Telefonia Cablagem Informtica Cabeamento estruturado Outros Sistemas Instalao de diferentes Sistemas Eltricos sob o Piso Monoltico Segurana das Pessoas e Proteo de Equipamentos Interferncia Eltricas entre diferentes Sistemas Meios de reduzir para disposio dos Cabos O dimensionamento do Piso Monoltico para as Instalaes Eltricas Posio das Caixas de Tomadas Redondas Traado bsico dos Cabos O uso de Dutos e Tubulaes Posio das Caixas de Passagem e Distribuio Dimenses das Caixas de Passagem e Distribuio A Altura do Piso Organizao das Instalaes Eltricas Organizao dos Cabos A Identificao dos Cabos Documentao da Instalao Aterramento das Instalaes Eltricas

Manual de Instalaes Eltricas sob o PisoElevado Monoltico Werden 1 Instalaes Eltricas sob o Piso Elevado Monoltico Werden A instalao do Piso Monoltico permite que o espao confinado entre o piso e a base de aplicao do mesmo seja utilizado para passagem de cabos eltricos, o que pode vir a simplificar e reduzir os custos da instalao eltrica, alm de conferir grande flexibilidade de uso, manuteno e alterao mesma. Para que a mxima vantagem possa ser conseguida, no que tange s instalaes eltricas ao utilizar o Piso Monoltico, certos cuidados devero ser tomados nas fases de projeto e instalao. 1.1 Os Diferentes Tipos de Sistemas Eltricos Os cabos utilizados nos sistemas eltricos de edifcios podem ser divididos em 2 grupos principais, que os diferenciam no s quanto s funes, mas quanto aos cuidados necessrios no projeto e instalao: Cabos de sinal So todos os cabos para transmisso de sinal, onde as tenses e correntes eltricas envolvidas so de pequeno valor; neste grupo podem ser includos os cabos de comunicao dos seguintes sistemas: Telefonia analgica ou digital; Informtica; Deteco e alarme de incndio; Vdeo; Sinais de rdio-freqncia; Sistemas de automao; Sistemas de instrumentao e monitoramento; Sistemas de sonorizao; Outros sistemas de baixa corrente.

Cabos de potncia So todos os cabos para distribuio e controle de energia, nos quais a transmisso de energia eltrica o objetivo principal, ou em que as tenses e correntes eltricas envolvidas so de valores considerveis; neste grupo podem ser includos os cabos dos seguintes sistemas: Energia eltrica em baixa ou mdia tenso; Sistemas de comando ; Outros sistemas de potncia. Podem ainda ser mencionados os cabos pticos, que so utilizados para transmisso de sinal de diversos tipos. Todos os cabos relacionados acima podem ser instalados sob pisos elevados; nos captulos a seguir so abordados os diversos aspectos e solues que devero ser considerados ao projetar e instalar linhas eltricas sob o Piso Monoltico.

1.2 Componentes Bsicos da Instalao Eltrica sob o Piso Monoltico Na figura 1.1 apresentada, de forma esquemtica, uma instalao eltrica tpica de escritrio utilizando o Piso Monoltico, e os seus componentes bsicos definidos para finalidade especfica deste manual tcnico.

Figura 1.1 - Identificao dos Componentes Bsicos de uma Instalao Tpica 1) Quadro (ou painel) de Distribuio E o equipamento a partir do qual feita a distribuio dos circuitos e cabos correspondentes, para cada um dos sistemas. 2) Cabo Primrio o cabo que alimenta os dispositivos de distribuio, a partir do respectivo quadro ou painel de distribuio de cada sistema. 3) Cabo Secundrio o cabo que alimenta a(s) tomada(s) de sada, a partir do respectivo quadro ou painel de distribuio ou a partir de dispositivo de distribuio. 4) Caixa de Passagem a abertura prevista no piso por ocasio da construo, dotada de tampa removvel, para permitir o acesso ao espao sob o mesmo, e pela qual feita a passagem de cabos.

5) Caixa de Distribuio E a abertura prevista no piso por ocasio da construo, dotada de tampa removvel, para permitir o acesso ao espao sob o mesmo, onde so instalados dispositivos de distribuio, e pela qual feita a passagem de cabos. 6) Dispositivo de Distribuio o elemento que recebe um cabo primrio e a partir do qual se podem derivar diversos cabos primrios ou secundrios, cada um deles alimentando uma tomada de sada ou outro dispositivo de distribuio. 7) Caixa de Tomada Redonda a caixa, instalada no Piso Monoltico, que abriga tomada(s) de sada. 8) Tomada de Sada o dispositivo de conexo eltrica, prprio de cada sistema, que deve ser acessvel ao usurio e que permite a ele a utilizao do sistema. 1.3 Aspectos a Considerar no Projeto das Instalaes Eltricas sob o Piso Monoltico Ao projetar instalaes eltricas a serem executadas sob o Piso Monoltico observa-se que existe uma maior liberdade de concepo para essas instalaes, havendo uma grande variedade de solues e materiais que podem ser aplicados. O projetista e o instalador devero, alm de garantir a obedincia s normas brasileiras pertinentes, atentar para os seguintes fatores que conferem maior qualidade global instalao: E desejvel que qualquer ponto da rea coberta pelo piso elevado seja facilmente acessvel para instalao de caixas de tomada e linhas eltricas; aspectos de acessibilidade so abordados em maior detalhe no item 1.8.3. Embora a abertura das caixas de passagem e distribuio seja eventual, sempre que possvel elas devero ser locadas de modo que a sua abertura cause o menor incmodo possvel; As caixas de tomadas redondas devero ser locadas de forma a atender o layout estabelecido, ou, no caso de no haver definio prvia, do maior nmero possvel de possibilidades razoveis de layout; a locao de caixas de tomadas abordada em detalhe no item 1.8.1. Todas as instalaes eltricas executadas sob o Piso Monoltico devero ter fcil manuteno, com todos os cabos e componentes facilmente identificveis. A instalao deve ser executada de forma que futuras manutenes ou modificaes na instalao possam ser executadas sem o risco de comprometer a instalao existente. Os aspectos das normas brasileiras mais relevantes para as instalaes eltricas sob o Piso Monoltico so relacionadas no item 1.5.

1.4 Planejamento da Instalao - A Configurao Funcional As possibilidades de instalao de linhas eltricas sob o Piso Monoltico so enormes; este manual no pretende abranger em detalhes os tipos e configuraes de instalao que podem ser utilizados, mas fornecer diretrizes de instalao que podem ser aplicadas a todas elas. Quanto topologia funcional da instalao, existem 3 tipos bsicos de configurao que so normalmente aplicados a instalaes eltricas sob pisos elevados: Configurao em estrela; Configurao em estrela arborescente Configurao em barramento. Essas configuraes, que so descritas a seguir, so bsicas, e podem ser combinadas entre si para formar topologias compostas que se adaptem a qualquer dimenso ou formato da rea a ser atendida. 1.4.1 Configurao em Estrela

a configurao em que os cabos secundrios que alimentam as tomadas de sada derivam diretamente do quadro ou painel de distribuio; esse tipo de distribuio apresentado esquematicamente na figura 1.2; sua aplicao limitada s instalaes em reas pequenas e bem distribudas ao redor do quadro ou painel de distribuio.

Figura 1.2. - Esquema de Distribuio em Estrela Essa configurao apresenta as seguintes vantagens e desvantagens quando utilizada para instalaes sob o Piso Monoltico:

Vantagem Simplicidade de instalao; Ausncia de conexes sob o piso; Facilidade de teste de cada ramal. Desvantagens Maior consumo de cabos; Maior nmero de conexes no quadro ou painel de distribuio; Menor facilidade para organizao e identificao dos cabos; 1.4.2 Configurao em Estrela Arborescente

a configurao em que os cabos secundrios de ligao, que alimentam as tomadas de sada, derivam de dispositivo(s) de distribuio instalados sob o piso que, por sua vez, so alimentados por cabos primrios, a partir do quadro ou painel de distribuio; esse tipo de distribuio apresentado esquematicamente na figura 1.3, e um dos tipos de configurao adequados s instalaes em grandes reas ou reas que se estendem a grandes distncias do quadro ou painel de distribuio.

Figura 1.3. - Esquema de Distribuio em Estrela Arborescente Essa configurao apresenta as seguintes vantagens e desvantagens quando utilizada para instalaes sob o Piso Monoltico:

Vantagens Melhor aproveitamento da capacidade dos cabos de potncia; Menor consumo de cabos; Menor nmero de conexes no quadro ou painel de distribuio; Maior facilidade de organizao e identificao dos cabos; Permite a setorizao da alimentao por reas; Permite que as alteraes ou complementaes das instalaes sejam feitas somente a partir das caixas de distribuio.

Desvantagens Exige a instalao de dispositivos sob o piso, e, conseqentemente de conexes intermedirias; Eventualmente exige que a altura livre sob o piso seja maior, para abrigar o(s) dispositivo(s) de distribuio. 1.4.3 Configurao em Barramento

a configurao em que diversos dispositivos de distribuio so alimentados pelo mesmo cabo primrio; essa configurao, que apresentada na figura 1.4, somente deve ser aplicada ao sistema de energia eltrica e adequada s instalaes em reas moderadas ou grandes.

Figura 1.4. - Esquema de Distribuio em Barramento Essa configurao apresenta as seguintes vantagens e desvantagens, quando utilizada para instalaes sob o Piso Monoltico:

Vantagens Menor consumo de cabos; Menor nmero de conexes no quadro ou painel de distribuio; Maior facilidade de organizao e identificao dos cabos; Permite a alterao das instalaes somente a partir das caixas de distribuio.

Desvantagens Exige a instalao de dispositivos de distribuio sob o piso, e, conseqentemente de conexes intermedirias; Eventualmente exige que a altura livre sob o piso seja maior, para abrigar o(s) dispositivo(s) de distribuio; Menor facilidade para identificao dos cabos. 1.5 As Prescries das Normas As instalaes eltricas dos diversos tipos esto sujeitas a normas tcnicas de diversos rgos, oficiais ou no. Embora os projetistas e instaladores estejam familiarizados com essas normas oportuno destacar alguns aspectos das mesmas com relao execuo das instalaes sob o Piso Monoltico. Este captulo no tem pretenso de esgotar o assunto; a contnua evoluo dos sistemas eltricos e eletrnicos muitas vezes tem tornado algumas das normas aplicveis obsoletas, sendo necessria a constante atualizao dos profissionais envolvidos, e muitas vezes recomendada consulta s normas internacionais. 1.5.1 Instalaes eltricas de baixa tenso

A principal norma que disciplina o assunto no Brasil a ABNT NBR 5410:2004 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso. A NBR 5410 considera expressamente o caso de instalaes sob pisos elevados, que so classificados na norma como espaos de construo. A seguir so apresentados alguns aspectos dessa norma que so aplicveis a instalaes sob o Piso Monoltico: Nos espaos de construo podem ser utilizados condutores isolados e cabos unipolares ou multipolares, conforme os mtodos de instalao 21, 22, 23, 24 e 25 da tabela 33 da norma, desde que os condutores ou cabos possam ser instalados ou retirados sem interveno nos elementos de construo do prdio. Os cabos uni e multipolares de potncia instalados sob o piso elevado devem atender s seguintes normas: ABNT NBR 7286 (EPR), ABNT NBR 7285 e 7287 (XLPE), ABNT NBR 7288 e 8661 (PVC), ABNT NBR 13248 (livres de fumaa) e ABNT NBR NM 247-3 (condutores isolados com isolao de PVC). permitida a convivncia entre cabos de potncia (por exemplo, condutores isolados 450/750 V e cabos unipolares e multipolares 0,6/1 kV) com cabos de sinais (por exemplo, UTP) sob o piso elevado, instalados em condutos abertos ou fechados ou mesmo que lanados diretamente sobre a superfcie do piso, desde que no compartilhem a mesma linha eltrica.

Os cabos de energia e de sinal devem ser agrupados conforme sua funo e, quando necessrio, separados por uma distncia a ser determinada em funo de aspectos de interferncia eletromagntica no abordados na ABNT NBR 5410:2004. Tal distanciamento deve ser calculado caso a caso, no sendo recomendado o estabelecimento de distncias mnimas genricas entre cabos de energia e de sinal, pois, sem um clculo adequado, este afastamento genrico poderia resultar em distncias maiores ou menores do que as efetivamente adequadas. As linhas eltricas de energia e de sinal e o sistema de ventilao e ar condicionado (em duto ou em plenum) podem compartilhar o espao disponvel sob o piso elevado. Nos espaos de construo sob o piso elevado devem ser tomadas precaues adequadas para evitar a propagao de um incndio. Isto inclui o uso de componentes eltricos (e no eltricos) constitudos de materiais no propagantes de chama, devem ser previstas barreiras corta-fogo ou ainda podem ser previstos detectores de incndio sob o piso elevado. Especial ateno deve ser dada s linhas eltricas sob pisos elevados instalados em determinadas reas em locais BD2, BD3 e BD4. No caso do Piso Elevado Monoltico Werden, embora o piso em si e sua estrutura sejam fabricados em PVC (material isolante), o que tornaria dispensvel qualquer tipo de aterramento deste piso monoltico, existem acessrios (caixas de passagem, caixas de distribuio, caixas de tomada, tampas, grelhas, etc) que possuem partes metlicas (elementos condutivos) de dimenses no desprezveis que devem ser ligadas, por meio de um condutor de eqipotencializao suplementar, ao sistema de aterramento local.

O projeto, a execuo, a verificao e a manuteno das instalaes eltricas executadas sob o piso elevado devem ser confiados somente a pessoas qualificadas a conceber e executar os trabalhos em conformidade com a norma ABNT NBR 5410:2004. Embora o uso de cabos unipolares seja permitido pela norma, o seu uso deve ser evitado sob pisos elevados, a fim de minimizar os problemas decorrentes de interferncias eletromagnticas provocadas, pelos cabos, e permitir uma melhor organizao da instalao; quando do uso de cabos unipolares no puder ser evitado, os cabos de cada circuito devem ser, na medida do possvel, agrupados em triflio ou quadriflio. No caso de utilizao de cabos unipolares, devem ser considerados os esforos mecnicos de curto circuito nas linhas eltricas, e tomadas s medidas adequadas para evitar danos devido a eles. 33,A temperatura sob o Piso Monoltico deve ser considerada para efeito de dimensionamento dos cabos conforme a seguir: o Temperatura ambiente, no caso de piso fechado, ou de utilizao do piso para ventilao ou insuflamento de ar resfriado; o Temperatura do ar de insuflamento, quando o piso for utilizado para insuflamento de ar aquecido; Devem ser aplicados os fatores de correo para capacidade de conduo de corrente por temperatura correspondente, conforme item 6.2.5.3 da NBR 5410. No so permitidas emendas nos cabos em pontos de instalao que no sejam diretamente acessveis para inspeo; emendas nos cabos somente podem ser realizadas no interior das caixas de passagem e distribuio. Quando diretamente instalados sob a superfcie abaixo do piso elevado, a rea total de seo transversal dos cabos unipolares ou multiplares no dever exceder a 25% da seco livre dos arcos por onde passa, segundo o item 6.2.10.5.3 da NBR 5410:1990; esse assunto abordado em detalhe no item 1.7.5.. Todos os cabos devero ser instalados e retirados sem interveno nos elementos de construo do prdio, incluindo o prprio Piso Monoltico e seus acessrios fixos, conforme item 6.2.11.5 da NBR 5410.

Nos casos onde houver agrupamento de cabos em feixes, dever se aplicado o fator de correo para capacidade de conduo de corrente por agrupamento, conforme item 6.2.5.5 da NBR 5410. As molduras das tampas bem como os trilhos de montagem, invlucros e demais partes metlicas existentes no interior das caixas de passagem e distribuio devero ser interligadas ao condutor de proteo, conforme item 5.1.3.1.2 da NBR 5410. As linhas eltricas com tenso superior a 1000 V somente podem ser instaladas sob o Piso Monoltico junto com instalaes eltricas de outros tipos desde que se tomem as precaues adequadas para que, em caso de falta, os demais sistemas no sejam submetidos sobre, tenses., conforme o item 6.2.9.5 da ABNT NBR 5410:1997., Na prtica, essas precaues normalmente no so tcnica e economicamente viveis, e deve-se evitar o compartilhamento do espao sob o piso entre instalaes de mdia tenso e outros sistemas, muito embora o Piso Monoltico possa ser utilizado sem restries exclusivamente para passagem de cabos de mdia tenso. 1.5.2 Instalaes de Telefonia

As normas que disciplinam o assunto no Brasil so publicadas pela ABNT, e detalham todos os procedimentos de projeto e instalao das tubulaes e cablagens telefnicas internas de edifcios. As normas para redes telefnicas internas em prdios so as seguintes: ABNT NBR 13300:1995, ABNT NBR 13301:1995, ABNT NBR 13726:1996, ABNT NBR 13727:1996 e ABNT NBR 13822:1997. O Ministrio da infra-estrutura emitiu, em 22 de Agosto de 1992, a Portaria n 175, segundo a qual a instalao telefnica interna de edifcios passa a ser responsabilidade exclusiva do construtor ou proprietrio. Em conseqncia dessa Portaria: A concessionria deixa de analisar e aprovar os projetos de tubulao e rede telefnicas em prdios; A concessionria deixa tambm de realizar vistorias nas instalaes telefnicas internas executadas (tubulao e cabeao/fiao); A concessionria se ater somente entrada telefnica do prdio (cabo de entrada/caixa de distribuio geral). Portanto, passa a ser de responsabilidade do projetista, construtor ou proprietrio a concepo e construo do sistema telefnico. 1.5.3 Redes de Informtica

As instalaes de suporte fsico de sistemas informticos regulamentado por inmeras normas nacionais e internacionais; apesar disso, a rpida evoluo dos equipamentos informticos, tem muitas vezes levado as criao por parte dos fabricantes, de especificaes prprias para redes informticas. A tendncia mundial tem sido de adoo de redes locais com suporte fsico baseado em cabos do tipo par torcido, o que a torna semelhante, do ponto de vista de projeto e instalao, s redes telefnicas. O projeto das redes informticas deve, portanto obedecer s normas aplicveis a cada caso, e nos casos omissos, s recomendaes do fornecedor dos equipamentos; as recomendaes das normas relativas instalao de cabos de redes informticas sob pisos elevados se restringem separao de fontes geradoras de perturbao, o que ser abordado em detalhe no item 1.7.

1.5.4

Cabeamento estruturado

As instalaes de cabeamento estruturado seguem as recomendaes das especificaes tcnicas desse tipo de instalao, editadas por rgos e empresas multinacionais. Nenhuma das especificaes de cabeamento estruturado faz restries forma de instalao, ditando no entanto recomendaes quanto separao dos sistemas, que sero abordadas em detalhe no item 1.7. 1.5.5 Outros Sistemas

As recomendaes estabelecidas neste manual para o projeto e instalao de linhas eltricas de energia e de sinal satisfaro, na grande maioria dos casos, as exigncias tcnicas dos fornecedores dos sistemas. No entanto, se recomenda que o fornecedor do sistema ou equipamento seja consultado quanto ao sistema de instalao que se pretende adotar.

1.6 Instalao de Diferentes Sistemas Eltricos sob o Piso Monoltico O espao sob o Piso Monoltico pode ser compartilhado por cabos de diferentes sistemas eltricos; essas instalaes, no entanto, devem ser feitas de modo a garantir: condies de segurana para as pessoas; proteo dos equipamentos ligados aos cabos; minimizao das interferncias eltricas entre os sistemas, de modo a assegurar a qualidade do funcionamento dos mesmos. 1.6.1 Segurana das Pessoas e Proteo de Equipamentos

As regras relativas segurana das pessoas esto quase sempre ligadas aos sistemas de potncia; esse assunto abordado na ABNT NBR 5410:2004 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso, da qual alguns aspectos so destacados no Captulo 5. Os sistemas de sinal so inofensivos pela sua natureza; necessrio, que se adotem medidas que evitem contatos eltricos acidentais entre os sistemas de potncia e de sinal; essas medidas so: Isolao adequada entre os condutores dos diversos sistemas; Separao fsica adequada entre os componentes dos diversos sistemas em que existe a possibilidade de contatos diretos. Cabe ressaltar que essas precaues devem ser adotados em toda a extenso das instalaes, e no s nas instalaes localizadas sob o Piso Monoltico. 1.6.2 Interferncias Eltricas entre Diferentes Sistemas

Todo condutor pelo qual circula uma corrente eltrica cria, ao seu redor, um campo eletromagntico; por outro lado, em todo condutor imerso em um campo magntico varivel surge uma corrente eltrica induzida. Ao instalar cabos prximos entre si, deve-se tomar precaues para que as correntes induzidas nos mesmos no sejam nocivas ao funcionamento dos sistemas a que esto ligados; na grande maioria dos casos essas precaues so simples e de baixo custo. Evidentemente, os sistemas de sinal esto mais sujeitos a interferncias nocivas, uma vez que funcionam com Sinais de baixa intensidade, que podem ser poludos mesmo com pequenos valores de corrente induzida.

A induo entre 2 condutores maior quando eles correm paralelos, e desprezvel nos seus cruzamentos; o valor da corrente induzida proporcional ao comprimento do trecho em que os condutores correm paralelamente, e inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre eles. 1.6.3 Meios de Reduzir as Perturbaes Induzidas

Dentre os vrios recursos existentes para diminuir as interferncias eletromagnticas, destacamos as alternativas mais comumente aplicadas: a) disposio adequada das fontes potenciais de perturbaes em relao aos equipamentos sensveis; b) disposio adequada dos equipamentos sensveis em relao a circuitos e equipamentos com altas correntes, como por exemplo, barramentos de distribuio e elevadores; c) uso de filtros e/ou dispositivos de proteo contra surtos (DPSs) em circuitos que alimentam equipamentos sensveis; d) seleo de dispositivos de proteo com temporizao adequada, para evitar desligamentos indesejveis devidos a transitrios; e) eqipotencializao de invlucros metlicos e blindagens; f) separao adequada, por distanciamento ou blindagem, entre as linhas de energia e as linhas de sinal, bem como seu cruzamento em ngulo reto; g) separao adequada, por distanciamento ou blindagem, das linhas de energia e de sinal em relao aos condutores de descida do sistema de proteo contra descargas atmosfricas; h) reduo dos laos de induo pela adoo de um trajeto comum para as linhas dos diversos sistemas; i) utilizao de cabos blindados para o trfego de sinais; j) as mais curtas conexes de eqipotencializao possveis; k) linhas com condutores separados (por exemplo: condutores isolados ou cabos unipolares) contidas em condutos metlicos aterrados ou equivalentes; l) evitar o esquema de aterramento TN-C; m) concentrar as entradas e/ou sadas das linhas externas em um mesmo ponto da edificao; n) utilizar enlaces de fibra ptica sem revestimento metlico ou enlaces de comunicao sem fio na interligao de redes de sinal dispostas em reas com eqipotencializaes separadas, sem interligao. Cada um desses meios apresenta vantagens e limitaes, e o conjunto de medidas adotadas para eliminar interferncias nocivas deve ser estabelecida pelo projetista das instalaes. Para os sistemas normalmente encontrados em escritrios, a tendncia mundial aponta o uso de cabos coaxiais, par torcido, UTP, etc., mantendo-se afastamentos adequados das fontes geradoras de perturbao. O uso de tubulaes normalmente evitado, por limitar a flexibilidade de instalao e por ser desnecessrio; no entanto, no item 1.7.3 so abordados casos em que tubulaes rgidas so combinadas com instalaes de cabos soltos sob o piso.

1.6.4

Regras Prticas para Disposio dos Cabos

Embora cada projeto deva ser estudado individualmente, e a disposio dos cabos obedea a convenincias e particularidades prprias de cada caso, as recomendaes a seguir so aplicveis maioria das instalaes convencionais: Os cabos de sinal podem ficar agrupados entre si, mas devem se distanciar dos cabos de potncia nos trechos em que correm paralelos. Sugere-se que sejam respeitados os afastamentos da Tabela 1.1 entre os cabos de sinal e equipamentos geradores de interferncias.

Tabela 1.1 Fonte de Perturbaes Lmpada de descarga Reatores e transformadores com potncia at 500 VA Motores de induo com potncia at 0,33 CV Motores de induo maiores que 0,33 CV Motores com coletores Transformadores de potncia Distncia (m) 0,50 0,30 0,50 1,20 1,20 3,00

1.7 O Dimensionamento do Piso Monoltico para as Instalaes Eltricas O dimensionamento do Piso Monoltico deve ser feito de modo que o mesmo possa acomodar adequadamente as instalaes eltricas; para isso, aps o projeto geomtrico do piso, devero ser determinados: Vo livre sob o Piso Monoltico; Posies das caixas de tomadas redondas Posies e dimenses das caixas de passagem e distribuio; A definio desses parmetros deve ser feita pelo projetista de modo a atender as necessidades particulares de cada caso, considerando os aspectos relevados no item 1.3; a seguir apresentado um roteiro bsico para o dimensionamento, adequado aos casos mais usuais: a) b) c) d) e) Definir as posies das caixas de tomadas redondas ver item 1.7.1; Definir o traado bsico dos cabos ver item 1.7.2; Definir as posies das caixas de passagem e distribuio ver item 1.7.4; Definir as dimenses das caixas de passagem e distribuio ver item 1.7.5 Definir o vo livre necessrio sob o piso ver item 1.7.6

1.7.1

Posio das Caixas de Tomadas Redondas ou Quadradas

As caixas de tomadas redondas devero ser inicialmente locadas prximas aos equipamentos que sero ligados s mesmas, de modo a minimizar o comprimento dos cabos de ligao. Caso no exista um layout que defina a posio dos equipamentos, as caixas de tomadas redondas devem ser locadas nos pontos de maior probabilidade de utilizao, e de modo a constituir uma malha, se possvel regular, com a densidade adequada de tomadas. A densidade de tomadas para cada sistema deve ser determinada pelo projetista; a densidade de tomadas no Piso Monoltico pode ser reduzida de 15 a 30% em relao aos sistemas fixos convencionais, uma vez que ele permite a relocao de caixas de tomadas a qualquer tempo, adequando-se s necessidades do usurio.

Tabela 1.2 Sistema Tomadas de energia Telefone Informtica m / Tomada 35 57 8 10

Na figura 1.5 so apresentadas, em relao a uma mesa de trabalho, as regies preferenciais para instalao da(s) caixa(s) de tomadas.

Figura 1.5 - Posio de Caixas de Tomadas para Mesa de Trabalho As caixas de tomadas devero ainda ser locadas de modo a no coincidirem com os eixos de modulao estabelecidos pela arquitetura para o forro e os caixilhos, uma vez que esses eixos so possveis localizaes de divisrias. Em edifcios sem ocupao definida, em que se utilizaro configuraes de instalao eltrica em estrela arborescente ou barramento, pode-se ainda executar a instalao ate as caixas de distribuio, deixando por conta do futuro ocupante a instalao das caixas de tomadas e cabos secundrios; essa situao exige no entanto que se tomem as precaues cabveis para que a instalao executada posteriormente siga os mesmos padres de qualidade. 1.7.2 Traado Bsico dos Cabos

O traado dos cabos primrios de potncia e de sinal deve ser planejado conjuntamente, com a ressalva de que cada projeto deve ser analisado especificamente, mas de modo geral, sugere-se um afastamento entre os cabos de potncia e de sinal, nos trechos paralelos; isso pode ser assegurado correndo-se os cabos por linhas de arcos afastados, ou fixando-se os feixes de cabos de modo a garantir a distncia mnima. Afastamentos muito grandes entre os dois tipos de cabos devem ser evitados, j que levam a um aumento das dimenses das caixas de passagem e distribuio ou criao de caixas adicionais. Os cabos secundrios podem ser instalados livremente a partir das caixas de distribuio. 1.7.3 O uso de Dutos e Tubulaes

Os dutos e tubulaes normalmente no so necessrios em instalaes executadas sob o Piso Monoltico, e, sempre que possvel, devem ser evitados, pois sua presena pode dificultar a passagem dos cabos; no entanto, eles podem ser necessrios, em trechos curtos, para passagem de cabos que devem ser levados, pelo piso ou pela parede, para fora da rea onde o Piso Monoltico foi instalado.

S-ar putea să vă placă și