Sunteți pe pagina 1din 15

3

1 INTRODUO

A Lei n 6.830 de 22 de setembro de 1980 que regulamenta a cobrana judicial da Dvida Ativa da Fazenda Pblica, tem por finalidade agilizar a execuo fiscal, e para tanto foi criado um procedimento especial, diferente da execuo comum de quantia certa j apresentada em nosso Cdigo de Processo Civil, apesar de assim como este, ser um processo de pura atividade de realizao da satisfao do direito do credor. Destinado cobrana judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica, tributria ou no, o processo de execuo fiscal tem caractersticas peculiares, que visam garantir a celeridade em seu andamento. Veremos, no decorrer deste trabalho, alm das caractersticas supramencionadas, os privilgios e garantias conferidas ao crdito tributrio e sobre o fato de estarmos tratando de direito obrigacional de natureza pblica. E, sabendo que o Estado, embora tenha o poder de cobrar, esse poder limitado, e deve obedecer ao princpio do devido processo legal, o due process of law, proveniente do direito anglo-saxo.

2 O CRDITO TRIBUTRIO

Indispensvel para compreender a execuo fiscal a noo, ainda que superficial, de alguns conceitos advindos do direito tributrio, para que se tenha uma melhor interpretao das regras que conduzem o processo da execuo judicial da Dvida Ativa.

2.1 TRIBUTO

A definio de tributo, para Ricardo Lobo Torres, :


Dever fundamental, consistente em prestao pecuniria, que, limitado pelas liberdades fundamentais, sob a diretiva dos princpios constitucionais da capacidade contributiva, do custo/ benefcio ou da solidariedade do grupo e com a finalidade principal ou acessria de obteno de receita para as necessidades pblicas ou para atividades protegidas pelo Estado, exigido de quem tenha realizado o fato descrito em lei elaborada de acordo com a competncia especfica outorgada pela Constituio. (TORRES, 2008, P.371)

Assim, o tributo uma prestao que deve ser exigida nos termos previamente definidos pela lei, contribuindo dessa forma os indivduos para o custeio das despesas coletivas (AMARO, 2006, P.16). Importante salientar que o tributo constitui obrigao ex lege. No h tributo se lei que o decrete, definindo-lhe o fato gerador da obrigao (BALEEIRO, 1991, P. 63).

2.2 FATO GERADOR

Fato gerador da obrigao tributria a circunstncia da vida representada por um fato, ato ou situao jurdica que, definida em lei, d nascimento obrigao tributria (TORRES, 2008, P. 241).

Sendo uma situao de fato, o fato gerador ocorre a partir do momento em que se verifiquem as circunstncias materiais necessrias a que produza os efeitos que normalmente lhe so prprios (art. 116, I, do CTN). Sendo uma situao jurdica, est constitudo o fato gerador, a partir do momento em que esteja definitivamente constituda, nos termos de direito aplicvel (art. 116, II, do CTN).

2.3 OBRIGAO E CRDITO TRIBUTRIO

Da obrigao tributria surge, ento, um direito subjetivo de crdito para o sujeito ativo (no caso a Fazenda Pblica) e um de dbito para o sujeito passivo. Segundo Aury Flix de Medeiros, citado por Orlando Fida (FIDA, 2009, P.22),
o crdito tributrio o direito que tem o sujeito da obrigao tributria principal, de perceber do sujeito passivo da mesma obrigao, uma determinada prestao em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, nas condies previstas na lei tributria.

A obrigao principal se constitui com a ocorrncia do fato gerador, previsto em lei (crdito simplesmente constitudo). Mas o crdito tributrio dela decorrente s exigvel com a fixao do montante a ser pago e pela identificao do devedor atravs do lanamento administrativo. Assim que o crdito se torna exigvel. E, o crdito s se torna passvel de execuo, a partir da inscrio nos livros de dvida ativa, sendo, presumidamente, lquido e certo.

3 DA EXECUO FISCAL

Execuo fiscal o processo para cobrana de crditos da Fazenda Pblica (Unio, Estados, Distrito Federal, Territrios e Municpios) e constitui um conjunto de atos sucessivos e coordenados destinados realizao do direito, consubstanciado no ttulo executivo.

3.1 DVIDA ATIVA E A PRESUNO DE CERTEZA E LIQUIDEZ DO TTULO

A lei e o fato gerador so to importantes para a obrigao tributria principal, quanto o lanamento e inscrio em dvida ativa so para o crdito tributrio. Para efeito de cobrana, a dvida ativa, compreende no s os tributos propriamente ditos, mas tambm outras dvidas de origem impropriamente fiscal, ou no tributria (FIDA, 2009, P. 24). A relevncia consignada ao ttulo certido de dvida ativa dadas as suas caractersticas materiais e solenes, de suma importncia, pois a lei e a jurisprudncia reconhecem, desde que regularmente inscrita, a presuno de certeza e liquidez, inerente prova pr-constituda, inclusive a de natureza no tributria. A certeza advm do ttulo composto por todos os requisitos e formalidades legais, os quais comprovam a origem da obrigao previamente constituda. A liquidez quando o valor fixo e determinado, quantia definida. A certeza e a liquidez so conditio sine qua non da execuo forada. Todavia, a presuno de certeza e liquidez relativa, juris tantum, ou seja, presuno que admite prova em contrrio por parte do sujeito passivo. Prova esta que deve ser inequvoca, clara, precisa e livre de qualquer dvida. Simples defeito formal no ttulo (certido) no constitui causa de extino da exigibilidade.

3.2 COBRANA JUDICIAL DO TRIBUTO

Dispe o artigo 201, do Cdigo Tributrio Nacional: Constitui dvida ativa tributria a proveniente de crdito dessa natureza, regularmente inscrita na repartio administrativa competente, depois de esgotado o prazo fixado, para pagamento, pela lei ou por deciso final proferida em processo regular. Alvo de severas crticas doutrinrias, quanto isonomia com relao aos privilgios conferidos ao crdito da Fazenda em contraponto com o crdito contra a Fazenda. Questiona-se, inclusive, a constitucionalidade de privilgios descabidos, segundo Araken de Assis (ASSIS, 2004, P. 938). A execuo fiscal se trata da cobrana de um tributo, prestao pecuniria compulsria, o qual no foi pago na fase administrativa de cobrana. Assim, so tomadas as providncias cabveis visando satisfao do crdito da Fazenda. na Procuradoria da Fazenda que se realizam os ltimos atos administrativos, os quais antecedem a cobrana em Juzo. Ali, o procurador designado, em controle administrativo de legalidade, vai analisar se a certido est perfeita quanto certeza e liquidez, para posteriormente anex-la na petio inicial de executivo fiscal. Desse ato do procurador que advm a fora legal de ttulo executivo extrajudicial da certido de dvida ativa. Mas, como o ttulo, certido de dvida ativa, tem certeza e liquidez relativas, dispe o artigo 38, caput, da Lei 6.830, a discusso judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica s admissvel em execuo (rectius: nos embargos).

4 PROCEDIMENTO DA EXECUO FISCAL

A sistemtica da execuo fiscal, introduzida pela lei 6.830 de 22/09/1990, , em geral, a mesma do Cdigo de Processo Civil, ou seja, execuo por quantia certa contra devedor da Fazenda Pblica, sendo puramente um processo de satisfao do direito do credor.

4.1 PROPOSIO

O que autoriza a execuo fiscal o ttulo executivo extrajudicial, certido de dvida ativa. Sendo que, no bojo do processo executivo propriamente dito no h lugar para discusses e definies de pontos controvertidos. At porque a certeza e liquidez, decorrentes do lanamento, so fatos anteriores execuo, comparandose com a eficcia da sentena judicial transitada em julgado, a qual pode dar ensejo execuo por quantia certa. A certido de dvida ativa deve ser formulada em nome do devedor e dos coresponsveis. As partes no processo de execuo fiscal so exeqente e executado, sendo que os que tm legitimidade ativa so: a Unio; os Estados-membros; Distrito Federal; Municpios; e as Autarquias. Enquanto no plo passivo podem figurar alm do devedor reconhecido no ttulo contra quem a execuo ser promovida inicialmente, o fiador, o esplio, a massa falida, o responsvel de pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado, e os sucessores. A petio inicial, na execuo fiscal, deve conter somente o juzo a quem dirigida, o pedido e o requerimento de citao. Os outros requisitos esto na certido, que parte integrante da exordial. A citao, de acordo com o artigo 8. da lei em questo, em regra, feita atravs de despesa postal com aviso de recebimento, salvo pedido da Fazenda para ser feita de outra forma. E o aperfeioamento da citao dispensa a comprovao de recebimento pessoal do ofcio pelo executado, bastando entrega da

correspondncia. Somente se o devedor estiver no exterior que no pode ser feita dessa forma, devendo nessa situao ser feita a citao por edital. Quando a citao for por edital, ser este publicado no rgo Oficial, com prazo para se dar como citado o executado de trinta dias, sendo sessenta caso este esteja no exterior. J o prazo para pagamento ou penhora ser de cinco dias. Considera-se interrompida a prescrio na execuo fiscal, quando do despacho do juiz para citao e no da citao vlida. E o curso da execuo ser suspenso caso o executado no seja localizado ou no sejam encontrados seus bens para recair a penhora, mas no corre o prazo prescricional.

4.2 INSTRUO

A penhora poder recair sobre bens de terceiro, desde que este o oferea e que sejam os bens aceitos pela Fazenda. Sendo tambm admissvel a substituio da penhora por fiana bancria. Se for possvel o registro, a penhora poder ser inscrita por diligncia do prprio Oficial de Justia. A ordem de registro constar do despacho da inicial. Segundo o artigo 14 da Lei 6.830, o registro de penhora ser feito: I no Registro de Imveis, se o bem penhorado for imvel ou a ele equiparado; II no Servio de Trnsito, quando se tratar de veculo; III na Junta Comercial, na Bolsa de Valores, e na sociedade comercial, em determinados casos. A Fazenda Pblica pode exigir a remoo dos bens mveis penhorados em qualquer fase do processo. E poder ser feita para depsito judicial, particular ou da prpria Fazenda exeqente, conforme indicao desta. A substituio dos bens penhorados tambm pode ocorrer em qualquer fase do processo, tanto a requerimento do exeqente como do executado. A Fazenda tem amplo poder para substituio, podendo requerer a substituio da penhora sem muitas explicaes, assim como o reforo da penhora insuficiente. Enquanto que o executado tem poderes restritos, podendo apenas requerer a substituio por depsito ou fiana bancria. A intimao da penhora, para efeito do prazo de embargos (aqui de trinta dias):

10

- ser por publicao do ato da juntada do termo ou auto de penhora, onde houver rgo Oficial. - no interior, a intimao ser por mandado, podendo ser por despesa postal com aviso de recebimento. - a intimao do cnjuge, quando for penhora de bem imvel, obedecer s regras da citao, podendo, tambm ser por correio. Em regra, no haver avaliao dos bens penhorados. O prprio termo ou auto de penhora dever conter a avaliao, efetuada por quem a lavrar. Somente quando a estimativa for impugnada que o juiz ordenar a avaliao judicial ordinria. Sendo assim o executado poder garantir a execuo fiscal mediante depsito em dinheiro, ordem do Juzo; quando oferecer fiana bancaria; quando nomear bens a penhora, observando a ordem do artigo 11; ou quando indicar penhora bens oferecidos por terceiros e aceitos pela Fazenda Pblica. Aps garantir a execuo, o devedor ter o prazo de trinta dias para paralisar a marcha do processo, e oferecer os embargos execuo, sendo que esse prazo ser contado a partir do depsito, ou da juntada da prova de fiana bancria, ou ainda, da intimao da penhora.

4.2.1 Defesas do executado

Os embargos execuo, tambm chamado de embargos do devedor, o meio pelo qual se realiza a defesa do contribuinte. Os embargos opostos pelo executado ao paralela ao executivo fiscal, visando desconstituir o ttulo que serve de fundamento atividade executiva do Estado posta disposio do credor. O mandado de segurana o remdio constitucional que tutela o direito lquido e certo. Pode ser inclusive, concedida medida liminar em mandado de segurana como causa suspensiva da exigibilidade do crdito tributrio. A ao declaratria cabvel somente at o lanamento, porque, depois, seria necessria a desconstituio, o que j no seria objeto de mera declarao. A ao anulatria tem por objeto desfazer o lanamento. E pode ser ajuizada antes e durante o curso da execuo fiscal. O art. 38, da Lei 6.830, dispe que para

11

ajuizar a ao anulatria de dbito fiscal requisito de admissibilidade que haja o prvio depsito da dvida e de seus complementos. Acerca disto, assim discorre Araken de Assis: A ao de repetio de indbito pressupe adimplemento voluntrio. Pois o art. 165, I, do CTN assegura pretenso restituio do tributo indevido ou maior que o devido nas hipteses de cobrana e pagamento espontneo, abrangendo as hipteses de execuo forada(ASSIS, 2004, P.944). Vale lembrar que cabe tambm a ao de consignao em pagamento, elencada no artigo 164 do Cdigo Tributrio Nacional, sua aplicao muito restrita, sendo admitida em poucos casos. O devedor tambm poder se defender atravs da Exceo de Prexecutividade, um procedimento judicial que visa evitar o oferecimento de garantias para um valor cobrado de forma indevida, restringindo a possvel penhora e discusso apenas sobre o que restar da execuo fiscal, depois de excludos os valores atingidos pela decadncia de cinco anos. Ela tambm suspende o processo executivo, ou seja, depois do seu ajuizamento meio hbil para, enquanto no apreciada, paralisar a execuo fiscal at que as questes alegadas (ilegitimidade passiva e decadncia) sejam apreciadas e decididas com trnsito em julgado. A suspenso evitar constrio indevida ou em excesso (penhora de bens e/ou direitos e penhora online), adiando esse momento para quando a execuo fiscal tiver sido saneada. A exceo de pr-executividade uma espcie excepcional de defesa especfica do processo de execuo, ou seja, independentemente de embargos do devedor, que ao de conhecimento incidental execuo, o executado pode promover a sua defesa pedindo a extino do processo por falta do preenchimento dos requisitos legais.

4.3 EXPROPRIAO

Decorrido o prazo para embargos, sem oposio destes pelo devedor, a fase de expropriao dos bens penhorados ter seguimento sem necessidade de

12

sentena para julgar a execuo fiscal, mas antes de ordenar a arrematao o juiz ouvir a Fazenda. A expropriao nas aes de execuo fiscal segue basicamente as normas de expropriao previstas no Cdigo de Processo Civil, utilizando-se inclusive das alteraes trazidas pela lei 11.382/2006 que modificou significativamente o procedimento de execuo neste diploma legal, isso se d tendo em vista a omisso da lei 6.382/1980 em regular, se houvesse, alguma diferena nos atos expropriatrios no processo de execuo fiscal, em relaes aos outros processos de execues em geral. A expropriao no ocorre se a garantia da execuo foi fidejussria ou se os bens penhorados pertencerem a terceiro, mesmo sem embargos execuo, ou com rejeio deles, sem que seja dada oportunidade ao terceiro-garantidor de resgatar a dvida e evitar a arrematao. Ento, ser feita a intimao do terceiro para, no prazo de quinze dias (art. 19, da Lei): I remir o bem, se a garantia for real; ou II pagar o valor da dvida exequente, se a garantia for fidejussria.
A arrematao o ato pelo qual se transferem os bens penhorados. Mas o ato do processo de execuo por quantia certa. O executado no vende e tampouco entrega seus bens ao novo adquirente. Com a arrematao ou adjudicao o que existe exerccio de ato processual, emanado de rgos estatais de execuo para ser entregue prestao jurisdicional efetivao da sano (ALBUQUERQUE,2000, P. 85).

Na execuo fiscal no existe a diferena entre praa e leilo, conforme demonstra o artigo 23, da Lei, no qual quaisquer bens penhorados sero arrematados em leilo pblico. Ento, ser expedido, de ofcio, edital de arrematao, com os requisitos do artigo 686 do Cdigo de Processo Civil, desde que a avaliao no tenha sido impugnada e no tenha havido embargos execuo ou estes tenham sido rejeitados. Uma vez que a lei especial no dispensou a segunda licitao de seu leilo, ainda essa obrigatria, at que haja disposio legal em contrrio, por isso o edital conter a data para a primeira e tambm para a segunda. A lei 6.830/1980 dispe que o edital que dar publicidade da arrematao ser fixado no local de costume e a divulgao ser feita uma vez no rgo Oficial. O local do leilo ser determinado pelo juiz e a intimao das partes ser: pessoal ao representante judicial do exeqente (art. 22, 2, da Lei) e tambm ao

13

executado, abrangendo tambm seu cnjuge (Smula 121, STJ). Tambm imprescindvel a intimao do terceiro que ofereceu bem penhora. lcito Fazenda disputar a aquisio do bem leiloado com os particulares, respeitando a preferncia pelo melhor lano. Tambm possvel a Fazenda ou o exeqente requererem a arrematao em globo ou em lotes que indicarem. Cabe ao arrematante pagar a comisso do leiloeiro e demais despesas indicadas no edital. De acordo com Humberto Theodoro Junior (JUNIOR, 2009, p. 534),
a lei 6.830, admite a adjudicao dos bens penhorados, pela Fazenda Pblica exeqente, aps a hasta pblica, tanto no caso de ausncia de licitantes, como em concorrncia com o licitante que faz o maior lano, e at mesmo permite a adjudicao prvia, isto , anterior hasta pblica.

Lembrando que isso ocorre sempre pelo preo da avaliao, vigente poca do ato, e tambm que a forma de requerimento de adjudicao em nada difere do procedimento comum. Importante mencionar que no somente a Fazenda Pblica que pode adjudicar o bem, podendo tambm faz-lo, o credor hipotecrio e os credores de direito real em geral. Aps a adjudicao, por deciso interlocutria, ser lavrado o respectivo auto, expedindo-se a seguir, a carta. Antes da lavratura correr um prazo de vinte e quatro horas para o executado remir a execuo e resgatar o bem penhorado. E cabvel embargos contra a adjudicao.

4.4 RECURSOS

A lei 6.830/80 introduziu a alterao constante de seu art. 34, eliminando a apelao nos executivos de valor igual ou inferior a cinqenta Obrigaes Reajustveis do Tesouro Nacional (ORTN). Com isso ento, sero cabveis somente os embargos de declarao e os embargos infringentes, cujo efeito no devolutivo, cabendo o julgamento pelo prprio juiz da causa. Conforme enunciado 28 da Smula do Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul: Em execuo fiscal de valor inferior ao disposto no art. 34 da Lei n

14

6.830/80, os recursos cabveis so embargos infringentes e declaratrios, qualquer que seja o fundamento da sentena (Referncia: Uniformizao de Jurisprudncia de n 70010405827, em 23 de maio de 2005. rgo Especial. Publ. DJ n 3111, de 27.05.2005, p.2.). Dessa forma, a interposio de apelao caracteriza hiptese de erro grosseiro, insuscetvel de correo, segundo o princpio da infungibilidade recursal.

15

5 CONSIDERAES FINAIS

O processo de execuo fiscal a ferramenta de que se utiliza a Fazenda Pblica para fazer valer seu direito reconhecido por um ttulo judicial ou extrajudicial a cobrana de dvida ativa. O procedimento utilizado anteriormente era o da execuo por quantia certa, mas a lei 6.830-1980 alterou o procedimento dessa modalidade de execuo, traando-lhe regras prprias e concedendo ao Fisco certos privilgios. A execuo fiscal tem por objeto no a constituio nem a declarao do direito, mas a efetivao deste, que se presume, lquido e certo, por fora de lei. E para a propositura da execuo fiscal, o exeqente necessita de um ttulo executivo extrajudicial, ou seja, a certido de inscrio do crdito da Fazenda Pblica como dvida ativa, conhecidas por C.D.A. (Certido de Dvida Ativa). A satisfao da obrigao a nica forma de extino normal da execuo, sendo o pagamento efetuado pelo devedor, ou por terceiros, uma de suas espcies, mas obviamente, respeitando os princpios constitucionais do contraditrio e ampla defesa, existem meios para o executado discutir a dvida, exemplos disso so a exceo de pr-executividade, os embargos execuo, e, quando j houve a expropriao de bens os embargos a arrematao, lembrando tambm que so cabveis os recursos de embargos declaratrios e embargos infringentes. Por fim, a cobrana judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica no est sujeita a concurso de credores, tendo preferncia sobre qualquer outro, ainda que tenha garantia real.

16

REFERNCIAS

ALBUQUERQUE, J. B. Da execuo fiscal: teoria e formulrios. Leme: Albuquerque editores associados, 2000. LVARES, Manoel. BOTTESINI, Maury ngelo. FERNANDES, Odmir. CHIMENTI, Ricardo Cunha. ABRO, Carlos Henrique. Lei de execuo fiscal. Doutrina, prtica e jurisprudncia. 2 ed. rev. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997. AMARO, Luciano. Direito tributrio brasileiro. 12 ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2006. ASSIS, Araken de. Manual da execuo. 11 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. BALEEIRO, Aliomar. Direito tributrio brasileiro. 10 ed. rev. e atual. por Flavio Bauer Novelli. Rio de Janeiro: Forense, 1991. BRASIL. Lei n. 6.830, de 22 de setembro de 1980. Dispe sobre a cobrana judicial da Dvida Ativa da Fazenda Pblica, e d outras providncias. Disponvel em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6830.htm> Acesso em 14 nov. 2009. BRASIL. Lei n. 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispe sobre o Sistema Tributrio Nacional e institui normas gerais de direito tributrio aplicveis Unio, Estados e Municpios. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5172.htm> Acesso em 14 nov. 2009. CONSELHO DA JUSTIA FEDERAL. Manual de execuo fiscal. 3 ed. rev. e atual. Braslia: CJF, 2001. FIDA, Orlando. ALBUQUERQUE, Joo Batista Torres de. Da execuo fiscal e do crime de sonegao fiscal. 14 ed. rev. atual. e ampl. Campinas: Servanda, 2009. GALLO, Antonio Felippe Alvarez. A Fazenda Pblica e a cobrana judicial dos dbitos fiscais. 2 ed. rev. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1994.

17

JNIOR, Humberto Theodoro. Lei de execuo jurisprudncia. 7ed. So Paulo: Saraiva, 2000.

fiscal:

comentrios

JNIOR, Humberto Theodoro. Processo de execuo e cumprimento da sentena. 26 ed. rev. e atual. So Paulo: Livraria e Editora Universitria de Direito, 2009. PACHECO, Jos da Silva. Comentrios lei de execuo fiscal. 7 ed. rev. e aum. So Paulo: Saraiva, 2000. RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justia. Smulas do Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul. Enunciado 28. Em execuo fiscal de valor inferior ao disposto no art. 34 da Lei n 6.830/80, os recursos cabveis so embargos infringentes e declaratrios, qualquer que seja o fundamento da sentena. Disponvel em: <http://www.tjrs.jus.br/jurispru/sumulastj.php> Acesso em: 15 de novembro de 2009. TORRES, Ricardo Lobo. Curso de direito financeiro e tributrio. 15 ed. atual at 31.12.2007. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

S-ar putea să vă placă și