Sunteți pe pagina 1din 101

A Histria do Homem-Aranha nos quadrinhos (Parte 01)

SET 7 Publicado por hqrock - Irapuan Peixoto

O Homem-Aranha no icnico trao de John Romita. O Homem-Aranha est sempre em evidncia: suas histrias esto sempre entre as de maior sucesso; sua trilogia no cinema est inteira no Top 10 das maiores bilheterias de filmes de super-heris, ocupando a segunda, terceira e quarta posies; e uma nova srie de filmes ir comear, estreando em 2012. Nos quadrinhos, sua casa original, o amigo da vizinhana tambm sempre foi sucesso e evidncia e sua trajetria nesta mdia serve de parmetro para toda a indstria dos comics. O HQRock traz uma srie de posts que iro contar essa histria, do ponto de vista editorial e cronolgico. Criao Polmica Em meio s dezenas de novos personagens, heris e viles sados da mente de Stan Lee e ocupando as revistas Fantastic Four, Hulk, Thor, Tales of Suspense, Tales to Astonish, Strange Tales, Amazing Adult Fantasy e vrias outras publicadas pela Marvel Comics em 1962, o Homem-Aranha foi um grande destaque.

A capa de "Amazing Fantasy 15", de 1962, com a primeira apario do Homem-Aranha. Arte de Jack Kirby. A ideia original para a criao partiu de Lee. Ele concebeu um novo personagem que fosse diferente dos demais: mais humanizado, uma pessoa normal, com problemas comuns como falta de dinheiro, problemas familiares, s que em meio a tudo isso, tivesse superpoderes e combatesse o crime. E tambm no fosse um cara popular, mas perseguido no colgio, sem sorte com as mulheres, no fosse extremamente bonito nem musculoso. Por fim, o fato de ser um adolescente tambm era um novidade, afinal, os heris eram sem exceo pessoas adultas. Os adolescentes eram apenas sidekicks ou parceiros mirins, como aqueles da concorrente DC Comics (Robin, Kid Flash, Moa-Maravilha etc.). Pronto, o maior filo do personagem estava estabelecido. Depois, decidiu que o personagem deviase chamar SpiderMan e tivesse os poderes relativos a uma aranha: escalava paredes, poderia levantar dezenas de vezes o prprio peso e teria grande agilidade. Mas desde o incio, o personagem enfrentou problemas para ser lanado. O dono da Marvel, Martin Goldman, no gostou da nova ideia, pois as aranhas so animais terrveis que as pessoas detestam e isso iria influenciar o gosto delas pela personagem. Porm, Lee conseguiu uma chance (afinal tinha emplacado vrias revistas de boa vendagem): poderia lanar essa nova criao em uma revista que estava com a data de cancelamento marcada: Amazing Fantasy, que publicava histrias de fantasia e estava com baixas vendas. Para desenhar e desenvolver o seu novo personagem, Lee contatou o companheiro Jack Kriby, seu parceiro na criao de Quarteto Fantstico, Thor e Hulk, e Kirby comeou a desenhar a histria, um conto previsto para ter apenas oito pginas.

Steve Ditko tambm fez uma verso para a capa de "Amazing Fantasy 15", mas ela no foi publicada. Existe muita controvrsia sobre quem fez o que no momento da criao. O certo que ao examinar as primeiras pginas desenhadas por Kirby, Lee no gostou do que viu: o HomemAranha estava musculoso demais e a histria escrita pelo desenhista fugia do propsito original. Alguns dizem que tratava-se de uma fico cientfica nos moldes do Lanterna Verde da DC. Por sua vez, Kirby se baseou em outros dois personagens que havia criado anos antes, chamados The Silver Spider e The Fly, de onde retirou caractersticas como os poderes relacionados a insetos e at a histria de um rfo criado por um casal de tios idosos. Lee queria modificar o material, todavia, naquela altura, Kirby no podia mais voltar atrs, afinal, j desenhava outros ttulos e no tinha mais tempo para desenhar a histria antes da ltima edio de Amazing Fantasy. Ento, Lee repassou o trabalho para outro desenhista: Steve Ditko.

Autoretrato de Steve Ditko nos anos 1960. Os fs disputam quem criou o uniforme do Homem-Aranha, se Ditko ou Kirby. O primeiro afirmou que o uniforme criado por Kirby era uma malha tradicional de super-heri, inclusive com botas de bucaneiro (uma de suas marcas) e capa, alm de usar uma pistola. Ditko disse que criou o uniforme expressivo do personagem, mas a dvida permanece, j que a capa da primeira revista com a apario do Homem-Aranha foi feita por Kirby, com o heri segurando um bandido nos braos enquanto se balana em sua teia. Alm disso, nas poucas vezes em que desenhou o aracndeo, Kirby fazia o uniforme com algumas distines: no trao original de Ditko as teias desenhadas no peito deixavam um quadrado em aberto dentro do qual se localizava o smbolo da aranha negra, enquanto na verso de Kirby a aranha est por cima das teias como se desenha at hoje; os olhos da mscara do heri tambm eram ligeiramente diferentes. De qualquer forma, o Homem-Aranha teve a sua primeira histria publicada na revista Amazing Fantasy 15, de agosto de 1962, a ltima edio dessa revista. Ironicamente, essa foi a revista da Marvel que mais vendeu naquele ano. E a criao do personagem creditada tradicionalmente a Lee e Ditko apenas. Um heri diferente

Lee e Ditko criaram Peter Parker como um nerd que sofre bullying na escola. Flash Thompson e Liz Allen esquerda. A morena Sally. Naquela primeira histria, o jovem estudante colegial Peter Parker picado por uma aranha que, acidentalmente, foi bombardeada por radioatividade, durante uma exposio de cincias. Com o passar do tempo, o jovem passa a desenvolver as habilidades de uma aranha verdadeira: possui superfora, d enormes saltos e pode escalar as paredes, alm de ter um sexto sentido que lhe alerta dos perigos. Empolgado com as novas habilidades, cria a identidade de Homem-Aranha e passa a se apresentar em programas de TV como uma sensao. O sucesso imediato. Num dia, porm, ele deixa escapar da emissora um ladro que a assaltou, por dizer que o problema no era dele. Pouco depois, seu tio Ben Parker, que o criou como se fosse um filho (Peter rfo), assassinado pelo mesmo ladro que ele havia deixado fugir. Da, ele se lembra da mxima do tio: com grandes poderes vm grandes responsabilidades. Ento, passa a se dedicar ao combate ao crime, enquanto cuida de manter sua identidade secreta, para poupar a sua Tia May, viva de Ben, que toda a famlia que lhe resta. Alm disso, ela doente do corao e qualquer choque lhe pode ser fatal. A histria curta de oito pginas em que isso ocorre tornou-se um grande sucesso. Amazing Fantasy tem data de capa de agosto de 1962, ento, demorou alguns meses para Stan Lee perceber o sucesso que ela havia sido. Quando chegaram os relatrios de vendas, ficou evidente que era necessrio criar mais histrias do jovem aracndeo. E Lee decidiu fazer isso em grande estilo: criando uma revista prpria para ele. Mas a Marvel era uma editora pequena e no tinha uma distribuidora prpria, tendo, portanto, um limite de alguns ttulos mensais. Por isso, a revista The Incredible Hulk foi cancelada em seu sexto nmero para dar

lugar casa do escalador de paredes. Com isso, The Amazing Spider-Man 01, chegava s bancas com data de capa de maro de 1963, sete meses aps sua estreia. Para no ter uma surpresa desagradvel, Lee no arriscou e, na capa da nova revista, colocou o Quarteto Fantstico fazendo uma participao especial, para que os leitores deles se interessassem tambm pela nova e as vendas aumentassem.

Ditko criou o visual de quase todos os viles clssicos do Homem-Aranha. A Fase de Lee e Ditko A primeira fase do Homem-Aranha foi dedicada a criar seu universo ficcional e um dos perodos mais profcuos do personagem, cheio de momentos clssicos. A influncia desse trabalho em outros artistas (contemporneos e futuros) tambm foi enorme. A dupla Stan Lee e Steve Ditko escreveu as primeiras 38 edies da revista Amazing Spider-Man, publicadas entre maro de 1963 e maio de 1966, mais duas edies anuais (em 1965 e 1966, respectivamente). Boa parte dessas histrias apresentou as primeiras aparies dos grandes viles do HomemAranha: Camaleo, Consertador, Abutre, Dr. Octopus, Lagarto, Electro (numa aventura que traz de brinde um confronto entre o Aranha e o Tocha Humana), Mysterio, Duende Verde, Kraven e Homem-Areia, sem contar os confrontos com viles da Marvel que j existiam, como Dr. Destino (o arquiinimigo do Quarteto Fantstico, que fez outra participao especial), Cabea de Ovo e o Circo do Crime (este em uma aventura conjunta com o recmcriado Demolidor). Tudo isso somente nas 18 primeiras edies de Amazing. Depois, outros viles clssicos continuariam a surgir, como Escorpio, Magma, Smithy e os Esmaga-Aranha etc.

O Abutre era outro vilo bastante recorrente. Outros personagens includos nessa poca foram: o eterno antagonista J. Jonah Jameson, editor-chefe do Clarim Dirio, que destila veneno contra o balanador de teias em seus editoriais; Betty Brant, a primeira namorada de Peter Parker, mais velha, era a secretria de J.J.J.; Flash Thompson, o gal do colgio Middletown onde Peter estuda e o cara que inferniza a sua vida, ao mesmo tempo em que o maior f do heri aracndeo; e Lizz Allen, a musa do colegial, namorada de Thompson e que depois se interessaria por Parker. Vale lembrar que Peter passa a fotografar a si mesmo (ou seja, o Aranha) para ganhar dinheiro e ajudar sua Tia May e sempre acaba vendendo as fotos para Jameson, no Clarim. no Clarim onde ele tambm encontra seu rival pelo amor de Betty: o reprter especial enviado Europa Ned Leeds. Entre 1964 e 1966, o Duende Verde se notabiliza como o principal inimigo do Aranha, sendo o campeo absoluto de aparies: cinco confrontos nos 40 primeiros nmeros sendo que vrios deles se estenderam por duas edies seguidas. Parte do apelo do personagem era que, ao contrrio de todos os outros viles, que tinham suas histrias detalhadas, ningum sabia nada sobre o Duende Verde: sua identidade era secreta. Lee e Ditko viviam provocando os leitores com cenas em que o criminoso tirava a mscara nas sombras e no se podia ver seu rosto. Alm disso, o constante envolvimento do Duende com o crime organizado seu objetivo era controlar as quadrilhas de Nova York alimentavam o gosto por histrias policiais e de mistrio de Ditko, possibilitando que as aparies do vilo, no raro, eram algumas daquelas que tinham as melhores tramas.

O Sexteto Sinistro surge em "Amazing Spider-Man Annual 01", de 1964. Curiosamente, apesar de sua popularidade, o Duende Verde no fez parte do Sexteto Sinistro, grupo que reuniu os principais viles do Aranha: Dr. Octopus, Homem-Areia, Abutre, Mysterio, Kraven e Electro; reunidos pelo primeiro para derrotar o Aranha de uma vez por todas. Na histria publicada em Amazing Spider-Man Annual #01, em 1965, o aracndeo luta com cada um separadamente e vence todos. O Dr. Octopus era o segundo pior vilo e protagonista daquela que considerada uma das mais clssicas histrias do Homem-Aranha. Em Amazing 33, o vilo rouba um istopo radioativo que a nica cura para uma rara doena que acomete a Tia May; obrigando o Homem-Aranha a persegui-lo loucamente. No fim das contas, o heri termina soterrado sob toneladas de metal e gua, mas rene todas as suas foras para ergu-las e tentar salvar sua tia. A dramacidade dos dilogos de Lee e dos desenhos de Ditko criaram um grande momento. Conta a lenda que, quando Lee viu os desenhos de Ditko pela primeira vez, teria lhe dito: voc acaba de criar a mais famosa sequncia de quadrinhos da histria.

A capa de "Amazing Spider-Man 33" e a primeira parte da sequncia...

Harry Osborn e Gwen Stacy unem-se a Flash Thompson: mudanas no elenco por Steve Ditko e Stan Lee.

... que muitos consideram o melhor momento de Ditko na revista. No muito depois disso, essa primeira fase se encerrou por dois fatos marcantes: um cronolgico e outro editorial. No campo cronolgico, Peter Parker encerra o colegial e adentra na (fictcia) Universidade Empire State, juntamente com seu rival Flash

Thompson, deixando personagens como Liz Allen de lado em favor dos novos colegas Harry Osborn e Gwen Stacy. Alm disso, Lee apresenta um Parker ligeiramente mais maduro, mais autoconfiante, o que se reflete na sua relao com as mulheres. Primeiramente, houve uma cmica rivalidade entre Betty Brant (a mulher mais velha, responsvel, independente) e Liz Allen (a musa do colegial). Embora Peter Parker estivesse namorando firme Betty, sempre sofria investidas da segunda, o que lhe colocava em apuros no seu namoro. Depois, a situao ainda ficaria mais complicada. Com o fim do colegial e a entrada na faculdade, Lizz Allen sumiu do mapa, mas Parker se viu envolvido com outras garotas. Mas a j outra fase

O Duende Verde combate o Mestre do Crime na arte de Steve Ditko: disputas pela identidade do vilo. O motivo editorial que encerra essa primeira fase o confronto final entre o HomemAranha e o Duende Verde. Ao iniciar o ano de 1966, as discordncias entre Lee e Ditko comearam a aumentar. Alm disso, a editora Charlton fez a Ditko uma oferta irrecusvel, de criar seus prprios personagens e desenvolv-los. Ele aceitou a proposta e ainda naquele ano estreou as novas verses do Besouro Azul e do Capito tomo (heris criados nos anos 1940) e um heri novo: o Questo. Apesar do sucesso inicial, depois houve uma queda nas vendas. A Charlton, por sua vez, seria comprada pela DC Comics nos anos 1970 e seus personagens (Besouro Azul, Capito tomo, Starman, Questo etc.) incorporados ao seu universo. O Besouro Azul, por exemplo, entre as dcadas de 1980 e 90 ficaria mais ou menos conhecido por atuar na Liga da Justia, durante vrias fases seguidas. Alm disso, os personagens da Charlton inspiraram a obra Watchmen de Alan Moore, de modo que o Coruja o Besouro Azul, Dr. Manhattan o Capito tomo e Rorschach o Questo.

Voltando aos anos 1960, Lee e Ditko h tempos discutiam quem seria o Duende Verde. Isso mesmo: os prprios autores no tinham definido a identidade do vilo, jogando para o leitor inmeros suspeitos, o principal deles era Fred Foswel, que j havia agido como o Chefo do Crime ou Maioral (de acordo com a traduo do original The Big One) e que, supostamente, havia se regenerado e trabalhava como reprter policial no Clarim Dirio. Outro suspeito, pelo menos na cabea da dupla produtora, era o tambm reprter do Clarim Ned Leeds, rival de Peter pela mo de Betty Brant. A identidade do Duende Verde apontada pelos historiadores como o principal ponto da ruptura entre Lee e Ditko. Alguns afirmam que o desenhista preferia Leeds, enquanto outros dizem que o artista defendia que o vilo fosse uma pessoa desconhecida, pois assim era o mundo real. (De qualquer modo, essa estratgia foi usada anteriormente com o Mestre do Crime, um mascarado rival do Duende Verde, que ao ter sua mscara retirada um total desconhecido do pblico e dos outros personagens).

Norman Osborn e seu filho Harry por Steve Ditko. Como Ditko nunca teceu comentrios precisos sobre o tema, j que tem uma vida totalmente reclusa, e Lee em suas abundantes entrevistas s trata do tema de forma evasiva, no se sabe ao certo o que ocorreu. O fato que Amazing Spider-Man 38, de 1966, a ltima edio assinada pela dupla. Nela, enquanto o Homem-Aranha confronta um novo vilo, o Destruidor, vemos o empresrio Norman Osborn, pai de Harry Osborn, colega de Peter na universidade, contratando um grupo de criminosos para pegar o Homem-Aranha. Embora, Harry j tivesse aparecido vrios meses antes, Norman surgira na edio anterior, a de n. 37, quando o Aranha tem que salv-lo das mos do Dr. Mendell Stromm, o Mestre dos Robs, um ex-scio de Osborn. Este havia passado a perna em Stromm para ficar com a empresa para si, levando-o priso por sonegao fiscal. Agora, Stroll estava livre e disposto

a se vingar. Mas, no fim da histria, enquanto o escalador de paredes confronta Stromm, misteriosamente, algum dispara uma arma e mata o vilo. Na edio seguinte, a 38, fica subtendido que Osborn fez isso. Ditko, ento, encerra sua passagem no Homem-Aranha, embora Stan Lee ainda tenha continuado a escrever as histrias por muitos anos. Ditko, alm da rpida (mas marcante) passagem na Charlton, iria para a DC Comics, em 1968, onde criaria novos heris, como o Rastejante e a dupla Rapina e Columba e s regressaria Marvel no fim dos anos 1970. Enquanto isso, o destino reservava ainda mais glria ao personagem de Norman Osborn. A chegada de John Romita

A icnica primeira capa de John Romita: o Duende Verde descobre a identidade do HomemAranha em "Amazing Spider-Man 39", de 1966. A edio Amazing Spider-Man 39 chegou s bancas em agosto de 1966 e trouxe um grande estardalhao por dois motivos: em primeiro lugar, uma icnica capa em que o Duende Verde aparece em seu jato carregando um Peter Parker amarrado, com as roupas civis rasgadas revelando seu uniforme; em segundo, pela mudana do desenhista da revista e o crdito ocupado por John Romita, uma futura lenda, mas no momento, um mero desconhecido. A trama da revista era to bombstica como a capa: o Duende Verde contrata uma srie de bandidos para emboscar o Homem-Aranha, jogando uma bomba nele; o explosivo gera fumaa e nenhum efeito; bandidos presos, o heri sai e vai a um beco trocar de roupas; o leitor fica sabendo que o composto neutralizou o famoso sentido de aranha que alerta Peter Parker quando h um perigo eminente, e por isso, do alto de seu jato, o bandido acompanha o heri tirar a mscara e entrar no prdio do Clarim Dirio; por meio de microfones de alta preciso, descobre que o nome do garoto Peter Parker; pronto, temos o primeiro entre todos os viles a descobrir a identidade secreta do Homem-Aranha.

Peter Parker e Norman Osborn frente a frente pela primeira vez. Arte de John Romita. E no termina a. O Duende o segue at sua casa e, chegando l, se revela e o derrota facilmente. Levando-o a um esconderijo e prestes a mat-lo o Duende contaminado por um sentimento de autoconfiana exagerada e termina revelando a sua prpria identidade: Norman Osborn. O problema que Parker o conhece: ele o pai de seu colega de faculdade, Harry Osborn. Uma tragdia se anuncia e a edio termina. No nmero seguinte, conhecemos a origem de Osborn, como ele descobriu uma frmula de Stromm e, ao tentar produzi-la, explodiu em seu rosto, tornando-o mais inteligente, mais forte e mais louco. Um selvagen confronto entre os dois se estabelece e Osborn termina eletricultado, de maneira que sofre de amnsia e esquece que foi o Duende Verde. As duas edies compem no somente a estreia da nova dupla, Stan Lee e John Romita, como um dos marcos mais importantes da cronologia do Homem-Aranha. Mas nem tudo eram flores. Os leitores da Marvel reagiram furiosamente sada de Ditko e demorou algum tempo para Romita ser aceito, embora seu trao clssico, charmoso e bonito j destacasse desde o incio. Descendente de italianos, John Romita tinha 36 anos quando assumiu a revista do HomemAranha. Apesar de jovem, j era um experiente desenhista no mercado de quadrinhos. Iniciou a carreira nos anos 1950, fazendo cartuns de publicidade e a estreia nas HQ se deu em 1953, quando desenhou o retorno mal-sucedido do Capito Amrica, numa srie de histrias escritas por Stan Lee. Romita, no entanto, continuou trabalhando para vrias editoras, particularmente em romances adolescentes. (Veja um velho post do HQRock sobre a carreira do artista). Em fins de 1964, voltou aos super-heris, tornando-se o desenhista da revista do Demolidor. O trabalho grfico de Romita agradava imensamente Stan Lee, o que lhe colocou como escolha nica para substituir Ditko, quando este se desligou da Marvel. Porm, o trao de Romita era totalmente diferente do de Ditko, o que lhe causou problemas, no incio, com

os fs da revista. Entretanto, a arte dinmica e precisa, junto com o carisma que impregnava aos personagens logo o tornaria o maior de todos os desenhistas pelos quais o HomemAranha foi desenhado. A longa fase em que Romita desenhou o Aranha coincidiu com o perodo em que a revista Amazing Spider-Man se tornou o maior sucesso de vendas da Marvel, destronando a at ento imbatvel Fantastic Four. Ampliando o universo do Aranha

A sequncia em que Peter Parker...

... encontra Mary Jane Watson pela primeira vez. A arte de Romita valoriza os traos femininos. Nesta fase, Parker estava na faculdade e, inicialmente, ficava dividido entre trs mulheres (um exagero para poca!): a antiga namorada Betty Brant, a colega de faculdade Gwen Stacy e (a sobrinha da amiga de sua tia) Mary Jane Watson. Esta personagem j havia sido sugerida diversas vezes ao longo do tempo, quando a Tia May e sua vizinha, Anna Watson, tentavam arranjar um encontro entre os dois sobrinhos. Mas apesar da presena fsica, nunca se mostrava o rosto da garota, como maneira de manter o mistrio. Parker, por algum motivo, pensava que ela era muito feia. Mas em um momento histrico, em Amazing SpiderMan 41, John Romita finalmente revelou sua aparncia, como uma belssima garota ruiva, a mulher mais bela que Peter j havia visto na poca.

Romita tambm deu outro tipo de beleza a Gwen Stacy, que se tornou a nova namorada de Peter Parker. Com essa introduo, a dinmica interna das histrias do Homem-Aranha mudaram bastante. As desventuras de Peter Parker se tornaram to interessantes quanto as do Homem-Aranha. Ajudado pelo belo trao de Romita, a convivncia do rapaz com duas jovens meninas, Gwen Stacy e Mary Jane Watson, e a maneira como elas se provocavam e disputavam a ateno do rapaz eram hilariantes e mais prxima dos novos tempos dos anos 1960. Sob o trao de Romita, os personagens interagiam muito mais com a sua poca: a poltica, os movimentos estudantis, o novo comportamento da juventude e at as drogas passaram pelas pginas da revista. Para simbolizar a recm-adquirida independncia da juventude em mbito global, Peter Parker finalmente deixava de morar sob o teto de sua Tia May, em Forrest Hills, no subrbio de Queens, para ir dividir um apartamento com Harry Osborn em Manhattan, mais prximo da principal rea de atuao do Homem-Aranha. Outro elemento desse mesmo aspecto estava

quanto ao comportamento das personagens femininas. Mary Jane era o prottipo na nova garota: liberal e extrovertida. Foi com ela que Parker inicialmente se envolveu, mas os seus sumios terminaram por impossibilitar um romance. Com o tempo, Peter se ligaria doce Gwen Stacy, enquanto Mary Jane ficaria com Harry, numa legtima troca de casais! J Gwen, apesar de mais meiga e contida do que Mary Jane, tambm mostrava possuir atitude, lutando pelo corao de Peter at conseguir namor-lo.

O "trio maravilha", MJ, Peter e Gwen: anos 1960 na pauta. Falaremos das drogas mais tarde, mas a poltica tambm se tornou uma constante nas histrias, particularmente, nas cenas envolvendo o campus universitrio. Os direitos civis tambm invadiram este universo, e Lee e Romita criaram um ncleo afrodescedente pela primeira vez em uma revista de primeira linha. Incluram o personagem Joe Robie Robertson como Editor de Cidades do Clarim Dirio, como uma voz bondosa e ntegra para contrabalanear a figura irrascvel (e cmica) de J. Jonah Jameson. O filho dele, Randy Robertson, tambm aparece, como um colega de universidade de Peter, Gwen, Harry e MJ. E Flash Thompson, personagem que acompanha a revista desde o incio, torna-se um soldado que vai lutar no Vietn.

O Rei do Crime surge como o novo opositor do Aranha. Capa (sem cores) de "Amazing SpiderMan 69". Enquanto isso, isso o Aranha continuava se envolvendo com os seus velhos inimigos e muitos outros novos surgiam. O principal deles foi o Rei do Crime (surgido em Amazing Spider-Man 50), que tornaria-se o maior gangster de Nova York. A dupla Lee e Romita escreveu vrias histrias tendo o novo vilo como principal opositor do Aranha que so timos contos policiais, mostrando como Wilson Fisk ampliava sua rede de poder, colecionava inimigos e, por fim, se tornava o chefe-supremo do crime organizado. Escreveram uma espcie de trilogia sobre o maior de todos os gangsters, mostrando sua ascenso e queda. No primeiro captulo, a ascenso do criminoso; no segundo, mostraram uma saga na qual o Rei do Crime e o Cabelo de Prata (um envelhecido chefe criminoso) disputam uma tabula ancestral que teria uma frmula da juventude inscrita, numa srie de histrias nas quais John Buscema e Jim Mooney ajudaram Lee e Romita nos desenhos e textos. Na terceira parte, mostraram a ascenso de um chefe criminoso chamado Planejador que tinha como misso destruir o reinado de Wilson Fisk. No final da trama, o Rei acaba descobrindo que o tal chefe na verdade o seu prprio filho, Richard Fisk, que estudando na Europa descobriu que o pai era um criminoso e decidiu acabar com ele. A descoberta leva o Rei a um estado catatnico e ao seu desaparecimento por muitos anos.

Outro exemplo da arte icnica de John Romita: capa de "Amazing Spider-Man 75", com a volta do Lagarto. Lee e Romita processaram uma das melhores fases do Homem-Aranha, emendando histrias cheias de ao com tramas envolventes. Alm do Rei do Crime, outros viles apareceram: Rino, Shocker, Cabelo de Prata, Gatuno, o segundo Abutre e o Canguru. Os inimigos do passado tambm retornavam, havendo confrontos com o Dr. Octopus, Lagarto, Duende Verde e Electro. Merece destaque a trama em que a Tia May conhece o Dr. Octopus e pensa que ele um sujeito descente, chegando quase a ter uma relao amorosa. Em 1968, Stan Lee tentou dar ao Homem-Aranha uma segunda revista, chamada The Spectacular Spider-Man, com um direcionamento mais adulto, com mais pginas, capas pintadas a leo e o miolo em preto e branco, no formato magazine. O prprio Romita as desenhou, mas a empreitada no surtiu os efeitos de venda esperados. Para a edio n. 02, ento, Lee mandou colorir a histria, mas as vendas no foram o esperado. Este nmero dois, inclusive, trazia um dos melhores confrontos entre o Homem-Aranha e o Duende Verde: Norman Osborn fica sabendo por seu filho que Peter bom em cincias e lhe oferece um emprego, mas termina relembrando que o Duende Verde e a tenso entre eles aumenta em um jantar no qual esto Harry, Gwen e Mary Jane. A histria foi to boa que ganhou, depois, uma republicao dentro de ASM para que um maior nmero de leitores a conhecesse.

Capa pintada de "Spectacular Spider-Man 02": histria excelente, vendas nem tanto. Mesmo assim, talvez o melhor confronto entre o Aranha e o Duende. Tramas mais adultas Aproximava-se o fim dos anos 1960 e a inocncia dos tempos idos se esvaa. Com isso, as tramas de Lee e Romita comeavam a se tornar mais duras e os fs iriam enfrentar uma fase de grandes choques narrativos. Primeiramente, em Amazing Spider-Man 90, em 1970, veio a morte do capito de polcia George Stacy, pai de Gwen. Durante uma luta do Aranha contra o Dr. Octopus, o capito Stacy salva uma criana do desabamento de um prdio, mas soterrado. A imprensa e a opinio pblica (Gwen, inclusa) passam a culpar o aracndeo pelo ocorrido, a polcia que j no gostava dele tem mais um motivo para persegui-lo, mas no chega a ser aberto um processo, embora ele seja oficialmente intimado a depor.

Luta com o Dr. Octopus na estreia de Gil Kane como desenhista do heri. Na sequncia de histrias da morte de Stacy, John Romita cedeu, temporariamente, os desenhos para Gil Kane. Este era um artista veterano que fizera sucesso na DC ao ser um dos

criadores da nova verso do Lanterna Verde (junto ao escritor John Broome). Kane ilustrou a revista Green Lantern de 1957 a 1969, quando se mudou para a Marvel, onde trabalhou com Hulk, Capito Marvel e Homem-Aranha. Na verdade, John Romita estava organizando sua sada do ttulo aracndeo e Stan Lee decidiu alternar os desenhos dos dois criadores para criar uma substituio menos traumtica do que a de Ditko.

Harry Osborn sofre em uma viagem de drogas em um painel "viajante" de Gil Kane. Abalando os quadrinhos. Enquanto isso, nas tramas, a morte de George Stacy provocou um abalo forte no romance com Gwen, que passa a cobrar mais a presena de Peter, ao mesmo tempo em que vai desenvolvendo um dio mortal pelo Aranha. Por fim, ela acaba abandonando Peter e indo morar com seus tios em Londres. Mary Jane passa a se aproveitar da ausncia dela para, descaradamente, dar em cima de Peter, o que perturba seu namorado Harry, que termina se envolvendo com drogas.

Capa de "Amazing Spider-Man 98", sem o Cdigo de Conduta dos Quadrinhos. A Amazing Spider-Man 97, de 1971, foi um dos momentos mais marcantes na histria dos quadrinhos norteamericanos, porque rompeu com o Cdigo de tica que regulamentava o mercado e s autorizava a publicao de edies que continham sua aprovao, o Comics Code Authority (CCA). Como a revista trazia personagens se drogando (inclusive, um dos protagonistas Harry Osborn), no recebeu o selo de aprovao, no importando que a

histria trouxesse uma mensagens contra as drogas. Apoiado pelo diretor Martin Goldman, Stan Lee levou a idia frente e essa foi a primeira edio de super-heris americanos a ser publicada sem a aprovao do selo desde que este fora criado, nos anos 1950. Na trama em trs partes, Norman Osborn se lembra que o Duende Verde e ataca o HomemAranha, que devolve Osborn sua condio normal mostrando o estado doente em que Harry se encontra. Enquanto o primeiro captulo foi desenhado por John Romita, os dois ltimos foram as primeiras edies em que Gil Kane atuou como o novo desenhista oficial do Homem-Aranha. Embora seus personagens fossem menos carismticos do que os de seu predecessor, Kane tinha uma grande habilidade de trazer novos ngulos para seus enquadramentos, o que era um prato cheio para mostrar o escalador de paredes em ao. O olhar dos personagens de Kane tambm so muito expressivos e ele sabia explorar isso. Mas Stan Lee notou que alguns fs estranharam o trao um pouco mais extico de Kane, de modo que, alguns meses depois, Romita passaria a fazer a arte-final das histrias, por vezes mudando algumas coisas para criar um ambiente mais familiar ao leitor.

Peter Parker sofre por Gwen t-lo deixado. Os fs estranharam a arte exuberante de Gil Kane. O motivo da sada de Romita do ttulo era que ele passara a ocupar o cargo de Diretor de Arte da Marvel, enquanto Stan Lee continuava como Editor-Chefe. No entanto, nessa altura do campeonato, em 1971, a Marvel j no era mais uma editora pequena, e sim, a lder absoluta do mercado de quadrinhos nos EUA. Assim, a dupla Lee e Romita estava cada vez mais ocupada e sem tempo para produzir as histrias do amigo da vizinhana, pois o primeiro cuidava de toda a parte criativa da casa, sendo o editor-Chefe, enquanto Romita tinha que supervisar arte de todos os desenhistas, alm de ele prprio desenhar as capas de vrias revistas e produzir a arte interna de outras, como do Hulk, do Capito Amrica e dos Vingadores, ocasionalmente. Lee, por sinal, j havia abandonado praticamente todas as revistas em que estava envolvido. Seu desligamento comeou em 1965, quando deixou as revistas Avengers e X-Men a cargo de seu sucessor, Roy Thomas. Gradativamente, foi deixando as histrias do Homem-de-Ferro, Demolidor, Hulk, Capito Amrica. Em 1970, Lee deixou o Quarteto Fantstico e, em 1971, o

Homem-Aranha era a nica revista que ainda escrevia. Mas a Marvel estava decidida a transform-lo em Publisher da editora (o mais alto cargo) e Lee teve que preparar sua sada. Sem um plano bem definido, ele trouxe seu sucessor oficial, Roy Thomas para um curta temporada frente de Amazing Spider-Man.

A capa de "Amazing Spider-Man 101": Morbius e o Aranha de seis braos. Thomas era f de histrias de terror e criou um arco de histrias bizarro (mas de boa qualidade), publicado entre Amazing Spider-Man 101 a 105, na qual Peter Parker pensa em se casar com Gwen Stacy e decide criar uma frmula que elimine os seus poderes. Numa referncia ao caso do Lagarto, o experimento termina dotando Peter de mais quatro braos, ficando como um aracndeo com oito patas. Em seguida, ele encontra um vampirohumano chamado Morbius e vai atrs do Dr. Curt Connors para cur-lo, mas este se transforma de novo no Lagarto. Enfim curado, Peter embarca para a Terra Selvagem e tem um confronto com Kraven em meio a dinossauros e a Kazar. No fim da histria, uma homenagem a King Kong (que h poca era apenas o livro ou o filme de 1933), quando um monstro enorme se apaixona pela mocinha e termina morrendo. Uma curiosidade: a saga que se inicia em Amazing Spider-Man 100 (edio comemorativa, marca a sada de Stan Lee e entrada de Roy Thomas) outro desafio ao Cdigo, porque este proibia o uso de criatura msticas como os Vampiros, porque se pensava que os quadrinhos de horror eram prejudiciais s crianas e jovens. Assim, Thomas e Kane introduzem Morbius, que um vampiro, mas no no sentido literal da palavra: seus poderes provem da combinao de uma doena rara com um experimento cientfico malsucedido, ou seja, no h nada de mstico e por isso poderia ser publicado. Outro drible no CCA. Nesse meio tempo, Stan Lee realmente promovido a Publisher e o cargo de Editor-Chefe vai ser ocupado por Roy Thomas. Este escrevia vrias revista e precisa diminuir seu volume de trabalho para se dedicar nova atividade, de modo que, enquanto treina um substituto, Stan

Lee volta a escrever o Homem-Aranha por mais algumas edies. Enquanto Kane vai desenhar o Capito Amrica, Romita volta ao posto de desenhista, de modo que a dupla Lee e Romita tem o seu ltimo (e fantstico) momento, marcado por histrias interessantes e a arte fantstica do artista em seu auge.

Capa de "Amazing Spider-Man 108": Stan Lee e John Romita de volta, contando histrias sobre a Guerra do Vietn. Entre as ltimas histrias da dupla Lee e Romita estava o arco da volta de Flash Thompson do Vietn, perseguido por uma seita a qual teria ofendido sem querer durante a guerra e marcando a estria da personagem vietnamita Sha Shan, que seria sua namorada a partir de ento. Publicado em Amazing Spider-Man 108 e 109, esse empolgante drama sempre foi apontado por Romita como a sua histria favorita dentre todas que trabalhou. A partir de Amazing Spider-Man 111, os roteiros passaram s mos de Gerry Conway, um jovem de 19 anos, f de quadrinhos, que tornou-se o escritor de algumas das revistas de maior sucesso dos Estados Unidos. Este era o assistente a quem Stan Lee vinha treinando j h um ano para substitu-lo e o faria no apenas no Homem-Aranha, mas em outras revistas, como no Quarteto Fantstico. Encerrava-se, assim, em 1972, a Era Stan Lee, na qual o escritor comandou diretamente no apenas o Homem-Aranha, mas todo o Universo Marvel. Na verdade, embora Lee como Publisher tenha continuado muito envolvido nas aventuras do cabea de teia, o comando criativo caiu nas mos de uma nova gerao, liderada pelo novo Editor-Chefe Roy Thomas e seu colega escritor Gerry Conway.

A Histria do Homem-Aranha nos Quadrinhos (Parte 2)

SET 20 Publicado por hqrock - Irapuan Peixoto

O Duende Verde numa pintura moderna de Alex Ross. Esta a segunda parte da trajetria do Homem-Aranha nos quadrinhos. Se voc no leu a primeira parte, leia aqui. Esta Parte 02 traz a fase clmax nos anos 1970, a crise na virada para os 1980, uma nova fase de sucesso e os graves problemas editoriais do fim daquela dcada. Novos tempos, novo escritor, nova revista Estamos em 1972. Stan Lee, o principal criador do Universo Marvel, escreveu as histrias do cabea de teia por dez anos quase ininterruptos, mas agora, foi promovido a Publisher da Marvel Comics, o cargo mais alto da editora. Seu posto de Editor-Chefe ocupado, ento, por Roy Thomas, que vinha assumindo vrias revistas no lugar do Thomas treinam um substituto para assumir a revista

The Man. Com isso, Lee e

The Amazing Spider-Man. O Fantastic Four, a casa do Quarteto

sortudo um rapaz de apenas 19 anos: Gerry Conway. Na mesma poca, ele escreveria, tambm, a outra revista de maior sucesso da editora: Fantstico.

"Marvel Team Up": uma nova revista para o Homem-Aranha ter encontros especiais. Mas antes de falarmos das histrias de Conway, preciso saber que enquanto Stan Lee comandava sua ltima temporada frente de

Amazing Spider-Man (junto ao desenhista

John Romita) a Marvel decidiu ampliar o universo do amigo da vizinhana. Stan Lee providenciava para que o Homem-Aranha se tornasse o primeiro personagem da Marvel a possuir duas revistas mensais. Tal prtica era comum na concorrente DC Comics, em que personagens como Batman e Superman tinham vrias revistas mensais com focos distintos. Lee tentou transpor um pouco disso para a Marvel. A inspirao direta foi a revista

The Brave and the Bold, que mensalmente trazia uma

aventura de Batman junto com algum convidado especial. Lee transferiu o mesmo conceito para o Aranha. Ento, em maro de 1972, chegava s bancas a revista Marvel Team-Up (algo como Equipe Marvel), que, apesar do ttulo, trazia sempre o Homem-Aranha em parceria a convidados diversos do universo da editora, como Hulk, Quarteto Fantstico, X-Men, Vingadores etc. As equipes de criadores tambm eram sazonais, sendo cada arco de histrias (geralmente duas ou trs edies) entregues a artistas diferentes, primeiramente consagrados, mas depois, passou a servir, tambm, como laboratrio para novos artistas trabalharem com o aracndeo ou com outros personagens.

Norman Osborn culpa Peter Parker pela situao de Harry: auge da parceria entre Gil Kane e John Romita. As histrias, geralmente, se passavam margem da cronologia do personagem, e traziam tanto personagens famosos quanto outros de pouca expresso. A estria se deu em um encontro do Homem-Aranha com o Tocha Humana (que se tornaria um habitual frequentador), escrito por Archie Goodwin (roteirista que ganhava espao na editora) e desenhada por Ross Andru, artista vindo da DC (das histrias da Mulher-Maravilha e do Superman) que teria longa passagem pelos ttulos do Aranha num futuro breve. Enquanto isso, em

Amazing Spider-Man 111, de 1972, se dava a estreia de Gerry

Conway, com orientao direta de John Romita (inclusive nos roteiros), escrevendo verdadeiros clssicos, ao mostrar o Dr. Octopus e o (novo vilo) Cabea de Martelo travando uma guerra de gangues. Depois de seis edies, Romita passou a fazer somente a arte-final para Gil Kane, que voltava ao ttulo. O trio Conway, Kane e Romita produziu um dos melhores embates do Homem-Aranha contra o Hulk e em seguida, a mais bombstica histria que o personagem tivera at ali.

A dramtica cena da morte de Gwen Stacy, por Conway, Kane e Romita... A Morte de Gwen Stacy Conway, Kane e Romita criaram uma histria em duas partes, publicadas em

Amazing

Spider-Man 121 e 122, em 1973, que abalou as estruturas cronolgicas do personagem,


mudou o mercado de quadrinhos, enfureceu e entristeceu os fs, tudo na mesma medida.

... produziu um dos momentos mais marcantes dos quadrinhos. Na histria, Peter descobre que Harry Osborn est muito doente, devido a uma overdose de LSD. Seu pai, Norman Osborn, passa a culpar Parker pelo estado do filho, achando que ele quem fornece as substncias a Harry. O estresse dos negcios e a situao de Harry levam Norman a se lembrar que o Duende Verde, saindo atrs de Peter e seqestrando a namorada dele, Gwen Stacy.

No confronto em que tenta reaver a namorada, o Homem-Aranha v o Duende simplesmente lan-la de cima da Ponte do Brooklyn. O heri ainda alcana Gwen com sua teia, mas ela quebra o pescoo com a parada brusca. O aracndeo (e os leitores) ficam em choque! Foi uma morte surpresa, sem anncios prvios, como comum. Por isso, o ttulo s aparece na ltima pgina:

A noite em que

Gwen Stacy morreu. Na edio seguinte, o Homem-Aranha sai enfurecido atrs do Duende
Verde, encontra um dos esconderijos do vilo e os dois tm uma batalha feroz. Mas no fim, o Norman Osborn termina morrendo vtima de sua prpria armadilha: empalado por seu jato

contra a parede. O leitor j percebeu que essa cena foi adaptada de maneira at fiel no primeiro filme

Homem-Aranha de Sam Raimi, embora sem a morte da garota (e com a troca por Mary
Jane). Segundo alguns historiadores, a ideia original da morte de Gwen Stacy foi de John Romita, que a sugeriu em uma reunio de pauta com Conway e Stan Lee para o planejamento da revista do Aranha para o ano de 1973. A princpio, Lee no gostou por uma questo de logstica: j haviam matado o pai dela h pouco tempo. Porm, o Publisher foi convencido ao perceber que a morte de Gwen abriria o caminho para desenvolver um romance entre Peter e Mary Jane Watson, j que esta era uma personagem mais forte e interessante. Alm disso, a relao entre Peter e Gwen estava estacionada e s tinha duas sadas: o trmino ou o

casamento. Ningum queria casar o Homem-Aranha e terminar o namoro j tinha sido feito antes.

O feroz conflito com o Duende Verde... Nunca a namorada de um protagonista havia morrido em uma histria em quadrinhos, muito menos de forma to brutal. No foram poucos os que pediram que a editora a trouxesse de volta. O impacto da histria foi to forte que esta edio a mais citada como a passagem definitiva da Era de Prata dos quadrinhos para a Era Bronze. Na primeira, surgiram a nova gerao dos heris da DC (novas verses de Flash e Lanterna Verde, alm das reformulaes de Superman, Batman e Mulher-Maravilha) e apareceram, tambm, os heris da Marvel. A Era de Bronze marcada por uma seriedade maior das histrias, com contedo mais adulto. Duraria at mais ou menos os meados dos anos 1980.

... termina com o vilo sendo vtima de sua prpria armadilha... Infelizmente, a edio seguinte, Amazing

Spider-Man 123 foi a ltima que trouxe a Blaxploitation , ou seja, da Schaft, sries de

dupla imbatvel John Romita e Gil Kane nos desenhos, num embate do Homem-Aranha com Luke Cage, novo personagem da Marvel feito na onda do

emergncia da cultura negra nos Estados Unidos, a partir de filmes como

TV e da msica. Era uma forma de apresentar o novo heri para um pblico maior, tcnica que se tornaria constante nas histrias do aracndeo. Luke Cage fora criado pouco antes por Archie Goodwin e John Romita e foi o primeiro afrodescendente a ter uma revista prpria nos quadrinhos.

... e morrendo empalado. Clssico dos quadrinhos por Conway, Kane e Romita. A partir de ento, John Romita se despedia das histrias do aracndeo para se dedicar somente ao cargo de Diretor de Arte da Marvel, que ocupou at se aposentar no final dos anos 1980. Com isso, teve um papel de enorme importncia no desenvolvimento da Marvel e na criao de inmeros personagens e sagas. Um nico exemplo: em 1974, o escritor Len Wein queria um novo opositor para o Hulk; Romita desenhou um baixinho de uniforme amarelo, que deveria ser o primeiro super-heri canadense (pas em que as revistas Marvel faziam enorme sucesso), enquanto Wein o batizou de um nome impactante Wolverine.

A capa de "Amazing Spider-Man 129" traz a primeira apario do Justiceiro. O vilo Chacal tambm faz sua estreia. Romita deixou de desenhar as histrias, entretanto, continuaria a fazer a maioria das capas de Amazing at o incio dos anos 1980. Com a sada de Romita, Conway procurou um artista que mantivesse mais ou menos o mesmo padro de trao dele e de Gil Kane e encontrou a

figura em Ross Andru, que j havia sido testado em os Defensores e o Quarteto Fantstico. A parceria de Conway com Andru estreou em

Marvel Team-Up e tambm desenhara

Amazing Spider-Man 125, numa trama

onde o filho de J.J. Jameson, o astronauta John Jameson, transforma-se no Homem-Lobo. A dupla tambm amarrou as conseqncias da morte de Gwen e Norman: Peter e Mary Jane iam se aproximando lentamente; Harry se tornou amargurado e distante e deixou de falar com Peter. Logo, traria muitos problemas. Enquanto isso, surgia o antiheri Justiceiro em

Amazing Spider-Man 129, de fevereiro

de 1974, juntamente com o vilo Chacal, que seria o mais importante dessa fase do Aranha. Era um homem misterioso, vestido em uma fantasia imitando o animal que lhe dava nome e tramando uma vingana contra o cabea de teia por motivos ignorados. O Justiceiro, por sua vez, tivera seu visual criado por John Romita e voltaria a aparecer muitas vezes na revista, at ganhar suas prprias aventuras nos anos 1980. (E trs filmes para o cinema, depois disso).

Um Harry Osborn paranico e drogado se transforma no novo Duende Verde. Arte de Ross Andru. As histrias de Conway e Andru continuariam mantendo a qualidade de suas predecessoras, com o quase casamento entre o Dr. Octopus e a Tia May e alguns tons de comdia, como o arco sobre o aranhamvel, um carro maluco para o Homem-Aranha produzido com a ajuda do Tocha Humana. No quesito drama, surgiram novos viles como o Tarntula em

Amazing

Spider-Man 135.
Contudo, a mais impactante histria dessa fase foi quela em que Harry Osborn se tornou o segundo Duende Verde. Fica revelado que foi Harry quem tirou o uniforme do corpo do pai para que a polcia no visse e, portanto, sabia que Peter era o Aranha. O trauma da morte do

pai, juntamente com as drogas que estava tomando, fizeram com que enlouquecesse e assumisse a identidade criminosa do pai. Harry investiu pesado contra Peter, explodindo o apartamento em que moravam e quase o matando junto a Mary Jane. Em seguida ao primeiro confronto dos dois ex-amigos, o novo Duende seqestrou Mary Jane, Flash Thompson e May Parker, ameaando mat-los com uma bomba. Porm, Harry no possua os superpoderes do pai e nem a sua habilidade e astcia, sendo facilmente derrotado pelo ex-amigo. No final da batalha, Harry preso e acusa Peter publicamente de ser o Homem-Aranha. No entanto, nada acontece por conta do estado mental de Harry, que passa a ser tratado em uma clnica psiquitrica. A Primeira Saga do Clone

O clone de Gwen Stacy aparece entre Peter e Mary Jane. Ned Leeds esquerda. Texto de Conway, arte de Andru. Na passagem de 1974 para 1975, Gerry Conway estava atolado em cartas de leitores que pediam a volta de Gwen Stacy. Mas ela estava morta e no ia mudar isso. (Ressuscitar dos mortos ainda no era uma prtica comum nos quadrinhos, como hoje). No entanto, o escritor teve uma ideia para satisfazer os leitores, pelo menos temporariamente: fazer um clone dela. Inicia-se, assim, a primeira

Saga do Clone. Na trama mostrada em Amazing Spider-

Man 147 a 149, Peter encontra Gwen viva em seu apartamento, enquanto todos (Tia May,
Anna Watson) ficam atordoados com o fato. Isso no exato momento em que Peter e Mary Jane resolvem assumir seu romance. (A histria dizia que fazia dois anos que a moa tinha morrido). Em seguida, o reprter Ned Leeds (namorado de Betty Brant) descobre que tratase de um clone da Gwen original e o Homem-Aranha descobre que o Chacal o responsvel. E o pior, que sabe de sua identidade secreta! No confronto final, o Chacal se revela o professor Miles Warren (personagem de Lee e Ditko que aparecia na revista desde que Peter entrou na faculdade) e que tambm fez um clone de

Peter Parker. O professor havia clonado Gwen Stacy porque era apaixonado por ela. Peter e Gwen tinham dado amostras de sangue numa das aulas de Warren e o cientista as usou. Totalmente paranico aps a morte da moa, Warren passou a culpar Peter pelo caso e a persegui-lo, terminando por descobrir que o rapaz era o Homem-Aranha.

O Chacal revela ser Miles Warren. Note o Tarnturla esquerda. Texto de Conway e arte de Andru. O vilo, ento, coloca dois homens-aranha para brigar na arena de um estdio: um o verdadeiro e o outro um clone. Mas ambos tem as mesmas memrias e no sabem quem quem. Enquanto isso, o Chacal prendeu Ned Leeds em uma bomba. Mesmo sem um acordo, os dois Homem-Aranha tentam salv-lo, mas na ltima hora, Miles Warren retoma a conscincia, se arrepende e tenta salvar Leeds. A exploso ocorre: Leeds salvo, mas a exploso vitima tanto o Chacal quanto um dos Peter Parker. O clone de Gwen Stacy vai embora sem dizer para onde, o Homem-Aranha joga seu igual falecido em uma chamin industrial, Peter tenta construir seu relacionamento com Mary Jane e fica com um dilema: ele o verdadeiro e o clone morreu? Ou ele o clone e o original morreu? Esta histria termina a primeira temporada de Gerry Conway com o Homem-Aranha. A histria que soluciona a questo a comemorativa

Amazing Spider-Man 150, de

novembro de 1975, especialmente escrita por Archie Goodwin e desenhada por Gil Kane. Na trama, o Homem-Aranha pede para o Dr. Curt Connors (o Lagarto) fazer exames que comprovem a verdade, mas quando Connors revela que um clone envelhece mais rpido e no tem as emoes bem desenvolvidas, mesmo sem ler o resultado, Peter pensa que um clone no poderia sentir o amor que sentia por Mary Jane e chega a concluso: ele o verdadeiro Homem-Aranha. Homem-Aranha versus Superman

A clssica edio de "Superman vs. Spider-Man", de 1976. Len Wein foi um dos mais importantes escritores da histria dos quadrinhos. Chamou a ateno primeiramente na DC Comics, trabalhando em histrias da Supergirl, Zatanna e, depois, com Superman, Liga da Justia e criou o Monstro do Pntano em 1971. Terminou por ir para a Marvel, onde contribuiu com Hulk, criou Wolverine e os Novos X-Men (mais Tempestade, Colossus, Noturno e outros) e terminou por suceder Roy Thomas como EditorChefe da Marvel, em 1974. Ficou apenas um ano no cargo e o motivo de sua sada foi o mesmo de Thomas: o desgosto pelos aspectos burocrticos e a vontade de voltar a escrever, passando a funo para Marv Wolfman. Assim, em 1975, Len Wein assumiria as histrias do Homem-Aranha. Mas antes, o grande feito de sua poca como Editor-Chefe foi o palenjamento do primeiro encontro entre os personagens das editoras Marvel e DC em uma mesma histria, articulada durante anos de negociaes pelos Publishers de ambas editoras e pelos editores-chefe, Wein e Carmine Infantino. Tudo acertado, ficou decidido que o primeiro encontro se daria entre o HomemAranha e o Superman, os dois mais populares de cada casa. A equipe criativa escolhida foi Gerry Conway e Ross Andru por um motivo simples: os dois artistas tinham trabalhado com cada um dos personagens em suas revistas principais. Ainda assim, dizem os historiadores, que Neal Adams deu pequenos retoques nas artes do Superman, enquanto John Romita o fez no Homem-Aranha. A interferncia editorial fez a histria demorar a ser lanada, s o fazendo em 1976. Mas ainda assim, a edio especial Superman vs. Spider-Man, fez grande sucesso e um marco na histria dos quadrinhos, numa trama que, alm dos dois heris, traz Mary Jane, Lois Lane, J.J. Jameson, Morgan Edge e os viles Dr. Octopus e Lex Luthor. No futuro, outros encontros entre Marvel e DC ocorreriam. Temtica Social e Minorias em pauta

A capa de "Amazing Spider-Man 151" ainda de John Romita, mas por dentro traz a estreia de Len Wein como escritor e Ross Andru continua nos desenhos. Em

Amazing Spider-Man 151, de 1975, iniciava-se a temporada de Len Wein frente do

Homem-Aranha, enquanto Ross Andru permanecia nos desenhos. Embora tenha se esforado para manter o pique das excelentes histrias de Gerry Conway, Wein no acertou a mo. Afinal, depois do apogeu (a fase final de Stan Lee e as histrias de Conway), o nico caminho restante a queda, no mesmo? Embora o sucesso de vendas permanecesse, de fato, h bem poucos elementos marcantes inclusive em termos de cronologia da fase de Wein na revista.

Len Wein reciclou algumas das ideias de Gerry Conway, como a rivalidade entre o Dr. octopus e o Cabea de Martelo. A capa de "Amazing Spider-Man 157" de John romita.

Entre estes, a lenta volta de Harry Osborn como personagem coadjuvante (ele estava em tratamento psiquitrico em uma clnica e no se lembrava de seu passado criminoso), o envolvimento dele com Lizz Allen (velha personagem de Lee e Ditko que havia sido esquecida), que culminaria em um casamento mais tarde; e o casamento de Betty Brant e Ned Leeds. Confrontos com o Rei do Crime e Dr. Octopus, participaes especiais dos X-Men (Wolverine e Noturno, ambos criados pelo prprio Wein) e do Justiceiro tambm no foram grandes momentos. Alguns novos viles surgiram, entre eles, Retalho, numa histria com o Justiceiro, que se tornaria o principal inimigo deste no futuro e o oponente do filme

Justiceiro Zona de Guerra, de 2007.

A capa de "Peter Parker: The Spectacular Spider-Man 01", de 1976, j mostra ao que veio: minorias e vida estudantil em pauta. Enquanto isso, a Marvel agora comandada por Marv Wolfman como Editor-Chefe decidiu aproveitar a expanso de seu prprio mercado e dar uma terceira revista mensal para o amigo da vizinhana. O nome da revista era Peter Parker: The Spectacular Spider-Man, lanada em dezembro de 1976, e trazendo histrias que tinham pouco peso cronolgico e eram escritas pela dupla Gerry Conway (de volta) e Sal Buscema, desenhista que vinha de inmeros trabalhos na Marvel, como os Vingadores. Assim, ao contrrio de

Marvel Team-

Up, a nova revista se ligava diretamente a Amazing, embora as aventuras de uma nunca
atravessassem para a outra mas faziam referncia entre si. Note-se, ainda, que a revista mantinha o mesmo ttulo da tentativa frustrada de 1968, somente com o acrscimo do alterego. Alm disso, curioso que Sal Buscema no possua um estilo na linha de Romita, Kane ou Andru, pois seu trao estilizado de linhas quadradas era nico, o que confere uma alternativa ao visual do Aranha. Em

Spectacular, Conway e Buscema concentraram foco na vida

estudantil de Peter e a convivncia com minorias tnicas, com negros, latinos e asiticos,

dando espao para personagens como o Tigre Branco (Hector Ayala, um latino criado por Roy Thomas e George Prez nas revistas de kung fu da Marvel), Sha Shan (a namorada vietnamita de Flash Thompson), Glory Grant (a bela vizinha afrodescendente de Peter) e inimigos como Tarntula e Morbius.

A arte de Sal Buscema para o Homem-Aranha em um confronto com Morbius. Com isso, apesar de

Spectacular no ser a principal revista do Homem-Aranha, era um

marco importante por seu contedo social. Alm de expor a vida difcil das minorias sociais e o preconceito que sofriam, as tramas abordavam a vida estudantil e temas importantes como as verbas para a universidade e a poltica de cotas para as minorias. (Lembrem-se, foi a poltica de cotas que permitiu que o atual presidente Barack Obama estudasse em um universidade). Depois das primeiras histrias, Sal Buscema continuou nos desenhos, mas os roteiros se alternaram com Archie Goodwin e Bill Mantlo nos nmeros 8-9 e 10, respectivamente, enquanto a dupla Chris Claremont e Jim Mooney cuidou da edio 11. Bill Mantlo era um dos criadores mais populares da Marvel dos anos 1970 e 80, trabalhando com Hulk, Rom e muitos outros, alm do prprio Homem-Aranha. Chris Claremont vinha de histrias menores como Miss Marvel e Punho de Ferro, mas na poca j fazia fama nas histrias dos Novos X-Men. Por fim, Jim Mooney era velho conhecido: discpulo de John Romita (vide similaridade do trao de ambos) tinha trabalhado durante anos como assistente do mestre e como arte-finalista.

O terceiro Duende Verde (Bart Hamilton) na arte de Ross Andru. Uma personagem com alguma relevncia que apareceu nessa perodo foi a capit Jean DeWolff, do Departamento de Polcia de Nova York e que vem aliviar um pouco a relao tensa que o escalador de paredes tem com a polcia. Entre a oficial e o Homem-Aranha nasce uma amizade que teria efeitos benficos para o vigilante. Ela surgira nas mos de Bill Mantlo e Sal Buscema em

Marvel Team-Up 48, de 1976, mas foi mais frequente entre 1977 e Amazing e

1978, principalmente naquela revista, embora tambm tenha aparecido em

Spectacular.
Enquanto isso, em

Amazing Spider-Man, o maior destaque da passagem de Lein Wein

pela revista foi o arco das edies 176 a 180, de 1978, onde h a nica apario do terceiro Duende Verde, o psiquiatra Bart Hamilton, que tratou de Harry Osborn, descobriu todos os segredos e resolveu us-los em seu benefcio, morrendo em combate. Declnio Apesar do sucesso, o final dos anos 1970 no foi muito generoso para o Homem-Aranha. Embora tenha continuado a vender bem, o escalador de paredes perdeu destaque dentro da prpria Marvel para outras revistas, dentre as quais, os X-Men de Chris Claremont e John Byrne que no coincidentemente, tambm produziram uma srie de histrias para

Marvel

Team-Up.
O clima de insatisfao deve ter contribudo para a sada de Len Wein da revista

Amazing

Spider-Man, em 1978, que resultou, tambm, em sua sada da prpria Marvel. Wein voltou
DC, onde foi escrever o Batman e terminaria tendo destaque como editor. O ento exEditor-Chefe da Marvel, Marv Wolfman, assumiu os roteiros de

Amazing a partir da edio

182, em julho de 1978. Ross Andru continuava como desenhista. O primeiro destaque do novo escritor foi a edio 185, que mostrava Peter Parker finalmente se formando na faculdade.

Num caso tpico do personagem, o rapaz falta prpria graduao por causa das aes do Homem-Aranha.

A criao da Gata Negra foi a principal contribuio de Marv Wolfman ao Homem-Aranha. Aqui, a capa de "Amazing Spider-Man 194", de 1978, por Keith Polland. Wolfman outro dos grandes roteiristas das histrias em quadrinhos, mas assim como Wein, no conseguiu acertar a mo no Homem-Aranha. Comeara a carreira na Marvel, inclusive criando o personagem Blade, o caador de vampiros (que dcadas depois se transformaria em uma srie de cinema de sucesso), contudo, seu grande desempenho se daria mesmo na DC nos anos 1980, fazendo um sucesso estrondoso com os Novos Tits, escrevendo a

Crise nas

Infinitas Terras e histrias do Batman.


Em 1979, Ross Andru encerrava sua longa temporada em

Amazing, onde contabilizou mais

de 60 edies. Foi substitudo por Keith Pollard. Refltindo as mudanas de desenhistas, Wolfman criava um novo universo para Peter Parker, fotografando para o Globo Dirio e entrando na Ps-Graduao da Universidade Empire State, onde conheceu e, depois, namoraria a incua Debby Whitman. Wolfman tentava dar novos ares ao cabea de teia: o envolveu com novos amigos; pediu Mary Jane em casamento (Amazing que vale lembrar, era casada com Ned Leeds. Somente alguns destaques ocorreram na poca, o primeiro deles, a criao da Gata-Negra. Tratava-se de uma imitao da Mulher-Gato do Batman e mesmo a relao amor-dio entre o homem-morcego e sua inimiga felina foi traduzido. No foi toa que, quando publicadas pela primeira vez no Brasil, a personagem Black-Cat foi traduzida por Mulher-Gato, o que s foi corrigido anos depois. Porm, de qualquer forma, seria uma personagem muito importante na dcada seguinte.

Spider-Man 182)

e ela recusou. Tambm criou um tipo de tringulo amoroso entre Peter, MJ e Betty Brant,

Wolfman a criara para a revista da Mulher-Aranha (verso feminina do aracndeo que estreara em 1977), com o visual por Dave Crockum (famoso cocriador dos Novos X-Men), mas como no a usou naquele ttulo, fez sua primeira apario foi em

Amazing Spider-Man

194, de 1979. A Gata-Negra era Felcia Hardy, filha do criminoso chamado O Gato. Imitando o pai, torna-se uma ladra tambm, o que a leva a um confronto com o Homem-Aranha. Mas aos poucos os dois vo se apaixonando. Mas a casa da personagem seria a revista

Spectacular Spider-Man num futuro prximo, pelas mos do escritor Bill Mantlo.
Outro destaque da fase de Wolfman foi a edio 196 em que Peter comunicado da morte de sua Tia May e fica desolado, at descobrir tratar-se de uma farsa armada por Mysterio que queria obter um tesouro que estava escondido na casa dos Parkers, o que tambm serviu para explicar os motivos do assassinato do Tio Ben, na histria comemorativa de

Amazing

Spider-Man 200, de janeiro de 1980. O Homem-Aranha reencontra, pela primeira vez, o


homem que matou seu tio e o bandido morre de um ataque do corao.

Capa de "Marvel Team Up 100" por Frank Miller. Durante duas edies, os desenhos de

Spectacular foram entregues ao novato Frank Miller,

os nmeros 28 e 29, de maio e junho de 1979. Escritos por Bill Mantlo, traziam o trao gil de Miller e uma luta ao lado do Demolidor e confronta pela primeira vez o vilo Carnia. Em seguida, os editores da Marvel transportaram o novato para a revista

Deredevil (Demolidor),

onde o garoto revolucionaria as histrias em quadrinhos. Com a fama, Miller voltaria a desenhar edies especiais do Homem-Aranha, como a

Amazing Spider-Man Annual #

14 e 15, de 1980 e 81, respectivamente, e a comemorativa Marvel Team-Up 100,


tambm de 1980. Mas pouca coisa acontecia de interessante. Os velhos grandes viles ainda apareciam, mas sem grande impacto. Entre os novos, Mosca e Enxame no orgulhariam nenhum leitor. A

morte do Tarntula tambm no foi nenhum grande evento. Sem dvida, as histrias de

Spectacular eram ainda melhores do que as de Amazing.


Um mrito das histrias na poca era que desenhistas como Keith Pollard procuravam estilos menos convencionais para retratar os personagens, muitas vezes saindo dos padres de Romita, com traos mais escuros e cheios de rabiscos, procurando imitar ligeiramente o que Frank Miller fazia no Demolidor. Eram modos diferentes que foram abandonados em pouco tempo, pois no agradaram posterioridade.

A Gata Negra trouxe uma outra dinmica para o Aranha. Por Wolfman e Pollard. Em 1980, Wolfman deixou a Marvel para ir para a DC e seu cargo no Homem-Aranha foi ocupado pelo lendrio Dennis ONeil. O escritor fez fama no fim dos anos 1960 quando ajudou a trazer maior seriedade aos personagens daquela editora, o que o levou a temporadas muito apreciadas nas revistas de Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Liga da Justia e Lanterna Verde. Nesta ltima, em histrias cheias de contedo social. Desgastado com a DC, ONeil se mudou para a Marvel, onde assumiu a editoria de personagens como o Demolidor (foi ele quem contratou Frank Miller para o ttulo) e, em seguida, escreveu as histrias do Homem-Aranha entre 1980 e 1981. Entretanto, assim como Wein e Wolfman, ONeil no conseguiu fazer sua escrita funcionar no Homem-Aranha. Das trs citadas, sua temporada em

Amazing Spider-Man, entre as

edies 207 e 221, foi a menos expressiva e no deixou nenhuma marca. Alis, deixou uma: o incio do trabalho do desenhista John Romita Junior, o filho do mestre. Jr. tinha iniciado sua carreira na Marvel h pouco tempo e feito sucesso na revista do Homem de Ferro, onde ilustrou a mais famosa das histrias do vingador dourado, aquela em que Tony Stark sucumbe ao alcoolismo, escrita por David Michelinie e Bob Layton. Paralela temporada de ONeil, a revista

Spectacular Spider-Man mudou de comando,

saindo Bill Mantlo (aps trs anos) e entrando Roger Stern. Este j tinha assumido a revista do Hulk (onde aproveitou o sucesso da srie de TV) e estava no comando do Capito Amrica (ao lado de John Byrne) e dos Vingadores (com John Buscema), onde produziria uma das mais clebres fases da equipe. Stern seria um dos principais escritores dos quadrinhos dos anos 1980 e 90 e estava em seu auge. Assim, de maneira estranha e indita, sua temporada em

Spectacular Spider-Man,

entre os nmeros 44 e 61, de 1980 a 1982, chamou mais a ateno dos crticos do que as principais de ONeil em

Amazing. Logo, nada mais justo que o novo Editor-Chefe da

Marvel, Jim Shooter (que sucedera Marv Wolfman em 1978), propor que Stern assumisse

Amazing. ONeil continuou na editoria do Demolidor e se transferiu para os roteiros da


revista do Homem de Ferro, onde produziu uma tima fase, entre 1982 e 1986. Uma nova fase urea

Roger Stern produziu histrias marcantes, como o confronto com o Fantico. Arte de John Romita Jr. A partir de

Amazing Spider-Man 224, Roger Stern e John Romita Jr. comearam uma

prolfica fase em que as vendas no somente aumentaram, como a qualidade das histrias deu saltos, aps anos de moral baixa. Um dos grandes mritos da dupla foi investir no novo universo do aracndeo que vinha se formando nos ltimos anos, deixando um pouco de lado velhos coadjuvantes (Harry Osborn, MJ, Flash Thompson) e desenvolvendo os mais recentes ou inserindo novos, como a capit Jean DeWolff, o reprter Jacob Conover, o fotgrafo Lance Bannon e sua polmica namorada Amy Powers (que mantinham um relacionamento aberto e ela se encantava com Peter Parker), o sargento Lou Snider e pequenos personagens meiocriminosos, como o executivo George Vandergill. Peter Parker voltava a fotografar para o Clarim Dirio e sua relao com Robbie Robertson era restaurada aos tempos de Stan Lee, quando ficava subtendido que o Editor de Cidades desconfiava que ele era o Homem-Aranha, ou mesmo sabia de tudo. Quem terminou retornando s histrias foi Mary Jane Watson que, depois de flagrar Peter aos beijos com Amy Powers, vai se reintroduzindo lentamente em sua vida, apenas como amiga. A fase de Roger Stern muito lembrada por antigos leitores como um dos pontos mais altos das histrias do Homem-Aranha e ficou marcada a importncia de edies como o arco de histrias contra o Fantico (o superpoderoso inimigo dos X-Men) e a singela histria

fashion designer Roderick Kingsley e o

secundria em que o escalador de paredes encontra seu maior f: um menino de 11 anos doente de cncer.

O Duende Macabro: um novo pior inimigo para o Homem-Aranha. Por Stern e Romita Jr. Entretanto, o fato mais importante do perodo foi a criao do novo vilo que iria brindar a carreira do Aranha: o Duende Macabro, que aparece em

Amazing Spider-Man 238, em

maio de 1983. Jim Shooter encomendara a Stern que criasse uma nova histria do Duende Verde, achando que isso aumentaria as vendas. Mas como o escritor no queria criar uma quarta verso do vilo, fez um novo: algum que se apossou dos equipamentos e dos poderes de Norman Osborn e criou uma nova identidade, uma nova ameaa. O resultado deu muito certo e marcou uma gerao de leitores, um clssico. A trama: um bandido comum encontra um velho esconderijo do Duende Verde e contacta o seu chefe (de identidade desconhecida para o leitor). Esse homem misterioso mata seu subordinado e passa a se utilizar dos equipamentos do Duende, s que os modificando, dandolhes aspecto mais moderno e um novo nome: Hobglobin ou Duende Macabro. Em seguida, o vilo passa a vasculhar todos os esconderijos do velho vilo, em busca de mais armas e acaba entrando em choque com o Homem-Aranha. O criminoso no se d bem na investida e se pergunta: como o Duende original conseguiu lutar tantas vezes com Aranha? Como resposta, encontra um dirio escrito pelo prprio pulso de Norman Osborn, onde ele conta como ganhou seus superpoderes em uma experincia com anotaes de Mendell Stromm. Aps testar a experincia em uma cobaia, que morre, o Duende Macabro ingere a frmula. Assim, seus confrontos com o Aranha se tornam mais equilibrados.

Os primeiros arcos do Duende Macabro, por Stern e Romita Jr. marcaram os leitores da poca. Esses eventos correspondem aos dois primeiros arcos do vilo, mas o mais celebrado foi o terceiro, publicado entre

Amazing Spider-Man 249 e 251. Atravs dos dirios de

Norman Osborn, o Duende Macabro descobre as falcatruas de diversos grandes empresrios e os chantagea. Entre os chantageados, esto J. Jonah Jameson (por ter financiado a experincia que resultou na criao do Escorpio), Roderick Kigsley e Harry Osborn. Este, por seu pai ter sido o Duende Verde. Na poca, Harry havia esquecido tudo relacionado ao Duende Verde por causa do tratamento psiquitrico, ento, foi somente a que descobriu o passado negro de seu pai e pior, que ele tinha matado Gwen Stacy. Mas, claro, a tentativa de chantagem foi atrapalhada pelo Homem-Aranha, numa selvagem batalha que culmina na exploso do carro-tanque do Duende Macabro no fundo do rio Hudson. Paralelamente, a

Amazing, a revista Spectacular voltou a ser escrita por Bill Mantlo, que

investiu na relao entre o cabea de teia e a Gata Negra e passaria mais trs anos frente da revista.

Capa de "Amazing Spider-Man 252" traz o novo uniforme do Aranha, por Tom DeFalco e Ron Frenz. Infelizmente para os leitores, a fase urea de Stern e Romita Jr. teve um fim abrupto, causado por discordncias editoriais. Na poca, o Editor-Chefe Jim Shooter estava escrevendo a saga Guerras Secretas, com desenhos de Mike Zeck. A maxisserie em 12 captulos

publicada entre 1983 e 1984, reunia todos os principais personagens da Marvel em uma grande batalha, reunidos por uma entidade poderosssima chamada Beyonder. O problema que, na histria, o Homem-Aranha teve seu uniforme destrudo e o substituiu por outro mais especial que o vestia apenas com o comando mental, constituindo, ainda, um modelo diferente, quase todo preto, inspirado no uniforme da 2 Mulher-Aranha. O uniforme negro, como ficou conhecido, foi tudo o que o Aranha herdou da saga. O encaixe cronolgico de

Guerras Secretas com seus ttulos seria em Amazing Spider-

Man 252, de modo que o escalador de paredes necessitava aparecer com o uniforme negro
nesta edio. O problema que Roger Stern discordava da medida e no tinha sido consultado. O resultado: pediu demisso. John Romita Jr. tambm saiu, indo desenhar os XMen. Assim, Shooter encarregou o editor assistente responsvel pelas histrias do HomemAranha, Tom DeFalco, de arranjar s pressas um substituto.

A temporada de Al Migron em "Spectacular" investiu mais no humor e no agradou. DeFalco trabalhava na editoria da Marvel h alguns anos, mas tambm desempenhava funes criativas, tendo produzido a revista de Cristal, popular personagem da poca (e que mais tarde entraria nos X-Men), dos Vingadores, alm de ser o responsvel pelo rentvel segmento de franquias, em que a Marvel criava histrias e personagens para companhias de brinquedos, como a Hasbro. Desse modo, havia sido o criador de muito do universo de Transformers e G.I. Joe. Em vista da urgncia, o prprio DeFalco terminou por assumir

Amazing, enquanto

Denny Fingeroth o substituiu temporariamente na editoria do Aranha. Para os desenhos, foi chamado Ron Frenz, um artista que vinha fazendo alguns trabalhos para a Marvel e havia desenhado a famosa histria do menino com cncer.

Coincidncia ou no, no mesmo perodo, Bill Mantlo saiu de

Spectacular e foi substitudo

pelo arte-finalista Al Migron, que assumiu os roteiros e os desenhos. Sua temporada investiu no humor escancarado, mas isso desagradou os editores. A Luta contra o Submundo

O Rei do Crime e o Rosa conversam: submundo de volta s histrias. Por DeFalco e Frenz. A nova dupla criativa de

Amazing Spider-Man, Tom DeFalco e Ron Frenz, assumiu a

revista no nmero 252, de 1984, e colocou o Homem-Aranha em uma fase totalmente nova. O heri usava, agora, o uniforme negro; Mary Jane Watson estava sempre por perto; e o cabea de teia encontrava cada vez mais com inimigos advindos do submundo. Alm das histrias empolgantes, cheias de mistrio e reviravoltas, a fase da dupla acertou em recolocar o crime organizado de frente para o Homem-Aranha, uma caracterizao que combina com o heri, e rendeu uma srie de personagens novos, como o chefo conhecido como O Rosa e o mercenrio chamado Puma. Isso tambm permitiu que o Rei do Crime voltasse a frequentar a revista, mesmo que de maneira secundria j que agora, ele era o principal vilo do Demolidor.

Mary Jane revela a Peter que sabe que ele o Homem-Aranha: mudanas fortes por DeFalco e Frenz. DeFalco e Frenz tambm deram prosseguimento ao mistrio do Duende Macabro, mas dandolhe novo suporte: entre

Amazing Spider-Man 256 e 257, o Rosa decide matar o Homem-

Aranha e contrata o Puma. Em meio a vrias lutas, que envolveram tambm a Gata Negra, surge uma situao que obriga Mary Jane a dizer que sabe que Peter o Homem-Aranha. O rapaz fica em choque. Enquanto isso, o Duende Macabro aparece para o Rosa e prope uma sociedade que resulte na morte do escalador de paredes e na derrubada do Rei do Crime.

A construo do imprio do Rosa e do Duende Macabro de um lado; e o aprofundamento psquico de Mary Jane Watson foram dois dos pontos centrais da fase de DeFalco e Frenz. Pela primeira vez, a ruiva teve seu passado detalhado, inclusive com explicaes para seu comportamento futil nas histrias de Lee e Romita dos anos 1960. Desse modo, nasce uma amizade e uma cumplicidade entre ela e Peter que no existia antes, porque agora, ela sabe de tudo. Mas isso no se converte em uma relao amorosa, j que o heri continua envolvido com Felcia Hardy. Outros personagens secundrios tambm foram desenvolvidos em situaes novas, com destaque para um caso extraconjungal de Betty Brant (casada com Ned Leeds) e Flash Thompson (que ainda namorava Sha Shan). Alm disso, com o suporte da quadrilha do Rosa, o Duende Macabro sequestra Harry Osborn em busca de mais dirios de seu pai. O Homem-Aranha intervm e todos se salvam, inclusive, com o nascimento do beb de Harry e Liz Allen, que batizado de Norman Osborn II. E ficamos sabendo que, de algum modo, o vilo mascarado conhece MJ em sua vida civil. Mais mistrio. Em outras tramas, DeFalco e Frenz colocaram o Homem-Aranha contra oponentes bem inusitados, como o Beyonder (no arco

Guerras Secretas II), o Senhor do Fogo (um

poderosssimo ex-arauto de Galactus) e at Mefisto, o diabo do Universo Marvel. Contexto mais violento

Capa de "Amazing Spider-Man 258": o uniforme um parasita aliengena! A mudana do uniforme do Homem-Aranha de vermelho e azul para preto apontado pelos historiadores dos quadrinhos como mais um indcio do fim da Era de Bronze e o incio da Era Sombria, em que as histrias passam a ter tramas ainda mais adultas, sombrias e violentas do que antes. (Outros marcos so a morte da Fnix nos X-Men, em 1981, as histrias de Frank

Miller no Demolidor, no mesmo ano; alm de obras como Miller e

Cavaleiro das Trevas, do prprio

Watchmen de Alan Moore, ambas na DC).

Porm, no ambiente dos quadrinhos, o uniforme significava algo mais. Com ajuda do Quarteto Fantstico, o aracndeo descobre que o uniforme negro era, na verdade, um ser vivo, um simbionte aliengena que viva como parasita, sugando-lhe as energia vital e se livra dele. Ainda assim, o Aranha continuou usando uma cpia em tecido do modelo negro. Ao mesmo tempo, a revista

Marvel Team-Up teve seu ltimo nmero publicado em

fevereiro de 1985, depois de 156 nmeros em 13 anos. Foi substituda por Web of SpiderMan, que saiu em maro daquele ano, tendo como mote a possibilidade de vrios artistas diferentes poderem brincar com o Aranha como na anterior, s que sem a obrigao de ter um personagem convidado. A nova empreitada, tal como foi concebida, duraria 30 nmeros. Um dos destaques de

Web nesses primeiros tempos foi a histria escrita por David Michelinie

em que o simbionte aliengena escapa do QG do Quarteto Fantstico e volta a perseguir o Homem-Aranha at ser destrudo pelo barulho dos sinos da catedral de Nova York, pois era sensvel a ataques sonoros. Essa histria seria adaptada em Raimi.

Homem-Aranha 3 de Sam

"Spectacular Spider-Man 107" traz a chamada: uma nova fase mais violenta. comea a saga "A morte de Jean DeWolff" por Peter David e Rick Buckler. J em

Spectacular, o fim das histrias cmicas de Al Migron deram lugar a outro marco da

Era Sombria: o arco de histrias A morte de Jean DeWolff, publicada nos nmeros 107 a 110, escrita por Peter David e desenhada por Rick Buckler. Peter David era um total novato: trabalhava no Departamento de Marketing da Marvel, mas conseguiu convencer o novo editor assistente das revistas do Homem-Aranha, Jim Owsley, de que poderia escrever uma grande

aventura do cabea de teia, teve sua chance e no decepcionou. Alm de ser uma das melhores e mais lembradas histrias do escalador de paredes, fez um grande sucesso, o que garantiu a David a vaga de escritor da revista. Logo, se consagraria como um dos melhores autores da casa. Mas, a trama: DeWolff encontrada morta em casa, destroada por uma potente arma de fogo. Depois, outros crimes com as mesmas caractersticas comeam a ocorrer e se descobre que o assassino um serial killer que se autoproclama O Devorador de Pecados. Enquanto isso, Peter Parker conhece o advogado Matt Murdock, porm, como o advogado cego tambm o Demolidor, logo descobre atravs de sua superaudio que o jovem tambm o HomemAranha. Investigando a morte de Jean DeWolff por conta prpria, o Aranha descobre que a capit era apaixonada por ele. Ensandecido, parte atrs de descobrir a identidade do assassino e se alia ao responsvel pela investigao, o tenente Stanley Carter. Matt Murdock, aps quase se tornar mais uma das vtimas do assassino serial tambm se envolve no caso, como Demolidor. O Aranha entra em confronto com o Devorador de Pecados nas ruas de Nova York, mas leva uma surra (ele superforte) e um transeunte que assistia luta baleado e morre. Agindo juntos, o Aranha e o Demolidor descobrem que o Devorador de Pecados, na verdade, Stanley Carter. Esta aventura marca o momento em que Murdock e Parker revelam suas identidades secretas e se tornam grandes amigos. Em seguida, as histrias de

Spectacular de Peter David e Rick Buckler (temporariamente

substitudo por Mike Zeck) mostravam a Gata Negra reatando seu relacionamento com o Homem-Aranha e mudando seu uniforme, bem como um confronto com Dentes de Sabre (vilo que seria promovido a arquiinimigo de Wolverine) e o surgimento do misterioso mercenrio conhecido apenas como O Estrangeiro. Inclusive, a Gata Negra se envolve com este criminoso e deixa o Aranha na mo. Turbulncias Editoriais

Flash Thompson preso como sendo o Duende Macabro, mas era uma farsa do verdadeiro vilo. Capa de "Amazing Spider-Man 276" por Tom Morgan. Ao iniciar o ano de 1986, as revistas do Homem-Aranha so abaladas por conflitos criativos e editoriais que resultaram em pelo menos uma grave consequncia: a no resoluo a contento do mistrio da identidade do Duende Macabro, o principal fio condutor das aventuras nos ltimos dois anos. Tom DeFalco estava disposto a resolver o mistrio, mas tinha um problema: Roger Stern, o criador do personagem, tinha elaborado uma soluo ao qual DeFalco no concordava. Desse modo, o escritor decidiu criar a sua prpria verso e faz-la em grande estilo. Por isso, criou uma grande trama para lanar pistas falsas a aprofundar o mistrio antes de revel-lo.

O Homem-Aranha tira a mscara do Duende Macabro e ele ... Flash Thompson? Farsa do vilo por DeFalco e Frenz. Em

Amazing Spider-Man 275 inicia-se uma histria em que o Duende Macabro

financiado pelo Rosa adquire novas armas e encontra uma ideia incrvel para se livrar da perseguio da polcia e do cabea de teia: deixar Flash Thompson numa cena de crime, desmaiado, vestindo com o seu uniforme. O ex-soldado foi escolhido, simplesmente, porque falou mal do Macabro na TV, j que o vilo havia sequestrado (aparentemente aleatoriamente) Sha Shan em uma luta com o Aranha. Porm, momentos antes, houvera uma

briga entre Thompson e Ned Leeds, porque o reprter do Clarim descobriu que o jovem estava de caso com sua esposa. Ao mesmo tempo, mostrada uma cena do Duende Macabro (sem mscara, nas sombras) conversando com Roderick Kingsley na sede da companhia deste. E do outro lado da cidade, Richard Fisk (lembram dele? O filho do Rei do Crime), aparece para conversar com seu pai. Tambm fica claro que o capito de polcia Thomas Keating (que substituiu Jean DeWolff) tem envolvimento na farsa, ajudando a incriminar Thompson.

Helloween entra em disputa com o Duende Macabro. E para complicar ainda mais as coisas, o vilo Halloween (que j tinha lutado contra o Homem-Aranha algum tempo antes) deseja trabalhar para o Rei do Crime e, como maneira de impression-lo, decide libertar Flash Thompson da cadeia. Tudo que o vilo consegue deixar o verdadeiro Duende Macabro furioso e os dois se tornam inimigos. DeFalco montou o cenrio da revelao, mas sua soluo para o mistrio no agradou a editoria da Marvel, que decidiu no public-la. Em um dos casos mais conturbados da histria da editora, no se sabe ao certo quem fez o qu, mas o fato que DeFalco foi removido dos ttulos do Homem-Aranha, indo trabalhar em Thor (e levando Frenz consigo). Com isso, mais uma vez, um editor assistente assumiu a principal revista do escalador de paredes enquanto se procurava por um substituto: Jim Owsley. Este decidiu continuar os planos de DeFalco para uma guerra de gangues em Nova York que culminaria com o fim do mistrio do Duende Macabro. Sem um desenhista fixo (Frenz fez o primeiro captulo, Alan Kupperberg assumiu o restante, mas o novato Erik Larsen tambm desenhou um dos nmeros), o arco

Guerra de Gangues foi publicado entre as edies 284 e 288, mas como era uma trama
originalmente de Defalco, este recebeu os crditos como corroteirista, junto a Owsley. Em

Guerra de Gangues, Owsley lana outro forte suspeito identidade do Duende

Macabro, o fotgrafo Lance Bannon, mas seja l o que o escritor estivesse pensando, o

Editor-Chefe da Marvel, Jim Shooter interferiu no material e afastou Owsley da revista logo aps o arco.

Os protagonistas da Guerra de Gangues: Rosa, Halloween, Duende Macabro e Cabea de Martelo. Conflitos editoriais. Arte de Ron Frenz. A trama: o Rei do Crime desaparece, deixando um sucessor na figura do Arranjador. Uma guerra de quadrilhas eclode para tomar seu lugar. O Homem-Aranha e o Demolidor tentam conter a loucura e o Justiceiro tambm se envolve. O capito da polcia Thomas Keating, que odeia o Aranha, passa a atrapalhar. Entre os viles envolvidos, estavam Cabea de Martelo, Cabelo de Prata e o Rosa (chefes de quadrilhas), alm de mercenrios como o Duende Macabro e Halloween. Novos criminosos surgem, outros mudam de aliados e no meio da confuso, o acordo entre o Duende Macabro e o Rosa rompido. Alm disso, os leitores descobrem que o Rosa na verdade Richard Fisk (filho do Rei do Crime). E o Demolidor querendo ajudar a volta do Rei do Crime cidade para acabar com a guerra engana o Homem-Aranha duas vezes, tentando afast-lo do conflito, o que abala a amizade dos dois por um tempo.

A cena-chave de Betty Brant: o Duende Macabro tira a mscara enquanto surra Flash Thompson. Arte de Paul Kupperberg.

E em meio a tudo isso, revelado que o capito Keating obtm informaes sobre o mundo do crime com Roderick Kingsley. Os leitores so bombardeados por informaes que levam pistas da identidade do Duende Macabro tanto para Ned Leeds quanto para Lance Bannon. Em uma cena importante, Bannon v Betty Brant abrigando o ainda fugitivo da polcia Flash Thompson em sua casa. Corta e vemos Betty voltando e encontrando o Duende Macabro espancando Flash j desacordado. Ele tira a mscara, Betty o v e desmaia. Por fim, a guerra de gangues termina com a volta do Rei do Crime Nova York, em 288. A edio que traria a revelao seria a seguinte, afastamento de Owsley, o escritor de esse nmero.

Amazing Spider-Man

Amazing Spider-Man 289, mas com o

Spectacular, Peter David, foi convidado para escrever

Ned Leeds morto em "Spider-Man & Wolverine" de Jim Owsley e Mark D. Bright. Antes, um parntese importantssimo: a Marvel lanava revista Spider-Man and Wolverine, de fevereiro de 1987, escrita por Jim Owsley e desenhada por Mark D. Bright (que fazia a revista do Homem de Ferro). Era a primeira aventura focada nesses dois heris juntos e fazia parte de uma srie de especiais comemorando os 25 anos da Marvel. Na trama, terminada a guerra de gangues, Peter Parker e Ned Leeds vo Alemanha Ocidental investigar um caso de espionagem. L, o Homem-Aranha se envolve com agentes duplos, uma conspirao confusa e luta ao lado (e contra) Wolverine. Por fim, de volta ao hotel, Parker encontra Ned Leeds morto, amarrado e amordaado, provavelmente pelos espies, terminando a histria do reprter que havia sido criado por Lee e Ditko em 1964.

A revelao da identidade secreta do Duende Macabro, por David, Kupperberg e Morgan. Decepo aos fs e aos editores. A sequncia dessa histria seria a bombstica

Amazing Spider-Man 289, edio especial

com 40 pginas, que trazia a chamada da capa anunciando o fim do mistrio do Duende Macabro. Mas, em vez de escrita por Owsley, Peter David assumiu o posto, com desenhos de Alan Kupperberg e Tom Morgan. Na trama, o criminoso Jason Macendale (o Halloween) contrata o misterioso Estrangeiro para assassinar o Duende Macabro. De posse de informaes que afirmam que Macabro na verdade o reprter do Clarim Ned Leeds, os homens do Estrangeiro o matam na Alemanha. Sem saber de nada, Peter Parker tenta consolar a viva Betty Brant no enterro de Leeds, enquanto a moa passa a agir como se estivesse louca. O cabea de teia vai ao encontro do Rei do Crime, que lhe revela que Ned Leeds era o Duende Macabro e que o Halloween agora era o novo Duende Macabro. O fato que Peter David no tinha nenhuma proximidade com o Duende Macabro e, sem nenhum conhecimento dos planos de Roger Stern e talvez sabendo apenas alguma coisa dos planos de Tom DeFalco, tambm criou sua prpria verso. Para ele, lendo as histrias, a nica pessoa que fazia ser sentido ser o Duende era Ned Leeds, por causa das pistas. Entretanto, apesar de todas as discordncias, Stern, DeFalco e Owsley concordavam em um nico ponto: Ned Leeds NO ERA o Duende Macabro e todas as pistas eram falsas, para aumentar o mistrio. Foi por isso que Owsley matou o personagem em Spider-Man

&

Wolverine. O plano de DeFalco era colocar Roderick Kingsley como O Rosa e Richard Fisk
como o Duende Macabro. Ningum sabe ao certo o que Owsley pretendia, mas ele revelou em Guerra

de Gangues que Fisk era o Rosa, o que tornou invivel a ideia de DeFalco.

A soluo de Peter David s trouxe problemas: em primeiro lugar, o Duende Macabro, o principal vilo das histrias do Homem-Aranha nos ltimos quatro anos, havia sido revelado como um homem morto, portanto, estava inutilizado. Alm disso, havia outra questo: no

existia nenhum motivo para Ned Leeds, um personagem criado 23 anos antes, para ter virado um supervilo de uma hora para outra. E sem conhecer a fundo as histrias do Duende Macabro, David ainda deixou uma srie de furos, como o fato do vilo ser morto de maneira rpida e fcil, o que contradiz seus superpoderes. Enfim, foi a maior decepo que os leitores do Homem-Aranha receberam em dcadas.

Coube a Jim Owsley a amarga misso de explicar a revelao do Duende Macabro por Peter David. Acima, Richard Fisk por Steve Gerber. Para consertar um pouco o estrago, o Editor-Chefe da Marvel, Jim Shooter, deu a Jim Owsley a ingrata misso de criar uma histria que ligasse as lacunas faltantes. Owsley publicou uma histria (desenhada por Steve Gerber) em

Web of Spider-Man 29 e 30 que mostra as

origens de Richard Fisk como o Rosa e Ned Leeds como o Duende Macabro, ao mesmo tempo em que Jason Macendale (o novo Duende) destroa a organizao do Rosa e ficamos sabendo que Roderick Kingsley fornecia armas ao Duende e que Leeds era o informante de Keating durante a

Guerra de Gangues. Os dois quase so mortos pelos homens do Rosa, numa

tentativa de queima de arquivo, mas escapam. Alm disso, os leitores so informados, atravs da confisso de Richard Fisk a um padre, como Ned Leeds teria se corrompido pelo poder que a identidade lhe dava. No final, o jovem Fisk desiste da identidade do Rosa e passa a trabalhar para o seu pai. O mal estar nos ttulos do Homem-Aranha estava institudo. Owsley continuou como editor assistente e passou a infernizar a vida de Peter David (talvez por discordar do que ele fez), constantemente reclamando da qualidade de seu trabalho. Enquanto isso, nenhum dos dois ficou em

Amazing Spider-Man. Para assumir o principal ttulo do escalador de paredes foi

convocado o veterano escritor David Michelinie, que daria incio a uma fase totalmente nova do Homem-Aranha, repleta de mudanas (editoriais, criativas e pessoais). No perca, em breve, a Parte 03, desta saga.

A Histria do Homem-Aranha nos quadrinhos (Parte 3)

Esta a terceira (e ltima!) parte da Histria do Homem-Aranha nos quadrinhos, um levantamento editorial e cronolgico. Se voc no leu as partes anteriores, siga os links da Parte 01 e da Parte 02. O terceiro captulo de nossa jornada vivencia o casamento do personagem, sua fase de maior sucesso comercial, uma grave crise criativa em meados dos anos 1990, um perodo de reinveno, de polmicas decises editoriais e, agora, inicia uma nova fase que ainda deixa os leitores confusos se estaria tudo bem ou no. Vamos l!

Estudos para o Duende Macabro por Alex Ross: polmica em torno de sua identidade abalou o corpo editorial do Homem-Aranha. Casamento e Vida Nova Estamos em 1987 e o Homem-Aranha viveu uma espcie de guerra civil em termos editoriais. Uma disputa sem precedentes marcou os bastidores da revelao da identidade secreta do Duende Macabro, o vilo criado por Roger Stern e John Romita Jr. em 1983 e que, desde ento, era o principal oponente do heri. Como Stern deixou o ttulo Amazing SpiderMan por discordncias editoriais acerca da adeso ao novo uniforme negro do HomemAranha, coube ao escritor Tom DeFalco dar prosseguimento trama de mistrio envolvendo o vilo. Contudo, as ideias de DeFalco entraram em choque o corpo editorial da Marvel, particularmente com o Editor-Chefe Jim Shooter e o editor assistente responsvel pelas revistas do Homem-Aranha, Jim Owsley. Assim, DeFalco tambm foi afastado do ttulo e substitudo pelo prprio Owsley. Contudo, o escritor tambm no pde fazer a revelao do segredo do Duende Macabro e Jim Shooter

encarregou Peter David (que escrevia a revista secundria Peter Parker: The Spectacular Spider-Man) de faz-lo. S que a revelao de David de que Ned Leeds era o Duende Macabro entrava em contradio com tudo o que havia sido planejado por Stern, DeFalco e Owsley apesar das enormes discordncias entre todos eles. Como resultado, houve uma grande reformulao editorial nas trs revistas do aracndeo a outra era Web of Spider-Man e a identidade do Duende Macabro se tornou uma espcie de tema tabu, quase proibido de ser citado. Ajudava o fato de que Peter David introduziu um novo Duende Macabro, incorporado por Jason Macendale (ex-Halloween), o prprio mandante do assassinato do original. Por pouco tempo, Peter David continuou nas revistas do Homem-Aranha. Apesar de ter escrito Amazing Spider-Man 289 (com a revelao do Duende Macabro), ele permaneceu em Spectacular, trabalhando com o desenhista Alan Kupperberg. Proibido de citar aquele vilo (o que diminuiu bastante o impacto da prpria revelao), o escritor desenvolveu um arco de histrias , entre as edies 126 a 129, onde o romance do Aranha com a Gata Negra se encerrou definitivamente quando o heri soube que ela ajudou o misterioso Estrangeiro a criar uma armadilha para o cabea de teia. Alm disso, em outras das estranhas ideias de David, se revela que o capito Thomas Keating nada mais era do que o prprio Estrangeiro disfarado.

Edio especial do casamento do Homem-Aranha por Shooter, Michelinie e Paul Ryan. A capa de John Romita (o pai). Como parte da reformulao, Amazing foi ocupada pela nova dupla David Michelinie e John Romita Jr, a partir da edio 290. Romita Jr. voltava ao ttulo aps alguns anos e a dupla reprisava a parceria que levou ao cabo algumas das melhores histrias doHomem de Ferro no fim dos anos 1970. Entre Amazing Spider-Man 290 e 292, cansado e desiludido, Peter Parker decide pedir Mary Jane Watson em casamento mais uma vez. Ela novamente negou, afirmando que eram somente amigos, mas depois de uma visita ao seu pai (com quem sempre teve problemas) e ter sua vida salva, mais uma vez, pelo Homem-Aranha, a ruiva decidiu aceitar.

Momento histrico: Mary Jane finalmente diz "sim". Texto de David Michelinie e arte de John Romita Jr. O casamento do Homem-Aranha foi um evento bombstico em 1987 e foi o principal fruto da tal reformulao editorial. Curiosamente, o evento teve sua origem em uma disputa entre as revistas regulares do personagem e uma nova srie de tiras de jornal escritas pelo prprio Stan Lee, o criador do Homem-Aranha. Nos jornais, Lee planejou uma histria em que Peter Parker iria se casar com Mary Jane e, ao saber disso, o Editor-Chefe Jim Shooter decidiu que tal fato no podia ocorrer primeiro nos jornais e s depois nas revistas do cnone oficial. Ento, s pressas, foi produzida uma histria que mostrasse o enlace matrimonial do casal, aps as conseqncias do arco de Michelinie e Romita Jr. Assim, Peter e MJ se casaram nas escadarias da biblioteca nacional, com Harry Osborn e Flash Thompson como padrinhos em Amazing Spider-Man Annual 21, de 1987, escrita por Jim Shooter e David Michelinie e desenhada por Paul Ryan. Foi uma deciso polmica que renderia muita confuso anos depois.

Pgina de "A ltima caada de Kraven": pico sombrio por J.M. DeMatteis e Mike Zeck. Enquanto ocorria o casamento, para no cirar choques cronolgicos, a Marvel ocupou todas as trs revistas do Homem-Aranha com a publicao de um arco de histrias chamado Terrvel Semetria, escrito por J.M. DeMatteis e desenhado por Mike Zeck, alternando-se entre Web of Spider-Man 31 e 32, Peter Parker: The Spectacular Spider-Man 131 e 132 e Amazing SpiderMan 293 e 294. A trama mais tarde conhecida como A ltima caada de Kraven era um triller adulto, violento e sombrio no qual Kraven, o caador, luta para destruir a imagem do Homem-Aranha. O heri baleado e enterrado vivo, luta contra Ratus (personagem trgico criado pela mesma dupla nas histrias do Capito Amrica) e termina com Kraven cometendo suicdio. DeMatteis estava em ascenso como um dos principais escritores dos quadrinhos. Relativamente novato, comeou na Marvel, j nos anos 1980, escrevendo as aventuras dos Novos Defensores, mas logo emplacou uma famosa (e polmica ) temporada no Capito Amrica (Leia mais aqui). Curiosamente, apesar da violncia e seriedade da histria, depois do arco com o HomemAranha, o escritor mudou-se para a concorrente DC Comics e criou um sucesso enorme com a verso cmica da Liga da Justia, entre 1988 e 91. Aps o grande arco das trs revistas, era preciso que os escritores adaptassem a rotina do

Homem-Aranha vida de casado. Quem mais se empenhou no assunto foi David Michelinie que escreveu uma histria com a lua de mel de Peter e Mary Jane atrapalhada pelo Puma e a busca a um objeto valioso, entre Amazing Spider-Man 295 e 297, com desenhos de Alan Kupperberg. A revista Web of Spider-Man, aps aquele arco triplo, se transformou em mais uma revista de linha do Homem-Aranha e no mais um casa de histrias especiais. Quem foi convidado para inaugurar essa nova fase da revista, a partir da edio 33, foi o veterano Gerry Conway, um dos mais bem-sucedidos escritores do personagem em todos os tempos (leia a Parte 02). Com traos do timo desenhista Alex Saviuk, Conway mostrou o retorno triunfal do Dr. Octopus, aps anos de ausncia.

As capas de "Spectacular Spider-Man" 134 a 136: volta de Sal Buscema e fim da temporada de Peter David. J a revista Peter Parker perdeu o nome real do personagem e passou a se chamar oficialmente apenas The Spectacular Spider-Man. Peter David escreveu um arco em quatro partes que trouxe o retorno e a morte do Devorador de Pecados, o vilo que criara em sua primeira histria. Nas edies 133 a 136, o ex-policial Stanley Carter sai do hospcio e decide escrever um livro de memrias sobre sua carreira criminosa, mas tem que lidar com o fardo de seus atos. Ao mesmo tempo, o Homem-Aranha se sente absolutamente culpado porque a surra que deu em Carter (em Spectacular Spider-Man 107, de 1985) o transformou em uma pessoa fisicamente debilitada, quase um aleijado. O medo de machucar algum da mesma forma termina levando o aracndeo a ser derrotado por Electro e Parker tem que vencer os prprios medos e traumas para impedir a volta de Electro e do Devorador de Pecados.

As duas personalidades de Stanley Carter (ele mesmo e o Devorador de Pecados): drama psicolgico de Peter DAvid e a arte exuberante de Sal Buscema de volta. A histria de contedo excelente foi o marco de dois eventos: por um lado marcou o retorno do desenhista Sal Buscema s revistas do Homem-Aranha (leia a Parte 02). Seu trao expressivo de linhas retas e quadradas voltou a abrilhantar o universo do cabea de teia. Por outro, foi a despedida de Peter David. Como resquscios das rugas citadas acima, o editor Jim Owsley conseguiu com que David fosse demitido sob a alegao de que seu trabalho estava abaixo do padro do Homem-Aranha. no mnimo curioso que Spectacular era, naquela altura, a melhor revista do personagem. David, que j vinha escrevendo a revista do Incrvel Hulk de maneira absolutamente genial, ficou com o monstro por mais de 10 anos e, pouco depois, tambm assumiria a revista do X-Factor, grupo ligado aos X-Men.

Arte de Todd McFarlane para "Amazing Spider-Man 300", de 1988.

A chegada de Todd McFarlane e uma fase de grande sucesso H anos, quando ainda escrevia Web of Spider-Man, David Michelinie planejava criar um novo vilo baseado no uniforme negro e no aliengena simbionte. Agora no comando de Amazing Spider-Man, o escritor decidiu por em prtica suas ideias. O arco em que desenvolveu isso, entre os nmeros 298 e 300, de 1988, tambm trouxeram um novo desenhista: Todd McFarlane. Este canadense era um artista ainda novato, que tinha feito alguns trabalhos na DC Comics (como a minissrie Invaso e o arco Batman: Ano Dois) e, na Marvel, estreara na revista The Incredible Hulk escrita por Peter David. O desenho cheios de traos de McFarlane caiu como uma luva no gosto dos leitores da poca e fez tanto sucesso que comeou a fazer capas e posters para outros personagens. Suas ilustraes do Homem-Aranha chamaram a ateno e, logo, foi transferido para as revistas do escalador de paredes.

Eddie Brock e Venom na arte de Todd McFarlane. Michelinie e McFarlane criaram uma histria em que um reprter do Globo Dirio encontrava o uniforme simbionte (que todos pensavam ter sido destrudo) e se tornava um monstro chamado Venom. O aliengena queria se vingar de Peter Parker por t-lo abandonado e Eddie Brock tambm nutria dio pelo Homem-Aranha. Seu motivo era uma histria retroativa que Michelinie criou dentro do famoso arco A Morte de Jean DeWolff, de Peter David: em sua investigao, Brock pensava ter descoberto a identidade secreta do Devorador de Pecados, mas quando o Homem-Aranha prendeu Stanley Carter arruniou a carreira do jornalista.

O estilo de McFarlane mudou o visual do Homem-Aranha e se transformou no principal referencial da dcada seguinte. De posse do aliengena simbionte, Brock se transformou em um monstro com a mesma aparncia do uniforme negro, s que com uma enorme boca, chamando a si mesmo de Venom. Sabendo da identidade de Peter Parker, ele invade seu apartamento e assusta Mary Jane. O Homem-Aranha consegue derrot-lo (novamente com a arma de raios snicos do Quarteto Fantstico) e decide no usar mais o uniforme negro para no ser confundido com o novo vilo. Este arco fez um grande sucesso e tornou Venom o principal vilo do HomemAranha nos anos 1990. O visual de Todd McFarlane para o uniforme clssico do Homem-Aranha mudou completamente o estilo do personagem: muitas linhas, traos grossos, olhos enormes, poses dinmicas e uma teia muito mais detalhada. Era um visual mais sujo do que o padro de John Romita, resgatando algo de Steve Ditko. Logo, esse visual se tornaria a principal referncia para todos os demais artistas do universo do aracndeo. Mesmo o veterano Sal Buscema aderiu a alguns desses elementos estticos. E Mary Jane tambm foi afetada, deixando de ter cabelos lisos para um penteado mais volumoso e com cachos.

McFarlane tambm mudou o visual de Mary Jane: mais sensual e com mais cabelo. No plano editorial, a Marvel passava por transformaes. Aps 10 anos de uma gesto muito polmica, o Editor-Chefe Jim Shooter foi afastado do cargo e substitudo por (que ironia) Tom DeFalco. Este continuou escrevendo as histrias do Thor (e eventualmente dos Vingadores) e deu bastante ateno ao Homem-Aranha. Alm disso, a gesto de DeFalco imps um ritmo de muita interligao entre as revistas e no raro eventos de uma se transferiam para outra, como no caso dos trs ttulos do Homem-Aranha (Amazing, Spectacular e Web). Iniciava-se a Era dos Crossovers, o que inicialmente deu certo e aumentou bastante as vendas. Michelinie e McFarlane transformaram Amazing em um fenmeno de vendas como no era h muito tempo. Alm da arte chamativa de McFarlane, David Michelinie tambm se destacava criando bons roteiros, recheados de ao e humor. As histrias mostravam o desenvolvimento de Peter e Mary Jane como casados, no s sentimentalmente, mas profissionalmente, tambm. A carreira de modelo de Mary Jane ia entrando em ascenso, enquanto Peter lanava um livro com as fotos que tirou do Homem-Aranha, chamado Webs (Teias), o que lhe fez viver seus 15 minutos de fama.

O estilo mais clssico de Alex Saviuk serviu de contraponto mudana de visual. Michelline e McFarlane construam arcos de histrias especficos, como O Rapto de Mary Jane, uma aliana com o Capito Amrica contra o Caveira Vermelha, participaes especiais da mercenria Silver Sable e do Homem-Areia (na poca tentando viver do lado da lei) e confrontos com Escorpio, Camaleo e, claro, Venom. Gerry Conway e Alex Saviuk criavam histrias muito boas em Web e a sada de Peter David de Spectacular fez com que Conway tambm assumisse essa revista, repetindo a parceria com Sal Buscema que haviam realizado nos primeiros nmeros do ttulo, l no distante 1976. O primeiro arco foi uma histria em que o Aranha se junta ao novo Capito Amrica (John Walker, que substituiu Steve Rogers por pouco tempo) contra o Tarntula, inclusive repetindo elementos referentes s minorias tnicas que tinham desenvolvido nos velhos tempos.

Duende Verde 2 vs. Duende Macabro 2. Capa de "Amazing Spider-Man 312" por Todd McFarlane.

As ligaes editoriais tambm pagaram um preo: os leitores eram obrigados a ver o HomemAranha tendo que combater os demnios que invadiram Nova York na saga Inferno dos XMen. E os roteiristas aproveitaram a deixa para criar uma histria em que o Segundo Duende Macabro (Jason Macendale) perseguisse Harry Osborn atrs da frmula de Mendell Stromm que deu poderes a Norman Osborn, j que Macendale era apenas um homem comum. Essa histria prosseguiu pelas trs revistas. Essa histria permetiu a realizao de um antigo sonho dos leitores quando colocou Harry Osborn vestido de Duende Verde contra o novo Duende Macabro, em Amazing Spider-Man 312, por Michelinie e McFarlane, em 1989. No final, numa histria de Conway e Buscema, Macendale faz um pacto com um demnio e termina se transformando em um monstro.

Lpide foi o principal vilo da fase de Gerry Conway e Sal Buscema em "Spectacular SpiderMan". Capa da edio 142, de 1989. Conway tambm desenvolveu arcos mais longos e independentes. Em Spectacular, ele e Buscema criaram uma histria repleta de teor psicolgico em que Joe Robbie Robertson perseguido por um equivoco do passado transfigurado no novo vilo Lpide, um albino que foi seu amigo na infncia e se tornou um temvel assassino de aluguel. J em Web, Conway e Saviuk criaram uma nova guerra de gangues capitaneada pelos Irmos Lobo, dois gmeos mafiosos de origem latina e que se transformavam em lobisomens. Mais sucesso ainda

Erik Larsen substituiu Todd McFarlane em "Amazing Spider-Man" mantendo seu estilo. Aqui, um confronto com o novo Sexteto Sinistro. O sucesso de Todd McFarlane em Amazing era to grande que a Marvel decidiu dar-lhe de presente uma revista do Homem-Aranha para ele brincar. Essa publicao traria histrias sem grande influncia cronolgica, mas em compensao, McFarlane assumiria tambm os roteiros. Seu lugar em Amazing foi ocupado por Erik Larsen, artista tinha desenhado um dos captulos da Guerra de Gangues de Jim Owsley (veja Parte 02) e agora voltava com um novo trao diretamente inspirado em McFarlane. O principal arco dele na revista foi a volta do Sexteto Sinistro, com a substituio do falecido Kraven pelo Segundo Duende Macabro, agora em sua verso demonaca.

Capa de "Spider-Man 01", de 1990, por Todd McFarlane: recordista de vendas. Em agosto de 1990, o escalador de paredes passou a ter quatro revistas mensais: Amazing Spider-Man, com Michelinie e Larsen; Spectacular Spider-Man, com Conway e Buscema; Web of Spider-Man, com Conway e Saviuk; e Spider-Man, com Todd McFarlane.

Em seu primeiro arco solo, Todd McFarlane reformulou o visual do Lagarto. Ainda assim, o nmero um de Spider-Man de McFarlane vendeu dois milhes de cpias, um recorde absoluto para a poca. McFarlane desenvolveu a saga Tormento, evolvendo a viva de Kraven (Calipso) e o Lagarto; depois, uma histria com Wolverine e o Wendigo; um combate com o Duende Macabro demonaco, juntamente com o Motoqueiro Fantasma; uma histria contra Morbius, na qual o Homem-Aranha usava o uniforme negro uma vez mais; alm de confrontos com o Hulk e o Fantico. No entanto, a empreitada de McFarlane s durou 14 nmeros porque o autor entrou em choque direto com a direo da Marvel, que se recusou a lanar uma revista nova com um personagem de sua autoria. Em resposta, se demitiu da Marvel e ainda levou consingo os desenhistas mais famosos da casa: Jim Lee, Marc Silvestri, Rob Liefeld e, pouco depois, Erik Larsen. Os desertores fundaram a editora Image Comics, onde cada um administrava um selo independente e criava o que quisesse. McFarlane criou o Spawn, que se transformou em um dos maiores sucessos dos quadrinhos da poca. A Image xhegou a ameaar o domnio de Marvel e DC Comics por um tempo. Sem McFarlane, Spider-Man foi ocupada por Erik Larsen, que tambm passou a escrev-la e desenh-la, mas por pouco tempo, pois ele tambm foi para a Image (onde criou o Savage Dragon). Spider-Man virou, ento, uma revista para artistas convidados escreverem suas prprias histrias do Aranha, como havia sido Web of Spider-Man antes dela.

O fabuloso arco "A criana interior" marca o incio da temporada de J.M. DeMatteis em "Spectacular Spider-Man". Capa da edio 180 por Sal Buscema. Gerry Conway deixou a revista Spectacular em 1991 e seu lugar foi ocupado com a volta de J.M. DeMatteis, agora pela primeira vez em uma temporada completa. Os desenhos continuaram nas mos de Sal Buscema. Com roteiros que sempre exploravam os aspectos psicolgicos dos personagens, DeMatteis deu incio com o arco A criana interior, entre as edies 178 e 184, de julho de 1991 a janeiro de 1992, no qual faz um paralelo entre as mentes conturbadas de Ratus e de Harry Osborn. Este, havia relembrado que tinha sido o Segundo Duende Verde e agora precisava lidar com isso. Mas a mente frgil de Harry no consegue suportar a verdade, enquanto atormentado pela herana de seu pai. Assim, volta a usar o uniforme do Duende Verde e ataca o Homem-Aranha (que ele lembra ser Peter Parker) para se vingar da morte do pai. Adepto de temas polmicos, mas tratados de maneira elegante e muito bem feita, DeMatteis revela que o principal problema de Ratus ele ter sido abusado sexualmente pelo pai. Esta histria , sem sombras de dvidas, uma das melhores do HomemAranha.

A morte de Harry Osborn em "Spectacular Spider-Man 200" por DeMatteis e Buscema. O drama de Harry Osborn continuou a ser desenvolvido pelo escritor (sempre com os desenhos de Sal Buscema) resultando na edio comemorativa de Spectacular Spider-Man 200, de 1993. Nesse nmero especial, com o dobro de pginas, Harry sai da cadeia e volta a atacar Peter, embora revele que no quer nenhum mal a Mary Jane. Dessa vez, Harry consegue o acesso frmula que deu superpoderes ao seu pai e fica mais perigoso, mas como efeito de uma superdosagem, o rapaz termina morrendo, no antes de tentar se redimir e salvar a vida de Peter, MJ e de sua esposa, Liz allen e do filho Normie. Nas histrias seguintes, a morte de Harry traz a tona que ele era o Duende Verde para o grande pblico. O reprter do Clarim Dirio, Ben Urich, publicaria um livro chamado A Dinastia do Mal na qual revela em uma reportagem bombstica que o falecido Norman Osborn era o Duende Verde original e que seu filho seguiu seus passos at a morte. Um pequeno declnio

Mark Bagley manteve o estilo "mcfarlane". Capa de "Amazing Spider-Man 359". Entre 1992 e 1994, o Homem-Aranha vive um perodo de declnio criativo. Curiosamente, aps a sada de McFarlane, os roteiros de Michelinie comearam a perder fora e depois da partida de Erik Larsen mais ainda. Os desenhos de Amazing foram assumidos por Mark Bagley, um grande artista, mas as histrias em que esteve envolvido so lembradas como algumas das piores coisas j escritas sobre o cabea de teia. Destaque negativo para dois arcos em especial. O primeiro foi Maximum Carnage, uma longa histria em que o aliengena simbionte d origem a outro vilo: Carnage, uma verso vermelha e mais exagerada e sanguinaria de Venom. O roteiro encontra desculpas esfarrapadas para reunir um time contra o vilo, com o Homem-Aranha e Justiceiro, Capito Amrica, Deathlock etc. A histria sem p nem cabea desagradou os leitores e mais ainda crtica. O segundo arco em destaque foi ainda pior. Michelinie e Bagley criaram uma histria maluca em que os pais de Peter Parker reaparecem vivos. Os dois retomam uma velha histria de Lee e Romita, dos anos 1960, em que Richard e Mary Parker eram espies da CIA mortos em um acidente de avio. Mas termina revelando que esto vivos. Os dois reaparecem e se envolvem em grandes confuses. No fim das contas, tudo termina em Amazing Spider-Man 388, de 1994, e o Homem-Aranha descobre que tudo no passa de uma farsa levada a cabo pelo Camaleo e que seus pais so, na verdade, dois robs assassinos (isso mesmo!). Peter tambm fica sabendo que o plano todo foi uma criao de Harry Osborn antes de morrer e executado pelo Camaleo.

Ilustrao da capa de "Amazing Spider-Man 400" por Mark Bagley. No interior, J.M. DeMatteis mostra a morte da Tia May. Este arco foi o ltimo trabalho de David Micheline frente do ttulo, em 1994, aps sete anos no comando. Com isso, ele detm o ttulo de escritor mais longevo de Amazing Spider-Man depois de Stan Lee, que permaneceu de 1963 a 1972. O lugar do escritor no ttulo foi ocupado por J.M. DeMatteis que foi promovido da Spectacular para Amazing, num trajeto raro, repetido apenas por Roger Stern dez anos antes. Entretanto, o escritor no conseguiu repetir o xito anterior na revista. Spectacular passou ao comando de Steven Grant, ainda com Sal

Buscema nos desenhos. Em Amazing, o nico marco da fase de DeMatteis e Bagley foi a edio comemorativa nmero 400, em que a Tia May morre aps dcadas de doenas. Enquanto DeMatteis foi para Amazing, seu lugar em Spectacular foi ocupado com a volta de Tom DeFalco aos ttulos do aracndeo e na poca ainda Editor-Chefe da Marvel.

Logo no incio de sua temporada, Howard Mackie decidiu dar um fim histria do Rosa (Richard Fisk). Capa de "Web of Spider-Man 88" por Alex Saviuk. Outra mudana significativa em termos criativos foi em Web of Spider-Man, onde Gerry Conway encerrou sua longa contribuio com o desenhista Alex Saviuk. O artista permaneceu, mas os roteiros passaram para Howard Mackie, a partir do nmero 85, de 1992, um escritor que chamava a ateno na poca por sua nova verso do Motoqueiro Fantasma. Porm, Mackie permaneceu pouco mais de um ano, sendo substitudo por Terry Kavanagh, em 1993. Mackie foi para a Spider-Man que havia sido criada para Todd McFarlane e estava sem uma equipe fixa h vrios meses. A partir do nmero 45 o artista a assumiu e o ttulo foi rebatizado para Peter Parker: Spider-Man. Enquanto isso, em Web of Spider-Man, Saviuk continou nos desenhos at 1994, totalizando mais de 80 edies, sendo um dos recordistas em trabalhos com o Homem-Aranha. Foi substitudo por Steven Butler. Foi justamente nas pginas de Web por Kavanagh e Butler que se plantaram as ideias que levaram a um dos mais importantes eventos editoriais do Homem-Aranha, a segunda Saga do Clone, que ocupou as vrias revistas do personagem durante os anos de 1995 e 1996, aumentou as vendas, irritou os fs, produziu histrias idiotas e se transformou na mais controversa (e odiada) das fases do amigo da vizinhana e obrigou a Marvel a realizar uma srie de mudanas. A Saga do Clone

Mary Jane anuncia sua gravidez em "Spectacular Spider-Man 220". Arte de Sal Buscema. Textos de Tom DeFalco. Em 1995, a Marvel vivenciava um momento crucial em sua histria. A fase de vendas altssimas que havia turbinado o mercado de quadrinhos dos Estados Unidos, iniciada em 1990, sofreu um rpido declnio, que os historiadores chamam de estouro da bolha. Grande parte das vendas era de colecionadores que compravam mais de um exemplar da mesma edio para depois revend-la em preos maiores no mercado informal. O mercado especulativo levou as vendas ao patamar dos milhes de unidades algo no visto desde os anos 1940 mas pagou seu preo, pois no era um pblico real. Quando a prtica esgotou, as vendas caram. E caram muito! Seriamente preocupada, a diretoria da Marvel promoveu uma mudana radical: acabou com o cargo de Editor-Chefe e o substituiu por um colegiado de editores formado por, entre outros, o ex-editor Tom DeFalco (responsvel pelas histrias do Homem-Aranha), Bob Harras (X-Men), Ralph Machio (Vingadores) e outros; todos submetidos ao Departamento de Marketing, que se responsabilizou por criar estratgias de aumentar as vendas. O resultado foi que o esquema de crossovers foi expandido mxima potncia e a liberdade criativa foi diminuda. A Saga do Clone fruto direto dessa poltica e pagou por isso. Terry Kavanagh havia criado uma trama em que envolvia consequncias da velha Saga do Clone publicada em 1975 por Gerry Conway e Ross Andru (veja Parte 02). Peter Parker era acusado de um crime e preso; ento, descobria que o clone de si mesmo que julgava morto (e tinha jogado dentro de uma chamin industrial na histria original. Como ele sobreviviu? Tom DeFalco sabe) estava vivo e tinha vindo ajud-lo. O clone havia mudado para Nova York quando soube da morte da Tia May. A partir da, a histria foi esticada para se transformar em um grande crossover que tomaria todas as histrias do Homem-Aranha.

Ben Reilly se torna o Aranha Escarlate. O clone, que passara a se chamar Ben Reilly (em homenagem ao Tio Ben e ao sobrenome de solteira da Tia May) assume a identidade de Aranha Escarlate e passa a ocupar inteiramente a revista Web of Spider-Man, escrita por Todd DeZago e desenhada por Steven Butler, que aps a edio 129, de 1995, passa a se chamar Web of Scarlet Spider. A nova revista durou apenas duas edies porque um exame de DNA termina mostrando que Ben Reilly era o verdadeiro Peter Parker e o Peter Parker que encantou geraes de leitores nos 20 anos anteriores era, na verdade, apenas um clone. O resultado enfureceu os fs, especialmente os da velha guarda. Com isso, J.M. Matteis saiu de Amazing e foi substitudo por Tom DeFalco, de volta revista aps nove anos, assumindo a partir da edio 407, de janeiro de 1996. Nas histrias, Mary Jane descobre que est grvida e Peter aproveita isso e o fato de que apenas um clone para se afastar de Nova York e viver uma vida mais tranquila, enquanto Ben Reilly pinta os cabelos de loiro para ningum pensar que ele Peter Parker e se torna (volta a ser?) o Homem-Aranha, usando um uniforme ligeiramente diferente, criado por Dan Jurgens.

A nova revista "The Sensasional Spider-Man" criada especialmente para Dan Jurgens. Jurgens tinha sido o principal escritor da famosa saga A Morte do Superman, na rival DC, e foi convidado pela Marvel para assumir uma nova revista inteiramente para si: The Sensasional Spider-Man, que substitua Web of Spider-Man (Scarlet Spider). O artista escrevia e desenhava a revista, mas permaneceu apenas por sete edies, entre os nmeros zero e 06, de 1996, porque o plano original era de que Peter Parker seria revelado como o verdadeiro HomemAranha e Ben Reilly, o clone, mas a diretoria da Marvel decidiu esticar a histria e adiar a revelao final. Sem concordar com isso, Jurgens deixou o ttulo. Seu lugar foi ocupado por Todd DeZago e Mike Wieringo, que permaneceriam na revista at seu cancelamento, em 1998. DeZago tambm escrevia Spectacular Spider-Man, ainda desenhada por Sal Buscema, que permaneceu no ttulo at aquele momento em 1996. O desenhista completou, com isso, um recorde histrico de mais de 100 edies numa mesma revista (contando entre 1976 e 1996). Seu lugar foi ocupado pelo desenhista brasileiro Luke Ross, que apesar de inicialmente imitar a arte de Todd McFarlane, logo, encontrou seu prprio trao e fez um bom trabalho frente do escalador de paredes.

O vilo Kaine o segundo clone do Homem-Aranha. Clones e mais clones... Outro desenhista recordista, Mark Bagley, tambm se afastou das revistas em 1996, aps cinco anos e meio. Foi substitudo por pouco tempo pelo timo Ron Garney, mas foi Steve Skroce quem se firmou em Amazing Spider-Man, embora o desenhista brasileiro Joe Bennett tambm tenha feito alguns nmeros. O que irrita os fs em relao Saga do Clone que tudo foi exagerado no longo arco. Os clones surgiram de todos os lados: alm de Peter e Ben Reilly, foi revelado que o vilo Kaine tambm era um clone do Homem-Aranha; o responsvel original pelos clones, o prof. Miles Warren, o vilo Chacal, tambm foi clonado e, por isso, ainda estava vivo, e tambm tinha um segundo clone, o Carnia (vilo da fase Bill Mantlo, Al Migron e Frank Miller l na distante Spectacular do fim dos anos 1970). O Mestre dos Robs, o prof. Mendell Stromm isso mesmo, aquele que criou a frmula que deu poderes a Norman Osborn tambm estava vivo,

agora usando uma armadura e, pretensamente, tambm era um clone. O Dr. Octopus morreu e voltou dos mortos, talvez, tambm clonado!

"Peter Parker: Spider-Man 76" traz o fim da Saga do Clone. Arte de John Romita Jr. Assim como a identidade secreta do Duende Macabro anos antes, a Saga do Clone se tornou uma coisa embaraosa que precisava ser consertada rapidamente. Alm disso, preciso dizer que a crise nos quadrinhos era to grande que a poderosa Marvel pediu concordata (uma antecipao de falncia) em 1997! Por isso, terminou a era do colegiado e Bob Harras foi nomeado Editor-Chefe para coordenar a volta por cima da editora. O investimento foi simples: histrias melhores. Ento, ao fim de 1996, comeou-se a articular-se o fim da Saga do Clone e para isso se articularam algumas mudanas. Criou-se o arco Revelaes, que foi publicado seguidamente em Spectacular Spider-Man 240 por Todd DezZago e Luke Ross; Sensional Spider-Man 11 por DeZago e Mike Wieringo; Amazing Spider-Man 418 por Tom DeFalco e Steve Skroce; e termina bombasticamente em Peter Parker: Spider-Man 76 por Howard Mackie e John Romita Jr., mais uma vez de volta s histrias do Homem-Aranha, dessa vez aps nove anos. Na trama, Mary Jane e Peter voltam a Nova York para terem seu beb, que uma menina e se chamar May em homenagem tia falecida; enquanto Ben Reilly seria o padrinho. Mas Ben e Peter se envolvem em uma briga com o Mestre dos Robs, enquanto ficamos sabendo que h uma mente criminosa por trs de todas as desventuras da dupla nos ltimos tempos. Peter no est no hospital quando Mary Jane tem o beb, que sequestrado por uma enfermeira e entregue a Kaine. Ben Reilly enfrenta um inimigo que se revela ser Norman Osborn, o Duende Verde original (pai de Harry e assassino de Gwen Stacy), a mente por trs de tudo.

Duende Verde e Homem-Aranha em pica batalha nas mos de John Romita Jr. Textos de Howard Mackie.

Norman Osborn est de volta!

Ben Reilly morto.

Peter Parker o verdadeiro Homem-Aranha. Osborn mata Ben Reilly e Peter forado a usar o uniforme do Homem-Aranha mais uma vez, para derrotar o seu velho inimigo. Ao mesmo tempo, Osborn sequestrou todo o elenco de coadjuvantes do Homem-Aranha (J.J. Jameson, Robbie Roberton, Ben Urich, Betty Brant, Flash Thompson, Liz Allen etc.) e os prendeu numa sala do Clarim Dirio. No processo, Peter descobre que Ben Reilly era o clone e ele o verdadeiro Homem-Aranha. O Duende Verde e o heri tm uma luta violenta magnificamente desenhada por John Romita Jr. e o vilo desaparece ao final. Para explicar a volta de Norman Osborn dos mortos, ficou estabelecido que o Duende Verde tinha um novo poder: fator de cura. Com isso, ele no morreu empalado em Amazing SpiderMan 122, de 1973 (veja Parte 02), acordando no necrotrio, colocando um mendigo no seu lugar no caixo (e ningum notou?); mudando-se para Europa e se tornando uma grande mente criminosa dedicada a atrapalhar a vida de Peter Parker das sombras. O motivo de sua volta aps cinco anos (o tempo cronolgico, pois editorial foram 23 anos!) foi a morte de seu filho Harry, que o teria levado a criar toda a confuso dos clones. Uma fase de transio

A bela arte do brasileiro Joe Bennett em "Amazing Spider-Man 434", de 1997.

Embora a ttica do volta dos mortos tenha sido algo banalizado nos quadrinhos desde o fim da Saga do Clone, embora trazer Norman Osborn de volta talvez no tenha sido a melhor das solues, ela serviu para seu objetivo imediato: melhorar as histrias do Homem-Aranha. Inicia-se uma fase de transio que lida com as consequncias da Saga da Clone, ou mais objetivamente, da volta de Osborn. Na verdade, os escritores e editores decidiram fazer o mnimo possvel de referncias quela saga e algumas tramas ficaram inconclusas e nunca foram retomadas, como o caso da filha de Peter e Mary Jane, May, que no ficou esclarecido se foi morta ou raptada, mas foi gentilmente apagada da cronologia.

Norman Osborn retorna com o nome limpo. Capa comemorativa de "Spectacular Spider-Man 250", de 1997 por John Romita Jr. A arte interna do brasileiro Luke Ross. As revistas continuaram mais ou menos com as mesmas equipes de Revelaes, mas focadas no fato de que Norman Osborn estava vivo e sabia a identidade de Peter. O que isso significava? Nas histrias dessa fase, Norman Osborn reaparece para as autoridades e preso, acusado de ser o Duende Verde, mas o vilo consegue convencer todo mundo de que, na verdade, havia sido vtima de uma conspirao armada pelo Homem-Aranha e pelo verdadeiro Duende Verde. Como era inocente, o empresrio havia fingindo sua morte anos atrs para fugir. Enquanto o processo anda na Justia, em liberdade, Osborn ameaa de morte o velho amigo J. Jonah Jameson (bem como sua famlia) e compra o Clarim Dirio, o que aterroriza seus funcionrios, que sabem muito bem quem ele . E tambm lana um livro de sucesso com sua verso da histria, rebatendo aquilo que Ben Urich havia revelado em A Dinastia do Mal. Em meio a essa fase um evento histrico e curioso ocorreu em termos editorais quanto ao Homem-Aranha. O escritor Roger Stern, que tinha estado na DC escrevendo as histrias do Superman, voltou Marvel e conseguiu convencer o Editor-Chefe Bob Harras a contar a sua verso da identidade secreta do Duende Macabro. Apesar de fazer 11 anos (!) que a identidade tinha sido revelada como sendo o falecido reprter Ned Leeds, Harras concordou em publicar uma nova verso e, ainda, inclu-la dentro da cronologia padro do universo do teioso.

Na minissrie "Hobglobin Lives", Roger Stern conta a verso final da identidade do Duende Macabro, 11 anos depois. Infelizmente, 11 anos era tempo demais e ningum se importou muito com a bombstica revelao. Ainda assim, a minissrie em trs captulos Hobgoblin Lives uma boa histria trazendo, alm de Stern nos roteiros, desenhos de George Perez e Ron Frenz. A trama tentou partir de uma constatao muito bvia: como um vilo poderoso como o Duende Macabro, que saiu no brao com o Homem-Aranha, foi morto to facilmente pelos agentes comuns do Estrangeiro, conforme Peter David, Alan Kupperberg e Tom Morgan mostraram em Amazing Spider-Man 289? A pergunta feita por Mary Jane a Peter e o rapaz, aps uma reflexo rpida, responde: no podia!

Roderick Kingsley (esq.) e seu irmo Daniel: subtrama corporativa. O motivo disso vir tona tambm foi interessante: Stern mostrava Jason Macendale, o Segundo Duende Macabro (j curado de sua verso demonaca, mas agora numa verso ciberntica), vai a julgamento e condenado pelos crimes do Macabro original afinal quase ningum sabia que haviam tido dois. Aps a condenao, o reprter Jacob Conover personagem da fase de Stern que no aparecia desde ento pergunta a Macendale se era

verdade que ele no era o Macabro original. Para surpresa de todos, Macendale responde que verdade e que tinha matado o primeiro Duende Macabro e que ele era Ned Leeds, o marido de Betty Brant, que agora tambm era reprter do Clarim e que estava presente junto a Peter Parker cobrindo o julgamento. A revelao pblica de que Ned Leeds era o Duende Macabro causa uma grande confuso, porque o reprter era famoso e sua morte tinha sido misteriosa. O Homem-Aranha se une a Betty Brant para fazer uma investigao sobre o caso, que envolve tambm Mary Jane e Flash Thompson (ex-caso de Betty quando ela ainda era casada com Leeds, lembram?).

O Duende Macabro original de volta. Mas por pouco tempo. Ao mesmo tempo, se revela uma grande trama conspiratria envolvendo a compra de um leilo de aes da Indstrias Osborn, que esto meio deriva desde a morte de Harry Osborn e cuidadas pela viva Liz Allen. Entre os envolvidos na trama esto velhos personagens criados na poca das histrias originais de Stern, como o executivo da Osborn, Donald Mecken; o empresrio da Rochem George Vandergill; o corrupto Senador Martin; e Roderick Kingsley, que teve envolvimento com o Duende Macabro e, em Web of Spider-Man 29 e 30, escrita por Jim Owsley, foi revelado como o produtor das armas do vilo.

Roderick Kingsley preso: Roger Stern conta a sua verso. Desenhos de Ron Frenz e George Perez. Jason Macendale morto na priso pelo Duende Macabro original e o Homem-Aranha termina descobrindo que o vilo original , na verdade, Roderick Kingsley e que aquele que contracenava com o vilo era seu irmo gmeo Daniel Kingsley. Embora o clich do irmo gmeo malvado seja algo incmodo, de um modo geral, a verso de Stern para a histria do Duende Macabro faz muito mais sentido do que Ned Leeds.

Agora, a vez das verses originais do Duende Verde e do Duende Macabro se encontrarem. Arte do brasileiro Luke Ross. Os impactos da revelao nas histrias do Homem-Aranha foram bem pequenas, mas renderam pelo menos uma das melhores histrias do heri naqueles tempos: Globingate, publicada em Spectacular Spider-Man 259 a 261, em 1998, escrita por Roger Stern e Glenn

Greenberg e desenhada por Luke Ross, que mostra o primeiro (e nico) encontro de Norman Osborn e Roderick Kingsley, ou seja, o Duende Verde e o Duende Macabro, em suas verses originais. Osborn liberta Kingsley porque este teria provas de que ele seria o Duende Verde e isso arruinaria sua farsa, mas Kingsley havia perdido os dirios de Osborn l atrs em Amazing Spider-Man 251, de 1984. Assim, aps uma briga, que envolveu o Homem-Aranha no meio, claro, Kingsley foge do pas e vai se refugiar no Caribe, no aparecendo mais desde ento. Este arco tambm introduziu um novo Duende Verde, que chamado de jovem por Osborn. Seria Harry? Um leve Reboot

O arco "Captulo Final" traz o "decisivo" conflito com o Duende Verde, em um visual bizarro. Capa de "Spectacular Spider-Man 263" por John Byrne. Embora as histrias tenham melhorado desde o fim da Saga do Clone, as vendas ainda no tinham atingido os patamares que a Marvel desejava, ento, foi planejado um reboot do Homem-Aranha, uma espcie de reincio. Isso envolvia criar uma saga chamada The Final Chapter que encerraria parte da histria do personagem e abriria espao para uma nova. O principal intuito era zerar a numerao de todas as revistas do Aranha para tentar atrair novos leitores. Isso resultou no fim de duas revistas do heri: The Spectacular Spider-Man foi cancelada em seu nmero 263, em fins de 1998, aps 22 anos de publicao; bem como The Sensasional Spider-Man em seu nmero 33.

Norman Osborn derrotado pela primeira vez desde que retornou, mas foge da cadeia antes de ter a identidade comprometida. Arte de John Romita Jr. Em Amazing e Peter Parker: Spider-Man se delineou o arco Captulo Final, escrito por Howard Mackie e com desenhos de John Romita Jr. (de volta outra vez) e John Byrne, respectivamente. Byrne tinha sido uma das maiores estrelas dos quadrinhos dos anos 1980 (leia um post sobre a carreira dele aqui), mas apesar de ter realizado uma temporada em Marvel Team-Up (junto ao escritor Chris Claremont) nos anos 1970 e feito vrias capas para Amazing ao longo dos anos, nunca tinha trabalhado com o Homem-Aranha dentro de seus ttulos tradicionais. Foi muito bom ver o velho Byrne e sua bela arte trabalhando o cotidiano do escalador de paredes. Em Captulo Final, Norman Osborn arma um plano para se livrar de Peter Parker de vez. No meio do conflito, o Homem-Aranha fica sabendo que sua Tia May est viva e que tinha sido mantida em cativeiro por Osborn durante esse tempo todo. Quem morrera em Amazing Spider-Man 400 havia sido uma atriz (!) que substituiu a idosa gentil reminescncias das ideias bizarras da Saga do Clone? Um processo mstico deixa Osborn totalmente maluco e um confronto selvagem entre o Aranha e o Duende resulta na destruio do prdio do Clarim Dirio, da quase morte do heri e da priso de Osborn.

Em "Chapter One" John Byrne reconta os primeiros tempos do Homem-Aranha: verso renegada. Ao mesmo tempo, publicada uma maxissrie em 12 captulos chamada oportunamente Chapter One, na qual John Byrne (escrevendo e desenhando) reconta as 20 primeiras edies de Amazing Spider-Man, originalmente produzidas por Stan Lee e Steve Ditko, mas agora repaginadas para os tempos modernos. No geral, a obra de Byrne bastante fiel ao material original (talvez at demais), mas inclui Norman Osborn como um agente das sombras manipulando a vida do Homem-Aranha sem ele saber. O arco rejeitado pelos fs por causa de algumas ideias estranhas, como o fato da existncia de um parentesco entre Osborn e o Homem-Areia (simplesmente porque os dois tm o mesmo corte cabelo, pois ambos foram criados por Ditko); um novo visual para Elektro; e o fato de que o acidente com a aranha radioativa que deu origem aos poderes de Peter passa a ser o mesmo acidente que transforma o Dr. Octopus em um louco.

Peter Parker abandona a identidade do Homem-Aranha por pouco tempo. Texto de Howard Mackie e arte de John Byrne. Em janeiro de 1999, as duas revistas restantes do Aranha so zeradas e Amazing e Peter Parker: Spider-Man voltam ao nmero 01, comeando uma nova fase, nas mos de Mackie, Romita Jr. e Byrne. A Amazing original encerrada no nmero 441. No incio da nova fase, vemos Peter tendo abandonado a identidade de Homem-Aranha, por quase ter morrido no conflito com o Duende Verde; trabalhando num laboratrio de cincias e vivendo em um novo apartamento com Mary Jane e a Tia May (de penteado novo). Mas um novo Homem-Aranha est nas ruas combatendo o crime. Peter vai atrs e descobre que o novo heri na verdade uma mulher, que se torna uma nova Mulher-Aranha, e Peter termina voltando sua velha identidade. Essa nova fase durou 29 edies de Amazing, com algumas boas histrias, mas alguns eventos estranhos. Primeiramente, o Homem-Areia se tornou um criminoso de novo (aps mais de uma dcada do lado do bem, tendo inclusive atuado como um membro reserva dos Vingadores); depois, o novo visual do Elektro foi incorporado s histrias temporariamente; o novo Duende Verde foi revelado como um ser artificial, criado por meio de engenharia gentica (!?); e Mary Jane foi aparentemente morta em um acidente de avio. Na poca, na Marvel, comeava a circular a sensao incmoda do fato do Homem-Aranha ser um homem casado e a maneira como isso, de algum modo, atrapalharia as histrias. Por isso, Howard Mackie afastou Mary Jane da maneira que pde. Ningum acreditou que a modelo ruiva havia mesmo morrido, mas quando o Homem-Aranha a encontra aps meses desaparecida, ela estranhamente decide se separar de Peter. Um grande Reboot

O Homem-Aranha atacado por Morlun. Arte de John Romita Jr. Durante o comando de Bob Harras como Editor-Chefe da Marvel, entre 1997 e 2000, foi criado o selo Marvel Knights, dedicado a histrias de cunho mais adulto e srio. A coordenao do selo coube ao desenhista Joe Quesada e a empreitada foi um sucesso, devolvendo uma urea cult a muitos personagens, como o Demolidor escritor por Kevin Smith (e desenhado por Quesada) ou o Justiceiro de Garth Ennis e Steve Dilllon. A sensao foi tanta que Quesada emergiu como o nome natural para se tornar o novo Editor-Chefe da editora, numa gesto que duraria 10 anos at 2010. Uma das grandes atenes de Quesada foi quanto ao Homem-Aranha. O editor era do time

que pensava que o casamento s atrapalhou suas histrias e durante anos falou publicamente que, se pudesse, removeria esse evento da cronologia do personagem, algo que realmente faria. Para isso, engendrou uma grande mudana no status quo do escalador de paredes, o que envolveu uma completa mudana de direcionamento.

Ezekiel, outro "homem-aranha". Arte de John Romita Jr. Assim, em 2001, o escritor J. M. Straczynski vindo da TV onde criou Babylon 5 assumiu a revista Amazing Spider-Man a partir do nmero 30 com a misso de causar grandes mudanas. E neste quesito, ele no decepcionou. Trabalhando ao lado do desenhista John Romita Jr., o autor criou, logo de imediato, uma trama em que uma espcie de vampiro energtico chamado Morlun caa impediosamente o Homem-Aranha. Ao longo da ao, Peter Parker desvenda uma srie de segredos acerca de sua origem, como o fato de que a picada da aranha radioativa foi apenas o agente de um processo mstico antiqussimo que faz com que exista uma linhagem de homens-aranha desde os primrdios do tempo. A aranha seria uma espcie de totem mstico e sua misso seria combater outros totens msticos, o que explicaria o fato da maioria de seus inimigos estar relacionado ao nome de animais, porque eles tambm seriam agentes totmicos, mesmo sem saber, como Abutre, Dr. Octopus (polvo), Rhino etc. Entendeu? , eu tambm no. O Homem-Aranha encontra outro homem-aranha totmico na figura de Ezekiel e descobre que a nica maneira de deter Morlun sua prpria morte, porque ele existe para o equilbrio. O heri injeta em si um veneno radioativo e deixa-se ser pego por Morlun que, aparentemente, morre ao sug-lo. (Ele voltaria depois). Muito debilitado, Peter volta para casa e tenta descansar. Enquanto dorme, sua Tia May entra no apartamento e v o sobrinho todo quebrado, ensanguentado e dormindo com a roupa do Homem-Aranha em frangalhos. Isso mesmo: Tia May descobre sua identidade secreta.

Peter Parker se torna professor. Segue-se uma edio inteira em que Peter e May tm uma longa conversa e a tia critica severamente o sobrinho por nunca ter contado o segredo. Ele defende-se dizendo que queria proteg-la e poup-la, mas a velha senhora informa ser mais forte do que o sobrinho pensava. A partir de ento, May se torna uma das maiores defensoras do aracndeo. Uma curiosidade: em uma passagem humorstica, May diz que chegou a pensar que o sobrinho fosse gay, porque era visvel que havia um segredo dentro do armrio. , a Tia May uma mulher moderna mesmo! Outra grande mudana de status quo: Peter assume seu lado cincias e vai trabalhar com professor na mesma escola onde estudou, a Middletown High School, a mesma onde Stan Lee e Steve Ditko situaram suas primeiras histrias, mas agora, uma tpica escola de periferia, com paredes grafitadas, gangues juvenis, drogas, violncia, bullying e minorias tnicas.

O Homem-Aranha se torna um vingador em "New Avengers", de 2005. Arte de David Finch. Mas isso foi apenas o comeo de um turbilho de mudanas impostas pela dupla Quesada e Straczynski. Mais a seguir. Ao mesmo tempo, quando a Marvel reformulou os Vingadores, na virada de 2004 para 2005, o escritor Brian Michael Bendis criou os Novos Vingadores, uma equipe que reunia membros tradicionais da equipe, como Capito Amrica e Homem de Ferro, juntos com outros que nunca foram membros oficiais, como Homem-Aranha, Wolverine, Luke Cage e a MulherAranha original. A revista New Avengers se tornou rapidamente o maior sucesso da Marvel, desenhada por David Finch. Por volta dessa poca, a revista Amazing Spider-Man teve sua numerao revertida para o sistema antigo, de modo que o nmero 58 equivalia ao 499. Assim, em dezembro de 2003, a Marvel comemorou o lanamento de Amazing Spider-Man 500, com vrias capas, a mais

famosas por Scott Campbell (o heri com MJ nos braos cercado por seus inimigos clssicos). A histria em si, envolvia uma viagem temporal na qual Peter podia ver o seu incio como o Homem-Aranha e o seu fim, tambm, quando j velho assassinado pela polcia.

Painel de "Amazing Spider-Man 500" conta a trajetria do heri. Arte de John Romita Jr. No final, o heri ganha de presente do Dr. Estranho um encontro espiritual com o Tio Ben por cinco minutos. Os desenhos foram de John Romita Jr. O filho do mestre saiu da revista e foi substitudo pelo desenhista brasileiro Mike Deodato Jr. como o titular da revista Amazing.

Um "segredinho" entre Norman Osborn e Gwen Stacy. Textos de Straczynski e arte de Mike Deodato Jr. Nunca o Homem-Aranha viveu uma fase to polmica! Entre as mudanas, uma das mais chocantes foi a reviso da personalidade da falecida Gwen Stacy, a mais querida namoradinha do personagem. Numa histria revisionista, chamada Pecados do Passado, escrita por Straczynki e desenhada pelo brasileiro Mike Deodato Jr., publicada em Amazing Spider-Man 509 a 514, Peter Parker fica sabendo que, quando terminou o namoro com Gwen e ela se mudou para Londres (onde tinha parentes) fato que ocorreu nas histrias de 1971 escritas por Stan Lee e desenhadas por John Romita (o pai) e Gil Kane a garota teria sido seduzida por Norman Osborn, transado com ele, engravidado e dado a luz a um casal de

gmeos, Gabriel e Sarah. As crianas teriam ficado sob a guarda dos parentes e Gwen voltou aos EUA para reencontrar Peter. Mary Jane sabia do fato e teria escondido isso do marido desde ento. Mas, no presente, as crianas j eram adultas, porque os superpoderes de Osborn as afetaram com crescimento acelerado e outras habilidades especiais.

Para piorar, Sarah Stacy a cara da me. Arte de Deodato Jr. Assim, a dupla ataca o Homem-Aranha. Sarah se redime, mas Gabriel se torna o Duende Cinza. E, segundo uma piada corrente entre os fs, Gwen Stacy se tornou a maior vadia dos quadrinhos. Straczynski justificou-se afirmando estar criando um motivo para que o Duende Verde matasse Gwen na clssica histria de 1973. Nem preciso dizer que esse arco de histrias revoltou os leitores veteranos.

Peter renasce (de uma aranha) com novos poderes. Num outro arco de histrias, Straczynski decidiu incorporar os elementos dos filmes do Homem-Aranha que faziam sucesso nos cinemas, fazendo Peter renascer de uma aranha gigante (isso mesmo!) e passar a ter alguns novos poderes, dentre eles, a habilidade de gerar a

sua prpria teia, sem necessitar mais dos lanadores mecnicos que usava desde o incio da carreira. Em outra deciso polmica da Marvel, durante o arco de histrias Guerra Civil, uma minissrie dos Vingadores, Peter Parker anuncia ao mundo inteiro que o Homem-Aranha, ou seja, tem sua identidade secreta revelada.

A minissrie "Guerra Civil" dos Novos Vingadores teria grande impacto na vida de Peter Parker. Em Guerra Civil, escrita por Mark Millar (de O Procurado e Kick-Ass) e desenhada por Steve McNiven, os heris de terceira categoria Novos Guerreiros terminam causando sem querer uma exploso que mata 600 pessoas, a maioria crianas. Da, o Secretrio de Defesa dos EUA, Tony Stark (o Homem de Ferro) em pessoa, obrigado a defender o projeto de Ato de Registro de Superhumanos, na qual os superseres so obrigados a se inscrever, relvelar nomes e endereos ao Governo e serem treinados em suas habilidades. Parte da comunidade superhumana apoia, mas outra faco, liderada pelo Capito Amrica, entende isso como uma afronta aos direitos civis e vai contra. Os a favor so obrigados a perseguir os contra, porque estes se tornam foras da lei.

Peter Parker revela ao mundo que o Homem-Aranha em "Guerra Civil". Texto de Mark Millar, arte de Steve McNiven. Peter Parker fica do lado de Tony Stark e apoia o registro. Ele revela sua identidade, mas to perseguido que passa a usar uma armadura produzida pelo inventor. Porm, durante os conflitos, o Aranha comea a se questionar das decises ticas de Stark e seu grupo, que envolvem criar uma priso em outra dimenso (cortesia de Reed Richards, do Quarteto Fantstico) ou tentar clonar Thor (cortesia de Hank Pym, dos Vingadores), e por fim, termina mudando de lado e se juntando ao Capito Amrica, Wolverine e outros.

A armadura estilo Homem de Ferro. Arte de Ron Garney. Como resultado, alm de virar um foragido da Lei e todos saberem seu segredo, Peter v o Rei do Crime contratar um atirador de elite para matar a Tia May e a velhinha atingida, ficando beira da morte. Peter fica de luto e volta a usar o uniforme negro, enquanto caa os

reponsveis pela situao de sua tia, mas como ela est beira da morte, no tem mais salvao.

O poster de "One More Day" j anunciava. Arte de Joe Quesada. Entra em jogo a cartada final de Quesada e Straczynski: aproveitam a situao para criar uma desculpa para apagar o casamento de Peter e Mary Jane da cronologia do personagem. Vem ento Um Dia a Mais ou One More Day, uma trama maluca em que Mefisto (a verso do Diabo no Universo Marvel. Lembram dele?) oferece a Peter a oportunidade de salvar sua tia e, de brinde, salvar sua identidade secreta. Mas como em todos os contratos com o demnio h um preo: o amor por Mary Jane. O casal conversa e chega concluso que isso o melhor a fazer, ento, Mefisto usa seu poder para realizar o que prometeu. Isso ocorre principalmente em Amazing Spider-Man 544 e 545, de novembro e dezembro de 2007, escritas por Straczynksi e desenhadas por Quesada.

Mefisto pede o casamento em troca. Texto de Straczynski (oficialmente) e arte de Quesada.

Curiosamente, Um Dia a Mais tambm representou o fim da longa fase de Straczynski frente do Homem-Aranha aps mais de seis anos e foi da pior maneira possvel. Alm da polmica trama, que irritou mais ainda os leitores antigos, o escritor ainda iniciou uma briga pblica com o Editor-Chefe Joe Quesada, acusando-o de modificar o final de sua histria. Chamuscado na Marvel, Straczynski ainda desenvolveu um arco de 12 partes com a volta de Thor (fase que inspirou o filme), mas saiu da editora depois disso e foi para DC fazer Superman e MulherMaravilha.

O incio de "Brand New Day" em "Amazing Spider-Man 546". Capa variante por Steve McNiven. A Marvel aproveitou o reboot do Homem-Aranha ou seja o fim de seu casamento e o apagamento cronolgico da identidade pblica para promover uma completa mudana no universo ficional do cabea de teia, num arco de histrias chamado Brand New Day ou Um Novo Dia, que comeou em Amazinng Spider-Man 546. Agora, Peter Parker era novamente solteiro e vivia divindindo um apartamento em Nova York com um amigo policial chamado Vin Gonzales. Mary Jane estava sumida do mapa. Nem May, nem Norman Osborn, nem ningum mais sabe que ele o Homem-Aranha. E no pra por a: Harry Osborn est novamente vivo. No fica claro at que ponto Peter sabe das mudanas, mas fica evidente que ele percebe que algumas coisas mudaram, particularmente no que se refere sua identidade secreta. Mas a dvida permanece quanto ao fato dele saber se j tinha sido casado com Mary Jane.

Norman Osborn se torna o queridinho da nao em "Thunderbolts" por Warren Ellis e Mike Deodato Jr. Note a semelhana com Tommy Lee Jones. Vrias mudanas menores tambm ocorrem: J.J. Jameson perde o controle do Clarim Dirio para um empresrio inescrupuloso, que muda seu nome para CD. A maior parte do staff do jornal exceo de Betty Brant se demite e funda um novo perodico chamado Linha de Frente comandado por Ben Urich, para o qual Peter tambm passa a trabalhar. Harry vive como um adicto em recuperao e administra o Gro de Caf, o velho caf que ele, Peter, Gwen e MJ frequentavam nas histrias dos anos 1960. E tambm vive sombra do pai, j que Norman Osborn emerge como um dos homens mais poderosos dos EUA aps a Guerra Civil, j que passa a comandar os Thunderbolts, um projeto do Governo que usa criminosos condenados em misses suicidas. A nova revista Thunderbolts, por Warren Ellis e o desenhista brasileiro Mike Deodato Jr. um dos maiores sucessos da Marvel na poca. E Norman Osborn se torna ainda mais poderoso em seguida, quando os aliengenas0 Skrulls invadem a Terra na saga Invaso Secreta, dos Vingadores, por Brian Michael Bendis e Leinil Francis Yu, e Stark considerado culpado pelo incidente ou pelo planeta no estar bem preparado para defender-se. Assim, Stark cai, a SHIELD extinta e substituda pelo MARTELO que comandado justamente por Osborn, que se torna a maior autoridade do pas depois do presidente. E, claro, o vilo usa seu poder para se vingar sistematicamente do Homem-Aranha e de seus outros inimigos, como os Novos Vingadores, ainda fugitivos da Lei.

O Homem-Aranha enfrenta os Thunderbolts de Norman Osborn pela primeira vez. Ilustrao da capa de 'Amazing Spider-Man 569" por John Romita Jr. De volta s histrias do Homem-Aranha, as revistas The Sensasional Spider-Man e Friendly Neighborhood Spider-Man foram canceladas, nas edies 41 e 24, respectivamentea, e Amazing Spider-Man se tornou o nico ttulo a trazer histrias solo do Homem-Aranha dentro de sua continuidade regular, virando, ento, uma revista com trs edies mensais. Para dar conta do recado, um verdadeiro time de escritores e desenhistas passou ao comando da revista, se alternando em arcos seguidos: a equipe de roteiristas formada por Dan Slott, Bob Gale, Marc Guggenheim, Fred Van Lente e Zeb Wells. J os desenhistas eram Chris Bachalo, Phil Jimenez, Mike McKone, John Romita Jr. e Marcos Martin. Algum tempo depois, outros escritores passaram a fazer algumas contribuies, como o veterano escritor Roger Stern (de volta outra vez) e o desenhista Barry Kitson, famoso por seu trabalho na DC nos anos 1990. A maior periodicidade logo disparou a numerao da revista, que chegou edio 600 em 2009. Quanto ao contedo, muito embora os leitores especialmente os mais antigos tenham reclamado das mudanas e da maneira como foram realizadas, todos concordam que a qualidade da revista melhorou muito, com histrias mais concisas, autocentradas e resgatando o velho humor do personagem, to caro fase de Stan Lee no passado. Novos inimigos, novos coadjuvantes e novas situaes Osborn no poder tambm foram campo frtil para boas histrias e Dan Slott & Cia. O resultado foi claro: de imediato aps a mudana, Amazing voltou a ser a revista de maior sucesso da Marvel, competindo ms a ms com New Avengers, tambm estrelada pelo amigo da vizinhana. H dois arcos de destaque nesse perodo que so realmente histrias muito boas. O primeiro Novas formas de morrer, publicado entre Amazing Spider-Man 568 e 573, escrito por Dan Slott e desenhado por John Romita Jr. o primeiro confronto entre o Homem-Aranha e Norman Osborn e os seus Thunderbolts (que incluem o novo Venom [o ex-Escorpio] e o Mercenrio, arquiinimigo do Demolidor), bem como as consequncias disso para a vida particular de Peter Parker, especialmente para Harry Osborn.

Ameaa, um novo vilo com ligaes com Osborn. Arte de John Romita Jr. O outro o arco chamado Assassinato de um personagem, publicado em Amazing Spider-Man 584 a 587, escrito por Marc Guggenheim e tambm desenhado por John Romita Jr., em que o Homem-Aranha combate o novo vilo Ameaa at descobrir a identidade secreta do criminoso. O mistrio em torno da identidade do Ameaa (que vinha se arrastando desde o incio de Um Novo Dia) e o fato dele usar os equipamentos do Duende Verde prestam uma bvia homenagem s histrias originais do Duende Macabro escritas por Roger Stern nos anos 1980. Porm, o arco passa longe da pardia e traz uma daquelas histrias simples, mas eficazes. O fato de trazer o mesmo desenhista da homenageada, John Romita Jr., ajuda a dar crdito. Por fim, h uma terceira histria muito boa dessa fase: aquela em que o Homem-Aranha se une aos Novos Vingadores para dar um golpe final em Norman Osborn e expor o lder do MARTELO como um criminoso antitico, que foi publicada na srie de especiais chamada Norman Osborn: A Lista, com cada edio dedicada a um personagem diferente, como membros dos Novos Vingadores (Ronin), X-Men (Namor e Ciclope) e o Justiceiro. O captulo do Aranha foi escrito por Dan Slott e desenhado por Adam Kubert.

O novo Duende Macabro e um dos uniformes reluzentes do Homem-Aranha. Arte de Humberto Ramos.

Em janeiro de 2011, a partir de Amazing Spider-Man 648, a revista passou a ser publicada apenas duas vezes ao ms, mantendo Dan Slott como o escritor fixo. O autor vem fazendo vrios arcos, como Big Times, desenhado pelo mexicano Humberto Ramos, que traz um novo Duende Macabro na figura de Phil Urich, sobrinho de Ben Urich, que passa a agir como mercenrio para o Rei do Crime. Nesse arco, o Homem-Aranha usa vrios uniformes diferentes, de cores reluzentes. Atualmente, corre a saga Spider Island, onde todos os habitantes de Manhattan ganham poderes idnticos aos do Homem-Aranha.

Para o universo Ultimate, Mark Bagley criou um visual mais cartunesto para o Homem-Aranha. Enquanto isso, na sala ao lado Este post foi sobre a cronologia oficial do Homem-Aranha, mas no podamos deixar de pelo menos citar que, desde 2000, h uma verso paralela do heri no Universo Ultimate da Marvel. Este universo foi criado para contar histrias mais modernas dos velhos personagens, sem o peso da cronologia. Rendeu alguns bons momentos, como The Ultimates o arco de histrias dos Vingadores, com uma verso mais durona, cnica e realista da equipe e que a principal influncia para o filme que vir em 2012. A estreia do Universo Ultimate se deu justamente com o Homem-Aranha, por meio do escritor Brian Michael Bendis (na poca, um novato na Marvel) e o veterano desenhista do personagem Mark Bagley. Primeiramente, a dupla transformou as oito pginas do conto de Stan Lee e Steve Ditko sobre a origem do personagem em um arco de oito captulos e 180 pginas, criando um novo universo com um Peter Parker mais jovem, no colegial, trabalhando como web designer (e no fotgrafo), j tendo as teias embutidas em seu corpo (e no artificiais), sendo vizinho de Mary Jane Watson desde a infncia e tendo o acidente com a aranha (no mais radioativa, mas) modificada geneticamente na Oscorp, ou seja, por meio de experimentos comandados por Norman Osborn. Alm disso, May e Ben Parker esto mais modernos, inclusive com ele tendo morado em um acampamento hippie na juventude (!) e usando rabo de cavalo (!).

O novo Homem-Aranha Ultimate... Mas a essncia do personagem era a mesma e Bendis e Bagley realmente contaram boas histrias, apesar de algumas decises estranhas, como transformar o Duende Verde em um monstro no estilo do Hulk. A revista fez bastante sucesso em seus primeiros anos, mas depois decaiu. Ainda assim, Bendis e Bagley bateram o recorde de 100 edies ininterruptas frente de The Ultimate Spider-Man. Isso deve servir para tornar Bagley o mais longevo desenhista do personagem em todos os tempos, pois soma-se aos mais de seis anos em que desenhou Amazing Spider-Man nos anos 1990.

... Miles Morales, negro e latino. Para recuperar os bons tempos, Bendis, que prossegue escrevendo as histrias h 11 anos, causou uma grande reformulao aps o arco Ultimatum que resultou na morte de Peter Parker e sua substituio por Miles Morales, que afrodescendente e latino. Esse evento chegou at ser divulgado na imprensa mundial com destaque

S-ar putea să vă placă și