Sunteți pe pagina 1din 10

This document is created with trial version of HTML2PDF Pilot 2.15.73.

Madeiras 5.6.1 - Origem 5.6.2 - Tipos de madeiras 5.6.3 - Instrumentos de trabalho 5.6.4 - Tcnicas de transformao 5.6.4.1 - Medir 5.6.4.2 - Traar 5.6.4.3 - Cortar 5.6.4.4 - Serrar 5.6.4.5 - Desbastar 5.6.4.6 - Furar 5.6.5 - Tcnicas de ligao 5.6.5.1 - Junes em T pregadas, aparafusadas e com agrafos 5.6.5.2 - Juno em T sobreposta 5 .6.5.3 - Juno em envaziado 5.6.5.4 - Sambladura em T com caixa e espiga 5.6.5.5 - Outras sambladuras em T de caixa e espiga 5.6.5.6 - Sambladura em cauda de andorinha 5.6.5.7 - Juno em L 5.6.5.8 - Sambladura meia-esquadria com entalhe 5.6.5.9 - Sambladura com espiga engasgada e com espiga simples 5.6.5.10 - Outros processos de executar junes meia esquadria 5.6.5.11 - Sambladura de malhete em cauda de andorinha 5.6.5.12 - Sambladura de malhete de fora a fora em cauda de andorinha e outra variante 5.6.6 - Tcnicas de acabamento 5.6.6.1 - Raspar 5.6.6.2 - Lixar 5.6.6.3 - Encerar 5.6.6.4 - Envernizar Origem

This document is created with trial version of HTML2PDF Pilot 2.15.73.

A madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pelo homem, provm do tronco e dos ramos das rvores. um excelente material de construo.

O corte do tronco feito aproveitando o interior da rvore de forma a responder aos vrios fins a que ela se destina, tbuas, ripas ou barrotes.

Ao analisarmos o interior da rvore verificamos que formada pelo cerne (1), borne (2) e casca (3), no centro h a medula, pequena coroa central tambm chamada madeira primria. No corte transversal tambm verificamos os anis de crescimento.

Tipos de madeira Topo

Resinosas so as rvores que possuem resina. Os frutos so em forma de cone ou pinha e geralmente a sua folhagem persistente.

Pinheiro

Cedro

Folhosas possuem folhas largas e nervosas. A sua folhagem pode ser caduca ou persistente.

Carvalho

Nogueira

As principais propriedades da madeira so a cor, textura e veio.

madeira so a cor, textura e veio. This document is created with trial version of HTML2PDF Pilot 2.15.73.

Castanho

Pinho

Cedro

Mutene Contraplacado um derivado da madeira, constitudo por camadas de madeira fina, sobrepostas e coladas umas s outras com os veios cruzados. Prensado ou platex um derivado da madeira, formado por uma mistura de cascas de rvores com cola e posteriormente prensada.

Carvalho

Contraplacado

Prensado ou platex

Aglomerado um derivado da madeira, formado por aparas de madeira e cola que so prensadas a altas temperaturas. Folheado um derivado da madeira, constitudo por lminas muito finas e madeira. Aglomerado Instrumentos de trabalho Topo Na aplicao das diversas tcnicas de transformao da madeira, so usadas muitas ferramentas e utenslios na execuo de peas e objectos. Utenslios de medio e traagem Folheado

Escala

Metro articulado

Fita mtrica

Esquadro

This document is created with trial version of HTML2PDF Pilot 2.15.73.

Graminho

Suta

Compasso de pontas Ferramentas de corte

Compasso de volta

Topo

Serrote de espada ou universal

Serrote de ponta

Serrote de costas

Serrote de traar

Serrote de rodear

Serra braal

Serrote de ferro

Serrote de cabelo ou ourives

Ferramentas e furar Topo

Berbequim elctrico

Arco de pua

Berbequim manual

This document is created with trial version of HTML2PDF Pilot 2.15.73.

Verruma

Brocas Ferramentas de desbastar e alisar

Topo

Limato triangular Grosa Lima bastarda Limato redondo Grosa redonda Limato triangular Lima paralela Grosa quadrada

Plaina de topejar

Plaina

Guilherme Escova para limpar limas

Formo

Bedame

Goiva Ferramentas de percusso

Goiva em V

Topo

Martelo de orelhas

Martelo de pena

Mao de madeira

This document is created with trial version of HTML2PDF Pilot 2.15.73.

Ferramentas auxiliares

Pedra de afiar Alicate universal Alicate Alicate de Alicate de Chave de pontas chatas pontas redondas inglesa presso

Esmeril

Travadeira

Alicate de travar

Chave Chave de de fenda fenda

Grampo de esquadria

Grampo simples

Chave de bocas

Tcnicas de transformao Topo

A medio ser a primeira tcnica a executar quando se realiza um trabalho em madeira. Os instrumentos de medio devero ser usados conforme a tarefa a executar.

Traar ser marcar com rigor a madeira nas zonas a serem trabalhadas.

Recortar efectuar um corte curvo com o auxlio de uma serra de recortes.

This document is created with trial version of HTML2PDF Pilot 2.15.73.

Cortar significa separar ou dividir a madeira pelas traagens feitas. As ferramentas a utilizar so os serrotes.

Furar ser trespassar a madeira com o auxlio de de um berbequim e de uma broca.

Desbastar e limar consiste em retirar pedaos de madeira utilizando uma plaina ou uma lima.

Pregar ser unir peas de madeira atravs de pregos utilizando um martelo.

Topo Tcnicas de ligao Junes em T pregadas, aparafusadas e com agrafos Topo

Nas junes em T pregadas, ao martelar do lado exterior devem-se inclinar os pregos. Ao martelar por dentro, deve executa-se a tcnica alternadamente dos dois lados.

This document is created with trial version of HTML2PDF Pilot 2.15.73.

Dois esquadros evitam que um se dobre

Esquadros aparafusados face da juno Juno em T sobreposta

As partes a agrafar devem estar bem unidas

Topo Na juno em T sobreposta, os parafusos devem ser introduzidos na diagonal para evitar que a madeira rache. Na juno em T tipo prateleiras, aparafusa-se a pea de apoio pea vertical, e seguidamente aparafusa-se a prateleira. Observamos do lado esquerdo uma sambladura em T com entalhe. feita face da estrutura, permite um melhor acabamento com mais resistncia. No lado direito apresenta-se uma sambladura meiamadeira ou de espiga com encontro. Utiliza-se em peas com a mesma espessura. Para fazer uma sambladura meia-madeira, marca-se a largura da travessa transversal sobre a pea a recortar. Faz-se um corte pelo centro da travessa transversal, deixando o trao de marcao do lado a ser cortado. Fazem-se trs cortes com o serrote de costas. Corta-se a madeira com um formo, partindo de cada um dos lados. A sambladura depois de pronta, dever ajustar-se facilmente. Cola-se e pregase para ser finalizada com os acabamentos. Juno com envaziado Topo

This document is created with trial version of HTML2PDF Pilot 2.15.73. Observamos do lado esquerdo uma juno com envaziado em toda a largura. Muito slida, a pea transversal pode suportar grandes pesos.

Para trabalhos em que seja importante o aspecto exterior usa-se a juno com topo e envaziado, a sobreposio esconde o rasgo. Coloca-se a pea transversal sobre a linha traada na face interior da pea vertical. Traa-se outra linha do lado oposto. Depois de serrada at atingir a profundidade pretendida, corta-se gradualmente a madeira, a partir de cada um dos cantos.

Antes de serrar e para esta se poder movimentar, abre-se uma caixa com o formo no topo do envaziado. Para o corte ficar perfeito, usa-se uma guia de madeira.

A madeira serrada cortada com um formo. Serra-se a parte a eliminar na pea transversal de forma a haver um ajuste perfeito.

Sambladura em T com caixa e espiga Topo

A sambladura em T com caixa e espiga a mais resistente de todas as junes em T. Utiliza-se geralmente para estruturas pesadas e na construo de mobilirio. A espiga tem que ter um comprimento suficiente para que esta ultrapasse a largura da pea vertical.

Com o auxilio de um graminho, regula-se os seus espiges com a largura do formo. Centra-se os espiges na pea e marca-se a largura da

This document is created with trial version of HTML2PDF Pilot 2.15.73. caixa e da espiga.

Abre-se a caixa com o auxlio do bedame, trabalhando de ambos os lados, at que os pedaos de madeira cortados caiam. Serra-se oblqua e alternadamente de um canto e de outro, seguindo as duas linhas da espiga. A pea presa ao torno e serrada depois a direito at linha dos batentes. Corta-se pela linha dos batentes para escapar a espiga mantendo a serra na vertical. <!--[if !vml]--><!-[endif]-->

Com cola a espiga colocada dentro da ranhura tendo o cuidado de colocar umas cunhas de aperto. Depois de concluda a sambladura fica com este aspecto. Outra sambladuras em T de caixa e espiga Topo

Sambladura em cauda de andorinha Topo

A sambladura em cauda de andorinha simples uma juno resistente indicada para travessas sujeitas a esforos.

S-ar putea să vă placă și