Sunteți pe pagina 1din 19

2.

Calor: calorimetria, transporte e efeitos


2.1 Introduo e conceitos

Enio, 8/10/2009

Calor: Calor a energia que se transfere entre dois corpos que estejam em contato e em temperaturas diferentes. Se houver mudana de estado do material (slido, lquido ou gasoso), surge um outro conceito, o de calor latente: a energia liberada ou adquirida em uma mudana de fase, temperatura constante. Havendo reaes qumicas o conceito de calor deve ser ampliado para o de calor de formao. Estes conceitos ficam claros se a noo de temperatura for definida. Temperatura uma grandeza fsica proporcional densidade de energia interna de um corpo. Um corpo com uma dada densidade de energia tende a transferir parte da sua energia para um corpo vizinho com menor densidade de energia. Identificando a energia interna do corpo como a energia cintica total de suas molculas, a temperatura uma medida proporcional energia cintica por molcula. Uma analogia ajuda a entender porque, na transferncia de calor, o importante a densidade e no a quantidade de energia. Dois tanques contm ar a presses diferentes e esto ligados por um tubo munido de uma vlvula. Para saber qual tanque ir transferir gs para o outro quando a vlvula for aberta, a pergunta a ser feita em qual deles o ar est com maior presso. No se pergunta qual dos tanques o maior ou qual tem mais gs. O importante saber onde a densidade do gs (proporcional sua presso) maior. Em conseqncia, uma pequena garrafa de ar comprimido capaz de encher um grande balo com gs a presso baixa. Analogamente, um pequeno corpo quente transferir calor para um corpo frio mesmo que este seja muito maior. O tamanho ou a massa de cada corpo no importa: o relevante que, na regio de contato entre eles, a densidade de energia interna do corpo quente seja maior do que a densidade de energia interna do corpo frio; e isso define o sentido da transferncia do calor. Formalmente, chama-se: termometria (thermos = calor) ao conjunto de tcnicas de medida da temperatura; calorimetria s tcnicas de determinao da quantidade de calor gerada ou consumida. Na termodinmica so estudados os processos de converso de calor. Sensao trmica interessante observar que o conforto trmico tem uma componente sensorial. Algumas pessoas sentem mais calor ou frio do que outras. O piso do banheiro pode parecer mais frio aps um banho quente, assim como um piso de madeira pode parecer mais quente do que outro de cermica. Uma pessoa, vinda de ambiente frio, e outra pessoa, vinda de ambiente quente, entram em uma mesma sala mas tm sensaes trmicas opostas. Alguns acham que uma dada temperatura agradvel se o ambiente estiver seco, mas a acharo desagradvel se estiver mido.

A sensao trmica tambm depende do vento: quanto mais intenso for o vento, mais frio as pessoas diro que esto sentindo, embora a temperatura ambiente seja a mesma se no ventasse. Uma pessoa suada ou com as vestes molhadas sentir frio na frente de um ventilador enquanto outra pessoa seca, ao seu lado, poder dizer que a temperatura est agradvel. Iguais reaes tero se estivem passeando de bicicleta. Estes exemplos ilustram que o conforto trmico, alm de depender das temperaturas da pessoa e do meio, depende tambm da rapidez com que o calor transferido. Da a importncia do vento, da umidade do ar e da roupa, assim como da capacidade de cada pessoa de restaurar a temperatura da pele face a mudanas da temperatura ambiente. 2.2 Objetivos: diferenciar os conceitos de calor e de temperatura; efetuar clculos simples de quantidade de calor, de dilatao trmica e de propagao de calor. Aplicaes e problemas.

2.3 Aplicaes. Para que um arquiteto deve ter noes de termodinmica? Que fenmenos trmicos ou de transporte de calor ocorrem em uma construo civil ou tm a ver com o conforto ambiental? Que inovaes podem ser introduzidas nos projetos convencionais para tornar as edificaes termicamente ou energicamente mais eficientes? Os habitantes de edificaes so seres de sangue quente e temperatura regulada. A temperatura do corpo humano constante e de aproximadamente 37o C, enquanto seu habitat pode variar de 40o a + 50o. Podemos sobreviver a condies to variadas graas a uma combinao de recursos como alimentao, roupas, edificaes e sistemas de refrigerao e aquecimento. Ao arquiteto cabe projetar edificaes adequadas. Aplicaes ou efeitos de dilatao trmica em construes: Em incndios: portas podem ficar travadas; sprinklers devem atuar automaticamente. Entre a noite e o dia e entre o inverno e o vero, a temperatura varia e o comprimento, a rea e o volume dos materiais mudam. Consequentemente: - peas estruturais podem se romper, principalmente se forem constitudas de materiais distintos e estiverem solidrias entre si; - rachaduras em paredes; - peas que deslizam, guiadas por outras, podem travar ou ficar muito folgadas; - vidros de janelas presos por colas ou por massas podem se desprender. - o volume da gua lquida aumenta em 10% ao se transformar em gelo; piscinas, dutos e reservatrios podem se romper se tiverem gua confinada quando a temperatura cair abaixo de 0o C. 2

Aplicaes do transporte trmico em construes: - O sol a principal fonte de calor em edificaes. Paredes e tetos so empregados onde haja necessidade de evitar excessos de aporte de energia solar ou de fuga energtica na falta de aquecimento. - Aberturas em paredes, janelas de vidro, tetos solares, etc. so projetados aonde se deseja entrada de energia solar. - Sistemas de segurana para incndios: portas corta-fogo, gua de hidrantes e sprinklers. - Recintos especiais como saunas ou salas frigorficas tm paredes e portas especiais para o fim a que se prestam. - A ventilao de prdios por ventos ou por aerao de conveco importante para o conforto ambiental. - Circuitos hidrulicos de distribuio de gua quente e, mais raramente, de gua gelada. As paredes dos dutos e dos reservatrios devem ser isoladas termicamente. Os volantes de vlvulas podem ficar muito quentes ou frios para serem manipulados. - Nos sistemas de calefao em regies frias utiliza-se normalmente transporte de gua quente e, mais raramente, transporte de vapor. - Estufa para a conservao e crescimento de plantas. - Instalao de aparelhos de ar condicionado ou de sistema de refrigerao central. - Ventiladores ou aquecedores de ar eltricos. - Remoo de fumaa e de ar quente em foges, lareiras e churrasqueiras. - Uso de refletores de radiao para evitar aquecimento indesejado: paredes brancas, telhados claros ou isolados da casa, vegetao para absorver a radiao solar, etc. - Uso de materiais isolantes na separao de ambientes: paredes de vidro duplo, cermicas, materiais esponjosos, fibra de vidro, (o amianto foi proibido por razes sanitrias), etc. - Ao refrigerar um ambiente, a temperatura do ponto de orvalho abaixa e o vapor dgua condensa, desumidificando o ambiente e tornando-o mais saudvel e confortvel. - Efeito estufa: a luz visvel que entra por uma janela de vidro de um ambiente absorvida pelos objetos no seu interior; esses se aquecem e emitem radiao infravermelha que por sua vez absorvida pelas paredes do ambiente e no atravessa o vidro. Em conseqncia, a temperatura sobe.

- Uso de energia solar para aquecimento de gua atravs do efeito estufa. Se a energia solar for captada em painis no telhado, a cobertura protegida ficar mais fresca. - Em certos paises, como na Alemanha, o conceito de prdio inteligente est bem desenvolvido. Na busca de economia de energia, fotografa-se o prdio com radiao infravermelha para identificar as regies quentes e os pontos de fuga do calor.

2.4 Grandezas fsicas relacionadas com calor


Grandezas fundamentais massa comprimento tempo Grandezas derivadas massa especfica presso vazo fluxo de massa temperatura energia ou calor potncia Unidades SI kg m s kg/m3 Pa = N/m2 m3/s kg/s K J W

Algumas outras unidades so usuais por razes histricas ou em sistemas particulares. Energia: quilowatt hora (kWh), caloria (cal) , Caloria (Cal = 1000 cal), British Thermal Unit (BTU), eletron volt (eV = 1,602 x 10-19). Tabela de converso das principais unidades de energia unidades Joule kWh caloria BTU -7 1J = 1 2,778 x 10 0,2389 9,481 x 10-4 1 kWh = 3,6 x 106 1 8600 3413 6 1 cal = 1 3,969 x 10-3 4,186 1,163 x 101 BTU = 1055 2,930 x 10-4 252,0 1 Ou seja: 1 cal 4,186 J. 1 Cal= 1 kcal. Energia interna. Para gases monoatmicos ela dada pela energia cintica de translao dos tomos. Quanto mais quente for o gs, mais velozes so seus tomos. Podemos ento associar a temperatura energia cintica mdia de uma molcula do gs, que tambm proporcional densidade de energia interna do gs. O coeficiente de proporcionalidade entre a energia cintica por molcula e a temperatura chama-se constante de Boltzmann. Para slidos, a energia interna dada por vibraes das molculas: quanto mais quente for o slido, mais suas molculas vibram.

Potncia Existem duas potncias relevantes envolvidas em climatizaes: i) a trmica, que se refere taxa de calor fornecido ou retirado do ambiente; ela tem a ver com o conforto ambiental. ii) a eltrica, consumida pelo aquecedor ou refrigerador, que aquela que multiplicada pelo tempo que o aparelho fica ligado corresponde energia a ser paga no final do ms. As duas potncias relacionam-se atravs da eficincia do aparelho. Um aparelho eficiente ser aquele que transporta a maior potncia trmica, consumindo a menor potncia eltrica.
Note que o calor gerado pelo ar condicionado no colocado DENTRO do ambiente refrigerado, seno temse que somar a potncia trmica que entra no ambiente com a potncia gerada pelo aparelho refrigerador.

Converses: 1 kW = 1000 W (ou J/s ) = 3413 BTU/h = 1,341 CV (cavalo-vapor, ou HP) 1 BTU/h = 2,930 x 10-4 kW Exemplos: Os aparelhos de ar condicionado encontrados no comrcio tm apenas algumas potncias trmicas disponveis; as principais so mostradas na tabela abaixo. A potncia eltrica e o consumo mensal so valores tpicos. A vazo refere-se ao volume de ar renovado por hora. Potncia trmica BTU/h 5000 7500 10000 17500 20000 30000 kW 1,47 2,20 2,93 5,16 5,86 8,79 Potncia eltrica kW 0,54 0,75 1,41 2,08 2,67 3,81 Consumo de eletricidade kWh/ms 90 43.7 56.1 80.1 Vazo (m3/h) 288 480 700 700 980

2.5 Calorimetria A quantidade de calor necessria para aumentar de 1 oC a massa de 1 kg de certo material chamada de calor especfico deste material. Uma vez tabelados estes valores, a relao entre calor transferido e variao de temperatura simplesmente: Q = m c T A quantidade mc chamada de capacidade calorfica do objeto. Esta relao vlida desde que no haja mudana de estado do material considerado. Se houver, uma quantidade extra de calor estar envolvida: Q=Lm A constante L caracterstica de cada material e se chama calor latente. 5

Calores especficos e latentes (vaporizao e fuso) para alguns slidos e lquidos: material gua gelo vidro granito Al gua lquido-vapor slido - lquido calor especifico (cal /g.K) (J / kg.K) 1,00 4190 0,50 2090 0,20 840 0,19 790 0,25 900 calor latente (cal /g) (kJ / kg) 539 2260 79,5 333

Para gases, importante considerar se a troca de calor se d em volume constante (dentro de um recipiente fechado) ou presso constante (dentro de um balo flexvel ou pisto sob presso fixa). No primeiro caso, para o ar (N2), Cp = 1.040 J/kg.K e Cv = 779 J/kg.K. Exemplos: - Uma sala fechada e isolada termicamente tem volume 4,0 x 5,0 x 2,5 m3. Uma janela de vidro de 2 m2 permite a entrada efetiva de 60 % energia solar cujo fluxo 300 W/m2 nesse local e momento. Qual ser o aumento de temperatura (por efeito estufa) aps 1 hora? Resp.: o volume da sala V = 50 m3. Como a densidade do ar 1,20 kg/m3, a massa do ar m = 50 x 1,20 = 60 kg. O calor que penetra na sala em 1 hora Q = P t = 60% x 300 W/m2 x 2 m2 x 3600 s = 1,3 x 106 J Supondo que o ar no escape com o aumento de temperatura, Q = m Cv T e T = Q / m Cv = 1,3 x 106 J / (60 kg x 779 J/kg.K) = 28 oC Este aumento de temperatura exagerado porque no contempla o aquecimento das paredes e mveis da sala, nem considera o fluxo de calor que deixa a sala pelo vidro quando a temperatura interna aumenta. De qualquer forma o exemplo ilustra o procedimento. - Ao fazer um ch, despeja-se 0,30 litros de gua em ebulio dentro de uma caneca de cermica a 20 oC e cuja massa 200 g. Qual a temperatura de equilbrio? Resp.: o calor cedido pela gua igual ao calor recebido pela caneca: Qagua = Qcaneca magua cagua ( 100 T) = mcaneca ccaneca ( T- 20) 300 g x 1,00 cal/g (100-T) = 200 g x 0,20 cal/g (T-20) De onde se tira o valor de T = 91 oC. Ainda cedo para tomar o ch sem queimar os lbios. 2.6 Processos de transporte de calor Podemos transportar calor por trs processos: a) Movimentao de um material quente (ou frio): conveco, ventilao, dutos. Ex: brisas, gua quente em um cano, ar frio em um duto de ar condicionado; b) Conduo interna em materiais cuja temperatura no homognea

Ex: conduo de calor atravs de uma parede exposta radiao solar; c) Propagao de ondas eletromagnticas Ex: radiao solar, radiao infravermelha em uma lareira, forno de microondas. Detalhamento dos processos de transporte de calor e suas aplicaes em Arquitetura a) Transporte fsico de massa Conveco. um fenmeno de transporte de materiais quentes ou frios particularmente importante no interior de ambientes. O fluido quente expande-se, fica menos denso que o frio, recebe um empuxo maior do que o seu peso e sobe; o fluido frio penetra lateralmente e ocupa o lugar do quente, completando o ciclo. - Edificaes: tendem a ficar quentes nos andares superiores e frias nos inferiores por conveco natural. O uso de escadas entre andares e chamins de aerao facilitam esse processo. Se for instalada uma ventoinha no teto para auxiliar a remoo (tiragem) do ar quente, ento diz-se que a conveco forada. - Lareiras, churrasqueiras e coifas de foges: a fumaa existente nesses dispositivos acompanha a subida do ar quente. Graas a um projeto correto, toda a fumaa tirada pela chamin e expulsa do imvel. - Incndio: a conveco aumenta enormemente de importncia na ocorrncia de incndios, uma vez que temperaturas podem chegar a 1500 2000 oC. A fumaa sobe pela caixa das escadas internas, pela caixa de elevadores, dutos de ventilao e se eleva rente s paredes externas. Os andares inferiores sugam o ar externo, que ascende por conveco, alimentando as chamas com mais oxignio. A funo das portas corta-fogo (incombustveis, sempre fechadas com molas - mas sem fechadura - porque esta pode ficar muito quente) reduzir a conveco: nem o ar frio oxigenado nem o ar quente txico devem penetrar no hall. Pessoas tm mais chance de escapar de incndios se rastejarem pelo cho (onde o ar mais fresco e puro) e puderem abrir a porta corta-fogo empurrando-a por baixo. Se no puder pular, obtenha 2 aberturas na janela: uma superior para a fumaa sair, outra inferior para voc respirar o oxignio fresco que entra. Outra questo pertinente: as portas corta-fogo devem abrir para os corredores ou para a caixa da escada? H prs e contras: portas de segurana devem abrir na direo da evacuao (logo, abrir para a caixa da escada), mas como a presso na caixa do elevador fica mais baixa devido forte conveco durante um incndio, a porta pode se abrir parcialmente e a fumaa e o ar quente penetram na escada. - Saunas: a parte superior do ambiente sempre bem mais quente do que a inferior e, devido a este fato, as saunas so geralmente projetadas com o teto baixo. Como o vapor tambm sobe, a condensao ocorre no teto e gotas quentes ficam caindo sobre os usurios. - Geladeiras: conhecida a gaffe em design de cozinhas a proposta de instalar geladeiras em nichos apertados que impeam a conveco do ar quente por detrs delas. O calor retirado dos alimentos no interior da geladeira /freezer transferido para o radiador preso em sua parede externa traseira. O radiador esfriado por conveco, ou seja, pelo ar frio que penetra por debaixo e sai quente pela parte superior. Impedir a conveco obrigar o eletrodomstico a funcionar ininterruptamente (aumentando seu consumo) ou mesmo elevando a temperatura no interior dele e diminuindo o tempo de vida til dos alimentos. - Ar condicionados: devem ser colocados o mais alto possvel. Embora tenham ventiladores para dirigir o ar refrigerado, eles vo aspirar o ar frio se estivem na parte inferior do ambiente. Tero maior eficincia se aspirarem o ar quente que subiu por conveco. 7

- Armrios: Para evitar mofos, aberturas so feitas nas partes inferiores e superiores de armrios, permitindo uma leve conveco. Prateleiras devem ser menores que a seo reta do armrio para facilitar o movimento ascendente do ar. - Piscinas: a conveco tambm est presente em lquidos. Em uma piscina, a gua superior um pouco mais quente que a inferior. O movimento de conveco contudo bem lento. - Panelas: Ao contrrio das piscinas, a conveco em panelas ou tanques com gua em aquecimento gera turbilhes em movimentos complexos no plano vertical. Se a chama estiver apenas sob o centro da panela, a gua mais quente subir pelo eixo da panela at a superfcie, ir para a periferia, esfriar por evaporao de parte dela e descer rente parede morna; se a chama for circular e estiver na periferia do fundo da panela, a parede ficar muito aquecida, a gua subir rente a ela e na superfcie ir para o centro e descer. Pode ocorrer um caso intermedirio se o raio da panela for maior que o raio do anel aquecedor: o fundo da panela ser aquecido em uma regio circular mediana e os dois movimentos de conveco aparecero. Ventilao. Pode ser natural (ventos, brisas) ou forada (ventiladores). A ventilao natural aproveitada em Arquitetura h milnios. Escoamento de fluidos por dutos. Ver fluidos. b) Conduo de calor Consideremos uma lmina homognea de um dado material, de espessura muito fina dx, cuja forma arbitrria e com rea A. Essa lmina separa dois ambientes que se encontram em temperaturas prximas, diferindo de dT. Molculas da face mais quente vibram com uma amplitude maior que a das molculas da face fria. Esta situao s se mantm estacionria se houver um fluxo de calor atravs da lmina (sem transporte de massa). A taxa de transferncia de calor (potncia trmica) dada pela equao de difuso: dQ dT = A H= dt dx A constante (kapa) chamada condutividade trmica e caracterstica do material. A tabela abaixo fornece os valores de , no sistema SI, para materiais de interesse em Arquitetura: material Cu Al Inox gelo vidro gua Madeira (pinho) Fibra de vidro L de rocha ar (1 atm) Espuma de poliuretano (Wm-1K-1) 401 235 14 1,67 1,0 0,502 0,11 0,048 0,043 0,026 0,024

Para lminas planas e espessas, a equao de difuso trmica tem como soluo uma expresso similar: Q T H= = A L t onde L a espessura e T a diferena de temperatura entre o ambiente quente e o frio. Esta expresso pode ser generalizada para combinaes de lminas em paralelo e em srie: i) Formao em mosaico de materiais diferentes em paralelo. A taxa total de transferncia ser dada pela a soma das taxas Hi de cada material: H total = H i
i

ii) Lminas em paralelo. As resistividades trmicas (inverso das condutividades) devem ser A T 1 1 somadas: = , que pode ser re-escrita como: H total = H total i Hi Li / i

Exemplos: Uma janela de vidro de 1,0 m2 de rea e L = 4,0 mm de espessura separa um ambiente externo quente (35 oC) de uma sala refrigerada (15 oC). A potncia trmica atravs dela de : H = A T / L = (1,0 W/mK) (1,0 m2) (35 15) / (0.0040 m) = 5,0 kW Se forem colocados dois vidros encostados um no outro, L = 8,0 mm e Htotal = 2,5 kW. Porm, se os dois vidros estiverem separados por 3,0 cm de ar, Har = A T / L = (0,026 W/mK) (1,0 m2) (35 15) / (0.030 m) = 0,017 kW
1 1 1 1 + + logo, Htotal = 0,017 kW H total 2,5 0,017 2,5 0,017 V-se que a janela dupla com ar permite um isolamento trmico extremamente eficiente, pois s deixa passar 0,017 / 2,5 = 0,68 % da energia que a janela de vidro de mesma espessura. Eficincia ainda maior se consegue se abaixarmos a presso do ar confinado entre os dois vidros, pois vai a zero se o vcuo perfeito for obtido. Esta propriedade usada com muito sucesso em garrafas trmicas. = 1

O uso de materiais maus condutores devido ao ar no seu interior comum em Arquitetura: madeira, isopor, papel, papelo, malhas de algodo, l de vidro, eucatex, etc. so leves , baratos e eficientes. A geometria cilndrica da difuso trmica ocorre em prdios circulares, canos de gua quente ou gelada e em chamins. Neste caso, a soluo da equao de difuso : T T H = 2 h 2 R h ln( R / r ) d onde R o raio externo, r o raio interno, h a altura do cilindro. A expresso da direita uma aproximao vlida quando a espessura do tubo, d = R r, muito menor que R. c) Radiao aquela em que a energia transportada por radiaes eletromagnticas. Este o nico processo de transmisso de calor atravs do vcuo. O princpio bsico do transporte de calor por radiao : todos os corpos aquecidos tendem a esfriar emitindo radiao

eletromagntica. As radiaes trocadas entre corpos que esto mesma temperatura levam a uma transferncia idntica de energia, o que mantm o equilbrio trmico. A Lei de Stefan-Boltzmann descreve como varia o fluxo de energia em funo da temperatura T do corpo (negro) emissor: = T4 onde a constante de Stefan-Boltzmann e vale = 5,670 x 10-8 Wm-2K-4. Esta lei mostra que se a temperatura dobra, o calor irradiado 16 vezes maior. Isso explica o efeito devastador de um incndio quando a temperatura (em K) aumenta de um fator 5 ou mais. Quando vemos a fonte de calor porque sua temperatura ultrapassou os 1000 K (o ferro aquecido se torna rubro a 700 oC). A tabela abaixo mostra a frao da luz visvel (V) comparada ao infravermelho (IR) e ao ultravioleta (UV) em funo da temperatura.
T (K) % IR % V % UV

1000 2000 3000 4000 5000 6000

99.999 98.6 88.4 71.8 55.7 42.7

0.00074 1.4 11.5 26.8 39.2 45.7

~0 0.00074 0.13 1.4 5.1 11.6

Radiao solar. Graas a ela, parte do calor gerado pelo Sol chega Terra e garante aqui a existncia de vida. Dependendo da estao do ano e da situao geogrfica da edificao (latitude, altitude, se localizada em montanhas, vales, praias, no interior de florestas, etc), a incidncia de radiao solar varia muito. Em um dia claro e com o Sol a pino, o fluxo de energia de aproximadamente 700 W/m2 atinge superfcie da Terra. Essa radiao pode ser til para o conforto ambiental de vrias maneiras: i) ser absorvida ou refletida por paredes e tetos para aquec-los ou no, como nas casas brancas mediterrneas ou nos chals suos escuros, respectivamente. ii) penetrar diretamente no interior de prdios aquecendo-os e /ou iluminando-os, iii) aquecer gua em coletores solares e em piscinas, iv) bronzeamento de pele em clubes ou residncias, v) ser transformada em energia eltrica por clulas solares, vi) ser absorvida por plantas (fotossntese) produzindo oxignio e criando a cor verde, vii) esterilizar ambientes reduzindo mofo. H, infelizmente, efeitos malficos provocados pela radiao solar: i) deteriorao de tintas e certos materiais pelo ultravioleta, ii) rachaduras em pisos e outras estruturas por dilatao trmica, iii) madeira e plsticos ressecam , 10

iv) corroso e outros ataques qumicos so acelerados pelo calor, v) plantas e jardins sofrem com exposio excessiva ao Sol. vi) o efeito estufa pode se tornar desagradvel ou exigir alto consumo de energia para a refrigerao do ambiente. O aquecimento por radiao no-solar est presente em residncias em: i) aquecedores eltricos para ambientes ii) lareiras e churrasqueiras iii) foges e fornos (a lenha, gs ou eltricos) iv) torradeiras de po e aparelhos de raclette v) microondas Note que a frao da radiao visvel e ultravioleta aumenta rapidamente com a temperatura. A temperatura da superfcie do Sol cerca de 5.800 K, o que significa que as fraes de infravermelho e de luz visvel so quase iguais. Os 12% de UV solares no so diretamente teis para iluminao mas, como so ionizantes, intervm em ligaes qumicas e tm ao esterilizante. Por outro lado, causam danos retina, provocam cncer de pele e so os principais responsveis pela degradao de polmeros e outros materiais orgnicos usados em construo civil. A temperatura do Sol tambm determina a distribuio de fluxo para cada freqncia da luz emitida: o amarelo a cor mais intensa, e a azul a menos intensa. A estrela Sirius, por ser azul, bem mais quente que o Sol. Lmpadas incandescentes: so constitudas por uma ampola de vidro tendo em seu interior um filamento de tungstnio aquecido pela passagem de corrente eltrica. Como o tungstnio funde-se a 3.700 K, a temperatura dos filamentos em geral inferior a 3.000 K para que tenham vida longa. Na tabela acima se l que apenas ~ 5 % da energia consumida nas lmpadas ordinrias sejam transformados em luz. Essa ineficincia de rendimento luminoso est causando seu desaparecimento: a Unio Europia planeja a substituio total das lmpadas incandescentes at 2012 por lmpadas fluorescentes (que so frias, ver http://www.euranet.eu/por/content/view/full/9889). As lmpadas halognicas, embora quentes, so mais eficientes e comearo a desaparecer somente a partir de 2016. A iluminao por LEDs ficar cada vez mais popular. Referncias: Irradiao trmica - http://br.geocities.com/saladefisica3/laboratorio/irradiacao/irradiacao.htm - Frao luminosa em funo da temperatura: Jain P. IR, visible and UV components in the spectral distribution of blackbody radiation. Phys. Educ. 31 pp. 149-155 (1996).
2.7 Efeitos : dilatao trmica.

2.7.1 Gases

11

A dilatao de gases, isto , a expanso de seu volume V, depende da temperatura T e tambm da presso P. A equao dos gases perfeitos sintetiza essa dependncia e pode ser escrita de duas formas: PV P0V0 PV = nRT ou = T T0 n = m/M o nmero de mols do gs (sua massa m dividida pela massa molecular M) e R a constante universal dos gases: R = 8,3114 J/mol.K Como conseqncia desta expresso, a densidade de um gs pode ser determinada:

m nM PM = = ou V V RT

= 0

P T0 P0 T

2.7.2 Lquidos e slidos Como nos gases, o aumento de temperatura aumenta a energia cintica das molculas e isso acarreta um distanciamento com as vizinhas. Se no houver tenso coibindo sua expanso, a dilatao de slidos e lquidos ser proporcional dimenso original e variao de temperatura. Assim, as variaes de comprimento, de rea e de volume so dadas por: L = L T onde o coeficiente de dilatao linear A = A T onde = 2 V = V T onde = 3 Os valores dos coeficientes de dilatao linear para alguns materiais so: material gelo Al ao vidro comum pirex quartzo (em 10-6 K-1) 51 23 11 9 1,2 0,5

12

2.8 Problemas 2.8.1 - Problemas comentados Termometria

1. O corpo humano tem um excelente sistema regulador de temperatura. O valor da temperatura normal do corpo fica entre 36 e 37 C; ao ser atacado por uma infeco, o organismo eleva a temperatura de alguns graus para disparar o sistema defensivo. Acima de 40 C podem advir danos por efeito da temperatura; qual esta temperatura em oF? Resp: (F-32)/9 = C/5 = 40/5 = 8,0 F = 32 + 9x8,0 = 104 oF 2. Quais so as temperaturas da gua, em graus Fahrenheit, de: a) ebulio (1 atm); b) solidificao? Resp: (F-32)/9 = C/5 = 100/5 = 20,0 a) F = 32 + 9x20,0 = 212 oF ; b) 0 oC 32 oF 3. Qual o valor da temperatura em graus Kelvin de um ambiente que esteja a 27 oC ? Resp.: K = oC + 273,15 27 + 273 = 300 K

Calorimetria

1. Qual o tempo (em horas) necessrio para que um aquecedor de gua de 1500 W possa elevar 150 L de gua de 15,0 oC 45,0 oC? Resp: 150 L de gua correspondem massa de 150 kg. A quantidade de calor (ou a energia) requerida para o aquecimento : Q = mcT = (150 kg) (4190 J/kg.K) (45 15 K) = 1,89x 107 J A potncia do aquecedor conhecida: P = 1500 W. Como potncia energia/tempo, o intervalo de tempo procurado : t = Q/P = (1,89x 107 J)/ (1500 J/s) = 1.26 x 104 s = 210 min = 3,5 h 2. sabido que lmpadas incandescentes (as de filamento em alta temperatura) aquecem o ambiente. Para saber quanto aquecem, considere um quarto fechado com 4 lmpadas de 100 W. a) Qual a quantidade de calor introduzida no quarto aps 1 hora? b) Se as 4 lmpadas estivessem dentro de um aqurio com 50 litros de gua, e supondo que 10 % da energia transferida pelas lmpadas escape do aqurio em forma de luz, qual ser a taxa de elevao da temperatura da gua? Resp: a) Seja porque as lmpadas ficam quentes, seja porque emitem a luz que vai aquecer os objetos no quarto, a quantidade de calor injetada no quarto : Q = P t = 4 x 100 W x 3600 s = 1,44 x 106 J b) 50 L de gua correspondem a 50 kg ; c(gua) = 4190 J/kg.K

13

Q 90% 1,44 x10 6 = = 6,2 oC / h mc 50 x 4190 Conclui-se que, se nada for feito, os peixes morrero aps poucas horas e a gua entrar em ebulio no mesmo dia. A menos que se deseje comer peixes decorativos cozidos, o melhor deixar as lmpadas fora do aqurio e que, de preferncia, elas no sejam do tipo incandescente. Q = mcT , logo T =

Dilatao trmica

1. Um andaime de obras de fachada est preso cobertura do prdio atravs de cabos de ao de 30 m de comprimento (~12 andares). Considerando que a temperatura ambiente de 15o C no inicio da manh e 35o C s 14 horas, de quanto varia a altura do andaime? Resp. : L = L T = 30 . 11 x 10-6 . 20 = 0,66 x 10-2 m = 0,66 cm (nada preocupante) 2. Uma viga no teto suportada por tubos verticais de alumnio de L = 3,00 m de comprimento. A temperatura ambiente de Ti = 20 oC. Se um irresponsvel coloca folhas secas e papel velho em volta de um dos tubos e ateia fogo, a temperatura final Tf chega a 600o C na parte inferior (a temperatura de fuso do Al de 660 oC !), diminuindo progressivamente at 400 oC na parte superior. Supondo que o tubo no flexionar, calcule de quanto no mximo - a viga ser levantada. Resp.: Cada segmento do tubo ter uma temperatura diferente e dilatar proporcionalmente a ela. Sendo h a altura de um dado segmento, a temperatura final ao longo do tubo ser Tf = 600 (h/L) 200, relao que garante que Tf = 600 em h = 0 e Tf = 400 em h = L. O aumento de temperatura ser T(h) = Tf(h) Ti . O aumento de temperatura mdio no tubo <T(h)> = < Tf(h)> - Ti = 500 20 = 480 Vamos aproveitar a proporcionalidade entre a variao do comprimento e a da temperatura e tomar um atalho: dizer que a variao do comprimento total proporcional variao mdia da temperatura. L = L <T(h)> = L (< Tf(h)> - Ti) L = 3,00 . (23 x 10-6) . 480 = 3,3 x 10-2 m = 3,3 cm 3.Calcule a tiragem de uma lareira cuja chamin est fechada no topo e possui uma temperatura interna uniforme T. A temperatura externa T0 < T. Resp.: No captulo fluidos, foi deduzido que a tiragem p = ( 0 ) g H . Na seo 2.7.1 deste captulo mostrado que = 0 (P / P0 )(T0 / T ) , onde 0 = 1,21 kg/m3 e as temperaturas esto em graus Kelvin. Como a vazo nula, o ar quente dilata-se presso constante P0 e o excedente sai pela boca da lareira e a densidade diminui para = 0 T0/T. Substituindo 0 - = 0 (T-T0)/T na frmula de p, tem-se: p = 0 g H (T-T0) / T 14

Esta expresso mostra que a tiragem da chamin proporcional a H e diferena de temperatura T-T0, que a mesma em graus centgrados ou Kelvin. Isso explica porque: i) ao acender a lareira ou a churrasqueira, a fumaa sai principalmente pela sua abertura frontal (boca): a chamin est fria, T = T0 e no h tiragem. ii) em coifas de foges, sua chamin praticamente fria e sua altura H pequena: no h tiragem. A soluo fazer uma tiragem forada com o auxlio de uma ventoinha. iii) em aquecedores a gs, exige-se uma altura mnima H = 35 cm para garantir que gases txicos sejam conduzidos aos dutos de exausto. (ver www.ceg.com.br , clicar em normas de segurana) Ao contrrio do que se pode pensar, chamins com grandes reas transversas A no so melhores. Se A for grande, as paredes internas tm superfcie enorme, no se aquecem muito (T-T0 um valor pequeno) e a tiragem ser baixa. rea transversa pequena tambm no propicia parede quente: a vazo na chamin baixa, pois o ar quente escapa pela boca. Na prtica, sees retas de 20 cm x 25 cm ou de 20 cm de dimetro so aconselhadas. A famosa regra emprica dos nmeros 4, 5, 6, 7 e 9 ser til no projeto da lareira: - profundidade, altura e largura da caixa da lareira devem ser proporcionais a 4:5:6; - altura da coifa igual da caixa (onde se faz o fogo); - altura da chamin igual a 7 vezes a soma da altura da coifa com a da caixa; - a superfcie da boca igual a 9 vezes a da seo transversa da chamin.
Conduo trmica

1. Uma sala tem 2 janelas de vidro de 2,0 m2 cada; a espessura do vidro de 5,0 mm. No vero, a temperatura mxima externa 30 oC e deseja-se que a interna seja de 15 oC, obtida por aparelhos de ar condicionado. Suponha que, noite, todo o calor que penetra na casa venha por conduo atravs dos vidros (finos), cuja condutividade trmica = 1,0 W/m.K. Qual a potncia trmica que penetra na casa? D a resposta em kW e em BTU/h; indique o porte (potncia) do aparelho a ser instalado. Resp:
H= Q T =A t L = (1,0 W/m.K) (2 x 2,0 m2) (30 20) / (0,0050 m) = 4,0 x 10/0.0050 = 8,0 kW = 8,0 x 3413 27 000 BTU/h

Este resultado sugere que a potncia do aparelho de ar condicionado da casa deva ser superior a este valor, ou seja, 30.000 BTU/h. Obviamente, para que a temperatura interna fique constante, a potncia trmica que entra na casa tem que ser igual que sai. 2. Quanto a temperatura ambiente T0 = 25 oC, um aquecedor a gs fornece gua a TA = 50 oC para uma certa vazo. A gua que jorra de uma torneira distante dele de 2,0 m possui uma temperatura de 40 oC . Qual ser a temperatura da gua de outra torneira distante 10,0 m do aquecedor?

15

Resp.: Seja x a distncia entre um ponto do cano, medida ao longo dele, ao aquecedor. A temperatura da gua nesse ponto T(x). A potncia trmica transferida ao ambiente, atravs da parede do cano, pela gua no interior de um pequeno cilindro do cano : T T ( x) T0 dH = A = 2 R dx d d Por conservao de energia, essa potencia trmica tem que ser igual diminuio da taxa d[dQ/dt] de perda de calor da massa de gua contida no pequeno cilindro: dQ dm dx d[ ] = c dT = R 2 c dT = R 2 v c dT dt dt dt note que dm = dV = R2 dx, v = dx/dt a velocidade da gua no cano e dT a variao da temperatura desse volume de gua em movimento dentro do cano. Igualando, T ( x) T0 2 R dx = R 2 v c dT d e resolvendo com a condio T(0) - TA: T(x) = T0 + (TA-T0) exp (-x) onde = 2/ c R d v.

Usando os dados do problema, TA = 50, T0 = 25 e T(x=2,0) = 40, determina-se : = -(1/x) ln[(T-T0)/(TA-T0)] = 0.26 m-1. Para x = 10m: T = 27 oC. Se for um chuveiro, o banho ser morno. Como projeto, o melhor colocar o aquecedor entre as torneiras de gua quente para evitar que as torneiras distantes tenham gua no suficientemente quente.
Radiao 1. Em uma residncia munida de uma rede eltrica de 220 V, algum instala inadvertidamente uma lmpada incandescente de 110 V. O que acontece? Resp. : O fluxo de calor nominal da lmpada o = T04 , onde T0 a temperatura normal de funcionamento da lmpada, prxima de 3.000 K. Veremos mais adiante no curso que a potncia consumida em um resistor (a lmpada, no caso) P = V2/R, onde V a tenso eltrica aplicada e R a resistncia eltrica. Esta expresso mostra que, se a tenso aplicada o dobro da especificada pelo fabricante da lmpada, a potncia trmica gerada no filamento 4 vezes maior que a prevista, o que acarreta = 4 0. Ao ser ligada a lmpada, sua temperatura subir, tendendo para 4.200 K. Isso porque

T = 4 / = 4 40 / = 4 4 4 0 / = 2 2 T0 = 1,4 T0 e como T0 ~ 3000 K T = 1,4 x 3000 = 4.200 K. Na tabela da frao de luz visvel em funo da temperatura, l-se que em 4.200 K a luminosidade ficaria ~ 2,5 vezes mais intensa e branco-azulada. Entretanto, sendo a temperatura de fuso do tungstnio 3.700 K, o filamento se fundir ou sublimar em muito 16

pouco tempo. Dizemos ento incorretamente que a lmpada queimou-se, embora nem a ampola nem o filamento tenha se oxidado. A sublimao pode ser constatada quando a ampola fica ligeiramente espelhada (escurecida) pela parte de dentro. 2. Em uma residncia munida de uma rede eltrica de 110 V, algum instala inadvertidamente uma lmpada incandescente de 220 V. O que acontece? Pelo exerccio anterior, a temperatura do filamento ser de T = T0 / 1.4 ~ 2.140 K. A eficincia para luz visvel cai ento para ~ 2%, ou seja 1/5 do fluxo luminoso que deveria ocorrer. A lmpada no se queima, mas acende fraquinho com uma colorao rubra.

17

2.8.2 - Problemas propostos


Termometria

1-As casas no Texas devem ser projetadas para serem adequadas a uma temperatura de 10 o F no inverno e de 105 oF no vero. Qual essa variao em oC? E em graus Kelvin?
Calorimetria

2-Um arquiteto deseja saber o tempo necessrio para que um aquecedor de gua de 6,0 kW eleve a temperatura de 150 litros de gua de 15 at 45o C. Qual ele? 3-O Sol deposita 700 W/m2 na superfcie terrestre em condies favorveis. Supondo que 20% dessa radiao seja aproveitada, qual deve ser a rea de um coletor de energia solar para, em 60 minutos, elevar 200 litros de gua da temperatura de 20 oC para a 40 oC? Resp.: A = 33 m2 4-De que altura mnima um bloco de gelo deve cair para que se funda completamente? (ignore a resistncia do ar) 5-Um piano de 150 kg est sendo iado pela parte externa um edifcio. Ao passar pelo 8 andar (p direito de 2,5 m), a corda arrebenta e ele cai dentro de uma piscina cujas dimenses so 4,0 m, 5,0 m e 2,0 m. Qual foi a elevao mdia da temperatura da gua? 6-Desejando preparar um whisky on the rocks, um garon despeja 200 mL de usque temperatura ambiente (25 oC) sobre 2 blocos de gelo a -5 oC, derretendo-os completamente. Cada bloco foi formado em uma forma cbica de 2,0 cm de aresta. a) Qual a temperatura final da bebida, considerando que o calor especfico e a densidade do usque so os mesmo da gua. Despreze o efeito do copo. b) Inclua o efeito do copo inicialmente a 10 oC, de vidro, cuja massa 300 g, e cujo calor especfico (0,20 cal/g) 5 vezes menor que o da gua (1,00 cal/g). Qual a temperatura final?
Dilatao trmica

7- Havendo aquecimento global, os gelos do rtico vo se derreter. De quanto subir o nvel dos oceanos? Considere que a calota rtica tenha um raio mdio de 1500 km sobre o mar. Resp.: no subir. 8- Para corrigir uma parede que estava se inclinando, um construtor resolve empurrar a parte superior da parede com uma barra de ao de 10 m. Para fazer isto de forma controlada, ele fixa uma extremidade da barra, apia a outra na parede e depois aquece a barra com um maarico de 20 oC a 400 oC. De quanto a parede pode ser deslocada? Resp: 4,2 cm.

18

9-Algum bebe todo o guaran de uma garrafa de plstico de 1000 mL. Depois, fecha-a bem e a coloca vazia na geladeira. A temperatura externa de 30 oC, a interna na geladeira de -5 oC. Qual a presso no interior da garrafa na geladeira? O que pode acontecer com ela? Resp.: 0,88 atm; ficar amassada. 10- Uma telha de zinco presa ao telhado atravs de quatro parafusos de 4,0 mm de dimetro, dois dos quais distam entre si 150,0 cm. As furaes na telha sero feitas em uma oficina 15o C. Qual deve ser o dimetro do furo para que a cabea do parafuso no seja forada quando a telha estiver 60o C sob sol inclemente? Zn = 20 x 10-6 K-1. Resp.: 2R = 5,3 mm 11- Um caminho tanque carregado em Duque de Caxias 30.000,0 litros de leo diesel temperatura de 40 oC. Entrega a mercadoria em Poos de Caldas, noite quando a temperatura de 10 oC. Quantos litros descarrega? = 9,5x10-6 oC-1. Resp.: 29.991,5 litros.

Conduo trmica

12- Um edifcio moderno tem forma cilndrica com 100 m de altura e 10,0 m de raio. Ele inteiramente revestido por placas de vidro de dimenses 6,0 mm x 2,00 m x 2,00 m. A parede externa de cada sala tem 2,50 m de altura e 10,0 m de permetro. No vero, a temperatura externa 350 C e, a interna, 180 C. a) No lado da sombra, qual a potncia trmica transmitida pelo vidro? b) No lado ensolarado, o vidro deixa passar 60% da radiao solar quando a radiao incide a 45. Qual a potncia trmica transmitida pelo vidro? (O Sol deposita 700 W/m2 em incidncia normal) Resp.: a) H = 11 kW/placa ou 71 kW/parede b) H = 71 + 10,5 ~ 81 kW 13- Uma sala fechada est bem isolada termicamente; a temperatura inicial de 20 oC. Uma pessoa colocada no interior desta sala. Para que temperatura tender o ambiente? Quais so os mecanismos de troca de calor entre a pessoa e o ambiente? Resp.: 36 oC.

Radiao

14-As chamas dos foges a gs tm geral uma regio amarela e outra azul. a) Qual a regio mais quente? Qual a regio superior e qual a inferior? b) Essa resposta a mesma para a chama de uma vela ou de um fsforo? No custa fazer a experincia e consultar a natureza

19

S-ar putea să vă placă și