Sunteți pe pagina 1din 21

ANALGICA

r-

._---_ ......

_._~

....

R,sistin(ia , reslsteres
I
A corrfntf qUf passa por um circuito no dfpfndf apfnas da tense qUf a fmpurra,
mas tamb~m da rrsistincia qUf
05

flftrons fncontram ao nu movimf

Um condutor perfeito no ope nenhum obstculo corrente. No entanto, na prtica, os materiais oferecem certa resistncia passagem dos eltrons. Com a mesma tenso (ou seja, a fora que a empurra), a corrente efetiva que circula depende da resistncia do circuito, exatamente o mesmo efeito que acontece com a gua. Neste curso vamos evitar o tratamento matemtico. Por outro lado, no que consideramos essencial, somente pedimos ao leitor que aceite algumas frmulas simples porm fundamentais.

Aumentando

resistncia,

corrente

diminui.

A LEI DE OHM
A relao aparentemente trivial que foi descoberta por Georg Simon Ohm, em 1827 toda a base da eletrnica.

=VIR
a tenso (V) pela resistncia (R)

Ou seja: a corrente (i) obtm-se dividindo

Todos os resistores tm um certo valor de resistncia, expressado em ohms e escrito normalmente com um cdigo de cores.

A resistncia mede-se em ohms (smbolo O) com os seus correspondentes mltiplos e sub-rnltiplos: particularmente o Kilohm (KO, 1.000 ohms) e o megaohm (MO, um milho de ohms). Podem-se adquirir e so utilizados com muita frequncia, resistores (normalmente denominados "resistncias"): dispositivos construdos especialmente para oferecer uma resistncia muito precisa.

AS RESISTNCIAS NOS CIRCUITOS


Nos circuitos eltricos, as resistncias podem estar representadas dois smbolos diferentes: o europeu e o americano. com

O primeiro que vamos utilizar durante o curso um simples retngulo do qual saem os dois terminais. O segundo uma linha em zig-zag.
Europeu Americano

Existem normativas oficiais para os smbolos eltricos, ainda que na prtica no so sempre seguidas como deveriam.
Smbolos das resistncias. lICio

~
_... _ _

.
__ ~

_ _ _ _ _

--

~"'" ~J_ _

.-.....=

c..<.a.

-~~~-,,-

-L-~~""'''' _" L

2
--~--,~~--",,~~ -__ "- __

ANALGICA

(akular a cerrente
Com a lei de ohm ifdl (al(ular a (orrente que passa por um drcuite. Vamos ver alguns exemplos
No esquema que mostramos na figura, uma pilha de 12 volts est ligada com dois fios a uma resistncia de 6 ohms. Quanta corrente passa? O clculo muito simples. A lei ohm diz que temos que dividir a tenso (em volts) pela resistncia (em ohms)
Corrente 1= 2 A
I

I=V / R
No nosso caso, o V uma tenso de 12 VeR 6Q. 1==12/6==2 Passa ento uma corrente de 2 ampres. Muitos problemas surgidos nos projetos eletrnicos, so resolvidos aplicando esta frmula. um resistor de

I
f

+ Pilha

Tenso

V;., 12 V

Resistncia

R=6n

l.~.. ~~~~~.
Para saber quanta corrente passa, divide-se a tenso pela resistncia.

TUDO EST EM PROPORO Falando de uma forma matemtica, a lei de ohm diz que a corrente proporcional tenso e inversamente proporcional resistncia. Na prtica, este fato significa que duplicando a tenso (24 volts em vez de 12) duplica-se tambm a corrente. I == 24 V 1 6
Q ==

Este efeito razovel. Quanto mais se empurra, mais corrente passa. Duplicando a resistncia, a corrente divide-se pela metade. I == 12 V 1 12Q == 1 A como fechar menos gua. parcialmente uma torneira. Sair

4A

1= 1,5

v=?

R=8n

V = RI

Qual a tenso necessria para fazer passar 1,5 ampres por uma resistncia de 8ohms? V RI, ou seja 8 n x 1,5A 12 V

A lei de ohm pode ser escrita tambm de outras formas perfeitamente equivalentes que acabamos de ver, e que servem no caso de que a corrente seja um dado j conhecido. V

= RI

(R

I)

~-

---

1= 0,2 A

Significa que a tenso obtida multiplicando a corrente pela resistncia. R

=V/ I

V= 12 V

R=?

Qual a resistncia necessria para fazer passar 0,2 ampres (ou seja, 200 mA) se a tenso de 12 V? R V/I, 12 V/0,2 A =60 W

A resistncia obtm-se dividindo a tenso pela corrente. As figuras mostram as duas variantes da frmula.

Potincia ,Iitrica
A corrente eltrica transporta energia que pode ser convertida em outras formas, tais como a luz, o calor, o som ou o movimento
A passagem de corrente por uma resistncia origina um aquecimento: a energia eltrica converte-se em calor. Desta forma funcionam as torradeiras, ferros de passar roupa, fornos e aquecedores eletricos de gua. Outros dispositivos convertem a energia eltrica em luz (lmpadas), som (alto-falante), energia mecnica (motor eltrico), etc. Tambm nestes casos, uma parte da energia eltrica utilizada (a que foi "absorvida" ou "consumida") dispersa-se como calor, "dissipa-se".
Uma torradeira contm uma resistncia que converte a energia eltrica em energia trmica, ou seja em calor.

POTNCIA: WATTS
l
I

25200 W

570W

A energia mede-se em jaules (smbolo J). A origem deste nome vem do cientfico Ingls James Prescott Joule. No entanto esta no a unidade de medida mais interessante. Como nos automveis, prefervel conhecer a potncia que a energia convertida em cada segundo. A potncia mede-se em watts (smbolo W), nome que provm do engenheiro escocs James Watt, que aperfeioou a mquina a vapor.

100Q.1500 W

10 W 100 kW

Potncias tpicas empregadas pelos diferentes dispositivos eletricos.

Por exemplo, um aquecedor eltrico converte perto de 2 KW (dois Kilowatts, dois mil watts) em calor, enquanto que o motor de um utilitrio produz menos de 40 KW de energia mecnica e muito mais calor.

CALCULAR A POTNCIA A simples lei de Joule permite conhecer a potncia eltrica absorvida pelo dispositivo. Basta multiplicar a tenso nos seus extremos pela corrente que os atravessa: W=VI Por exemplo: no caso de que nos extremos de um ferro de passar existam 220 V e a corrente que o atravessa de 2 A, a potncia absorvida de: 220 x 2

= 440

W
Um computador normal absorve perto de 300 W no momento em que se acende e depois uns 100 W durante o seu funcionamento normal.

so 440 W, mais do que suficiente para manter a temperatura necessria para a sua utilizao.

ANALGICA

Resistindas no desejadas
No mundo rui todos os componentes (terminais includos) oferecem uma certa resistncia passagem da corrente: inecessrio prestar aten~o a este fato o
esquema eltrico a representao ideal de um circuito: quando se passa prtica existem sempre pequenas diferenas. Por exemplo, os filamentos e os fios oferecem uma certa resistncia. Segundo a lei de ohm, quando so atravessados por uma corrente cria-se nos seus extremos uma tenso (ou diferena de potencial). Este fato significa que, quando passa a corrente, a tenso nos extremos de um fio eltrico no nunca igual. Existe uma pequena queda de tenso.
.. ..-

12 V

12 V

+ OV

ov
Lmpada

l~

~c

12 V

11,94 V

Resistncia dos fios

No caso de que os fios fossem condutores ideais, no existiria uma queda de tenso.

Por causa da resistncia dos fios,

a tenso na lmpada inferior da bateria.

No caso de um fio ser atravessado por uma corrente, e portanto entre os seus extremos existir uma tenso, segundo a lei de Joule uma determinada potncia ser transformada em calor. Vejamos um exemplo prtico: um aquecedor de 2,2 KW (2.200 W). A tenso de 220 V, a corrente absorvida de 10 A (220 x 10, d um total de 2.200). Liguemos tomada este aquecedor com uma extenso e suponhamos que esta tem uma resistncia de 100 mW (milohms, milsimas de ohm) ou seja 0,1 ohms. Segundo a lei de ohm, multiplicamos 10 A por 0,1 ohms e obtemos 1V: esta a queda de tenso sobre a extenso.

~ ~
A potncia dissipada em forma Uma braadeira com os de calor pelos fios parafusos apertados tem um dos problemas uma resistncia do transporte da excessiva e pode causar energia eltrica. aquecimentos, avarias e inclusive incndios.

,~

~~

Nos extremos da extenso existe portanto 1 V, mas a extenso atravessada por uma corrente de 10 A e portanto a potncia dissipada pelo fio de 1 x 10 = 1O W.

DIGITAL
._._.._----------_._---------

Um f o outro: AND
Quando o valor lqico de uma sada depende da combina~o de vrios valores de entrada, estames falando de 'Iqica combinatria"
Vejamos um circuito com dois interruptores em srie, um depois do outro no mesmo fio, como o que mostramos na figura. O que temos que fazer para acender a lmpada? Evidentemente no suficiente fechar um dos interruptores. Para fechar o circuito temos que fechar os dois obrigatoriamente. Este um exemplo de ANO lgico. "AND" em ingls significa "E". Realmente temos que fechar um e depois O outro.

.i,

~.
A

terruPtore!

Os dois interruptores se acenda.

devem ser fechados

para que

a lmpada

A tabela verdade do AND mostra o valor de sada com as quatro possveis combinaes das entradas. Observamos que a sada C 1 (verdadeiro) apenas no caso de que ambas entradas A e B sejam 1. Em todos os outros casos a sada O.

Normalmente utilizamos O para indicar um interruptor aberto (no passa corrente) e 1 para indicar um interruptor fechado (passa a corrente).

Entrada A (Interruptores)

Entrada B (Interruptores)

Sada C (Lmpada)

----/- ----/----/- ~ ----/~


~
'-"

O O
1 1

O
1

O O O
1
-,.'? ",,'

O
1
.,
- " ." ...',.. -':

~
~.

-0-0-0-0, ......

"

....

~.

Tabela verdade do ANO: mostra o valor da sada correspondente a cada possvel combinao dos valores de entrada.

~ Nos esquemas eltricos um AND indica-se normalmente com os smbolos que se mostram na figura: o primeiro o smbolo tradicional, o segundo o que responde s normas IEC. Por conveno, desenham-se os esquemas de forma a que se possam ler da esquerda para a direita, seguindo a trajetria do sinal desde a entrada at a sada. Desenhamos duas entradas e uma sada, mas as _ entradas podem ser mais de duas. A sada vale 1 se todas as entradas so 1.

Smbolo tradicional do ANO: esquerda as entradas, direita as sadas.

Smbolo ANO segundo as normas IEC.

DIGITAL

AND (omo uma porta lgi(a


Um AND podf Sfr utilizado para deixar passar ou bloqufar um sinal lgico
Observando a tabela de verdade do AND da pgina anterior, descobre-se um interessante efeito que pode resultar bastante til.
Entrada

Quando a entrada A vale O, a sada C igual a entrada B. O efeito, recproco (mudando o A e o B, ocorre o mesmo) No entanto suponhamos por um momento que B seja o sinal lgico entrada e A seja uma espcie de baliza. Vendo sobre esta perspectiva, vemos que quando A vale O, o B est "bloqueado". No entanto quando A vale i, o B passa e recolhe a sada.

~ )DA

.r----I~~ Sada

Controle da porta 1 =passa, O = no passa

Se a entrada A vale 1, a entrada B repete-se na sada C. No entanto ,se A vale O no passa e a sada fica sempre igual aO.

~ Um AND utilizado desta forma funciona como uma porta lgica, uma espcie de cancela que permite deixar passar ou bloquear outro sinal lgico. Desta forma, o termo "porta" aplica-se por extenso tambm aos outros dispositivos lgicos descritos nas pginas seguintes. As portas lgicas so bastante teis, j que permitem controlar um sinal lgico com outro sinal lgico.

LGICA BOOLEANA E ANO


O matemtico ingls George Boole estudou as expresses lgicas, criando o que chamamos lgica booleana. Esta lgica aplica-se quando existem dois valores nicos (verdadeiro ou falso, 1 ou O). Na lgica booleana, o AND (interseco lgica) corresponde mais ou menos multiplicao. Neste campo, utiliza-se um smbolo especial. Na eletrnica escrevese normalmente: C =A * B (C igual a A "e" B) ou simplesmente C=AB Os resultados neste caso, correspondem aos da multiplicao normal: 0*0=0 0*1 = O

1 * 1

=O =1

George Boole, um dos pais da lgica binria, tal e como o conhecemos hoje.

Um ou o outro: OR
Para o OR no inecessrio que todas as entradas tenham o valor 1: basta apenas uma
Em ingls OR significa "ou": realmente a sada vale 1 se uma ou outra das entradas (ou ambas) valem 1. As figuras mostram um exemplo de OR para interruptores e tambm os smbolos grficos do OR (o tradicional e o que respeita as normas IEC).
A

o comportamento

do OR resume-se na tabela verdade que se mostra esquerda.

D-C

:=--c
B O
1 O 1

l
Tabela verdade do OR: a sada vale 1 se ao menos uma entrada est em 1.

~ Na lgica booleana, se o AND representa a multiplicao, o OR (unio lgica) corresponde soma: aqui tambm utilizamos o "+" em vez do smbolo lgico.
A

c
O 1 1 1

C=A+B no entanto uma soma um pouco estranha de'vido a que no se pode superar nunca 1 nem ter o resto. 0+0=0 0+1 = 1 1 +O= 1 1 + 1 = 1 (no supera 1) comportamento do OR resume-se na tabela verdade que se mostra esquerda.

o
O
1 1

Tabela verdade do OR: a sada vale 1 ao menos se uma entrada est em 1.

Tambm o OR pode funcionar como uma porta, deixando passar ou bloqueando uma sinal lgico. Apenas referente ao AND funciona ao contrrio. Na tabela verdade v-se que se A vale O a sada reproduz fielmente a entrada B, enquanto que se A vale 1 a sada C est sempre bloqueada a 1.

Entrada

-J.-_)D....;;B
A

;...

.......=.~.~ Sada

Controle passa, 1 = no passa

1, o

Se A vale passa de igual maneira a C. Mas se A vale B no passa e a sada sempre se mantm como 1.

DIGITAL

-----------_._-_

..

_-_

..

----------_

..

_._.

Ap,nas um dos dois: IOR


o ORexclusivo
permite saber se as duas entradas so iguais ou diferent~s
A
B

1
c o
T r-

Existe um dispositivo lgico mais estranho que os dois que j vimos (ANO e OR). Se trata do OR exclusivo, abreviado como XOR. Tem sempre e unicamente duas entradas e como se v na sua tabela verdade, a sada vale 1 apenas se as entradas so diferentes entre si (1 e O ou O e 1). Em outras palavras, desde o ponto de vista lgico a sada significa: so verdadeiros um e outro, mas no ambos.

,!

o o
1 1

o
1

1 1

)
,~

o
1

O
'.,"=

. ~'

Tabela verdade do XOR: a sada vale 1se as entradas so diferentes.

EXPRESSES LGICAS E XOR

o simbolo do XOR nas expresses fechado num crculo:

lgicas um "+"

O O

=O

1= 1 O ='1 1 =O

Como veremos a seguir, XOR pode ser facilmente construda com as outras portas, e as expresses lgicas podem ser combinadas entre si para obter outras mais complexas. No entanto, na prtica utilizam-se circuitos integrados que contm circuitos XOR j criados anteriormente, da mesma forma que se realiza com as outras funes lgicas.

D-C

:=--c

Smbolos do XOR: esquerda o smbolo tradicional, direita o que segue a norma IEC ("apenas uma entrada a 1").

UMA PORTA QUE SE PODE INVERTER


Um XOR funciona como uma porta especial, que no bloqueia o sinal mas que o pode inverter se o desejar. Se A vale 0, realmente a sada C reproduz fielmente a entrada B, enquanto que, se a A vale 1 a sada C o oposto (negao lgica NOT) da entrada B
Entrada

-t--->t,-

>-C __

Sada

Controle da porta O = a passagem direta 1 = passagem no autorizada

Se A vale 0, o B passa de igual forma a C. Mas se A vale 1,


Desviador

o valor lgico de B invertido.

t
Se encontra em muitos casos um XOR: dois comutadores

(interruptores de duas posies) permitem acender e apagar uma luz desde as duas posies.

COMPONENTES

Rfsistorfs
Os resistores so os (omponentes eletrni(os mais (omunSr que existem numa grande variedade de tiposr para as mais diversas aplica~es
Os resistores so utilizados principalmente para obter (lei de ohm) a corrente ou a tenso desejadas num determinado ponto do circuito. A sua caracterstica principal deve-se ao seu valor em ohms, indicado normalmente por um cdigo de cores (ver a pgina seguinte).

RESISTORES DE ESTRATO
As resistncias mais simples e econmicas so o estrato de carvo, obtidas com uma fina pelcula de material carbonoso. A verso standard de 0,25 W (um quarto de watt), existindo tambm em maiores e menores dimenses, e a mesma capacidade de absoro do calor. Para uma maior preciso ou estabilidade, existem as resistncias de estrato metlico similares em construo porm mais precisas.

As resistncias do estrato de pequena potncia esto entre os comoonente mais difundidos entre todos os tipos de circuitos.

As resistncias normais tm um estrato de material parcialmente condutor sobre um fundo isolante, recoberto por ma grossa pelcula protetora.

Nos resistores de fio utiliza-se um fio de liga metlica com a resistncia adequada, enrolando-o de forma a que sirva para obter o valor desejado.

~ No caso de que uma resistncia tenha que dissipar em forma de calor uma potncia elevada, necessrio que possa suportar tambm temperaturas elevadas. Como o estrato (de carvo ou metlico) seria danificado, substitui-se por um fio da liga adequada, mais ou menos comprido em funo da resistncia desejada, enrolado sobre um suporte. Se esta operao no for suficiente, deve-se acrescentar um dissipador (um bloco metlico) para favorecer o intercmbio de calor com a rea que o rodeia.

As resistncias de fio podem alcanar elevadas temperaturas (por exemplo 250 o C) favorecendo o intercmbio trmico com a rea que o rodeia. O exemplo acima referido de 11 W.

Com um dissipador metlico adequado, pode tambm dissipar centos de Watts.

u(io

COMPONENTES

--_._ .._---_._----_._---_._------------_.

__

(diCjo d, cor,s
(om um pouco df prtica r o valor df uma rfsistincia podf ser lida df forma imfdiata dfpois df Sf Vfr as suas listas coloridas
A tabela de cores permite ler o valor das resistncias que est escrito nas listas coloridas. Pode parecer complexo, porm realmente segue regras muito simples. Com um pouco de prtica pode-se chegar a ler o valor com a mesma facilidade como se estivesse impresso ... inclusive com uma maior facilidade, porque as listas coloridas so sempre visveis. A figura A que se mostra, resume as regras da leitura. Vejamos um exemplo da descodificao do valor de uma resistncia.
Cdigo de cores para os valores das resistncies mais comuns.
LISTA 1 LISTA 3 (primeiro valor) (multiplicador) 'v- / . .. LISTA 2 LISTA 4 (segundo valor) (tolerncia)

NUMERO DE LA LISTA 0.01 0.1 1 10 100 1000 10000 100000 1000000

CD:J[L==:J[LJ
10% 5% 1% 2% O O 1 1 2 2 3' 3 4 4 5 5 6 6
7 7

-9--l"

8 8 9 9 20%

LER UM VALOR
As resistncias normais do estrato de carvo tm quatro listas coloridas, das quais a ltima, ligeiramente destacada, normalmente a cor ouro. Se uma resistncia estiver marcada como amarelo, violeta, marrom, ouro, qual o seu valor? Partindo do lado oposto ao ouro, as primeiras duas bandas traduzem-se em nmeros: o amarelo vale 4 e o violeta 7. A terceira lista representa o multiplicador, o nmero de zeros que se tem de acrescentar. O marrom significa 1, de forma que acrescen-: tamos um zero (multiplicamos por 10). Obtemos desta forma 4, 7, O, ou seja 470 ohms ou, de uma forma abreviada 470 Q.

Um zero x 10

mais ou menos 5%

Um resistor de 470

n.

A ltima banda, a de cor ouro, a tolerncia, a preciso do valor. Como se pode ver na tabela, a cor ouro quer dizer 5% de mais ou de menos. A nossa resistncia, ainda que declarada de 470 ohms, pode ter um valor qualquer entre 446,5 Q (o 5% menos do 470) e 493,5 Q (o 5% mais de 470).' O projetista deve prestar ateno a esta possvel impreciso, deixando margens adequadas para permitir um bom funcionamento do circuito.

valor efetivo de uma resistncia pode variar em funo da tolerncia com respeito ao valor declarado (nominal).

I I ~

Valores ~ossveis
I I I

950Q (-5%)

1000Q Valor ) ( nominal

1050Q (+5%)

----------_._----_._-----------------_._----_._--~._-

(s(ala df valeres
Os valores dos resisteres no so arbitrrios, pois encaixam numa srie de valores padronizados
Os valores de resistncia disponveis so normalmente os da escala E12, conforme a figura que se mostra. Isto significa que se pode comprar uma resistncia de 22 Q ou de 27 Q porm no de 25 Q. A escala tem a ver com os primeiros dois valores, e no com o nmero de zeros que se queiram acrescentar. Por exemplo, o valor de base 33 significa que podem-se adquirir resistores de: 3,3 Q (escrito tambm 3R3) 33 Q 330 Q 3.300 Q = 3,3 KQ (escrito tambm 3K3) 33.000 Q = 33 KQ 330.000 Q = 330 KQ 3.300.000 Q = 3,3 MQ (escrito tambm 3M3)

ece
10 12 15 18 22 27 33 39 47 56 68 82

Escala E12 (doze valores), normalmente utilizada para os valores dos resistores com 5% de tolerncia.

RESISTNCIAS DE PRECISO

7JfS;:
3 O 000

As resistncias mais precisas, por exemplo com uma tolerncia de 1% ou mesmo de 0,1 % (um por mil) oferecem-se normalmente com uma maior seleo de valores.
1%

Existem escalas com 24 e tambm com 96 valores, que normalmente so representados por trs valores em vez das duas indicadas na escala E12. Desta forma, estes resistores de preciso (normalmente de estrato metlico) tm frente do multiplicador um valor a mais: no total cinco listas coloridas em vez de quatro.

Resistores de preciso de cinco listas: neste caso o valor de 430 KQ.

RESISTNCIAS ESPECIAIS Existem tambm resistncias de fraes de ohm., especialmente do tipo fio. Neste caso o valor escrito em nmeros com um R em vez do ponto decimal: R05 significa 0,05W. Existem tambm resistncia denominadas "de zero ohms": que no so mais do que fragmentos do fio num corpo do resistor, utilizados em vez dos fios por comodidade da montagem, especialmente com mquinas automticas. Voltando s resistncias normais, existem tambm com vrios resistores numa mesma caixa, s vezes com o mesmo terminal comum. Estas "redes resistivas" permitem entre outras coisas, poupar espa,o.

As redes resistivas contm vrias resistncias num mesmo encapsulamento.

COMPONENTES

Limitf das rfsistincias


(xistem vrios permeneres em qu~ um proj~tista dn~ prestar at~n~o, ~sp~cialm~nt~ os ligados t~mp~ratura
Alm da impreciso da tolerncia, o valor de uma resistncia depende da temperatura, ou seja, que tem um coeficiente trmico. Normalmente, indica-se em partes por milho por grau (ppm/C). Por exemplo, 300 ppm significa que, para uma variao de 50 graus, o valor ser alterado em 300 x 50 = 15.000 ppm. 15.000 partes por milho so 15 sobre mil, ou seja uma variao de 1,5% do valor da resistncia. Alm do mais, o mesmo coeficiente trmico quase nunca preciso. Nas resistncias baratas pode variar de um componente a outro como, por exemplo, entre -150 e -800 ppm/'C.

TEMPERATURA E DISSIPAO
A potncia de dissipao (por exemplo 1 W) no encarada de uma forma rgida. Se refere realmente a uma resistncia localizada ao ar livre temperatura indicada (por exemplo 70C). No caso de que se encontre num espao reduzido, ao lado de outros componentes que estejam quentes, necessrio deixar uma margem de segurana.

problema realmente importante com as resistncias de potncia elevada, que podem produzir um forte aquecimento. Mostraremos em outra seo as tcnicas de ventilao natural e obrigada e a dissipao atravs dos terminais do mesmo componente.

As resistncias realizadas especialmente com um elevado coeficiente trmico (termistores) utilizam-se, por exemplo, nos termostatos eletrnicos para o aquecimento domstico.

Especificaciones Dissipao

tcnicas: a 70 oC

OUTROS PROBLEMAS A SE LEVAR EM CONTA


lW
5%
300 ppmiC 350 V 600 V

nominal

Tolerncia Coeficiente trmico Tenso de limitao Mxima tenso de sobrecarga Resistncia do isolamento Temperatura do funcionamento

Para dar sempre uma idia das dificuldades que um projetista deve enfrentar, estes so outros fatores que deve ter em ateno. A variao do valor no tempo. A sensibilidade da tenso aplicada. A tenso mxima aplicvel. O isolamento do estrato protetor.

Mn -55C a +235 C
1.000

As especificaes tcnicas de uma resistncia no esto limitadas apenas ao valor e a tolerncia. Existem tambm resistncias de valor dependentes da luz ou da fotoresistncias.

Finalmente, as resistncias de fio tm uma caracterstica que no desejada (indutncia) que impede a sua utilizao em diferentes aplicaes como os circuitos de radio.

APLICAES

(Ietrodomfsti(os
Muitos eletrodomsticos utilizam corrente para produzir corrente: Aquecedores, ferros de passar roupa, torradeiras, mquinas de lavar e mquinas de lavar loua, secadores de cabelo, aquecedores eltricos, vaporizadores, etc. Por exemplo, no fundo de uma mquina de lavar loua v-se a resistncia, ou seja, o resistor que aquece a gua na temperatura. desejada. ' E naturalmente, este est muito bem isolado para que a corrente no possa chegar gua e depois carcassa metlica do eletrodomstico.

que aquecem

Uma resist;ncia que atravessada por uma corrente produz calor. lste feflmeno utilizado em diversas aplica~es domsticas

Em um aquecedor eltrico a resistncia um fio de um material especial dobrado ou enrolado (e, que por vezes no est isolado), de forma a que aque adequadamente o ar.

o TERMOSTATO ACENDE-SE

E APAGA-SE
Quando a gua esquenta, o termostato fecha o circuito. Obtmse assim uma regulagem da temperatura, alm de evitar o risco de ebulio da gua.

Por costume coloca-se um termostato para controlar o aquecimento: este est composto por um interruptor sensvel a temperatura: Num aqucimento eltrico, por exemplo, quando este chega temperatura desejada, o termostato abre o circuito, interrompendo a corrente.

Termostato

Resistncia

O~------~ ------~
220 -

O~--------------~-

Resistncia

o termos tato tem como funo a de abrir o circuito quando a temperatura alcana o valor desejado.

CALOR E SEGURANA
A elevada temperatura alcanada pelas resistncias do aquecimento implicam riscos que so necessrios prevenir. Por exemplo, o cabo de alimentao do ferro de passar roupa termo-resistente. No se deve derreter no caso de que se toque no mesmo com o ferro de passar roupa. Para evitar os riscos de exploso no caso de avaria do termostato, todos os aquecedores tm uma vlvula de segurana.
no tem resistncias para a produo de calor, porm ondas de rdio de alta freqncia.

o forno do microondas
~
, , ,

Os secadores de cabelo tm um termostato para o caso de que, se o motor parar, a resistncia no queime e no produza danos aos usurios. "'''''''''~"''* ~

lI(O ~

~.'

"'-!c.

.- ,"",,"'~

_.
" -"'-

.,

..
.,,'"'" x'

--"= "r#:...=2'b.

~-:&:;~.,..!.;: ..

-_"

;.~

iJ,.

"'(.~-;.. ~-:.~~."-'" _.

APLICAES
r--~_IL- .. .. .. --.- - - - -.-.- ---- ..-----.-._. -

..

__ ._._ _.__ __ ._ _--.. ._..


...

'nfrCJia f consumo
o mfdidor
rfgista a fnfrgia flitrica utilizada, qUf i mfdida em kilowatts por hora
Todo os aparelhos eltricos tm uma placa que indica, alm de outros fatores, a potncia mxima empregue em watts (W). a energia eltrica que consumida em cada segundo. A potncia pode ser indicada tambm em voltamperes (VA) em vez de watts: no caso das resistncias que aquecem, as duas medidas coincidem.
Este abre- latas eltrico consome apenas 30 W.

ENERGIA:

KWh

Realmente, o que se paga no a potncia, mas sim a energia eltrica consumida, que depende do tempo que o aparelho permanece aceso. Um dispositivo de 1 W que se mantm aceso durante 1 segundo consome em Jaules (J) de energia. Numa hora consome 3600 (tantos como segundos formam a hora). De uma forma prtica, no se utiliza o jaule mas sim o watt-hora (W/h) , que corresponde a 3600 jaules: Um dispositivo de 1 W aceso durante uma hora consome 1 W hora de energia. Mil watt-hora formam um kilowatt-hora (KWh) que a unidade de energia medida pelo contador e indicada nas faturas da companhia eltrica. Por exemplo, um aquecedor de 2000 W aceso durante uma hora consome 2000 W/h, ou seja 2 KW/h.

o medidor
(KWjh)

mede os kilowatts-hora totais consumidos.

~ Para evitar aquecimentos ou incndios, o interruptor geral tem uma proteo trmica, que abre o circuito se a corrente ultrapassar um determinado valor. Para uma instalao normal de 3 Kilowatts, esta proteo entra em ao alguns segundos depois de alcanar os 3,3 KW. Segundo a lei de Joule (ver lio de Analgica) 3,3, KW / 220 V do 15 A: a corrente mxima para a qual est projetada a instalao. Para corrente superiores, ma imediata. um interruptor magntico atua de uma for-

Acendendo ao mesmo tempo dois dispositivos de 2 KW (por exemplo um aquecedor e uma mquina de lavar) tm muitas probabilidades de que salte o interruptor trmico de proteo.

FERRAMENTAS

o multitfstf
11

Simplesr verstil e e(onmi(or o multiteste (ou multmetro) digital uma das prindpais ferramentas' de trabalhe" em eletrnica, tanto para os profissionais (omo para os amadores

o multiteste

ou "multmetro" uma ferramenta que serve para medir a tenso, a corrente e a resistncia, alm de outras possveis funes que podem ser teis. Vamos dedicar algumas lies para ensinar como devemos utiliz-Io corretamente, aproveitar as suas vantagens e conhecer os seus limites. Existem dois tipos de multitestes: digital (de nmeros) e analgico (de agulha). Por enquanto vamos ocupar-nos do primeiro.
Um multiteste digital mostra os valores medidos sobre um visar ou "display".

Um multiteste analgico tem um. extenso quadrante com distintas escalas graduadas.

MEDIR UMA TENSO CONTNUA


Qual a tenso existente nos extremos de uma pilha? Para determinar, pe-se o multiteste no modo "voltmetro em corrente contnua". Esta posio consegue-se girando um seletor para a posio "De V" (volts de corrente contnua) ou similar. . necessrio escolher o alcance, ou "fundo da escala" (valor mximo que se pode medir). Para uma pilha pode-se configurar a escala de 20 V: no sero superados estes valores. Finalmente, controla-se a ponteira preta para que seja inserida na tomada marcada como "comum", "negativa" ou "terra" e a vermelha na tomada marcada com um "V" tocando nos terminais da pilha com os bornes, (no se corre nenhum perigo de choque), o multiteste indicar a tenso com grande preciso.

A tenso efetiva de uma pilha depende de vrios fatores, entre eles o estado da carga.

~ Se o nmero do display apresenta o sinal "-" (negativo), as ponteiras esto invertidas: a vermelha toca no polo negativo da pilha em vez de no positivo. O multiteste mede uma diferena de potencial, ou seja, a tenso entre os dois pontos. A ponteira preta considerada o "ponto zero" (ou referncia) em relao ao que se mede.
Medida de tenso.

Zero de referncia.'

7
-' __ o _

FERRAMENTAS

...----'--------_._._._._----_.

Os limites do multiteste
Affrramfnta pfrffita no fXistf. (onhf(fr bfm o multitfstf pfrmitf aproVfit-lo da melher forma
Se a tenso medida ultrapassa o fundo da escala, o multiteste indica overload (sobrecarga). Ser ento necessrio escolher um limite superior. Por norma no se produzem danos. No entanto, quando a escala escolhida for muito maior que a grandeza que se deseja medir (por exemplo, 200 V para medir uma pilha), a leitura no ser precisa pois haver pouco deslocamento do valor. Para uma mxima resoluo (nmero de valores teis) convm ir girando o seletor at utilizar os vrios valores possveis. Alguns multitestes tm um alcance automtico, ou seja, escolhem automaticamente o melhor alcance; embora possam vir a ter problemas com tenses que podem ser alteradas com o tempo.

n - '. '.' II '


Se a tenso nas ponteiras supera o fundo da escala, o

multiteste indica que a medida no vlida (OVL a abreviatura de overload).

A preciso no depende do nmero de valores, mas sim da referncia internaque utiliza o multiteste. Poderiam ser cinco valores ... todos errados (por exemplo, se a pilha est quase descarregada). Na prtica, os modelos com vrios valores so mais precisos e caros. Normalmente podemos acreditar no valor indicado, exceto o do ltimo nmero. Em um bom multiteste, a estabilidade garante que as medidas repetidas sejam exatas. Tambm, neste caso, a qualidade do multiteste importante.

multiteste causa interferncias no circuito que mede, ainda que, quase sempre sem importncia.

Os circuito de rdio, ou de correntes muito baixas, podem modificar o seu funcionamento quando as ponteiras do multiteste se tocam. Mais grave um curto-circuito (contato entre dois pontos) causado pelas ponteiras: necessrio manobrar sempre com calma e muita ateno.
Para medir situaes especiais como, por exemplo, tenses muito elevadas, existem acessrios especficos que se podem aplicar s ponteiras.
~_<.l:."~""",_

I
.
_"",,"z-,,"-~_

.
~
.'f

.
" _

_,.<

_J

PROJETOS

Intfrruptor tctll
Vamos realizar um int~rruptor qu~ iacionado im~diatam~nt~ quando tocamos com os d~dos numa placa m~tlica ---_._ .. ._-------Os interruptores comuns, como o

__

que existe para a luz, atuam ligando mecanicamente os dois plos atravs de um contato mecnico mvel. No entanto, o nosso dispositivo no requer nenhum esforo mecnico: basta tocar levemente numa pequena placa metlica que est ligada entrada do crcuito. O mecanismo (interruptor tctil) igual ao utilizado por alguns despertadores, que se podem desligar tocando-os apenas com a mo. '
I

Ri Di
Sensor

r-.
Sada
+ R7 R8

RL

12 V

.1
Esquema de interruptor tctif: falaremos dos distintos componentes e circuitos na lio de Analgica.

~
Para poder acender ou apagar com a mesma placa metlica, esta alterna as duas funes: tocando-a uma vez fecha-se o circuito; tocando-a uma segunda vez volta-se a abrir. Como o interruptor permanece inaltervel, embora mantenha os dois estados possveis, o circuito deve dispor de memria para recordar em qual dos estados se encontra. O seu funcionamento tem um carter digital: em todo o momento o circuito encontra-se num dos dois estados possveis e nunca poder estar numa situao intermdia.

o equivalente mecnico do nosso circuito um interruptor que muda de estado com cada pulsao.

SADA ISOLADA E PRECAUES


O circuito, de certo modo, controla um rel, ou seja, um interruptor eletromecnico: este funciona como um comutador, fechando um contato e abrindo outro. Por serem controlados por Um im, os contatos do rel esto isolados do resto do circuito, e isto quer dizer que no tm nenhuma ligao eltrica com O mesmo.
Um rel um interruptor controlado magneticamente pela corrente que passa por uma bobina, ou seja, um eletro-im.

No entanto, e por prudncia, ser melhor empregar o circuito apenas em aplicaes de baixa tenso, ou seja, evitando a ligao ao rel de aparelhos que funcionem a 127 V ou 220 V.
lI(O

2
5

PROJETOS

~abrica~o do circuito
Os cempenentes flftrnicos dfVfm Sfmprf ser manuseades f soldados com as dnidas
Como sempre sucede, o circuito est marcado numa base retangular de fibra com trilhas de cobre. Denominamos a esta base o nome de circuito impresso. Os circuitos impressos so o suporte ideal para a fabricao de circuitos eletrnicos, j que proporcionam uma sujeio mecnica forte e uma ligao eltrica fivel. Vamos ver, no curso Ferramentas, como os devemos projetar e construir, tanto a nvel de aficionado como a nvel profissional.
Circuito impresso: a fibra de vidro proporciona uma base isolante e as trilhas de cobre aportam os filamentos de ligao. , .

prf(aU~fS

--------------~------~~--- necessrio prestar ateno quando se insere cada componente, pois estes devem estar na posio correta e com a polaridade adequada (ou a orientao, no caso dos transistores e diodos).
O rel convm ser montado no final, pois pode apresentar algum problema de solda, j que difcil mant-Io imvel quando se dobram os seus terminais, que so normalmente rgidos. Pode-se evitar este inconveniente fixando-o temporariamente ao lado dos componentes do circuito impresso com fita cola. Esta retirada quando se termina a solda.

DISPOSiO DOS COMPONENTES


-12 V + Sada

o
ELETROSTTICA E PRECAUES
Deve-se ter cuidado especialmente no inverno, j que bastante fcil que o nosso corpo acumule uma carga eletrosttica: suficiente para ficarmos eletrizados andar sobre um tapete ou mover-se numa cadeira de rodas. Quando se encosta em um circuito ou num componente delicado (por exemplo um transistor) a eletricidade esttica descarrega-se sobre o prprio componente, com bastantes possibilidades de provocar-lhe algum dano.

Localizao dos componentes sobre a base do circuito impresso: ateno a polaridade e as orientaes.

Para o evitar, convm descarregar-nos de vez em quando, simplesmente encostando a mo em um ponto de terra, por exemplo, encostar em um dissipador e pegar sempre os circuitos com a mo tocando primeiramente na trilha de terra dos prprios circuitos.

SOLDA E AQUECIMENTO
Como vimos na seo de introduo s montagens, o calor do soldador suficiente para deixar definitivamente inutilizados muitos componentes. Todavia, um tempo de solda muito rpido, pode produzir uma solda fria, originado um contato pouco vivel podendo causar problemas no futuro. Com os transistores, especialmente, convm deixar os terminais um pouco compridos, de forma que o corpo do componente esteja bastante longe do ponto da solda.

NO

SIM

Circuito impresso

Os terminais compridos transportam menos calor desde o ponto da solda delicada junta interna do transistor.

circuito que pode j criada outra) um

necessita uma tenso contnua de 12 V, ser obtida com uma fonte de alimentao ou ligando-se em srie (uma atrs da determinado nmero de pilhas.

Pode-se adquirir nas lojas, porta-pilhas j prfabricados. Para 12 V pode-se utilizar um portapilhas que tenha capacidade para 8 pilhas do tipo AA. Como sempre, necessrio prestar a maxima ateno para que no se inverta a polaridade da alimentao (positivo e negativo), de forma que no se estrague todo o nosso trabalho

Porta-pilhas com capacidade para 4 pilhas de 1,5 V: com dois destes suportes em srie obtm-se 8 x 1,5 = 12 V, a tenso necessria.

Aps o trmino da montagem deve-se testar o correto funcionamento do sistema. Encostando-se com a mo na placa conectada entrada do circuito, o rel dever comutar. A placa metlica deve ser ligada ao circuito com um fio o mais curto possvel, para evitar comutaes acidentais devido a interferncias externas. Caso o circuito tenha manifestado um sensibilidade reduzida ao tato, possvel regul-Io diminuindo o valor do resistor R4 at ao valor de 1,5 ou 2,2 Q.

PROJETOS

Iuncienamente
corpo humano tem sempre uma certa carga eltrica em relao ao terra: uma parte eletricidade esttica, originada (por um acoplamento capacitivo) da instalao eltrica da casa. Quando a placa tocada, esta carga aplicada ao circuito causando um impulso breve, amplificado pelo transistor ( efeito do campo JFET) TF1.

do (omutador
L
_
t::::===
PLACA AMPLIFICADOR

Os princpios bsicos so simplfs: a primeira faSf a analgica fnquanto qUf a sfgunda digital

FllpFlOP

o impulso origina uma mudana de estado num circuito bi-estvel (flip-flop), capaz de estar em duas posies estveis, formado por TR1 e TR2 na sua configurao cruzada mais caracterstica.

Esquema dos blocos do circuito: estes esto formados por uma parte analgica (amplificador) e uma digital (flip-flop).

REL E CARGA
Apenas num dos dois estados do Flip-flop, o transistor TR2 conduz a corrente (no outro estado no a conduz); esta corrente atravessa a bobina do rel RL, produzindo um campo magntico. No rel, O campo magntico atrai uma pequena alavanca de ferro que fecha os contatos, empurrando os mesmos como se fosse a mo de um operador. Quando o TR2 j no conduz e o rel o solta, a energia magntica transformada outra vez em energia eltrica: o diodo 01 serve para evitar que esta transformao ocasione um excesso de tenso que nocivo para o transistor. Os contatos do rel devem suportar a tenso e a corrente de carga que lhe est ligada; aconselhvel evitar as altas tenses (por exemplo os 127/220 V da rede) e as altas correntes (por exemplo 5 A).
Para utilizar o rel como interruptor, deve-se ligar um dos fios
ao comum e o outro ao terminal que est normalmente aberto.

Comum (normalmente aberto) N.. ~ \'''. (normalmente fechado)

N~.

1
C

~I.(S)

(S).II~

LISTA DE COMPONENTES Resistores Rl = 10 KO (marrom, preto, laranja, dourado) R2 = 560 a (verde, azul, marrom, dourado) R3, R9 = 5,6 KO (verde, azul, vermelho, dourado) R4 = 5,6 Ma (verde, azul, verde, dourado) R5 = 220 a (vermelho, vermelho, marrom, dourado) R6, R8 = 4,7 KO (amarelo, violeta, vermelho, dourado) R7 = 47 a (amarelo, violeta, preto, dourado) RlO = 1 Ma (marrom, preto, verde, dourado) Capacitares Ci, C2 = 100 pF (picofarads) cermicas C3 = 10 mF (microfarads), 16 V Diodos
01 = 1 N400t 02, 03 = 1 N4148

Transistores
TRl, TR2 = 2N1711 TF1 = 2N3819 ( um JFET)

Vrios RL = rel miniatura com bobina de 12 Vcc 1 placa metlica 1 circuito impresso

S-ar putea să vă placă și