Sunteți pe pagina 1din 25

Circulao

Transporte de alimento, oxignio e produtos de metabolismo

Sistema circulatrio - Vertebrados: sistema de transporte fechado, sendo o sangue bombeado pelo corao atravs de um sistema contnuo de vasos sanguneos.

COMPONENTES DO SISTEMA CIRCULATRIO Corao, vasos sangneos, sangue, vasos linfticos e linfa.

vnula

arterola

- Peixes Circulao Simples Corao com duas cavidades: uma aurcula e um ventrculo. No corao circula apenas sangue venoso (pobre em oxignio). O sangue percorre um trajeto nico, passando uma vez pelo corao.

- Anfbios e rpteis

Circulao dupla incompleta Corao com trs cavidades: duas aurculas e um ventrculo. O sangue percorre dois trajetos diferentes, passando duas vezes pelo corao. H mistura parcial de sangue venoso e arterial no ventrculo. Tambm caracterstica dos rpteis, exceto nos crocodilianos (4 cavidades).

- Aves e Mamferos

Circulao dupla e completa Corao com quatro cavidades- duas aurculas e dois ventrculos. O sangue percorre dois trajetos diferentes, passando duas vezes pelo corao. No h mistura de sangue venoso e sangue arterial. Maior a oxigenao do sangue que chega s clulas, o que permite uma maior capacidade energtica. Nas aves a aorta voltada para a direita

Vasos sangneos
Trs tipos bsicos

Artrias se ramificam em arterolas

Veias se ramificam em vnulas

Capilares ramificaes das arterola ou vnulas


vnula arterola

Tecido conjuntivo (fibras) Tecido muscular endotlio

Revestidos internamente por endotlio, tecido muscular liso e tecido conjuntivo. As veias apresentam vlvulas que impedem o refluxo do sangue.

Funcionamento do CORAO rgo muscular oco que se localiza no meio do peito (mediastino) sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda.

AD-VD tricspide AE-VE - bicspide

O trio direito comunica-se com o ventrculo direito atravs da vlvula tricspide. O trio esquerdo comunica-se com o ventrculo esquerdo atravs da vlvula bicspide ou mitral. A funo das vlvulas cardacas garantir que o sangue siga uma nica direo, sempre dos trios para os ventrculos.

Nodos (atividade eltrica) Nodo sinoatrial (SA): veia cava com trio direito. Controla a freqncia dos batimentos cardacos. Nodo atrioventricular (AV): viabiliza o esvaziamento dos trios antes da contrao do ventrculo. Fibras de Purkinge ou feixe de His: Conduzem o impulso do AV para os ventrculos.

Inervacao - Sistema Nervoso Autnomo Simptico: inerva todo o corao. A noradrenalina liberada pelas fibras do simptico aumenta a permeabilidade cardaca ao sdio e ao clcio ocasionando o impulso do nodo SA, promovendo o batimento cardaco. Parassimptico: inerva principalmente os nodos SA e AV. A acetilcolina liberada pelas fibras do parassimptico aumenta a permeabilidade cardaca ao potssio (hiperpolarizao), diminuidoa freqncia de despolarizao dos nodos SA e AV.

Fisiologia da Circulao
Movimentos cardacos: Sstole (contrao) e Distole (relaxamento) Freqncia cardaca: o numero de vezes que o corao se contrai por unidade de tempo (adulto em repouso 70 a 80 batimentos/min. Bombeando, em cada contrao, de 120 a 140 ml da sangue/min). Presso sangnea: a velocidade e a presso que o sangue faz nas paredes dos vasos. Presso sistlica (120mm Hg) e Presso diastlica (80mmHg) Ciclo cardiaco: intervalo de tempo entre duas sitoles atriais consecutivas (0,8s). Debito cardaco (volume minuto): quantidade de sangue que o ventrculo bombeia em um minuto (70ml por 70 contraes por minuto).

Trajetria do sangue no homem Sangue venoso Veia cava Artria aorta trio direito Ventrculo esquerdo Ventrculo direito trio esquerdo corpo

Artria pulmonar

Pulmo (hematose) Sangue arterial

Veia pulmonar

Tipos de circulao
No nosso corpo existem dois tipos de circulao: Pequena Circulao: Tambm conhecido como circulao pulmonar. O sangue impulsionado do corao para os pulmes Grande Circulao: Tambm conhecido como circulao sistmica. O sangue impulsionado do corao para todo o corpo como sangue arterial. A sua funo fazer chegar oxignio e nutrientes a todas as clulas.

Irrigao do corao

Artrias coronrias irrigam o corao Saem da base da artria aorta e penetram no miocrdio (msculo cardaco)

Infarto no miocrdio: necrose em uma regio no irrigada

SANGUE

Rico em matriz extracelular (plasma) Plasma = Rico em sais minerais, gua e Protenas. CONSTITUIO DO SANGUE PLASMA (55%) ELEMENTOS FIGURADOS (45%)
EM UM ADULTO ENCONTRA-SE DE 5,5L A 6L DE SANGUE

Funes do sangue

Transporte de gases, nutrientes e hormnios; Defesa orgnica; Coagulao sangunea. Origem do sangue: Interior do osso (medula ssea vermelha)

Clulas sanguneas HEMCIAS OU ERITRCITOS OU GLBULOS VERMELHOS

Possui forma discide; Apresenta hemoglobina; So anucleados em mamferos; Homens= 5 milhes / mm3 Mulheres=4,5 milhes / mm3 Durao = +- 120 dias

LEUCCITOS (GLBULOS BRANCOS)

Esfricas e nucleadas Existem cerca entre 5 e 10 mil glbulos brancos / mm3 Atuam na defesa orgnica

TIPOS - GRANULOSOS (grnulos no citoplasma) (neutrfilos, eosinfilos(acidfilos) e basfilos) - AGRANULOSOS (moncitos e linfcitos)

Granulosos Neutrfilos Representam 60% a 70% dos leuccitos Fagocitam bactrias e outros microorganismos Realizam DIAPEDESE (capacidade de atravessar vasos)

Valores de referncia (mm3): 1700 a 8000 (homens acima da 16 anos)


Eosinfilos (acidfilos) Representam 2% a 4% dos leuccitos Fagocitam microorganismos de grande porte (ex: vermes) Se associam com os parasitas liberando toxinas Realizam DIAPEDESE (capacidade de atravessar vasos)

Valores de referncia (mm3): 50 a 500 (homens acima da 16 anos)

BASFILOS - Representam 0,5% a 1% dos leuccitos - Liberam HISTAMINAS (provocam a permeabilidade dos vasos sanguneos facilitando a sada de anticorpos) Responsvel pelo inchao (edema) e vermelhido (eritema) - Liberam HEPARINA (substncia anticoagulante)

Valores de referncia (mm3): 0 a 100 (homens acima da 16 anos)

basfilos

Agranulosos MONCITOS Maiores clulas sanguneas Representam 3% a 8% dos leuccitos Transformam-se em MACRFAGOS (atuam na fagocitose de microorganismos e de clulas mortas)

Valores de referncia (mm3): 300 a 900.


LINFCITOS Representam 20% a 30% dos leuccitos Produzem anticorpos

Valores de referncia (mm3): 900 a 2900.

PLAQUETAS (TROMBCITOS) - Nmero normal- 300 mil/ mm3

- Atuam nos processos de coagulao

Liberam troboblastina (inativa a heparina anticoagulante) e ativa a trombina no fgado. A trombina transforma o fibrinognio em fibrina formando uma rede.

Sistema linftico

Funo: recolher o excesso de liquido entre as clulas (liquido tissular) e reconduzi-lo circulao (drenagem). Inchao: dificuldade de drenagem. O liquido acumula-se nos tecidos. Linfa: circula nos vasos linfticos. Presena de clulas chamadas linfcitos e alguns leuccitos (defesa) Linfonodos (gnglios linfticos): atuam como filtros para a linfa e local de intensa produo de anticorpos e fagocitose de vrus, bactrias, etc. A infeco dos linfonodos chama-se ngua. rgos linfides (principais): tonsilas (amdalas), timo e bao.

S-ar putea să vă placă și