Sunteți pe pagina 1din 10

INDIVIDUALISMO

O Homem do renascimento passou a apoiar a competio e a desenvolver uma crena baseada em que o homem tudo poderia, desde que tivesse vontade, talento e capacidade de ao individual. O individualismo, em princpio, ope-se a toda forma de autoridade ou controle sobre os indivduos e coloca-se em oposio ao coletivismo, no que concerne propriedade. O individualista pode permanecer dentro da sociedade e de organizaes que tenham o indivduo como valor bsico - embora as organizaes e as sociedades, contraditoriamente, carreguem outros valores, no necessariamente individualistas, o que cria um estado de permanente tenso entre o indivduo e essas instncias de vida social. Segundo Sartre, mesmo dentro do maior constrangimento poltico, econmico, educacional ou outro -, existe um espao, maior ou menor, para o exerccio da liberdade individual, o que faz com que as pessoas possam se distinguir uma das outras, atravs das suas escolhas. O exerccio da liberdade individual implica escolhas, que, nas sociedades contemporneas, frequentemente esto associadas a um determinado projeto. Indivduos desenvolvem seus projetos dentro de um campo de possibilidades e dado certos repertrios socioculturais - que inclui ideologias, vises de mundo e experincias de classe, grupos, ethos, dimenses nas quais o indivduo se insere. Nas sociedades contemporneas, uma vez que o indivduo se constitui na relao com o outro e em funo de vrias experincias e papis sociais, participando de vrios mundos, a sua personalidade no um monlito: o indivduo no um, mas muitos, em funo de suas circunstncias. Uma primeira dificuldade do individualismo seria, portanto, a de definir o indivduo, destacando-o da esfera do coletivo - que, de certa forma, o constitui e lhe d sentido.

HISTRIA
No Medievo, o indivduo visto somente como parte do coletivo, no destacvel do todo social. Em Santo Agostinho, o ser humano social por natureza ou essncia, e individual por corrupo originria (De civitate Dei XII 28). A sua salvao como indivduo inseparvel do destino dos seus semelhantes e, por isso,

h uma naturalidade na esfera do social e do poltico, que o prprio indicador da humanizao. Averris considerava a sociedade como o melhor instrumento para a perfeio do indivduo: " impossvel alcanar a perfeio humana integral se no se manifestarem as diferenas individuais existentes nas pessoas concretas de um povo a cujas distintas disposies naturais correspondem s diferenas das suas respectivas vo." possvel identificar as questes da liberdade e da autonomia, fundamentais para a emergncia do individualismo, j no humanismo renascentista e, mais claramente, no racionalismo e no iluminismo, quando se estabelece a diferenciao entre o indivduo pr-moderno, orientado por uma ordem transcendente, religiosa, e o indivduo moderno, orientado, sobretudo pela razo e pela vontade. A idia do homem como centro do universo, que usufrui de autonomia do esprito, liberdade da razo e exerccio da vontade, central na passagem do mundo medieval ao mundo moderno - cujo marco a Revoluo Francesa - e torna possvel a afirmao do indivduo como princpio e como valor. Assim, o individualismo remonta ao contrato social e s origens do pensamento democrtico, com Hobbes, Locke e Rousseau e a rejeio do poder poltico legitimado pelo direito de dinstica herana ou pela vontade divina. Consolida-se assim a concepo de indivduo como um ser uno, livre e responsvel por seus prprios atos - o cidado moderno, clula mnima do Estado democrtico, que lhe garante contratualmente direitos e deveres. Alguns autores destacam-se, no entanto o individualismo moral e poltico presente na Reforma luterana como a marca distintiva da modernidadeconsiderando a Reforma como at mais importante, neste sentido, do que o contratualismo. Posteriormente, o Romantismo tambm ser fundamental na constituio do individualismo moderno, que tanto rene traos iluministas quanto romnticos. Segundo Simmel h duas revolues individualistas na histria do Ocidente, que resultam em dois tipos de individualismo: a primeira revoluo individualista teria sido uma revoluo quantitativa ou numrica (de singleness), fruto do iluminismo, visando o homem em sua universalidade, o que corresponde concepo do perfeies. Se cada sujeito concreto estivesse preparado potencialmente para todas as perfeies humanas a natureza teria feito algo em

indivduo como um cidado livre e autnomo, destacado do todo social. A instaurao do individualismo de singleness tem como marco a Revoluo Francesa, quando se consolidam os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade. J a segunda revoluo individualista, promovida por meio do iderio romntico do sculo XIX, corresponde, segundo o autor, ao individualismo de uniqueness, e diz respeito dimenso de excepcionalidade e singularidade do indivduo moderno. O que importava agora no era mais ser um indivduo livre como tal, mas ser um indivduo singular e insubstituvel.

O INDIVIDUALISMO NA CULTURA MODERNA


A expanso do sistema capitalista, segundo uma ideologia neoliberal, tem como conseqncias vrias transformaes no seio da humanidade. Em uma complexa dialtica cultural, diversos povos passam por reflexes constantes, tomando como base o seu ethos e vises de mundo, fazendo ou no resignificaes de seus aspectos morais e/ou cognitivos. Em outros casos, o parmetro para reflexo se inicia no momento em que existe um choque cultural. Neste contexto moderno, onde a poltica hegemnica se caracteriza pela homogeneizao, globalizao, unificao e igualdade da cultura, e onde a antropologia se sente ameaada de ter o seu principal objeto de estudo (a cultura) em vias de extino, que surge um novo paradigma de anlise antropolgica. O individualismo torna-se um dos principais temas de discusso entre as cincias humanas e sociais da modernidade. Apesar de estar to em voga ultimamente, o individualismo parece ter uma histria bastante significativa dentro do curso da humanidade. A anlise deste tema, como o fez Dumont, buscando suas origens no cristianismo, e como Simmel buscou na Renascena que principiava as discusses sobre a liberdade dos indivduos, faz-se necessria para a compreenso do individualismo moderno. Paralelamente ao surgimento deste novo tema da antropologia, segue o acima citado objeto em vias de extino. Tanto o surgimento de um quanto a possvel extino do outro tem como base o crescimento dessa ideologia globalizante. Visto isso, para a compreenso de um (do individualismo) se faz necessria a compreenso do outro (a cultura). O individualismo moderno determinado pela prpria cultura moderna homogeneizante, e sua ideologia, e no pelas particularidades individuais.

COLETIVISMO
O coletivismo uma doutrina ou sistema social em que os bens de produo e consumo so igualmente distribudos por cada membro da coletividade. O ato de "trabalhar e produzir para consumirmos juntos" a principal caracterstica do coletivismo. O coletivismo tambm uma forma bonita de dizer "ditadura", pois interessante observar que os poucos que defendem o coletivismo so umas minorias da classe dominante que fica ditando a bel prazer o que todos devero fazer com uma desculpa esfarrapada de "bem comum". Em qualquer lugar do mundo isso se chamaria ditadura, mas alguns gostam de dizer "coletivismo"

COLETIVISMO NA POLITICA
O coletivismo na poltica busca a paz eterna sempre, isso seria belo se no fosse a pequena condio antes se alcanar a tal paz eterna, que a de dizimar minorias como gays, ciganos, judeus, negros que na realidade nem so "minorias" propriamente ditas, pois a prpria pessoa que criou esse conceito era preconceituosa. Atravs da histria, nenhum tirano chegou ao poder a no ser afirmando representar o tal bem comum do coletivismo atravs do anarco comunismo fascista. como, metaforicamente falando, um completo desconhecido surgisse em sua casa, te comesse, comesse seu esposo (a), comesse seus filhos, comesse seus cachorros e fossem embora deixando apenas uma latinha de feijo por ms, e isso todos os dias.

COLETIVISMO NA ECONOMIA
O coletivismo na economia segue o conceito de "dar e receber" (no pior sentido da expresso mesmo), pois o cidado trabalha igual um condenado e s se fode (dar e receber), como se o planeta precisasse unicamente de camponeses na roa plantando batata para que todo mundo receba o mesmssimo salrio, com o objetivo de lgica, sobrar mais dinheiro para os lderes se enriquecerem. Em termos gerais, o coletivismo apia o trabalho escravo.

O SIGNIFICADO DE INDIVIDUALISMO E COLETIVISMO


No universo corporativo moderno, percebe-se uma grande preocupao com a capacidade do profissional em gerenciar suas relaes interpessoais. Nada mais lgico, tendo em vista a cada vez mais em voga necessidade do trabalhador do conhecimento, dos altos e mdios escales organizacionais, de trabalharem em equipes onde a necessidade de gerenciamento de relacionamentos do grupo grande. Porm um erro muito constante nas escolas, desde os nveis mais bsicos at os nveis superiores, caracterizar a incapacidade de exercer atividades em grupo com individualismo. Ao se distorcer o significado de uma palavra de tal forma, relacionando-a um defeito de carter emocional ou psicolgico e aproximando seu sentido de adjetivos totalmente diferentes como egosmo, talvez se revele um vis. Algo proveniente, mesmo de forma inconsciente, do pensamento coletivista tambm existente nas escolas por parte, principalmente, de professores de matrias como geografia e histria. O significado real de individualismo pode ser considerado at antagnico a essa verso escolar, tal como Hayek (1977, p. 15) constatou: O Individualismo tem hoje m-fama, associado a egosmo ou egotismo. Mas o individualismo do qual falamos em oposio a socialismo e a todas as outras formas de coletivismo no possui nenhuma conexo necessria com aquelas acepes. [...] Mas as caractersticas essenciais do individualismo [...] so o respeito pelo homem individual na sua qualidade de homem, isto , a aceitao de seus gostos e opinies como sendo supremos dentro de sua esfera [...]. J o coletivismo parte do pressuposto de que no pode existir liberdade individual em um meio onde as aes de um homem impactam sobre as de outro. A tica coletivista assim determina que os direitos e as responsabilidades de um indivduo devem ser definidos pelo coletivo e para o coletivo, atendendo ao bemcomum. Tal termo, tamanha a abrangncia de seus significados, serve como margem para justificar as inmeras aes do planejador perante o povo, por mais transgressoras moral vigente que ela possa parecer. Em razo tambm da grande abrangncia da expresso bem-comum, mal se pode dizer que isso seja

verdadeiramente um fim dos regimes coletivistas, mas apenas um tratado de boasintenes raramente verdadeiras, como se pode observar pela histria dos governos de toda sorte de coletivismo, como os fascistas e comunistas por parte do governante.

BIBLIOGRAFIA

pt.wikipedia.org/wiki/Individualismo www.cchla.ufpb.br/caos/georgeardilles.pdf www.dicio.com.br/coletivismo stoa.usp.br/boblevi/.../Coletivismo,+Individualismo+e+Liberdade.htm www.scielo.br/pdf/pe/v7n1/v7n1a09.pd

2011
COLGIO ESTADUAL IRM GABRIELA GOINIA 06 DE NOVENBRO DE 2011 ALUNO: EULLER MICHELONY DE SANTANA SERIE: 3 TURMA C N 08

CONCLUSO

S-ar putea să vă placă și