Sunteți pe pagina 1din 4

Mquina de atwood

(Relatrio da experiencia)

Nome: Lus Gonalo Franco Ruas Disciplina: Fsica A Professor: Artur Faria Data: 7/11/2011 Pgina 1 de 4

Objetivos:
A realizao desta actividade laborar teve como objectivo analisar a relao entre a acelerao e a massa total do sistema e a diferena entre as massas dos dois corpos ligados.

Fundamentao terica:
Mq. De Atwood sistema de corpos ligados que permite calcular valores de de acelerao entre 0 e g ms-2, fazendo variar as massas dos corpos ligados. De acordo com a figura ao lado, e por aplicao da relao das leis de Newton, obtm-se:

podendo-se facilmente concluir que a acelerao inferior a g e tanto menor quanto maior for a soma das suas massas e menor a diferena entre as mesmas.

Formulas utilizadas e respectiva deduo:


1- Deduao da expressao que permite calcular a aceleraao nos resultados exprimentais partindo da lei dos movimentos uniformemente variados. x= x0 + V0t + at^2 d= at^2 a= 2d / T^2 2- Deduao da expressao que permite calcular a aceleraao

P1

P2

m2>m1 Fr=ma P2 T = m a2 T - P2 = m a1 P2 = m2 g P1 = m1 g

Simplificando T somando as equaes obtemos m2 g m1 g = (m2 m1) a

Pgina 2 de 4

Realizao experimental:
Material: roldana e fio de massas desprezveis, massas marcadas de valores variados, rgua e cronmetro. Foi fixado num suporte uma roldana leve e com puco atrito e suspenso nessa roldana, atravez de um fio inextenssivel e de massa desprezavel, duas massa marcadas iguais. Com uma balana, determinou-se a massa mdia de varios discos que foram usados para fazer variar a massa dos corpos suspensos De seguida, foi colocado sobre as massas marcadas os discos, que so furados para poderem deslizar no fio. Aps colocado na vertical uma rgua graduada, usada para medir a distancia que o corpo mais pesado (massa marcada + discos) percorre faz-sea marcao do tempo de queda do corpo. A partir da lei do movimento uniformemente variado, determinou-se nas varias situaes, a aceleraao (a= 2d / T^2).

Resultados:
Experiencia 1: Nesta experiencia pretendeu-se calcular a acelerao em funo da diferena entre as massas, com m1 + m2 = constante m2+m1=340g d=0.66cm

Depois do preenchimento desta tabela percebe-se que quanto mais se aumenta a diferena das massas dos dois corpos maior a acelerao do sistema, posto isto deduz-se que a diferena das massas directamente proporcional acelerao (nas condies desta experiencia).

Pgina 3 de 4

Experiencia 2: Nesta segunda experiencia pretendeu-se calcular a acelerao em funo da massa total do sistema, com m1 - m2 = constante. m1-m2=10g d=0.66cm

De acordo com os dados desta segunda tabela percebeu-se que quando se aumenta a massa total dom sistema, mantendo a diferena da massa dos corpos contante, o valor da acelerao diminui. Aps vrias experiencias pode-se afirmar que a massa total do sistema inversamente proporcional acelerao desse mesmo sistema (nas condies desta experiencia).

Analise dos resultados:


A experiencia no correu na perfeio como era desejado, houve um elevado erro expremental pois o valor experimental da acelerao gravitica mostrou-se ligeiramente diferente relativamente ao valor terico. Esta diferena de valores foi causada por termos desprezado as massas do fio e da roldana e tambm por considerarmos que o atrito entre os materiais usados era inexistente, podem ter ocorrido outros tipos de deficincias como por exemplo na medio das massas dos dois corpos.

Pgina 4 de 4

S-ar putea să vă placă și