Sunteți pe pagina 1din 11

UNIVERSIDADE REGIONAL

DE

BLUMENAU

Centro de Cincias Tecnolgicas - CCT Departamento de Engenharia Eltrica - DEE

PROJETO CONVERSOR CC-CC TIPO FULL BRIDGE

Alunos:
Douglas Silva Santos Rodrigo de Sousa

Professor:
Prof. Srgio Vidal Garcia Oliveira, M.Eng.

Disciplinas:
Eletrnica de Potncia II

Sumrio

Blumenau-SC, Novembro/2011.

ii

SUMRIO
Introduo.......................................................................................................................................2
1.1Especificao ....................................................................................................................................3 1.2Topologia e circuitos propostos........................................................................................................4 1.3Anlise qualitativa.............................................................................................................................4 1.4Anlise quantitativa - dimensionamento.........................................................................................4 1.5Simulaes com componentes ideais................................................................................................5 1.6Escolha dos componentes reais........................................................................................................5 1.7Simulaes com componentes reais.................................................................................................5 1.8Definio do Layout e montagem dos componentes.......................................................................5 1.9Testes em laboratrio........................................................................................................................6 1.10Documentao.................................................................................................................................6 1.11Apresentao...................................................................................................................................6

Concluso.......................................................................................................................................8 Referncias ....................................................................................................................................9

Introduo

INTRODUO
Neste projeto apresentaremos o estudo do conversor CC-CC Full Bridge. A orientao para a realizao deste projeto foi a dissertao de mestrado de Fernando Cardoso Castaldo, tema abordado Estudo do conversor DC/DC do tipo Full-Bridge empregando a clula auxiliar de comutao ZVS-PWM-GEPAE.

Srgio Vidal Garcia Oliveira, M.Eng.

Tpicos para realizao de um projeto com implementao em laboratrio

CAPTULO 1 1.1 Especificao


Especificaes do conversor: Potncia de Sada (Po) = 400W Frequncia de chaveamento (Fs)= 150 kHz Tenso Entrada (E)= 200V 10% Tenso de Sada (Vo)= 48V Rendimento do conversor ()= 0,96 ou 96% Ondulao de tenso no capacitor de saida (Vo)= 2%Vo

Srgio Vidal Garcia Oliveira, M.Eng.

Tpicos para realizao de um projeto com implementao em laboratrio

1.2 Topologia e circuitos propostos


A topologia "Full-Bridge" conhecida pela simplicidade de implementao no que diz respeito aos circuitos de comando e controle. Apresenta caractersticas favorveis para o controle, pois a corrente de carga linearmente dependente da razo cclica de controle. Este tipo de topologia preferencialmente utilizado, pois regula a potncia fornecida carga sob freqncia constante.

Figura 1: Topologia bsica do conversor CC-CC Full-Bridge

1.3 Anlise qualitativa


Na anlise qualitativa so descritas as vantagens e desvantagens da utilizao dos circuitos propostos. dado nfase na integrao dos circuitos, mostrando como a interligao entre os vrios circuitos, do sistema em desenvolvimento.

1.4 Anlise quantitativa - dimensionamento


Durante a anlise quantitativa so apresentadas todas as equaes e planilhas de projeto. Bem como, devem ser apresentados e analisados os critrios

Srgio Vidal Garcia Oliveira, M.Eng.

Tpicos para realizao de um projeto com implementao em laboratrio

de projeto para cada circuito em desenvolvimento. A descrio do projeto dos circuitos deve ser a mais completa e elucidativa possvel.

1.5 Simulaes com componentes ideais


Executados os tpicos anteriores, nesta seo o projetista inicia o teste, via simulao, do sistema a ser implementado em laboratrio. atravs das simulaes que o projeto recebe os primeiros refinamentos. Atravs delas so verificados o princpio de operao, esforos de tenso e corrente nos componentes. Ao final desta, verificado o correto funcionamento dos circuitos, o projetista est apto a especificar os componentes reais.

1.6 Escolha dos componentes reais


A escolha dos componentes deve ser feita analisando os resultados obtidos nas simulaes, que devem corroborar com os clculos obtidos na etapa de dimensionamento dos circuitos e seus componentes. Nesta etapa o projetista muito exigido no sentido de atribuir algumas condies de contorno, definio de critrios de segurana e tolerncias para escolha dos componentes do sistema. O sucesso da escolha dos componentes passa pelo perfeito entendimento do funcionamento do circuito, bem como, do conhecimento das informaes tcnicas e especificaes dos componentes, fornecidas pelos fabricantes dos mesmos.

1.7 Simulaes com componentes reais


Alguns fabricantes fornecem -alm das especificaes tcnicas, condies dos testes e tolerncias dos componentes- modelos para simulao desses componentes. Especialmente aqueles destinados a simulaes em softwares como PSPICE/ORCAD 1.11, entre outros. A realizao de novas simulaes contemplando caractersticas dos componentes o ltimo passo de refinamento do projeto. No se deve deixar iludir com os resultados do simulador. Embora a simulao seja realizada abordando modelos com caractersticas prximas dos componentes reais e oferea um maior domnio sobre eventuais surpresas durante o desenvolvimento laboratorial, esta sempre ser uma simulao. O projetista deve estar preparado para saber analisar algumas caractersticas particulares de cada sistema, que somente sero observadas durante os experimentos em laboratrio.

1.8 Definio do Layout e montagem dos componentes


De posse dos componentes especificados e testados via simulao, deve ser feita definio do layout dos circuitos do sistema. Atualmente existe uma

Srgio Vidal Garcia Oliveira, M.Eng.

Tpicos para realizao de um projeto com implementao em laboratrio

infinidade de softwares especficos para a concepo de layouts de circuitos eletrnicos. Na vanguarda desses softwares destaca-se o Tango PCB. Outros mais contemporneos so o Layout Plus 1.11, o Pcad e o Microsim PCB entre outros. Todos os fabricantes de componentes eletrnicos fornecem informaes relativas s dimenses desses componentes. Estas informaes so fundamentais para o dimensionamento do layout.

1.9 Testes em laboratrio


na etapa de testes que tudo se revela e podem ser verificados um a um os tpicos anteriores. Quando tudo foi pensado e analisado com percia, pacincia e dedicao o sucesso do projeto est garantido. O que no significa que eventuais surpresas deixem de ocorrer. A assertiva diz respeito ao tempo de testes despendido. Se este se prolongar e o circuito comear a tomar forma de aranha, hora de comear uma etapa de reavaliao das etapas anteriores. Essa reavaliao passa pela verificao da montagem, do layout elaborado, prosseguindo at a observao do princpio de funcionamento do circuito. Reavaliaes so realizadas com freqncia. O que difere um bom projeto de um mal, o tempo despendido nessas reavaliaes.

1.10

Documentao
Atingido o sucesso! chegada a hora de elaborar a descrio detalhada

do projeto. No que isso s deva ser feito nesta fase do projeto. Ao contrrio, uma boa descrio do projeto feita passo a passo com a evoluo do mesmo. De modo que, o ideal que a cada etapa finalizada, seja gerado um relatrio descrevendo-a. Seguindo essa filosofia, ao final do projeto restaro somente as concluses a cerca dos resultados obtidos e sugestes de melhoria desses resultados. que pode aumentar o desempenho do sistema desenvolvido. Sim, porque sempre existe um outro jeito, uma outra forma ou um outro circuito ou componente

1.11

Apresentao
A apresentao dos resultados de extrema importncia, seja para

promover a divulgao do trabalho realizado e dos resultados obtidos, seja pela oportunidade de discusso a cerca do desenvolvimento realizado. Constitui-se numa oportunidade rara de troca de informaes e conhecimentos adquiridos. Uma boa apresentao no deixa de abordar os seguintes tpicos:

Objetivos da realizao;

Srgio Vidal Garcia Oliveira, M.Eng.

Tpicos para realizao de um projeto com implementao em laboratrio


Contextualizao da proposta; Metodologia de trabalho; Resultados obtidos; Concluso, Sugestes para trabalhos futuros.

Srgio Vidal Garcia Oliveira, M.Eng.

Concluso

CONCLUSO
As sugestes aqui apresentadas so baseadas na releitura e

acompanhamento de vrios trabalhos acadmicos que essencialmente abordavam a experimentao em laboratrio. No entanto, no so regras e deixam espao para a criatividade e autonomia dos interessados. O objetivo destas sugestes o de fornecer uma rotina de elaborao, execuo e anlise de projetos eletrnicos realizados em laboratrio. Especial enfoque foi dado na utilizao das simulaes como ferramenta de auxlio ao projetista.

Srgio Vidal Garcia Oliveira, M.Eng.

Referncias

REFERNCIAS
[1] ORCAD. Disponvel em: http://www.orcad.com/downloads/default.asp [2] LAYOUT PLUS. Disponvel em:

www.orcadpcb.com/layout/product_downloads.asp?bc=F [3] UFSC. Normas para referncias bibliogrficas. Disponvel em:

http://bu.ufsc.br/framerefer.html.

Srgio Vidal Garcia Oliveira, M.Eng.

S-ar putea să vă placă și