Sunteți pe pagina 1din 5

EXCENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___VARA CRIMINAL DA COMARCA DE PORTO VELHO RO.

Inqurito Policial n. 344/2002

RICARDO COSTA AZEVEDO, brasileiro, solteiro, mecnico, Portador do R.G n 648.415 SSP / RO e CPF n. 789.564.852-34 residente e domiciliado na rua 51, n 7946, bairro JK , nesta cidade de Porto Velho, VEM , mui respeitosamente a presena de V. Ex , propor:

RELAXAMENTO DE PRISO EM FLAGRANTE C/C LIBERDADE PROVISRIA SEM FIANA

Nos termos do art. 5, inciso LXV, da CF e art. 310 inciso I do CPP c/c os art. 5, LXVI da CF; art. 310 inciso III e o Pargrafo nico CPP.

DOS FATOS

No dia 17 de ms de maio de 2002, por volta das 23 Horas e 50 minutos, na residncia localizada na rua 03 n 2534, no bairro Jardim das Mangueiras, nesta capital, o requerente juntamente com mais cinco comparsas, todos ainda no identificados,concorreram para a prtica do crime de roubo capitulado no art. 157 2 incisos I e II do CPP. Onde segundo relato da vtima subtraram dela um aparelho de som 3 em 1 phillips, uma caixa de som, uma bolsa contendo um talo de cheques do Banco Real, um carto de crditos do HSBC, cartes magnticos do HSBC, Banco Real e Caixa Econmica Federal, R$50,00 em espcie, vrias jias e a chave de ignio do veiculo. A vtima alega que foi rendida por seis homens com arma de fogo, com o fim de que ela impedisse o roubo. No momento da priso nenhum dos objetos descritos acima

foi encontrado com o requerente, no entanto foi conduzido a delegacia sem nenhuma prova concreta do roubo, ainda assim foi flagranteado e recolhido a cadeia pblica. DOS FUNDAMENTOS Na busca, no foi encontrada com o Requerente qualquer objeto que pudesse lig-lo prtica do citado crime. Inobstante isso, a autoridade policial houve por bem autu-lo em flagrante delito, ocorrendo, na hiptese, flagrante imprprio ou quase flagrante. Apresentado autoridade competente, o Requerente negou as acusaes que lhe foram imputadas, informando que jamais teve envolvimento em qualquer prtica criminosa, bem como que possui residncia e emprego fixos, apresentando sua carteira de trabalho como prova.

DA NULIDADE DO AUTO DE PRISO EM FLAGRANTE Mesmo assim, foi lavrado auto de priso em flagrante e passada nota de culpa ao Requerente, o qual se encontra detido at ento, em flagrante de ilegalidade, como passamos a demonstrar. O requerente, conforme narrado anteriormente, foi surpreendido pela ao policial, no estando de posse de nenhum dos objetos utilizados para a prtica do crime, porm foi preso em flagrante delito.

No entanto, no merece prosperar a priso, tendo em vista que a priso em flagrante est viciada, no obedecendo ao requisito do art. 302, inciso IV do CPP: Art. 302 - Considera-se em flagrante delito quem: IV - encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao. Conseqentemente, no existem indcios suficientes de autoria que autorizem a priso, pelo que o flagrante,onde ser mostra veementemente ilegal.

DO RELAXAMENTO FLAGRANTE

DA PRISO

DEVIDO

INOCORRNCIA

DE

Ainda que V. Exa. entenda ser vlido o auto de priso em flagrante lavrado contra o requerente, impe-se o relaxamento da priso porquanto manifestamente ilegal, tendo em vista que no ocorreu flagrante delito. visvel o equvoco da autoridade policial. Em primeiro lugar, porque o flagrante imprprio, previsto no inciso III do art. 302 do CPP, pressupe a perseguio do sujeito, em situao que faa presumir ser ele o autor da infrao.

No caso em tela no houve perseguio, vez que o detido foi abordado e no procurou evadir-se ou obstar a investigao policial, no se enquadrando, portanto, na hiptese de flagrante imprprio prevista no art. 302, inc. II, do CPP. A Constituio Federal, no art. 5, inc. LXV, garante que a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria.

Verificada, portanto, a ilegalidade da priso em flagrante, tendo em vista que sequer ficou comprovada a prtica de delito permanente, de modo a ensejar o flagrante, impe-se o imediato relaxamento da priso, sob pena de configurao de abuso de autoridade, conforme previso do art. 4, d, da Lei 4.898/65. DA LIBERDADE PROVISRIA Caso V. Exa. entenda pela legalidade da priso em flagrante, ainda assim dever o requerente ser posto em liberdade, em razo da inocorrncia de qualquer das hipteses autorizadoras da priso preventiva, consoante o pargrafo nico do art. 310 do CPP.

Do art. 312 do CPP infere-se que a priso preventiva pode ser decretada para garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria (art. 312, CPP).

No caso em tela, como exposto anteriormente, no restou comprovada a materialidade do crime, vez que sequer existe laudo de constatao da apreenso de txicos, j que no foram encontradas substncias desse tipo na posse do requerente.

A isso alia-se o fato de que o requerente no tem antecedentes criminais, possui residncia e emprego fixos, conforme atesta a carteira de trabalho apresentada autoridade policial quando do interrogatrio do detido.

Ou seja, alm de inexistirem indcios suficientes da materialidade e da autoria do delito de trfico de entorpecentes, o que basta para descaracterizar a possibilidade de decretao da priso preventiva, o requerente no oferece perigo ordem pblica, vez que no tem antecedentes criminais, nem ordem econmica; no tentou obstar, em momento algum, a investigao policial, no constituindo embarao instruo criminal; e no h perigo de fuga, vez que o requerente tem residncia fixa e emprego nesta comarca, no tendo, portanto, motivos para evadir-se a fim de evitar a aplicao da lei penal.

Destarte,

inexistentes

os

pressupostos

autorizadores

da

decretao de priso preventiva, a concesso de liberdade provisria ao requerente medida que se impe.

Em vista disso, no possvel ampliar o sentido do preceito constitucional para fundamentar a proibio da liberdade provisria aos autuados por crime de trfico de drogas, em especial porque, em matria penal, vige o princpio da legalidade, segundo o qual no permitida a

restrio de bens jurdicos, a exemplo da liberdade, sem a correspondente previso legal.

DOS PEDIDOS Por todo o exposto, e motivos de fato e direito at ento expostos,e requer-se: I Que Declarare a nulidade do auto de priso em flagrante lavrado contra o requerente, por omisso de formalidade essencial do ato, conforme o art. 302 e seus incisos do CPP, proporcionando sua liberao imediata, bem como sua excluso do procedimento investigatrio policial, tendo em vista no pesar sobre ele qualquer indcio de prtica criminosa;

II Relaxar a priso do requerente, com amparo no art. 5, inc. LXV, da Constituio Federal, porquanto manifestamente ilegal ante a inocorrncia de flagrante, sob pena de configurao de abuso de autoridade, conforme previso do art. 4, d, da Lei 4.898/65;

III Conceder a liberdade provisria do requerente, ante a inexistncia de motivos autorizadores da decretao da priso preventiva, consoante o disposto no art. 310 do CPP.

Nestes termos, Pede deferimento.

Porto Velho 21 de setembro de 2011

GILSON JOS DA SILVA D89

S-ar putea să vă placă și