Sunteți pe pagina 1din 16

ANO VII | N 320 5 feira 17 Novembro 2011 PGINA 2

JOO CARMO OLIVEIRA Empresrio Malveira

TERESA BAPTISTA Marketeer Encarnao

JOO OLIVEIRA: A pergunta encerra a resposta, efectivamente ao longo de muitos anos e no s recentemente, os sucessivos governos orientaram as suas politicas em benefcio e no interesse dos grandes grupos econmicos. Aqueles mesmos grupos cujos responsveis vm muitas vezes a terreiro, em fruns organizados por eles prprios para nos dar orientaes para o futuro, implorar para que o Estado deixe de interferir no mercado e o deixe funcionar livremente, porque, segundo estes iluminados, s assim melhoramos a nossa competitividade. Interessante depois verificar que muitos dos responsveis polticos (ministros e afins) dos vrios governos, acabam, por acaso do destino, nos conselhos de administrao de empresas cuja a rea tutelavam e que a grande maioria destes grupos engordaram conta das obras para esse Estado, muitas das quais perfeitamente suprfluas ou sobredimensionadas, obras que muitas vezes so adjudicadas por 10 e acabam por custar 100 e que quando, em tempos so de maior dificuldade, procuram rapidamente a proteco desse Estado que desprezam, uma verdadeira relao de amor-dio

Assim ! O Estado no est falido e as sucessivas governaes tomam decises estpidas, porm contando sempre com a inrcia que o deficit de cidadania, de que enfermamos gravemente, promove! Somos ns, cidados, quem sanciona periodicamente os governos, e os polticos que, de h uns anos para c, perderam de vez a decncia, de tal forma, que nas ltimas quatro legislativas, a matriz fazer exactamente o oposto do que se prometeu ou defendeu em campanha eleitoral, e que denota falta de consistncia e coerncia tica. Os sintomas so os mesmo que fizerem ruir imprios: nepotismo, declnio econmico, declnio cultural e decadncia moral. No resulta abordar os novos desafios com antigas estratgias. O Mundo est a mudar e, ou mudamos de rumo e de polticas, ou seremos aniquilados no processo.

JOS NOBRE

PAULO FERNANDO Designer e Fotgrafo Malveira

HLDER MARTINS Jornalista Ericeira

Este sistema financeiro faz-me lembrar os meus jogos de Monoplio com o meu filho. Comprar e vender apenas um jogo. Ter muito ou pouco dinheiro, propriedades, casas, prdios, companhias ou estaes de comboios, so apenas peas no tabuleiro. O nosso pas s diverge deste jogo, porque no podemos arrumar o tabuleiro e todas as peas e comear outro jogo amanh. Num pensamento mais profundo acredito que no estamos falidos mas estamos includos num sistema financeiro que esta quase falido. De repente bancos que valiam milhes, passaram a valer apenas metade. Para onde foram os outros milhes? Esta forma de tratar o dinheiro j no vai aguentar muito tempo. Coisa diferente vai ter de ser feita. O nosso pas tem muito valor porque est cheio de pessoas espectaculares e, com activos destes, no possvel falir.

Falido, no estar, mas est certamente refm dos ferozes interesses da actividade financeira. Quando se opta pela submisso ao mercado de capitais, que todos conhecem por ser selvagem, depredador e estril em vez de investir para assegurar o futuro, educando, promovendo a sade e a qualidade de vida dos cidados, ento podemos mesmo dizer que se fez uma escolha estpida. Lamentavelmente parece ser a orientao de todos os polticos que se revezam no poder um pouco por todo o mundo. Que eu saiba, apenas num longnquo pas dos Himalaias, o Reino do Boto, o PIB aferido em felicidade e mesmo assim, no h comprovao de que os cidados do Boto sejam mais felizes por isso Mas a ideia agrada-me. Fico a imaginar como seria bonito pagar impostos com felicidade, ir ao banco para transaccionar felicidade

Falidas esto as ideias dos polticos. Quem j passou os entas verifica que vivemos at hoje, sempre em crise. Nunca algum afirmou: Agora que bom. Podem desapertar o cinto. Os portugueses sempre viveram em crise e j se habituaram. Ainda no se habituaram foi a exigir justia para quem rouba tanto e ainda se ri, a dizer, que todos temos de empobrecer. Como disse Otelo- bastam 800 militares para outro 25 de Abril. Eu diria: De que estamos espera? Mandar bugiar a Europa, voltar ao Escudo e j! Estamos a perder tempo. A Alemanha sempre quis mandar na Europa e no conseguiu com guerra, agora manda com o Euro. S poder haver Europa com um governo eleito por todos, com direitos, salrios e assistncia social, igual para todos. S assim haver igualdade. Aceitou-se este conceito europeu, logo, mandam os ricos e os pases como Portugal so os escravos a abater e a serem explorados cada vez mais.

S-ar putea să vă placă și