Sunteți pe pagina 1din 22

FUVEST / 1995

01. "(...) O antroplogo Claude Lvi-Strauss detestou a Baa de Guanabara pareceu-lhe uma boca banguela. E eu, menos a conhecera mais a amara? Sou cego de tanto v-la, de tanto t-la estrela O que uma coisa bela?"
(Caetano Veloso, O Estrangeiro)

2 fase 08/01/95

Lngua Portuguesa
03. "Maurcio saudou, com silenciosa admirao,esta minha avisada malcia. E imediatamente, para o meu Prncipe: H trs anos que no te vejo, Jacinto...Como tem sido possvel, neste Paris que uma aldeola, e que tu atravancas?"
(Ea de Queirs, A Cidade e as Serras)

a) a) Na linguagem literria, muitas vezes, o mais-que-perfeito do indicativo substitui outras formas verbais, como no verso: "E eu, menos a conhecera mais a amara?".Reescreva-o, usando as formas que o mais-que-perfeito substituiu. Tanto sou como so formas de presente do indicativo. Apesar disso, a viso de tempo que elas transmitem no a mesma em uma e outra. Em que consiste essa diferena?

Transponha para o discurso indireto o excerto acima, fazendo as adaptaes necessrias. Justifique, agrupando-as em dois blocos, as alteraes realizadas.

b)

b)

04. I.

O QUE MUDOU NA LEGISLAO ELEITORAL. Como era em 89 (...) Apenas pessoas fsicas podiam fazer doaes (...) Entidades de classe ou sindicais no podiam contribuir com os partidos (...).
(Folha de S.Paulo, 3/12/94, 1-8)

02. I.

"Viagem alm do mito Em O Selvagem da pera, Rubem Fonseca retrata um Carlos Gomes ambicioso, vingativo e mulherengo."
(Veja, 17/08/94, p. 114)

II. " melhor esperar o prximo Rubem Fonseca sem punch em O Selvagem da pera, ficou devendo um romance aos seus leitores."
(Jornal da Tarde, 20/08/94, Caderno de Sbado, 5)

II. CONTRIBUIR 1. (...) Tomar parte em despesa comum;pagar contribuio; dar dinheiro, com outros (para determinado fim) (...) "Voc no contribui paraas obras da igreja?" (...) Contribu com cem cruzados. Poucos paroquianos deixaram de contribuir (...).
(C.P. Luft, Dicionrio de regncia verbal)

a) Os ttulos acima referem-se a crticas feitas ao livro O Selvagem da pera, de Rubem Fonseca. Compare-os, destacando: a) b)
FUV952F

O perodo enquadrado em I apresenta uma incorreo na regncia verbal. Redija-o corretamente, com base na informao de II. Ainda com base em II, formule uma explicao adequada para o uso da preposio no perodo enquadrado em I.

O aspecto focalizado pelo crtico em cada um deles; Qual o encaminhamento do texto que cada um permite prever.

b)

FUVEST

2 FASE - 1995

05. "(...) No fundo o imponente castelo. No primeiro plano a ngreme ladeira que conduz ao castelo. Descendo a ladeira numa disparada louca o fogoso ginete. Montado no ginete o apaixonado caula do castelo inimigo de capacete prateado com plumas brancas. E atravessada no ginete a formosa donzela desmaiada entregando ao vento os cabelos cor de carambola."
[A. de Alcntara Machado, Carmela]

08. Sentaram-se todos em redor da merenda, metendo a mo no cesto, vez, sem outro resguardar de convenincias que no atropelar os dedos dos outros, agora o cepo que a mo de Baltazar, cascosa como um tronco de oliveira, depois a mo eclesistica e macia do padre Bartolomeu Loureno, a mo exata de Scarlatti, enfim Blimunda, mo discreta e maltratada com as unhas sujas de quem veio da horta e andou a sachar antes de apanhar as cerejas."
(J. Saramago, Memorial do Convento)

"(...) amos se no me engano, pela rua das Mangueiras, quando voltando-nos, vimos um carro elegante que levavam a trote largo dois fogosos cavalos. Uma encantadora menina, sentada ao lado de uma senhora idosa, se recostava preguiosamente sobre o macio estofo e deixava pender pela cobertura derreada do carro a mo pequena que brincava com um leque de penas escarlates."
[Jos de Alencar, Lucola]

a) Qual a figura de linguagem que o narrador utiliza para marcar as diferenas de nvel e grupo social das personagens? b) Levando em conta, agora, o conjunto do romance, qual o denominador comum das personagens acima ` mencionadas que permite que elas se aproximem, se solidarizem e se estimem umas s outras, apesar das diferenas apontadas? 09. Os romances de Ea de Queirs costumam apresentar crticas a aspectos importantes da sociedade portuguesa, freqentemente acompanhadas de propostas (explcitas ou implcitas) de reforma social. Em A Cidade e as Serras, a) qual o aspecto que se critica nas elites portuguesas? b) qual a relao, segundo preconiza o romance, que essas elites deveriam estabelecer com as classes subalternas? 10. "Numa das voltas olhando para trs, viu a montanha curvada, com o sol lhe mordendo as ilhargas. Era Loge, deus do incndio... As montanhas desembestavam assustadas, grimpando os itatins com gestos de socorro, contorcidas. Loge perseguia as medrosas, lambido de chamas, trinando. Frulein escutou um xilofone, o tema conhecido. E o encantamento do fogo principiou para Brunilda."

Nesses excertos, observa-se que a maioria dos substantivos so modificados por adjetivos ou expresses equivalentes. Comparando os dois textos, a) aponte em cada um deles o efeito produzido por tal recurso lingstico; b) justifique sua resposta. 06. "A Marquesa de Alegros ficara viva aos quarenta e trs anos, e passava a maior parte do ano retirada na sua quinta de Carcavelos. (...) As suas duas filhas, educadas no receio do Cu e nas preocupaes da Moda, eram beatas e faziam o chique, falando com igual fervor da humildade crist e do ltimo figurino de Bruxelas. Um jornalista de ento dissera delas: Pensam todos os dias na toalete com que ho de entrar no Paraso."
[Ea de Queirs, O Crime do Padre Amaro]

Paralelismo sinttico e oposio semntica so recursos usados na caracterizao das filhas da Marquesa de Alegros. a) Transcreva do texto os segmentos em que isso ocorre. b) Identifique os efeitos de sentido que decorrem do emprego de tais recursos. 07. "O lugar mais ertico de um corpo no o ponto em que o vesturio se entreabre? (...) a intermitncia, como muito bem o disse a psicanlise, que ertica: a da pele que cintila entre duas peas (as calas e a camisola), entre duas margens (a camisa entreaberta, a luva e a manga); essa prpria cintilao que seduz, ou ainda: a encenao de um aparecimento-desaparecimento."[Roland Barthes] Costuma-se reconhecer como fato capital na composio de "Missa do Galo", de Machado de Assis, a criao de uma atmosfera ertica. Levando em conta a definio do ertico contida no texto acima, aponte os elementos que do origem a tal atmosfera a) no comportamento da personagem Conceio; b) na tcnica narrativa do conto.

No trecho acima, aparecem traos de estilo e composio muito caractersticos da corrente esttica da modernidade que, reconhecidamente, mais influenciou na feitura de Amar, Verbo Intransitivo. a) Qual essa corrente esttica? b) Identifique duas caractersticas dessa corrente presentes no texto acima, indicando exemplos.

2 FASE - 1995

FUVEST

Redao
Em muitas pessoas j um descaramento dizerem "Eu".
[ T. W. Adorno]

Resoluo das questes de Lngua Portuguesa


01. A questo apresenta pelo menos duas possibilidades de leitura: a) Se considerarmos a orao "menos a conhecera mais amara?" como proporcional, os verbos deveriam ir para o pretrito imperfeito: "menos a conhecia mais amava" ou "(quanto) menos a conhecesse (tanto) mais a amaria", com os verbos no pretrito imperfeito do subjuntivo e futuro do pretrito.Porm, se considerarmos como apositiva, os verbos deveriam ser empregados no pretrito perfeito: "menos a conheci mais a amei." b) A forma verbal "sou" indica a contemporaneidade do fato, isto , o presente real, do momento. J a forma ""indica um presente atemporal, o das verdades universais. 02. a) No fragmento I, o aspecto focalizado o contedo, o enredo de cunho biogrfico, em que se desmitifica a figura do msico Carlos Gomes, humanizando-o, isto , destacando os problemas de carter do autor de O Guarani. No fragmento II, enfatiza-se a falta de garra em que a forma estilstica do romance foi elaborada. b) No fragmento I, percebe-se uma anlise favorvel em relao ao romance. No fragmento II, o encaminhamento do texto parece conduzir a leitura para uma abordagem depreciativa da obra. 03. a) Maurcio saudou, com silenciosa admirao, esta minha avisada malcia. E imediatamente disse para o meu Prncipe Jacinto que havia trs anos que no o via e como tinha sido possvel naquele Paris que era uma aldeola, e que Jacinto atravancava. b) O primeiro pronome demonstrativo no foi alterado por que ele se encontra na perspectiva do narrador. O segundo, entretanto, deve ser modificado em funo da perspectiva do interlocutor. Fez-se necessria a colocao da forma verbal "disse" para introduzir o discurso indireto (verbo "dicendi"). As outras formas verbais do presente do indicativo ("vejo", "tem", "atravancar") para o imperfeito do indicativo no discurso indireto, para adaptao terceira pessoa. 04. a) "Entidades de classe ou sindicais no podiam contribuir para os partidos." b) A explicao possvel de que o articulista usou "contribuir" com o sentido de "colaborar".

No h sempre sujeito, ou sujeitos. (...) Digamos que o sujeito raro, to raro quanto as verdades.
[ A. Badiou]

Todos so livres para danar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralizao histrica da religio, so livres para entrar em qualquer uma das inmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coero econmica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que sempre a mesma coisa.
[ T. W. Adorno]

Andy Warhol, Marilyn Monroe, 1962 leo sobre tela, 81 X 55 3/4

Relacione os textos e a imagem acima e escreva uma dissertao em prosa, discutindo as idias neles contidas e expondo argumentos que sustentem o ponto de vista que voc adotou.

FUVEST

2 FASE - 1995

05. a) No primeiro texto os adjetivos so usados com visvel teor irnico, desmistificando o tom romntico. b) No 2o texto, os adjetivos so usados romanticamente, isto , com o intuito de criar uma personagem romntica, um ambiente romntico, uma viso romntica. Em tempo: quando se fala em romntico aqui, refere-se ao Romantismo, perodo literrio. 06. a) "... eram beatas ... Bruxelas"e " Pensam ... Paraso." b) Os recursos usados na caracterizao das filhas da marquesa atingem a finalidade realista naturalista: critica religiosidade romntica e futilidade burguesa: (as filhas eram romanticamente religiosas e burguesas). 07. a) O texto nos mostra uma Conceio insinuante, que sugere e recolhe, que mostra e esconde (inclusive braos e ps, pouco comuns poca), que "promete" e "nega", a ponto de Nogueira no ter certeza, se de fato o idlio acontecera ou fora fruto de sua imaginao. b) O conto narrado em primeira pessoa, um jovem ingnuo de apenas dezessete anos que relata a conversao que tivera com Conceio, senhora casada de trinta anos. Machado nos revela o jogo de seduo de uma senhora experiente e madura atravs da viso de um jovem inexperiente e ingnuo. Alm de relatar um clima ertico devido as atitudes de Da Conceio, sugere o pecado numa noite de Natal e a ausncia do marido que se encontrava com a amante, criando um clima de cumplicidade que quebrado pelas atitudes naturais de Conceio, no dia seguinte, como se nada tivesse ocorrido na vspera. 08. a) A figura de linguagem a sindoque (uma espcie de metonmia). b) O denominador comum entre elas a construo da passarola, a realizao do sonho humano de voar. 09. a) Ele critica a acumulao de bens desnecessrios, a ociosidade e a explorao que essa elite faz do trabalho da plebe. b) As elites deveriam estabelecer uma relao menos ambiciosa e terica, como de Jacinto. Deveriam ser menos egocntricas e superficiais , abrindo mo de bens materiais suprfluos para dividirem com a plebe o fruto do trabalho desta, dando condies dignas de sobrevivncia.

10. a) A corrente esttica o Surrealismo. b) No Surrealismo temos a presena de imagens da supra-realidade, sugeridas pelo inconsciente, como em "as montanhas desembestavam assustadas, grimpando ositatins com gestos de socorro, contorcidas... "; e o clima onrico , como em "Loge perseguia as medrosas, lambido de chamas, trinando. Frulein escutou um xilofone, o tema conhecido".

Redao: Comentrio
Os fragmentos de texto e reproduo da obra de Warhol remetem idia da padronizao dos indivduos nas sociedades de massas. As pessoas, nessas sociedades, so controladas por um programa ideolgico que interessa aos donos do poder. Caberia ao aluno desenvolver essas idias, sempre de um ponto de vista crtico, dando exemplo claros e concretos.

FUVEST / 1995
Questes de Histria 01. "Ento Alexandre aproximou-se ainda mais dos costumes
brbaros que ele tambm se esforou em modificar mediante a introduo de hbitos gregos, com a idia de que essa mistura e essa comunicao recproca de costumes dos dois povos... contribuiria mais do que a fora para solidificar seu poder..."

2 fase 09/01/95

Histria e Qumica
Qual o tema do texto? Explique o contexto histrico em que foi produzido.
"Atrs de portas fechadas, luz de velas acesas, entre sigilo e espionagem acontece a Inconfidncia."

(Plutarco, Vidas Paralelas)

(Ceclia Meireles. Romanceiro da Inconfidncia)

O texto trata da poltica de conquista de Alexandre o Grande. a) Quem eram os brbaros? b) No que consistiu a sua poltica de conquista?

Explique: a) Por que a Inconfidncia, acima evocada, no obteve xito. b) Por que, no obstante seu fracasso, tornou-se o movimento emancipacionista mais conhecido da histria brasileira?
"Quem furta pouco ladro Quem furta muito baro Quem mais furta e esconde Passa de baro a visconde"

02. O feudalismo, que marcou a Europa Ocidental durante a Idade Mdia, resultou de duas heranas distintas, a romana e a germanica. Comente cada uma delas. 03. Sobre a colonizao inglesa na Amrica do Norte, a) estabelea sua conexo com os desdobramentos da Reforma Protestante da Inglaterra b) explique por que na regio sul se originou uma organizao socioeconmica diferente da do norte. 04. "Quando
na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade... No h liberdade se o poder judicirio no est separado do legislativo e do executivo... Se o judicirio se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a fora de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notveis, ou de populares, exercesse os trs poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execuco das resoluces pblicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidados" .

(Versos annimos divulgados no Rio de Janeiro depois da instalao da Corte Portuguesa no Brasil, em 1808)

Considerando as crticas neles contidas, a) Explique as transformaes polticas e administrativas trazidas pela Corte portuguesa. b) possivel estabelecer um paralelo com a atual situao do Brasil? Comente. 07. Estados Unidos da Amrica e Brasil aboliram a escravido no sculo XIX. Compare os dois processos.

08.

"Diante do meu charuto muito doutor de lei ficou menor do que um ano de circo de cavalinho"

(Ponciano de Azeredo Furtado, personagem criado por Jos Candido de Carvalho, em O Coronel e o Lobisomem).

(Montesquieu, Do Esprito das Leis, 1748)


FUV952F

Tomando como referncia o texto, identifique o fenmeno nele retratado e explique suas razes e permanncias.

FUVEST

2 FASE - 1995

09. Para os cristos como, por exemplo, So Bento, o criador das ordens religiosas no Ocidente, no sculo VI, e Calvino, reformador protestante, no sculo XVI, e para os fundadores do socialismo cientfico, Marx e Engels, no sculo passado, o trabalho foi visto como uma atividade virtuosa e humanizadora: "Ora et labora", propunha o primeiro; "O cio pecado", decretava o segundo, e " pelo trabalho que o homem progride e se humaniza", consideravam os terceiros.J os nazistas colocaram no porto de entrada dos seus campos de concentrao a divisa de que o trabalho liberta ("Arbet macht frei"). Com essas referncias e seus conhecimentos de Histria Contempornea, comente o nazismo luz dos conceitos de civilizao e barbrie. 10. "Os beneficios que conquistastes devem ser ampliados aos operrios rurais, aos que, insulados nos sertes, vivem distantes das vantagens da civilizao. Mesmo porque, se no o fizermos corremos o risco de assistir ao xodo dos campos e superpovoamento das cidades - desequilbrio de conseqncias imprevisveis, capaz de enfraquecer ou anular os efeitos da campanha de valorizao integral do homem brasileiro, para dot-lo de vigor econmico, sade fisica e energia produtiva".
(Getlio Vargas, Discurso de 1 de maio de 1941)

02.

Composio, em volume, do gs de nafta hidrognio ............................ 45% metano................................... 30% dixido de carbono................. 20% monxido de carbono............. 5% O gs de nafta distribudo na cidade de So Paulo est sendo gradativamente substitudo pelo gs natural (100% metano). A substituio requer troca de queimadores dos foges e aquecedores para que o fluxo de ar seja o adequado combusto completa do gs natural. a) Mostre por meio de equaes qumicas e relaes volumtricas que a chama ser fuliginosa, devido combusto incompleta, se a troca dos queimadores no for feita. Neste caso, considere fluxos iguais para o gs de nafta e para o gs natural. b) Qual a contribuio do dixido de carbono para o poder calorfico do gs de nafta? c) Gs de nafta ou gs natural, qual o mais txico? Justi f ique . C 1
Composto

C 2

tomos ou grupos de tomos ligados aos carbonos

1
A B C H,H CH3,H Br,Br

2
CH3,CH3 CH3,H H,Br

a) A quais "benefcios" se refere o Presidente Vargas? b) Posteriormente, quando os "benefcios" foram estendidos aos trabalhadores rurais, essas medidas, alm de no impedirem o xodo, tambm no eliminaram a misria. Porque? Questes de Qumica 01. O ion complexo [Cr(C 2 H 8N 2) 2 (OH) 2] + pode existir na forma de dois ismeros geomtricos A e B que esto em equilbrio: ismero A ismero B

Os compostos A, B e C so alcenos em que os tomos ou gruposde tomos esto ligados aos carbonos 1 e 2, conforme indicado na tabela acima. a) A, B e C apresentam isomeria cis - trans ? Explique atravs de frmulas estruturais. b) A reao do composto B com HBr leva formao de ismeros? Justifique. 04. A aparelhagem representada abaixo serve para produzir hidrognio seco, que sai pelo tubo D. A um equipamento de vidro que tem uma torneira, permitindo gotejar um lquido para dentro do recipiente B. a) Que substncias devem estar contidas em A e em B? b) Escreva a equao da reao que ocorre em B quando h produco de hidrognio. c) Qual das substnclas abaixo adequada para ser colocada no recipiente C ? Justifique. gua destilada Benzeno puro Glicerina comercial cido sulfrico concentrado

Numa experincia, realizada a temperatura constante, em que se partiu do ismero A puro, foram obtidos os seguintes dados daconcentrao desse ismero em funo do tempo, em segundos:
tempo 0 100 200 500 1000 2000 2500 3000 11 10,5 10,2 10 10 10

[A]/10-3 mol L-1 11,6 11,3 [B]/10-3 mol L-1

a) Obtenha os dados da concentrao do ismero B e construa uma tabela desses dados para todos os tempos indicados. b) Qual o valor da constante desse equilibrio ? Justifique.

2 FASE - 1995

FUVEST

05.

semi-reao Fe2+ + 2e Fe Cu2+ + 2e Cu O2 + 2 H2O + 4e 4 OH

E/V 0,41 + 0,34 + 0,40

08. A converso biolgica do nitrognio atmosfrico em amnia realizada atravs do processo cclico:

A esttua da Liberdade est no porto de Nova Iorque e, portanto, em ambiente marinho. Ela consiste em uma estrutura de ferro sobre a qual esto rebitadas placas de cobre que do forma figura. a) Qual o efeito do ambiente marinho sobre as placas de cobre? Explique utilizando equaes qumicas. b) Por que no foi uma boa idia ter cobre em contacto com ferro? Justifique. 06. Em uma soluo obtida pela dissoluo de cloreto de cobalto (II) em cido clordrico tem-se:
[Co(H 2 0) 6 ] 2+ (aq) + 4Cl (aq)

A planta transforma a amnia produzida em peptdios que, quando a planta morre, so oxidados pelo O2, atravs de bactrias: O2 peptdios bactrias a) Admitindo que cada molcula de molibdoferridoxina participa de 106 ciclos de converso, calcule quantos mols de molibdnio so necessrios para converter 168 toneladas de nitrognio. massa molar do N2 - 28 g/mol b) Sabendo-se que a oxidao do dipeptdio da glicina libera 5,0 x 102 kJ por mol de O2 consumido, qual a energia liberada na oxidao de um mol do dipeptdio da glicina? Justifique. H H H C H3N
+

amnia + dixido de carbono + gua

rosado

[CoC1 4 ] 2(aq) + 6 H 20(l)

azul

Essa soluo foi dividida em trs partes, cada uma colocada em um tubo de ensaio. Cada tubo de ensaio foi submetido a uma temperatura diferente, sob presso ambiente, como ilustrado abaixo.

ar A

gua em ebulio

gelo e gua

B C azul rosado violeta a) Em que sentido a reaco acima representada absorve calor? Justifique. b) Em qual desses trs experimentos a constante do equilbrio apresentado tem o menor valor ? Explique.

N C O C H H

COO

07. Em um bquer foram misturadas solues aquosas de cloreto de potssio, sulfato de sdio e nitrato de prata, ocorrendo, ento, a formao de um precipitado branco, que se depositou no fundo do bquer. A anlise da soluo sobrenadante revelou as seguintes concentraes: [Ag+ ] [So42 ] [Cl ] = 1,0 x 103 mol/L = 1,0 x 101 mol/L = 1,6 x 107 mol/L

frmula estrutural do dipeptdio da glicina

VITAMINA A (ponto de fuso = 62C) VITAMINA C (ponto de fuso = 193C) Uma das propriedades que determina a maior ou menor concentrao de uma vitamina na urina a sua solubilidade em gua. a) Qual dessas vitaminas mais facilmente eliminada na urina? Justlflque . b) D uma justificativa para o ponto de fuso da vitamina C ser superior ao da vitamina A.

De que constitudo o slido formado? Justifique.


composto AgCl Ag2SO4 produto de solubilidade 1,6 x 10 1,4 x 10
10

cor branca branca

(mol/L)2 (mol/L)3

FUVEST

2 FASE - 1995

10. Benzaldedo sofre reao de Cannizzaro conforme indicado abaixo: 2C6H5CHO + NaOH C6H5COONa + C6H5CH20H Numa experincia aqueceu-se, sem perda de material, uma mistura de 4,0 x 102 mol de benzaldedo, 1,0 x 10 1 mol de hidrxido de sdio e 100ml de gua. a) Ao trmino da reao qual a massa de benzoato de sdio formada? Justifique. b) A temperatura ambiente, antes de ocorrer a reao, a mistura era homognea ou heterognea? Explique. c) Depois de ocorrer a reaco, resfriou-se a mistura at a temperatura ambiente. Esta mistura homognea ou heterognea? Explique. Composto benzaldedo lcool benzlico benzoato de sdio hidrxido de sdio Solubilidade (*) 2,8 x 103 3,7 x 102 3,5 x 101 2,5

04. O texto se refere a tripartio dos poderes do Estado. Defende o equilbrio entre os trs poderes como nica forma de conter os abusos de poder, questionando, dessa forma, o Estado Absolutista que imperava decadentemente no perodo em questo. Montesquieu foi denominado, por isso, de Iluminista, como tal, um precurssor da derrubada do Antigo Regime. 05. a) A Inconfidncia Mineira (1789) no conseguiu impor seu projeto de Independncia pois a ao metropolitana conseguiu desbarat-lo antes de sua ecloso. Garantiu, contudo, o principal interesse das elites que comandaram o movimento; no aconteceu a "derrama". b) Este movimento foi resgatado e mitificado no incio do Perodo Republicano (ps 1889); foi reconstitudo historicamente segundo os interesses polticos e ideolgicos do regime em ascenso. Um movimento de elites, sem grandes movimentaes populares, na defesa do "status quo" das elites, onde a noo de salvador (Tiradentes) se sobreps a fora social. 06. a) A transferncia da Corte para o Brasil trouxe ao Rio de Janeiro novos padres polticos, culturais e sociais. Junto com a Famlia Real vieram milhares de nobres que, dentro da concepo do Antigo Regime, viviam de privilgios do Estado. b) Obviamente, a histria do Estado brasileiro nascido da vinda da Corte (1808) toda marcada, at hoje, pelo fisiologismo poltico e pela corrupo que garantem os interesses de grupos de polticos e burocratas, de um lado, e de setores das elites de outro. 07. Ambos os processos foram extremamente tardios, os ltimos do mundo ocidental, fizeram parte de um projeto maior, das regies industrializadas do globo, de favorecer a expanso dos mercados consumidores; e opuseram setores de elites econmicas, dentro dos dois pases, por conflitos de interesses. Nos EUA, o norte industrializado se ops ao sul latifundirio e escravocrata; no Brasil, as elites cafeeiras do oeste paulista, se opuseram s elites nordestinas que controlavam o Congresso Nacional. 08. O fenmeno descrito no texto se insere, dentro da histria do nosso pas, fora de poderes locais polticos e econmicos conhecidos como coronelismo. Suas razes se encontram na concentrao de riquezas e poderes, a histria brasileira se confunde com a do latifndio e da pujana de um lado, e a da misria do outro. Essa situao acabou por criar um pequeno grupo social que muitas vezes se sobreps s leis e utilizou do espao pblico para os seus benefcios privados; da sua capacidade de permanncia, em grande medida, at hoje.

(*) solubilidade, temperatura ambiente, em mols por 100ml de gua. Massa molar do benzoato de sdio = 144 g/mol.

Resoluo das Questes de Histria Geral


01. a) O conceito de barbrie est vinculado negao da civilizao, em outras palavras, aqueles que no pertenciam a civilizao em questo eram considerados brbaros. b) Consistiu em um processo de expanso Imperialista no qual os exrcitos de Alexandre se impuseram militarmente mas, posteriormente, buscaram atravs de um processo de transculturao estabelecerem-se nos novos domnios; da o helenismo. 02. A estrutura feudal nasceu de um lado, da fragmentao do Imprio Romano que favoreceu o localismo poltico, econmico e militar sob controle dos grupos sociais que dominavam as terras e as armas. Por outro lado, as relaes de Suserania e Vassalagem e, de senhorio e servido, caractersticas das regies nrdicas da Europa, gerenciaram praticamente todas as relaes poltico-sociais, polticoeconmicas e poltico-militares do medievalismo. 03. a) O processo de colonizao do norte est diretamente ligado chegada de imigrantes fugidos das perseguies religiosas e que, buscaram o novo mundo alm de oportunidades econmicas em geral de subsistncia liberdade nas suas prticas de f. b) A economia do sul dos EUA esteve por sculos ligada Plantation, por ser uma regio prxima ao trpico trazia a possibilidade de produes voltadas exportao para a Europa dentro do eixo mercantil; diferente portanto, do norte voltado em princpio subsistncia.

2 FASE - 1995

FUVEST

09. O Nazismo foi uma ideologia totalitria que se imps na Alemanha na defesa dos interesses do Capitalismo Alemo da poca. Visava o imperialismo, o protecionismo e o nacionalismo; o aumento da produtividade e dos lucros atravs da exaltao do trabalho e da guerra, jogando o nus poltico dos resultados deste projeto sobre aqueles que se opunham ideologicamente ou culturalmente, atravs de um discurso racista na defesa de um conceito de civilizao que se imps sobre amplas esferas da individualidade se aproximando muito mais do conceito de brbarie. 10. a) O Presidente se referiu ao conjunto de legislaes trabalhistas criadas pelo Estado Novo, posteriormente denominadas genericamente de C.L.T. Salrio mnimo, Frias remuneradas, F.G.T.S., Aposentadoria, etc. b) Primeiro que, para se ter acesso a esses "benefcios" era necessrio ter carteira assinada e a esmagadora maioria no possua. Segundo, esses benefcios chegaram bastante tardiamente ao campo (anos 60), quando o xodo j era significativo. Terceiro, porque a Previdncia Social nunca conseguiu evitar a misria, mas principalmente porque o xodo e a misria rural estiveram sempre vinculados concentrao fundiria e improdutividade dos latifndios, onde a migrao surgiu como forma de sobrevivncia, inchando as metrpoles.

02. a)

A combusto completa do gs de Nafta ( Supondo o fluxo de 1 mol por intervalo de tempo) :


2 4 2
144 2444 4 3

0,45H + 0,30CH + 0,05CO + 0,2CO 144 2444 4 3 1 mol de gs de Nafta

+ 0,85O2

0,85 mols de 02

1,05H2O + 0,55CO2
As combustes parciais e total do CH4 (Supondo o mesmo fluxo anterior) so: Total = CH4 + 202
144 2444 4 3 144 2444 4 3

CO2 + 2H20 3

1 mol

2 mols

Parcial -

1 42 43 44 4 4

CH4 +

1 4 44 44 4 2 3

02 CO + 2H20

No-Fuliginosa 1 mol Parcial Fuliginosa

1,5 mols

CH4 + 02 C(s) + 2H20


1 mol 1 mol

Observamos que o queimador regulado para Nafta queima na proporo de 1 mol de combustvel: 0,85 mols de O2. Se o queimador no for trocado, esta proporo insuficiente para a combusto total e a parcial no fuliginosa do metano. Um queimador de Nafta certamente priorizar a formao de fuligem se for usado para queimar metano. b) c) Nenhuma. O CO2 no sofre combusto. o gs de Nafta j que possui monxido de carbono. O gs metano no apresenta uma toxidez muito elevada. condio para isomeria geomtrica ou Cis-trans: onde

Resoluo das Questes de Qumica


01.
Tempo
3 1

03. a)

100

200

500

1.000

2.000

2.500

3.000

dos itens apresentados:


[A]/ 10 mol . L
3

11,6

11,3

11,0

10,5

10,2

10,0

10,0

10,0

[B]/ 10 mol . L

no apresenta
0 0,3 0,6 1,1 1,4 1,6 1,6 1,6

Equilbrio Qumico b) K e = [B] = 1,6 = 0,16


[A] 10

apresenta

no apresenta Br * b) H3C - CH = CH - CH3 + Hbr H3C - CH2 - CH - CH3 Observamos que o composto formado por 2 Bromo Butano apresentar isomeria ptica j que o carbono 2 quival.

10
04. a) b) c)

FUVEST

2 FASE - 1995

A - Soluo concentrada de cido clordrico. B - Magnsio em lascas.

2 HC l + Mg MgC l 2 + H2 Desejamos H2(g) seco e portanto a melhor substncia a ser utilizada o cido sulfrico (forte agente desidratante).
Pelas equaes abaixo: Cu2+ + 2 e

07. O produto de solubilidade significa o equilbrio entre os ons aquosos e uma poro da substncia no estado slido. Exemplo:

Kgs = Ag

. Cl

que reflete o equilbrio:

AgCl(s)
05. a)

Ag + b aqg + Cl b aqg

Cu

+ 0,34 V

Da soluo sobrevadante temos que:

O2 + 2H2O + 4 e

40H + 0,40 V

Ag + . Cl = 1,6 . 10 (mol / L) que justamente o


10 2

Notamos que gua e oxignio apresentam o maior potencial de reduo, ocasionando a oxidao do cobre de Cu aCu+2 ( esverdeado caracterstica da esttua). b) Pela analse dos potenciais: Fe2+ + 2 e Cu2+ + 2 e

valor do Kps AgC l , indicando que o sal em equilbrio com seu slido o AgC l .
2 = 10 7 inferior ao Obs: O produto Ag + . SO 4 2

Fe

0,41 V + 0,34 V

Cu

Kps do Ag2SO4 indicando uma soluo insaturada, e portanto sem precipitado. 08. Pelo esquema mostrado a proporo entre N 2 e molibdoferridoxina 1:1. Na molcula de molibdoferridoxina h um tomo de molibdnio. 1 mol de molibdoferridoxina 1 mol de molibdnio. 1 mol de molibdnio 106 mols de N2

Observamos que o cobre apresenta o maior potencial de reduo, ocasionando a oxidao da estrutura de ferro. 06.

ar A violeta B

gua em ebulio azul C

gelo e gua rosado

F ao final I GG 6 J H de 10 CiclosJK

1 mol x mol

28 ton 168 ton

Temp. Ambiente a)

Temp = 100oC

Temp = OoC

x = 6 mols de molibdnio. b) C4H803N2 + 302 2 NH3 + 4CO2 + H2O


2

As reaes endotrmicas so favorecidas pelo aumento da temperatura do sistema. Isto corresponde ao Sistema B. E portanto, o deslocamento para a direita indica o sentido endotrmico. b) A menor constante ser a correspondente ao sistema rosado apresenta o menor numerador da relao:
K= [ CoCl 4 ]
2

1 mol de dipeptdeo consumir 3 mols de O , ou seja


1,.5 . 103 KJ ser a energia liberada na oxidao de 1 mol de dipeptdeo de glicerina.

. [H 2 O

6 4

[Co (H2 O)6 2+ . Cl

09. a)

Observao: O sistema rosado significa o deslocamento do equilbrio para o lado dos reagentes.

b)

A Vitamina C j que apresentar uma solubilidade elevada na gua devido s suas pontes de hidrognio (grupos - OH). As pontes de hidrognio da vitamina C so foras intermoleculares elevadas que implicam em uma energia maior para quebr-las, tornando o ponto de Ebulio da vitamina C superior ao da vitamina A.

2 FASE - 1995

FUVEST

11

10. a)

2C 6 H 5 CHO + NaOH C6H5COONa + C6H5CH2OH.

100ml de agua

2 mols 1 mol ________________ 1 mol ____1mol

4 . 102

R10 1 mol (onde): 4 . 10 2 mols. | | 2 mols S 2 . 10 mols reagem. | 2 |8 . 10 mols de excesso. | T

4 . 10 2 mols de Benzoato de Sdio X 1 mol de Benzoato de Sdio 144 g 144 g


x= b) . 4 . 10 2 = 5,76g

mol

Solubilidade do:

28 . 10 3 mols 4,0 . 10 2 mols C6 H5 CHO = < 100 ml de H2O 100 ml de H2O litro
A solubilidade do bentaldedo menor que o colocado e, portanto, o sistema heterogneo. Aps a reao, as quantidades de benzoato de sdio e lcool benzlico sero ambas de 4 . 10 2 mols por 100 ml de H 2O. O benzoato est inferior a sua solubilidade e, portanto, dissolvido. J o lcool benzlico est em quantidade superior a sua solubilidade o que implica em sistema heterogneo.

FUVEST / 1995
QUESTES DE BIOLOGIA
01. Considere trs tipos de clulas do corpo de um homem adulto: clulas epidrmicas, clulas do tecido adiposo e espermatozides. a) Em qual dessas clulas espera-se encontrar maior consumo de ATP? Que tipo de organela citoplasmtica essa clula ter em nmero maior do que as demais? b) Qual das trs clulas excretar mais gs carbnico? 02. No DNA de um organismo, 18% das bases nitrogenadas so constitudas por citosina. Que outras bases nitrogenadas devem existir neste DNA e em que propores? Justifique sua resposta. 03. Uma populao de bactrias foi colocada em um meio e cultura saturado de um determinado antibitico. A maioria das bactrias morreu. No entanto, algumas sobreviveram e deram origem a linhagens resistentes a este antibitico. a) Explique o processo segundo a teoria lamarquista de evoluo. b) Explique o processo segundo a teoria darwinista de evoluo. 04. Um homem afetado por uma doena gentica muito rara, de herana dominante, casa-se com uma mulher normal, no consangnea. Imagine que o casal tenha doze descendentes, seis filhos e seis filhas. Responda, justificando sua resposta, qual ser a proporo esperada de filhas e filhos afetados pela doena do pai no caso do gene em questo estar localizado. a) em um autossomo b) no cromossomo X
FUV952F

2 fase 10/01/95

Prova de Biologia e Geografia


05. Um organismo, homozigoto para os genes A B C D, todos localizados em um mesmo cromossomo, cruzado com outro, que homozigoto recessivo para os mesmos alelos. O retrocruzamento de F1 (com o duplo recessivo) mostra os seguintes resultados: no ocorreu permuta entre os genes A e C ocorreu 20% de permuta entre os genes A e B, 30% entre A e D ocorreu 10% de permuta entre os genes B e D a) Baseando-se nos resultados acima, qual a seqncia mais provvel desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta. 06. Considere a seguinte tabela que indica produtos da excreo de duas espcies, X e Y, de vertebrados.
% de nitrognio no-protico na forma de

Espcie
X Y

amnia
20-25 6

uria
20-25 20-30

cido rico
5 50

a) Quais os provveis habitats das espcies X e Y? Por qu? b) A que grupos de vertebrados pode pertencer a espcie X? c) A que grupos de vertebrados pode pertencer a espcie Y? 07. Uma semente deixada por um pssaro origina uma planta que se desenvolve em cima de uma rvore. Um investigador faz observaes freqentes acerca do desenvolvimento desta planta e da rvore que a suporta. Aps um longo perodo de coleta de dados, ele conclui que se trata de uma planta epfita e no de uma parasita. a) Cite duas caractersticas que permitiriam ao investigador distinguir essa planta de uma parasita. b) Qual a vantagem de uma planta epfita se desenvolver sobre uma outra planta?

12

2 FASE - 1995

FUVEST

13

rea Alagada pela Represa de Trs Gargantas

08. Realizou-se o seguinte experimento com um grupo de plantas: retirou-se um anel de casca contendo o floema, mantendo-se folhas acima e abaixo da regio cortada. Em seguida, somente folhas abaixo do corte foram expostas a CO2 radioativo durante 24 horas. Em que regies da planta sero encontradas substncias com material radioativo aps o experimento? Por qu? 09. Numa comunidade, organismos X realizam reaes que liberam nitrognio atmosfrico (N2); organismos Y digerem quitina; organismos Z realizam reaes que liberam oxignio gasoso (O2) e os organismos W no contm pigmentos fotoativos e produzem amilase. a) Qual o papel desempenhado pelos organismos X, Y, Z e W nas cadeias alimentares das quais participam? b) Considerado que outros seres vivos sejam introduzidos nessa comunidade, que alimentos (X, Y, Z ou W) lhes fornecero maior quantidade de biomassa? 10. Um cientista, procurando identificar que sentidos so usados por piranhas para reconhecer e atacar presas, montou um experimento em que preparou trs aqurios com esses peixes nas seguintes condies: o aqurio I foi mantido iluminado e nele se introduziram presas vivas o aqurio II ficou em total escurido e tambm recebeu presas vivas o aqurio III, iluminado, recebeu presas vivas envoltas por um recipiente impermevel, transparente e incolor a) Se a viso for o nico sentido que faz a piranha reconhecer a presa, o que ser observado nos trs aqurios? b) O que ser observado caso a piranha utilize apenas o olfato para reconhecer a presa? c) Se as piranhas no predarem no aqurio III, o que voc pode concluir?

02.

"A controvertida represa de Trs Gargantas, na China, poder levar at 15 anos para ficar pronta. O nvel de gua se elevar dezenas de metros no estreito vale, entre as cadeias de montranhas ao longo do rio, destruindo praticamente toda a beleza de Trs Gargantas. Ser a maior hidreltrica do mundo." O Estado de S. Paulo, 30/10/94 Considerando-se a direo geral do Yang-Ts Kiang, temos a leste e a oeste da represa regies geo-econmicas bastante distintas. Caracterize-as. 03. "Chefes de Estado e de governo dos Pases membrosanunciaram, em Jacarta, em novembro de 1994, a aceitao do Chile no maior mercado livre do mundo, que estar em plena atividade at o ano 2020. Vivem na regio mais de 2 bilhes de pessoas, que respondem por 50% da produo industrial e pelo menos 40% do comrcio do planeta". O Estado de S. Paulo, 16/11/94, adapt. a) D o nome do bloco mundial a que se refere o texto acima e apresente dois de seus principais objetivos. b) Discuta a heterogeneidade dos Pases membros, ilustrando sua argumentao com pelo menos dois exemplos. 04. Explique os fluxos migratrios representados na figura e identifique as principais reas de sada e de entrada de imigrantes que no esto explicitamente designadas pelo nome. Caracterize-as.
Migraes Extracomunitrias Rumo CEE

QUESTES DE GEOGRAFIA GERAL

Comente a figura acima, explicando-a com base na distribuio das atividades e condies do quadro fsico. Cite pelo menos dois exemplos que justifiquem sua argumentao.

Nota: a largura das flechas corresponde aos residentes estrangeiros efetivos nos pases de chegada em 1990 (imigrao legal e estimativa dos ilegais).

14

FUVEST

2 FASE - 1995

05. Sobre a rea representada, cite dois pases da parte insular e dois da stmica e apresente as caractersticas socioeconmicas comuns predominantes.

09.

Florestas Tropicais

Discuta o avano do desmatamento nas florestas tropicais brasileiras, destacando: a) as possveis alteraes ambientais que dele decorrem b) as validade do papel de "pulmo" desempenhado pelas florestas 06. A capacidade de maior ou menor polarizao de uma cidade depende no apenas do nmero de seus habitantes mas, principalmente, do dinamismo econmico da rea onde se localiza e do equipamento urbano que possui. Compare as condies geogrficas das redes urbanas polarizadas por Porto Alegre e Belm. 07. Analisando as informaes representadas nos esquemas, compare o bloco regional Norte/Nordeste com o Sudeste/ Sul.
Brasil

10.

Brasil Consumo Final de Energia (em 1.000 tEP)


Grupos Energticos Derivados de petrleo lcool etlico Eletricidade Outros* TOTAL 1980 99.526 1.63 35.584 37.839 174.579 1990 53.759 6.177 63.121 43.39 166.447

*gs natural, carvo vapor, lenha, carvo mineral e vegetal etc. A partir da anlise dos dados da tabela e de seus conhecimentos sobre os fatos mais marcantes da dcada de 80 que se refletiram no uso da energia, no Brasil, explique as modificaes ocorridas no consumo final de energia, durante esse perodo.

Resoluo das Questes de Biologia


01. a) Espermatozide. A organela em maior nmero nesta clula mitocndria em relao as outras. b) Espermatozide. 02. Citosina 18% Guanina 18% Adenina 32% Timina 32% A molcula de DNA composta por 2 fitas de nucleotdeos e as ligaes entre as bases nitrogenadas so: Adenina Timina Citosina Guanina Teremos o mesmo percentual entre citosinas e guaninas (18% para cada) e o restante dividido entre Adeninas e Timinas (32% para cada).

08. Considere a seguinte afirmao do gegrafo Manoel Correia de Andrade, 1994, sobre o Nordeste brasileiro. "A populao da Zona da Mata, fora dos perodos de seca, muito mais mal alimentada e mais pobre do que a populao do Serto." Apresente dois fatos socioeconmicos que explicam as diferenas entre o sertanejo e o trabalhador da Zona da Mata, expressas na frase acima.

2 FASE - 1995

FUVEST

15

03. a) As bactrias sobreviventes adquiriram resistncia ao citado antibitico, passando esta caracterstica para seus descendentes. b) As bactrias mais resistentes foram selecionadas e sobreviveram. 04. a)

09. a) X decompositor Y consumidor Z produtor W consumidor b) Z (produtor) 10. a) Aqurio I as piranhas se alimentam. Aqurio II as piranhas no se alimentam. Aqurio III as piranhas se alimentam. b) Aqurio I as piranhas se alimentam. Aqurio II as piranhas se alimentam. Aqurio III as piranhas no se alimentam. c) Nem o olfato, nem a viso so fatores determinantes da sua alimentao.

Como a doena rara, espera-se que o homem afetado seja heterozigoto. Considerando-se a herana autossmica, o gene se distribuir independentemente do sexo. b)

Resoluo das Questes de Geografia


01. O esquema apresenta a distribuio das populaes em relao altitude. A maior parte dos seres humanos habita regies de plancies dada a maior facilidade das atividades de cultivo, com solos frteis, rios volumosos e facilidade de transporte. Nesse caso esto os vales fluviais chineses e hinds e as plancies europias e norte-americanas. A segunda rea em ocupao corresponde aos planos situados entre 201-1000 m, onde o relevo caracteriza-se por um mochilado ainda suave, facilitando o acesso e retirada de matrias-primas e produtos agropecurios. Esto nesta categoria os planaltos Brasileiro eo CentroSul Alemo. As demais altitudes apresentam ocupao pouco significativa devido s condies naturais adversas. 02. O rio Yang-Ts Kiang corta a China de oeste para leste, apresentando sua principal declividade (Fall Line) na regio onde ser construda a represa das Trs Gargantas. A regio montante da represa montanhosa, com chuvas escassas, o que dificulta a agricultura, que praticada apenas nas reas irrigadas. jusante o vale amplia-se e o clima monnico dominante produz chuvas abundantes (vero), que facilitam a produo em larga escala de arroz (agricultura de jardinagem oriental). Este fato concentrou um grande contingente populacional. 03. a) O bloco econmico citado a APEC - Cooperao da sia e Pacfico e preconiza a criao de uma ampla rea de livre comrcio e a expanso da produo a baixos custos para competir no mercado mundial. b) A APEC pretende unir economias muito diferentes e mesmo blocos regionais como: NAFTA - ASEAN. O problema est na clssica afirmao de "unir os desiguais". Economias fortes e dinmicas como a do Japo e Tigres Asiticos, alm dos EUA devero conviver com economias muito fracas como a do Vietn e Filipinas. Integr-las ser um dos maiores desafios da APEC.

Todos os meninos sero normais (cromossomo X herdado da me) e todas as meninas sero afetadas (um dos cromossomos de origem paterna). 05. a) A seqncia mais provvel destes quatro genes no cromossomo : A - B - C - D. b) Como o percentual de permuta diretamente proporcional distncia entre os genes, teremos A e C muito prximos, no ocorrendo permuta; 20% de permuta entre A e B e 30% entre A e D. 06. a) X aqutico as espcies aquticas podem eliminar amnia, que altamente txica e muito solvel em gua, devido abundncia do elemento gua no ambiente. Y Ambiente terrestre a baixa toxidade e solubilidade em gua do cido rico favorecem a adaptao ao ambiente terrestre. b) peixes ou anfbios c) podem pertencer a rpteis e aves 07. a) Ausncia de razes do tipo haustrio (sugadora de seiva). A no observao de sinais de desnutrio na planta suporte. b) Melhores condies de luminosidade. 08. Nas regies abaixo do corte. O floema s poder transportar seiva elaborada no sentido folha-raiz. O corte do floema impede a difuso dos elementos radioativos, na forma de carboidratos, para as regies acima do corte.

16

FUVEST

2 FASE - 1995

04. A Europa foi desde o sculo XVI uma importante rea de sada de pessoas em busca do "Eldorado", dirigindo-se primeiro para as Amricas e depois, em menor escala, para a frica e sia. Nos anos 70 (sculo XX) o fluxo invertese, as melhores condies de vida europias (ocidentais), em funo do sucesso da CEE, e a falta de expectativas do Terceiro Mundo, fizeram da Europa do Oeste o novo "Eldorado", pessoas dos mais variados pases e continentes tentar ingressar na Europa Ocidental e assim poder compartilhar sua riqueza. Vrias flechas no nomeadas dirigem-se para a CEE: Da Rssia, Polnia e Leste Europeu em geral rumo Alemanha, resultando o fim do Socilalismo e a desagregao da URSS, o que levou populaes empobrecidas a buscarem melhores condies no gigante alemo. Turcos rumo Alemanha. Este fluxo surgiu para suprir as necessidades de mo-de-obra barata e que sujeita-se a qualquer servio e perseguies a que so submetidos. Do Norte Africano rumo, principalmente, Frana saem os Argelinos e em menor escala os Tunisianos. Os Argelinos saram em grande nmero aps 1991, em funo da crise poltica em que o pas est mergulhado. Da antiga Iugoslvia o fluxo de refugiados que fogem de um pas arrasado e onde a vida humana perdeu o seu valor, tentando refaz-la na Itlia, Alemanha ou Frana. 05. O mapa apresenta a Amrica Central, de acordo com a pergunta destacaremos dois pases da parte insular e dois da stmica, as condies descritas prevalecem em quase todos os pase centro americanos. Parte stmica: Guatemala (caf) e Honduras (bananas). Parte Insular: Haiti (caf) e Repblica Dominicana (acar). A Amrica Central foi ocupada e explorada pelo europeu dentro do contexto da colonizao de explorao, onde todos os recursos eram drenados para a Europa, sem preocupao com a criao de uma infra-estrutura mnima para o desenvolvimento dos pases. O sistema agrcola empregado foi o de plantation, gerando produtos tropicais para exportao. Com o passar dos tempos, os donos foram mudando: Espanha-Frana-Inglaterra-EUA, mas as condies socioeconmicas de pobreza crnica, m distribuio de terras e rendas, e analfabetismo, entre outras, mantiveram-se. 06. As condies naturais das duas metrpoles citadas esto prximas, reas planas localizadas em foz fluviais e bem regadas pelas chuvas. A evoluo econmica os diferenciou. Porto Alegre recebeu nas suas imediaes um grande fluxo de imigrantes europeus, que trouxeram a indstria e novos produtos, criando cidades e fazendo surgir o mais desenvolvido centro industrial da regio Sul, onde se destacam: metalurgia e mecnica, refino de petrleo, couro e calados. J Belm no apresentou o mesmo tipo de desenvolvimento, o setor industrial fraco e no apresentou grande peso na economia regional. A falta de ncleos urbanos acessrios dificultou a industrializao, destaca-se apenas a indstria do alumnio situada na Vila do Conde.

07. Os dois esquemas analisam a diviso regional brasileira sob diferentes enfoques. No primeiro est colocada a distribuio da populao, que concentra-se na regio sudeste. No segundo, a relao de reas em Km2 mostra o redomnio da regio norte. Da anlise dos esquemas conclui-se que apesar de possurem reas bem menores que o norte-nordeste, no sudeste-sul concentra-se um nmero muito superior em habitantes, fruto do maior desenvolvimento, que para elas atraiu os fluxos migratrios. Deve-se ressaltar que a regio nordeste a nica do pas em que a participao em supefcie e populao significativa. 08. A Zona da Mata Nordestina apresenta as maiores densidades demogrficas e est subdividida em: Zona da Mata Aucareira, Recncavo Baiano e Zona do Cacau. A regio mais pobre a Zona da Mata Aurareira, do Rio Grande do Norte at o norte baiano, caracterizada pelo domnio de latifndios que chegam at a periferia das cidades. A pobreza domina a regio, com suas favelas e mocambos, onde a fome campeia devido baixa remunerao, geralmente inferior ao salrio mnimo, aos longos perodos de entre-safra, em que no h empregos e falta de possibilidades de acesso posse de terras. A regio do Serto caracterizada pela presena de latifndios com pecuria extensiva e agricultura de subsistncia nos vales mais midos. 09. a) Os trs mapas apresentam as modificaes ocorridas nas paisagens florestais brasileiras aps o descobrimento. O desmatamento atingiu, inicialmente, as matas realmente tropicais (clima tropical com chuvas de vero) devastadas durante os ciclos da cana/ouro/ caf. Aps 1970, com a construo das rodovias, que permitiram o acesso de elevado nmero de pessoas regio Amaznica, comea o desmatamento da regio. Esta mata do tipo equatorial est sendo devastada com vrias finalidades: pecuria especulativa, agricultura de subsistncia, garimpos e os grandes projetos. b) O mito de "plumo do planeta" foi destrudo atravs de estudos que demonstraram que o oxignio produzido quase todo consumido pela prpria floresta, por ser esta uma "comunidade clmax". 10. Os anos 80 caracterizaram-se por sensveis modificaes no panorama energtico no Brasil e no mundo. O quadro mostra que o consumo total de energia no Brasil diminuiu no perodo conhecido como "dcada perdida". A recesso causada, principalmente, pela crise da dvida externa (1982) leva necessidade de exportar para criar supervits na balana comercial que permitissem opagamento dos servios da dvida. Com as dificuldades em divisas, o padro do consumo energtico altera-se. O pr-lcool ganha impulso e o consumo de eletricidade expande-se, isto jujstifica-se por serem fontes energticas independentes do exterior. J o consumo de derivados de petrleo sofre uma acentuada queda porque a maior parte do petrleo era importada.

FUVEST / 1995
01. Uma caneta move-se ao longo do eixo y com um movimento harmnico simples. Ela registra sobre uma fita de papel que se move com velocidade de 10 cm/s da direita para esquerda, o grfico representado na figura.

2 fase 11/01/95 Prova de Fsica

r a) O mdulo da fora FAB que o cilindro A exerce sobre o cilindro B; r b) O mdulo da fora FPB que o piso exerce sobre o cilindro B; r c) O mdulo da fora FMC que a mureta exerce sobre o cilindro C.
04. Dois pequenos corpos A e B, de massas iguais a M, esto presos s extremidades de uma barra rgida, de massa desprezvel e de comprimento L. O sistema gira livremente sobre um plano horizontal em torno de um pino P fixo no plano, como mostra a figura. Despreze qualquer atrito. O sistema posto em rotao, sendo VA o mdulo constante da velocidade do corpo A.

a) Determine a funo y (x) que representa a curva mostrada no grfico. b) Supondo que o instante t = 0 corresponda passagem da caneta pelo ponto x = 0 e y = 0, determine a funo y (t) que representa o seu movimento. c) Qual a freqncia, em hertz, do movimento da caneta? 02. A figura representa um plano inclinado CD. Um pequeno corpo abandonado em C, desliza sem atrito pelo plano e cai livremente a partir de D, atingindo finalmente o solo. Desprezando a resistncia do ar, determine: a) o mdulo da acelerao a do corpo, no trecho CD, em m/s2. Use para a acelerao da gravidade o valor g = 10 m/s2. b) o valor do mdulo da velocidade do corpo, imediatamente antes dele atingir o solo, em m/s. c) o valor da componente horizontal da velocidade do corpo, imediatamente antes dele atingir o solo , em m/s. 03. Trs cilindros iguais, A, B e C, cada um com massa M e raio R, so mantidos empilhados, com seus eixos horizontais, por meio de muretas laterais verticais, como mostra a figura. Desprezando qualquer efeito de atrito, determine, em funo de M e g

a) Qual o mdulo VB da velocidade do corpo B? b) Qual o valor da razo entre os mdulos das foras resultantes que agem nos corpos A e B, respectivamente? c) Determine, em funo dos dados do problema, o valor do mdulo Fp da fora que o pino P exerce sobre a barra. 05. Um corpo de massa m est em movimento circular sobre um plano horizontal, preso por uma haste rgida de massa desprezvel e comprimento R. A outra extremidade da haste est presa a um ponto fixo P, como mostra a figura (em perpectiva). O coeficiente de atrito entre o corpo e o plano , constante. Num dado instante, o corpo tem velocidade de mdulo V e direo paralela ao plano e perpendicular haste.

FUV952F

17

18

FUVEST

2 FASE - 1995

a) Qual deve ser o valor de V para que o corpo pare aps 2 (duas) voltas completas? b) Qual o tempo gasto pelo corpo para percorrer a ltima volta antes de parar? c) Qual o trabalho realizado pela fora de atrito durante a ltima volta? 06. Um recipiente cilndrico de eixo vertical tem como fundo uma chapa de 2,0cm de espessura, e 1,0m2 de rea, feita de material de massa especfica igual a 10.000kg/m3. As paredes laterais so de chapa muito fina, de massa desprezvel, e tm 30cm de altura, medida a partir da parte inferior da chapa do fundo, como mostra, esquematicamente, a figura. O recipiente est inicialmente vazio e flutua na gua, mantendo seu eixo vertical. A massa especfica da gua vale 1.000kg/m3 e a acelerao da gravidade vale 10m/s2 . Despreze os efeitos da densidade do ar. a) A velocidade de propagao dessas ondas. b) A diferena entre os tempos de propagao das duas ondas entre os pontos A e B. c) A diferena de fase entre as duas ondas no ponto B, medida em radianos. 09. Considere o circuito representado esquematicamente na figura. O ampermetro ideal A indica a passagem de uma corrente de 0,50A. Os valores das resistncias dos resistores R1 e R3 e das foras eletromotrizes E1 e E2 dos geradores ideais esto indicados na figura. O valor do resistor R2 no conhecido. Determine:

a) Determine a altura h da parte do recipiente que permanece imersa na gua. b) Se colocarmos gua dentro do recipiente razo de 1,0 litro/segundo, depois de quanto tempo o recipiente afundar? 07. A figura mostra o corte transversal de um cilindro de eixo vertical com base de rea igual a 500cm2 , vedado em sua parte superior por um mbolo de massa m que pode deslizar sem atrito. O cilindro contm 0,50 mol de gs que se comporta como ideal. O sistema est em equilbrio a uma temperatura de 300K e a altura h, indicada na figura, vale 20cm. Adote para a constante dos gases o valor R = 8,0 J/mol, para a acelerao da gravidade o valor 10m/s2 e para a presso atmosfrica local o valor 1,00 x 105N/m2. Determine: a) A massa do mbolo em kg. b) Determine o trabalho W realizado pelo gs quando sua temperatura elevada lentamente at 420K. 08. Uma fonte sonora em repouso no ponto A da figura emite, num gs, ondas esfricas de freqncia 50 Hz e comprimento de onda 6,0 m, que se refletem em uma parede rgida. Considere o ponto B da figura e as ondas que se propagam entre A e B diretamente (sem reflexo) e refletindo-se na parede. Determine:

a) O valor da diferena de potencial entre os pontos C e D. b) A potncia fornecida pelo gerador E1 . 10. A figura mostra, num plano vertical, uma regio de seo quadrada, de lado L, onde existe um campo eltrico de mdulo E, vertical e apontando para baixo. Uma partculas de massa m e carga q, positiva, penetra no interior dessa regio atravs do orifcio O, com velocidade horizontal, de mdulo V. Despreze os efeitos da gravidade.

a) Qual o valor mnimo de V para que a partcula sai da regio de campo atravs da janela CD mostrada na figura? b) Introduz-se na regio considerada um campo magntico

B (induo magntica) com direo perpendicular folha de papel. Qual devem ser o mdulo e o sentido de B para que a partcula com velocidade V se mova em linha reta nesta regio?

2 FASE - 1995

FUVEST

19

Resolues das Questes de Fsica

02. Pitgoras: 3, 4, 5
C.p 3 sen = hip = 5

C 3m

vo = 0

01. MHS v = 10 cm/s

D vV

vH v

T 4 T= = v 10
v= T = 0,4 (s)

Cad 4 cos = hip = 5

3m

a) aCD = ? a = g sen 2 3 a = 10 . 5 a = 6 (m/s2) b) vs = ? Torricelli 2 v2 = v0 + 2a S v0 = 0 a = 6 m/s2 =0 s = 5 m = CD v=

S 4m

a) y (x) = A cos 2

FG t x IJ H T K FG t x IJ y (x) = 2 cos 2 H 0, 4 4 K
x=1y=2 2 = 2 cos 2

FG t 1 IJ H 0, 4 4 K FG t 1 IJ = 1 2 FG t 1 IJ cos 2 H 0, 4 4 K H 0, 4 4 K
1 t = 0, 4 4
t = 0,1 (s)

2a S = 60 m / s

FG 0,1 x IJ H 0, 4 4 K F 1 x IJ y (x) = 2 cos 2 G H 4 K


y (x) = 2 cos 2 b) y (t) = A cos (wt + o) =

T.C.E.M.

E MEC D = E MECs
mgh + m

v2 vs2 = m 2 2 m m (2gh + v2) = v2 2 2 s

2 2 rad = = 5 0, 4 T s

FG IJ H K

vs = vs = vs = 2

2gh + v2 2 . 10 . 3 + ( 60)2 30 (m / s)

o = 0 (rad) y (t) = 2 cos 5t

c) vH = v . cos vH =

60 .

4 5 4 5a

c) f =

1 1 = T 0, 4

vH = 2 15 .

f = 2,5 (Hz)

vH = 1,6 15 (m/s)

20
03. F CA a) A

FUVEST

2 FASE - 1995

FBA

04.
FC A

60 P A C

2 F.cos 30

FBA

B FRA L/3

FRA FRB 2L/3

FRB

30 P A

a) WB = WA
VB V = A VB = 2 VA 2L L 3 3
M VA2 L 3 FR A FR B M VB2 2L 3 MVA2 L VA2 1 3 = = = 2 2 2 M(2 VA ) 4 VA 2 2L 3

4R

r r r FAB = FBA = FCA = F


2F . cos30 = Mg F 3 = M.g. F =
Mg 3 3

b) FR A =

r 3 FAB = Mg 3

FR B =

b)

FPB

FR A FR B

1 2

FMB
30

c) FP = FR B FR A
= M (2 VA )2 M VA2 3M VA2 = L L 2L 3 3 3M VA2 L

FAB

PB

FP =

FPB = PB + FAB . Cos 30

/ / 3 3 FPB = Mg + Mg . / 3 2 3 FPB = Mg 2
c) FMC = FAC . Cos 60 FMC = FMC =
Mg 3 1 . 3 2

05. a) vo = V v" = 0 v" = V + 2 a s.


2 2

s = 4R a = g

O = V2 + 2 ( g ) 4 R V2 = 8 g R V =
8 gR FMB
30

Na direo tangente ao movimento, temos: R = fat


m a = mg a = g

Mg 3 6

FAB PB

2 FASE - 1995

FUVEST

21

b) Clculo de V' ( velocidade aps dada a primeira volta ) v ' 2 = V2 + 2 ( g ) 2 R v ' 2 = 8 gR 4 gR v ' = 4 gR v'= V + q . t
t = v' V a
= =

07.

Pext

Pint
8 gR
=

4 gR
g

gs
a) Pint. V = NRT Pint =

4 R
g

8 R

0, 5 . 8 . 300 30 . 105 NRT = = = 1,2.105 N/m2 25 V (500 . 20) . 106 Pext. = Pint (equilbrio)
Pembolo + Patm. = Pint V

t =

4 R
g

8 R

c)

fat = c

M.g + 1,0 . 105 = 1,2 . 105 500 . 20) . 10 6 (

fat =

m v" 2 m v' 2 2 2 m

/ M . 10 5 3 = 0,2 . 10 / 10 . 10 M = 200 kg

fat =

4 gR 2

b) Supondo que a presso permanea constante durante o processo, temos: W = P.V = N.R.T W = 0,5 . 8 (420 - 300) W = 480 (J) 08. f = 50 Hz = 6 m v = 300 (m/s) t = 0,1 (s)

fat = mg 2R

06. a) M lq. desloc. = M recipiente d gua V imerso = d recip V fundo 1000 (1 . h) = 10.000 (1 . 2 . 10-2 ) h = 0,2 m h = 20 (cm) b) P total = E (M recip + M gua) g = d gua V g (10.000 . 2 . 10-2 + 1.000Vgua) = 1.000 (1 . 30 . 10-2 ) 0,2 + V gua = 0,3 V gua = 0,1 m3 = 100 l 1s1l t 100 l t = 100 (s)

50 30 20 = 6

a) v = f = 6 . 50 b) t = c)

s 30 = 300 v
A 30m B 20m parede 50m 20m B'

10 (rad) 3

22
09.

FUVEST

2 FASE - 1995

R1 = 0,5

10. D R2 R3 = 10 I = 0,5 A A O
Fe

L/4 C L/4 L/4


V

+ E = 6v 1

+ C E2 = 4v

L a) Na direo horizontal o movimento uniforme,


t =
L V

a) UCD = ? OHM: UCD = R3 . I UCD = 10 . 0,5 UCD = 5 (V) b) PE1 = ? D D R2 D

Na direo vertical o movimento uniformemente variado, onde:


m a = q E a = qE m

R1 E1 C +

s = L

R3
t = L V

+ E2

B
D

s = Vo t +

C
U = 5V

C
L q E = 4 2m

a 2 t 2

FG L IJ 2 H VK
2qEL m

V2 =

2q E L 2 V = mL

R1 = 0,5 E1 = 6V

b)

FM

i=

E1 U R1

65 0,5

i = 2 (A)
PE1 = E1 . i = 6 . 2

FM = Fe qVB = q . E
B= E V

Fe

PE1 = 12 (W)

(onde o sentido de B dado pela regra da direita no 2)

mo

S-ar putea să vă placă și